Nan Chan - Novel Pt -Br - Capítulo 17
Nota: o título original é 夫子, Fuzi, que significa mestre, é uma antiga forma de tratamento para professores, acadêmicos e etc…
₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪
“Apenas metade das palavras de Qian Weishi podem ser acreditadas.”
Gu Shen espalhou os arquivos, circulou a mesa e disse: “Este homem é estranho. Ele parece confuso enquanto fala e continua desviando os olhos. É como se ele tivesse medo de que eu não duvidasse dele.”
“Dage, talvez ele tenha algo a esconder, é por isso que ele fica com medo quando te vê.” Seu subordinado enfiou vários pãezinhos cozidos no vapor na boca e disse.
“Ele tem medo de mim?” Gu Shen bateu na mesa e zombou. “Ele não tem medo nenhum. Ele só quer que você pense que ele está com medo. Este homem é astuto. Ele deve estar escondendo alguma coisa.”
“Mas todos os vizinhos o elogiam muito. Existem cinco famílias neste beco; não há ninguém que não tenha recebido sua bondade. Mesmo além do beco naquela rua, outros ainda o tratariam respeitosamente como ‘Mestre Qian’.” O subordinado bebeu chá frio para engolir o pãozinho e continuou: “Além disso, os braços dele são tão magros. Seria difícil para ele matar e desmembrar quatro pessoas durante a noite.”
“Ele é de Jingzhen?”
“Não. Ele é natural de Xitu. Há cinco anos, houve uma grande seca em Xitu. Ele fugiu da fome e veio aqui para se estabelecer. Várias famílias ricas da cidade queriam contratá-lo como professor particular, mas ele rejeitou todos e continuou a morar no beco.” O subordinado também achou estranho neste ponto. “Ele obviamente não conseguia se dar bem com Chen Ren e, mas mesmo assim, não estava disposto a se mudar. Além disso, Chen Ren havia extorquido dinheiro dele várias vezes, pois ele estava sem um tostão devido à sua dívida.”
“Como ele se dava com o resto da família Chen?”
“De acordo com as respostas dos vizinhos, Qian Weishi era amigável e acessível. Além de Chen Ren, se os outros da família Chen tivessem algum pedido, ele faria o possível para ajudar.” O subordinado folheou as declarações e continuou: “Ele foi especialmente bom para a garotinha da família Chen, aquela Chen Caoyu de sete anos.”
Gu Shen fechou o arquivo e perguntou: “Então, como a família Chen tratou Chen Caoyu?”
◈ ◈ ◈
“Naturalmente, eles a trataram bem.” A velha viúva grisalha apoiou-se nas muletas e caminhou vacilante ao dizer a Jing Lin: “A mãe de Caoyu era adorada pelos pais desde criança. Quando ela era jovem, o velho Chen costumava levá-la para sair com ele. Embora fossem pobres, ele nunca foi mesquinho com as roupas e os lanches da filha. Eles haviam preparado seu dote cedo, e o jovem que pediu sua mão estava prestes a se casar com ela. Mas aquela donzela de alguma forma se entregou a alguém em segredo. Nossa, ela engravidou antes mesmo da cerimônia de casamento.”
Enquanto Jing Lin a ajudava a descer as escadas, a velha viúva lamentou. “O rapaz fugiu, para que não pudessem casar a donzela. Ela faleceu poucos dias após o nascimento da criança. O velho Chen perdeu seu bebê, então, naturalmente, ele trataria sua netinha como a menina dos seus olhos.”
“Ouvi dizer que o tio da menina não servia para nada. Como ele geralmente a tratava?”
“Bem.” A velha viúva agarrou o pulso de Jing Lin e disse: “Não deixe a reputação de Chen Ren faça você entender mal o tratamento que ele dispensou a Caoyu. Embora Chen Ren não fosse nada bom, ele era dedicado à sobrinha. Casou-se cedo, mas não teve filhos. O médico olhou para ele por alguns dias e disse que era intratável. A partir de então, sua esposa Zhou costumava dizer às jovens desta área que Chen Ren queria escolher um dia para deixar Caoyu adotar seu próprio nome para que ele pudesse criá-la como sua própria filha.”
“Isso é realmente lamentável.” Jing Lin levou a velha viúva até a porta e disse: “Este beco é profundo. Receio que seja inconveniente para uma idosa como você morar aqui.”
“Estou aqui por tantos anos.” A velha viúva pegou os vegetais dele e lhe disse amigavelmente: “Nosso Hong-er é sensato. Ele não me dá nenhuma preocupação.”
