Mil Outonos - Capítulo 16
ᘛ ⋅ ※ ⋅ ᘚ
Capítulo 16
Por que devo desperdiçar meu fôlego?
Com a presença de Yan Wushi, eles não precisariam mais pegar as estradas oficiais, que eram mais seguras. Pegando um atalho, em vez de passar por Chang’an, Yan Wushi foi direto para o sul para a prefeitura de Luo, em direção às cidades de Yu e Sui de lá.
Essa estrada encurtou muito a distância, mas como esses lugares ficavam próximos à fronteira entre Qi e Zhou, eles não eram muito pacíficos. Desde os desastres do final do ano passado, as terras afetadas pela seca expandiram-se por milhares de quilômetros, e todos os lugares ficaram repletos de refugiados correndo em direção aos depósitos de comida próximos. Yan Wushi não precisava andar de carruagem, então nem mesmo alugou uma. Ele simplesmente seguiu em frente sozinho, com uma atitude muito de “se você pode acompanhar, então o faça, se não pode, ainda terá que fazê-lo”.
Eles viajaram assim por vários dias, com uma pessoa seguindo a outra. Quando estavam prestes a entrar na capital de Xiang, eles encontraram um grupo de refugiados fora da cidade.
Essas pessoas eram originalmente da província de Guang. Por causa da fome ali, eles tiveram que caminhar milhares de quilômetros até a província mais rica de Xiang. No entanto, quem teria pensado que não só o Inspetor Regional aqui se recusara a abrir o portão da cidade para eles, como até ordenou que soldados ficassem rigorosamente em guarda? Não permitindo nem sequer um refugiado entrar na cidade. Os refugiados não tinham forças para tentar a sorte no próximo lugar, então tiveram que parar e estabelecer-se no local — praticamente esperando sua morte lenta.
Do ponto de vista do governo regional, era totalmente compreensível que o Inspetor Regional da prefeitura de Xiang o fizesse, porque a quantidade de alimentos em uma cidade era limitada. Se ele deixasse os refugiados entrarem, ele teria que ser responsável por acomodá-los. Mas essas pessoas deveriam estar sob a jurisdição de outras regiões. Ao fazer isso, apenas aumentaria a pressão em sua própria prefeitura. Os moradores locais acabariam sendo prejudicados no dia em que a prefeitura de Xiang não tivesse mais comida suficiente. Hoje em dia, o Imperador de Qi, Gao Wei, estava ocupado em busca de prazer e não tinha vontade de administrar os assuntos nacionais. Antes que o alimento alocado pela Corte Imperial pudesse chegar ao seu destino, ele já havia sido exaurido por camadas de corrupção.
A prefeitura de Xiang ficava muito perto do Monte Xuandu. Se alguém viajasse para o sudoeste por mais alguns dias, eles chegariam ao Monte Xuandu, que também ficava próximo à prefeitura de Mian.
Quanto mais perto estavam do Monte Xuandu, melhor parecia ficar o humor de Yan Wushi.
Ele até diminuiu o passo para esperar Shen Qiao alcançá-lo, enquanto ficava bastante interessado em apontar os pontos turísticos e as culturas locais para ele. À primeira vista, as pessoas que não sabiam de seu relacionamento, provavelmente pensariam que eram dois velhos amigos viajando juntos.
Ele disse a Shen Qiao: “No período dos Reinos Combatentes, a prefeitura de Xiang pertencia a Chu, portanto, manteve muito da cultura Chu. O local poderia ser considerado uma terra populosa e rica, mas infelizmente Gao Wei não está com vontade de operá-la. Os cuidados meticulosos das várias gerações da família Gao provavelmente declinarão em suas mãos.”
Yan Wushi obviamente não tinha nenhum respeito pelo Imperador de Qi: ele dirigiu-se a ele diretamente pelo nome no momento em que abriu a boca.
