Registros do Banimento do Yao do Tianbao - Novel - Capítulo 159
- Home
- Registros do Banimento do Yao do Tianbao - Novel
- Capítulo 159 - Um Filho Herdando o Legado de Seu Pai
✧*๑✧*๑✧*๑✧*๑✧*๑✧*๑✧*๑✧*๑✧*
Hongjun vagou pela Mansão Militar por um tempo. Havia flores de ameixa florescendo na mansão e a fragrância perfumava o ar. Esta era a residência de um importante comerciante na cidade de Tong, mas o proprietário original obviamente havia levado sua família com ele ao fugir, então, sem ser educado, Feng Changqing assumiu a grande residência. Apesar de estarmos no meio do inverno, as flores de ameixeira ainda floresciam profusamente.
“Quando a primavera chegar, essas flores terão murchado. Algumas paisagens só podem ser vistas em meio ao frio intenso”, uma voz soou atrás de Hongjun, e Hongjun rapidamente se virou.
O que ele viu foi um oficial militar da mesma altura que ele caminhando em sua direção. Seus longos cabelos estavam soltos, e suas feições eram bonitas. Sua pele era clara, a ponte do nariz era alta e seus olhos profundos eram de um marrom profundo.
Quando o oficial viu Hongjun, ele congelou por um momento, antes de quebrar um galho de flor de ameixa e entregá-la a Hongjun.
“Isso é para você”, disse o oficial militar.
Hongjun agradeceu apressadamente. Ele não sabia quem era essa pessoa. No entanto, o oficial militar franziu a testa: “Você… me lembra alguém que conheci. Você conhece um médico de sobrenome Kong?”
Hongjun respondeu: “Kong Xuan? Esse é meu pai!”
O oficial militar começou a sorrir e o saudou dizendo alegremente: “Então você é filho do meu honrado benfeitor! Meu nome é Gao Xianzhi, mas você pode me chamar de tio Gao. Isto é realmente um golpe de sorte! Doutor Kong…”
“Ele faleceu”, respondeu Hongjun.
Gao Xianzhi acenou com a cabeça. Quando Hongjun entrou na cidade, ele ouviu que os comandantes encarregados de proteger a cidade de Tong eram Gao Xianzhi e Feng Changqing. A posição de Gao Xianzhi era superior à de Feng Changqing e ele era o principal general das forças reunidas para lutar contra os rebeldes. Ele não esperava que Gao Xianzhi seria tão jovem.
Gao Xianzhi fez um gesto de “por favor”. Acontece que Hongjun também queria perguntar sobre seu pai, então Gao Xianzhi pediu a alguns criados que preparassem chá e braseiros em frente ao jardim de flores de ameixeira e o convidou para se sentar para tomar chá. Ele então disse: “Nós, militares, não nos atrevemos a exagerar, então temo que minha hospitalidade não seja boa.”
Hongjun disse apressadamente que isso não era problema, antes de dizer com um sorriso: “Minha tolerância ao álcool não é boa.”
Quando Gao Xianzhi começou a falar sobre o passado, foi só então que Hongjun soube que naquela época, quando Gao Xianzhi marchava com suas tropas em direção ao Castelo Lianyun¹, ele havia sido atingido por uma flecha perdida. No final, foi Kong Xuan quem realizou um feito milagroso² e o curou. Com alguns cálculos rápidos, descobriu-se que isso foi há quase vinte anos³; naquele ano Hongjun ainda não havia nascido e, a julgar pela época, seu pai ainda nem conhecia sua mãe.
Gao Xianzhi perguntou sobre Kong Xuan, mas Hongjun apenas disse que eles foram mortos por um dos inimigos deles. Gao Xianzhi achou isso estranho: “Um médico que pratica medicina para ajudar o povo também tem inimigos? Que tipo de pessoa poderia ser tão perversa?”
Infelizmente, Hongjun não queria responder a isso, então Gao Xianzhi acenou com a cabeça compreensivamente e disse: “Salvar a vida de algumas pessoas significa que ele inevitavelmente teria ofendido outras pessoas. Aqueles que praticam medicina apenas permanecem fiéis às suas próprias intenções em tudo o que fazem.”
