Mil Outonos - Capítulo 05
- Home
- Mil Outonos
- Capítulo 05 - Encostado na parede, ele parecia calmo e em paz, sem sinais de medo.
ᘛ ⋅ ※ ⋅ ᘚ
Capítulo 05
Encostado na parede, ele parecia calmo e em paz, sem sinais de medo.
Cerca de três dias após o incidente, chegou a hora de Yu Shengyan fazer sua jogada.
Como o ano novo havia acabado não muito tempo atrás e o Festival das Lanternas[1] ainda não havia chegado, toda a cidade de Ye, a capital de Qi, estava envolvida em uma atmosfera jubilosa.
A classificação oficial de Yan Zhiwen não era muito alta. Na verdade, o motivo pelo qual a seita Harmonia o colocou nessa posição provavelmente foi apenas para manter um olho extra na corte. Como suas habilidades marciais eram apenas medíocres e ele também se deixava sem vigilância, com o nível atual das habilidades de Yu Shengyan, a tarefa não seria mais difícil do que beber um copo d’água.
Mesmo assim, Yu Shengyan ainda trouxe Shen Qiao consigo de acordo com as instruções de Yan Wushi e disse-lhe para esperar do lado de fora da residência Yan, enquanto ele saltava direto para o telhado, movendo-se furtivamente em direção ao escritório de Yan Zhiwen.
De acordo com as informações que obtivera de antemão, apesar das habilidades marciais de segunda categoria de Yan Zhiwen, ele era um homem bastante astuto — a mesma razão pela qual foi capaz de obter uma posição para si na seita Harmonia. A tarefa de Yu Shengyan seria apenas um ato para advertir seus oponentes, então ele não prestara muita atenção a essa pessoa até então. Só depois de entrar percebeu que algo não estava certo.
Os servos ainda estavam aqui, e os guardas ocasionalmente patrulhavam ao redor da residência. Mas, seja no escritório ou no quarto, Yu Shengyan não conseguiu localizar um único vestígio de Yan Zhiwen.
Não apenas Yan Zhiwen, como até mesmo sua esposa e filhos pareciam ter desaparecido no ar.
Seguindo o estilo indescritível e imprevisível da seita da Lua Purificadora, Yu Shengyan pousou levemente dentro da residência como uma sombra. Ele parou um servo e atingiu seu ponto de acupuntura mudo[2] antes que pudesse reagir, como se tudo fosse um sonho.
“Onde está Yan Zhiwen?”
Os olhos do servo arregalaram-se. Ele entrou em pânico ao descobrir que aquele jovem bonito poderia colocá-lo sob controle com nada além de um dedo, porém não conseguia emitir nenhum som.
Yu Shengyan sorriu para ele. “Não vou matá-lo se me contar para onde Yan Zhiwen e sua família foram. Em contrapartida, posso matar cada pessoa dentro desta residência, independentemente de você pedir ajuda, entendeu?”
Apavorado, o servo assentiu repetidamente.
Yu Shengyan afrouxou ligeiramente o aperto e, em seguida, desbloqueou o ponto de acupuntura mudo do servo.
O servo respondeu imediatamente: “A senhora e os jovens mestres partiram há dois dias. O mestre disse que os estavam enviando para ficar em sua mansão livre perto das fontes termais por um tempo.”
Yu Shengyan zombou: “Mesmo que sua família não esteja por perto, não me diga que Yan Zhiwen partiu com eles? A reunião do tribunal será amanhã, ele não vai voltar?”
O servo gaguejou: “Quando o mestre saiu, ele não nos contou os detalhes, então na-na-não sabemos…”
Ele perdeu a paciência para ouvir mais e nocauteou-o diretamente com a palma da mão. Depois, encontrou o mordomo da residência Yan e ameaçou-o para dizer o paradeiro da família Yan, mas a resposta que obteve foi exatamente a mesma.
