Nan Chan - Novel Pt -Br - Capítulo 19
₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪
Não foi a primeira vez que Gu Shen encontrou Dong Lin antes. Certa vez, ele teve um encontro casual com Dong Lin em seus primeiros anos. Não importa quem viu Dong Lin, eles não o imaginariam que ele fosse um bandido renomado. Porque Dong Lin era uma pessoa realmente discreta. Quando Dong Lin sentou-se encurvado contra a parede, até mesmo Gu Shen teve que dar uma segunda olhada antes de poder localizá-lo.
“Então é ele.” Cang Ji o avaliou. “Ele é difícil de encontrar.”
Jing Lin bateu no joelho com o leque e disse: “Ele não trouxe o sino de cobre hoje.”
“Quem se importa?” Cang Ji mostrou ligeiramente seus dentes afiados. “Se não conseguirmos encontrar, vamos comê-lo.”
◈ ◈ ◈
Gu Shen sentou-se diante de Dong Lin. Ele olhou para Dong Lin por um momento antes de dizer: “Quem esperaria que você acabasse neste estado?”
“Tu colhes o que tu semeias.” Dong Lin tirou o chapéu de lã, revelando seu rosto por completo. Ele parecia magro, mal conseguindo abrir os olhos meio caídos, e apenas os contornos de seu rosto ainda eram nítidos. Ele examinou Gu Shen e disse: “Você ainda não voltou para casa.”
“Não há notícias há mais de trinta anos. Não é tão fácil voltar para minha cidade natal. O traficante que me sequestrou já está a dois metros abaixo do solo. Não sei por quanto tempo ainda preciso procurar.” Gu Shen ergueu a mão e seu subordinado trouxe dois jarros de vinho frio. Ele abriu uma jarra e jogou para Dong Lin.
Em um canto estreito, os dois tilintaram as jarras de vinho e levantaram a cabeça para beber. Gu Shen limpou a boca, colocou a jarra de lado e disse: “Fale.”
“Chen Ren era viciado em jogos de azar e me devia seis pérolas de ouro. Não ganhei muito este ano, por isso tive de cobrar algumas dívidas à medida que o ano chegava ao fim. Chamei por ele muitas vezes, mas ele repetidamente tentou me enganar. Não tive escolha a não ser ir à sua casa tarde da noite para pedir o reembolso. Quem esperaria que toda a sua família ainda estivesse acordada? Tive uma disputa com Chen Ren, e aquele velho queria me denunciar ao yamen. Como eu poderia deixar ele fazer isso? Por capricho, limpei todos os quatro membros da família.” Dong Lin tomou um gole de vinho frio e exalou lentamente. Ele continuou: “… Só isso, eu não sabia que ainda havia uma menina em sua família. Eu não toco em crianças, então a poupei.”
“Com sua habilidade, sair da cidade é fácil. Assim que estiver fora da cidade, tudo que você precisa é encontrar uma família para ela e você poderá fugir. Embora eu tenha ordens para investigar, ainda terei de informar às autoridades superiores quando o prazo terminar. Então, terei que esperar de três a cinco dias para que as novas ordens oficiais sejam emitidas antes de poder deixar a cidade para derrubá-lo.” Gu Shen disse: “Esta é uma ótima oportunidade. E ainda assim você se entrega direto em minhas mãos?”
◈ ◈ ◈
“Assim que ele conheceu esse Dong Lin, ele se transformou de tigre para gato.” Cang Ji segurou o leque de Jing Lin e o puxou para mais perto. Ele perguntou: “Seu tratamento para com essa pessoa é muito diferente. Os outros não estão preocupados por estarem em conluio?”
“Os companheiros de sofrimento tendem a se solidarizar uns com os outros”. Jing Lin bateu levemente na cabeça de Cang Ji com seu leque e a pequena figura se esparramou de costas.