“Isso mesmo”, Hongjun disse com um sorriso. “É como exércitos travando uma batalha. Eles estão matando, mas também estão salvando pessoas.”
“Seu pai disse a mesma coisa naquela época”, disse Gao Xianzhi sorrindo gentilmente.
“Esta batalha no Passo Tong pode ser vencida?” Hongjun na verdade fez a mesma pergunta que Li Jinglong fez. Neste momento, ele estava apenas preocupado com a situação no Passo Tong. Ele realmente não queria vê-lo cair nas mãos do inimigo do jeito como Luoyang caiu.
“É claro que podemos vencer”, Gao Xianzhi disse. “A razão pela qual desistimos de defender o Comando Shaan foi exatamente porque queríamos resistir no Passo Tong.”
“Isso é bom”, Hongjun ficou aliviado. Tudo o que ele esperava agora era que, depois de partir para Saibei, não houvesse nenhum imprevisto. No entanto, quando ouviu isso, de repente percebeu algo e disse: “Espere, desistiu de defender o Comando Shaan?”
⊱───────⊰⊹⊱✫⊰⊹⊱───────⊰
No pátio da frente, Feng Changqing suspirou: “Olhe para as tropas estacionadas sob o Passo Tong. Embora tenha 200 mil pessoas, todos eles são comerciantes e carregadores reunidos no último minuto, todos recrutados entre o povo comum. Compare isso com os rebeldes de An Lushan, aqueles que derrotaram todos os seus inimigos em Saiwai, bem como guerreiros escolhidos a dedo de cada tribo. Assim que nossas forças se encontrarem em uma planície aberta, seremos completamente derrotados.”
Li Jinglong franziu a testa ao olhar para Feng Changqing.
Feng Changqing continuou: “Não há como o Comando Shaan ter resistido. Recuar para o Passo Tong foi uma escolha feita por necessidade.”
“Você desistiu do Comando Shaan assim?” Li Jinglong não conseguia acreditar. “Há tantos cidadãos por aí. Inúmeras pessoas morreram congeladas ao longo do caminho. Sobre quem deveria recair a responsabilidade por suas mortes?”
“Que tal você me ensinar como travar essa batalha?!” Feng Changqing gritou de volta com raiva.
Li Jinglong nunca pensou que eles teriam desistido de manter o Comando Shaan. As centenas de cadáveres famintos espalhados pelo deserto surgiram por causa de Feng Changqing. A retirada dos soldados imediatamente causou pânico e todos os cidadãos fugiram. O tempo estava congelante, o solo estava gelado e muitas pessoas morreram congeladas durante a migração ou morreram de fome nas planícies.
“A corte imperial irá condená-lo à morte”, disse Li Jinglong calmamente.
“Contanto que eu possa proteger este lugar”, Feng Changqing disse sombriamente, “não importa como resolveremos as contas mais tarde, quem quiser esta minha velha vida pode aceitá-la.”
Considerando a forma como a corte imperial normalmente era, Li Jinglong sabia que Chang’an devia estar explodindo em discussões neste momento. Normalmente, Gao Lishi e os outros tinham que se irritar, mesmo que nada estivesse errado, então como eles poderiam deixar Feng Changqing escapar tão facilmente?!
“Eu tenho que voltar.” Li Jinglong apoiou-se nas muletas e, com dificuldade, virou-se para sair. Ele gritou: “Hongjun!”
“Para onde você está indo?” Feng Changqing perguntou. “Pare aí!”
Li Jinglong se perguntou como Feng Changqing ainda não sabia do perigo. Ele estava começando a sentir uma vaga premonição sinistra, especialmente com a forma como Yang Guozhong havia retornado ao tribunal. Essa foi a coisa mais grave que ele julgou mal; Se Yang Guozhong deixasse deliberadamente An Lushan entrar na passagem, e o tribunal condenasse Feng Changqing e Gao Xianzhi, e os dois fossem trazidos de volta à corte imperial para serem julgados, An Lushan marcharia diretamente para a região de Guanzhong. Seria como deixar tigres entrarem em um rebanho de ovelhas!
