Registros do Banimento do Yao do Tianbao - Novel - Capítulo 186
✧*๑✧*๑✧*๑✧*๑✧*๑✧*๑✧*๑✧*๑✧*
À noite, o vento frio soprava na cidade de Luoyang. Os yaoguai que uma vez vieram em bandos já haviam partido há muito tempo, e os soldados demoníacos e os generais demoníacos também foram exterminados. Na enorme capital oriental, apenas o choro dos fantasmas podiam ser ouvidos à noite.
Nas profundezas dos Dez Li do Rio Celestial estava o corpo do jiao negro coberto de feridas. A semente do demônio escondida sob sua escama reversa tornou-se tangível, revelando a forma podre de An Lushan. Essa visão era extremamente estranha de se ver, era como se uma “pessoa” de carne negra e podre tivesse surgido da garganta de um enorme jiao.
Passos soaram. Os olhos do jiao negro se abriram de repente, com uma luz vermelho-sangue brilhando na frente dele na escuridão.
Uma pessoa vestida de preto avançou lentamente. O jiao preto de repente prendeu a respiração e a caverna ficou tão silenciosa que até o som de um alfinete caindo podia ser ouvido.
“Parece que a separação foi muito bem sucedida”, disse aquela pessoa vestida de preto.
An Lushan, que estava na escala reversa do jiao preto, abriu a boca, zombou friamente com voz rouca, como se tivesse vislumbrado as intenções da pessoa vestida de preto.
“Isso foi realmente inesperado.” A voz de An Lushan soava, mas com os maneirismos de Yang Guozhong.
“O que foi inesperado?” A pessoa vestida de preto perguntou calmamente.
“Nunca pensei que, neste momento, você seria o único a aparecer e fazer um acordo comigo”, disse Xie Yu sombriamente.
“Como você sabe que estou aqui para fazer um acordo?”
“Se não for um acordo, então por que você veio aqui sozinho? Apenas me diga suas condições.”
A pessoa vestida de preto ficou em silêncio, antes de erguer os olhos e encontrar o olhar de Xie Yu. Xie Yu estremeceu de repente e dois raios de luz branca saíram dos olhos da pessoa vestida de preto e atingindo bem no meio da testa de Xie Yu. Incontáveis cenas passaram diante dos olhos de Xie Yu, antes de finalmente terminar com a visão de Luoyang ardendo em chamas.
“Como esperado, nem você pode abrir mão desse poder…”
“Não tenho nenhum interesse na semente do demônio”, disse a pessoa vestida de preto lentamente. “Depois que o assunto estiver terminado, sinta-se à vontade para se tornar um demônio como desejar.”
Xie Yu disse em voz baixa: “Mahamayuri já ganhou uma nova vida. Assim que Li Jinglong encontrar todos os Seis Artefatos, você não terá muitas chances de vitória.”
“Você não está apostando também?” A luz branca nos olhos da pessoa vestida de preto desapareceu e ele continuou lentamente: “Você fugiu para Luoyang e não seguiu mais para o norte, escolher lamber suas feridas aqui em vez de continuar também é simplesmente uma última aposta sua para ver se eu iria.”
Xie Yu ficou em silêncio.
“Eu mesmo lidarei com Li Jinglong”, disse a pessoa vestida de preto sombriamente. “Ele nunca terá a Espada da Sabedoria. Um ano depois, ele te enfrentará em uma batalha com cinco artefatos. Então você pode imaginar qual será o resultado.”
Xie Yu soltou uma gargalhada, depois que terminou, ele finalmente disse: “É ridículo que eu tenha pensado que tinha planejado todas as possibilidades, só para cair em seus esquemas no final… ah bem, ah bem!”
