Qiang Jin Jiu - Novel - Capítulo 5
⊱───────⊰⊹⊱✫⊰⊹⊱───────⊰
A decocção medicinal escorreu pelos cantos dos lábios de Shen Zechuan e encharcou a frente de suas roupas. O médico estava tão ansioso que estava suando profusamente e ficava enxugando as têmporas e a testa.
“Ele não engole o remédio.” O médico disse: “Ele definitivamente não vai conseguir sobreviver a isso!”
Ge Qingqing segurou sua lâmina e se levantou para olhar para Shen Zechuan por um momento antes de perguntar: “Não há mais nada que você possa fazer?”
As mãos do médico que seguravam a tigela de remédios tremeram, fazendo com que a colher batesse na tigela. Ele se curvou para Ge Qingqing com todas as suas forças e disse: “Não há como fazer isso! Ele não vai sobreviver! Por favor, prepare o tapete de palha¹ o mais rápido possível.”
Ge Qingqing parecia estar em apuros. Ele disse: “Alimente-o primeiro”, então se virou para sair pela porta. Ji Lei estava do lado de fora. Ge Qingqing prestou suas reverências e disse: “Vossa Excelência, o médico disse que ele não vai sobreviver”.
Ji Lei esmagou a casca de amendoim e assoprou o pó. Ele perguntou: “Ele deu seu último suspiro?”
Ge Qingqing respondeu: “Ele ainda está segurando seu último suspiro”.
Com as mãos nas costas, Ji Lei virou a cabeça para trás para olhar para Ge Qingqing. “Fique de olho nele. Antes que ele morra, faça com que ele assine a confissão escrita.”
Ge Qingqing assentiu e observou Ji Lei sair. Ele ficou no pátio por um momento, então disse ao subordinado ao seu lado: “Vá e chame o faz-tudo.”
Pouco depois, um faz-tudo curvado, todo envolto em linho grosso, apareceu empurrando uma carroça. O céu estava escuro agora, e a Prisão Imperial estava sob forte segurança. Ge Qingqing ergueu uma lanterna para iluminar o caminho e sinalizou para que o homem o seguisse.
O médico já havia partido. Havia apenas uma lamparina a óleo acesa no quarto. Shen Zechuan estava deitado na cama com o rosto totalmente sem cor. Suas mãos e pernas estavam geladas como as de um cadáver.
Ge Qingqing deu um passo para o lado e disse ao faz-tudo: “Tio Ji… Aqui está ele.”
O faz-tudo lentamente despiu o monte de pano grosso para revelar um rosto destruído pelo fogo. Ele olhou para Shen Zechuan, deu dois passos e estendeu a mão trêmula para acariciar o cabelo de Shen Zechuan. Quando ele viu o quão magro e ensanguentado Shen Zechuan estava, ele não conseguiu evitar que suas lágrimas escorressem por suas bochechas velhas.
“Chuan-er².” A voz de Ji Gang estava rouca quando ele chamou: “Shifu está aqui!”
Ge Qingqing apagou a lanterna e disse: “Tio Ji, não tenha medo. Desde que os guardas da prisão souberam que ele era seu discípulo, eles têm o tratado meticulosamente. O interrogatório anterior parecia uma tortura pesada, mas não prejudicou sua fundação. Durante o açoite, os irmãos pegaram mais ou menos leve com ele por sua causa. Ele não ia ser prejudicado mesmo com vinte golpes. No entanto, o eunuco do palácio que supervisionou a punição tinha olhos afiados e perspicazes, então não ousamos ser muito negligentes. Felizmente, a Terceira Senhorita Hua chegou a tempo. Caso contrário, Pan Gonggong teria suspeitado.”
O cabelo de Ji Gang já estava meio branco. Com seu rosto cansado do mundo derramando lágrimas, ele disse: “Eu, Ji Gang, certamente retribuirei essa gentileza no futuro!”
Ge Qingqing disse apressadamente: “Tio Ji! Como pode pensar assim?! O que nossos irmãos retribuíram foi a bondade e o carinho que você derramou sobre nós quando nos guiou e salvou nossas vidas no passado.” Com isso, ele suspirou novamente. “Quem esperaria que um Cheng Yaojin³ apareceria do nada tão de repente? O Segundo Jovem Mestre do Clã Xiao estava realmente tentando matá-lo com aquele chute. Tio Ji, ele ainda pode ser salvo?”
