Nan Chan - Novel Pt -Br - Capítulo 57
₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪
“No nono ano de Tianjia, Chu Lun foi para a capital para fazer o exame imperial. Foi a segunda vez que ele não conseguiu entrar na lista de acadêmicos bem-sucedidos, então sua viagem de volta foi principalmente para se distrair. Em vez de pegar a rota da hidrovia Xijiang, ele pegou uma carruagem para o sul. Ele deixou a capital com os bolsos vazios. Zuo-lang deu-lhe algumas despesas de viagem e até ajudou a subornar os estações de retransmissão ao longo do caminho para facilitar sua jornada. Inicialmente, não houve nada fora do comum naquele ano, mas depois de pensar nisso mais tarde, foi naquele ano em particular que Chu Lun conheceu Liu Chengde.”
Qianyu se inclinou contra a lateral do caixão e se esparramou para olhar Zuo Qingzhou. Ele havia escondido o corpo de Zuo Qingzhou sob a estalagem de Huachang, preservando-o com gelo e incenso. As coleções de livros de Zuo Qingzhou estavam empilhadas ao redor deles.
“Como você sabe que aconteceu naquele ano?” Cang Ji vestiu as roupas novas que Xiyan havia trazido para ele. Enquanto prendia sua faixa na cintura, ele olhou de soslaio e viu Jing Lin cochilando com a cabeça apoiada na mão. Só que ele não estava realmente cochilando.
“Eu verifiquei os registros de viagens do Inspetor-Geral. No nono ano de Tianjia, Liu Chengde fez uma viagem de inspeção ao sul. Não foi apenas sua rota que coincidiu com a de Chu Lun; seu tempo também coincidiu. Ambos se conheceram no sul. Foi também depois dessa viagem que Chu Lun mencionou repetidamente em suas cartas como Liu Chengde era confiável.” Qianyu disse suavemente, “A situação era crítica naquela época, como as pessoas na capital já estavam começando a suspeitar de Zuo-lang. A aparição de Liu Chengde foi muito oportuna. Ele apareceu num momento em que Zuo-lang precisava urgentemente de ajuda. Por meio de Chu Lun, ele conheceu Zuo-lang e disse a ele que a dificuldade do caso não era com os traficantes, mas com a corte imperial. Por causa desse primeiro encontro, Zuo-lang passou a acreditar que Liu Chengde era um homem íntegro, e por isso ele formalmente reconheceu Liu Chengde como seu professor. Usar o nome de professor e aluno tornou conveniente para eles agirem.”
“Já que ele conseguiu enganar Zuo Qingzhou, então não seria surpreendente que ele enganasse Chu Lun também.” Cang Ji sentou-se e perguntou, “O que aconteceu depois?”
“Era o décimo ano de Tianjia. Com a ajuda de seu pai e irmão mais velho, Zuo-lang apresentou um memorial ao imperador para impugnar a Censura Imperial na inspeção para a sua supervisão incompetente e para fazer vista grossa ao tráfico desenfreado que acontecia em várias terras. Naquela época, o imperador ainda realizava sessões no tribunal. Quando ouviu sobre esse incidente, ele convocou todos os gabinetes do governo local implicados no caso para irem à capital para fazer seus relatórios. No entanto, todos que ele conheceu insistiram que não houve tal incidente. Como resultado, a reputação do Clã Zuo levou uma surra, e eles foram denunciados.” Qianyu disse, “Zuo-lang é prudente por natureza. Ele nunca agiria precipitadamente a menos que tivesse evidências concretas. Naquela época, Liu Chengde apoiava em segredo, e Zuo-lang estava cheio de ainda mais gratidão a ele. Mas foi também nessa época que Liu Chengde persuadiu Zuo-lang para cortar a comunicação com Chu Lun temporariamente. Ele acabou sendo o único a transmitir todas as informações futuras entre Zuo-lang e Chu Lun.”
“Ponte.” Jing Lin abriu os olhos abruptamente e falou.