⊱───────⊰⊹⊱✫⊰⊹⊱───────⊰
No final do verão e no início do outono, as terras da região de Shuzhong ainda eram exuberantes com folhas verdes, sem o menor indício de amarelecimento. Depois de passar pelas Três Gargantas, a superfície do rio ficou coberta por uma camada de neblina e o ar estava extremamente úmido. Durante todo o dia, eles não sentiram nada além do cheiro da grama verde. Os exorcistas desembarcaram na cidade de Yuzhou. Neste momento, Yuzhou já estava cheio de funcionários, cidadãos e familiares daqueles que fugiram das Planícies Centrais, e como o Exército Tang estavam passando e conduzindo investigações, a grande cidade às margens do rio não estava muito animada.
Ao ver o Exército Tang novamente, Hongjun de repente sentiu uma sensação de proximidade com eles, como se tivesse retornado de um outro mundo estranho ao reino humano. Assim que os distúrbios de Anshi começaram, quase um milhão de pessoas invadiram Bashu. Muitas pessoas comuns também trouxeram suas famílias, viajando para o oeste. Desde os tempos antigos, Yuzhou fazia fronteira com as Planícies Centrais e ficava entre as altas montanhas que a cercavam, que serviam como uma barreira natural. As rotas comerciais eram abundantes aqui e tudo florescia, por isso o arroz tinha duas colheitas por ano. Nas Planícies Centrais, era possível comprar um dou* de arroz, que custaria doze tongbao, enquanto na cidade de Yu custa apenas oito wen**. Mesmo durante os distúrbios causados pela rebelião, os preços dos produtos não foram alterados.
(n/t: *dou é a medida seca para grãos com um décimo do dan.
**oito wen: um tongbao equivale a 10 wen.)
“Eh?” Ashina Qiong disse. “Aquele não é Hanguo Lan? Ei! Gordinho! Gordinho!”
A-Tai e Hanguo Lan se conheciam graças às suas interações contínuas, e quando Chang’an caiu, a guilda dos mercadores Hu se mudaram para Yuzhou e seu assentamento era animado e colorido. Quando Hanguo Lan viu Li Jinglong e os outros, ele gritou apressadamente: “São os exorcistas!”
Assim que os mercadores ouviram isso, todos se apresentaram, perguntando sobre a situação nas Planícies Centrais e as rotas comerciais, se os territórios perdidos como Chang’an e Luoyang poderiam ou não ser recuperados, quando eles poderiam voltar a fazer negócios, e assuntos semelhantes. Depois de muitos problemas, Li Jinglong finalmente escapou com sucesso e chegou à guilda dos comerciantes, onde puderam descansar seus pés por um tempo. Eles não puderam deixar de suspirar por tudo o que aconteceu desde que se separaram. Hanguo Lan mencionou a situação em Chengdu, todos os rumores diziam que Li Longji não poderia mais administrar os assuntos do país e eles estavam prestes a ver uma mudança na dinastia, com o Príncipe Herdeiro, Li Heng, sucedendo o trono.
“Você tem que ter muito cuidado desta vez”, Hanguo Lan lembrou Li Jinglong. “Depois da queda de Chang’an, espalharam-se rumores de que o Departamento de Exorcismo foi ineficaz na proteção da cidade.”
“Os céus não mudam para ninguém, eles agem não para preservar Yao, nem para destruir Jie¹”, disse Li Jinglong, impotente, bebendo um gole de chá. “A Terra Divina passa por uma tribulação a cada mil anos. Agora é o momento dessa tribulação, então o que posso fazer?”
O que Li Jinglong disse não foi em tom de brincadeira. Nos dias e noites desde que deixaram Chang’an, ele sempre pensava: se tivesse que recomeçar desde o início, haveria alguma maneira de fazer a Terra Divina sofrer um pouco menos com a tribulação desta vez? A resposta foi que isso era impossível. A descida de Mara à terra era inevitável, pois ele foi criado a partir de inúmeras dinastias que surgiram e caíram e das guerras que eclodiram nos últimos milênios. O Rei Fantasma também disse a ele que desde o fim da Dinastia Han até agora, a cada poucas centenas de anos daria origem a outra dinastia e a outra guerra entre o povo: o incêndio de Chi Bi durante a era dos Três Reinos, a migração da nobreza para o sul durante a era dos dois Jins², e as revoltas e massacres ainda maiores que aconteceram no final da Dinastia Sui. Era muito normal que o número de mortos na Terra Divina ultrapassasse o da geração anterior e que esses eventos acontecessem cada vez mais rápido. Quando a Rebelião Anshi surgiu, o mundo não tinha como purificar todo esse ressentimento, então não importa quem fosse, eles não teriam sido capazes de levá-lo a uma conclusão pacífica.
