Registros do Banimento do Yao do Tianbao - Novel - Capítulo 188
- Home
- Registros do Banimento do Yao do Tianbao - Novel
- Capítulo 188 - Três Discussões Sobre o Futuro do Mundo
✧*๑✧*๑✧*๑✧*๑✧*๑✧*๑✧*๑✧*๑✧*
Ao anoitecer, Li Jinglong chegou à ponte Yulan, fora do Palácio Jin, onde Li Heng estava alimentando as carpas koi no rio.
Entre as muitas carpas koi, apareceu um peixe comprido com escamas amarelo-sujeira e, embora Li Heng não estivesse prestando atenção, ele colocou a cabeça para fora e comeu um pouco da comida de peixe. Depois de terminar, ele afundou novamente e, quando voltou para a água, ele revelou uma perna peluda que chutou algumas vezes. Esse era, na verdade, o carpa yao deles.
Li Jinglong: “…”
O carpa yao nadou para longe, enquanto Li Jinglong se perguntava: como ele acabou nadando até ali?
“Quais foram os pedidos dele?” Li Heng perguntou.
Sem precisar adivinhar, Li Jinglong conseguiu entender a intenção do Príncipe Herdeiro e disse: “Ele espera que o Departamento de Exorcismo possa se tornar uma ponte, um lugar onde humanos e yaos possam interagir pacificamente, para que não haja mais guerras por causa disso no reino humano.”
Li Heng respondeu: “Não posso aceitar isso. No fundo, tudo isso foi causado por causa dos yaos e dos demônios. Se An Lushan não fosse um demônio, e Xie Yu não fosse um yao, como poderíamos estar em apuros hoje?”
“Vossa Alteza”, respondeu Li Jinglong, “costuma-se dizer que os problemas que é Mara são causados por causa da destruição que as tribos yao causaram, mas no fundo, este assunto aconteceu precisamente por causa dos humanos.”
Li Jinglong começou a falar. Ele começou com as tribos yao, depois falou sobre o ressentimento no mundo, depois sobre as grandes guerras que duraram dinastia após dinastia. Os olhos de Li Heng estavam cheios de descrença. Finalmente, Li Jinglong disse suavemente: “Todos dizem que os yaos são cruéis e impiedosos, mas toda a luta que as tribos yao travavam é pelo bem de sua própria sobrevivência. Eles já derramaram sangue incessantemente por causa do poder e do desejo, como os humanos fazem?”
Finalmente, Li Jinglong concluiu: “As tribos yao esperam obter um pedaço de terra na região de Shuzhong. Não precisa ser grande e pode estar dentro das montanhas. Eles desejam reunir todas as tribos yao que foram expulsas pelos distúrbios de Anshi em um só lugar, para que possam viver felizes e em paz. Caberá ao Departamento de Exorcismo vigiá-los e governá-los. Dessa maneira, podemos evitar que eles sejam usados por Mara novamente.”
“Deixe-me pensar sobre isso um pouco mais.” A resposta de Li Heng a Li Jinglong ainda foi a mesma. Por um lado, isso não era algo que pudesse ser divulgado, o que impedia de solicitar opiniões de seus assessores coletivos. Além disso, isso envolvia yaos e demônios, fantasmas e monstros, então mesmo seus conselheiros não poderiam lhe dar muita opinião. Li Jinglong era o único especialista com conhecimento sobre isso em quem ele poderia confiar.
Em segundo lugar, permitir que as tribos yao “fundassem uma nação” dentro das fronteiras da Grande Tang não era uma questão insignificante. Se a informação vazasse, os livros de história por toda a eternidade colocariam a culpa em sua cabeça.
“Não pense nisso por enquanto”, Li Jinglong pressionou. “Sua Alteza!”
“Como você quer que eu explique isso para as pessoas do mundo?!”
“Se as tribos yao não ocuparem algumas terras”, disse Li Jinglong, baixando a voz, “elas não existiriam? Xie Yu é um excelente exemplo de fracasso cometido por um antecessor — ele é um perigo que ameaça a Grande Tang hoje, tudo por causa da destruição que aquele jiao negro causou em Chang’an há muito tempo! Isso não está claro o suficiente?”
Li Heng perguntou em resposta: “E se eu não concordar?”
Li Jinglong olhou para Li Heng calmamente e respondeu: “Hoje o soberano dos humanos e o soberano dos yaos se encontraram. Achei que Vossa Alteza já entendia da situação com muita clareza.”
