Nan Chan - Novel Pt -Br - Capítulo 64
₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪
Inúmeras moradias na capital desabaram após o desastre daquela noite chuvosa. A opinião pública de que era devido à ira do Céu gradualmente começou a circular na corte imperial, mas o Imperador simplesmente continuou como de costume. As beldades mantidas em cativeiro na Prisão Imperial eram rotineiramente entregues no palácio, enquanto os traficantes nas várias terras continuavam a operar como de costume.
Já estava quase anoitecendo quando Xiyan encontrou o pátio abandonado. A raposinha deu um passo à frente para bater na porta. Depois de algumas batidas, a cena desolada e sombria diante dele ondulou como água enquanto se transformava em um jardim inteiro agitado com atividade. Ele cuidadosamente entrou na ponta dos pés e se encostou na porta.
“Me desculpe por importunar vocês!”
◈ ◈ ◈
Depois de entrar, Xiyan deu uma espiada em A-Yi, porque A-Yi era bonito, e ele parecia andrógino em seu manto de brocado e com o cabelo preso. A-Yi estava orgulhoso. Ele sabia que a raposa estava cheia de admiração e inveja, então ele estava ansioso para inflar as penas de sua cauda e abrir as asas para se pavonear diante de Xiyan. Cang Ji o mandou embora, mas ele teimosamente se recusou. Em vez disso, ele voltou pela janela, determinado a ouvir o que eles estavam dizendo.
Em vez de se sentar, Xiyan segurou o chá com as duas mãos e bebeu tudo antes de dizer a Jing Lin. “A Senhora me enviou aqui para informá-lo de que você não precisa mais temer aquele Hui’An. Ele estava apenas fazendo uma viagem aqui para poder relatar. Ele fará um favor à Senhora e não tornará as coisas difíceis para vocês dois novamente.”
“Ele veio até nós com tanta violência.” Cang Ji disse, “Ele não parece que vai sair facilmente.”
“Inicialmente era uma questão espinhosa, mas algo aconteceu. Mesmo que ele seja Hui’An, ele não pode resolver o problema com as próprias mãos. Sua necessidade urgente de retornar ao Reino do Nono Céu é muito, muito mais urgente do que capturar vocês dois.”
“O que aconteceu?”
“O espírito maligno escondido na capital devorou metade do corpo da Deusa Sheng Le. Aquela Deusa Sheng Le não é uma divindade comum. Se Hui’An atrasar seu relatório, ele terá que arcar com a culpa por isso.” Segurando a xícara de chá com as duas mãos, Xiyan a colocou de volta no lugar e disse: “A Senhora disse que, se esse assunto for relatado ao Reino do Nono Céu, vocês dois serão atraídos para isso. Se você já encontrou o que está faltando, então saia o mais rápido possível. Além disso, vocês dois foram de grande ajuda nos ajudando a encontrar Qianyu-gege. A Senhora está disposta a ajudá-lo com o melhor de suas habilidades para retribuir esse favor.”
“O objeto ainda está na capital. Se não conseguirmos recuperá-lo, não poderemos partir.” Cang Ji disse. “Aquele espírito maligno fugiu com medo. Por que ele voltou tão rápido?”
“Hui’An o viu com seus olhos de águia.” Xiyan parecia um adulto perturbado. “Mas ele estava se escondendo desde que entrou na capital, então Hui’An não conseguiu mais encontrá-lo. E agora, não sabemos onde ele está se escondendo.”
“Seus olhos de águia só conseguem ver através dos espíritos malignos de origem humana. A incapacidade de Hui’An de encontrar um demônio não é nenhuma surpresa.” Jing Lin disse.
A-Yi escutou por um tempo atrás da cadeira, então colocou a cabeça para fora e disse. “Aqueles olhos de Hui’An não são nada. Os meus e da minha A-Jie são os melhores. Eu posso vê-lo mesmo se ele se esconder no solo.”
Cang Ji jogou a cabeça para trás e perguntou: “O que isso tem a ver com você?”
A-Yi levantou a cabeça e disse bufando: “É tão chato para vocês ficarem aqui! Vocês podem muito bem me levar junto para subjugar o mal. Os pássaros de cinco cores¹ são os melhores quando se trata de procurar pessoas! Mas se vocês quiserem meus olhos emprestados para procurar por aquele espírito maligno, vocês precisarão me remunerar por isso.”
