Não é em Vão - Novel - Capítulo 40
À medida que o Festival da Primavera se aproximava, a fronteira estava sendo invadida por bárbaros que aproveitaram a oportunidade para travar uma guerra.
Com a situação tensa, a corte também estava ocupada. Lu Ji foi designado para o Ministério da Guerra, ele mal tirou um dia de folga antes que o Imperador enviasse pessoas para convocá-lo cinco ou seis vezes, como se a guerra não pudesse ser vencida sem seu planejamento estratégico.
Naquela manhã, Yu Xiaoman se espreguiçou preguiçosamente enquanto Lu Ji o ajudava a calçar os sapatos. Yu Xiaoman bufou: “Quando suas pernas não conseguiam andar por três anos, Sua Majestade nunca perguntou sobre você. Como é que assim que suas pernas se recuperaram, ele lhe atribuiu tanto trabalho?”
“Naquela ocasião, concordei com esses termos em troca do Imperador reverter o meu caso”, disse Lu Ji se curvando para amarrar as meias de Yu Xiaoman. “Agora, estou cumprindo minha promessa.”
“Humph.” Yu Xiaoman ainda estava indignado. “Este é o mesmo Imperador que gosta de usar o óleo do meu povo para acender as lâmpadas perpétuas? Ele não parece ser uma boa pessoa.”
Tais palavras rebeldes só podem ser ditas a portas fechadas. Lu Ji riu indulgentemente e segurou o outro tornozelo de Yu Xiaoman. Como se lembrasse de algo, ele franziu a testa novamente.
Talvez por ter acabado de mencionar seu povo, Yu Xiaoman conseguiu adivinhar o que ele estava pensando ao olhar para sua expressão.
Balançando os dedos dos pés, Yu Xiaoman perguntou: “Quando você… soube que eu sou um tritão?”
Lu Ji voltou a si, pegou a outra meia de seda e a colocou no pé branco-rosado dele, dizendo: “No aniversário da morte da minha mãe.”
Depois de pensar um pouco, Yu Xiaoman de repente percebeu: “Então você estava escutando naquela hora.”
“Eu ouvi abertamente”, disse Lu Ji. “Mais tarde, perguntei a Shen Hanyun para confirmar.”
Yu Xiaoman curvou os lábios: “Você escondeu tão bem que eu não consegui perceber.”
Ele sempre fingiu ser uma pessoa comum, com medo de assustar Lu Ji. Ele pensou que Lu Ji só descobriu por Shen Hanyun depois que ele foi embora.
Embora se sentisse ressentido, ele se lembrou do que havia rezado no salão ancestral do Clã Lu naquele dia, e seu coração apertou.
“Então, você sabia que eu queria retribuir sua gentileza e que isso poderia custar minha vida. É por isso que…”
Lu Ji não admitiu nem negou: “Isso não é importante.”
“Então o que é importante?” Os olhos de Yu Xiaoman se arregalaram. “Me mandar embora, na verdade era para me enviar para cá, certo? Você estava claramente preparado. Se você tivesse me dito a verdade…”
“Se eu te contasse, você não teria me deixado.”
Apenas uma frase fez Yu Xiaoman ficar apático.
“Mesmo assim, você não deveria ter escondido isso de mim”, ele argumentou fracamente, seu tom era suave. “Você só quer bancar o herói.”
Desde que eles confessaram seus sentimentos, as demonstrações involuntárias de afeto de Yu Xiaoman sempre afetavam Lu Ji.
Ele colocou os pés de Yu Xiaoman no degrau da cama, endireitou-se e olhou para Yu Xiaoman: “Só há um arrependimento, é apenas uma coisa.”
“Dizem que a Tribo dos Tritões podem dançar e cantar lindamente, suas nadadeiras caudais brilham como nuvens e névoa. É uma pena que eu nunca tive a sorte de ver.” O olhar de Lu Ji era terno, e sua voz estava cheia de afeição. “Minha pequena sereia deve ser a mais linda do mar.”
Esse novo tratamento fez Yu Xiaoman corar e seu coração disparar por várias horas.
