Mil Outonos - Capítulo 17
ᘛ ⋅ ※ ⋅ ᘚ
Capítulo 17
Irmão mais novo Yu, sou eu
A cidade de Xuandu ficava ao pé do monte Xuandu. Há muitos anos era um lugar tranquilo. Apesar de estar ao lado de uma seita taoísta ortodoxa mundialmente conhecida, isso não parecia ter muito a ver com os habitantes da cidade. No máximo, quando vissem os mestres taoístas descendo a montanha, eles seriam especialmente corteses e os tratariam com o devido respeito.
Claro, como a seita taoísta número um sob os Céus, o Monte Xuandu[1] sempre pagava de acordo com o preço comercializado durante suas ocasionais viagens de compras aqui. Os negócios sempre foram justos. Eles nunca usaram seu poder ou influência como uma grande seita para intimidar os plebeus. Portanto, ao longo desses anos, todas as pessoas que moravam na cidade de Xuandu tornaram-se extremamente orgulhosas de poderem ser vizinhas dos mestres taoístas da Mansão Roxa do Xuandu.
Mas era só isso. Afinal, uma seita taoísta era uma seita taoísta. Depois de pisar no caminho do Monte Xuandu, você não pertenceria mais ao mundo secular. Em comparação com a vida das pessoas comuns ao pé da montanha, que levantavam-se para trabalhar ao nascer do sol e descansavam ao pôr do sol, eles ainda pertenciam a dois mundos diferentes.
Quando Shen Qiao e Yan Wushi chegaram à cidade de Xuandu, no entanto, esta pequena cidade nunca pareceu mais movimentada. As pessoas iam e vinham. Havia artistas marciais na multidão, bem como várias pessoas vestidas como devotos taoístas.
Yan Wushi explicou: “Em dez dias, a Mansão Roxa do Xuandu realizará a Conferência Taoísta do Terraço de Jade e definirá a Ortodoxia Taoísta para o mundo. Todos os filósofos e estudiosos foram convidados a participar deste grande evento. Tem sido dito que todas as seitas conhecidas enviarão pessoas. Haverá até representantes do Instituto Linchuan e da Seita Tiantai.”
Shen Qiao perguntou: “O que significa ‘definir a Ortodoxia Taoísta para o mundo’?”
No momento, os dois estavam sentados em uma casa de chá, olhando pela janela.
Bebendo seu chá, Yan Wushi disse: “Já que você não está lá, alguém precisa encarregar-se do Monte Xuandu. Enquanto sua identidade não for anunciada ao mundo, os outros não saberão sobre sua situação atual. Então, eles têm que achar uma desculpa para sair em público, certo? Quando você era o Líder da Seita, era discreto e não queria que ninguém soubesse de você, mas não pode contar que os outros sejam iguais.”
Shen Qiao já estava acostumado com o sarcasmo leve da outra pessoa sempre que ele falava.
Com a reputação e a posição de Yan Wushi, havia realmente poucas pessoas que conseguiam chamar sua atenção. Além do falecido Qi Fengge, ninguém mais do Monte Xuandu seria digno o suficiente para receber um olhar direto dele.
Mesmo que um deles fosse muito mal-humorado, ainda não seria fácil começar um conflito quando o outro lado era uma pessoa extremamente bem-humorada, que basicamente não ficava com raiva independentemente do que se dissesse. Os dois pareciam não ser amigos nem inimigos, mas também pareciam ser os dois ao mesmo tempo. Surpreendentemente, eles foram capazes de manter algum tipo de equilíbrio sutil em seu relacionamento ao longo da jornada.
“O que eles estão fazendo ali?” Shen Qiao de repente percebeu um lugar não muito longe. Ele semicerrou os olhos, mas não conseguia ver claramente, não importa o quê. Afinal, era impossível para seus olhos voltarem ao estado inicial em pouco tempo. Mesmo se houvesse iluminação suficiente durante o dia, isso realmente o impedia de olhar por muito tempo, desde que seus olhos não paravam de lacrimejar.
“Distribuindo congee[2] e remédios.” Yan Wushi não tinha a capacidade de prever, mas para as coisas que ele queria saber, alguém já teria passado a informação com bastante antecedência.
