Quanqiu Gaokao - Novel - Capítulo 1
A neve caiu por quatro horas. Não tinha sinal de parar.
Este lugar é uma pequena casa numa montanha estéril. Havia várias ferramentas de caça penduradas nas paredes, e no centro havia uma longa mesa de madeira roída por insetos. Ao redor da mesa estava um grupo de pessoas. Homens, mulheres, jovens e idosos… todos estavam presentes. Havia até um estrangeiro entre eles.
O interior da casa estava muito frio. Todos os presentes tremiam com uma expressão solene em seus rostos, mas ninguém se moveu para acender o fogo, porque um velho rádio sobre a mesa estava falando.
【Agora são 17:30 no horário de Pequim.】
【Faltam ainda 30 minutos para o início do exame. Examinados, por favor, dirijam-se rapidamente ao centro de exames.】
Os sons do rádio eram ásperos e também havia ruídos brancos que normalmente se ouviam no fundo das transmissões de rádio dos anos 50. Ele zumbia incansavelmente.
Esta era a segunda vez que transmitia. A primeira transmissão foi há três horas. Dizia 【Bem-vindos ao centro de exame 003712.】fazendo imediatamente com que uma senhora desmaiasse e, até agora, ela ainda não tinha despertado.
Outra pessoa se recusou a obedecer às instruções e tentou desmontar o rádio à força… Depois de remover as baterias, ele correu para fora da sala como se estivesse possuído. Cinco minutos depois, seu corpo caiu do telhado junto com uma pilha de neve.
Desde então, ninguém se atreveu a tocar nessa coisa.
【Examinados que não entraram, favor entrar o mais rápido possível, evitem vadiar do lado de fora.】
Esta frase foi repetida três vezes. O interior da casa estava mortalmente silencioso.
Depois de muito tempo, alguém perguntou suavemente: “Deu comando novamente… e agora? Como que ele sabe que tem alguém lá fora vadiando?”
A expressão de todos estava feia. Ninguém respondeu.
Mais um tempo se passou, alguém sentado na cabeceira da mesa murmurou irritado: “Então, quem ainda não entrou?”
Essa pessoa queimava uma pena de galinha ligeiramente crespa e marrom. Sua figura era magra, e ele tinha uma altura média. Ambos os braços estavam tatuados parecendo um zoológico, não dava para diferenciar o burro do cachorro, mas sua postura parecia bastante intimidante.
A pessoa sentada ao lado dele se encolheu um pouco e respondeu: “O Velho Yu.”
“Que Velho Yu?”
“O bêbado que vomitou no momento em que entrou pela porta. Aquele que trouxe seu filho e sobrinho.”
A pessoa que respondeu apontou para a parede com os lábios e fez um gesto cuidadoso de “silêncio”.
Deitado no sofá surrado perto da parede estava o sobrinho.
Era um jovem de 27 ou 28 anos. Ele era alto e sua aparência extraordinária. Quando ele se apoiou no batente da porta e abaixou a cabeça para entrar na cabana, os pitorescos pinheiros da montanha cobertos de neve atrás dele empalideceram em comparação. No entanto, desde que entrou, manteve constantemente uma expressão monótona, parecendo um pouco arrogante.
De acordo com o Velho Yu, que divagava sem parar, o nome de seu sobrinho é You Huo.
“Não faz nem dois meses que ele voltou para o país, aproveitou os feriados do Dia Nacional e veio a Harbin para me encontrar. Era para eu levá-lo ao aeroporto amanhã de manhã. Ai… É tudo culpa minha! Não moderei a quantidade!”
Próximo da hora da despedida, o Velho Yu havia bebido até ficar completamente embriagado. Durante a noite havia poucas pessoas, então ele ficou serpenteando ao redor da avenida.
Na calçada em frente ao hospital infantil, alguém havia deixado um monte de papel-moeda de folha de prata [1]. Quando o velho Yu serpenteou até lá, perdeu o equilíbrio. Seu pé pisou naquela pilha de papel, então o céu e o chão giraram, enviando até mesmo o seu filho e seu sobrinho para cá.