[…]
De manhã, ele foi até a ala leste para encontrar Xiao Jia e Xiao Yi. Ele se inclinou na borda do jarro e murmurou: “Acontece que ele não se importa que eu seja um homem, nem se importa que eu seja um peixe.”
Xiao Jia e Xiao Yi sopraram bolhas.
Depois de ponderar por um tempo, Yu Xiaoman ainda se sentia arrependido. “Quando ele me viu pela primeira vez, eu ainda era um peixe comum, com escamas brancas e uma cauda cinza, ainda mais feio do que vocês dois.”
Xiao Jia e Xiao Yi sopraram bolhas furiosamente.
“O que há de errado?” Yu Xiaoman percebeu que as duas carpas estavam agindo de forma estranha, então ele perguntou preocupado: “Vocês estão com fome? Devo quebrar um pedaço de baozi para alimentá-los?”
Xiao Jia e Xiao Yi, que comiam camarões frescos desde que chegaram aqui, ficaram tão bravos que pararam de soprar bolhas.
Esse peixinho bobo ficou ainda mais bobo depois de se transformar em humano, incapaz de entender uma linguagem corporal tão vívida. Hmph!
[…]
A barreira de comunicação era frustrante, mas felizmente havia outras coisas para Yu Xiaoman lidar, então ele não teve tempo de se preocupar com isso.
À tarde, chegaram convidados, a maioria governantas e mulheres da capital. Elas disseram que não tiveram tempo para conversar ontem e passaram por aqui hoje, mas não ficaram muito, deixaram presentes e partiram apressadamente.
A senhorita Liu, que quase se tornou cunhada de Yu Xiaoman, também o visitou. Devido ao relacionamento próximo, ela ficou um pouco mais, conversando e enxugando as lágrimas com o lenço, feliz pela reviravolta da sorte de Yu Xiaoman. Então, ela entregou a ele um convite, convidando-o e Lu Ji para seu banquete de casamento no mês que vem.
Yu Xiaoman também ficou feliz por ter encontrado a felicidade. Eles conversaram por um longo tempo e, conforme o dia foi ficando tarde, eles relutantemente partiram juntos.
Liu Wanqing tinha muito a dizer a ele: “Houve rumores desenfreados na capital de que vocês dois tinham se divorciado, mas eu não acreditei. A Jiejie e o Jovem Mestre Lu são um par perfeito. Como vocês puderam se separar?”
Ao se despedir dos convidados, Yu Xiaoman de repente se lembrou de que havia deixado uma carta de divórcio antes de partir. Percebendo que isso significava que eles realmente tinham se separado, ele entrou em pânico, temendo mais fofoca, e perguntou apressadamente o que fazer.
Liu Wanqing, não tinha muita experiência, pensou por um longo tempo antes de bater palmas: “Escreva outra certidão de casamento para provar, e estará tudo bem, certo?”
[…]
Yu Xiaoman apenas ouviu falar da certidão de casamento, mas nunca tinha visto uma. Pensando que devia envolver escrita, ele percebeu que não conseguiria fazer isso sozinho, já que sua caligrafia era terrível. Então, ele e Yu Tao discutiram, então pegaram uma pilha de papel vermelho e foram para o campo de treinamento de carruagem.
Por causa da situação urgente da guerra, o portão estava fortemente guardado. Enquanto Yu Xiaoman estava pensando se deveria esperar Lu Ji terminar seu trabalho ou ir para a cidade para encontrar o mesmo escriba, ele avistou um rosto familiar saindo do campo de treinamento. A pessoa também ficou surpresa ao vê-lo.
Não havia lugar próximo para tomar chá, então os dois encontraram um canto tranquilo para conversar.
Shen Hanyun falou primeiro: “Ouvi dizer que você e Lu Qizhi se casaram novamente. Parabéns.”
A palavra “de novo” deixou Yu Xiaoman um pouco envergonhado. Ele apertou o papel vermelho na mão e disse: “Obrigado.”
“Já faz cinco anos desde que nos conhecemos.”