Feng Changqing já tinha ouvido A-Tai e Ashina Qiong falarem sobre a amarga batalha em Luoyang, e ele também sabia que o exército de An Lushan estava cheio de um grande número de yaoguai. Ele continuou: “Como o Zhangshi do Departamento de Exorcismo, se você liderar seus homens de volta a Chang’an, e se An Lushan enviar yaoguai para atacar o Passo Tong, como os mortais aqui serão capazes de revidar?”
Li Jinglong ficou em silêncio por um momento. Feng Changqing continuou: “Mesmo se você voltar ao tribunal agora, o que poderá fazer com Yang Guozhong? Mesmo se você se livrar de Yang Guozhong, Gao Lishi não é um yao, e se a Consorte Imperial quisesse vingança, você se rebelaria?”
Li Jinglong respirou fundo. Feng Changqing se recompôs: “Faça bem a sua parte. O máximo que a corte imperial pode fazer é me despojar da minha posição oficial e me exilar para Saiwai. Quem tem medo disso? A partir de hoje, os rebeldes são muito numerosos e agora é exatamente o momento de enviar as pessoas certas. Sua Majestade não será tão tolo a ponto de fazer o contrário.”
Li Jinglong respondeu: “Isso é justo?!”
Feng Changqing observou Li Jinglong de maneira estranha, antes de comentar: “Isso não é típico de você”.
Li Jinglong ficou sem palavras por um momento, mas Feng Changqing elaborou: “Também é como você, como você antes de entrar no Departamento de Exorcismo.”
Essas palavras atingiram Li Jinglong como um tapa forte na cara, e sua auto-aversão ficou ainda maior, mas ele foi completamente incapaz de refutar essa afirmação. Feng Changqing continuou: “Todos devem manter suas posições para que haja alguma esperança para esta batalha.”
“Eu entendo”, respondeu Li Jinglong.
⊱───────⊰⊹⊱✫⊰⊹⊱───────⊰
No jardim das flores de ameixeira, Hongjun segurava uma tigela de chá enquanto ouvia avidamente Gao Xianzhi falar. Gao Xianzhi sorriu: “…Kong Xuan conversava sobre tudo comigo e, mesmo naquela época, seu único desejo era se casar e ter um filho. Perguntei a ele, com todas as suas habilidades, que dificuldade haveria para encontrar alguém para se casar? Se você for para Chang’an, haverá inúmeras garotas competindo para serem as primeiras a conhecê-lo…”
Quando Hongjun ouviu isso, ele não pôde deixar de suspirar em seu coração. Gao Xianzhi foi muito amigável e, quando soube que eles haviam desistido de defender o Comando Shaan, Hongjun não pôde deixar de sentir seu coração afundar. Agora, Gao Xianzhi continuou a falar sobre o passado com grande alegria; naquela época, Kong Xuang tinha acabado de deixar o Palácio Yaojin, e tudo isso aconteceu durante o período em que ele estava mais despreocupado. Naquela época, quando ele e Gao Xianzhi se conheceram, ele não tinha muitas coisas pesando em seu coração, então eles se tornaram bons amigos que guardavam segredos um do outro.
Pensando na missão de Kong Xuan naquela época, Hongjun sentiu-se deprimido. Mas se isso não tivesse acontecido, ele não teria nascido neste mundo, nem aprendido muito sobre amor e ódio. Agora que ele pensou sobre isso, ele se arrependeu? Ele não culpou seus pais por terem dado à luz a ele.
“Mais tarde ele ficou bêbado”, continuou Gao Xianzhi, “e até disse que nasceu neste mundo apenas para trazer salvação aos seres vivos nele.”
“Isso provavelmente é verdade”, Hongjun disse, sorrindo. “Talvez ele tenha nascido para sofrer em nome de todos os seres vivos do mundo.”
Gao Xianzhi protestou: “As ações de um médico são benevolentes, então naturalmente essas ações trarão méritos para seus descendentes. Como podemos dizer que ele nasceu para sofrer em nome de todos os seres vivos?”
Hongjun apenas olhou para ele com um sorriso e Gao Xianzhi perguntou: “O que você está fazendo agora?”
