Mil Outonos - Capítulo 06
ᘛ ⋅ ※ ⋅ ᘚ
Capítulo 06
Três hambúrgueres de carne de burro
Mais de duzentos anos se passaram desde a migração do povo Jin para o sul. Após a Revolta dos Cinco Bárbaros, a distribuição do território do norte gradualmente se estabeleceu.
Os dois países, Qi e Zhou, ocuparam as regiões leste e oeste, respectivamente. O Imperador de Qi, Gao Wei, era um homem bastante insensato, cuja negligência em relação aos assuntos nacionais fez com que o Qi do Norte declinasse gradualmente em poder, com refugiados espalhados por todo o país. Ao mesmo tempo, Zhou do Norte tornara-se mais próspero dia após dia sob a liderança de seu Imperador, Yuwen Yong, aumentando sua estabilidade e riqueza também.
Havia uma grande distância do distrito de Funing até o país de Zhou, com muitos refugiados ao longo do caminho. Se alguém pusesse o pé na estrada sem estar totalmente preparado, pensaria que certamente essa era a definição de “os Céus e a Terra não respondem a nenhuma oração”.
Qi do Norte estava passando por uma seca severa desde o ano passado. Não houve muita neve mesmo no inverno, prolongando a seca do ano anterior para este. Refugiados podiam ser vistos em todos os lugares ao longo da estrada que se estendia para o sul da cidade de Ye até a fronteira de Chen. Dizia-se que em alguns lugares as pessoas até começaram a trocar crianças para comer. Depois de meditar sobre isso em sua mente, Shen Qiao sentiu que provavelmente seria o primeiro a ser capturado e jogado em uma panela se a situação se tornasse canibal, devido à sua visão deficiente e falta de habilidade de luta.
Como o distrito de Funing estava localizado na região norte e era relativamente perto da cidade de Ye, não houve desastres graves nas proximidades e a situação era comparativamente estável, apesar da falta de chuva durante o ano passado. A cidade do distrito era bastante grande e a feira do templo estava em andamento, tornando a cidade extremamente animada com muitas pessoas indo e vindo.
Os dois países de Qi e Zhou estavam ambos localizados no norte, e os costumes Xianbei prevaleceram em seus primeiros anos. Depois de um longo período, os costumes foram gradativamente sinicizados e, como resultado, suas roupas e acessórios incorporaram elementos Xianbei ao estilo sofisticado do povo Han. A nobreza da classe alta buscava trajes elegantes e requintados, por isso suas roupas eram frequentemente adornadas com longas fitas nas laterais que balançavam ao vento e pérolas e jades pendentes que chocalhavam quando se caminhava. Esse tipo de busca também influenciou as massas, de modo que membros de famílias ricas também usavam vestidos longos que chegavam ao chão, enquanto alguns usavam chapéus e vestidos esvoaçantes que imitavam designs estrangeiros. Durante a feira do templo, essa variedade de padrões de roupas pintara a imagem de uma “Pequena Capital” nesta cidade do distrito de Funing.
O Templo do Duque Jiang, onde a feira do templo era realizada, foi construído posteriormente em respeito a ninguém menos que o Duque Tai, Jiang Shang[1]. O templo original do Duque Jiang ficava na parte sul da cidade. Diz-se que foi construído pela primeira vez durante a Dinastia Han, no entanto, após os danos causados pela guerra, ela caiu completamente em desuso, sem nada além de uma concha dilapidada; nem mesmo a estátua do Duque Jiang foi encontrada. Este templo vazio e pobre tornou-se então um abrigo para mendigos e indigentes.
Recentemente, um novo membro juntou-se ao grupo de pessoas que mora aqui, um homem chamado Chen Gong.
Durante o dia, ele trabalhava como temporário em uma loja de arroz na cidade, carregando e descarregando sacos e fazendo outros trabalhos manuais desse tipo. Como o salário era baixo, ele não estava disposto a gastar tudo com aluguel, então voltava a este templo miserável à noite — uma vida bastante livre e agradável para ele. A única coisa era que havia dois outros mendigos morando no templo, tornando-o impróprio como uma habitação de longo prazo; ele tinha que carregar seu dinheiro consigo o tempo todo e até mesmo cuidar de sua comida, para que não fossem roubados quando ele baixasse a guarda.
Quando ele voltou naquela noite, imediatamente notou uma pessoa extra dentro do templo gasto.
Um homem com um manto branco acinzentado estava sentado lá.
Chen Gong subconscientemente franziu a testa no início. O espaço no templo gasto era bastante limitado. Com mais uma pessoa aqui, era como se outra parte de seu território fosse tirada.
Então ele percebeu que a pessoa tinha algo embrulhado em papel nas mãos. Ele estava comendo devagar, uma mordida de cada vez, com a cabeça baixa. Um cheiro saboroso exalou do embrulho de papel.