Yu Shengyan não era estúpido. A essa altura, ele percebeu que Yan Zhiwen provavelmente fora informado de antemão que alguém estava vindo para matá-lo.
Todavia esse comando foi dado por Yan Wushi. Além dele, a única pessoa que sabia sobre isso era Shen Qiao — até mesmo o mordomo da residência Xie não sabia disso.
Era obviamente impossível para Yu Shengyan andar por aí falando sobre isso, deixando escapar ele mesmo a notícia.
Uma intenção assassina gelada espalhou-se por sua mente. No início, ele queria simplesmente esmagar a laringe do mordomo. Depois de pensar duas vezes, no entanto, matar um servo não faria sentido neste ponto, uma vez que ele já tinha falhado em eliminar toda a família Yan; em vez disso, poderia acabar alertando seus inimigos e expondo-se ao ridículo para a seita Harmonia. Ele então, também nocauteou o mordomo, virou-se e deixou a residência Yan. Fervendo de raiva, ele foi encontrar Shen Qiao, que ainda o esperava no beco próximo à residência.
“Foi você quem transmitiu a mensagem a Yan Zhiwen?”
Shen Qiao acenou com a cabeça, sem qualquer hesitação ou negação. “Você está certo.”
Yu Shengyan odiou-o por arruinar seu plano. O sorriso fraco e descuidado que geralmente estava em seu rosto desaparecera há muito tempo, substituído por uma expressão fria cheia de intenção assassina. “Por quê?”
Shen Qiao disse: “Eu sei que tem havido rancores entre a seita Harmonia e nós, e uma vez que Yan Zhiwen pertence à seita Harmonia, não tenho uma palavra a dizer sobre o mestre querer matá-lo. Mas que culpa uma criança tem? Se o objetivo é matar Yan Zhiwen, de que adianta envolver sua esposa e filhos?”
Yu Shengyan respondeu friamente: “Matar sua família não é você quem decide. A única coisa que quero saber é como você conseguiu entregar uma mensagem a Yan Zhiwen sendo um homem cego com um corpo fraco, que não consegue nem dizer as direções quando está do lado de fora.”
Shen Qiao respondeu: “Uma vez você disse que Yan Zhiwen era um homem astuto, cuja suspeita poderia ser facilmente levantada pelo menor detalhe que não parecesse certo. Tinha raiz de angélica[3] na minha receita, então consegui guardar um pouco. A princípio, eu encontraria uma oportunidade de entregá-la na residência Yan, mas como por acaso encontrei Han E’ying naquele mesmo dia em frente à loja de remédios, decidi colocar o que queria dar e ela dentro da caixa e pedi que lhe entregasse, usando um presente de retribuição como desculpa. Ela apenas pensou que eu fosse um conhecido de Yan Zhiwen e, portanto, não perguntou mais nada. Presumo que Yan Zhiwen, depois de receber a erva medicinal, provavelmente percebeu que algo não estava certo e, portanto, transferiu toda a sua família de antemão.”
Yu Shengyan estava extremamente zangado, a ponto de soar como se estivesse rindo: “Eu realmente subestimei você. Eu não esperava que você fosse um homem tão capaz!”
Ele estendeu a mão e pegou Shen Qiao pela garganta, gradualmente comprimindo seu aperto: “Você arruinou a missão dada pelo mestre. Você sabe quais são as consequências?”
Shen Qiao estava completamente impotente contra ele. Como ficou difícil respirar, sua tez lentamente adoeceu; seu peito arfando tão rapidamente que tudo o que foi capaz de gaguejar foi uma frase entrecortada: “Na verdade… eu não sou um discípulo da seita da Lua Purificadora, não é?”
Yu Shengyan foi pego de surpresa e soltou sua mão.
Shen Qiao imediatamente apoiou-se na parede e começou a tossir.
“Como você descobriu?”