Cang Ji considerou isso e sentiu que eles realmente teriam que confiar em A-Yi para procurar aquele espírito maligno, então ele soltou sua mão e perguntou: “Que remuneração você quer?”
A-Yi disse com uma expressão séria: “Não é um problema ajudar você por causa da minha A-Jie. Só espero que se formos investigados no futuro, você não a implique. Apenas empurre toda a responsabilidade para mim.”
Jing Lin olhou para ele e disse: “Preocupado?”
“Eu só tenho uma irmã mais velha. Claro, tenho que me preocupar!” A-Yi disse impacientemente. “Então, você promete ou não?!”
“Encontre o espírito maligno antes de falarmos sobre ela”, Cang Ji disse.
Mas A-Yi não caiu nessa e disse a Cang Ji: “Eu sei que você é astuto! Se eu não receber uma resposta definitiva de vocês dois hoje, então não irei mais! Você é livre para encontrar outra pessoa!”
“Eu te prometo.” Jing Lin disse, “Se acabarmos sendo investigados, o clã dos pássaros de cinco cores não será implicado.”
A-Yi cruzou os braços e fez um gesto para Cang Ji. Mas Cang Ji apenas serviu o chá lentamente e disse: “Farei como Jing Lin disse.”
A-Yi achou suas palavras vagas, mas depois de refletir, não encontrou nada de errado. Assim, ele assentiu e disse: “Senti que havia algo estranho neste lugar no momento em que entrei na capital. Ele é como uma divindade e um demônio, e ainda assim não é nenhum dos dois. É realmente estranho. Então ele comeu Sheng Le. Não é de se admirar que seja tão difícil rastreá-lo. Mas já que concordei, farei do meu jeito. Tudo que vocês dois precisam fazer é me seguir. Mas se formos embora, o que vai acontecer com aquele demônio pincel e aquele inválido?”
Jing Lin cobriu sua xícara de chá com a tampa e disse: “Um morador da montanha naturalmente tem seus próprios planos².”
◈ ◈ ◈
No dia seguinte, o “Chu Lun”, que havia tirado licença por vários dias para se recuperar de sua doença, voltou para Hanlin. Ele estava de ótimo humor e sua pele parecia bem. Chu Lun entrou e apresentou seu cartão de visita antes de ir para a academia sem problemas. Não havia nada de incomum em sua troca de saudações convencionais com os outros; pelo contrário, ele estava muito mais agradável para se socializar do que antes. Levantando seu manto, ele entrou na câmara e sentou-se para ouvir os discursos e conversas ao seu redor enquanto esperava. Mas então, sua manga se mexeu algumas vezes.
Cang Ji ocupou a maior parte do território dentro da manga. A-Yi ficou furioso, mas não se atreveu a expressar seu descontentamento. O pássaro de cinco cores abaixou a cabeça em desânimo enquanto se encolhia em uma bola e se espremia em um canto, cabisbaixo.
“Com o que você está preocupado? Procure por ele corretamente. Dage* vai te recompensar.” Cang Ji colocou um braço em volta das costas do pássaro e disse, “Vou até dividir metade da manga de Jing Lin com você.”
(n/t: *Dage= irmão mais velho, ou algum responsável)
A-Yi bufou, sentindo que esse “dage” era realmente difícil de pronunciar. Mas ele estava acostumado demais a sofrer sob as mãos de Cang Ji, então ele só conseguiu cerrar os dentes e gritar: “… Obrigado, dage. Mas não estou nem um pouco preocupado.”
Cang Ji disse: “Olha como você parece relutante.”
A-Yi imediatamente inclinou a cabeça como uma garota inocente e rangeu os dentes para gritar em um tom alegre. “Dage!”
“Como você se sente depois de entrar aqui?” Cang Ji perguntou.
A-Yi disse: “Está transbordando de aura maligna. Como esperado, esse espírito maligno está escondido no palácio. Receio que tenhamos que avançar mais.”
Jing Lin os estava ouvindo ‘filosofar’ uns com os outros quando viu um lampejo repentino de figuras na abertura da parede. Quatro ou cinco eunucos acompanhando Liu Chengde entraram. Ele reconheceu aqueles poucos eunucos como os pequenos demônios carregando a liteira naquela outra noite. Usando a aparência de Chu Lun, ele prestou reverências a Liu Chengde de longe. Liu Chengde subiu alguns degraus da escada e trocou civilidades com os outros antes de se sentar ao lado de Jing Lin. Os eunucos ficaram de guarda no pé da escada. Era óbvio que eles estavam aqui para proteger Liu Chengde.