◈ ◈ ◈
“Os Chen merecem morrer, mas não Caoyu. Vê-la me lembra da minha filha. Passei minha vida inteira escondido, movendo-me na escuridão. Eu não sou um bom homem.” Dong Lin ergueu os olhos e olhou para Gu Shen com um olhar distante. “É por isso que eu tive que sofrer a dor dilacerante de ter minha carne e sangue arrancados de mim. Não há como voltar atrás para mim, então por que arrastar outro comigo?”
“Se você não massacrou a família inteira dela, eu ainda posso tolerar essas palavras. Mas você acabou com a casa inteira dela.” Gu Shen colocou o pé no banquinho. Ele se conteve por um momento, então disse: “Ela agora está sozinha e não tem outra família. O que você quer que ela faça…?”
“Os Chens merecem morrer.” Dong Lin repetiu.
“Merece morrer? Você não dá muita importância à lei e ainda se atreve a dizer tais palavras.” As veias saltaram nas costas da mão de Gu Shen. “Dong Lin, você é realmente assim tão sem lei?”
Dong Lin terminou o vinho frio e ergueu a mão para jogar a jarra fora. Ele disse a Gu Shen: “Já estou aqui. O que você está esperando?”
“Estou esperando a verdade.” Gu Shen levantou-se abruptamente e disse: “Você disse que é o assassino. Qian Weishi disse que ele é o assassino. Por que vocês dois estão lutando para ser o autor do crime?”
“Eu não conheço aquele homem.” Dong Lin disse, confuso.
“Talvez ele reconheça você.” Gu Shen disse. “Qian Weishi, você sabe quem ele é?”
O subordinado trouxe Qian Weishi para fora. O estudioso cobriu o rosto com as mãos amarradas e usou apenas os olhos para olhar para Dong Lin. Ele respondeu: “Nunca o vi antes.”
Dong Lin deu uma risada desdenhosa.
“Chen Ren estava sempre perambulando pelas ruas, e sua capacidade de assediar os outros e causar problemas era notável. Se Qian Weishi for o culpado, ele precisa ter um plano meticuloso. No entanto, Mestre é magro e seus braços são fracos, então mesmo que ele os matasse, não seria capaz de desmembrá-los. Dong Lin tem talentos extraordinários. É realmente muito fácil para ele cometer um assassinato. Mas levaria um bom tempo para terminar a tarefa demorada e trabalhosa de desmembrar um cadáver quando ainda havia a necessidade de cuidar da garotinha da família Chen.” Gu Shen segurou a lâmina em sua direção e pronunciou cada palavra. “A menos que vocês dois unam forças para dividir o trabalho.”
“Se eu precisar de ajuda, por que eu encontraria um acadêmico?” Dong Lin colocou as mãos sobre a mesa e se permitiu ser contido. Ele disse: “Mesmo agora, ainda me lembro claramente de todo o processo de assassinato e desmembramento. Primeiro, deixei Chen Ren inconsciente na câmara interna e depois amordacei a boca de sua esposa Zhou. No entanto, eu vi que seu velho e sua velha queriam sair correndo e gritar por socorro, então eu derrubei a velha Chen com minha lâmina primeiro. A essa altura, o velho Chen alcançou a porta. Passei a lâmina em seu peito por trás e o levantei de volta. Esses dois eram velhos e fracos, e quase mortos. Quando olhei para trás, vi Zhou tentando pular o muro para fugir, então agarrei seu cabelo, arrastei-a para o pátio e a acertei com um corte de minha lâmina. Quando voltei para dentro, esfaqueei Chen Ren três vezes e o arrastei para fora da sala. Ao passar pelo depósito de lenha, percebi que ele ainda respirava e se debatia. Assim, peguei um parafuso ao acaso e o acertei algumas vezes no rosto, parando apenas quando ele estava todo uma bagunça sangrenta. Bem nessa hora, ouvi alguém respirar fundo à esquerda do pátio e vi uma velha de cabelos brancos entrando em pânico antes de fechar a porta. Eu queria silenciá-la, mas não era sensato deixar os corpos no pátio por muito tempo. E suspeitei que ela pudesse não ter visto quem eu era, então me virei e continuei a lidar com os corpos. Inicialmente, eu não queria desmembrar os cadáveres.” A voz de Dong Lin estava firme. Naquele mesmo instante, ele revelou a malícia de um fora-da-lei. “Mas eu não queria deixar Chen Ren desistir levianamente. Mesmo cortá-lo em pedaços não foi o suficiente para desabafar meu ódio por ele. Enfrentei a neve para roubar a faca usada para desmembrar o corpo da loja de facas a três ruas de distância. Foi inconveniente para mim levá-lo comigo, então empurrei-o no vão entre os galpões de madeira e mal o cobri, pensando que não teria importância, mesmo que você o encontrasse. Como foi? Pergunte a ele novamente, como ele os matou? Acho que ele nem consegue levantar a faca.”