Ji Gang sentiu o pulso de Shen Zechuan e disse com um sorriso forçado: “Bom rapaz. Ele se saiu bem com a técnica que A-Mu o ensinou. Ainda não está em um ponto sem volta ainda. Não tenha medo, meu filho. Shifu está aqui!”
Shen Zechuan começou a seguir Ji Gang aos sete anos de idade e treinou artes marciais com ele junto com Ji Mu. Cada golpe do estilo de boxe do Clã Ji foi duro e feroz no início. Tinha que ser complementado pelas técnicas de cultivo mental do Clã Ji. Aqueles sem uma vontade firme não poderiam praticá-lo. Ji Gang bebia avidamente. Ele ensinou o mais velho e esqueceu o mais novo. Como irmão mais velho, Ji Mu tinha que ensinar os movimentos a seu irmão mais novo toda vez que aprendia um. Ninguém esperaria que Shen Zechuan os dominasse tão bem ao longo dos anos.
Ge Qingqing se inclinou para dar uma olhada e disse: “Mas ele ainda é jovem, afinal. Receio que o corpo dele fique em péssimas condições depois de passar por isso. Tio Ji, mandei alguém preparar o remédio que o médico receitou novamente. Por favor, veja se você consegue dar a ele.”
Shen Zechuan estava queimando tanto que sua boca estava seca.
Todo o seu corpo estava dolorido. Era como se ele estivesse deitado na rua principal de Qudu, sendo esmagado por carruagens de cavalos indo e vindo.
A dor era como um inferno sem fim consumindo o corpo de Shen Zechuan. Na escuridão, ele sonhou com a neve pesada dançante, o sangue de Ji Mu, o frio do sumidouro e o chute que recebeu diante de Xiao Chiye.
Ji Lei estava certo. Permanecer vivo agora era sofrer. Ele recebeu a carne e o sangue que Shen Wei lhe deu, e então ele tinha que suportar tais punições. Ele assumiu os pecados de Shen Wei e se tornou o pecador que as almas leais daqueles que morreram de forma injusta diziam que ele era. Ao colocar essas algemas, ele sempre teria que arcar com esse fardo enquanto seguisse em frente.
Mas ele não aguentaria quieto!
Alguém de repente separou seus dentes, e uma corrente quente inundou sua garganta. O gosto amargo do remédio fez os olhos de Shen Zechuan lacrimejarem. Ouvindo um chamado familiar, ele forçou seus olhos a abrirem.
Ji Gang fez ele beber os remédios e enxugou as lágrimas de Shen Zechuan com seus dedos ásperos. Ele sussurrou: “Chuan-er, é o shifu!”
Um soluço se formou na garganta de Shen Zechuan, fazendo-o se engasgar e por o remédio para fora junto com suas lágrimas. Ele esticou os dedos para segurar a ponta das roupas de Ji Gang e cerrou os dentes, temendo que isso fosse apenas um sonho que ele havia criado no estupor do sofrimento.
O rosto de Ji Gang era feio. Ele virou a cabeça ligeiramente para evitar a luz da lamparina e disse: “Chuan-er, pare de abrigar a vontade de morrer! Você é o único que restou na existência desprezível desse shifu.”
Shen Zechuan não conseguiu impedir que suas lágrimas escorressem por seu rosto naquele momento. Ele desviou o olhar para o telhado escuro como breu e sussurrou: “Shifu…”
Seus olhos gradualmente focaram em meio ao zumbido do vento e ganharam uma pitada de malevolência.
“Eu não vou morrer.” Ele disse com uma voz rouca: “Shifu, eu não vou morrer.”
◈ ◈ ◈
No dia seguinte, o Imperador Xiande recompensou os Três Exércitos com um banquete. Além da Cavalaria Blindada de Libei e das Tropas da Guarnição de Qidong fora da cidade, o palácio também organizou um banquete e levou todos os vários ministros e oficiais para entreter o Comandante-chefe do exército.
Tendo mudado para seu traje de corte, Xiao Chiye ofuscou a delicadeza dos estudiosos ao seu redor enquanto se sentava. O leão bestial bordado em contraste com padrão de nuvens⁴ sobre ele irradiava um ar de intensidade e admiração. Mas sua frivolidade veio à tona quando ele se sentou para conversar.
Os funcionários públicos, absortos no ato de beber continuavam lançando olhares furtivos para ele. Como eles diziam, um pai tigre não vai gerar um cachorro como filho⁵. Mas como foi que apenas o Príncipe Hereditário Xiao que puxou ao pai?