Quando entraram na casa, ele ainda não havia se recuperado da tontura. Não sendo capaz de se conter, vomitou tudo em cima de You Huo. O velho Yu recuperou-se de seu estado de embriaguez depois de vomitar, mas ficou com muito medo de dizer qualquer coisa a You Huo.
As pessoas que estavam aqui também foram todas apanhadas inesperadamente, então estavam completamente despreparadas. Apenas o estrangeiro chamado Mike tinha um conjunto de roupas limpas na bolsa.
Depois que You Huo se trocou, permaneceu distante dos outros e se deitou no sofá sem dizer uma palavra, parecia ter adormecido.
Por cima do braço que cobria o rosto, dava para ver um brinco em sua orelha direita refletindo a luz vinda da lamparina a óleo, parecia muito ofuscante.
·
O céu deveria ter escurecido, mas todas as partes da montanha estavam cobertas de neve, refletindo todas as cores brilhantes lá fora.
Uma mulher grávida olhou em direção ao armário em pânico. A hora em seus celulares havia se tornado irregular e eles só podiam contar com o relógio acima do armário para se informarem da hora: “São quase seis horas. Será que o Velho Yu…”
!
Antes que pudesse terminar a frase, o som de algo batendo contra a porta foi ouvido.
Todos deram um pulo de susto olhando na direção com olhos temerosos. A neve acumulada na janela foi empurrada para o lado e o rosto do Velho Yu apareceu através do vidro. Gesticulando exageradamente a boca, ele disse: “Sou eu. Abra a porta.”
Todos soltaram suspiros de alívio.
Felizmente, ele voltou antes das 6 horas e não morreu.
Os dois homens cobertos de neve que entraram na casa eram o Velho Yu e seu filho Yu Wen.
“Como está lá fora?” Todos perguntaram apressadamente.
O Velho Yu estremeceu no lugar por um momento antes de estapear o rosto com força. Ele então deu um tapa no filho. Quando eles finalmente esquentaram um pouco, ele disse: “Eu andei por toda parte, mas foi inútil! Não importa aonde quer que eu fosse, em não mais de dez minutos essa casa aparecia novamente. Não tem como sair!”
“Havia outras pessoas? Ou outras casas?”
O velho Yu falou frustrado: “Não, não espere por isso.”
A expressão de todos caiu em desespero.
Não havia sinal no telefone. A hora estava irregular. As árvores eram todas iguais, então era difícil dizer que direção era norte, sul, leste ou oeste. Não havia absolutamente nada.
Esta era a situação atual deles.
Ah, também havia um velho rádio que os lembrava ruidosamente do exame.
Exame sua mãe.
No momento em que o Velho Yu entrou, o rádio começou a emitir ruído branco.
Estar ali a tarde inteira foi o suficiente para que os presentes desenvolvessem um reflexo condicionado. Eles imediatamente se aquietaram e olharam para o rádio.
【Todos os candidatos entraram. As regras do exame são as seguintes.】
O Velho Yu e Yu Wen que acabaram de entrar no centro de exames engoliram em seco.
【O exame é realizado dentro de um determinado período de tempo.】
【Após o início oficial do exame, outros examinandos não podem entrar no centro de exames. Não se pode deixar o centro durante o exame sem permissão. Se houver uma emergência, deve-se seguir as instruções e sair com o inspetor.】
【Além dos materiais do exame, você não pode usar dispositivos móveis ou outras ferramentas de comunicação. Os candidatos devem manter os celulares desligados.】
【O exame é baseado em pontos. Os examinandos devem escrever suas respostas na folha de respostas designada (exceto em circunstâncias especiais) ou a resposta será inválida.】
Quando o rádio terminou de falar, tudo voltou a ficar silencioso.
Depois de um tempo, a sala de repente começou a entrar em discussão.
“Quem é o inspetor?”
“Ainda tem materiais para o exame?”
“O que é uma folha de respostas?”