Os exorcistas finalmente se sentiram como se tivessem voltado ao reino mortal. Li Jinglong disse a Hanguo Lan: “Você tem algum tecido? Faça para nós, irmãos, alguns conjuntos de vestes, para que possamos ver Sua Majestade adequadamente.”
A guerra em Chang’an ocorreu apenas por causa da virada da situação dos exorcistas e, nos próximos dias, a guilda dos mercadores ainda precisaria de Li Jinglong para cuidar deles se quisessem continuar fazendo negócios no futuro. Hanguo Lan é um homem inteligente e não se atreveu a negligenciá-los, então imediatamente ordenou que seu pessoal trouxesse brocado fino feito de tecidos Shu e fez dois conjuntos de mantos no estilo dos oficiais para cada um deles. Hongjun e os outros, depois de tomar um banho e descansar por vários dias, vestiram suas novas vestes e melhoraram seu humor. Todos os membros do Departamento de Exorcismo finalmente sobreviveram ao desastre e pegaram cavalos emprestados antes de partir para Chengdu para se apresentar a Li Longji.
A viagem de Yuzhou a Chengdu não durou mais do que dois dias. Ao longo do caminho, eles entraram nas planícies de Chengdu bem na época da colheita do outono e, contemplaram os campos dourados e as espigas de arroz caindo com o próprio peso. Comparada à cidade montanhosa de Yuzhou, Chengdu era uma paisagem completamente diferente. A antiga capital de dois mil anos ficava no meio das planícies, simples e majestosa. Cada tijolo e telha das muralhas da cidade emanava uma sensação de fria desolação.
A passagem de milhares de anos parecia não deixar marcas nesta antiga cidade, que existia desde quando Du Yu construiu o antigo Reino Shu³. Os moradores da cidade viviam em paz e conforto, passando o dia sem nada para fazer. A abundante produção de bens envolveu esta cidade na sonolência de um cochilo do meio-dia em qualquer momento, e enquanto a luz do sol de outono brilhava, as flores desabrocham e o som da música ecoava, despertando uma sensação de tédio em todos que a contemplavam.
“Dizem que não se deve viajar para a região de Chuan4 quando jovem ”, disse Qiu Yongsi, “porque quando você vem aqui, você realmente não quer fazer mais nada.”
Li Jinglong acrescentou: “Felizmente, o Príncipe Herdeiro mudou a capital para Lingwu. Vamos encontrar primeiro com Sua Majestade, e depois de nos encontrarmos com ele, levarei todos vocês para ver os pontos turísticos.”
“ Li Jinglong do Departamento de Exorcismo, trouxe todos os seus subordinados e está solicitando uma audiência——”
O retorno de Li Jinglong veio logo após o de Li Heng; ele tinha acabado de chegar há menos de três dias e estava discutindo uma sucessão de assuntos com o tribunal cheio de funcionários. Todos ficaram surpresos quando ouviram essas palavras. Li Heng imediatamente ordenou que Li Jinglong fosse trazido para o salão, ignorando e até mesmo as tradições de remover a espada e tudo mais.
Assim que Li Jinglong chegou ao salão e olhou a multidão, ele viu Gao Lishi, Yu Chao’en, Guo Ziyi, o Vice-rei em exercício Du Hongjian e um grupo de funcionários públicos da corte Tang do Ministério de Ritos. O palácio de Chengdu não tinha um salão principal digno de menção e, todos estavam sentados em suas próprias mesas, discutindo os assuntos adequadamente, não havia mais de vinte mesas.
“Restam tão poucas pessoas?” A primeira frase que Li Jinglong falou foi uma exclamação de surpresa.