Foi com entendimento tácito que eles observaram cada ação e movimento de Xiao Chiye. Eles podiam sentir aquela aura de teimosia e frivolidade batendo bem na cara deles. Ele era um mundo de diferença de Xiao Jiming, que estava sentado na cadeira de honra.
“Não se distancie disso tudo.” Lu Guangbai se sentou ao lado dele para incentivá-lo: “Já que Sua Majestade o recompensou, ele certamente o chamará mais tarde.”
Xiao Chiye acariciou a noz em sua mão, parecendo um pouco fora de si.
Lu Guangbai virou a cabeça para o lado para olhar para ele e disse: “Você saiu para beber com os outros ontem à noite, hein”.
“Aproveite enquanto pode.” Xiao Chiye relaxou em seu assento. “Se alguém se atrever a fazer a Dança da Espada de Xiang Zhuang⁶ mais tarde, eu vou fazer um Fan Kuai⁷ em estado de embriaguez. Isso seria o melhor dos dois mundos, não seria?”
“Tudo bem, também.” Lu Guangbai serviu vinho. “Mas beber faz mal à sua saúde. Se você quer ser um bom comandante-chefe, mude esse seu mau hábito.”
“Nasci na época errada.” Xiao Chiye jogou uma noz para Lu Guangbai. “Não terei a chance de bancar o herói agora que os assentos dos Quatro Generais estão ocupados. Se você não puder mais fazer isso algum dia, lembre-se de me avisar com antecedência. Não será tarde demais para eu largar o vício então.”
Lu Guangbai disse: “Então, infelizmente, você tem que esperar”.
Os dois homens riram por um momento e beberam metade do vinho. Eles ouviram quando o tema da discussão no banquete mudou para o Clã Shen de Zhongbo.
Segurando a noz em sua mão, Lu Guangbai ouviu atentamente por um momento e perguntou: “Eles não disseram ontem à noite que essa pessoa não sobreviveria?”
Atrás dele, Zhao Hui respondeu em voz baixa: “Isso mesmo. O Jovem Mestre não disse que o chute era para mandá-lo a caminho do submundo?”
Xiao Chiye negou. “Eu disse isso?” Os dois olharam para ele em silêncio, levando-o a perguntar: “O quê?”
Lu Guangbai disse: “Ele não morreu”.
Zhao Hui disse: “Ele não morreu”.
Xiao Chiye trocou olhares com os outros dois por um momento e disse: “Não é da minha conta se ele é durão. O Rei do Inferno não é meu velho.”
Lu Guangbai olhou para cima e disse: “Vamos ver o que Sua Majestade tem reservado para ele. Ele é realmente um osso duro de roer.”
Ajoelhando-se atrás, Zhao Hui abaixou a cabeça para se encher de comida. Ele disse casualmente: “Alguém deve estar o ajudando em segredo.”
“Mesmo que ele não morra, ele será mutilado.” Xiao Chiye olhou friamente para o assento do Clã Hua a uma curta distância. “A Imperatriz Viúva já está em idade avançada. Tudo o que ela pode fazer agora é quebrar a cabeça tentando cuidar de um cachorro de rua.”
“Que pecado.” Zhao Hui sem emoção enfiou uma costela na boca.
Vendo que a atmosfera era satisfatória o suficiente depois de três rodadas de bebida, o Imperador Xiande falou: “Jiming”.
Xiao Jiming prestou suas reverências e ficou de prontidão para receber suas ordens.
Com a aparência de quem não conseguia controlar o que bebia, o Imperador Xiande se inclinou contra o Trono do Dragão⁸ e disse: “No final das contas, não há evidências conclusivas para a derrota das tropas de Shen Wei e se ele conspirou com o inimigo. Aquele Shen…”
Pan Rugui se inclinou e sussurrou: “Vossa Majestade, é Shen Zechuan.”
O Imperador Xiande parou por um momento, mas em vez de continuar, ele se virou para a Imperatriz Viúva e perguntou: “O que a Mãe Imperial⁹ acha?”
Um silêncio solene caiu sobre o banquete enquanto toda a corte de oficiais civis e militares baixava a cabeça para ouvir.
A Imperatriz Viúva usava uma tiara zaoluo¹⁰ com a representação de um dragão soltando uma pérola entre nuvens douradas. Uma fileira de contas de folha de esmeralda dourada circundava ao redor do cocar com um deslumbrante conjunto de grandes pérolas penduradas nela. Ela estava sentada – equilibrada e digna – no alto de seu assento. Seu cabelo brilhante e bem penteado era da cor do gelo. Ninguém em todo o salão de banquetes se atreveu a levantar a cabeça para olhar diretamente para ela.