Shen Qiao semicerrou os olhos. Ele vagamente viu algumas pessoas reunindo-se fora da cidade — a maioria dos quais eram idosos, crianças e mulheres. Felizmente, o tempo ainda não estava muito quente. Caso contrário, provavelmente haveria um grande surto de pestilência por causa disso. Ele não pôde deixar de balançar a cabeça e suspirou: “Tantas dificuldades na vida de um camponês!”
Yan Wushi comentou indiferente: “Na verdade, essas cenas podem ser encontradas em outros países também. Desde a Revolta dos Cinco Bárbaros no final da Dinastia Jin Ocidental, todas as partes têm se envolvido em lutas por poder, com incontáveis derramamentos de sangue e vidas lançadas umas contra as outras. Esse tipo de fome aparece todos os anos, especialmente nas fronteiras. Para evitar responsabilidades e desviar a pressão, cada país está ansioso por empurrar os refugiados para outros. Com a chegada de um ano próspero, eles declarariam guerras e anexariam as cidades dos países vizinhos. Esses motins ocorrem com frequência dentro dos países e os poderes políticos alternam-se facilmente, mudando o nome oficial do país a cada poucos anos. Então, é claro, ninguém realmente se preocupa em governar um país, e Qi do Norte ainda mais em comparação com os outros.”
Shen Qiao respondeu: “Mas ouvi dizer que o Mestre de Seita Yan detém algum tipo de alta posição oficial em Zhou do Norte e seu Imperador depende muito de você. Suponho que em seu coração, você deve pensar que Zhou do Norte tem mais probabilidade de unificar o mundo?”
Com as mãos cruzadas atrás das costas, Yan Wushi disse lentamente: “Nunca há muito o que escolher entre os imperadores, sejam os sábios ou os incapazes. A única diferença é que alguns são capazes de conter seus desejos, enquanto outros não podem ou não querem. Mesmo que Yuwen Yong seja viciado em guerra e matança, ele baniu o budismo e o taoísmo e também não gosta do confucionismo. Ele não se inclina para nenhuma das partes, então não há muitas opções para ele. Também preciso de sua ajuda para unificar as três seitas. A família Yuwen se estabeleceu nas Planícies Centrais há muitos anos. Mesmo que seus ancestrais sejam o povo Xianbei, eles foram sinicizados há muito tempo. Todos os sistemas da Dinastia Zhou são iguais aos sistemas Han. Como Imperador, ele não é necessariamente inferior ao de Chen do Sul.”
Depois de tantos dias, com base em boatos, Shen Qiao tinha mais ou menos uma compreensão geral dos poderes deste mundo.
O Mestre Zen Xueting, que tentou impedir Yan Wushi naquela noite no Mosteiro Além das Nuvens, também apoiava Zhou do Norte. Mas ele estava apoiando o ex-Imperador regente, Yuwen Hu, em vez de seu atual imperador, Yuwen Yong.
O Mestre Zen Xueting já foi discípulo da Seita Tiantai. Ele era o irmão marcial do atual Mestre da seita, Fayi. No entanto, a posição original da própria Seita Tiantai tendia mais para Chen do Sul. Este assunto estava relacionado à turbulência interna dentro da seita e narrá-lo levaria à outra longa história.
Depois que Yuwen Yong reivindicou o poder que deveria ter sido seu, a fim de remover os resquícios da influência de Yuwen Hu, era impossível que ele continuasse a colocar a escola budista em uma posição importante. Portanto, hoje em dia, Xueting e seus discípulos estavam na verdade em uma posição um tanto estranha em Zhou do Norte. Eles não perderam completamente sua reputação, mas enquanto Yuwen Yong estivesse no trono, Mestre Zen Xueting não seria capaz de recuperar sua honra e glória do passado.
Para Yuwen Yong, cada uma das três escolas tinha suas próprias demandas. Uma vez envolvido com eles, sua própria administração inevitavelmente traria a cor de uma das escolas. Isso era algo que ele, um imperador com um forte senso de autonomia, detestava ver. Em comparação, embora a Seita da Lua Purificadora também tivesse seu próprio objetivo, eles eram obviamente melhores parceiros para trabalhar do que os outros; eles não exigiriam que Yuwen Yong promovesse a doutrina de uma certa escola, nem influenciaria sua maneira de pensar.