“Ponte?” Cang Ji pensou sobre isso e se lembrou da conversa deles no reino ilusório do sino de cobre. Jing Lin certa vez imaginou que Zuo Qingzhou e Chu Lun permaneceram em contato um com o outro após o décimo ano de Tianjia. Só que não dependiam mais de cartas, mas de algum outro canal de comunicação. Quem esperaria que fosse Liu Chengde?
“Por que não pensei nisso antes?” Jing Lin franziu a testa e beliscou o meio das sobrancelhas com os dedos. “Como o Vice-Censor-Chefe do Inspetor-Geral, Liu Chengde seria capaz de entrar e sair da capital livremente, usando seus deveres como desculpa. Ambos confiam profundamente nele. Aquele com a capacidade de passar as mensagens só poderia ser ele.”
“Isso mesmo. Só poderia ser ele.” Qianyu disse, “Todas as informações no décimo primeiro ano de Tianjia foram passadas por Liu Chengde. A situação ficou cada vez mais tensa. Já havia pessoas na corte imperial mirando Zuo-lang. O Clã Zuo se viu em uma posição ainda mais precária na capital. O caso seguiu a todo vapor. O impasse durou apenas alguns meses. Agindo sob ordens, Liu Chengde foi para Dongxiang em uma viagem de inspeção. Mais uma vez, ele se encontrou com Chu Lun. Mas desta vez, ele fez uma coisa.”
“Que coisa?”
Qianyu se levantou e foi até a mesa para servir uma xícara de chá. Pegando-a, ele a levantou em direção a Jing Lin e disse: “Liu Chengde deu um pincel a Chu Lun.”
O coração de Jing Lin afundou, mas sua expressão permaneceu inalterada enquanto ele repetia. “Um pincel?”
“Foi aquele demônio que trouxe a mudança.” Qianyu levantou a cabeça e engoliu o chá. “Embora eu nunca tenha investigado o destino de Chu Lun no Registro de Vida, tenho uma ideia muito clara de Zuo-lang. De acordo com o Registro de Vida, Zuo- lang receberia o título de Melhor Acadêmico no décimo segundo ano. No décimo sétimo ano, o imperador faleceria repentinamente, e Zuo-lang chegaria ao fundo desses casos no terceiro ano da ascensão do novo imperador ao trono. Ninguém nas várias terras entre Zhongdu escaparia! Dongxiang, Xitu, Qunbei e Nanxia — cada funcionário envolvido no caso, maior ou menor, compareceria perante o Supremo Judiciário. A corte imperial seria expurgada e todas as injustiças dos casos antigos seriam reparadas. Por causa deste caso, Zuo-lang iria atingir o auge de sua carreira na administração central. Ele estaria aberto e honesto para o resto da vida! Chu Lun não está envolvido em tudo isso, nem deveria estar envolvido. Mas no momento mais crucial, Liu Chengde deu esse pincel para Chu Lun.” Ódio encheu os olhos de Qianyu. “Aquele pincel adulterou o Registro de Vida e bagunçou o destino de um mortal. Como resultado, Zuo-lang foi injustamente incriminado e jogado na prisão. Ele teve que sofrer todos os tipos de torturas lá!”
“Aquele pincel.” Um palpite ainda maior vagamente tomou conta da mente de Jing Lin. Mais uma vez, isso derrubou a conjectura que Jing Lin tinha certeza até então e jogou tudo em desordem como as sementes em bolas de gergelim. Ele franziu a testa e perguntou: “Como você sabia que aquele pincel tem a capacidade de adulterar o Registro de Vida?”
“Eu não sabia.” Qianyu se apoiou na mesa e se inclinou, seus olhos de raposa cruéis. “Se eu soubesse, eu definitivamente mataria Liu Chengde primeiro, então quebraria aquele pincel. Foi precisamente porque eu não sabia que o deixei cair nas mãos de Chu Lun. Foi mais tarde, quando fui ao Submundo novamente, que descobri que o Registro da Vida havia sido tocado e alterado além do reconhecimento. O único neste mundo inteiro que poderia ter um pincel com esse tipo de habilidade é o Sábio Yining! Mas é realmente estranho! O Sábio Yining está totalmente no escuro sobre isso? Foi ele quem jogou esse pincel em Zhongdu — Não me diga que as divindades nos Reinos do Nono Céu caíram tanto que agora interferem nos assuntos humanos e apoiam os malfeitores?!”