A Imperatriz Viúva disse: “Nossa moral sofreu um golpe na batalha de Zhongbo, tudo porque Shen Wei entrou em pânico e perdeu a presença de espírito. Mas agora que ele se imolou por medo do castigo, e todos os seus descendentes morreram em batalha, resta apenas este filho de nascimento comum. Vai contra a benevolência e a retidão eliminar todo o seu clã. Não há razão para não o deixar viver para que ele sinta gratidão por nós.”
O salão de banquetes estava em silêncio. Lu Guangbai de repente falou: “Este subordinado¹¹ não acha apropriado.” Ele deu três passos para fora da fila de oficiais para se ajoelhar no corredor e continuou: “Sua Majestade é benevolente, mas a batalha de Zhongdu foi diferente das batalhas passadas. Embora não haja evidências de que Shen Wei tenha conspirado com o inimigo, ele ainda é suspeito de qualquer forma. Este rapaz é seu descendente remanescente. Se o deixarmos viver, temo que ele se torne um perigo em nosso próprio quintal no futuro.”
A Imperatriz Viúva olhou para Lu Guangbai por um momento e disse: “O Conde¹² de Biansha está estacionado no deserto para defendê-lo por décadas, e ele não exatamente sai vitorioso de todas as batalhas.”
Lu Guangbai respondeu: “Embora meu pai não seja invencível, nenhum inimigo externo foi capaz de penetrar profundamente nos territórios do Comando Bianjun por décadas”.
As grandes pérolas ao lado das orelhas da Imperatriz Viúva balançavam suavemente. Ela disse: “É justamente por causa disso que é ainda mais pertinente ensiná-lo o protocolo e a virtude para que ele possa entender as consequências desastrosas desta guerra. É fácil matar um homem. Os cavalos da Cavalaria Biansha entraram em Zhongbo e mataram dezenas de milhares de plebeus de Da Zhou. Ainda temos que buscar reparação pela humilhação de nosso Império. Que crime existe para uma criança ser culpada?”
“Este subordinado também considera inapropriado.”
O Secretário Ancião do Grande Secretariado¹³, Hai Liangyi, que havia permanecido quieto durante todo esse tempo, levantou-se da mesa e se ajoelhou também.
“Sua Majestade é benevolente, mas essa não é uma questão trivial. Mesmo que Shen Wei não tenha conspirado com o inimigo, ele ainda merece ser decapitado após esta batalha. Além disso, essa criança foi julgada e interrogada três vezes, e sua declaração de confissão está toda bagunçada. Ele insistiu que Shen Wei não conspirou com o inimigo, mas ele é um filho de nascimento comum que Shen Wei criou em outro lugar. Se ele não tinha ideia de que Shen Wei havia conspirado com os inimigos, então como ele saberia com certeza que não tinha? Pode-se ver que ele é ardiloso por natureza, nele não tem credibilidade. Assim como o General Lu disse, se mantivermos vivo o último descendente do Clã Shen, ele um dia se tornará o flagelo do problema em nosso próprio quintal!”
Em vez de ficar furiosa, a Imperatriz Viúva disse: Secretário Ancião¹⁴ Hai, por favor, levante-se rapidamente.”
Depois que Pan Rugui ajudou Hai Liangyi a se levantar, a Imperatriz Viúva disse: “É como meus queridos ministros disseram. Eu tenho¹⁵ sido tendenciosa em meu pensamento. Vou deixar a tomada de decisão sobre este assunto para o Imperador.”
Sob o olhar atento de seus ministros, o Imperador Xiande tossiu debilmente. Ele aceitou o lenço que Pan Rugui lhe entregou e cobriu a boca. Depois de um longo silêncio, ele finalmente falou.
“O que a Mãe Imperial disse não é sem razão. A criança é inocente. No entanto, quando tudo está dito e feito, as tropas de Shen Wei ainda foram derrotadas, e ele, de fato, abandonou a cidade. Por conta de que há apenas essa linhagem viva de todas as nove gerações de seu clã, darei a essa criança a chance de refletir sobre seu pecado e se redimir. Ji Lei.”
“Este subordinado está sob seu comando.”
“Leve esta criança sob custódia no Templo Zhao Zui¹⁶. Sem minha ordem, ele não pode se aventurar fora de lá!”
Xiao Chiye jogou os pedaços quebrados de noz no prato.
Zhao Hui perguntou: “Jovem Mestre, você não está comendo?”