“Eu sou médico”, respondeu Hongjun.
Gao Xianzhi acenou com a cabeça e disse: “Assumir o manto de seu pai para terminar o que ele começou, isso é uma coisa boa”.
“Terminar o que ele começou”, Hongjun assentiu.
O que Gao Xianzhi disse fez Hongjun de repente ver a luz. Ele se lembrou do que Qing Xiong lhe disse há muito tempo — era assim que estava destinado a ser. O destino de seu pai não foi cumprido, então coube a ele, e como o filho herdou o trabalho do pai, ele também assumiu o destino do pai. E a catástrofe que aguardava Mahamayuri era se tornar um demônio.
Li Jinglong chamou por ele de fora, então Hongjun correu para fora para acompanhar Li Jinglong de volta. Gao Xianzhi até viu pessoalmente Hongjun sair pela porta e perguntou estranhamente a Li Jinglong: “Este meu sobrinho entrou ao serviço do seu Departamento de Exorcismo?”
Li Jinglong acenou com a cabeça brevemente. Gao Xianzhi, por outro lado, riu um pouco antes de dizer: “Li Jinglong, é melhor você não intimidá-lo, caso contrário, com certeza tornarei sua vida dificil”.
“Eu não me atrevo”, Li Jinglong respondeu friamente, sem vontade de ter uma conversa alegre com Gao Xianzhi. “Hongjun, vamos voltar.”
Gao Xianzhi viu como Li Jinglong era exatamente como os rumores descreviam: ele desprezava a todos e não desperdiçava nenhum fôlego com eles. No entanto, por ser primo de Feng Changqing, ele educadamente despediu-se dos dois.
Li Jinglong estava de muito mau humor no caminho de volta e, quando chegaram à rua, ele insistiu em descer e caminhar sozinho. Hongjun não teve escolha a não ser acompanhá-lo, e Li Jinglong avançou com dificuldade pela rua, mancando passo a passo.
Hongjun disse: “Vou embora amanhã, você tem que se cuidar.”
Li Jinglong olhou para a neve suja que se acumulou no chão e respondeu: “As celebrações do Ano Novo começam amanhã. Você deveria ir depois que terminarmos de comemorar, partir no primeiro dia do ano novo.”
O ano estava chegando ao fim e foi só com isso que Hongjun lembrou que depois de amanhã mais um ano teria passado.
“Vou com você para Saibei”, disse Li Jinglong de repente.
“Sério?!” O coração de Hongjun rapidamente floresceu de alegria.
Li Jinglong não respondeu. Ele apenas continuou andando para frente. Hongjun ficou tão feliz que ele ficou um pouco incoerente e disse: “Que tal chamarmos uma carroça e trazermos Lu Xu junto, e iremos todos juntos?”
Hongjun não queria se separar de Li Jinglong e percebeu que Mo Rigen provavelmente não estivesse disposto a se separar de Lu Xu, mas Li Jinglong caminhou um pouco e disse: “Esqueça. Finja que nunca disse isso. É melhor que vocês vão o mais rápido que puderem e retornem o mais rápido que puderem.”
“Oh.” Hongjun respondeu um pouco desapontado.
Li Jinglong olhou para Hongjun, com olhos extremamente arrependidos e disse: “Eu te amo, Hongjun.”
“Voltarei o mais rápido que puder.” Hongjun deu um passo à frente, desfez as bandagens, apoiando-o enquanto voltavam para a casa.
No dia seguinte, o Departamento de Exorcismo colocou formalmente sua placa. No último dia do 14º ano da era Tianbao, o grupo ergueu ruidosamente o chunlian4. Gao Xianzhi enviou algumas pessoas para oferecer um banquete suntuoso, que encheu toda a mesa. Mo Rigen e Hongjun atrasaram a partida em um dia. Foi exatamente como eles comemoraram em Dunhuang há dois anos; a única pessoa desaparecida era Qiu Yongsi.
