Registros do Banimento do Yao do Tianbao - Novel - Capítulo 24
- Home
- Registros do Banimento do Yao do Tianbao - Novel
- Capítulo 24 - Encontro com o Imperador no Monte Li
✧*๑✧*๑✧*๑✧*๑✧*๑✧*๑✧*๑✧*๑✧*
Naquela noite, Hongjun teve um pesadelo.
No sonho, o corpo inteiro de Du Hanqing estava em chamas enquanto queimava alegremente. Sua pele carbonizada e rachada quando sangue fresco vazou, revelando a carne ensanguentada escondida sob a pele de raposa agora borrada. Aquela raposa angustiada estava tentando se livrar de sua pele humana, arrastando sangue fresco e gordura fervente enquanto soltava uivos torturados.
“Ah––!” Hongjun sentou-se repentinamente na cama.
“Hongjun?” A voz de Mo Rigen veio de fora antes que ele corresse para entrar, colocando uma mão na testa exausta de Hongjun.
Hongjun respirou levemente. Já era a segunda vez que ele tinha um pesadelo, e ele lutou para se sentar, ofegante sem parar, antes de se acalmar um pouco e observar Mo Rigen em silêncio.
“Nas noites que o Veado Branco deixou para trás”, disse Mo Rigen, com a voz baixa, “Os horrores noturnos das pastagens uivam e correm soltos.”
Ele serviu um copo d’água para Hongjun antes de murmurar um feitiço sobre o copo. Quando Hongjun o pegou e engoliu, seu coração pareceu se acalmar um pouco.
“O que isso significa?” Hongjun perguntou.
“O Lobo Cinzento zela pelo dia claro, enquanto o Veado Branco zela pela longa noite”, disse Mo Rigen. “Na minha terra natal existe uma lenda; quando o Veado Branco desaparecer na escuridão, as crianças que deixaram suas casas terão pesadelos… Você está com saudades de casa?”
“Um pouco,” Hongjun acenou com a cabeça.
Mo Rigen deu um tapinha no ombro de Hongjun e sorriu levemente. “Quando as pessoas crescem, é inevitável que deixem sua casa para trás.”
“Isso é verdade”, disse Hongjun calmamente. Ele acenou com a cabeça para Mo Rigen em gratidão. Depois de beber aquele copo d’água, seu humor melhorou muito, e quando ele se deitou novamente, desta vez ele adormeceu rapidamente.
⊱───────⊰⊹⊱✫⊰⊹⊱───────⊰
No dia seguinte, no início da manhã, Hongjun foi quem primeiro acordou. Enquanto se agachava ao lado do poço e escovava os dentes, o carpa yao, sabendo dos acontecimentos da noite passada, estava ocupado aconselhando-o: “Por que você está tão preocupado com aquele yaoguai? Ele não é seu parente ou mesmo da mesma cidade natal que você, e você já tem as mãos ocupadas cuidando de si mesmo.”
Hongjun enxugou a boca, examinando seus pensamentos por um momento, antes de responder: “Tecnicamente, eu também sou um yao, não sou? Haverá inevitavelmente um dia em que Zhangshi saberá.”
“Sua situação é diferente da das raposas”, disse o yao carpa. “Zhangshi não parece se importar comigo. Se há alguém para culpar, é a raposa yao que não jurou lealdade ao seu pai naquela época, então eles estão apenas colhendo o que plantaram. Além disso, você geralmente come tudo e qualquer coisa, e quando você come carne, eu não vejo você dizendo que todas as vidas são iguais. ”
“Isso não é a mesma coisa”, disse Hongjun, “não comer carne seria pela compaixão que tenho em meu coração¹; comer carne é ajudá-los a escapar da amargura e dos problemas da vida, disse Qing Xiong.”
“Bom dia, Zhangshi.” Por trás deles veio o som de Qiu Yongsi cumprimentando Li Jinglong, e Hongjun e o carpa yao imediatamente pararam de falar. Ao mesmo tempo, Mo Rigen coincidentemente estava voltando de fora, e Li Jinglong perguntou a ele: “Está feito?”
Mo Rigen acenou com a cabeça. Hongjun perguntou: “Tão cedo pela manhã, o que você foi fazer?”
Mo Rigen sorriu misteriosamente e fez um movimento de “shh”, indicando que ele saberia daqui a pouco.
