Quanqiu Gaokao - Novel - Capítulo 21
Uma língua estrangeira que nem mesmo um aplicativo de tradução podia reconhecer…
Só o sistema para conseguir fazer uma coisa dessas.
“… Que tal com Internet?” Yu Wen cutucou a tela do telefone, um pouco ansioso: “O dicionário que baixei não é o suficiente? Conectar à Internet vai ser útil? O inspetor pode ajudar com isso?”
Depois de ouvirem isso, todos olharam para Qin Jiu.
Este Sr. Inspetor estava na frente do armário no canto da sala, olhando entediado para um queimador de incenso. Ele parecia ter olhos na nuca e, sem virar a cabeça para trás, disse: “Não foram vocês que tiraram a carta, por que estão me olhando?”
O cheiro do incenso na sala era muito forte.
Ele abriu a tampa, pegou a coisa carbonizada e jogou-a de lado. Durante esse processo, seus dedos longos e finos mexeram no queimador, sem medo de se queimar.
A multidão ouviu suas palavras e olhou para You Huo ansiosamente.
Mas antes de You Huo falar, Yu Wen, que foi o primeiro a propor, se acalmou: “Esqueça, o dicionário deve estar totalmente baixado, só perguntei casualmente… Esses vários aplicativos de tradução não têm Romani, provavelmente não conseguiremos traduzir mesmo se estiver conectado à Internet. Se realmente não encontrarmos nada, a carta será usada em vão.”
Chen Bin não pôde deixar de perguntar: “Que carta? Desde que me juntei a vocês sempre ouvi mencionarem sobre isso, mas não tive coragem de perguntar.”
Quando as cartas foram sorteadas, todos da equipe assistiram. Como todos eles sabiam de tudo, não tinha o porquê esconder dele.
Todos correram para explicar a Chen Bin sobre a utilidade da carta de recompensa.
Chen Bin ficou pasmo ao ouvir: “… Existem até recompensas? Eu só ouvi rumores, pensei que era uma piada. O que vocês fizeram? Como conseguiram essa oportunidade?”
Todos ficaram com vergonha e pensaram internamente: era porque o sistema havia formado o grupo aleatoriamente, permitindo que eles tivessem uma coxa de ouro para abraçar[1].
Chen Bin foi bastante compreensivo. Vendo a mudança na expressão de todos, ele não perguntou mais nada.
Ele olhou para Liang Yuanhao e descobriu que os lábios do outro estavam fortemente pressionados, com uma expressão feia no rosto. Na verdade, seu próprio rosto já não era tão bonito assim também.
Embora eles nunca tenham visto uma carta de recompensa, já ouviram falar dele.
Não importa qual seja o motivo de terem obtido a oportunidade de recompensa, isso só provava uma coisa: esta equipe era muito poderosa.
Ou então, havia alguém muito poderoso nesta equipe.
Era evidente quem era essa pessoa poderosa.
E Infelizmente, os dois tinham acabado de fazer uma escolha oposta ao Grande Mestre.
Chen Bin fez uma ligeira reverência a Liang Yuanhao e, enquanto outros discutiam, perguntou-lhe em voz baixa: “Você está arrependido?”
Liang Yuanhao fez uma careta e disse asperamente: “As consequências ainda não foram reveladas. Você pode estar certo uma vez, mas sempre estará correto? De qualquer forma, não me arrependo.”
“Eu estou um pouco.” Chen Bin parecia triste, olhando para o chão em transe.
‧
“Irmão, você precisa da ajuda do inspetor?” perguntou Yu Wen.
“Não preciso.”
You Huo se sentou preguiçosamente no braço do sofá e começou a jogar no celular.
Qin Jiu fechou a tampa do queimador de incenso novamente.
Ele casualmente puxou uma toalha colorida, enxugou os dedos e caminhou silenciosamente para trás de You Huo. Ele colocou as mãos nas costas do sofá e disse: “Realmente não precisa? Esta carta está comigo há muito tempo. Mal posso esperar para usá-lo.”
You Huo não ergueu a cabeça, apenas sorriu friamente em resposta.
Qin Jiu sentiu-se ainda mais interessado.
Este candidato era realmente interessante. Ele não hesitava em fazer perguntas simples que caíam dentro dos limites das regras do exame e até tratava o inspetor rudemente. Mas quando se tratava da carta de ajuda, ele não estava disposto a usá-lo, como se pedir ajuda fosse equivalente a abaixar a cabeça.
Um osso duro de roer.
001 comentou em meu coração.