Enquanto ela dizia isso, uma criança de sete ou oito anos saiu correndo de casa. A criança era gordinha, macia e redonda. Quando ele viu Jing Lin, ele imediatamente mostrou seus dentes brancos.
Jing Lin estava trocando cortesias com eles quando ouviu Cang Ji sussurrar em sua manga. “Ele é gordo e macio. Ele deve ter um gosto bom. Jing Lin…”
A pequena figura de pedra bateu na cabeça de Cang Ji com o punho. Cang Ji se esquivou e disse: “É apenas uma ideia!”
Jing Lin entrou no pátio. O pátio da velha viúva era menor do que o dos Chen e estava todo murado. Algumas pedras foram colocadas sob o muro baixo, provavelmente porque a criança muitas vezes se esparramava sobre o muro para olhar a porta ao lado.
“Hong-er costuma brincar com Caoyu. Quando estiverem livres, eles se inclinarão por cima do muro para conversar.” A velha viúva viu Jing Lin olhando para as pedras e explicou.
“Tudo bem.” Jing Lin sorriu educadamente. “Então vou me despedir. Então vou me despedir. Eu deveria me reportar ao yamen mais cedo, ou então, o dage ficará ansioso esperando.”
“Cuide-se. Esteja a salvo.” A velha viúva o acompanhou.
Foi só depois que Jing Lin saiu pela porta que Cang Ji disse: “Este caso está uma bagunça. Primeiro, Dong Lin pegou o sino de cobre. Quando ele percebeu que estávamos o perseguindo, ele se escondeu aqui e desapareceu sem deixar vestígios. Mais tarde, o Pássaro Luocha apareceu e uma família inteira morreu. Os Guardas Fantasmas inesperadamente voltaram sua atenção para nós, atraindo Zui Shan Seng para nós. Eu não acreditaria se você me dissesse agora que este caso não tem nada a ver com Dong Lin. Mas por mais que ele pareça envolvido, este caso também não parece ter nada a ver com ele.”
“Ele está fadado a cometer um deslize e deixar pistas para trás.” Jing Lin disse. “Não existe crime perfeito neste mundo.”
“Os humanos são verdadeiramente astutos.” Cang Ji disse. “Posso ver que todos eles estão dizendo uma coisa, mas querem dizer algo diferente. Só esta velha é um tanto sincera.”
“Ouça apenas um lado da história e você permanecerá no escuro¹.” Jing Lin disse. “Os humanos não apenas falam contrariamente do que pensam, mas também são especialmente bons em fingir.”
Cang Ji estava prestes a continuar quando de repente ficou em silêncio.
Jing Lin deu alguns passos à frente. Como esperado, ele ouviu passos atrás dele. Quando ele estava saindo do beco, alguém agarrou sua manga. Jing Lin olhou para trás, seu rosto sem emoções.
“Você também é do yamen investigando este caso, certo?” A-Hong², que eles tinham acabado de conhecer, deu alguns passos à frente e abraçou a perna de Jing Lin. Olhando para cima, ele disse com ingenuidade: “Se você me comprar doces, vou lhe contar um segredo.”
◈ ◈ ◈
Jing Lin conduziu A-Hong pela mão e comprou muita comida para ele. Cang Ji rangeu os dentes de ódio e raiva. Ele friamente avaliou A-Hong, sentindo que aquele garoto gordo merecia ser comido. Porque Jing Lin nunca segurou sua mão dessa maneira para guiá-lo quando era criança.
“Ele é tão gordo que virou uma bola e ainda não consegue andar sozinho?”
A pequena figura de pedra sentou-se de lado e tirou a coroa de grama do topo de sua cabeça para reorganizar. Quando ouviu isso, fez um gesto para Cang Ji, insinuando que você também já foi gordo quanto uma bola.
Cang Ji respondeu: “Eu sou igual a ele? Aos seus olhos, sou como ele?”
A pequena figura de pedra piscou e fingiu não entender.
Cang Ji disse: “Você e Jing Lin…”
A pequena figura de pedra colocou a coroa de grama na cabeça de Cang Ji, fazendo com que Cang Ji ficasse sem palavras. Esta coroa de grama era preciosa porque esta pedra não suportava tirá-la, mesmo quando Zongyin estava derrubando a montanha. Cang Ji sempre foi alguém receptivo à persuasão, mas não à coerção. Então, com a coroa de grama na cabeça, ele só conseguiu se preparar e disse ferozmente para a pequena figura de pedra: “Ele é feio, enquanto eu pareço bem gordo, ok?”