Guo Ziyi disse: “Nossas famílias e nosso país estão em apuros, e muitos dos senhores perderam a vida durante a migração da capital para o oeste. O fato do Departamento de Exorcismo ainda existir é realmente algo para se alegrar.”
Guo Ziyi era um veterano estadista que viu a ascensão de três dinastias e, embora Li Jinglong tenha recebido o título de Marquês de Yadan, nem mesmo ele não se atreveu a agir precipitadamente. Ele rapidamente fez com que todos se curvassem ao Príncipe Herdeiro, Li Heng como um gesto de respeito. Li Heng disse friamente: “Já que você voltou, por favor, sente-se.”
Todos os funcionários reunidos olharam para Li Jinglong e seu grupo. Depois que Li Jinglong se sentou, os exorcistas sentaram-se atrás dele. Os funcionários estavam originalmente discutindo a questão da migração da capital e da herança do trono, no entanto, quando Li Jinglong chegou, Li Heng não conseguiu se conter e perguntou: “Como está Chang’an?”
Como poderia ser? Você saiu correndo primeiro, e nos deixando para trás para limpar a bagunça, Li Jinglong pensou em seu coração, mas não mostrou nenhuma de suas emoções em seu rosto. Em vez disso, ele transmitiu o aviso do Deus Kun de que Chang’an e Luoyang deveriam ficar inabitáveis por três anos. Li Heng então perguntou a Mo Rigen: “An Lushan está morto?”
“Ele está morto.”
“Ele não está morto”, disseram Li Jinglong e Mo Rigen respectivamente.
Todos: “…”
Li Jinglong e Mo Rigen trocaram olhares, antes de Li Jinglong finalmente dizer: “Ele não está morto. Ele escapou de volta para Luoyang.” E ao dizer isso, ele pegou seu copo e bebeu um pouco de água e examinou o rosto de Li Heng.
“Seu Departamento de Exorcismo disse primeiro que An Lushan era um demônio”, Yu Chao’en não resistiu em dizer, “e fez com que toda a cidade de Chang’an fugissem para escapar de sua destruição. Depois desta última resistência, no entanto, An Lushan ainda está vagando vagarosamente do lado de fora, enquanto Chang’an foi assolado por uma peste terrível. Como você ainda pode ter coragem de vir ver Sua Majestade?”
Li Heng impediu Li Jinglong de responder fazendo outra pergunta: “Quanto tempo levará para se livrar de Shi Siming?”
Li Jinglong respondeu: “Shi Siming não tem nada a ver com Mara e, portanto, ele não está sob a jurisdição do Departamento de Exorcismo. Nós não matamos mortais.”
Li Heng se engasgou instantaneamente com suas palavras e disse: “Você é um súdito da minha Grande Tang, mas agora, quando o país está em perigo, você se recusa a liderar seus homens para a batalha! Como você se atreve! Li Jinglong! Você está tentando negociar comigo?!”
“O que é um demônio?” Yu Chao’en disse, cada palavra aparentemente saindo de dentes cerrados. “O que é um mortal? Não são suas palavras que decidem isso?”
“Todo mundo já viu um demônio”, Li Jinglong respondeu. “Por que deve caber a mim decidir isso? Foi sugestão dos meus subordinados se retirar de Chang’an naquela época, mas isso não exigia que Sua Majestade e Sua Alteza concordaram com a cabeça? Mas agora, você ainda quer atribuir esse assunto a mim?”
Li Heng sentiu que desde que Li Jinglong desapareceu há dois anos, ele parecia ter se tornado uma pessoa completamente diferente agora que voltou. Embora tivesse ouvido muitas vezes que Li Jinglong era um osso duro de roer e que não poupava os sentimentos de ninguém quando se sentia obstinado, até mesmo ousando bater de frente com o próprio pai de Li Heng, o Imperador, agora que se deparava com tal visão, Li Heng desejou que Li Jinglong permanecesse inconsciente e não ter vindo sufocá-los com suas próprias palavras.