Li Jinglong disse: “Desta vez, só ouvi a frase sobre “a compaixão que tenho em meu coração”. Tome o café da manhã primeiro e vá trocar de roupa depois que terminar de comer. ”
Essa coisa enorme² encolheu a um tamanho insignificante depois de um bom sono. As dúvidas no coração de Hongjun de ontem à noite haviam desaparecido, e quando ele enfrentou Li Jinglong agora, ele se sentiu um pouco estranho por suas ações anteriores, mas Li Jinglong apenas olhou para ele antes de ordenar que vestissem seus uniformes.
Os uniformes do Departamento de Exorcismo foram confeccionados com o tecido que o Imperador e Yang-guifei lhes presentearam. Era um tecido azul profundo de alta qualidade, e os mantos marciais externos de mangas soltas combinadas com os mantos internos brancas como a neve exibiam a largura de seus ombros e a estreiteza de suas cinturas. Era diferente das longas vestes dos funcionários literários; a bainha inferior cobria apenas 90% do comprimento da perna, mostrando suas botas militares pretas. Estes mantos eram mais adequados para a luta, e suas proezas marciais brilhavam em seus passos.
Eles ficaram na frente do espelho, se admirando por sua vez, e evidentemente as roupas fizeram o homem, já que todos eles pareciam muito altos e bonitos. Até mesmo Qiu Yongsi, que estava acostumado a usar as vestes de um estudioso, agora parecia alguém que era corajoso e ousado quando vestia o uniforme oficial. E, no entanto, dos cinco, o que parecia o melhor ainda era Hongjun. Depois que Hongjun chegou a Chang’an, ele se acostumou a usar vestes ásperas com mangas amarradas, a parte superior do corpo vestida de branco e a parte inferior de um azul desbotado, como um jovem de uma família de agricultores. Apesar disso, ele já era muito atraente com seus trajes habituais porque era dotado de boa aparência e ainda conseguia exalar o ar de um jovem mestre. Mas agora que ele usava um conjunto de vestes caras, ninguém conseguia olhar para ele diretamente, e ele tinha o ar de um herdeiro do Clã Wangxie³.
“O pescoço está meio apertado…”
Assim que Hongjun abriu a boca, essa ilusão foi destruída.
Li Jinglong só pôde subir e ajudá-lo a puxá-lo um pouco mais largo, dizendo: “É claro que esqueci do colarinho”.
Antes, Li Jinglong havia pedido especialmente ao alfaiate para vir uma vez e fazer hora extra para fazer essas roupas. Hongjun não estava lá então, mas suas vestes ainda não se ajustavam muito bem a ele, e Hongjun sentiu que isso era um pouco chato. Ele ressaltou: “Ninguém tirou minhas medidas”.
Li Jinglong ficou um pouco estranho com isso e tossiu levemente, antes de dizer aos outros: “Vejam, eu disse que serviriam.”
“A visão de Zhangshi é realmente muito boa”, Mo Rigen ergueu o polegar.
Hongjun olhou para Li Jinglong com desconfiança e perguntou: “Como você sabia minhas medidas”
“Tudo bem, pare de perguntar…” Li Jinglong entregou uma peça de roupa parecida com um manto extremamente encolhida para Hongjun, antes de apontar para o lado de fora, dizendo: “Você é muito magro, então com o material extra, eu fiz outro robe.”
“Zhao Zilong––!” Hongjun segurou aquele pequeno manto enquanto gritava loucamente.
“O quê, o quê?” Zhao Zilong imediatamente correu. Ele viveu por tantos anos, e no entanto, esta era a primeira vez que usava roupas. Vendo que Li Jinglong realmente não havia se esquecido de si mesmo, ele começou a aplaudir, antes de vestir o manto. Ele se deitou no chão enquanto enfiava as pernas peludas para dentro. Depois de colocar o manto, amarrou a faixa na cintura, e a parte de trás conseguiu cobrir apenas a cauda. Li Jinglong entregou-lhe uma pequena bolsa de ombro, ajudando-o a colocá-la; a bolsa era para guardar o Pólen Lihun.
Todos não resistiram a rir alto, e o carpa yao disse: “Deixe-me ver…” antes de pular para cima e para baixo na frente do espelho de corpo inteiro.
Li Jinglong disse: “Hoje vamos todos sair juntos. Este é um dia de vida ou morte, então certifique-se de não usar o Pólen Lihun desnecessariamente. ”
Todos se expressaram de acordo e, carregando suas armas, se prepararam para sair. O coração de Hongjun começou a bater forte quando ele se lembrou das palavras de Li Jinglong sobre “se o Departamento de Exorcismo sobreviver ileso”, e ele teve uma revelação. Quando ele olhou para Li Jinglong, o olhar que Li Jinglong lançou em troca parecia ter um sorriso escondido, como se estivesse confortando-o: não se preocupe, tudo ficará bem.