Jing Lin ergueu ligeiramente as sobrancelhas e se virou para olhar para A-Hong. Esta provavelmente não era a primeira vez que A-Hong fez exigências aos outros, apontando as coisas que queria com familiaridade. A criança era claramente muito jovem, mas ainda assim exibiu características de um oportunista tão prematuramente.
“Que segredo você queria me contar?”
A-Hong chupou o dedo e olhou ao redor.
“Vá em frente e me diga o que mais você quer comer ou brincar.” Jing Lin disse.
A-Hong ficou na ponta dos pés para olhar as barracas de comida. Depois de olhar ao redor por um momento, ele disse: “Eu quero comer uma figura de açúcar.”
Ninguém mais nesta rua vendia açúcar, exceto o Velho Chen, então Jing Lin não respondeu a ele. Depois de esperar um pouco, A-Hong puxou a manga de Jing Lin ansiosamente e gritou: “Figura de açúcar. Se você não der para mim, eu não vou te contar!”
“Então eu não vou ouvir.” Jing Lin balançou as mangas para sair.
A-Hong lamentou instantaneamente. Ele agarrou Jing Lin pela manga e se arrastou para trás no chão aos berros.
“Se você não me der!” A-Hong disse. “Vou contar à minha avó que você vai me sequestrar! Você vai me abduzir!”
Cang Ji disse friamente. “Não apenas isso. Eu também posso comer você.”
A-Hong pensou que foi Jing Lin quem disse essas palavras. Ele conseguia ver através desse tipo de pessoa e, portanto, não tinha medo; ele simplesmente viu isso como uma ameaça de Jing Lin. Fazendo birra, ele rolou no chão e uivou sem parar, atraindo muito espectadores risonhos.
Era inconveniente para Jing Lin ser o foco das atenções; assim, ele levantou A-Hong pelo colarinho traseiro e passou pela multidão. A-Hong agarrou seu braço, mas antes que pudesse segurá-lo com firmeza, foi jogado no chão. Ele caiu com tanta força que sua bunda doeu e lágrimas correram por seu rosto novamente.
“Que segredo você ia me contar?” Jing Lin olhou para ele.
A-Hong ainda queria chorar, mas sentia frio por todo o corpo e não pôde deixar de tremer. Ele chutou com os pés em aborrecimento e olhou para Jing Lin com as bochechas inchadas.
“Diga-me honestamente.” Jing Lin suavizou a voz. Ele agarrou Cang Ji pela manga e acenou para ele na frente de A-Hong. “E eu vou te dar uma boneca de pano para brincar.”
Cang Ji foi pego de surpresa. Ele permaneceu imóvel no ar, sem ousar se mover. Seus olhos vislumbraram a palma da mão de A-Hong que estava pegajosa de ranho, e ele quase voltou para dentro da manga de Jing Lin. Felizmente, Jing Lin apenas o sacudiu e não o entregou a A-Hong.
A-Hong não se esqueceu de limpar o ranho durante esse tempo. Ele enxugou as lágrimas e gaguejou: “Eu… eu sei quem é… o assassino.”
Jing Lin o incitou com um “uh-huh”.
A-Hong soluçou. “Eu, eu vi. Eu vou te dizer… você… você me compra doces de novo. Estou com medo… você… não conte a ninguém. Qian, Mestre Qian matou alguém!”
Ele espiou Jing Lin. As crianças eram muito mais sensíveis às emoções de uma pessoa em comparação com os adultos. Mas ele não entendia por que um incidente tão horrível não assustou Jing Lin.
Então, A-Hong gritou estridentemente para Jing Lin: “Mestre Qian! Matou alguém! Tanto sangue! Sangue vermelho, fluindo! Bem no pátio.”
Jing Lin se agachou, levantou o dedo indicador e fez um gesto para que ele ficasse quieto. A-Hong ficou sem fôlego. Ele estava furioso por não ter obtido a reação que esperava. Ele olhou para Jing Lin e agarrou um punhado de terra, mas não se atreveu a jogá-lo em Jing Lin.
“Conte-me.” Jing Lin perguntou. “Você e Chen Caoyu são companheiros de brincadeira?”