“E pensar que vocês começariam a discutir. Todos vocês devem estar loucos.” O homem tatuado brincava com seu canivete suíço. Ninguém sabia o que ele estava planejando.
“Então o que devemos fazer?” Os olhos da grávida ainda estavam inchados de tanto chorar. Ela disse baixinho: “Não se esqueça daquele de antes…”
Ela apontou para o telhado.
O homem tatuado pensou no corpo, e seu rosto também empalideceu. Ele enrijeceu por um momento antes de finalmente aceitar a situação. Segurando o canivete suíço, ele acenou em uma direção específica: “Pirralho.”
Yu Wen olhou para a esquerda e para a direita e depois apontou para si mesmo: “Você… está me chamando?”
“Sim, você. Venha, sente-se aqui. ” O homem tatuado deu um tapinha no assento mais próximo a ele. “
“Eu…” Yu Wen se virou para olhar para seu irmão apenas para ver ele ainda deitado no sofá morto para o mundo. Ele suprimiu os palavrões dentro de si e disse: “Tenho 18 anos”.
Além disso, o homem tatuado tem no máximo 25 ou 26 anos. Como ele ousa chamá-lo de pirralho?
“Não importa como eu chamo você!” O homem tatuado estava impaciente, “Venha aqui. Deixe-me te perguntar. Você é estudante?”
Yu Wen: “Acho que sim.”
O homem tatuado franziu a testa: “Você sabe fazer exames?”
O Velho Yu disse reflexivamente: “Ele sabe! Ele cresceu fazendo exames!”
“Você pode calar a boca.” Yu Wen disse rudemente para seu velho bêbado.
Mas depois que ele repreendeu seu pai e se virou, viu que todos na sala estavam olhando para ele.
Yu Wen: “…”
Ele pensou sobre suas palavras e disse: “Eu terminei os vestibulares em junho e tenho vivido como um louco nos últimos três meses. Eu já… é, não sei mais fazer exames muito bem.”
A mulher grávida que estava em pânico durante a tarde toda sorriu com grande esforço: “Isso ainda é melhor do que a gente. Foram apenas três meses para você, nós esquecemos faz muito tempo já.”
“Não.” Yu Wen achou a situação um pouco absurda e até se esqueceu do medo: “Vocês geralmente não leem romances ou assistem filmes? Num ambiente assustador assim dá pra realmente fazer um exame? Isso com certeza seria um nome alternativo!”
“Nome para quê?”
Yu Wen revirou os olhos: “Como é que vou saber? De qualquer forma, as pessoas simplesmente morrem em todos os lugares nos filmes de terror. Quem diabos viria de repente e testaria você em matemática ou física? Esta casa foi construída pelo Ministério da Educação?”
Sentindo que ainda não tinha dito o suficiente, ele acrescentou no final: “Humpf.”
Seu primo que estava deitado no sofá como um morto foi finalmente acordado por seu “humpf”.
Yu Wen se virou para olhar para ele.
Ele viu You Huo se sentar e olhar para o grupo de pessoas com os olhos entreabertos, então massageou a própria nuca. As pernas apoiadas no antigo piso de madeira eram longas, fazendo com que o sofá parecesse ainda menor.
O tempo parecia ter sido calculado, no momento em que ele abaixou a mão, o relógio acima do armário começou a tocar.
Eram exatamente 6 horas.
Ruídos brancos foram emitidos pelo rádio novamente.
【Atualmente são 18:00 no horário de Pequim. O exame começou oficialmente.】
【Lembrando novamente, os examinandos não podem entrar no centro após o início do exame e não podem sair sem autorização durante o exame, se não serão punidos.】
【Se qualquer violação ou fraude for detectada durante o exame, serão expulsos da sala de exame.】
【As outras regras do exame seguirão dependendo das questões.】
Ele ameaçou com uns bipes, parou por dois segundos e disse:
【Duração do exame: 48 horas.】
【Assunto do exame: Física.】
Yu Wen: “………….”