Nem uma vez Qian Weishi olhou para Dong Lin, mas sua mão tremia a cada palavra que Dong Lin dizia.
“Não… eu, eu droguei o Chen pela primeira vez há dois meses…”
“Chen Ren deixaria você entrar? Além disso, geralmente só há mulheres e crianças em casa. Você se atreve a entrar na casa deles abertamente¹?” Os olhos de Dong Lin estavam fixos em Qian Weishi. “Eu não sei por que você está assumindo a culpa por mim, mas você e eu somos estranhos. Não posso me dar ao luxo de lhe dever este favor.”
Qian Weishi tremeu de repente. Suas lágrimas caíram enquanto ele engasgava e dizia: “Você…”
“Desde que entrei na fraternidade de artes marciais, o nome ‘Dong Lin’ é minha marca registrada. Reivindicar a responsabilidade por meus atos é manchar minha reputação e roubar minha tigela de arroz².” A expressão de Dong Lin era fria. “Este crime equivale a cometer parricídio. Você quer morrer tanto assim?”
◈ ◈ ◈
Cang Ji sentiu Jing Lin pausar quando ouviu a última frase. O leque dobrável que ele girava com os dedos diminuiu a velocidade por um momento e caiu sobre seus joelhos novamente. Embora aquele momento tivesse passado, Cang Ji sentiu como se Jing Lin tivesse ficado perturbado com aquele comentário.
Você quer morrer tanto assim?
Cang Ji sentiu vagamente como se já tivesse ouvido isso antes.
O leque dobrável obscureceu seu rosto. Jing Lin olhou para ele de lado e perguntou: “Por que você está olhando para mim?”
“Você já disse isso, olhando para você.” Cang Ji respondeu. “Estou olhando para você.”
Jing Lin não respondeu. A pequena figura de pedra cutucava intermitentemente as costas de Cang Ji, como se também estivesse de mau humor. Cang Ji pegou o dedo da pequena figura de pedra e se virou para perguntar: “Por que você está repentinamente infeliz?”
A pedra inclinou a cabeça e deu-lhe um leve chute.
◈ ◈ ◈
Abaixo deles, Qian Weishi permaneceu quieto, parecendo calmo com as mãos abaixadas. Ele enxugou as lágrimas, parecendo magro. Passaram-se apenas alguns dias e mechas de cabelo branco começaram a aparecer em sua cabeça.
“A velha de cabelos brancos viu o incidente com clareza, mas fingiu ignorância.” Dong Lin disse. “A criança da casa dela urinou no canto da parede e olhou para mim. Por que ele se virou e disse que era outra pessoa? Seus testemunhos são tão conflitantes, mas as autoridades ainda acreditaram neles?”
“Mesmo que o que você disse seja verdade, também é um fato que encontramos as roupas na casa de Qian Weishi. Todos os vizinhos viram ele e Chen Caoyu…” O subordinado o contestou.
“Tudo isso não tem nada a ver comigo.” Dong Lin disse. “Só admitirei meus crimes.”
“Se você realmente quer o melhor para Chen Caoyu, então não deveria encobrir Qian Weishi.” Gu Shen se recusou a ceder. “Vocês devem se conhecer.”