Shen Qiao respondeu calmamente: “Sentimentos. Mesmo que eu tenha perdido minhas memórias, meu julgamento básico ainda existe. Quer seja mestre ou irmão marcial sênior, a maneira como você me tratou não parecia a atitude que alguém teria para com um discípulo ou irmão marcial. O mesmo antes, os servos na mansão: todos eram muito cautelosos, com medo de dizer algo que não deveriam revelar. Perdi todas as minhas artes marciais e não sou nada além de um impedimento para os outros, mas o mestre insistiu em me enviar para ajudá-lo. Além disso, fui ferido tão gravemente que já teria prejudicado o prestígio de nossa seita mas, durante todo esse tempo, ninguém disse uma única palavra sobre o assunto, mesmo que fosse sobre minha própria incompetência. Tudo isso é simplesmente irracional.”
Vendo que a outra pessoa não respondia, ele continuou: “Na verdade, o método que usei dificilmente pode ser considerado brilhante, já que só consegui passar pelas servas da residência Xie. Se você não tivesse desprezado totalmente Yan Zhiwen e tivesse enviado ao menos uma pessoa para acompanhá-lo de antemão, ele não seria capaz de fugir mesmo se quisesse.”
Yu Shengyan respondeu: “Isso mesmo. Yan Zhiwen não era nada para mim e é verdade que não dei atenção suficiente a ele, o que lhe deu a oportunidade de aproveitar. Mas você sabe quais serão as consequências quando o mestre descobrir isso? Você salvou alguns estranhos que não tinham nada a ver com você, e eles nem sabiam que você seria a razão pela qual escapariam da morte. E mesmo se soubessem, ainda poderiam não ser gratos. Você acha que valeu a pena?”
Shen Qiao balançou a cabeça. “Se vale a pena ou não, cada um tem seu próprio padrão. A injustiça tem sua causa e a dívida tem seu devedor — envolver pessoas inocentes não é algo a ser elogiado. Existem algumas pessoas e coisas que, se eu não as salvasse ou agisse, apesar de ter a capacidade de fazê-lo, fariam com que a culpa me perseguisse pelo resto da vida. Quanto a saber se os outros sabem disso ou se são gratos, já é problema deles.”
Yu Shengyan não conhecia o passado Shen Qiao, nem sabia como ele era antes de se machucar. Desde que acordou, Shen Qiao passou cerca de nove a dez dias deitado na cama, parecendo doente o dia todo. Exceto por seu rosto, não havia absolutamente nada em Shen Qiao que fosse digno o suficiente de ser notado. Mesmo que Yu Shengyan nunca tenha falado palavras ásperas, ele provavelmente desprezava Shen Qiao no fundo de seu coração, pois sentia que Shen Qiao era de fato muito incompetente por ter acabado em uma situação como esta, apesar de ser um líder de seita taoísta com perspectivas de futuro positivas.
No entanto, neste momento, ele estava encostado na parede; seu semblante parecia calmo e em paz, sem sinais de medo, revelando vagamente a conduta do antigo grande mestre.
Yu Shengyan zombou: “Você não consegue nem mesmo se defender sozinho, como é que ainda tem tempo para se preocupar com a vida ou morte de outras pessoas? Se você realmente abraça tanta benevolência e bondade em seu coração, por que não pensa em como fomos nós que o salvamos naquele dia em que perdeu todas as suas habilidades e foi jogado no fundo do penhasco? Caso contrário, seu cadáver estaria exposto no deserto há muito tempo. É assim que você nos retribui?”
Shen Qiao suspirou. “Devolverei a gentileza de salvar minha vida com tudo o que posso fazer, mas essas duas coisas não estão relacionadas.”
Yu Shengyan franziu a testa ligeiramente.