【Agora vamos distribuir as folhas de prova e as folhas de resposta. Desejo a todos uma boa prova.】
Depois que o rádio terminou essa frase, ele mais uma vez morreu.
Yu Wen: “…”
Caramba, a folha do exame e a folha de respostas não deveriam ser distribuídos primeiro??
A mulher grávida gritou em pânico: “Aquela parede!”
Ela estava se referindo à parede acima da lareira. A parede vazia que estava coberta por várias marcas de faca agora tinha mais algumas palavras ——
Questão: Um grupo de viajantes chegou a uma montanha de neve…
Detalhes do exame: a resposta será coletada a cada 6 horas. Se nenhum ponto for ganho em 6 horas, você perderá a qualificação para participar e será expulso.
Abaixo disso havia uma grande área em branco. Era como a área de resposta em um papel de teste para que as respostas fossem escritas.
Que pergunta é essa??? O que está perguntando??? O que é pra ser respondido???
Todo mundo estava confuso.
Nem mencione 6 horas, mesmo que tivessem 600 horas eles não sabiam como ganhar pontos.
Nesse momento, uma rajada de vento frio que carregava pequenas gotas de neve entrou na sala fazendo com que todos estremecessem.
Eles olharam para a fonte do vento e viram que You Huo havia caminhado até a janela e aberto metade dela.
“O que você está fazendo?!” O homem tatuado ficou furioso.
You Huo estava com uma das mãos no bolso da calça e outra prestes a estender para fora. Ouvindo a fala do outro, ele olhou para trás. No entanto, talvez fosse porque o olhar era tão fugaz, mostrando um sarcasmo frio e arrogante.
O tatuado ficou ainda mais furioso: “Você não poderia ter dito alguma coisa antes de abrir a janela? O que você faria se algo acontecesse?”
“Quem é você?”
You Huo jogou essas três palavras e não deu mais atenção a ele. Ele novamente estendeu a mão esquerda.
O velho Yu não conseguiu se conter. Ele incitou seu filho e sussurrou: “Você pergunta.”
Por alguma razão, o Velho Yu sempre pareceu ter medo de seu sobrinho.
Yu Wen gritou: “Irmão, o que você está fazendo?”
You Huo retraiu a mão esquerda e acenou para ele. Finalmente, ele deu uma resposta: “Testando as consequências de deixar o centro de exames”.
Todos os presentes se engasgaram. O sangue vermelho carmesim escorreu de seus dedos até a palma da mão e, por causa de sua pele pálida, parecia ainda mais chocante.
Ele casualmente o esfregou e mais uma vez mexeu no peitoril da janela. Ele pegou uma lata enferrujada e jogou pela janela.
Sob o olhar de todos, a lata foi quebrada em pedacinhos e se espalhou pela neve.
Quando eles olharam mais uma vez para os “Detalhes do exame”, os olhos de todos estavam cheios de pânico.
You Huo mais uma vez fechou a janela. Seus olhos varreram entre as pessoas.
Quanto a Yu Wen, que tinha alguma experiência com exames… You Huo o entendia.
Durante os três anos do ensino médio, esse estudante do ensino médio brincou com o amor e com o grupo errado de amigos. Ele costumava faltar à aula para jogar em lan houses e sofria de doenças repentinas de segundo grau. Mesmo agora, ele ainda não havia escapado daquele período perigoso.
Física?
Seria melhor confiar em um cachorro do que nele.
Quanto aos outros….
Velho, frágil, doente, grávida e até mesmo um bandido.
Todos os cinco venenos mortais presentes.
A questão inicial era uma questão de morte [2].
––––––––––––––
[1] papel-moeda de folha de prata: é uma das ofertas de cremação nas tradições do Leste Asiatico ao oferecer sacrifícios a fantasmas e ancestrais. Queimar papel-moeda é geralmente um costume religioso do taoísmo ou das crenças populares.
[2] questão de morte: uma questão que vai levar à morte, ou uma questão que não tem uma resposta correta, ou uma questão que não pode ser respondida.