“Não!” A-Hong disse ressentido. “Não! Ela fede até a morte.” Sem esperar que Jing Lin continuasse, A-Hong se esforçou para dizer, “Ela é uma vagabunda! A mãe dela é uma prostituta! Ela é suja e fedorenta. Eu não quero brincar com ela. Ela também enganou Mestre Qian em seus doces. Ela adora mentir mais! Eu a vi correr para o pátio do Mestre Qian. Ela correu para o quarto do Mestre Qian. Eles se abraçaram e Mestre Qian até a beijou.”
Os olhos de Jing Lin se aguçaram ao ouvir A-Hong proferir obscenidades muito além de sua idade, com uma voz infantil cheia de malícia e desgosto.
“Pequena prostituta.” A-Hong quase cuspiu as palavras. “Pequena vadia!”
Jing Lin levantou-se abruptamente. Cang Ji percebeu seu humor peculiar. A expressão de Jing Lin era sombria enquanto ele olhava fixamente para A-Hong.
“Qian Weishi?”
A-Hong se encolheu e acenou com a cabeça com força. Ele cuspiu em um canto e disse: “Nojento! Eles tiraram a roupa…”
“Você.” Jing Lin elevou-se sobre ele. “Quando você viu isso?”
A-Hong ficou chocado. Ele estava com tanto medo que começou a chorar. No entanto, Jing Lin prendeu firmemente seu corpo embaixo dele. A-Hong balançou a cabeça. “Eu não me lembro. Não lembro! Muitas vezes, muitas vezes…”
Cang Ji não entendia. O que é ‘muitas vezes’? O que é tão nojento? Por que tirar suas roupas? O que Qian Weishi fez com Chen Caoyu para fazer Jing Lin parecer tão severo a ponto de sua intenção assassina ter permeado o ar?
◈ ◈ ◈
Gu Shen examinou os arquivos no meio da noite. Seu subordinado bocejou repetidamente enquanto batia na mesa e murmurava: “Dage, diga-me. Por que ele levou Chen Caoyu embora depois de matar pessoas? Ele apenas exporia seu paradeiro com uma menina de sete anos seguindo ao lado dele. Nem Dong Lin nem Qian Weishi têm motivos para fazer isso.”
Gu Shen estava tão privado de sono que seus olhos estavam vermelhos. Ele disse: “Como posso saber?” Depois de outra pausa, ele continuou: “… Os sequestros são comuns nos últimos anos. Também é possível que ela tenha sido levada para vender. Mas se for esse o caso, então o perpetrador definitivamente não é Dong Lin.”
“Por que não? Ele mesmo não é um bandido? Ou ele só rouba objetos e não pessoas?”
Gu Shen colocou o arquivo de lado e ergueu a cabeça para dizer: “Porque a garotinha de Dong Lin. foi sequestrada. Ele correu todos esses anos procurando por sua filha. Esse tipo de pessoa não teria nada além de ódio intenso pelos traficantes de seres humanos.”
O subordinado pensou em algo e olhou para Gu Shen envergonhado.
Gu Shen enxugou o rosto envelhecido e disse com desprezo: “Por que eu o entendo? Porque fui sequestrado e me vendi.”
O subordinado não estava em condições de comentar, então ele só poderia enterrar a cabeça na pilha de declarações. Seus olhos percorreram uma frase, o que o levou a se sentar ereto com um “huh”.
“Dage.” Ele disse: “Por que ainda há uma declaração aqui? Tenho certeza de que não vi isso ontem ao fazer o arquivo.”
Gu Shen estendeu a mão para retirá-lo da pilha. A compreensão ocorreu a ele. “Apenas persuadindo uma criança…” Sua voz vacilou. Ele de repente se sentou e se concentrou nas palavras da declaração.
“Qian Weishi costuma levar Chen Caoyu para casa?”
O subordinado assentiu e disse: “Ele não apenas a leva para casa, mas também costuma ser visto levando-a para fora de casa”.
Gu Shen apertou ainda mais o papel, amassando-o. Seu rosto estava pálido enquanto ele amaldiçoava, “… Merda.”
₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪
Notas de rodapé
1 Do idioma, 兼 听 则 明 , 偏 信 则 暗. Ouça os dois lados e verá a luz; preste atenção a apenas um lado e você permanecerá no escuro. Basicamente, dizendo que é preciso ouvir os dois lados das histórias para se iluminar.
2 阿鸿 A-Hong é a mesma criança de 鸿儿 Hong-er mencionada anteriormente. Eles apenas se dirigiram a ele de forma diferente. O “A” é um prefixo usado antes de nomes monossilábicos para indicar parentesco e/ou familiaridade, enquanto o “Er” (que também significa ‘filho’) é um sufixo normalmente usado como um termo carinhoso.