Jing Lin disse: “Yining é uma pessoa honesta. Talvez haja algumas outras complicações neste assunto.”
“Eu não acredito nisso.” Qianyu pronunciou cada palavra, “Eu não confio em todas as divindades e demônios deste mundo. Eu só acredito em meus olhos. Se todos eles estiverem envolvidos neste caso, então mesmo que seja o Sábio Yining, ou Lorde Divino Jiu Tian, eu os separarei um por um e os farei pagar com suas vidas para vingar Zuo-lang.”
Os dedos de Jing Lin cobriram a metade de seus olhos estreitos enquanto ele olhava para Qianyu e dizia: “Se você tivesse esse tipo de capacidade, Zuo Qingzhou não teria morrido na prisão.”
Os lábios de Qianyu ficaram vermelhos. Sua respiração se acelerou e seus dedos se fecharam em punhos.
“Você formou laços ilícitos com um mortal e matou os vivos indiscriminadamente. Se você for caçado e capturado pela Prisão de Zhuihun ou pela Divisão de Demarcação, será enviado para reencarnar pelo Caminho das Bestas¹. Se eles adicionarem mais alguns golpes ao seu destino no Registro de Vida, então seria difícil para você preservar sua vida, mesmo se você fosse uma besta, quanto mais um demônio.” Jing Lin fechou os olhos cansado. Depois de um tempo, ele continuou: “Você sabe por que estou aqui?”
Qianyu desviou a cabeça e disse com a voz rouca: “Ouvi dizer que é por causa de um sino.”
“Isso é só uma desculpa.” Jing Lin disse. “Estou aqui por causa de Zuo Qingzhou.”
Qianyu imediatamente recuou e gaguejou: “Você, você…”
Os olhos de Jing Lin estavam frios e tristes quando ele os abriu novamente. Ele disse: “Verdade seja dita, a nós dois fomos incumbidos de uma tarefa. Zuo Qingzhou me confiou apenas três palavras. Se você puder permanecer calmo, eu lhe direi.” Qianyu olhou para Jing Lin, mas Jing Lin virou sua xícara de chá e mudou a conversa. “Mas você não pode nos seguir para persistir em sua investigação.”
“Eu não vou dar…”
“Por quanto tempo você pode deixar o corpo de Zuo Qingzhou aqui? Um mês? Um ano? Ele já está morto, por completo.” Jing Lin disse insensivelmente: “Ele apodrecerá e desaparecerá diante de seus olhos. Você nem mesmo terá a chance de invocar sua alma de volta para seu corpo.”
“O que isso tem a ver com você?! Eu tenho meus métodos.”
“Não tem nada a ver comigo.” Jing Lin disse, “Mas tem algo a ver com o que Zuo Qingzhou me confiou.”
“Você está mentindo para mim.” Qianyu olhou para ele. “Zuo- lang e eu somos inseparáveis. Ele não confiará uma tarefa a outra pessoa sem me dizer.”
“Assim como você pensou que nada iria dar errado com o Registro de Vida.” Jing Lin disse.
Abalado e incerto, Qianyu disse: “Se você realmente quer me ajudar, por que não me deixa investigar?!”
“Não estou fazendo isso para te ajudar.” Jing Lin disse, “Este corpo mortal de Zuo Qingzhou já é inútil. Sua tarefa mais urgente em mãos não está neste lugar. Mesmo se eu permitir que você investigasse, você não poderia ir mais longe. Como um demônio raposa, você já ultrapassou seus limites. E agora você também está investigando este assunto. A não ser que você seja como Huachang com vidas extras de sobra. Mas sua cauda de raposa já está quebrada, e você só vai acabar atrapalhando minha investigação. Vou lhe mostrar uma saída como Zuo Qingzhou me pediu. Enterre este cadáver. Vá para o Submundo e espere por uma pessoa na entrada de Li Jin.”
“Quem?”
Jing Lin respondeu com uma sombra de sorriso. “Por quem você esperaria nesta vida.”