A princípio, isso lhe pareceu um trabalho que não poderia ser mais fácil. Contudo, Shen Qiao não seguiu suas expectativas de forma alguma e até conseguiu enviar mensagens secretamente para Yan Zhiwen bem debaixo de seu nariz, apesar de estar com amnésia. Se a notícia fosse repassada, seu mestre também o consideraria incompetente, incapaz de terminar até mesmo uma tarefa trivial como essa.
Já que a reputação de Shen Qiao era especial, ele não poderia matá-lo. Sua única escolha provavelmente seria levá-lo de volta, para o mestre lidar com ele.
Como se tivesse sentido seu humor, Shen Qiao até tentou confortá-lo: “Não se preocupe, vou explicar tudo ao mestre de seita para que você não seja envolvido.”
Yu Shengyan respondeu amargamente: “Você deve preocupar-se primeiro consigo mesmo!”
Shen Qiao sorriu para ele e perguntou de repente: “Irmão marcial sênior Yu, já que não sou um discípulo da seita da Lua Purificadora, posso perguntar se ‘Shen Qiao’ ainda é meu nome verdadeiro?”
Yu Shengyan ficou em silêncio por um momento. “É verdadeiro.”
Shen Qiao perguntou novamente: “Então, quem eu era antes de ser ferido? Alguém da minha família ainda está vivo?”
Yu Shengyan respondeu: “Você pode perguntar ao mestre quando voltarmos.”
※
Mas eles não puderam encontrar Yan Wushi depois que retornaram.
Não muito depois de partirem para a cidade de Ye, Yan Wushi também deixou a mansão. Diziam que ele havia ido para o país de Zhou.
“O mestre deixou alguma mensagem antes de partir?” Yu Shengyan perguntou ao mordomo da mansão Xie.
O mordomo respondeu: “O mestre ordenou que você voltasse ao sopé do pico do Meio Passo para praticar. Quanto ao senhor Shen, o mestre disse que se tudo corresse bem durante a viagem, ele poderia continuar aqui para se recuperar. Mas se o senhor Shen tivesse atrapalhado alguma coisa na cidade de Ye e trazido problemas a você, então ele deveria sair daqui sozinho, e sem permissão de levar nada consigo.”
Yu Shengyan ficou um pouco surpreso: “Isso é realmente o que o mestre instruiu?”
O mordomo deu-lhe um sorriso amargo: “Como alguém humilde como eu se atreveria a mentir?”
A princípio, Yu Shengyan ficou preocupado em como explicar o que havia acontecido quando voltassem, mas o assunto chegou ao fim inesperadamente de uma forma tão anticlimática.
Ele pensou por um momento, então chamou Shen Qiao e contou-o sobre a mensagem que Yan Wushi havia deixado.
A reação de Shen Qiao foi bastante calma: “Afinal, eu trouxe problemas a você e causei sua falha em completar a tarefa que o mestre de seita designou. A maneira como o mestre de seita lidou com isso pode até ser considerada branda.”
Yu Shengyan conhecia seu mestre suficientemente bem para perceber que a clemência definitivamente não tinha nada a ver com a recepção de Yan Wushi. Ele provavelmente tinha outros planos.
Shen Qiao era cego e a situação lá fora era caótica. Qualquer coisa poderia acontecer. Se ele acabasse sendo sequestrado por traficantes de humanos e as pessoas descobrissem que o líder da seita do Monte Xuandu acabou se tornando um “desajustado”, o Monte Xuandu provavelmente não teria mais nada a perder. A essa altura, como ainda teria coragem de se estabelecer no mundo pugilista?
Mesmo que a maneira como Yu Shengyan lidava com as questões não fosse tão imprudente e obstinada como a de seu mestre, ainda era impossível para ele desobedecer a vontade de seu mestre apenas por Shen Qiao.
“Se este for o caso, então você deve partir amanhã de manhã. A partir daqui, há a cidade de Ye na direção nordeste e Chen no sudoeste. Se você quiser ir para Jiankang, também precisará seguir para o sudoeste, e será uma longa jornada. Apesar de sua extravagância, a desordem surge com frequência lá, e também há muitos refugiados pelo caminho. Portanto, se quiser viver uma vida pacífica e estável, Chen do Sul é a melhor escolha.”
