Qiang Jin Jiu - Novel - Extra III
⊱───────⊰⊹⊱✫⊰⊹⊱───────⊰
“Um grande casamento é difícil”, disse Ding Tao enquanto balançava a cabeça, “e isso é ainda mais difícil para o grande casamento do imperador. O Ministério dos Ritos também vai ter dor de cabeça quando a Diretoria de Astronomia chegar em um dia e tempo auspiciosos de seus cálculos. Nós, pessoas de Libei, vamos a Qudu para entregar o ganso, ou os de Qudu vêm ao nosso Libei para enviar o ganso[1]?”
“Claro que é de Qudu para Libei.” Fei Sheng queria endireitar este protocolo para Ding Tao. “A chamada ‘proposta[2]’ é a discussão e o arranjo do casamento, por isso Sua Majestade deve ter precedência neste assunto.”
“Mas este casamento deve acontecer em Libei,” Chen Yang ficou entre eles e enfatizou sobre isso: “Como vamos encontrar o local? Dajing não tem um lugar como Qudu.”
“Diga ao esquadrão dos guardas de honra cerimoniais para ficarem nas pastagens.” Gu Jin cruzou os braços. “Nosso Libei é muito vasto e espaçoso.”
“Ei”, Ding Tao se entusiasmou. “Jin-ge está certo. Isso é o que realmente significa ‘curvar-se ao Céu e à Terra[3]’!”
“O tempo está tão quente e vai ter muitas pessoas.” Yu Xiaozai acenou com a mão. “Como alguém pode suportar isso? Se todos desmoronarem quando chegar a hora, os censores imperiais irão afogá-lo em sua saliva!”
“Nós temos que seguir os ritos quando se trata disso, mas os ‘seis ritos[4]’ não têm nada que cubra a nossa situação…” Gao Zhongxiong também estava em apuros. “Quando chegar a hora de os vários oficiais prestarem suas reverências a Sua Majestade, o enviado imperial deve se dirigir à residência de Libei para pedir o nome da noiva e oito caracteres[5]. Este é o processo de coroação da imperatriz. Enviar ou não enviar o registro imperial e o selo imperial[6].” Ele abriu as mãos, “mas como enviar?”
Os cinco que estavam sentados ao redor da mesa ficaram em silêncio.
Enquanto eles estavam discutindo assuntos deste lado, Li Xiong, do outro lado, ainda estava pegando mel.
Xiao Xun veio pela frente depois da aula e entregou sua bolsa para Li Xiong. “Do que eles estão falando?”
“Casamento.” Li Xiong estalou os lábios. “Eles estão falando sobre o casamento de Sua Majestade.”
Então Xiao Xun não passou. Vendo que era a hora certa, ele disse a Li Xiong: “Espere aqui por Ding Tao. Vou até o Segundo Tio[7] para prestar meus respeitos”.
“De jeito nenhum.” Li Xiong ficou todo ansioso. “Seu Segundo Lorde disse que eu tenho que segui-lo de perto!”
Xiao Xun concordou com a cabeça. Com Li Xiong logo atrás, ele passou por este lado até o Palácio Qinghui e esperou que alguém anunciasse sua chegada. Nem um momento depois, as persianas de bambu foram levantadas.
A criada do palácio chamada Xinrui fez uma reverência em saudações a Xiao Xun e disse suavemente: “Saudações a Vossa Alteza[8], Sua Majestade o convocou.”
Xiao Xun entrou no palácio com uma expressão solene e ouviu a voz de Xiao Chiye lá dentro.
“Eu disse que estava quente no caminho, então não se apresse, mas ninguém respondeu à minha carta.” Xiao Chiye provocou o pássaro na gaiola. “Vou me casar ou você?”
Segurando sua xícara de chá na mão, Lu Guangbai respondeu: “Você, você, você. Você é quem vai se casar.”
O papagaio na gaiola imitou sua entonação. “Você, você, você. Você é quem vai se casar. Você vai se casar!”
“Bem dito.” Xiao Chiye recompensou o pássaro. “Diga de novo para Vosso Segundo Lorde.”
O papagaio bateu as asas. “Você vai se casar! Você vai se casar!”
“Xun’er, sente-se com seu tio.” Era como se Shen Zechuan tivesse olhos nas costas. “Vocês não se veem há vários meses.”
“De fato, já se passaram vários meses. Vem aqui.” Lu Guangbai ficou feliz em ver Xiao Xun. “Seus pais têm uma carta para você.”
Xiao Xun também estava feliz. Ele se sentou ao lado de Lu Guangbai. Tendo estudado com Kong Ling, ele tomava muito cuidado para se comportar como um cavalheiro e comportar-se com dignidade e equilíbrio.
“Os meninos crescem muito rápido hoje em dia.” Lu Guangbai acariciou a cabeça de Xiao Xun. “Xun-er continua mudando todos os dias.”
O leque dobrável de Shen Zechuan descansava na borda da mesinha. Ele olhou para Xiao Xun. “Ele cresce muito rápido também.”