“Quanto a An Lushan”, Li Jinglong disse sombriamente, “já que a solução deste problema caiu sobre nossos ombros, naturalmente encerraremos este assunto. Culpar a questão dos rebeldes que estão causando estragos em nós, o Departamento de Exorcismo, em vez de pensar na má administração da minha Grande Tang, e em vez disso fazer com que nós e nossos semelhantes massacramos as cabeças das forças opostas em massa; de onde vem a lógica para fazer isso?”
Quando ouviram isso, todos do Departamento de Exorcismo aplaudiram internamente. Eles sentiram que Li Jinglong realmente havia liberado um pouco de sua raiva em um ataque incessante. Hongjun também sentiu que o atual Li Jinglong parecia diferente comparado com como ele estava quando recebeu pela primeira vez a Lâmpada do Coração, e como estava quando perdeu a Lâmpada do Coração… parecia que havia mudado um pouco novamente.
Se dissermos que quando o conhecemos, Li Jinglong era como uma espada rígida e afiada, inflexível e muito difícil de quebrar e difícil de alcançar; então ele se tornou mais suave e de mente aberta a ponto de ser um pouco irracional; mais tarde, ele ficou cheio de remorso, e foi difícil se livrar dele. Agora, o Li Jinglong diante de Hongjun parecia incorporar uma mistura de duro e suave, um temperamento que não era nem humilde nem arrogante.
Guo Ziyi não pôde deixar de rir alto ao ouvir isso.
“Há muito tempo ouvi falar do nome do Marquês Yadan”, disse Guo Ziyi. “Hoje finalmente pude conhecer o Departamento de Exorcismo, que nem mesmo a Família Real é capaz de controlar.”
“A intenção original para o qual o Departamento de Exorcismo foi criado era proteger o Imperador e sua família”, Li Jinglong disse, “bem como proteger as pessoas comuns dos males de yao ou da tentação dos demônios. Mas o método de protegê-los é algo que nós mesmos decidimos. Este sempre foi o caso.”
Li Jinglong esperava que o Departamento de Exorcismo permanecesse atrás para proteger Chang’an, e no final, quando as coisas acabassem assim era algo que muitas pessoas discutiriam. Além disso, Li Heng originalmente queria aproveitar a oportunidade de executar a Consorte Imperial Yang e pessoas como ela enquanto enviava Li Longji embora, e ele nem mesmo queria poupar Gao Lishi. No entanto, Hongjun o impediu e, naturalmente, ele não lhes deu nenhum um pouco de face.
Mas o Departamento Exorcismo pagou um preço alto nesta batalha, um preço que poderia até ser descrito como cruel. Yu Chao’en era apenas um eunuco; ele não tinha façanhas militares dignas de nota e tudo o que entendia eram jogos de poder. Agora, ele realmente falou para repreender Li Jinglong, o que era simplesmente uma forma de insultar o Departamento de Exorcismo. Os rostos dos subordinados de Li Jinglong, sentados atrás dele, eram extremamente feios de se olhar naquele momento, mas Hongjun disse de repente: “Ei, você não é aquele eunuco? Lembro que você fugiu cedo, como você sobreviveu?”
Hongjun já tinha visto Yu Chao’en no palácio antes e sentiu que ele parecia familiar. Todos se encontraram em um impasse estranho, e essa pergunta imediatamente silenciou Yu Chao’en. Seu rosto inchou e ficou verde-arroxeado.
“Hongjun.” Li Jinglong tinha um sorriso nos olhos enquanto gesticulava para que ele não falasse por enquanto.
Li Heng não aguentou mais se conter. “Kong Hongjun! Como você se atreve a ser tão arrogante!”
Hongjun franziu a testa, quando estava prestes a revidar, ele se conteve em nome de Li Jinglong. Li Jinglong apenas fingiu não ter ouvido e explicou o que sabia sobre a situação até agora, antes de dizer seriamente: “E é assim que as coisas são.”
