Registros do Banimento do Yao do Tianbao - Novel - Capítulo 189
- Home
- Registros do Banimento do Yao do Tianbao - Novel
- Capítulo 189 - O Peixe Que Salva Vidas
✧*๑✧*๑✧*๑✧*๑✧*๑✧*๑✧*๑✧*๑✧*
O ar do outono era refrescante. Li Jinglong primeiro conduziu Hongjun ao Palácio Jin para expressar seus agradecimentos a Li Heng e Li Longji. A notícia que receberam foi que Li Heng e Guo Ziyi haviam partido para Lingwu no início da manhã, levando consigo os Seis Exércitos, para receber o decreto de que Li Longji estava abdicando do trono. Eles estavam se preparando para realizar os ritos de sacrifícios aos céus em Lingwu.
Depois de chegar ao palácio interno do Palácio Jin, Hongjun viu que em meio ao suspiro do vento de outono, a figura curvada de um velho estava parada entre as folhas caídas da árvore de guarda-sol, olhando para a esquerda e para a direita.
Li Jinglong então disse: “O Marquês de Shu, Li Jinglong, solicita uma audiência com Sua Majestade…”
O velho virou a cabeça e Hongjun e Li Jinglong se assustaram. Esse era Li Longji!
“Onde estão os guarda-costas?!” Li Jinglong explodiu instantaneamente e rugiu: “Gao Lishi! General Gao!”
Gao Lishi tinha ido ao Departamento de Exorcismo bem cedo naquela manhã para entregar o decreto imperial e, ao retornar, estava sentado em seu quarto, tomando chá e enxugando o suor. No nome, Li Longji estava abdicando, mas na verdade, todos sabiam que o verdadeiro motivo era que ele foi forçado a sair de sua posição pelo Príncipe Herdeiro. Caso contrário, não teriam ocorrido os eventos na Encosta Mawei. Este Imperador, que uma vez teve tanto poder e prestígio que até mesmo a natureza se curvou à sua vontade, hoje havia se transformado em uma pessoa desolada e miserável.
“Aiyo…” Gao Lishi lamentou, “Marquês Yadan… não, Marquês de Shu, sou apenas um indivíduo. Como posso dar conta de todas essas tarefas que exigiram alguém com três cabeças e seis braços¹? Eu também não acabei de voltar ao palácio? Acalme sua raiva, acalme sua raiva. Sua Majestade, para que é tudo isso agora?”
Li Longji tinha cabelos grisalhos e ralos e manchas escuras de velhice cobriam seu rosto. Ele parecia estar procurando algo atrás da árvore e, sem mais delongas, Gao Lishi ajudou-o a se levantar e o arrastou de volta para seus aposentos. Li Longji gritou: “Deixe-me ver! Yuhuan está aqui!”
Li Jinglong ficou sem palavras por um momento. Ele ficou parado no meio daquele vento sombrio do outono, sem saber o que dizer. Depois de um tempo, ele entrou para agradecer a Li Longji. Hongjun caminhou um pouco pelo pátio, e mais uma vez sentiu a dor e o tormento que o nascimento, a velhice e a doença traziam aos mortais.
“Todos os humanos envelhecem e morrerão”, disse o carpa yao, sentado nas costas de Hongjun.
O carpa yao estava crescendo cada vez mais, e Hongjun já estava um pouco incapaz de carregá-lo. Hongjun disse de repente: “Será que Jinglong também ficará assim?”
“Claro que sim”, disse o carpa yao. “Quando você envelhecer, todas as honras e desonras que você acumulou em sua vida vão desaparecer. Veja o quão lamentável é? Quão patético? Quando Li Jinglong envelhecer, talvez ele possa…”
“Mesmo assim, ainda gostarei muito dele”, disse Hongjun. “Para nós, termos sido capazes de caminhar juntos nesta vida significa que a teremos levado até o fim.”
O carpa yao: “…”
A conversa parou abruptamente. Hongjun de repente pensou em outra coisa, mas o carpa yao disse: “Me coloca no chão e vamos dar uma volta.”
Hongjun colocou o carpa yao no jardim de flores e foi atrás da árvore para ver o que o velho estava procurando. De repente, ele viu um buraco no chão, quase do tamanho de um chi, com uma boa quantidade de ervas daninhas crescendo ao redor. Ele se agachou para espiar dentro do buraco e, de repente, uma cabeça de raposa branca e peluda saiu dele e o assustou.
“Shhh”, disse a raposa.