Seu significado era óbvio: este grupo de yaoguai, especialmente Hongjun, não têm medo de você de forma alguma. Mesmo se você não concordar com as exigências deles, eles encontrarão uma maneira de construir um local de encontro. O poder da Grande Tang é uma falsa fachada; A repentina Rebelião Anshi foi como um golpe na cabeça. Todo o esplendor da grandiosa Dinastia Tang desapareceu como fumaça ao vento. A única pessoa que tem habilidade para lutar contra as tribos yao é Li Jinglong, mas com tão poucas pessoas sob o Departamento de Exorcismo, se eles realmente lutassem, esses yaoguai os derrotariam.
“Vossa Alteza,” acrescentou Li Jinglong, “Hongjun é o nosso homem.”
“Ele é seu homem”, murmurou Li Heng.
Li Jinglong tinha uma expressão de “contanto que você saiba”. Li Heng realmente amava e odiava esse seu subordinado; ele era imune a táticas suaves e duras e nada passava por ele. Ele respirou fundo e finalmente respondeu: “Tenho três condições.”
Li Jinglong assentiu. “Mesmo que Vossa Alteza não mencione isso, este subordinado refletiu sobre como a raça humana e as tribos yao irão interagir entre si no futuro.”
O coração de Li Heng saltou com isso e ele olhou para Li Jinglong: “Me fale.”
“A primeira regra”, recitou Li Jinglong, “é que não importa como o tempo mude as coisas, mesmo que o tão esperado governo eterno de Sua Alteza tenha passado, o Departamento Exorcismo permanecerá. Será transmitido de geração em geração sem quaisquer alterações. Não estará sob o domínio dos Três Departamentos e dos Seis Ministérios; só obedecerá às ordens do Imperador e do Príncipe Herdeiro.”
“Esse é exatamente o caso”, disse Li Heng. “Mas como você pode garantir isso?”
“A Lâmpada do Coração”, disse Li Jinglong. “A segunda regra é que todo sucessor do Departamento de Exorcismo deve ser o sucessor da Lâmpada do Coração.”
Na verdade, depois que Li Jinglong e Hongjun tomaram uma decisão, eles pensaram exatamente sobre a mesma questão durante todo o caminho de barco para Shu. Esta foi também a questão que todos foram forçados a enfrentar desde a formação do Departamento de Exorcismo — era uma espada afiada, então como poderiam garantir que seria usada pelo país? Além disso, como eles poderiam garantir que eles não se machucassem?
Se isso tivesse acontecido antes, Li Jinglong não teria acreditado de forma alguma, que muitos anos depois, depois de sua morte, o Departamento Exorcismo ainda lutaria em nome da proteção da Terra Divina com a mesma lealdade que fazia agora. Ele até suspeitava que mesmo que não esperasse a morte, se um dia ele envelhecesse e ficasse fraco, as coisas começariam a retroceder e ninguém seria capaz de impedir.
Se os humanos eram bons ou maus por natureza, era algo que as Cem Escolas de Pensamento discutiam desde que havia humanos vivendo na Terra Divina. Era uma questão importante que ainda não tinha sido decidida, e as grandes guerras sobre o Legalismo e o Confucionismo que ocorreram no período dos Reinos Combatentes originou-se exatamente por causa disso. Em outras palavras, se não houvesse medidas fortes e energéticas restringindo o Departamento de Exorcismo, em dez anos ou cem anos, ou mesmo milhares de anos, chegaria o dia em que esses exorcistas, que eram diferentes dos mortais, arrastariam o mundo inteiro para o abismo. Não importa se foi Li Longji ou Li Heng, ambos mencionaram esse assunto várias vezes e, antes de hoje, Li Jinglong nem conseguiu se convencer dessa série de eventos.
Mas durante a Rebelião Anshi, durante todo o processo de perda e recuperação da Lâmpada do Coração, Li Jinglong vislumbrou uma terceira possibilidade, embora ainda precisasse de confirmação. Esta possibilidade era: poderia o herdeiro da Lâmpada do Coração proteger inabalavelmente o reino humano?
“Por quê?” Li Heng perguntou indiferente.
“A divindade”, respondeu Li Jinglong. “Os céus e o homem são um, as fronteiras entre o mundo e eu desaparecem, pois o mundo e eu somos essencialmente os mesmos.”