‧
You Huo clicou no celular algumas vezes, e a voz de Hei Po parecida com uma garotinha soou novamente na sala.
Não era inglês. Todo mundo entendia inglês. Mesmo para alguém que não aprendeu direito, daria para reconhecer algumas coisas se escutasse mais vezes e diminuísse a velocidade.
Eles realmente não sabiam nada sobre Romani, mesmo que essa gravação fosse colocada por um dia inteiro, nada aconteceria.
Então permaneceram em silêncio na sala de estar desesperados, cercados pelos cantos de pássaros.
‧
Depois de tocar aquela fala por mais de dez vezes, alguém estalou os dedos.
Todos voltaram subitamente aos seus sentidos: “Quem? Qual é o problema?”
Foi Mike quem estalou os dedos.
Ele abriu a boca, sem se mover, ouviu as duas últimas palavras de Hei Po e gritou com entusiasmo.
Por ter falado muito rápido, o que Mike disse pareceu um monte de códigos.
O Velho Yu e os outros ficaram confusos por um longo tempo. Então viraram suas cabeças e perguntaram a You Huo: “O que ele disse?”
You Huo franziu a testa e disse: “Ele disse que o Romani de Hei Po contém palavras em persa e russo misturados.”
Ele virou a cabeça e perguntou a Mike: “Tem certeza?”
Sendo uma mistura de quatro países, embora Mike não vivia correspondendo ao seu sangue, ele ainda possuía as habilidades básicas de idiomas. Ele diminuiu a velocidade e explicou, dizendo que seu avô era da Rússia, embora ele não fosse proficiente em russo, seu vocabulário não era ruim. Quanto ao persa, ele tinha feito algumas disciplinas eletivas durante a faculdade.
Durante o processo de migração, os ciganos muitas vezes eram influenciados pelas pessoas e pelos lugares em que viviam, por isso palavras estrangeiras eram frequentemente incorporadas na língua.
Eles também podiam aprender a língua local, da mesma forma que Hei Po podia entender o chinês falado pelos candidatos.
O chefe da aldeia tinha dito que Hei Po veio aqui com os russos para escapar da guerra. Ela deve ter sido influenciada por seus companheiros russos, por isso que tinha uma mistura na linguagem e vocabulário.
Talvez nem ela tenha percebido isso.
‧
Ao ouvirem isso, todos imediatamente ficaram animados.
Com olhos de admiração de um cachorro, Yu Wen olhou para Mike e disse: “Vamos! Diga, diga! O que você ouviu?”
Ao ouvir essa pergunta, Mike se sentiu um pouco envergonhado.
Seu rosto gordinho ficou rosa, e depois de alguns “uh…”, ele sufocou algumas palavras:
“Cova.”
“Flor.”
“Agulha.”
“Sol.”
You Huo olhou para Mike, depois virou a cabeça e disse a todos: “Só isso.”
Todos: “…”
“Quais eram as perguntas mesmo?” perguntou o Velho Yu.
Yu Wen disse inexpressivamente: “1. Qual é o nome de Hei Po, 2. Onde estão os membros da família de Hei Po e 3. quantas pessoas há na casa de Hei Po.”
Dessas quatro palavras, nenhuma respondia as perguntas…
A esperança que tinha acabado de ser acesa morreu novamente.
Os pescoços esticados de todos se retraíram novamente e seus rostos ficaram sombrios.
‧
Sem que percebessem, o sol já havia se mudado para o oeste, escondendo-se atrás da floresta e emitindo um brilho fraco.
Sentado perto da janela, Yu Yao abriu repentinamente a cortina e sussurrou: “Aldeões…”
“Huh?”, Yu Wen se inclinou, “Que aldeão?”
Yu Yao abriu as cortinas completamente, apontou para a pequena janela redonda de pedra e disse: “Algumas pessoas estão se movendo do outro lado do rio, devem ser os aldeões, certo?”
O rio congelado brilhava à noite. Do outro lado da luz, duas ou três figuras saíam das casas carregando uma cesta, movendo-se cuidadosamente em direção ao rio.
“Realmente são.” Chen Bin murmurou, “O chefe da aldeia disse que eles sairiam no final da tarde para fazer alguma coisa e ficaria mais animado, certo? Mas…”
Onde que duas ou três era animado???
‧
De qualquer forma, onde existem pessoas, existem pistas.
You Huo vestiu uma jaqueta preta, puxou o zíper até o queixo, cobriu a metade inferior do rosto, se levantou e saiu pela porta.
Os outros seguiram um após o outro.
Qin Jiu o seguiu, caminhando a meio passo atrás de You Huo, sem pressa.