⊱───────⊰⊹⊱✫⊰⊹⊱───────⊰
No início da manhã, o Monte Li estava coberto de nuvens que umedeciam as roupas de qualquer pessoa que subisse a montanha. Uma carroça parou na beira da estrada e as tropas de Shenwu disseram freneticamente: “General! Por favor, entre na carruagem!”
Feng Changqing agarrou sua bengala, e com grande esforço, subiu passo a passo o Monte Li em direção ao palácio de férias do imperador⁴. Ao mesmo tempo, ele acenou com a mão e disse: “Não é um problema. Vocês todos menosprezam este general? ”
Os guardas pararam de perguntar e permaneceram quietos enquanto Feng Changqing mancava pelo caminho pavimentado. Seus pais morreram quando ele era muito jovem, e quando seu avô materno foi exilado para Anxi⁵ depois de ser incriminado por Li Linfu⁶, ele passou a vida vagando a serviço do exército. Com seu corpo deficiente, ele conseguiu exibir seu talento impressionante sob o comando de Gao Xianzhi⁷, e depois de conquistar Lesser Bolor⁸ e o país de Grande Bolor⁹. Em treze anos, ele havia subido aos trancos e barrancos para se tornar um general feroz que podia ficar ombro a ombro com generais experientes como Geshu Han¹⁰.
Feng Changqing teve múltiplas batalhas e vitórias sob seu comando, e ele empregou inúmeros estratagemas em suas campanhas nas Regiões Ocidentais. Todos zombavam de Li Jinglong, mas ninguém ousava zombar desse fraco e pequeno Feng Changqing. Como comandante de uma tropa de dez mil homens, sua voz naturalmente carregava não raiva, mas o poder de prestígio nas palavras que proferiu.
Embora Feng Changqing estivesse atualmente de licença na capital, no dia em que retornou vitorioso à corte, ele entregou um memorial de quase dez mil palavras ao trono¹¹ a Li Longji, solicitando uma reforma na forma como as terras da fronteira eram governadas, para que pudessem ser governadas pacificamente e os soldados estacionados pudessem voltar para casa. Por causa disso, ele tinha uma boa reputação entre os oficiais militares e as próprias tropas.
Um eunuco, tomado por um ar de confusão, correu para o Palácio Huaqing¹². Neste momento, Li Longji estava abraçando Yang Yuhuan e dormindo pacificamente, e o eunuco não se atreveu a perturbar seu descanso. No entanto, ele também estava com medo de que Feng Changqing corresse para a cena acenando com sua bengala, e os guardas do lado de fora não se atreveriam a pará-lo.
O eunuco abriu a boca, mas não se atreveu a soltar nenhum som; ele estava ansioso além da conta.
“Se você tem alguma coisa, diga, não engula e não cuspa.”
De dentro da tenda veio a voz de Li Longji. Ele havia acordado.
“Que horas são?” Yang Yuhuan perguntou preguiçosamente.
“O General Feng Changqing está esperando lá fora, ele diz que há um assunto extremamente importante que ele queria relatar imediatamente a Sua Majestade…”
Ao ouvir essas palavras, Li Longji imediatamente se endireitou e sentou-se, e murmurou: “Algo aconteceu de novo? Não deveria ser, um mensageiro ainda não foi enviado para Changqing, certo? A menos que o Ministério da Guerra o tenha enviado aqui? ”
“É uma situação militar?” Li Longji pensou sobre isso antes de perguntar: “Onde está Guocheng? Por que ele não foi para Guocheng primeiro? ”
O eunuco disse: “Ele disse, o destino do país… Está intimamente ligado a este assunto.”
“O que ele está tramando?” Li Longji acenou com a mão impacientemente e disse: “Diga a ele que Zhen sabe. Quando ele chegou aqui?”
“Ontem à noite, na segunda geração¹³, ele chegou ao pé da montanha, e um passo de cada vez, ele subiu”, disse o eunuco.
Yang Yuhuan disse: “As pernas do General Feng não estão na melhor forma, como ele conseguiu fazer isso aqui? Sua Majestade.”
Li Longji não teve outra escolha, então vestiu seu manto de dragão, e, com o cabelo solto e despenteado, saiu do quarto.
No salão lateral, Feng Changqing apoiou-se em sua bengala, respirando pesadamente, observando Li Longji, que usava uma expressão digna no rosto.
“Não se apresse”, Li Longji o acalmou. “Você tem um assento garantido. Alguém pegue um copo d’água para o General Feng e fale devagar.”