Os dois conversavam enquanto caminhavam em direção ao portão da cidade.
Pessoas comuns ou mercadores viajantes frequentemente precisavam encontrar companheiros para viajar junto como proteção contra o assédio dos refugiados. Seria melhor ter um guarda do sexo masculino no grupo, porque refugiados extremamente famintos tinham a capacidade de se transformar em bandidos. Quando percebessem que não adiantava mendigar, eles começariam a roubar. Nas situações mais desesperadoras, se uma mulher ou criança bonita caísse nas mãos dos refugiados, eles não apenas perderiam a castidade, como também poderiam acabar em panelas como ensopado de carne.
Sob tal circunstância, Yan Wushi e Shen Qiao tornaram-se uma combinação bastante peculiar e notável.
Um deles estava de mãos vazias enquanto o outro sustentava-se com uma vara de bambu, parecendo ter acabado de se recuperar de uma doença grave. Eles não pareciam viajantes comuns, não importa o quê.
De vez em quando, refugiados nas laterais os encaravam com olhares de desejo. Pode-se dizer à primeira vista que Yan Wushi não é alguém com quem se possa brincar. Os refugiados não se atreveram a caminhar até ele para implorar por favores, então eles só puderam recorrer ao aparentemente brando e tranquilo Shen Qiao.
Entre eles estavam um marido e uma esposa, arrastando três ou quatro filhos enquanto caminhavam pela estrada. Eles eram praticamente nada além de ossos, e dificilmente se poderia dizer se ainda eram humanos. Eles pareciam mais bonecos ou zumbis — até suas expressões pareciam mortas. O filho mais velho tinha apenas seis ou sete anos, e o mais novo tinha no máximo dois ou três. Ele estava cambaleando, mas seus pais não tinham forças para carregá-lo. Portanto, ele apenas agarrou a ponta das roupas da mãe e seguiu atrás, tremendo enquanto andava.
Se a situação continuasse assim, o filho mais novo seria o primeiro a ser trocado pelos filhos de outras famílias para aumentar a ração dos pais. Ou talvez ele fosse cozido e comido diretamente por seus pais. Para as pessoas que viviam em tempos de guerra, quando as circunstâncias mais desesperadoras surgiam, até mesmo as relações de sangue e o amor familiar poderiam ser deixados de lado em prol da sobrevivência.
Vendo Shen Qiao passar, o casal imediatamente ajoelhou-se para implorar por um pouco de comida. Shen Qiao pensou por um momento, então mexeu em seu peito. Ele pegou uma panqueca embrulhada em papel manteiga e entregou ao filho mais novo.
O casal entrou em êxtase. Eles prostraram-se e agradeceram-lhe repetidas vezes. O marido tirou a panqueca diretamente da criança e imediatamente deu uma grande mordida. Vendo sua esposa e todos os filhos olhando-o ansiosos, após um longo período de hesitação, ele finalmente quebrou um pequeno pedaço e relutantemente o deu para sua esposa.
A esposa não comeu a panqueca sozinha depois de tomá-la. Em vez disso, ela o quebrou em alguns pedaços com o máximo cuidado e cautela, como se estivesse segurando uma espécie de tesouro, antes de distribuí-los para as crianças.
A panqueca não era grande e foi devorada após alguns goles. Outros refugiados do lado ficaram com inveja depois de ver isso. Todos eles olharam cobiçosamente para Shen Qiao.
O marido implorou a Shen Qiao: “As crianças estão morrendo de fome há muitos dias. Este nobre senhor poderia nos conceder mais uma panqueca para que possamos ir à cidade?”
Mas Shen Qiao recusou: “Eu também não sou rico. Eu só trouxe dois comigo. Depois de dar um para você, eu tenho que manter um para mim também.”
Depois de saber que Shen Qiao ainda tinha comida com ele, a expressão do marido mudou imediatamente. Quando ele viu que não havia luzes nos olhos de Shen Qiao e como ele tinha que se apoiar em uma vara de bambu, um pensamento perverso brotou em seu coração. Ele jogou-se em Shen Qiao.