Yu Xiaoman ficou momentaneamente atordoado, então percebeu que Shen Hanyun considerava o dia em que ele o salvou como o primeiro dia em que se conheceram.
“Então se considerar essa contagem”, disse Yu Xiaoman, “Lu-lang e eu nos conhecemos há quase nove anos.”
Shen Hanyun não esperava essa resposta e ficou atordoado por um longo tempo, seu olhar escurecendo com visível decepção.
“Eu perdi.”
Desde o começo, ele havia perdido completamente. O coração e os olhos de Yu Xiaoman estavam sempre cheios de Lu Ji, não deixando espaço para mais ninguém.
Antes de partir, com um pouco de relutância, Shen Hanyun compartilhou algumas notícias que acabara de receber com Yu Xiaoman: “O Imperador ordenou que Lu Ji liderasse as tropas para reforçar a fronteira amanhã. Em consideração ao seu casamento recente, ele tem permissão para levar sua esposa, mas…”
Yu Xiaoman prendeu a respiração enquanto ouvia, seu coração estava na garganta.
“No entanto, ele respondeu imediatamente ao Imperador, dizendo que não traria sua esposa para evitar problemas.”
[…]
Quando Lu Ji voltou para casa naquela noite, quase deu de cara com uma porta trancada.
Desta vez, ele trouxe um Médico Imperial do palácio, e somente por causa do estranho, Yu Xiaoman relutantemente abriu a porta. Na frente do médico, ele não conseguiu mostrar sua raiva e deixou o Médico Imperial diagnosticar e prescrever remédios. Depois que o médico saiu, seu rosto escureceu.
Lu Ji pensou que ele não queria beber o remédio e tentou persuadi-lo: “Seu corpo está fraco, então eu encontrei um médico renomado do palácio para dar uma olhada em você. Você precisa se recuperar para que…”
Não era isso que Yu Xiaoman queria ouvir, então o interrompeu diretamente: “Mesmo que eu melhore, não vai me levar até a fronteira com você, certo?”
Lu Ji ficou surpreso, e então entendeu.
“Eu pensei que teríamos mais tempo, mas agora a situação mudou…” Ele abaixou os olhos, mudando sutilmente de assunto. “De qualquer forma, não vou deixar você correr riscos comigo de novo.”
[…]
Naquela noite, Lu Ji usou a desculpa de fazer as malas e eles não dormiram no mesmo quarto.
Yu Xiaoman não conseguiu discutir com ele e então ele apenas ficou deitado na cama, de mau humor.
Ele sabia que Lu Ji estava fazendo isso para seu próprio bem. O campo de batalha estava cheio de fumaça e as espadas não tinham olhos. Além disso, as Terras do Norte eram extremamente frias, não havia carruagens luxuosas, cavalos ou roupas e comida fina. Seu corpo frágil não sobreviveria à jornada.
Ele também sabia que, mesmo que Lu Ji não dissesse, ele ainda desejava ir ao campo de batalha e provar seu valor.
Depois de praticar artes marciais por mais de dez anos, ele não estava esperando por este dia?
Depois de pensar sobre isso, Yu Xiaoman se perguntou: eu fiz um grande esforço para curar as pernas de Lu Ji não foi para ajudá-lo a realizar suas ambições, continuar criando estratégias e triunfando no campo de batalha?
Mas como eles poderiam se separar logo depois de se casarem?
Se ele soubesse, não teria escrito a certidão de casamento. Ele poderia muito bem ter finalizado o divórcio para evitar ser ridicularizado.
… Para evitar essa dor da saudade de não nos encontrarmos.
Yu Xiaoman suspirou profundamente e se virou para encarar a parede.
A lua brilhante pairava alto no céu, e a noite estava fria como água.
Soluços fracos podiam ser ouvidos da janela e, antes que as nuvens se dispersassem, suas lágrimas já tinham encharcado suas roupas.
[…]
O dia seguinte estava ensolarado.
Pouco depois do amanhecer, Yu Xiaoman, que passou a noite em claro, ouviu um barulho lá fora.