Qianyu arregalou os olhos de repente. Ele agarrou a manga de Jing Lin e disse com uma voz urgente: “Os Guardas Fantasmas levaram sua alma. Quando eu corri para o Submundo, eu já tinha perdido o tempo. Não me diga que ele ainda não reencarnou?”
“Quem sabe?” Jing Lin puxou a manga de sua mão e disse: “Os Guardas Fantasmas sempre gostaram de ficar vadiando no trabalho. Espere só. Talvez sim.”
“Se você mentir para mim”, disse Qianyu. “Você…”
Jing Lin de repente assumiu uma expressão severa e disse: “As almas que estão passando por Li Jin são abundantes. Se não forem dez mil, ainda haveria cerca de oito mil. Você tem que procurá-lo e identificá-lo, uma alma de cada vez. Mas se você perder até mesmo esta chance, então você realmente nunca o encontrará novamente.”
Qianyu parecia atordoado. Jing Lin se levantou e disse: “Zuo Qingzhou só me confiou quatro palavras.”
Qianyu disse: “… Diga-me.”
Jing Lin disse: “Não consigo deixar ir.”
Os olhos de Qianyu de repente ficaram vermelhos. Ele virou a cabeça para olhar para o caixão com um nó na garganta, mais ou menos já acreditando nas palavras de Jing Lin.
◈ ◈ ◈
Quando eles saíram, Cang Ji esbarrou em Jing Lin e pressionou seu peito contra metade do ombro de Jing Lin. Ele sussurrou: “Você não disse que Zuo Qingzhou se foi há muito tempo?”
“Sim.” Jing Lin disse, “Isso mesmo.”
Cang Ji olhou para sua expressão composta e soltou um “ooh”, então disse: “Você o enganou, hein?”
“Sim.” Jing Lin disse.
“Para quê?” Cang Ji disse, “Se ele não consegue encontrá-lo, isso não doeria muito mais do que não procurá-lo em primeiro lugar?”
“Você não disse”, Jing Lin levantou a cabeça. “Para não deixá-lo esquecer Zuo Qingzhou? Se for esse o caso, então deixe-o se lembrar dele até a morte.”
“Isso não está certo.” Cang Ji aproveitou sua própria altura para bloquear o caminho de Jing Lin. Ele disse: “Você viu que este caso foi rastreado até o Sábio Yining. Você teme que muitas pessoas sejam implicadas na investigação subsequente, e ele acabaria sendo silenciado. Então, este caso realmente diz respeito àqueles do Nono Reino do Céu?”
Com alguma dificuldade, Jing Lin mexeu os cantos dos lábios. Vendo que a chuva não tinha intenção de diminuir, ele ficou ao lado de Cang Ji sob o beiral. Após um momento de reflexão, ele disse: “No bordel, Liu Chengde colocou uma divindade guardiã da porta para obstruí-lo, certo?”
“A divindade do chicote.” Cang Ji disse. “Tem gosto de papel.”
Jing Lin olhou para ele, levado além dos limites de sua tolerância. Ele perguntou: “Você o comeu?”
Cang Ji teve um mau pressentimento sobre isso, então ele ponderou sobre sua resposta. “… Eu comi ele no meio do caminho, então cuspi.”
“Aquilo era mesmo papel.” Jing Lin pensou sobre isso. Então, sem pestanejar, ele deu um tapinha nas costas de Cang Ji em um conforto silencioso.
O rosto de Cang Ji ficou pálido quando ele soltou: “Papel?!”
“Essa é a arte de desenhar divindades.” Jing Lin disse e levantou a mão para ilustrá-la no ar para Cang Ji. “Despeje energia espiritual em pincel e tinta, e o desenho ganhará vida. A maioria das pessoas poderosas do Nono Reino do Céu pode desenhar objetos sem papel. Zui Shan Seng não consegue fazer isso, mas Lorde Dong consegue.”
A luz azul nadou junto com a ponta do dedo de Jing Lin e de repente se transformou em uma carpa gorda em meio à cortina de chuva. A carpa saltou na chuva com um “plop” e nadou no ar por um momento antes de se transformar em luz verde e se dispersar.