Hongjun: “Você…”
“Sou eu!” A voz da raposa era a de Yu Zaoyun, e ela saltou alguns passos, se enterrando nos braços de Hongjun. Hongjun caiu no chão e Yu Zaoyun continuou: “Você encontrou o local da capital yao? Ouvi dizer que Li Jinglong recebeu o título de Marquês de Shu esta manhã, então o local foi selecionado, certo?”
“Espere…” Hongjun ficou surpreso. “Você tem um corpo agora?”
“Eu o peguei nas montanhas, então vai servir por enquanto”, disse Yu Zaoyun. “Eu não consegui ficar tranquila, então voltei para ver como ele estava.”
⊱───────⊰⊹⊱✫⊰⊹⊱───────⊰
No quarto escuro, Gao Lishi segurou Li Longji atrás da mesa, alimentando-o com uma colher de sopa de ginseng. Ele dizia de vez em quando: “Vossa Majestade, aqui, abra a boca, ah——”
A barba de Li Longji estavam cobertos de óleo e a sopa havia derramado sobre ele, mas Gao Lishi não teve a presença de espírito para limpá-la para ele.
Esta sala estava úmida e sombria e nenhum vento conseguia passar. O enxame de criadas e guarda-costas que antes enchiam os quartos já havia desaparecido há muito tempo. Quando Li Longji e Yang Yuhuan escaparam de Chang’an, eles abandonaram a maioria de seus atendentes do palácio, e foi somente graças à ajuda de Hongjun que ele mobilizou os Seis Exércitos para escoltar as famílias dos oficiais e os atendentes do palácio enquanto escapavam cidade. O Filho do Céu abandonou seu povo e só se preocupou em escapar e, mesmo agora, não havia ninguém para atendê-lo. Havia apenas algumas criadas esperando por qualquer comando do lado de fora. Quase todos os conselheiros mudaram completamente de opinião e fugiram para o Príncipe Herdeiro para um novo começo.
Apenas o velho conselheiro Gao Lishi foi deixado para fazer companhia ao velho imperador sozinho. Ele era incrivelmente arrogante e desenfreado quando estava no poder no passado, mas agora lhe restava a tarefa de proteger os anos de outono do imperador, o que também era uma tarefa miserável.
Li Jinglong só queria encontrar algo para dizer, mas Li Longji já estava confuso e atordoado. Mesmo se ele dissesse alguma coisa, ele não seria capaz de ouvir. Neste momento, Li Jinglong não pôde deixar de pensar em si mesmo e em Hongjun, ele era um mortal e envelheceria, mas Hongjun talvez nunca envelhecesse ou morresse. No futuro, depois de muitos anos, ele pode acabar partindo desta vida e deixando Hongjun sozinho para trás. O que ele faria então?
Depois de pensar muito, Li Jinglong disse apenas uma coisa: “Quais são os planos do General Gao sobre o futuro?”
“Estou velho”, disse Gao Lishi, “e embora minhas ambições sejam abundantes, me faltam forças. Então ficarei aqui fazendo companhia a Sua Majestade.”
⊱───────⊰⊹⊱✫⊰⊹⊱───────⊰
Nesse momento, o carpa yao circulou várias vezes pelo jardim e, ao chegar ao pátio dos fundos, de repente viu dois faisões olhando com pena para seus próprios reflexos no lago.
“Ei!” O carpa yao finalmente os encontrou. Ele estava nadando preguiçosamente no fosso do centro da cidade naquele dia, quando avistou o que pensou serem alguns velhos conhecidos. Naquela época, no entanto, não conseguia entrar no palácio interno. Hoje veio especificamente para procurar essas velhas amigas galinhas.
Desde que Lu Fei e Hong Shou voaram para longe de Chang’an, eles e o carpa yao foram separados pelo vento. Por algum motivo, eles acabaram no palácio da região de Shu e, portanto, se tornaram bichos de estimação no pátio de Li Longji. Ao ver um peixe comprido correndo em sua direção, Lu Fei perguntou: “O que é aquilo?”
“Uma carpa capim se tornou um espirito”, respondeu Hong Shou friamente.
“Sou eu! Sou eu!” O carpa yao disse.
Os dois faisões pareciam frios e indiferentes, e o carpa yao acrescentou: “Sou eu! Zhao Zilong! O peixe que salvou suas vidas!”
Lu Fei e Hong Shou lembraram-se disso e disseram juntos: “Oh! Nosso honrado benfeitor!”
“Acontece que é o nosso honrado benfeitor!”