Ele pegou uma fatia de doce de raiz de osmanthus com seus kuaizis[3] e colocou na boca, lentamente dizendo: “Depois que Yu Ai tornou-se o Líder de Seita substituto, no primeiro e no décimo quinto dia de cada mês, ele manda discípulos para erguer altares na cidade de Xuandu, para realizar rituais e pregar as Escrituras Taoístas. Diz-se que as orações da chuva conduzidas pelos discípulos da Mansão Roxa do Xuandu são muito eficazes. Hoje em dia, sempre que não chove o suficiente, até o Inspetor Regional da prefeitura de Mian envia gente, convidando-os a descer a montanha para orar pela chuva. O Monte Xuandu tem cada vez mais devotos agora. Sem falar em outros lugares, só na cidade de Xuandu, a maioria das pessoas já tem grande reverência pela Mansão Roxa do Xuandu.”
Em contraste com a expressão no rosto de Yan Wushi, que parecia que estava pronta para uma bela cena, Shen Qiao franziu as sobrancelhas ainda mais fortemente.
Yan Wushi disse: “Você se lembrou de tudo.”
A frase não era uma pergunta, mas sim uma afirmação.
O corpo de Shen Qiao ainda estava um pouco doente, mas desde que foi capaz de cuspir o sangue extravasado em seu peito, a cada dia que passava a expressão perdida aparecia com menos frequência em seu rosto. Recuperar suas memórias era apenas uma questão de tempo.
Yan Wushi via tudo, mas não dizia nada porque não tinha certeza do quanto Shen Qiao havia se lembrado. No entanto, ao que parece agora, Shen Qiao deve ter recuperado a maioria delas.
Shen Qiao não negou. Em vez disso, ele suspirou: “Por gerações sob líderes de seita, o Monte Xuandu nunca pôs os pés nos assuntos seculares. Portanto, permaneceu pacífico e estável, independentemente da alternância das dinastias lá fora. Basta pensar em Tao Hongjing: apesar de ser o artista marcial número um sob os Céus, com talento incomparável, apenas por causa de seu envolvimento em assuntos políticos, toda a Seita Shangqing do Monte Mao caiu em ruínas após sua morte, com seus discípulos espalhando-se por toda parte. O que Yu Ai está tentando fazer?”
Yan Wushi ergueu as sobrancelhas. “Então é isso o que Qi Fengge te ensinou? Em que sua maneira de pensar é diferente de uma tartaruga se recusando a sair de sua carapaça? Se ele está sozinho, então é bom que se preocupe apenas com sua própria moralidade. Como Líder de uma seita, no entanto, não apenas não estava se esforçando para progredir, como também entregou-se a tal pessimismo que levou sua seita à reclusão. Se isso continuasse, como o Monte Xuandu poderia manter sua posição como a seita taoísta número um sob os Céus? Acho que aquele seu irmão marcial júnior, que agora é o Líder substituto da seita, é na verdade muito mais lúcido do que você.”
A reputação e a posição do Monte Xuandu como “a seita taoísta número um sob os Céus” eram inseparáveis de suas gerações de esforços e gerenciamento. Todas as gerações sucessivas de líderes da seita levaram a cabo a ideologia taoísta de quietismo e inação. Eles estavam determinados a continuar retirando-se da sociedade até o fim e absolutamente não se envolveriam com o estado das coisas do mundo. Mesmo Qi Fengge, o melhor artista marcial de sua época, não foi exceção.
Mais tarde, depois que Shen Qiao assumiu a posição de líder da seita, ele trouxe esse tipo de moderação ao seu máximo. As pessoas ao redor do mundo não sabiam muito além do fato de que o Monte Xuandu tinha um novo Líder de Seita cujo sobrenome era Shen. Portanto, embora Shen Qiao estivesse seguindo Yan Wushi para todos os lugares, quase ninguém o reconhecia.
Yan Wushi era uma pessoa extravagante e egoísta por natureza, que agia apenas quando queria, então não foi uma surpresa para ele desprezar essa maneira de lidar com as coisas.
Shen Qiao não ficou com raiva depois de ouvi-lo. Ele apenas disse: “Eu quero encontrar uma chance de subir a montanha hoje à noite e ter uma conversa com Yu Ai cara a cara. Não tenho certeza se o Mestre de Seita Yan quer vir comigo. Ou você prefere me esperar aqui embaixo?”
Yan Wushi perguntou: “Por que você não espera até a Conferência Taoísta do Terraço de Jade, e então questiona Yu Ai na frente de todos sobre retomar a posição de líder da seita que deveria ser sua?”