Tao Zhi deve realmente não ter pessoas para usar se ele consegue tratar uma peça de xadrez com tanto cuidado.
“Eu³ ouvi isso meu querido irmão mais novo4 que ficou acamado com uma doença há alguns dias. Este irmão mais velho está especialmente preocupado, então enviei alguém para entregar algumas ervas medicinais de alta qualidade para você. Será que meu querido irmão os colocou em uso? Por todos os motivos, eu deveria ter feito uma visita pessoalmente. Mas há tantas trivialidades para resolver na capital ultimamente que foi difícil para mim escapar.” Liu Chengde disse e cuidadosamente avaliou Jing Lin. Ele assentiu e continuou: “Você parece estar mais animado agora em comparação com os últimos dias.”
Jing Lin mal conseguia ouvir o que ele estava dizendo por causa do barulho que os dois homens faziam em sua manga. Então ele aproveitou a chance para sacudir sua manga e disse a Liu Chengde, “É tudo graças a preocupação do dage. Já estou muito melhor.”
Cang Ji pensou, essa pessoa realmente não leva a sério quando está fingindo ser outra pessoa; ele poderia até cumprimentar “dage” com tanta sinceridade!
Liu Chengde deixou escapar alguns suspiros e disse: “Para ser perfeitamente honesto com meu querido irmão, estou desanimado desde que Xijing partiu deste mundo. É só quando vejo você melhorando agora que sinto que não falhei no que me foi confiado naquela época.”
A-Yi murmurou. “Este homem não apenas parece benevolente; ele também é um amigo leal.”
Embora A-Yi soubesse sobre a usurpação do destino de Le Yan, ele sabia muito pouco sobre Zuo Qingzhou. Portanto, ele não sabia quem era Liu Chengde. Ele pensou que Liu Chengde ainda sentia falta do falecido e injustiçado Zuo Qingzhou.
Cang Ji, no entanto, estava farto e cansado disso e começou a instigar Jing Lin: “Não devemos deixar este homem escapar facilmente quando isso acabar. Olhe como esse olhar astuto dele é repugnante. Você pode muito bem me dar ele de comer.”
Como Liu Chengde saberia o que o “Chu Lun” diante dele estava ouvindo no momento? Ele mergulhou mais fundo em seu papel. “Antes de Xijing morrer, ele sabia que seria difícil escapar, então ele secretamente enviou alguns homens para minha residência e me entregou aquelas ‘cartas’. Meu querido irmão, de agora em diante, só sobramos você e eu. Se houver algum progresso neste caso, precisamos pensar em um plano juntos. Você não deve agir presunçosamente sozinho novamente.”
Jing Lin suspirou e não disse nada.
Quando Liu Chengde viu isso, ele simplesmente pensou que Chu Lun ainda estava abrigando culpa sobre o assunto. Então ele sussurrou: “Toda essa conversa sobre mudar o destino é um absurdo. Meu querido irmão não deve tomar isso como verdade absoluta. Não é sua culpa que Xijing tenha acabado em tal estado. Se você tem que culpar, então deixe a culpa cair sobre essa água turva5 que é tão insondável que poucos de nós temos que arriscar nossas vidas por isso.”
Cang Ji viu o quanto ele estava tentando e não pôde deixar de pensar em Zuo Qingzhou, que ele conheceu uma vez no reino ilusório. Apesar de todas as intrigas e planejamentos de Zuo Qingzhou, ele nunca esperou que as pessoas ao seu redor abrigassem segundas intenções. Talvez um dia, suas suspeitas possam ser despertadas, mas o destino nunca lhe deu essa oportunidade.
Jing Lin viu a mão de Liu Chengde em sua manga para segurá-lo e disfarçadamente a afastou. Ele queria tanto pescar seu lenço para limpá-lo. Mas Liu Chengde não deu sinais de recuar. Então Jing Lin disse: “Dage está certo. É que estou doente há tantos dias e não tenho ideia de como o caso está progredindo.”
Liu Chengde enxugou aquelas poucas gotas de lágrimas e disse: “Este não é o lugar para discussão. Não é tarde demais para vir à minha residência para discutir em detalhes depois de encerrarmos hoje.”