Feng Changqing não conseguia parar de tremer mesmo quando ergueu a cabeça para olhar para Li Longji.
Li Longji estava envelhecendo e, embora geralmente prestasse atenção à sua aparência, tinha mais de sessenta anos e não podia deixar de mostrar sua idade. Feng Changqing ainda não tinha atingido a idade em que pudesse contar as verdades as mentiras de uma pessoa em seu ouvido¹⁴, mas parecia um pouco mais velho do que Li Longji.
“Quando este assunto estava escalando o Monte Li…” Feng Changqing pegou o lenço que o eunuco lhe ofereceu, enxugou o suor e ofegou:” Não sei por que, mas pensei no passado de Sua Majestade… a silhueta heroica do passado.”
“A silhueta heroica de que ano?” Li Longji começou a sorrir.
Feng Changqing olhou para Li Longji enquanto dizia: “O primeiro ano da era Tanglong¹⁵, o ano em que as tropas se reuniram em frente ao Pavilhão Lingyan”.
Li Longji tinha sido acordado tão cedo pela manhã, mas ao ouvir Feng Changqing realmente trazendo o passado com ele, ele começou a rir. No entanto, seu instinto há muito afiado durante seu tempo como governante disse-lhe que as coisas que começaram com essa reminiscência do passado definitivamente não seriam simples.
“Se você não tocasse no assunto, Zhen quase teria esquecido”, Li Longji sorriu, e pegou a sopa de gengibre¹⁶ que o eunuco entregou, e depois de tomar um gole, disse: “Wu, dê uma tigela para Changqing também.”
Naquele ano, Li Xianfu e Ge Fushun¹⁷ lideraram o Exército Yulin¹⁸ e iniciaram um golpe para punir a Imperatriz Wei, que queria seguir os passos de Wu Zhao¹⁹ e ascender como a Imperatriz Regente. Li Longji e a Princesa Taiping reuniram suas forças no Pavilhão Lingyan e juraram por suas vidas defender o reinado do clã Li, antes de atacar o palácio, matando a Princesa Anle, Wu Yanxiu²⁰, Shangguan Wan’er²¹ e todos os outros envolvidos na trama, retomando o território do clã Li e o direito de governar.
O passado estava a um mundo de distância, mas ouvindo Feng Changqing trazendo aqueles dias à tona, Li Longji não pôde deixar de se lembrar de como o sangue fervia de paixão em seu peito todos aqueles anos atrás.
“O ano Kaiyuan Yuan²² também”, acrescentou Feng Changqing.
Se ele não se lembrava errado, esse foi o ano em que Li Longji mais uma vez deu início a um golpe, um em que causou a morte da Princesa Taiping²³. A partir de então, o Grande Tang floresceu com o esplendor próspero que tinha hoje.
“Changqing, você deve saber, o mundo está em paz hoje”, disse Li Longji. “Enquanto as pessoas comuns sejam felizes, não precisar usar essa faca de Zhen é uma coisa boa.”
Li Longji tinha ouvido uma sugestão de algo nas palavras de Feng Changqing, e ele também estava pensando nisso – não importa o que acontecesse, ele sempre esperava que não causasse grandes revoltas dentro da corte imperial.
“Vossa Majestade sabe tudo”, respondeu Feng Changqing imediatamente. “Changqing pensou em Vossa Majestade e não pôde deixar de pensar em si mesmo.”
As sobrancelhas de Li Longji começaram a franzir ligeiramente.
Feng Changqing perguntou: “Changqing não sabe, mas desde o ano em que entrou na tenda militar do general Gao Xianzhi, nesses anos, houve alguma situação de tropa que foi ocultada da corte imperial?”
“Nenhuma”, respondeu Li Longji. “Expondo as mentiras de outras pessoas, no entanto, houve muitas dessas.”
“Nestes anos, Changqing alguma vez mentiu para Vossa Majestade?” Feng Changqing perguntou novamente.
“Sob este céu amplo, só você falou a verdade, independentemente da situação em que se encontrava.” As palavras de Li Longji carregavam um toque de majestade inquestionável. “Embora possa ter sido desagradável de ouvir, você nunca mentiu para mim. O que exatamente está acontecendo em Chang’an? ”
Quando Li Longji era jovem, ele também tinha um caráter implacável e, embora tivesse se entregado à ternura nesses anos, quando se tratava de tais questões de princípios, seu cérebro ainda era claro e aguçado.