Os passos de Lu Ji eram pesados enquanto ele andava de um lado para o outro do lado de fora. Talvez com medo de que ver Yu Xiaoman tornasse ainda mais difícil sair. Ele ficou na porta, e disse: “Espere meu retorno.” Então ele se virou e saiu rapidamente.
Yu Xiaoman foi pego de surpresa. Ele rapidamente se levantou, se vestiu e empurrou a porta para sair. Ele pensou que a carruagem era muito lenta, então montou em um cavalo e perseguiu Lu Ji, quando chegou ao portão norte da cidade onde o exército estava se reunindo, os tambores de guerra ressoaram, e as trombetas ecoaram por centenas de li.
Neste momento, pouco antes da partida, Yu Xiaoman entrou no acampamento e puxou as rédeas para parar seu cavalo. Então desmontou, ele quase tropeçou e caiu, mas não se importou, pegou um punhado de areia, levantou-se com os dentes cerrados e tropeçou na multidão.
Em meio ao mar de pessoas, tudo o que ele conseguia ver eram soldados totalmente armados. Yu Xiaoman olhou em volta em pânico e estava prestes a chamar o nome de Lu Ji quando de repente foi abraçado por um par de braços firmes.
Yu Xiaoman levantou a cabeça, pela primeira vez em oito anos e meio, ele viu Lu Ji em armadura prateada.
Ele estava solene e digno, cheio de espírito, exatamente como ele havia imaginado.
Yu Xiaoman não conseguiu evitar sorrir. O ressentimento em seu coração pareceu evaporar no ar.
Ele estendeu a mão para tocar a armadura fria, mas Lu Ji pegou sua mão e a segurou em sua palma quente.
“Eu disse para você me esperar em casa”, Lu Ji questionou, “Por que você veio atrás de mim?”
Yu Xiaoman cantarolou: “Eu nunca concordei.”
Tendo estado muito ocupado amuado na noite passada para ajudar com as malas, Yu Xiaoman verificou o equipamento de Lu Ji no local. Ele viu que Lu Ji estava usando roupas que ele mesmo havia costurado e que a espada que ele carregava estava amarrada com um cordão de ovos feito por ele. Franzindo os lábios e engolindo as lágrimas, forçando um sorriso, ele disse: “Você penhorou as pérolas de dentro?”
Lu Ji balançou a cabeça. “Eles estão escondidos em casa.” Após uma pausa, ele acrescentou, “Todos os tesouros estão escondidos em casa, sãos e salvos.”
Percebendo que Lu Ji o incluiu como um dos “tesouros”, o nariz de Yu Xiaoman formigou de emoção. Ele sentiu que sua raiva do dia anterior tinha sido irracional e infantil.
Ele estava com tanta raiva que queria voltar no tempo e se bater.
Quando Lu Ji tirou do bolso um pedaço de papel vermelho cuidadosamente dobrado, Yu Xiaoman ficou chocado e sem palavras.
“Eu queria levá-lo para a batalha como uma lembrança, mas percebi que deixar você aqui sozinho, seria o mais difícil.”
“Me casei com você duas vezes, por favor, me perdoe por quaisquer falhas.” Lu Ji entregou a certidão de casamento que ele havia escrito para Yu Xiaoman. “Esta é a única cópia, para você, esperando que você se lembre de mim, mas não se preocupe muito.”
Um sorriso confiante apareceu em seus lábios, atordoado, Yu Xiaoman pensou ter visto o Lu Ji, de quinze anos, de pé, alto e heróico. Na frente dele, havia rios e mares pacíficos; atrás dele, tempestades sangrentas. Ele olhou para o céu com ousadia e destemido, o herói que Yu Xiaoman sempre admirou.
“Quando eu retornar triunfante, e eu lhe darei um completo…” Segurando a mão de Yu Xiaoman que segurava a certidão de casamento, Lu Ji prometeu solenemente: “Um Lu-lang que é inteiramente seu, dedicado somente a você.”
────────────────────────
O autor tem algo a dizer:
Está quase acabando.
────────────────────────
Flor: Tenho uma dó do Shen Hanyun, e homem sem sorte~~