“O destino futuro de Chen Caoyu não é da minha conta. Quanto ao tipo de pessoa que Qian Weishi é, isso não é da minha conta. Ao arrastar pessoas não relacionadas para este caso, você está tentando me fazer dar um falso testemunho para que possa me usar para eliminá-las?” Dong Lin questionou. “Se essa é realmente a sua intenção, não me importo em ajudá-lo.”
“Quanto mais irracional você for, mais não vou acreditar.” Gu Shen disse.
“Não importa se você acredita ou não.” As correntes no pulso de Dong Lin tilintaram quando ele empurrou os braços para frente para se esparramar na mesa. Ele disse a Gu Shen: “Você atingiu o prazo para este caso, e o yamen provincial terá que dar uma explicação aos superiores. Um massacre chocante de uma família inteira já foi comprovado sem sombra de dúvida com evidências irrefutáveis. Mesmo que você não acredite, o magistrado da província teria que acreditar.”
“Você com certeza tem o limite de tempo do caso bem definido.” A compreensão de repente ocorreu a Gu Shen. “Você tem estado escondido na cidade por alguns dias, esperando que o prazo deste caso passe.”
Um sorriso surgiu lentamente no rosto de Dong Lin. Seu dedo traçou um círculo em volta do pescoço. “Corte minha cabeça e todos ficarão satisfeitos.”
“Eu tenho que desvendar este caso.” Gu Shen disse. “Devo descobrir o fundo da verdade!”
“Por que persistir?” Dong Lin se endireitou na cadeira. “Gu Shen, por que você não pode admitir isso? Este caso está claro para todos verem.” Seus olhos se desviaram novamente enquanto ele murmurava. “Mande-me embora rapidamente para que eu possa conversar com o meu bebezinho.”(Quer morrer para se reunir com sua filha.)
Gu Shen estava cheio de raiva reprimida sem nenhum lugar para desabafar, mas ele só tinha que ouvir Qian Weishi falar naquele momento. Qian Weishi se inclinou para a frente e afastou o cabelo bagunçado do rosto. Com este movimento, ele encontrou os olhos de Dong Lin pela primeira vez naquele dia.
“… Eu quero buscar reparação por uma reclamação.” Qian Weishi disse com a voz trêmula.
◈ ◈ ◈
“Você deve dinheiro a Qian Weishi! Sua mãe idosa teve uma emergência médica repentina e você não tinha dinheiro suficiente, então implorou a Qian Weishi. Ele lhe emprestou cinquenta pérolas de cobre, mas não colocou no papel.” Gu Shen franziu a testa e interrogou o garçom. “Está certo ou não?!”
O garçom ficou tão apavorado que seu rosto ficou pálido.
“Não há nenhuma evidência escrita, então se algo acontecer com ele, você não terá que devolver o dinheiro.” Gu Shen tamborilou com os dedos na mesa com urgência. “O que foi que você me disse? ‘Eu nunca peço dinheiro emprestado’. Se ele não tivesse te emprestado essas cinquenta pérolas, o que você teria usado para salvar sua mãe?!”
“Eu …” O garçom gaguejou, inarticulado. “Por, por causa do caso…”
“Minha bunda!” Gu Shen disse: “Você quer que eu repita o que você tem planejado?”
“Eu, eu não ousaria!” O garçom caiu de joelhos apressadamente e em pânico. “Eu, eu realmente pedi dinheiro emprestado a ele… mas, mas eu não queria que ele morresse! Como eu ousaria inventar contos quando o yamen provincial está investigando o caso? Ele… ele, ele costuma trazer Chen Cao, Caoyu… se ele não tivesse segundas intenções, como o yamen da província teria encontrado todas essas evidências?!”
“Você deu falso testemunho para obscurecer os fatos.” Gu Shen apontou um dedo entre as sobrancelhas do garçom. “Você está morto, porra!”