Feng Changqing ergueu a mão, que tremia um pouco ao apontar para o pescoço, e respondeu: “Hoje, se Changqing fala pelo menos meia frase de mentiras, então ele pede que Vossa Majestade remova esta cabeça dos ombros, e Changqing o fará não proferir uma única palavra de reclamação.”
As sobrancelhas de Li Longji franziram; ele não sabia que remédio Feng Changqing estava vendendo em seu hulu. Finalmente, ele disse: “Fale”.
⊱───────⊰⊹⊱✫⊰⊹⊱───────⊰
Quando o sol atingiu a altura de três postes de bambu, o prédio de exames ao norte da cidade ressoou com o dang – dang – dang – de um sino tocando repetidamente enquanto cerca de 2.500 estudantes realizavam a revista corporal habitual, antes de entrarem em fila única como um cardume de peixes no prédio. Até onde os olhos podiam ver, o prédio estava cheio de quartos particulares para uma única pessoa, e os quartos eram conectados por fileiras de corredores. Cada porta foi marcada com um dos Caules Celestiais e Ramos Terrestres²⁴.
Os candidatos foram revistados do lado de fora e posteriormente receberam placas. De acordo com cada placa, eles esperaram do lado de fora das portas dos quartos privados que foram designados, e os inspetores de teste passaram, verificando suas identidades e suas placas antes que os candidatos pendurassem as placas do lado de fora da porta e entrassem. Depois de fechar a porta, o inspetor de teste colocou um selo de papel nela. Dez filas de quartos privados, com cada fila tendo cem quartos. Depois que eles foram selados, o enorme centro de exames caiu em um silêncio total.
Todos os cômodos da ala estavam completamente selados, exceto por uma fresta de uma janela que deixava entrar a luz, para que os servos pudessem entregar comida e água e os estudiosos pudessem sair para se aliviar. Caso contrário, os candidatos deveriam permanecer nesses quartos por três dias inteiros.
Dentro do armazém, todos se empenharam para arrastar os servos dormindo pesadamente para o canto da parede, antes de puxar os uniformes dos servos sobre suas próprias vestes oficiais. Li Jinglong disse baixinho: “Vamos começar.”
O carpa yao escondeu-se atrás de um jarro de água e começou a dividir o remédio, e os outros se separaram para seguir caminhos separados.
Hongjun abaixou a cabeça, caminhando pelo corredor em passos rápidos. Ao passar por uma sala, ele inclinou a cabeça para dar uma olhada, procurando pela marca que Qiu Yongsi havia feito anteriormente – na bainha da manga, na lapela do manto ou em outros lugares semelhantes, e sempre que ele encontrasse um, ele usaria uma faca de arremesso para fazer uma marca leve no batente da porta.
A-Tai fez o mesmo, abaixando a cabeça, e cada vez que passava por uma porta, fingia espiar sem parecer que estava fazendo isso.
“Ei.”
Quando A-Tai passou pelo corredor, ele foi descoberto pelo inspetor de teste.
O inspetor de teste acenou com a mão. “Você, venha aqui por um momento.”
A-Tai se aproximou e, no momento em que o inspetor estava prestes a perguntar o que aquele servo estava fazendo, olhando atentamente para fora de uma sala de testes, uma mão se estendeu por trás, puxando a bainha de seu manto.
O inspetor de teste: “?”
No momento em que o inspetor estava prestes a virar a cabeça para trás para olhar, o carpa yao levantou repentinamente a mão e a abriu, sacudindo um pouco de Pólen Lihun.
“Um olhar traz fortuna²⁵–”
O inspetor espirrou e A-Tai imediatamente se virou, desaparecendo como uma rajada de vento. O carpa yao mergulhou em direção a um canto, também fugindo.
O inspetor de teste: “??”
“Pare! Porque eu nunca vi você antes…” outro guarda confrontou Qiu Yongsi.
“Encontrar-se novamente traz alegria!” o carpa yao mais uma vez espalhou um pouco de pólen e o guarda espirrou, seu rosto cheio de confusão, enquanto Qiu Yongsi e o carpa yao seguiam seus próprios caminhos.
Hongjun passou por uma sala, e quando olhou para dentro, de repente viu Du Hanqing.
Du Hanqing estava sentado atrás da mesa. Depois de observar com desconfiança por um momento, Hongjun passou pela sala.
Sem fazer nenhum som, Li Jinglong virou a esquina daquele corredor, sua testa franziu profundamente, observando a figura de Hongjun por trás. Ele não esperava que Hongjun voltasse, e Li Jinglong imediatamente se abaixou novamente para trás da esquina.