Shen Qiao balançou a cabeça. “Nesse caso, a reputação do Monte Xuandu seria inevitavelmente muito afetada. Receio que haja outras histórias por trás disso. Eu preciso perguntar a Yu Ai primeiro, para que possa ficar claro o que aconteceu.”
Yan Wushi não era a favor nem contra. “Oh, então você pode ir e perguntar.”
Com seu prestígio inspirador como a seita taoísta número um sob os Céus, poucas pessoas ousavam forçar seu caminho até o Monte Xuandu sozinhas. No entanto, Yan Wushi disse isso de uma maneira tão casual, como se dissesse que comeria mais uma tigela de arroz hoje — ele disse sem nem mesmo pensar a respeito, não levando o assunto a sério.
Ele tinha uma expressão descuidada no rosto. Quando seus dedos deslizaram sobre a borda do prato, as ervilhas fritas espalhadas imediatamente se amontoaram em três camadas bem organizadas, com exatamente a mesma quantidade de ervilhas em cada uma. Usando apenas seu qi interno para controlar os itens pelo ar, essa habilidade sozinha já havia atingido um estado soberbo ou até mesmo assustador.
Desde o reaparecimento do Soberano Demoníaco no mundo pugilista, apenas sua luta com Kunye era de fato bem conhecida. Simplesmente porque Kunye havia derrotado Shen Qiao antes; como uma pessoa que havia esmagado Kunye, os rumores já haviam tornado Yan Wushi alguém milagroso, embora apenas alguns tenham realmente testemunhado o estado atual de suas artes marciais.
O que as pessoas pensariam se o vissem usando artes marciais que poderiam facilmente arrancar a cabeça de uma pessoa para empilhar ervilhas fritas?
Ele perguntou a Shen Qiao: “Neste momento, seu poder marcial provavelmente não é mais do que trinta por cento do que era em seu auge; você pode subir sozinho?”
Shen Qiao respondeu: “Há um pequeno caminho ao longo do penhasco na parte de trás da montanha. O terreno lá é íngreme e ninguém está guardando-o. Ele usa matrizes como barreiras de proteção. Se forasteiros precipitadamente atacarem sem saber, eles apenas ficarão confusos e desorientados e poderão até cair do penhasco. Não importa o quão habilidosos sejam nas artes marciais, será inútil.”
Yan Wushi estava indiferente e a princípio só iria para assistir, mas depois de ouvir isso, ele realmente ficou um pouco mais interessado. “Nesse caso, eu tenho que ir ver.”
※
A noite caiu. A outrora animada cidade de Xuandu acalmou-se, afundando-se gradualmente na terra adormecida sob o céu estrelado.
Não parecia haver nenhum padrão entre as rotas que Shen Qiao fez para subir a montanha. Às vezes ele virava aqui e ali, enquanto outras vezes evitava intencionalmente alguns degraus de pedra fáceis de andar e subia a ladeira íngreme na lateral. Tudo porque esses caminhos e plantas e pedras já estavam integrados às Matrizes de Adivinhação. Se alguém que não tivesse conhecimento dos meandros andasse por aqui, provavelmente seria pego — se não por cair nas armadilhas diretamente, pelo menos disparando os alarmes e sendo detectado pelos discípulos do Monte Xuandu.
Fosse a conversa entre Yu Ai e Shen Qiao ou os rancores internos do Monte Xuandu, Yan Wushi não tinha interesse em nenhum deles. Ele estava interessado, na verdade, nos arranjos escondidos ao longo do caminho. Ele seguiu Shen Qiao à distância, cuidadosamente observando o caminho que Shen Qiao escolhia enquanto refletia sobre si mesmo, algo que considerava uma forma de se divertir.
Eles caminharam assim por cerca de duas horas — na verdade, ele deveria ser grato a Shen Qiao, pois graças a ele, embora mal tenha recuperado trinta por cento de seu poder marcial, puderam chegar ao topo da montanha em tão pouco tempo.
O monte Xuandu era alto e íngreme, e era muito mais frio no topo da montanha do que em seu sopé. Tanto quanto os olhos podiam ver, havia muitos templos e salões taoístas localizados lá, com camadas sobre camadas. Dentro da névoa serena, eles pareciam frios e solitários — um sentimento que espelhava a pureza sobrenatural e imaculada do Dao.
Shen Qiao cresceu aqui quando criança e há muito se acostumara com a paisagem. Ao revisitar seus antigos esconderijos desta vez, no entanto, ele não sentiu o menor calor por dentro. Em vez disso, era como se pedras estivessem empilhadas dentro de seu peito; ele só gostaria de poder dar um longo suspiro.