A-Yi sentiu um cheiro de algo suspeito quando Liu Chengde o segurou mais cedo e disse: “Vá com ele! Jing Lin, há cinzas de incenso entre os dedos dele. Ele deve ter visto aquele espírito maligno!”
Assim, Jing Lin assentiu e respondeu: “Então, obedecerei.”
◈ ◈ ◈
A residência de Liu Chengde estava localizada na rua Fenghua6. Não era do tipo imponente e opulenta. Em vez disso, era simples, refinada e extremamente silenciosa, com poucos servos servindo em uma residência com bambu e flores de ameixa. Até parecia um pouco empobrecida. Se alguém não conhecesse a verdadeira natureza dessa pessoa, ele seria facilmente enganado por essa pretensão dele.
Jing Lin entrou no interior por apenas um momento quando viu Liu Chengde, que já havia trocado de roupa para suas roupas habituais, saindo para recebê-lo. Ele mandou alguém preparar uma mesa de vinho e pratos, então conduziu Jing Lin para seu assento. Enquanto servia vinho para o último, ele disse: “Senti como se meu coração tivesse sido apunhalado com uma faca quando Xijing deixou este mundo. Como me arrependo de nunca ter aproveitado a oportunidade de beber e conversar alegremente com ele naquela época! É realmente tarde demais para arrependimentos agora. Shenzhi, não há necessidade de se conter esta noite. Este irmão mais velho sabe da sua dor.”
Jing Lin tocou seus pauzinhos como um gesto, mas não pegou a comida para comer. Em vez disso, ele aceitou o vinho e disse: “Estou no escuro esses dias por causa da minha doença. Gostaria de saber de quais crimes o Clã Zuo foi acusado após a morte de Xijing?”
Liu Chengde levantou a cabeça para engolir seu vinho antes de soltar um longo suspiro. “De que crime há para falar sobre pessoas tratadas na Prisão Imperial?! Você não tem ideia, mas no instante em que Xijing foi levado para a prisão, eu saí por aí tentando suborná-los. Mas essas pessoas só aceitam ouro e prata e nem vazaram nenhuma informação para mim. No meio mês em que Xijing esteve na prisão, eu nem consegui descobrir nada.” Nesse ponto, as lágrimas começaram a escorrer pelo seu rosto.
Jing Lin examinou Liu Chengde como se tivesse visto uma raridade. Mas ele não estava em posição de revelar muito, então só conseguiu fingir estar melancólico e sem palavras.
Liu Chengde levantou a manga para enxugar as lágrimas e continuou: “Agir sobre esse assunto na capital é como pisar em gelo fino. Não há espaço para descuido. Agora que você se juntou a Hanlin, você e eu teremos que cuidar um do outro no futuro. Com o passar do tempo, você começará a entender a luta em muitos desses assuntos. Embora esteja determinado a erradicar o mal, você não deve ficar impaciente.”
Jing Lin abaixou a mão e disse: “Dage sempre me avisa para não ser impaciente. Mas a situação é tão urgente agora que se tornou um grande problema. Pessoas que perderam suas famílias e filhos abundam em todos os lugares no leste e no oeste, e os vários yamen locais são incapazes de conter a voz das queixas. Você e eu já temos as evidências em mãos, mas ainda temos que suportar isso sem dizer uma palavra ou agir sobre isso. Então, na opinião de dage, quando podemos fazer um movimento? Não me diga que você quer que Xijing perca sua vida em vão enquanto fingimos que nada aconteceu.”
Como se não entendesse, Liu Chengde perguntou: “Que evidência?”
Jing Lin olhou para ele e disse: “Todas as ‘cartas’ de Xijing estão nas mãos do dage. No entanto, o dage não sabe das evidências?”
Liu Chengde ficou chocado. Ele temia ter deixado escapar alguma coisa. Mas então, ele se lembrou de que Zuo Qingzhou não mencionou isso durante a execução. Com medo de que Chu Lun pudesse ter descoberto alguma coisa, Liu Chengde franziu a testa e disse: “Se eu tenho a evidência, por que eu pediria para você esperar? Xijing lhe dizer alguma coisa?”
Jing Lin sorriu de repente. Mesmo pegando emprestado o rosto de Chu Lun, ele ainda parecia estranhamente encantador. Ele derramou o vinho no chão7 e disse: “Claro que Xijing me contou. Eu o vi repetidamente chamando por dage quando ele foi jogado na prisão, então pensei que ele tinha lhe contado algo.”