“Cresça muito rápido e as pernas vão doer.” Lu Guangbai parecia como se lembrasse de algo. “A-Ye choramingava todos os dias nessa idade.”
Agora que Lu Guangbai havia falado até esse ponto, Xiao Chiye também se lembrou. Ele costumava ter medo de ser baixo, então ele fazia o cozinheiro da cozinha ferver leite para ele todos os dias, e quando ele realmente começou a crescer, ele não conseguia dormir à noite por causa da dor.
Ele lançou um olhar para Lanzhou, não planejando continuar essa conversa.
O Segundo Lorde era um homem duro e inflexível. Ele nunca choramingou.
“Humph!” O papagaio estufou o peito. “Choramingava!”
“Um grande casamento custa dinheiro público. Ce’an e eu pensamos que,” Shen Zechuan terminou de ler os protocolos elaborados pelo Ministério dos Ritos, “uma pequena cerimônia serve.”
Mas mesmo uma “pequena cerimônia” precisava de centenas de oficiais em Qudu para deliberar.
Veja, o casamento era em Libei. Independentemente de os oficiais o seguissem ou não, eles ainda tinham que prestar suas reverências a Shen Zechuan no momento auspicioso. O Ministério dos Ritos, a Corte Cerimonial do Estado, o oficial encarregado de anunciar o decreto do imperador, os guardas cerimoniais de honra, todos deveriam estar presentes. Seguindo os protocolos, uma vez que o enviado imperial trouxesse os presentes de casamento para a residência de Libei, Xiao Chiye ainda tinha que se sentar em uma liteira. Antes do primeiro dos seis ritos, Shen Zechuan tinha que oferecer sacrifícios a seus ancestrais. Mas a quem era ele para oferecer oferendas? Além disso, Xiao Chiye também era o Príncipe de Qianjun. Não fazia sentido ele manter o selo da imperatriz. Se eles realmente dessem a ele, ele também o usaria para quebrar nozes.
Esse casamento não só deu a Qudu noites sem dormir, mas também deu a Libei noites sem dormir. Os olhos de Lu Yizhi ainda estavam bem abertos no meio da noite enquanto ela sacudia Xiao Jiming com força, quase desejando perguntar a ele oito vezes “sério?” Xiao Jiming disse “sério”, e então Lu Yizhi escreveu cartas para Qidong. Depois da quinta ou sexta carta, até mesmo Qi Zhuyin não aguentou mais.
Apresse-se e acabe com esse casamento!
“Vamos agendar para este dia.” Shen Zechuan fez um círculo em vermelho no livro. “O jasmim laranja também estará em floração nesta época.”
Xiao Xun pensou que eles discutiriam isso por um tempo. Como ele poderia saber que o acordo seria selado com apenas um círculo e uma palavra de Shen Zechuan? Mas ele não sabia que, no momento em que o Ministério dos Ritos recebeu o documento aprovado, eles não se atreveriam a sentar mais em suas bundas e imediatamente se levantaram para passar a mensagem rapidamente.
Chen Yang tinha acabado de beber um gole de água quando ouviu o servo relatar que a data do casamento havia sido marcada. Quase cuspindo a água, ele engasgou com uma tosse, tentando suprimi-la até ficar com o rosto vermelho.
Os poucos ao seu redor que tinham acabado de se sentar se levantaram de novo. Apenas Ding Tao estava tonto de tanto rir enquanto cerrava o punho e gritava: “Daxiong! Vamos voltar para Libei para andar a cavalo!”
“Ah, cara.” Yu Xiaozai bateu na palma da mão. “Nós vamos realmente desmaiar com o calor desta vez!”
◈ ◈ ◈
Depois de meio mês, quando a carruagem imperial chegou a Libei, Shen Zechuan teve que ficar separado de Xiao Chiye.
Os funcionários do Ministério dos Ritos não prestaram atenção a mais nada, a única coisa que puderam fazer era ficar perto do Príncipe de Qianjun. Onde quer que o Príncipe de Qianjun fosse, eles iam, temendo que o Príncipe de Qianjun desse uma cambalhota por cima do muro para entrar na residência onde o imperador estava hospedado e violar a etiqueta.
Irritado com todos os vigias constantes, Xiao Chiye montou em Lang Tao Xue Jin e correu. Ele queria pular a parede no meio da noite, mas quando ele estava na parede, ainda havia homens seguindo-o a pé.
Xiao Chiye apontou para eles, completamente sem palavras. Tudo o que ele conseguiu gritar foi: “Apenas espere!”
No dia do pedido de casamento, eles tiveram que enviar presentes. Shen Zechuan enviou um ganso selvagem para a residência de Libei. Xiao Chiye achou aceitável e devolveu o presente com um Meng – ele até amarrou uma fita vermelha em Meng. O enviado imperial que veio por ordem imperial para realizar o segundo rito de perguntar o nome da noiva e oito caracteres exclamou interiormente surpreso e o persuadiu com um sorriso obsequioso: “Não é assim que funciona, Seu Segundo Lorde!”