Isso já havia tocado o axioma da escola de pensamentos taoísta, a ideia de “mistérios dentro de mistérios¹”. A Dinastia Li Tang elevou os ensinamentos de Laozi durante a fundação da nação, então Li Heng entendeu o significado geral e superficial. Li Jinglong ponderou profundamente por um momento antes de se virar para olhar para Li Heng: “A Lâmpada do Coração é algo que uma divindade concede e contém a natureza da divindade dentro dela. Ela assume o dever de libertar todos os seres vivos do tormento.”
“Mesmo alguém que tenha más intenções em seu coração terá um grande despertar após receber a Lâmpada do Coração e se tornará um Buda?” Li Heng perguntou “Isso é simplesmente inacreditável.”
“A Lâmpada do Coração pode suprimir desejos egoístas, isso é correto”, disse Li Jinglong. “Mas ao escolher seu mestre, não está necessariamente definido que um determinado herdeiro não pode ser mudado. Caso contrário, como poderia ter desaparecido da linhagem da família Chen há muitos anos?”
Li Heng leu cuidadosamente o relatório que Li Jinglong havia elaborado e sabia que a Lâmpada do Coração foi originalmente transmitida pela linhagem da família Chen, mas foi repentinamente cortada em uma certa geração e desapareceu sem deixar vestígios.
“Qual é o terceiro?” Li Heng perguntou.
“A terceira regra”, disse Li Jinglong, “é que em todos os nove estados das Planícies Centrais, uma filial do Departamento de Exorcismo deve ser estabelecida. Isso permitirá que o Departamento Exorcismo se torne uma divisão de verdade, mais do que apenas no nome. Os exorcistas devem permanecer escondidos entre a população em geral e não devem ostentar os seus poderes.”
“O Zhangshi do Departamento de Exorcismo, deve ser alguém adequado para o papel, que será então estimulado para o papel. Talvez no futuro, eles sejam floristas ou mascates, vendedores ambulantes e faz-tudo”, disse Li Jinglong. “Mas eles devem permanecer escondidos entre os civis para que possam vigiar qualquer yaos ou mal que possa trazer destruição, para evitar que algo como os distúrbios Anshi aconteça novamente. Além disso, eles não devem se envolver em quaisquer assuntos políticos da nação.”
Li Heng respondeu: “Não posso esconder isso. Existem opiniões diferentes entre as pessoas. Assim que um exorcista agir e lidar com um yao, as pessoas inevitavelmente descobrirão.”
“Existe um medicamento chamado ‘pólen da flor Lihun’”, disse Li Jinglong. “Depois de cultivado adequadamente, pode fazer as pessoas esquecerem o que aconteceu por um curto período de tempo, e isso pode ser usado pelo Departamento de Exorcismo.”
“E se o portador da Lâmpada do Coração for vítima de algum dano e não for mais capaz de cumprir suas funções de seu cargo, o que acontecerá?” Li Heng perguntou solenemente.
“Acalanatha atuará como supervisor interino”, respondeu Li Jinglong. “O detentor da Espada da Sabedoria herdará os verdadeiros poderes de Acala e será responsável por supervisionar as tribos yao e o Departamento de Exorcismo para evitar que qualquer um dos lados cause distúrbios.”
Embora Li Jinglong tenha liderado seus subordinados em campo, os relatórios que ele entregou quando um caso foi concluído eram sempre inequívocos. A Lâmpada do Coração, o verdadeiro poder de Acalanatha, e tais coisas eram consideradas ultrassecretas, e o conhecimento deles era restrito a Li Heng e Li Longji. Li Heng naturalmente entendeu todo o processo.
Depois de dizer o que precisava ser dito, Li Jinglong ficou em silêncio, dando um tempo a Li Heng. Ele sabia que Li Heng definitivamente aceitaria e não tinha outra escolha. O céu de outono arqueava-se acima e grandes manchas de nuvens flutuavam. Li Heng inclinou a cabeça e olhou para o céu, pensando por um longo tempo, até que o sol se pôs no oeste. Finalmente ele soltou um longo suspiro e respondeu: “Tenho mais uma condição”.
Li Jinglong acenou com a cabeça, então Li Heng continuou: “Não é que doar uma região de terra não seja impossível, mas deve ser em seu nome.”
Li Jinglong respondeu alegremente: “As Três Gargantas servirão”.
“Então darei de você o título de Marquês de Shu”, disse Li Heng, “em nome do seu mérito na luta contra An Lushan.”