Quem poderia imaginar que antes que pudesse tocar a manga da outra pessoa, ele já estaria voando na direção oposta? — ele caiu com força no chão, soltando um grito miserável.
Quanto a Shen Qiao, ele ainda parecia totalmente doente e fraco como antes. Ninguém poderia dizer que ele acabara de mandar alguém voar.
Aparentemente, ele nunca esperou que seu altruísmo momentâneo levasse a tal resultado. Ele olhou para a esposa e os filhos do homem. Eles já haviam se reunido em um amontoado de medo.
Depois de testemunhar essa cena, os outros refugiados inquietos naturalmente não ousaram agir tão precipitadamente.
O homem lutou para ficar de pé. Ele não implorou por misericórdia, mas, em vez disso, amaldiçoou: “Se você pode me bater até a morte, faça isso! Pessoas como você são as mais hipócritas. Você só quer trocar sua caridade por nossas reverências e gratidão, não é? Então por que você não nos salva até o fim? Você claramente tem mais uma panqueca, por que não a tira então?! Se você não queria, simplesmente não começasse! Deixando-nos saborear a doçura, mas não nos deixando saciados — qual a diferença de nos matar?!”
Shen Qiao suspirou. Ele balançou a cabeça, virou-se e saiu sem dizer uma palavra.
Todo esse tempo, Yan Wushi estivera em um lugar nem muito longe nem muito perto dele, observando-o com olhos frios e as mãos cruzadas atrás das costas. Ele não interferiu nem foi embora. Era como se ele estivesse esperando por Shen Qiao com um leve sorriso no rosto.
Por causa da habilidade que Shen Qiao acabara de revelar, embora os outros soubessem que havia comida consigo, só puderam observá-lo ir embora.
Yan Wushi esperou até que ele se aproximasse antes de dizer: “’Uma xícara de arroz é gentileza, mas um picul[1] de arroz leva à inimizade’[2], Você já ouviu esse ditado antes?”
Shen Qiao suspirou. “Isso foi imprudente de minha parte. Muitas pessoas estão sofrendo. É impossível para mim salvar todos elas sozinho.”
Yan Wushi satirizou: “Mesmo o pai não se preocupa mais com a vida de seus filhos, mas você realmente foi ajudá-lo a cuidar deles. O Líder de Seita Shen certamente tem o coração com grande amor[3], mas, infelizmente, a natureza humana e os desejos são um poço sem fundo que não pode ser preenchido. Ele nunca vai entender sua bondade. Se você não tivesse sido capaz de se defender hoje, você já teria sido cozido em um ensopado de carne.”
Shen Qiao pensou sobre isso seriamente: “Se eu não tivesse sido capaz de me defender hoje, não teria escolhido esse caminho. Prefiro desviar e caminhar um pouco mais para evitar lugares com refugiados. É da natureza humana buscar vantagens e evitar desvantagens. Não sou um santo e, portanto, não sou exceção. Só que não consigo controlar meu coração ao ver as pessoas sofrendo.”
Ele escolheu o que era bom e agarrou-se a isso, enquanto Yan Wushi acreditava que os humanos eram inerentemente maus. Eles não puderam chegar a um acordo, pois suas crenças diferiam desde o início. Era verdade que Yan Wushi poderia ter matado Shen Qiao em termos de força marcial, mas mesmo se agarrasse o pescoço de Shen Qiao, ele não poderia ter mudado a maneira dele pensar.
Com este pequeno episódio, a atmosfera tensa entre eles, que finalmente tinha se acalmado, estava totalmente de volta.
“Senhor!”
Uma voz baixa e fraca veio de trás.
Shen Qiao virou-se, mas tudo o que viu foi uma figura vaga. Era pequena e magra — uma figura que provavelmente pertencia a uma criança.