Xiao Chiye disse: “Mutilado e inútil. Quem quer?”
Os olhos de Zhao Hui seguiram a placa enquanto ela girava. Ele disse em voz baixa: “Isso não é para a satisfação de todos? Não conseguimos o que queríamos, nem os outros.”
“Enjaulá-lo ainda é melhor do que deixá-lo ir.” Lu Guangbai voltou ao seu lugar e disse.
“Não necessariamente.” Xiao Chiye apontou para si mesmo. “Eu também não sou um homem enjaulado?”
Lu Guangbai e Zhao Hui disseram em uníssono. “Bom para você.”
⊱───────⊰✯⊱───────⊰
Notas:
1 Uma das formas mais simples de sepultamento. Para os pobres que não podem pagar um caixão ou pessoas indignas/não identificadas, seus cadáveres geralmente são simplesmente enrolados em uma esteira de palha antes de serem enterrados ou jogados em uma vala comum.
2 “~er” (que também significa ‘filho’) é um sufixo normalmente usado como um termo carinhoso.
3 半路杀出个程咬金 Cheng Yaojin embosca o inimigo. Cheng Yaojin (589-665) foi um general no período entre as dinastias Sui e Tang, que frequentemente emboscava seus inimigos nas estradas. Este provérbio é usado para descrever uma situação em que alguém aparece inesperadamente e interrompe um plano. Também é usado para descrever um intrometido indesejado que aparece onde não é desejado.
4 Refere-se ao distintivo de classificação em seu traje de corte. Os animais eram usados em distintivos de patente ou quadrados de mandarim (um grande distintivo bordado costurado na túnica de um oficial para indicar o posto do oficial que o usava) para oficiais militares, enquanto pássaros eram usados para oficiais civis. O leão é um símbolo usado para oficiais militares de grau 1 e 2. (Graus 1 e 2 são oficiais de alto escalão).
5 虎父无犬子 literalmente, um pai tigre não vai gerar um cachorro para um filho. ou seja, tal pai tal filho, um pai valente teria um filho valente e assim por diante.
6 项庄舞剑 (意在沛公) aceso. Xiang Zhuang (项庄) executa a dança da espada, (mas sua mente está em Liu Bang); refere-se ao plano de 206 aC para assassinar Liu Bang (刘邦), Duque de Pei e futuro imperador Han, durante uma dança de espadas no Banquete em Hongmen; ou seja, um engano elaborado para esconder intenção maliciosa ou agir com um motivo oculto.
7 Fan Kuai (樊哙) foi um general militar do início da dinastia Han Ocidental, também conhecido por defender Liu Bang no Banquete de Hongmen, que na verdade era uma armadilha preparada para matar Liu Bang.
8 Trono do dragão (龙椅); o trono imperial ou sede do imperador.
9 Mãe Real/Imperial ou Mãe Imperatriz Viúva, ou muhou (母后); Termo de endereço para ‘mãe’ que o Imperador e seus irmãos usavam para a Imperatriz Viúva.
10 皂罗 zaoluo, um tecido fino de seda preta. Também se refere ao cocar feito de zaoluo.
11 臣 chen, um oficial, ministro ou súdito do Imperador. Também é usado para se referir a si mesmo enquanto conversa com o Imperador, tem a mesma conotação de “eu, seu servo/súdito/subordinado”
12 Conde (伯) é um dos títulos nobres da Dinastia Ming, abaixo de Duque (公) e Marquês (侯).
13 内阁 Grande Secretaria, ou também conhecido como Gabinete, é uma instituição do governo central durante a dinastia Ming.
14 Durante as dinastias Ming e Qing, o Grande Secretário do Grande Secretariado (内阁大学士) foi tratado como gelao (阁老)
15 哀家 ai-jia. Um termo imperial para “eu” que uma Imperatriz Viúva/Imperatriz Viúva costumava se referir a si mesma. Vou usar apenas “eu”, “meu”, etc, no texto para facilitar a leitura, mas a Imperatriz Viúva neste romance sempre usa “ai-jia” quando se refere a si mesma.
16 寺 geralmente se refere a um mosteiro ou templo, mas na China antiga, também se refere a um escritório do governo, também traduzido como Tribunal. Este templo aqui é mais como um edifício isolado que serve como uma área de detenção para refletir sobre o pecado.
⊱───────⊰✯⊱───────⊰
Lili: aleluia, não vão matar nosso Lanzhou! Só vão trancar ele em um templo da onde ele nunca mais vai poder sair :v
Flor: Ainda bem! *suspiro de alivio*