Os membros do Departamento de Exorcismo originalmente tinham alguma esperança, pensando que talvez Qiu Yongsi chegaria no último momento para se reunir com todos eles, como fez da última vez, mas até o último segundo, ele não apareceu. A-Tai cantou por um tempo, antes de Li Jinglong sorrir e dizer: “Obrigado a todos pelo seu trabalho árduo. Assim que este assunto acabar…”
Quando chegou a este ponto, Li Jinglong de repente se lembrou de que eles haviam continuado por muito tempo, mas ele nunca havia cumprido sua promessa.
Ashina Qiong estava bêbado e usou um pauzinho para bater em sua xícara, dizendo: “Diga-me, Zhangshi, diga você mesmo, quantas férias você nos deve agora? Todos vocês foram até Pingkang Li e mergulharam nas fontes termais. Eu, no entanto, não recebi nenhum benefício com isso. Ainda nem recebemos nossos salários deste ano e alguns. Pense nisso, pense nisso, quando você me deu meu salário?”
Todos caíram na gargalhada. Turandokht protestou: “Isso não é justo! Você ficou na torre por menos de meio mês e quer receber o equivalente a dois anos do seu salário?”
Li Jinglong não sabia se ria ou chorava e respondeu: “No momento não tenho nenhum dinheiro comigo, mas assim que voltarmos, garantirei que você receba o pagamento”.
Não muito depois, o grupo ficou completamente bêbado. Apenas Li Jinglong não estava. Mo Rigen disse bêbado: “Ei, Zhangshi, sua tolerância ao álcool é muito boa. Você estava apenas fingindo o tempo todo antes?”
Li Jinglong apenas sorriu para Mo Rigen e o convenceu a beber mais. Mo Rigen estava realmente bêbado e tinha a cabeça apoiada na coxa de Lu Xu enquanto roncava. Hongjun não tinha bebido muito, mas olhava para Li Jinglong atordoado, sua cabeça girando um pouco. Todos pensavam que esta noite Li Jinglong seria o mais provável de ficar bêbado e começar a chorar, mas Li Jinglong estava perfeitamente bem. Em vez disso, foram os outros que ficaram absolutamente bêbados.
Hongjun se arrastou até ele e se aproximou, de repente começou a chorar. Ele abraçou Li Jinglong e disse: “Não quero deixar você…”
Li Jinglong respirou fundo, suas mãos tremendo incessantemente, ele disse: “Está tudo bem, está tudo bem. Você só vai sair por um tempinho…”
“Eu não quero deixar você”, Hongjun repetia. Depois que ele ficou bêbado, inúmeros pensamentos passaram por sua mente instantaneamente e ele não conseguia mais controlar suas próprias emoções, ele continuou: “Quem vai cuidar de você…”
“Eu vou cuidar de mim mesmo”, respondeu Li Jinglong com seriedade. Sua voz também tremia, mesmo enquanto ele o confortava: “Hongjun, pare de dizer isso, pare de falar, você está bêbado.”
Hongjun abraçou Li Jinglong pela cintura, enrolou-se em seus braços e adormeceu lentamente.
⊱───────⊰⊹⊱✫⊰⊹⊱───────⊰
De repente, um barulho o acordou.
Hongjun lutou para sair de seus pesadelos. Luoyang, como um mar de chamas, parecia se sobrepor ao próprio inferno, a visão fazendo-o suar frio.
“O que há de errado?” Hongjun estava com uma dor de cabeça terrível.
“Ajude-me a levantar”, disse Li Jinglong.
Era quase o quinto geng e o céu estava brilhando levemente. Os exorcistas saíram rapidamente, só para ver soldados correndo de um lado para outro. Todos correram para a torre de vigia e Hongjun carregou Li Jinglong nas costas.
Fora da cidade, milhares de cavalaria rebelde avançavam em direção a eles. Na verdade, eles começaram a massacrar e pisotear os milhares de cidadãos reunidos do lado de fora, em frente à passagem!
“Abra os portões da cidade e deixe-os entrar!” Li Jinglong gritou, furioso.
“Não devemos abrir os portões!” Um soldado gritou de volta. “Pelo menos não agora!”
Li Jinglong gritou: “Você não pode deixar todos entrarem de uma vez?”