Apenas para ver Hongjun, jogando a faca na mão, hesitando por um segundo, antes de finalmente tomar uma decisão e esculpir uma linha na madeira. Seus olhos estavam vermelhos, ele se virou e saiu decidido.
Depois de alguns momentos, Mo Rigen correu e abaixou a cabeça para inspecionar a marca do lado de fora da porta, antes de espiar para dentro da sala novamente e soltar um suspiro. Ele sentiu aquela marca com a mão e a esculpiu um pouco mais fundo antes de se virar e sair.
Li Jinglong: “…”
Quando Li Jinglong estava prestes a sair, A-Tai chegou, e como Mo Rigen, ele tinha feito uma viagem especial para inspecionar a porta de Du Hanqing e logo atrás dele estava Qiu Yongsi.
Assim que Qiu Yongsi virou a esquina do corredor, ele quase se chocou contra Li Jinglong e em um instante ficou extremamente nervoso.
“Ei, Zhangshi?” Qiu Yongsi sorriu.
“Parece que eu estava me preocupando por nada”, disse Li Jinglong sem rodeios. “Todos vocês são muito protetores de Hongjun, hein.”
Qiu Yongsi sorriu e disse: “Estávamos apenas com medo de que nossos esforços fossem insuficientes, Zhangshi. Quando surgem eventos importantes, estamos todos do seu lado.” E dizendo isso, ele deu um tapinha no ombro de Li Jinglong.
Todas as placas nas portas foram concluídas e todos se reuniram do lado de fora do armazém para confirmar suas contagens.
“266 quartos”, disse Li Jinglong. “Isso é tudo, vamos esperar o sino.”
Hongjun estava quieto e todos os outros não falavam tão bem, então a atmosfera ficou um pouco estranha. Li Jinglong se aproximou e com uma das mãos pressionou o ombro de Hongjun e disse: “Desta vez, depois de encerrar adequadamente o caso, vamos sair e nos divertir. O que vocês dizem, para onde vocês querem ir?”
“Sério?!” Hongjun perguntou surpreso, se animando.
O canto da boca de Li Jinglong se contraiu e ele pensou, onde está a compaixão que você tem em seu coração agora…
“Pingkang Li!” Qiu Yongsi disse imediatamente.
Li Jinglong: “…”
“Pingkang Li”, A-Tai sorriu.
Hongjun perguntou: “Pingkang Li está bem? Na verdade, ainda não fui lá… mas se Zhangshi, você não gosta, então…”
Mo Rigen disse: “Então Pingkang Li; se não passarmos a noite, e assistirmos a dança e ouvirmos as músicas, tudo bem, certo? Pingkang Li não é só… bem, esse tipo de lugar.”
“Até você quer ir?” Li Jinglong não tinha como compreender o que passava pela mente de seus subordinados.
Mo Rigen disse: “Eu, huh, minha primeira vez, preciso guardá-la para o Branco… tanto faz, vamos falar sobre isso mais tarde, mas beber vinho e ouvir músicas, tudo bem.”
O carpa yao perguntou: “Podemos ir para Pingkang Li? Eu quero ir ver aquela pintura.”
“Então vamos para Pingkang Li!” Qiu Yongsi tomou a decisão²⁶.
“Bom ––!” todos gritaram alegremente. As opiniões de muitos esmagaram a de um, e Li Jinglong colocou uma das mãos em sua testa. Naquele momento, o sino começou a tocar, dang – dang – dang––, e todos imediatamente se levantaram para fazer seus preparativos.
Quando a segunda rodada de sinos soou, os inspetores carregaram pergaminhos em seus braços e correram para as salas privadas. Cada vez que passavam por uma sala, enfiavam o pergaminho de teste na janela, e assim que saía de suas mãos, corriam para a próxima sala e, dessa forma, percorriam todas as salas.
O sol forte brilhava de cima, e a palma da mão de Hongjun suava quando alguém gritou do lado de fora: “Entrega de água está aqui!”
Todos se misturaram à multidão de servos e carregaram uma cesta de jarros antes de abaixar a cabeça. Os guardas revistaram as cestas e os jarros, e cada um foi por sua conta entregar a água. Li Jinglong segurou o pó de Dinghun²⁷ em sua mão esquerda e com a direita ergueu um jarro. Quando chegou a uma porta com uma marca, ele colocou o pó na jarra antes de tirar a água que o guarda derramou, e depois de encher a jarra, passou-a pela janela e o candidato a pegou.