Mas ele não teve tempo de suspirar. Usando a floresta como cobertura, ele pegou uma pequena trilha e foi diretamente para um edifício de dois andares.
Ele parou antes mesmo de chegar perto do edifício. Olhando de longe, ficou um tanto surpreso em seu coração.
O lugar se chamava Pavilhão Yuxu. Era a residência dos líderes da seita nas últimas gerações. Originalmente, era ele quem morava lá.
Depois de cair do penhasco, Yu Ai assumiu o Monte Xuandu como o Líder de Seita substituto. Pelas ações de alto nível do Monte Xuandu hoje em dia, não era difícil distinguir a ambição e as intenções de Yu Ai. Portanto, Shen Qiao pensou que ele definitivamente faria do Pavilhão Yuxu sua residência.
Mas quando ele veio verificar, as portas do pavilhão estavam bem fechadas. Também não havia luz de velas, então presumivelmente ninguém estava morando lá. Será que Yu Ai queria esperar até a retificação de seu nome na Conferência Taoísta do Terraço de Jade antes de se mudar?
Shen Qiao ponderou por um momento, pensando que, como não havia ninguém dentro do Pavilhão Yuxu, ele deveria dar uma olhada em onde Yu Ai originalmente residia.
Logo depois que a ideia surgiu em sua mente, parecia haver uma figura caminhando em direção ao Pavilhão Yuxu à distância, com suas roupas penduradas sobre os ombros e uma vela na mão.
A figura parecia bastante familiar, mas a visão de Shen Qiao estava muito pior do que originalmente era, então ele não se atreveu a verificar. Ele teve que assistir com atenção por um longo tempo com as sobrancelhas franzidas antes de finalmente confirmar que a pessoa era, muito provavelmente, seu irmão marcial júnior, Yu Ai.
Era uma noite fria e calma, e os edifícios daqui eram principalmente lugares tranquilos, usados por seus líderes de seita para o cultivo, de modo que pessoal diverso não tinha permissão para entrar de qualquer maneira. Uma vez que também eram protegidos pelos arranjos da matriz, os discípulos normais não conseguiam encontrar o caminho para nenhum deles — na verdade, era um tanto conveniente para Shen Qiao se mover.
Um momento depois, ele decidiu aproximar-se e verificar a real situação primeiro.
Yu Ai entrou no Pavilhão Yuxu segurando uma vela na mão. Logo, Shen Qiao viu uma luz fraca através da janela sendo acesa em uma sala no segundo andar.
Esse era o quarto exato em que ele morava antes.
Acontece que Shen Qiao superestimou seu poder marcial atual e subestimou a habilidade de Yu Ai. Ele tinha acabado de aproximar-se um pouco mais quando uma voz soou em seus ouvidos: “Qual amigo decidiu visitar sem ser convidado?”
A voz veio do distante Pavilhão Yuxu, e ainda assim parecia que tinha explodido bem perto dos ouvidos de Shen Qiao. Seu ouvido zumbiu. Uma dor surda imediatamente explodiu em seu peito. Ele foi forçado a dar três passos para trás, sabendo em seu coração que era porque a pessoa havia usado o qi interno ao transmitir o som.
“Irmão mais novo Yu, sou eu.” Ele se recompôs e deu uma resposta.
Ele sabia que Yu Ai poderia ouvi-lo.
Assim como esperava, no momento seguinte, um leve som saiu do Pavilhão Yuxu, enquanto a figura de um homem já havia aparecido em sua frente.
“Irmão mais velho, o Líder da Seita?!”
Havia surpresa em sua voz, mas também havia uma felicidade que Shen Qiao não esperava.
Era como se Yu Ai estivesse surpreso com sua aparição; ele também estava ansioso por isso do fundo de seu coração.
ᘛ ⋅ ※ ⋅ ᘚ
[1] Às vezes eles irão referir-se à Seita do Monte Xuandu apenas como “Monte Xuandu”, nesse caso, deixaremos em maiúsculo para diferenciar de quando eles propriamente falam do monte/montanha.
[2] Congee é um prato clássico chinês, normalmente preparado para um pequeno almoço, que consiste basicamente numa papa de arroz cozinhada com carne, peixe ou vegetais e condimentos. Normalmente é servido com pequenos fritos. Fonte: Wikipédia.
[3] Kuaizi: vulgo “pauzinhos” ou “hashi” em japonês.