Era o cheiro atraente de hambúrgueres de carne de burro. Ele poderia dizer com uma simples fungada. Quando seu pai ainda estava vivo, Chen Gong os havia comido algumas vezes. Mas depois que seu pai faleceu, sua madrasta juntou forças com seus próprios filhos e expulsou-o de casa. Quanto aos poucos cobres[2] que ganhava todos os dias carregando sacos de arroz, ele já odiava o fato de que cortá-los ao meio não poderia dobrar seu valor, como ele poderia se dar ao luxo de comer algo assim?
Em um segundo olhar, Chen Gong viu outro embrulho de papel ao lado da pessoa.
Isso significava que ainda havia mais um hambúrguer de carne de burro.
Chen Gong não foi o único que percebeu, os outros dois mendigos também apareceram, pois um deles já estava gritando: “Ei! Você já nos perguntou sobre morar aqui? Este templo é pequeno demais para tantas pessoas. Apresse-se e saia!”
Chen Gong sabia que eles estavam começando uma briga com ele de propósito. Sem dizer nada, ele caminhou direto para o local onde costumava dormir e começou a recolher a pilha de palha, enquanto suas orelhas permaneciam em pé e seu olhar fixava-se no hambúrguer de burro com o canto dos olhos.
O homem de manto cinza disse gentilmente: “Eu também não tenho para onde ir. Vendo que este lugar ainda tinha espaço, pensei em entrar para descansar. Se este irmão pudesse gentilmente me fazer esse favor, eu ficaria profundamente grato.”
O mendigo disse: “Se você quiser descansar aqui, tudo bem. Basta nos dar tudo o que você tem!”
Chen Gong zombou com desdém: “Não preciso de seus pertences. Se você puder me pagar com comida, estarei disposto a manter aqueles dois longe do seu caso!”
O mendigo ficou furioso: “Élder Chen[3]. Não te fizemos nada, por que você não pode simplesmente ficar fora do nosso caminho!”
Chen Gong era bastante jovem. Com apenas dezesseis anos, ele não tinha uma estatura muito grande, mas sua flexibilidade e resistência eram notáveis, junto com uma força quase cruel que estava profundamente enraizada em sua medula óssea. Se não fosse por isso, ele não poderia ter ganhado vantagem como um recém-chegado, tomando o maior “território” dentro do templo.
“E daí? Só você tem permissão para falar e eu não?” Chen Gong respondeu preguiçosamente.
Mesmo que os dois fossem apenas mendigos, a verdade é que todos os mendigos da cidade se uniam para manter contato uns com os outros. Contando com o fato de que eram dois contra um, eles perceberam que talvez não fosse necessário se encolherem diante de Chen Gong.
O mendigo não se preocupou mais com Chen Gong. Em vez disso, ele levantou-se para pegar o hambúrguer de carne de burro do homem de manto cinza: “Chega de besteira! Apenas me dê tudo! Você quer ficar aqui? Bem, sou eu, seu veterano Lai, quem decidirá isso!”
Mas antes que sua mão pudesse tocar a comida, alguém já o agarrara pelo pulso. O mendigo explodiu de raiva: “Élder Chen! Você está metendo o nariz nos negócios das outras pessoas de novo! Está querendo comer um pouco também?”
Chen Gong rapidamente pegou o hambúrguer de carne de burro: “Sim. Eu também quero comer. Por que você não me perguntou?”
Logo depois de dizer essas palavras, ele rasgou o embrulho de papel e deu uma mordida, então disse triunfante: “Já é minha sobra. Você ainda quer isso?”
O mendigo jogou-se em Chen Gong e este prontamente enfiou o embrulho de papel em suas roupas. Os dois lutaram um com o outro. O outro mendigo também se juntou, mudando a cena de luta de duas pessoas para um trio. Chen Gong não era nem mais poderoso nem mais alto do que os outros dois, mas seu segredo para vencer lutas era que ele lutava às custas de sua vida — em outras palavras, de forma muito selvagem.
Depois de pisar impiedosamente no estômago de um dos mendigos, Chen Gong bateu palmas. Então, com as mãos nos quadris, ele cuspiu: “Já estou farto de vocês dois pegando no meu pé o tempo todo só porque vieram primeiro! Não pense que nunca percebi que você cuspia secretamente em minha comida antes! Você quer mais lutas? Então vamos! Não tenho nada a perder de qualquer maneira. Se o pior acontecer, a única coisa que tenho a perder é minha vida. Venha se tiver coragem!”
Essa imprudência era exatamente o que apavorava seu oponente. Depois de ouvir as palavras de Chen Gong, ele olhou para seu companheiro, que ainda estava esparramado no chão, incapaz de se levantar, e imediatamente se acovardou. Apoiando a cintura com as mãos, ele virou-se e imediatamente saiu correndo.