Cinco filas e mais cinco, as dez fileiras de quartos privados tinham quase cem em cada fila, e depois dessa rodada, todos estavam tão cansados que suas testas estavam cobertas de suor. Quando eles voltaram ao armazém, Li Jinglong viu que era a hora certa e disse: “Disperse!”
Todos viraram o muro de novo, chegando à rua em frente ao centro de testes, eles olharam na direção do centro de teste, todos eles ainda inquietos. Depois de passar por todo esse trabalho, grande parte do dia já havia passado, e a tarde de outono estava um pouco fria. Hongjun estava com medo de que eles não bebessem a água, ou que a quantidade de remédio não fosse suficiente, e pensando nisso, quando Li Jinglong o fez colocar ainda mais remédio, foi um movimento feito com muita precisão…
Li Jinglong então esperou pacientemente um pouco mais antes de respirar fundo, como se também estivesse um pouco nervoso. Não muito depois, carroças puxadas por cavalos ressoaram na rua e várias delas chegaram. Foram precisamente Gao Lishi e os vários funcionários do Ministério dos Ritos que estavam aqui para supervisionar os testes.
Li Jinglong estava esperando por esse exato momento e disse imediatamente: “Vamos sair.”
Hongjun disse: “Espere, ainda estou com um pouco de medo, eles não iriam embora tão cedo, certo? Vamos esperar mais um pouco. ”
Li Jinglong respondeu: “Testei seu remédio na água que os servos beberam e a dosagem é definitivamente suficiente”.
Hongjun: “Eu só tenho medo de que eles não bebam”.
Li Jinglong: “De manhã, pedi a Mo Rigen que fosse à Academia Imperial e adicionasse quatro vezes a quantidade normal de sal para todos os cafés da manhã na academia, apenas para evitar qualquer contratempo.”
Além de Mo Rigen, todos os outros instantaneamente ficaram boquiabertos de espanto. Qiu Yongsi disse imediatamente: “Zhangshi, de hoje em diante, este definitivamente vai segui-lo!”
A-Tai disse em descrença: “Que tipo de pessoa é essa!”
Li Jinglong disse humildemente: “Parem de brincar. Daqui a pouco vocês todos precisam ser um pouco mais apropriados, vão!”
E dizendo isso, Li Jinglong tirou seu manto externo, revelando seu corpo vestido com o uniforme oficial azul escuro, a Espada da Sabedoria presa em sua cintura. Ele usava o uniforme que o Filho do Céu havia presenteado, e sua postura era reta como o corpo de um pincel. Todos seguiram o exemplo, revelando seus uniformes oficiais, e eles seguiram Li Jinglong, em direção à praça.
.. ·: * ¨¨ *. ·: * ¨ ♡ ¨ *: ·. ·: * ¨ ♡ ¨ *: ·. *
Notas:
1 compaixão que tenho em meu coração – isso se refere especificamente ao conceito de karunā do budismo.
2 coisa enorme – a frase original é “coisa do tamanho do céu”, referindo-se à conversa de Li Jinglong e Hongjun na noite passada.
3 Clã Wangxie – a família Wangxie, composta pela família Wang e pela família Xie, são duas das famílias mais prósperas da história chinesa. Dizer que alguém é como um descendente do clã Wangxie é como dizer que eles são um jovem mestre rico, e eles tem a aparência para combinar.
4 palácio de férias do Imperador – os Imperadores eram tão ricos que podiam ter vilas e tais construções, para que pudessem passar alguns dias desfrutando da paisagem de uma área específica.
5 Anxi – referindo-se mais uma vez ao Protetorado de Anxi no extremo oeste da China, em torno de onde A-Tai é.
6 Li Linfu – ele foi uma figura poderosa que serviu como chanceler durante os últimos anos kaiyuanos e início da era Tianbao. Ele era muito hábil em remover seus rivais políticos, incluindo o avô de Feng Changqing; suas ações resultaram em um vácuo de poder e falta de funcionários competentes na era Tianbao posterior.
7 Gao Xianzhi – um general da dinastia Tang que é lembrado por suas múltiplas expedições para conquistar as Regiões Ocidentais. Ele também foi o comandante das forças tang na Batalha de Talas, e essa derrota, como você deve se lembrar, marcou o fim da expansão tang para o oeste. Seu pai era um general goguryeo(antigo nome da Coréia) que foi derrotado em batalha por forças combinadas de Tang e Silla, e acabou servindo o exército tang em vez disso.
8 Lesser Bolor – em 747. Lesser Bolor estava centrado em torno da atual cidade Gilgit, Paquistão.
9 Grande Bolor – em 753. Esta é uma região conhecida também como Baloristan.
10 Geshu Han – acredita-se que Geshu Han nasceu em 699, e teve uma longa carreira militar na região do Planalto tibetano.