Shen Qiao acenou com a cabeça e, em seguida, colocou a mão em concha, em saudação. “Obrigado por me dizer, irmão Yu. Quero pedir um favor: espero que possa dizer minha identidade e origem para que eu tenha um lugar para onde ir.”
Yu Shengyan respondeu com indiferença: “Coisas como estas, dizer a você não importa mais. Originalmente, você era o líder de seita da Mansão Roxa do Xuandu no monte Xuandu. Durante sua batalha com o especialista número um de Tujue, Kunye, você caiu de um penhasco e foi salvo pelo mestre. Mas eu não o aconselho a voltar atrás e reivindicar relações com eles apressadamente. Até agora, não ouvi nada sobre o Monte Xuandu mandando gente lá em sua busca.”
“Monte Xuandu…” Shen Qiao franziu as sobrancelhas e repetiu como um resmungo. Uma expressão vaga apareceu em seu rosto.
Yu Shengyan zombou: “É verdade que nossa seita da Lua Purificadora é uma seita demoníaca aos olhos do público, mas somos vilões honestos. Se quisermos matar, então mataremos e não teremos escrúpulos em contá-lo, ao contrário de algumas seitas ortodoxas cujos atos não poderiam ser mais diferentes de suas reivindicações! No entanto, depende de você se deseja ouvir meus conselhos ou não. Se acabar perdendo sua vida, não me culpe por não o avisar com antecedência!”
Shen Qiao ficou em silêncio.
Cedo na manhã seguinte, os servos o acordaram e gentilmente pediram que ele deixasse a mansão.
Além de uma vara de bambu verde, ele não tinha nada de valioso consigo. Sem falar no dinheiro, não havia nem um pouco de alimento.
Yu Shengyan obviamente não lhe deu nenhuma margem de manobra, pretendendo realmente deixar Shen Qiao viver ou morrer por conta própria no mundo exterior.
O sol da manhã o banhava de calor junto com o cheiro da primavera, não o deixando nem um pouco desconfortável.
Ele semicerrou os olhos e protegeu-os com as mãos.
Na verdade, ele agora era gradualmente capaz de perceber uma certa quantidade de luz, apesar de ainda ser um borrão. Isso fazia seus olhos arderem e até mesmo chorar depois de um tempo, mas ainda era melhor do que ser saudado por nada além de uma escuridão negra depois de abrir os olhos.
Shen Qiao virou-se para a mansão Xie.
Mesmo que a seita da Lua Purificadora não tivesse a melhor das intenções desde o início, não se podia negar que eles, de fato, acolheram-no e ofereceram-no médicos e remédios. Esses eram benefícios que não poderiam ser simplesmente eliminados.
Se ele pudesse encontrar Yan Wushi novamente algum dia, ele gostaria de agradecê-lo pessoalmente.
ᘛ ⋅ ※ ⋅ ᘚ
[1] Festival das Lanternas: festival de ano novo chinês, comemorado no 15° dia do primeiro mês lunar do calendário chinês. As lanternas eram tradicionalmente acesas para mostrar respeito a Buda.
[2] Ponto de acupuntura mudo (哑穴/yaxue): um ponto de acupuntura que pode tornar uma pessoa incapaz de emitir um som quando é atingido. A capacidade volta quando desbloqueado no mesmo local. Muitas vezes aparecem em romances wuxia.
[3] Raiz de angélica (当归/dangui): uma planta usada na medicina chinesa. Os caracteres de seu nome chinês “当归” podem ser interpretados literalmente como “deveria retornar”. Shen Qiao usou essa camada de significado para alertar Yan Zhiwen sobre o perigo que se aproximava.
※ arte do áudio-drama da novel