“Devemos investigar cada um deles completamente!” Feng Changqing gritou, chegando à sua posição no alto da torre de vigia: “E se espiões entrarem furtivamente?”
Quase 100 mil cidadãos ficaram presos fora da cidade. Li Jinglong sabia internamente que a decisão de Feng Changqing estava certa. Com tal situação, assim que os cidadãos entrassem, eles invadiriam e se dispersariam. Então, haveria um ataque furtivo na calada da noite, e ninguém seria capaz de dizer com certeza como eles morreram.
A raiva de Lu Xu aumentou ao ver isso, e ele gritou: “Dê-me um esquadrão! Eu vou lá para lutar!”
Feng Changqing rugiu: “Acalme-se!”
Logo depois, todos os cidadãos começaram a fugir em direção aos grandes portões do Passo Tong, aglomerando-se e empurrando, pisoteando umas às outras, e muitas pessoas foram pisoteadas até a morte. Os rebeldes os cercaram como tigres entrando no rebanho de ovelhas, cortando e retalhando à medida que avançavam. Gritos e lamentos encheram o ar.
“Hoje é o primeiro dia do ano novo.” Li Jinglong engasgou. “Você não pode fazer isso, primo. Você trará a ira dos Céus sobre sua cabeça.”
“Não tenho medo”, respondeu Feng Changqing friamente.
Em um instante, gritos de partir o coração começaram a soar em frente aos portões da cidade. Os rebeldes não conseguiram forçar a abertura dos portões, então os espiões que estavam escondidos na multidão se revelaram!
A multidão ficou caótica. Gao Xianzhi finalmente chegou e, ao ver o cruel massacre ao pé das muralhas da cidade que estava deixando o chão vermelho sangue, ele gritou bem alto: “Arqueiros, preparem-se!”
Os exorcistas deram um passo para trás, virando a cabeça para o lado, não querendo mais assistir a essa cena. Hongjun olhou para todos antes de finalmente encontrar os olhos de Li Jinglong.
Li Jinglong gritou de repente: “Espere um minuto! Hongjun precisa sair da cidade! Exorcistas, prestem atenção às minhas ordens ——!”
Todos imediatamente voltaram a si e disseram em uníssono: “Nós ouvimos e obedecemos!”
Li Jinglong se apoiou nas muletas, em meio aos gritos e lamentos que enchiam o ar sob os portões do Passo, Li Jinglong disse calmamente: “Kong Hongjun e Mo Rigen partirão para Saibei. Todos os exorcistas irão escoltá-los para fora da cidade!”
“Você…” Feng Changqing gritou, enfurecido: “Li Jinglong! Você sabe o que está fazendo?!”
No momento seguinte, um lobo uivou e Mo Rigen se transformou em um lobo gigante. Hongjun pulou nas costas do lobo. Feng Changqing, Gao Xianzhi e outros ficaram instantaneamente mudos.
“Vou para Saibei para cumprir minha missão.” Hongjun disse a Feng Changqing. “Devo deixar a passagem agora. Deixe-me sair.”
Lu Xu gritou: “Dê-me um esquadrão de homens! Vou escoltá-los para fora da cidade!”
⊱───────⊰✯⊱───────⊰
Notas:
1. 军连云堡, Castelo Lianyun: A Batalha do Castelo de Lianyun aconteceu em 747, historicamente. Foi travada entre as tropas Tang de Gao Xianzhi e Lesser Bolu. Gao Xianzhi capturou os governantes de Lesser Bolu e os trouxe de volta como reféns.
2. 妙手回春: a frase original é: “um milagre que trouxe de volta a juventude”, ou um feito tão milagroso que fez alguém jovem de novo.
Também é a expressão idiomática: mãos mágicas trazem os moribundos de volta à vida; cura milagrosa médico brilhante.
3. 将近二十年前, há quase 20 anos: Há alguns equívocos de datas aqui; a rebelião de An Lushan começou em 755, então é impossível que isso tenha acontecido há 20 anos se a Batalha do Castelo Lianyun aconteceu em 747.
4. 春联, chunlian: Dístico do Festival da Primavera (cuja primeira linha é colada no lado direito de uma porta no Ano Novo e a segunda no lado esquerdo).