Em pânico, o garçom abraçou a perna de Gu Shen e implorou. “Eu realmente não tenho nada a ver com este caso! Gu, Gu Dage ! Gu Dage é sábio! Ah, eu só estou com medo, com medo de me envolver nesse caso, então minha, minha mãe…”
“No mínimo, ele salvou sua mãe uma vez.” Gu Shen olhou para ele e disse: “E você retribui com mentiras?”
“O dinheiro pode ser devolvido, reembolsado!” O garçom apertou seu aperto em Gu Shen. Ele estava tão agitado que começou a chorar. “Mas se eu for implicado e acabar na prisão… então… então…”
Gu Shen o chutou para longe, achando difícil engolir.
◈ ◈ ◈
Dong Lin foi levado a julgamento pelo yamen da província e jogado na prisão. O caso foi encerrado enquanto ele aguardava a execução. Qian Weishi sofreu por vários dias na prisão, mas conseguiu sair ileso. Quando ele saiu do yamen, ele viu Gu Shen.
Gu Shen não tinha uma autoridade tão elevada, portanto não se envolveu em todas as investigações subsequentes. Ser um policial pode parecer imponente, mas na verdade ele não era tão favorecido quanto aquele que limpava o penico do magistrado. Ele estava agachado lá desde o início da manhã apenas para esperar por Qian Weishi.
“Eu vi Chen Caoyu ontem à noite. Há algo que eu ainda quero perguntar Mestre.” Gu Shen disse.
Qian Weishi devolveu lentamente sua saudação, parecendo ser todo ouvidos.
“Se Dong Lin não tivesse se entregado, você não conseguiria escapar de ser decapitado.” Gu Shen atravessou a neve e se aproximou. Seu velho casaco estava curto, com alguns enchimentos de algodão saindo da área do cotovelo. Na verdade, ele tinha algo em comum com Qian Weishi – o ar de solidão que emanava de suas aparências desleixadas. Ele disse: “Depois de refletir sobre isso, acho você uma pessoa intrigante. Há pelo menos uma dúzia de crianças nesta rua e, no entanto, você precisa colocar seus olhos em Chen Caoyu. Por quê? Se você tem um fetiche secreto, não deveria encontrar uma garota com um rosto tão simples. Depois de refletir sobre isso, pensei ao contrário e acho que posso entender um pouco do que é verdadeiro e falso.”
Gu Shen exalou uma lufada de ar quente, cobrindo o rosto por trás de um véu de névoa. Ele disse: “A razão pela qual a criança é tão magra não é por causa da doença, mas da fome. A-Hong disse que você lutou com Chen Ren. No entanto, não foi por causa do que você fez a Chen Caoyu, mas porque sabia o que Chen Ren fez à criança. Mestre Qian – exatamente o que a família Chen fez com ela?”
Qian Weishi agarrou suas mangas finas. Seus dedos doíam quando ele apertou as mangas manchadas de suor. Várias vezes ele quis falar, mas não conseguia falar por causa de seu tremor.
“… A morte é uma punição muito branda para os Chens.” Qian Weishi sussurrou com uma voz rouca.
₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪
Notas de Rodapé
1 Naquela época, não era realmente apropriado para um homem ter contato físico ou próximo com uma mulher sem relação com ele, especialmente sozinho. (男女授受不亲). Neste caso, eles poderiam ter convidado escândalos se Qian Weishi tivesse ido abertamente para sua casa quando havia apenas uma mulher em casa, especialmente uma casada. A reputação naquela época era uma coisa muito grande, especialmente para mulheres e acadêmicos.
2 饭碗 literalmente tigela de arroz.É usado para se referir ao próprio emprego ou sustento. Apenas um petisco. No passado, quando alguém queria denunciar uma injustiça ou exigir reparação por uma queixa no yamen, batia o tambor do lado de fora do tribunal gritando ou gritando “buscando reparação por uma queixa” (ou equivalente) antes de ser autorizado a expressar suas queixas perante o magistrado.