Li Jinglong curvou-se apressadamente para agradecê-lo e Li Heng continuou: “Mas este é o título dado por meu Pai Imperador como o último édito imperial que ele emitirá antes de eu suceder ao trono”.
Li Jinglong sabia que não importava o que acontecesse, Li Heng não estava disposto a assumir esse fardo de qualquer maneira, então respondeu: “Este súdito ouve e obedece.”
Ao anoitecer, Li Jinglong saiu rapidamente do Palácio Jin. Ele respirou fundo; suas palmas estavam cobertas de suor, mas, finalmente, ele correspondeu às expectativas de Hongjun. Ao retornar para onde estavam hospedados, ele viu Hongjun polindo aquele anel que havia sido perdido e encontrado novamente. Hongjun levantou a cabeça para olhá-lo e disse com um sorriso: “Você voltou?”
“Voltei.” Li Jinglong sentou-se com um sorriso, puxando Hongjun em seus braços. Este dia parecia um de seus incontáveis dias comuns. A semente que Li Jinglong plantou hoje ainda era uma semente que dormiria no solo da Terra Divina, e talvez não brotasse verdadeiramente nem pelo resto de sua vida, mas com o passar do tempo, o Departamento de Exorcismo começaria a brotar e a crescer em uma árvore vasta e abrangente que protegeria esta terra.
⊱───────⊰⊹⊱✫⊰⊹⊱───────⊰
À noite todos voltaram gradualmente. A-Tai trouxe notícias sobre o Anel Dourado do Sol, e Li Jinglong ficou chocado ao ouvi-la. A-Tai continuou: “Naquela época, suspeito que foi deixado nas mãos do meu pai.”
Isai morreu nas mãos do exército abássida de armadura negra, e o Grande Anel do Sol desapareceu entre as pessoas. Como eles deveriam encontrá-lo? Turandokht espalhou um mapa do Império Abássida da Ásia Menor e A-Tai explicou a todos: “Depois que Guo Ziyi nos contou sobre o paradeiro do Anel Dourado do Sol, Qiong e eu tivemos uma discussão. Concluímos que este artefato estava em Ctesifonte ou foi trazido para Bagdá. Quando meu pai morreu, lhe foi concedida a cremação de acordo com as práticas da religião zoroastriana, mas os seus bens foram levados pelos abássidas.”
“É muito perigoso”, disse Li Jinglong, franzindo a testa. “Vocês três estão planejando voltar sozinhos para sua terra natal que foi ocupada pelas tropas inimigas?”
Ashina Qiong respondeu: “Eu vim de lá e será fácil voltar. Sairei o mais rápido que puder quando eu encontrar o Anel Dourado do Sol.
A-Tai mostrou o Anel da Chama Divina, dizendo: “Ainda há crentes de nossa religião em Bagdá. Agora que obtivemos o Anel da Chama Divina, podemos reunir esses crentes sem colocar nossas vidas em perigo.”
Mo Rigen olhou suplicante para Li Jinglong e disse: “Você não pode deixá-los ir sozinhos.”
O que Mo Rigen quis dizer era que todos deveriam ir juntos, mas Li Jinglong continuou carrancudo. Lu Xu destacou: “Se um grupo de estrangeiros aparecer em Bagdá, que não estão familiarizados com o povo e nem com a cultura, provavelmente acabaremos atrasando-os ainda mais.”
Era exatamente com isso que Li Jinglong estava preocupado. Se o Departamento de Exorcismo agisse juntos, seu objetivo se tornaria mais óbvio e A-Tai e Ashina Qiong teriam que poupar energia extra em cuidar deles. A-Tai disse: “Partiremos hoje e não levaremos Turandokht junto”.
Finalmente, Li Jinglong chegou a um acordo. “Esperaremos vocês por cento e vinte dias. Se vocês não puderem nos encontrar nesse momento, vamos assumir que vocês dois estão em perigo, e todo o Departamento de Exorcismo deverá se preparar para resgatá-los.”
A-Tai ainda persistiu, mas no final teve que concordar e aceitar sob o olhar de Turandokht. Todos então ergueram suas taças para brindar ao sucesso da jornada de A-Tai e Ashina Qiong. No final, Turandokht decidiu ficar em Chengdu, para não entregar a cabeça em uma bandeja de prata. Durante a festa, Li Jinglong mencionou a discussão dele com Li Heng, e a questão das tribos yao construindo sua nação foi finalmente resolvida. Hongjun não esperava que isso fosse resolvido tão rapidamente e ficou sem palavras por um momento.