“Roupas compradas com seus pontos?”
You Huo semicerrou os olhos, espiando-o pela fenda de seus olhos estreitos.
“Embora eu tenha recebido alguns ótimos presentes de você, ainda sou muito generoso, não me importo de lhe dar alguns conselhos.”
Qin Jiu colocou as mãos nos bolsos do casaco e caminhou lentamente pelo rio congelado lado a lado com ele. “Há apenas um punhado de pessoas que podem passar no exame. De qualquer forma, desde que virei inspetor, não vi muitas conseguirem. Para a maioria candidatos comuns, é melhor não os gastar de forma tão imprudente.”
A ponta do seu nariz de You Huo estava escondida sob a gola, mas uma névoa branca ainda se formava enquanto respirava.
Ele caminhou para a outra margem sem expressão. Seus olhos claros se moveram e seu olhar caiu sobre uma mulher de meia-idade não muito longe de onde estava.
A mulher estava vestida com uma roupa típica de inverno, ela usava um casaco de inverno extremamente longo que a envolvia do pescoço aos pés, e sua cabeça estava quase completamente enterrada dentro de um grande cachecol.
Ela se agachou desajeitadamente perto do rio e disse ao homem ao lado dela: “Aqui, cinzele o gelo.”
You Huo observou por um tempo e jogou uma frase para Qin Jiu: “Dê essas palavras de conselho para outra pessoa, eu não preciso delas.”
Depois de falar, ele caminhou em direção aos dois aldeões.
‧
Os dois aldeões ficaram um pouco chocados ao ver You Huo. Depois de um tempo, suas expressões rígidas lentamente se transformaram num sorriso: “Vocês são os novos visitantes? O chefe da aldeia mencionou isso para nós.”
You Huo olhou para a casa do chefe da vila. As portas e janelas estavam bem fechadas.
“Bem, chegamos de manhã.” Ele respondeu.
Os aldeões assentiram, sem entusiasmo: “Estão morando do outro lado do rio?”
“Mhn.”
Aldeões: “…”
O homem e a mulher ficaram em silêncio por um tempo. Então, não se contendo, perguntaram: “Vocês não têm nada a nos perguntar? Devem estar desconfortáveis vindo pela primeira vez à aldeia, né?
You Huo ergueu os olhos: “Nem tanto.”
As duas pessoas: “…”
Eles se entreolharam por um momento, e depois se agacharam para cavar o gelo do rio. Depois de cinzelar duas vezes, eles olharam para You Huo.
“Vocês foram até Hei Po?” perguntou a mulher de meia-idade.
You Huo acenou com a cabeça: “Sim, passei a tarde toda lá.”
“Oh… o que fizeram?”
You Huo disse: “Costuramos algumas bonecas, não sei se você já as viu.”
Os dois aldeões pararam e se encolheram um pouco.
You Huo disse: “Alguns de nós não costuraram.”
O que o deixou estranhado foi que os aldeões se encolheram novamente.
Depois de um tempo, a mulher ergueu os olhos e disse: “Não é nada, geralmente apenas os novos visitantes vão conhecer a Hei Po. Raramente vamos para o outro lado do rio.”
You Huo: “Já vieram outros visitantes aqui?”
A mulher acenou com a cabeça: “Sim, como vocês. Eles sempre vêm em grupos.”
You Huo disse: “O que aconteceu com eles depois?”
A mulher ficou confusa por um momento, então balançou a cabeça e disse: “Acho que… nunca os vi sair daqui.”
Vários examinandos que tinham acabado de cruzar o rio quase caíram de volta no rio quando ouviram isso.
Qin Jiu caminhou até You Huo, baixou ligeiramente a cabeça e disse: “Você realmente gosta de agradar as pessoas.”
You Huo: “…”
Ele estava prestes a retrucar quando de repente a bacia de ferro na mão do aldeão caiu no gelo.
Quando os dois olharam, eles viram o homem encarando os olhos de You Huo por alguns segundos. Então encarou Qin Jiu por alguns segundos e disse lentamente: “Eu sinto que… já vi vocês dois em algum lugar.”
You Huo ficou surpreso por um momento: “Quem? Nós?”
––––––––––––––––––––––––––––––––
[1] Ter uma coxa para abraçar refere-se ao comportamento de usar as vantagens de outras pessoas para obter benefícios, especialmente fracos tomando a iniciativa de aproveitar dos fortes.
No caso aqui, a coxa se refere a uma pessoa forte, com poder, não uma pessoa comum. Ou seja, é basicamente um líder.