Os faisões se entreolharam antes de fingirem cumprimentar calorosamente o carpa yao. O carpa yao disse: “Diga que coincidência vocês acabaram aqui?”
Os faisões pensaram ao mesmo tempo: talvez não esteja aqui para nos pedir reembolso né…
O carpa yao ficou muito feliz e muito cordial, afinal todos eles sobreviveram juntos a algumas dificuldades. Ele perguntava: “Por que vocês estão aqui?”
Acontece que depois de deixar Chang’an, os dois faisões planejaram retornar às terras de Shu, mas eles estavam muito longe de casa. As estradas da região de Guanzhong eram muito complicadas e se cruzavam com frequência. As penas dos faisões eram de cores muito vivas e eles tinham medo de chamar a atenção dos humanos, por isso não tiveram escolha a não ser viajarem no escuro da noite. Além de viajarem no escuro da noite, os faisões não tinham senso de direção, então vagavam continuamente. Eles passaram quase dois anos vagando sem conseguir sair das Planícies Centrais, e no final, exaustos e nas últimas forças, decidiram fixar residência temporária em Chencang.
Depois disso, com os distúrbios Anshi, Chang’an caiu no caos e o exército de Li Longji entrou na região de Shu. Quando chegaram a Chencang, as montanhas bloquearam o seu caminho e foi só então que os faisões aprenderam que seguir para o oeste significava que entrariam na região de Shu. Eles estavam muito entusiasmados e usaram todas as suas forças para aplicar seus poderes yao para mover uma pedra que bloqueava a estrada, revelando o caminho da montanha.
Depois que Yang Yuhuan morreu, Li Longji teve momentos de clareza de vez em quando. Gao Lishi estava tão assustado quanto uma mosca sem cabeça. Ele imediatamente decretou que os faisões eram seres divinos enviados pelos próprios Céus. Ele até mudou o nome de Chencang para “Baoji²”, de modo que os faisões foram elevados ao nível de tesouros nacionais e trazidos para a região de Shu. Eles foram então foram guardados neste jardim para garantir sua segurança.
O carpa yao suspirou ao ouvir essa história, Lu Fei e Hong Shou olharam para o carpa yao com simpatia, perguntando: “E você? Como você está nestes dias? A princípio pensamos que você estivesse morto.”
O carpa yao se virou para deixá-los olhar e disse: “Vou me transformar em um dragão.”
“Parabéns”, disseram os faisões sem muita nem pouca emoção.
O carpa yao continuou: “Para ser um yao, é claro, significa que você precisa ter uma grande visão e aspirações elevadas. Vocês dois não querem superarem todas as diferenças de classe e se tornarem uma fênix?”
“Você está louco?” perguntou Lu Fei. “As tribos aquáticas que se transformam em dragões é algo que os Céus decretaram, mas aves e fênix são duas raças diferentes, ok? Uma fênix é uma fênix desde o seu nascimento, enquanto uma ave é uma ave desde o nascimento. Você já ouviu falar de uma ave se transformando em uma fênix? Por que você não nos conta sobre isso?”
Quando o carpa yao pensou nisso, era verdade. Ele parecia ter esquecido que as leis da natureza não podiam ser quebradas. De repente, ele sentiu que os faisões, como raça, pareciam naturalmente indiferentes e apáticos. Além disso, eles não se importam como ele se tornaria um dragão e, por um tempo, ele os achou muito chatos.
“Oh, honrado benfeitor, você quer uma minhoca?” Hong Shou arranhou o chão algumas vezes e tirou uma minhoca para dar ao carpa yao. O carpa yao, porém, recusou: “Não, obrigado, vou voltar agora, isso é tudo.”
“Como é que entraste?”
“Com Hongjun, dã.”
“Hongjun?” Lu Fei, Hong Shou tentaram se lembrar.
“Mahamayuri. Quando o Palácio Yaojin emitiu a convocação dos pássaros, vocês dois não foram?” O carpa yao perguntou. “Agora ele se tornou o rei yao…”
Os dois faisões bateram as asas vigorosamente em um instante, transformando-se em duas sombras com um “shua” e desapareceram bem na frente dos olhos do carpa yao.
“Sua Majestade ——!”
“Sua Majestade!”
Hongjun estava conversando preguiçosamente com Yu Zaoyun enquanto esperava por Li Jinglong. De repente, dois faisões correram e tentaram se jogar sobre ele, o que assustou muito Hongjun. Os faisões também arrepiaram as suas penas com o salto e abriram a boca, gritando sem parar. Hongjun se sentiu tonto e sua visão estava cheia de penas.