“Eu não estou pronto ainda!” Hongjun protestou. “Isso… é muito cedo.”
Qiu Yongsi, por outro lado, não pôde deixar de bater na mesa e gritar elogios. A razão foi por causa dos três decretos que Li Jinglong criou relacionados ao Departamento de Exorcismo. Ele observou: “Enquanto puder ser mantido, tenho certeza de que esta será uma grande façanha que durará por milênios.”
Mo Rigen, A-Tai e os outros ficaram comovidos com isso, o fato de Li Jinglong ter uma visão tão ampla foi algo que realmente superou suas expectativas, isso significava que se o acordo com Li Heng pudesse se concretizar, o nome de Li Jinglong realmente entraria para a história. Isso era algo que nem mesmo Di Renjie conseguiu realizar naquela época.
“Pense em como as gerações futuras farão estátuas sua”, Lu Xu não pôde deixar de achar isso engraçado. “Não seria constrangedor se eles te adorassem como se você fosse o fundador de uma escola de pensamento?”
Li Jinglong respondeu severamente: “Eles não farão estátuas minhas, nem isso será registrado. A razão pela qual o Departamento de Exorcismo pode ser ótimo é o apoio de cada um de vocês. Como pode alguém que vive nesse mundo se apaixonar por uma reputação imerecida? Eu, por exemplo, preferiria que este departamento, de agora em diante, não veja mais nenhum indivíduo como fundador do departamento. Cada um de vocês possui grandes habilidades, que são a soma de tudo o que aprenderam ao longo de suas vidas. Espalhar isso entre todos vocês torna tudo mais feliz para todos.”
“Mas abrir filiais nos nove estados será um grande empreendimento”, disse Qiu Yongsi.
“Depois que terminarmos aqui, podemos nos separar”, disse Li Jinglong com um sorriso. “Não só tiraremos férias, mas também criaremos filiais.”
O que Hongjun mais gostava era sair para brincar e imediatamente gritou concordando.
Todos beberam mais vinho; foi uma pena que Li Guinian não estivesse presente, pois depois de escoltar Li Longji para Shu, ele pegou um barco para Jiangnan.
Naquela noite, os membros do Departamento de Exorcismo beberam até ficarem bêbados. O outono era frio na região de Shu e as flores voavam por toda a cidade, pétalas se espalharam em um pátio. Assim que a noite passou e o branco delineou o horizonte oriental, Gao Lishi veio pessoalmente trazendo consigo o último édito imperial de Li Longji. Desta vez, ele não tinha sedas e brocados, nem lhes concedeu nenhuma riqueza e, claro, não havia minzhi mingao. Tudo o que o edital afirmava era que Li Jinglong havia recebido o título de Marquês de Shu e supervisionar a região das Três Gargantas de Chanjiang, incluindo Fengdu e Fengjie. A área de setenta li ao seu redor, não tinha campos férteis, nem sinais de habitação humana; a região era coberta por montanhas. Qualquer general da Grande Tang que tivesse recebido um título de marquês como este, provavelmente o teriam rejeitado no local para fazer Li Heng perder prestígio, e provavelmente teriam trazido seus exércitos a qualquer momento em busca de justiça, mas Li Jinglong já estava muito satisfeito.
Depois de se despedirem de A-Tai, Li Jinglong e Hongjun traçaram seus planos. Por enquanto eles estariam de folga. Afinal, não era apropriado que o Departamento de Exorcismo estivesse muito envolvido na questão da criação da capital das tribos yao, então Li Jinglong ajudou Hongjun a lidar com isso. Mo Rigen ficou feliz em sair com Lu Xu de férias sem ter que atuar em conjunto, e Qiu Yongsi passeou preguiçosamente por Shu, visitando vários estudiosos e poetas. Turandokht mudou-se para a guilda mercantil Hu que Hanguo Lan havia criado, Hanguo Lan cuidaria dela.
⊱───────⊰✯⊱───────⊰
Notas:
1. 到道家玄而又玄的, desde o primeiro parágrafo do Dao de Jing. A frase completa é “Mistérios dentro de mistérios são a porta para tudo o que é sutil e maravilhoso.”
⊱───────⊰✯⊱───────⊰
Flor: Gente agora temos refrescos pra depois ter angústia e sofrimento
essa roleta russa aí ninguém aguenta mais, autor por você faz isso?
Até sexta!