Liu Chengde se levantou assustado e recuou em meio ao som de um “barulho”. Sua expressão era medonha. “Xijing estava na Prisão Imperial. Como você conseguiu vê-lo?!”
Jing Lin jogou fora a taça de vinho. Quando ele levantou a cabeça, ele já havia se tornado “Zuo Qingzhou”. Ele disse friamente: “Você não veio me ver também? Você nem mesmo franziu a testa quando esse tipo de tortura caiu sobre meu corpo. Nós já fomos professor e aluno, mas por que nos tornamos tão distantes?”
Liu Chengde tentou fugir, mas a porta permaneceu firmemente fechada. Ele bateu na porta aterrorizado e gritou para os demônios do lado de fora. Cang Ji agachou-se na entrada da porta e ouviu as batidas incessantes atrás dele. Com um “crunch” entre os dentes enquanto mastigava algo, ele disse a A-Yi para desenhar na porta para se divertir.
A-Yi não fez cerimônia enquanto escrevia “Devolva minha vida” em sangue com um floreio. Achando que não era intimidador o suficiente depois que terminou, ele adicionou um monstro peixe que não parecia um peixe no final.
“Você come tanto em uma refeição.” A-Yi mostrou a língua e sussurrou. “Como Jing Lin consegue te alimentar o suficiente?”
Cang Ji apenas sorriu e disse: “Ele tem seus meios de me alimentar.”
◈ ◈ ◈
Liu Chengde olhou para trás e viu que “Zuo Qingzhou” estava agora parado sob as lanternas. Sua sombra o enjaulou, cortando todos os seus caminhos de fuga. Ele fingiu estar calmo na superfície, mas suas pernas ficaram tão macias quanto algodão; ele não conseguia nem ficar em pé.
“Xijing…” A voz de Liu Chengde tremeu. “Xijing! Você não pode me culpar! Eu também fui forçado a ficar encurralado. Eu não tive escolha a não ser fazer isso!”
Jing Lin disse: “Agora sou um fantasma errante solitário. Eu também fui encurralado. Por conta do nosso relacionamento professor-aluno, não é demais exigir que você pague com sua vida.”
“Não! Isso não vai dar!” O rosto de Liu Chengde estava vermelho enquanto ele ofegava e brandia os braços descontroladamente. “Você ainda não sabe. Você não sabia! Mas Sua Majestade recebeu dicas de uma divindade para viver uma vida longa! Você me mata, se você me matar! Você não será capaz de escapar das garras de Sua Majestade!”
Os olhos de Jing Lin estavam gelados. Sua mão estava na lateral da cintura. Claramente não havia nada ali, mas Liu Chengde pareceu ouvir o som de uma lâmina de espada sendo retirada de sua bainha. Ele ficou petrificado quando viu a cena antes que seus olhos tremessem. Então, houve um “baque” e sua cabeça pousou em seu próprio colo.
O cadáver caiu no chão, e sua alma, igualmente sem cabeça, foi gradualmente pulverizada em areia tão fina que ele não poderia nem mesmo se tornar um fantasma.
Jing Lin abriu a porta com um chute e atravessou o limiar.
₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪
Notas de rodapé
1 五色 鸟 – tecnicamente, as palavras seriam traduzidas como um pássaro barbet. Mas aqui, refere-se a uma criatura mítica na mitologia chinesa (a ser revelada em capítulos posteriores, mas a dica já foi deixada de lado). Por enquanto, vou me ater ao texto original e rotulá-lo de ‘pássaro de cinco cores’).
2 山人 自有 妙计 significa basicamente “Tenho uma ideia / um plano”. Deixei como a tradução literal, pois Jing Lin viveu nas montanhas, então ele está literalmente se referindo a si mesmo.
3 Ele se refere a si mesmo como 愚兄, ou yuxiong (ou este irmão mais velho), que significa “eu” de forma modesta quando se dirige a alguém mais jovem da mesma geração.
4 Ele se refere a Chu Lun como 贤弟, ou xiandi (ou meu digno / querido irmão mais novo), que é um termo diferente para se referir a um amigo próximo ou irmão juramentado mais jovem.
5 Refere-se ao caso.
6 风华 também significa magnífico, elegante.
7 Nos costumes chineses, vinho de arroz ou chá é derramado no chão (geralmente em frente a um altar ou lápide) como uma oferenda às divindades ou em homenagem ao falecido.