“Vossa Majestade, estamos sofrendo tanto esperando por você!”
“Vossa Majestade, por favor, aceite este humilde!”
“Sua Majestade é tão bonito!”
“Isso aí, isso aí! Não é à toa que você se chama Hongjun³!”
“Cale a boca!” Yu Zaoyun disse com raiva. “Vocês, pássaros, são os mais irritantes. Vocês são tão barulhentos.”
Embora Yu Zaoyun tivesse encontrado uma pequena raposa como sua concha, seus modos imponentes ainda estavam intactos. Os faisões imediatamente ficaram quietos, tão silenciosos quanto galinhas esculpidas em madeira. Hongjun disse: “Gente…”
“Somos Lu Fei e Hong Shou das terras de Shu…”
“Ao ouvir que o Milord havia chegado em Bashu, viemos aqui para jurar nossa lealdade a você…”
“Quando estávamos em Chang’an, tínhamos acabado de receber a convocação dos pássaros, então quando voamos apressadamente descobrimos que a batalha já havia terminado…”
Li Jinglong também apareceu. Ao ver duas galinhas tão carinhosas e aglomeradas na frente de Hongjun, chamando-o sem parar, ele ficou imediatamente confuso. Gao Lishi saiu para o pátio e, ao ver que as galinhas sabiam falar, ele soltou um grito. Ele gritou: “Yaoguai ——!”
Hongjun fez o possível para dizer que as duas aves estavam aqui para jurar lealdade, então ele acenou com a cabeça e disse: “Venham comigo”.
Só então o carpa yao chegou, só para ver Lu Fei e Hong Shou pareciam ter se tornado pássaros completamente diferentes. Eles fizeram o possível para bajular Hongjun, tanto elogiá-lo aos mais altos níveis, e todas as escamas do carpa yao se arrepiaram, sua raiva insaciável. Hongjun colocou as mãos em concha e se despediu de Li Longji, antes de levar a raposa, a carpa e as duas galinhas enquanto partia com Li Jinglong.
“Acho que, se houver uma chance, é melhor deixar vocês dois se encontrarem novamente”, disse Hongjun a Yu Zaoyun ao deixarem o palácio Shu.
Yu Zaoyun respondeu suavemente: “Talvez. Às vezes é melhor nos vermos, é pior do que nunca nos vermos. Além disso, para ser sincera, a pessoa que ele ama não sou eu de verdade. Yang Yuhuan morreu há muito tempo, neste momento, sou a Yu Zaoyun.”
“É a mesma coisa, certo?” Hongjun disse. “Você sempre esteve no coração de Yuhuan.”
Yu Zaoyun ficou em silêncio.
Os faisões disseram apressadamente para agradar: “Você deveria ir vê-lo de novo”.
“Isso mesmo. Como esses sentimentos ainda persistem, é melhor vê-lo adequadamente até o fim, não é?”
Yu Zaoyun simplesmente perdeu a paciência e disse: “O que isso tem a ver com vocês dois!”
As raposas eram inimigas naturais das aves, mas com Hongjun por perto, os faisões não tinham medo nenhum. Eles continuaram, encerrando as frases um do outro, causando tanto barulho que fez Li Jinglong ter dor de cabeça.
⊱───────⊰⊹⊱✫⊰⊹⊱───────⊰
Depois de deixar o palácio, Li Jinglong não voltou para a pousada. Em vez disso, ele alugou uma carruagem e pediu ao condutor que os levasse para fora da cidade. Ele então enviou uma mensagem a Zhao Yun, que estava hospedado na pousada, para arrumar algumas mudas de roupa e trazer Turandokht para a carruagem. Com tantos animais amontoados na carruagem, incluindo um huashe, uma raposa, dois faisões e uma carpa yao, Li Jinglong sentiu como se tivesse se tornado o mestre de cerimônia de um circo.
“Para onde estamos indo?” Hongjun não pôde deixar de se sentir calmo ao ver que o cenário de outono estava perfeito.
“Estamos saindo de férias para explorar as terras que recebi como Marquês de Shu”, disse Li Jinglong, tirando as penas que grudaram em seu corpo. “Também estou te trazendo para escolher o novo local para a capital yao.”