“Em outras palavras.” Cang Ji se apoiou no pilar e olhou para Jing Lin com os olhos baixos. “Somente os senhores divinos podem desenhar objetos sem papel. Mas aquela divindade do chicote naquele dia estava no papel.”
“É aí que está o mistério.” Jing Lin disse, “Mesmo que fosse apenas um objeto pintado, nem todos conseguem pintá-lo com detalhes tão intrincados. Não há muitas pessoas no Nono Céu com essas habilidades de desenho.”
“Já que esse espírito maligno é seu irmão, ele não poderia tê-lo desenhado?”
“Tao-di tem sido obstinado e travesso desde jovem.” Jing Lin fez uma pausa e disse a Cang Ji, “Além de ser muito bom em desenhar tartarugas velhas, tudo o mais que ele desenhava se transformaria de gatos em ratos e lobos em coelhos. Mesmo se ele vivesse por mais quinhentos anos, ele não seria necessariamente capaz de desenhar uma divindade guardiã de porta com detalhes tão meticulosos que cada linha e padrão na armadura fossem totalmente renderizados.”
Cang Ji olhou para a chuva e disse: “Como esperado, isso implicará no Nono Reino do Céu.”
“Não só isso. Sabemos muito mais do que isso.”
“Como?”
Jing Lin enxugou as gotas de chuva que respingaram nas costas da mão e disse: “Até onde eu sei, só existe uma pessoa que pode desenhar dessa forma.”
Cang Ji perguntou: “O Sábio Yining?”
Em vez de responder, Jing Lin disse: “Não vejo Zui Shan Seng há vários dias. Sinto um pouco a falta dele.”
“Você sente falta de Zui Shan Seng ou de sua integridade?” Inexplicavelmente, Cang Ji riu. “Parece que até mesmo nosso Jing Lin será provado cego por uma vez.”
Jing Lin cruzou os braços e disse: “Para começar, não o conheço muito bem.”
Cang Ji repetiu como um papagaio: “Quem foi que jurou ‘Eu não acredito em Le Yan, mas confio em Yining’? Nem um único dos seus velhos conhecidos é confiável.” Ele deu um tapinha em seu próprio braço robusto para mostrar sua magnanimidade e disposição de deixar o passado para trás.
Jing Lin o chutou na panturrilha, e Cang Ji recuou para desviar dele. Jing Lin avançou um passo e conseguiu dar seu chute. Mas Cang Ji estendeu a mão para puxar a parte superior do corpo de Jing Lin para as dobras de seus braços. Cobrindo suas cabeças com suas roupas de mangas largas, Cang Ji levou Jing Lin para a chuva.
Depois de dar alguns passos, Jing Lin disse: “… Eu tenho um guarda-chuva”.
Cang Ji olhou para a chuva noturna e disse a Jing Lin: “Está a apenas alguns passos de distância.” Ele parou por um momento, então continuou, “É isso que parece ter ‘nossos cheiros entrelaçados²’. Você me tem em você, e eu tenho você em mim. Livre-se do cheiro dos clássicos da raposa em você sem demora. Meu cheiro é o melhor.”
Jing Lin enfiou o guarda-chuva no meio da cintura de Cang Ji. Então, com um “baque”, ele desenrolou aquele guarda-chuva simples de papel.
₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪
Notas de rodape
1 畜生道 Caminho das Bestas. Os Seis Caminhos ou Reinos da Reencarnação são um ciclo de morte e renascimento no Budismo, onde uma pessoa é reencarnada em um dos seis reinos, dependendo de seu carma acumulado em sua vida passada. Eles são o Caminho / Reinos de: (Mau) Inferno (Submundo), Fantasmas Famintos, Bestas e (Bom) Asura, Humanos, Céu.
2 Ele usa a palavra ‘气味相投’ aqui, que é na verdade uma expressão idiomática por ser idêntico, ou espíritos semelhantes, mas traduzida literalmente, também significa odores (气味) um no outro (相投), ou seja, seu cheiro está em Jing Lin, e o cheiro de Jing Lin está nele. Cang Ji não significa apenas que eles são almas gêmeas, mas que é por estarem tão próximos, com Jing Lin em seus braços, que parecerá que eles pertencem um ao outro (marcados com os cheiros um do outro).