Vendo que seu companheiro já havia escapado, o outro mendigo também não se atreveu a continuar a luta. Ele cobriu o estômago com as mãos e levantou-se com uma torrente de gemidos de dor, fugindo em seguida desajeitadamente, com algumas ameaças como “seu idiota, espere por mim!”
Chen Gong tirou o hambúrguer de carne de burro que não tinha acabado de comer de dentro de suas roupas e deu outra mordida, então disse em perfeito contentamento: “Nada mal! Você comprou isso na loja Li na cidade do sul? A carne é realmente mastigável e ainda está quente. Quase queimou meu peito!”
Por causa dessa mordida na carne de burro, ele sentiu que tudo naquela luta de agora, valeu totalmente a pena. Em todo caso, aqueles dois já eram desagradáveis aos seus olhos há muito tempo. Seria ótimo se pudesse ter este lugar só para ele no futuro, apenas para aproveitar esta oportunidade que encontrou hoje.
Vendo que o homem de manto cinza não respondia, ele perguntou novamente: “Ei! Eu estava te fazendo uma pergunta. Você é burro?”
A outra pessoa ergueu a cabeça: “Já que você os expulsou, não tem medo de que voltem para se vingar?”
A essa altura, Chen Gong finalmente percebeu que parecia haver algum problema com os olhos da outra pessoa. Havia um olhar embaçado dentro deles, e quando o homem o olhou, parecia que seu foco estava em outro lugar.
Depois que seu olhar mudou para a vara de bambu ao lado da pessoa, de repente ficou claro para ele: Então ele não é burro, mas cego.
Com um estalo de sua língua, ele bufou: “Com medo? Nunca tive medo de nada! Basta olhar para eles! Do que eles podem ser capazes?”
Chen Gong olhou o homem de manto cinza de cima a baixo. Ele estava vestindo roupas rústicas, sem nada de raro no material ou no estilo; a única coisa nele que merecia um olhar era seu rosto.
Falando francamente, em vez de um sem-teto como ele, a pessoa se parecia mais com um estudioso viajante.
“Qual o seu nome? Você não parece alguém em apuros. Por que você veio aqui então? Mesmo os ratos não estão dispostos a cavar buracos neste lugar!”
O homem de manto cinza acenou com a cabeça em direção a ele com um sorriso: “Meu nome é Shen Qiao. Fiquei sem dinheiro devido à minha doença e fui forçado a buscar abrigo neste lugar por alguns dias. Voltarei para casa assim que economizar dinheiro suficiente para a viagem. Muito obrigado por afastar essas pessoas por mim agora. Posso saber como devo me dirigir a você?”
O que Yu Shengyan disse era apenas uma meia verdade, portanto ele não pôde acreditar em tudo. No entanto, não fosse pelo Monte Xuandu, Shen Qiao não teria outro lugar para onde recorrer. Por isso, depois de pensar algumas vezes, ele ainda decidiu ir primeiro ao Monte Xuandu para dar uma averiguada.
O Monte Xuandu estava localizado na fronteira entre o norte de Zhou e o sul de Chen. Para chegar lá, havia duas rotas: uma indo para o sul e virando para o nordeste depois de entrar no território de Chen do Sul, que era uma rota muito tortuosa; e outra que seguia diretamente para o sul, que era mais próxima e mais conveniente também.
Shen Qiao escolheu a última.
Embora o mundo estivesse um caos, já que o distrito de Funing não havia experimentado muitos desastres, permanecera um tanto pacífico e rico, uma terra pura que era difícil de encontrar em um mundo tão desordenado. Assim como Shen Qiao disse, ele não teve escolha a não ser se endireitar um pouco neste lugar devido ao fato de que agora estava sem um tostão.
Sua visão estava se recuperando bem devagar, mas pelo menos houve algum progresso. Durante o dia, quando havia quantidade adequada de luz, ele podia ver alguns contornos vagos. Em comparação com a escuridão de quando ele tinha acabado de acordar, já estava muito melhor.
Chen Gong sentou-se: “Do que você quiser. Meu nome de família é Chen e meu nome de batismo é Gong. Você pode apenas me chamar de Elder Chen. Acabei de comer um de seus hambúrgueres de carne de burro, o que pode ser considerado o seu pagamento por ficar aqui esta noite. Já que eu também o ajudei, afastando aqueles dois, a partir de amanhã é melhor você me dar um total de três hambúrgueres de carne de burro todo dia!”
Shen Qiao riu: “Claro.”
Vendo a rapidez com que concordou, Chen Gong ficou um pouco desconfiado: “Você não disse que já estava sem dinheiro? Então, onde você conseguiria dinheiro para comprar hambúrgueres de carne de burro?”