O local deve ser escolhido o mais rápido possível, pois ainda havia muito mais coisas a fazer depois. Li Jinglong teria que cuidar da questão da capital yao durante os 120 dias enquanto esperavam pelo retorno de A-Tai e Ashina Qiong. Ele teria que ir até Zoige para encontrar o outro artefato de Acalanatha. Os yaoguai começaram a comemorar quando ouviram essas palavras, e até mesmo Yu Zaoyun não pôde deixar de expressar sua gratidão.
“Finalmente teremos uma casa.” Yu Zaoyun não esperava que depois que as tribos yao tivessem sido divididas por milhares de anos, seria um homem mortal que os ajudaria a reconstruir sua nação.
O carpa yao acrescentou: “Quando eu me transformar em dragão, você precisará me deixar um lago um pouco maior para morar”.
“Depois que você se transformar em um dragão, não viverá mais lá”, disse Hongjun rindo.
“Ainda voltarei e visitarei vocês no futuro”, protestou o carpa yao.
Li Jinglong ordenou que a carruagem deixasse Chengdu. Eles primeiro pegaram um barco e desceram ao longo do rio Min. Desta vez, o barco seguiu a corrente e, em não mais que um dia e meio, eles chegaram a Yuzhou. Eles também aproveitaram a oportunidade para comprar comida e roupas para Trandokht e Chen Feng, que haviam sido deixados em Chengdu, e quando voltassem, discutiriam a escolha da localização da capital yao com Hanguo Lan. O plano era primeiro lhe pedir emprestado algum dinheiro e bens, que então lhe pagariam lentamente através do estabelecimento de um comércio facilmente acessível com as tribos yao.
Depois de deixar Yuzhou, eles continuaram a descer o rio, chegando a Fengjie. Quando desembarcaram em Fengjie, os dois passaram a andar a cavalo. Lu Fei e Hong Shou que já haviam morado perto das Três Gargantas, ficaram cheios de alegria, então fugiram rapidamente. Hongjun havia passado por vários anos de batalha e, desde que chegaram a Chang’an, ele não teve a chance de passar o tempo tranquilo e despreocupado. Ele sentiu que essas montanhas e os campos desertos eram etéreos e incomparavelmente adoráveis.
“Olha, tudo o que fizemos valeu a pena.” Li Jinglong sorriu para Hongjun ao comprar shaobing no mercado de Fengjie.
“Vale a pena”, respondeu Hongjun. Depois de deixar a cidade de Fengjie, eles cruzaram as antigas fortalezas que cobriam Bashu, cujas fortificações estavam espalhadas pela região. As paisagens pelas quais passaram tinham uma sensação semelhante à das Montanhas Taihang, mas não pareciam tão fortes e arcaicas quanto as Montanhas Taihang; em vez disso, eles tinham um ar de elegância. Bashu era uma terra de heróis valentes e belas paisagens, e quanto mais se aprofundaram nas montanhas, mais abundante era o qi espiritual do mundo. Toda a magia de Li Jinglong vinha da Lâmpada do Coração, então ele não conseguia senti-la e não estava familiarizado com a arte da geomancia, no entanto, os yaoguai eram tão sensíveis ao qi espiritual quanto os humanos à umidade.
“Se continuarmos a viajar por mais meio dia, chegaremos a Wuxia4”, disse Li Jinglong abrindo o mapa no cânion e o estudando ao lado de Hongjun. “Esta região contém um dos locais que identificamos originalmente, uma das veias do dragão.”
Com este lembrete, Hongjun de repente se lembrou: “Talvez haja um artefato lá?”
“Pode não estar mais lá”, disse Li Jinglong. “Mas é certo que o lugar onde o qi espiritual é abundante também são locais onde as veias terrestres se cruzam.”
⊱───────⊰✯⊱───────⊰
Notas:
1. 三头六臂, uma referência a Nezha, que tinha três cabeças e seis braços e já fazia muitas travessuras quando tinha apenas 2 braços e 1 cabeça.
2. 宝鸡, galinhas preciosas.
3. 鸿俊, o ideograma 俊 significa bonito.
4. 巫峡, Wuxia, Desfiladeiro de Wuxia em Changjiang ou Yangtze, no meio das Três Gargantas.
⊱───────⊰✯⊱───────⊰
Flor: Muito triste toda a sua glória ir embora quando se torna velho, literalmente você é abandonado pela família e afins~~
Eu já vi isso acontecer e digo: ninguém merece esse tipo de fim!
Zhao Zilong você calado é uma linda carpa sabia?!
Sério, não aguento mais ele falando que vai ser tornar um dragão…
Finalmente o local será escolhido! Com certeza vai ser um lugar maravilhoso *-*
Até o próximo capítulo!