As informações que Zhao Yun trouxe foram trazidas pelos pássaros. Os pássaros estavam por toda parte e as informações obtidas eram ainda mais detalhadas do que as dos batedores do Exército Tang. Os arranjos do exército de Shi Siming, o paradeiro de An Lushan, bem como as posições de muitas unidades militares eram algo que nem mesmo Li Heng sabia. Guo Ziyi franziu a testa enquanto pensava sobre isso; ele sabia que tudo isso estava dentro do razoável.
“Em mais alguns dias”, disse Li Jinglong, “liderarei meus subordinados em busca dos artefatos que derrotarão nosso inimigo, então terei que deixar Chengdu nesse momento.”
Guo Ziyi perguntou: “Quanto tempo levará para destruir completamente An Lushan?”
Li Jinglong se virou e olhou para todos.
“Um ano é suficiente?” Li Jinglong perguntou a todos os seus subordinados.
Li Heng: “Li Jinglong, você…”
Li Jinglong realmente começou a discutir o assunto ali mesmo no corredor, tratando Li Heng completamente sem nenhum respeito. Depois que todos pensaram sobre isso, todos concordaram que era factível.
Li Jinglong disse então a Guo Ziyi: “Então um ano será o limite de tempo.”
Foi somente quando Li Jinglong foi questionado que ele se lembrou de que não havia pedido a opinião de seus subordinados. Porém, ele decidiu não contar a eles sobre as instruções de Acalanatha por enquanto, para evitar que todos sentissem muita pressão sobre eles.
Guo Ziyi disse: “Dentro de um ano, isolarei as tropas de Shi Siming em Hedong, no Passo Hangu, em Hebei e outras regiões, e recuperarei Luoyang.”
“Você tem a minha palavra”, disse Li Jinglong.
Parecia que entre os ministros e o Príncipe Herdeiro, apenas Guo Ziyi era um tanto confiável. Li Jinglong obviamente não pretendia ficar mais tempo para discordar, então, depois de tomar chá, ele se despediu.
“Onde está Li Bai?” Hongjun não pôde deixar de perguntar a Li Jinglong antes de partir. Ele estava muito preocupado com a situação de Li Bai. Embora soubesse que estava bem, ele ainda precisava vê-lo para se sentir à vontade.
Quando Guo Ziyi ouviu isso e respondeu: “O comandante de Henan, Du Zimei é poeta, e ele possui uma casa de campo na parte oriental de Chengdu. Li Taibai costumava ir lá no passado, então imagino que ele tenha frequentado esse lugar com frequência nos últimos dias.”
Hongjun agradeceu a Guo Ziyi e os membros do Departamento de Exorcismo se despediram.
Por um momento, todos os ministros do tribunal ficaram sem palavras. A série interminável de pontos de Li Jinglong e sua zombaria impiedosa desferiram um duro golpe em Li Heng, e ele sentiu sua raiva ferver em seu peito. O que eles discutiram não tinha o mesmo brilho agora, então ele ordenou que os ministros se dispersassem. Quando Guo Ziyi recebeu os últimos relatórios militares, ele descobriu que precisava voltar imediatamente para fazer os preparativos para atacar o exército de Shi Siming.
⊱───────⊰✯⊱───────⊰
Notas:
- 天道恒常,不为尧存,不为桀亡: ele está dizendo que os céus não se movem para ninguém.
- 两晋, dois Jins: Jin do Norte e Jin do Sul. Dinghai Fusheng Records se encontra neste período.
- 杜宇建古蜀国至: Está em algum lugar entre as dinastias Shang e Zhou Oriental e o período da primavera e do outono. Diz a lenda que ele foi o quarto senhor a conquistar a região de Shu.
- 川, Chuan: Sichuan, também conhecido como Bashu.
⊱───────⊰✯⊱───────⊰
Flor: Coloquei uma nota ali em cima falando de dou e dan… que são medidas secas para grãos, eu não lembro ao certo quanto o autor estipulou o dan se era 40kg ou mais que isso, ele fala nos capítulos do livro 1 rs
Mas gente! Li Jinglong estapeou lindamente Li Heng! Eu amo esse homem 💖
E se alguém quer ler Dinghai, procure o nome: Registros Transitórios de Dinghai
Até sexta!