Shen Qiao respondeu: “Sempre posso ganhar mais!”
Chen Gong riu de suas palavras: “Você? Ouvi dizer que acadêmicos podem ser contadores ou escrever cartas para outras pessoas, mas como você pode escrever quando nem consegue ver? Você vai carregar sacos de arroz como eu? Eu estou lhe dizendo: três hambúrgueres de carne de burro, e nenhum a menos! Não pense que pode trapacear para sair dessa. Sinta-se à vontade para ir e perguntar por aí, você descobrirá que, embora eu, Élder Chen, não seja bom em mais nada, mesmo os demônios ficariam apavorados comigo quando se trata de luta! Se você não puder me dar três hambúrgueres amanhã, então saia e coma o vento!”
O temperamento de Shen Qiao era bom. Depois de ouvir Chen Gong falando assim, ele não só não ficou zangado, como até concordou com um sorriso.
O templo estava realmente em mau estado, com correntes de ar vazando de todos os lados e nenhuma das janelas em boas condições. Mas, felizmente, havia muitos pilares, além de vários altares que poderiam ser usados para bloquear o vento e algumas pilhas de feno e lenha que Chen Gong carregara e empilhara aqui — o primeiro era usado como um cobertor para afastar o vento e o último era queimado para se aquecer. Mas tudo isso era para uso pessoal. Agora, considerando que Shen Qiao estava disposto a “fazê-lo oferendas”, Chen Gong relutantemente poupou um pouco de seu feno e lenha para ele.
Vendo que Shen Qiao estava, para sua surpresa, totalmente preparado, mesmo trazendo consigo uma grossa peça de roupa velha para usar como cobertor, Chen Gong não pôde deixar de pigarrear.
Os dois mendigos não voltaram desde então, supostamente já tendo encontrado novos lugares para ficar. Sem um traço de educação, Chen Gong trouxe as roupas que eles usavam originalmente como cobertores. Ele as cheirou, mas exalavam um fedor azedo, então as jogou fora com os lábios franzidos, depois aproximou seu corpo do fogo.
No início, ele queria roubar as roupas de Shen Qiao também, mas depois de pensar duas vezes, sentiu que não seria tarde demais se esperasse para quando a outra pessoa não o trouxesse “oferendas” amanhã.
Tendo esse pensamento em sua mente, ele adormeceu involuntariamente.
Chen Gong acordou cedo na manhã seguinte, planejando trabalhar na loja de arroz como de costume.
Ele olhou ao redor, mas Shen Qiao já estava fora de vista, deixando para trás apenas a pilha de palha com a marca deixada por seu peso corporal e uma pilha de cinzas pretas que era o que restava da madeira queimada.
Chen Gong não se importou muito com isso e foi para a loja de arroz trabalhar normalmente. Ele absolutamente não acreditava que Shen Qiao pudesse realmente trazer três hambúrgueres hoje, já que se ele tivesse dinheiro extra, não havia necessidade de morar em um templo tão pobre que nem mesmo os fantasmas estavam dispostos a visitar. Além disso, Shen Qiao não era apenas fraco, mas também cego. O que ele poderia fazer para ganhar dinheiro?
Não volte de mãos vazias, senão eu vou te bater até o ponto em que sua mãe não possa mais reconhecê-lo!
Chen Gong pensou consigo mesmo enquanto caminhava em direção ao templo gasto à noite.
Antes de passar pelo portão, ele sentiu um cheiro familiar.
Parecia que o som de seus passos atraiu a atenção de Shen Qiao, já que o último levantou a cabeça e deu um sorriso: “Você está de volta.”
“Carne de burro…” Com uma cara séria, Chen Gong só foi capaz de soltar duas palavras antes de parar.
Porque ele viu três hambúrgueres de carne de burro embrulhados em papel, empilhados ordenadamente na pilha de palha onde ele dormia.
ᘛ ⋅ ※ ⋅ ᘚ
[1] Duque Tai, Jiang Shang (姜太公/姜尚/姜子牙): também conhecido como Duque Tai de Qi ou Jiang Ziya. Uma figura histórica famosa na história chinesa, que também aparece em algumas das histórias e mitologias lendárias.
[2] Cobres: aqui refere-se a 铜钱 (tongqian), também conhecido como moedas de cobre, ou wen, a moeda mais barata na China antiga.
[3] Élder Chen/Chen mais velho (陈大/陈大郎): literalmente significa “Chen, o filho mais velho”, já que ele provavelmente era o filho mais velho de sua família. No original em inglês estava “Élder Chen”. Élder possui o mesmo significado de Élder, que é “mais velho”, “ancião”, decidi então dar preferência pelo termo em português.
※ artes do áudio-drama da novel