A criança correu e ajoelhou-se diante dele, curvando-se três vezes com seriedade. “Senhor, muito obrigada por nos conceder a panqueca. Papai foi rude com você, eu… eu só posso te dar uma reverência! Uma grande pessoa como você também deve ser generosa. Por favor, não se importe com ele!”
Como ele poderia se preocupar com isso quando era uma criança? Shen Qiao deixou escapar um suspiro e deu um passo à frente para ajudá-lo a se levantar. “Eu não levei isso a sério. Ouvi dizer que dentro de alguns dias será o aniversário de Buda. As pessoas na capital de Xiang adoram Buda. Nessa data, eles montarão barracas de caridade para distribuir mingau e também deixarão uma certa quantidade de refugiados entrar na cidade. Você ainda tem uma chance mínima de sobrevivência.”
Os olhos do menino brilharam. Ele fez uma mesura repetidamente: “Obrigado por me contar, senhor. Se houver uma chance no futuro, eu definitivamente o recompensarei. Vou fazer uma tábua de longevidade[4] para você!”
Shen Qiao afagou sua cabeça e respondeu gentilmente: “Não há necessidade disso. Você cuide bem de sua mãe e de seus irmãos mais novos.”
O menino balançou a cabeça vigorosamente. Então ele sussurrou: “Você pode ficar tranquilo. Na verdade, não comi a panqueca que mamãe me deu. Eu secretamente a passei para minha irmãzinha!”
Shen Qiao ficou triste ao ouvi-lo e suspirou internamente com o quão atencioso o menino era. Depois de pensar um pouco, decidiu apalpar o peito e tirar a última panqueca. Ele o entregou ao menino. “Leve isso de volta para comer. Não deixe seu pai descobrir.”
A criança estava desnutrida e doente de fome, mas com uma força que veio do nada, ela recusou-se a aceitar, não importa o quê. No final, Shen Qiao teve que forçá-lo em suas mãos. “Se você continuar a recusar, haverá mais problemas quando outras pessoas virem.”
A essa altura, o menino não teve escolha a não ser aceitar. Ele então ajoelhou-se e fez uma reverência a Shen Qiao novamente, insistindo: “Senhor, por favor, diga-me seu nome!”
“Meu nome é Shen Qiao.”
“Shen Qiao…” A criança repetiu algumas vezes. Ele provavelmente confundiu a palavra “Qiao” com alguma outra palavra com outro significado, mas Shen Qiao não o enfatizou ou corrigiu especificamente.
O menino saiu, olhando para trás várias vezes após cada passo.
Yan Wushi disse: “Está ficando tarde, vamos entrar na cidade logo.”
Shen Qiao ficou um pouco surpreso ao ver Yan Wushi não o satirizando dessa vez. Ele riu: “Você não vai dizer nada?”
Yan Wushi respondeu friamente: “Certo alguém gosta de fazer coisas estúpidas e não vai ouvir, mesmo que eu o diga. Por que eu deveria perder meu fôlego então?”
Shen Qiao simplesmente sorriu ao tocar o nariz, mas não comentou uma palavra.
Era verdade que havia muita malícia neste mundo, mas ele não queria negar a existência da bondade e boa vontade apenas por causa da malícia.
Mesmo por apenas um pouco de gentileza, ele sentiu que valera a pena trocar a panqueca por ela.
ᘛ ⋅ ※ ⋅ ᘚ
[1] Picul é uma unidade de peso usada na China, Japão e sudeste da Ásia. Um picul equivale a aproximadamente 60 quilos.
[2] Uma xícara de arroz é gentileza, mas um picul de arroz leva à inimizade (斗米恩升米仇): significa que se você der às pessoas um pequeno benefício, elas ficarão gratas, mas se você der muito, elas ficarão com ciúmes e odiarão você.
[3] Grande amor (大爱/da ai): um amor universal para com todos no mundo.
[4] Tábua de longevidade (长生牌位/changsheng paiwei): tábuas espirituais são geralmente colocadas para adorar e lembrar os mortos, mas este tipo, em específico, é configurada para uma pessoa viva, desejando-lhe uma vida longa.