11 ao trono – uma comunicação oficial de qualquer pessoa (embora funcionários do governo supervisionassem o processo, de modo que as comunicações dos plebeus eram frequentemente arraigado) para o próprio Imperador, muitas vezes para reclamar de funcionários locais corruptos ou negócios.
12 Palácio Huaqing – como o nome sugere, é o palácio temporário criado pela Piscina Huaqing para sua majestade.
13 segunda geração – aproximadamente às 21:30 da noite.
14 idade em que pudesse contar as verdades e mentiras das pessoas em seu ouvido – só vim dizer que ele tem 60 anos.
15 Era Tanglong – uma era que durou menos de dois meses, de 4 de junho a 20 de julho de 710. Foi o reinado de curta duração do Imperador Shang de Tang, que foi derrubado em um golpe.
16 sopa de gengibre – ao contrário do padrão ocidental de chá de gengibre, esta sopa é geralmente cozida com carnes e outros aromatizantes. É chamado de sopa de gengibre porque o gengibre era provavelmente a parte mais cara do prato, e tem um gosto forte de gengibre para ele.
17 Li Xianfu e Ge Fushun – dois oficiais do exército. Ge Fushun foi o comandante do Exército Yulin, e o General da Cavalaria Direita Dez Mil. Li Xianfu, não achei nada concreto sobre ele, mas ele também era um oficial comandante.
18 Exército Yulin – o Exército Yulin, também chamado de Exército Chu, era o exército encarregado da proteção do Imperador. É um dos Seis Exércitos.
19 Imperatriz Wei, que queria seguir os passos de Wu Zhao – A Imperatriz Wei foi a segunda esposa do Imperador Zhongzhong (o governante fantoche, antecessor de Xuanzong), que tentou tomar o poder de seu marido como Wu Zetian fez (referido aqui como Wu Zhao), sua sogra. Depois que a imperatriz Wei e sua filha, a princesa Anle, envenenaram o Imperador Zhongzhong, a imperatriz estava pronta para assumir o trono, mas seus planos foram frustrados por Li Longji (sobrinho do Imperador Zhongzhong) e pela princesa Taiping (irmã do Imperador Zhongzhong).
20 Wu Yanxiu – filho de Wu Chengsi, sobrinho de Wu Zetian. Ele participou da tomada original do trono e do estabelecimento da dinastia Zhou, na esperança de ser nomeado Príncipe Herdeiro, mas ele morreu de decepção sem nunca alcançar seu objetivo. O primo mais velho de Wu Yanxiu, Wu Chongxun, era o consorte masculino da Princesa Anle.
21 Shangguan Wan’er – uma consorte do Imperador Zhongzhong, que foi descrita como “a primeira-ministra do país”. Ela também era secretária pessoal de Wu Zetian.
22 ano Kaiyuan Yuan – a Era Kaiyuan veio antes da Era Tianbao, durando de 713 a 741, e é nomeada a era Kaiyuan porque significa inauguração de uma nova era (pelo novo Imperador, Li Longji). O ano yuan da era Kaiyuan refere-se ao ano da nova era.
23 Princesa Taiping – depois de sua ajuda para derrotar a Imperatriz Wei, Li Longji também ficou desconfiado dela, e porque ele pensou que ela estava planejando derrubá-lo, forçou-a a cometer suicídio e matou um grande número de seus aliados.
24 Caules Celestiais e Ramos Terrestres – um método de contagem/marcação, primeiro aplicado ao tempo de contagem, mas também usado para diferenciar as coisas. Há dez hastes celestiais e doze ramos terrenos.
25 Um olhar traz fortuna – Refere-se a dois deuses específicos na literatura daoísta. A Impermanência Branca/Wuchang se chama Xie Bi’an, e ele sempre é retratado como uma figura sorridente com as palavras “uma visão faz com que o dinheiro nasça” no chapéu de seu oficial; a Impermanência Negra/Wuchang é Fan Wujiu, que desaprova ferozmente e tem “paz na terra” em seu chapéu. A frase que o carpa yao aqui é “um olhar traz fortuna”, que geralmente é usada para se referir às duas Impermanências – mas com um resultado que é exatamente o contexto oposto dessa frase. Vê-los é pensado para trazer muita má sorte.
26 Tomou a decisão – frase original, “bateu no tabuleiro”.
27 pó de Dinghun – o remédio que Hongjun fez. 定魂 “Dinghun” significa definir ou afixar um huno.