Mas Seu Segundo Lorde não quis ouvir. Ele assobiou, e Meng voou sozinho para Lanzhou.
◈ ◈ ◈
Ding Tao bateu na tigela e disse com toda a seriedade. “O grande casamento é hoje. Siga-me e garanto que você não vai passar fome.”
Li Xiong também bateu na tigela e respondeu depois dele: “Não vou passar fome!”
Enquanto os dois estavam fazendo barulho na passarela, a janela do andar de cima se abriu e Qi Zhuyin colocou a cabeça para fora.
“Que barulho-” A Comandante-Chefe Qi parecia que ainda estava meio adormecida. Ela apontou para a própria cabeça. “Tão barulhento que estou com dor de cabeça.”
“Comandante-Chefe!” Ding Tao não tinha medo de Qi Zhuyin, porque Qi Zhuyin não era muito feroz com as crianças. “O vovô já chegou? Vamos fazer a cerimônia de coroação!”
“Ainda é cedo.” Qi Zhuyin procurou alguns pedaços de doces e os distribuiu para os dois rapazes, enquanto ela mesma comia um pedaço também. “Qual é a pressa? O ‘mestre das relações humanas’ ainda não chegou.”
“O que é isso?” Ding Tao perguntou.
“Ele te ensina a ver imagens.” Qi Zhuyin mentiu.
“Você ainda tem que ver imagens quando se casa?” Ding Tao tocou em seu próprio caderninho. “Eu também sei fazer isso.”
Gu Jin não aguentou mais ouvir. Ele pegou Ding Tao por trás e fechou a janela.
“Ei”, Ding Tao segurou o caderno em seu peito e disse perplexo: “Não terminei de falar com a Comandante-Chefe Qi!”
“Eu te falei há muito tempo para ensiná-lo um pouco sobre os caminhos do mundo.” Chen Yang levantou a tela suspensa. “Por que ele ainda é um idiota? E graças à sua influência, Daxiong agora é outro idiota!”
◈ ◈ ◈
Shen Zechuan não usava uma coroa enquanto se sentava atrás da tela e esperava o incenso queimar. Ele ouviu Chen Yang entrar e informá-lo da chegada de Ji Gang. Ele fez menção de se levantar para recebê-lo, mas Ji Gang fez sinal para que ele permanecesse sentado.
“De acordo com os ritos, quando shifu coloca a coroa para você, deve haver um ancião da família presente para observar a cerimônia.” Ji Gang acariciou a parte de cima do cabelo de Shen Zechuan. “Uma pena que só agora nós dois dependemos um do outro.”
Shen Zechuan abaixou a cabeça em reverência em respeito a Ji Gang. “Embora Shifu e eu não sejamos parentes de sangue, somos tão próximos quanto parentes. Esta reverência é para agradecer a Shifu pelos muitos anos em que me criou.”
Ji Gang olhou para o cabelo de Shen Zechuan. Seus lábios tremiam. Todas as suas palavras pararam neste exato momento, dissolvendo-se em mágoa. Ele lentamente se inclinou e acariciou a cabeça de Shen Zechuan mais uma vez. “Meu filho passou por momentos difíceis durante metade da vida. Por tudo que o Céu tem sido injusto com você, de agora em diante…” Ele começou a engasgar com os soluços. “A partir de agora, você tem que estar são e salvo, e viver em felicidade conjugal até a velhice com aquele Xiao, o Segundo.”
A mão áspera de Shifu tremia levemente.
Shen Zechuan sentiu seu coração doer. Com um nó na garganta, ele gritou: “Shifu”.
Ji Gang rapidamente virou a cabeça para o lado para enxugar as lágrimas. “Não derramaremos lágrimas no dia do seu casamento. Se levante. Shifu colocará a coroa para você.”
A cerimônia de coroação era o rito de passagem para a idade adulta. A do imperador era chamada de “cerimônia de shangzhong“; era um rito cerimonial necessário antes do casamento. Os vários oficiais deveriam estar originalmente presentes, e uma vez que Shen Zechuan tivesse colocado sua coroa, eles se prostraram nove vezes para parabenizá-lo. Mas Shen Zechuan queria manter simples o que era complicado, então ele havia selecionado os outros.
Uma vez que Ji Gang colocou a coroa para Shen Zechuan, ele deu dois passos para trás.
Shen Zechuan se curvou para Ji Gang novamente. Depois que o rito foi concluído, ele foi conduzido por Hua Xiangyi com os jasmim laranjas na sala externa até a entrada para receber as reverências de parabéns de Kong Ling, Fei Sheng e os outros antigos subordinados. Então, era a vez do sacrifício ancestral, que ele não realizou. Em vez disso, ele simplesmente se ajoelhou diante do Céu e da Terra. Tendo se curvado ao Céu e à Terra, ele se curvou a Qi Huilian como uma expressão de sua eterna gratidão à bondade de seu professor. Uma vez feito isso, Shen Zechuan ainda não podia sair. Ele teve que voltar ao seu quarto e esperar pelo “mestre das relações humanas”.
O chamado “mestre das relações humanas” era alguém que trazia consigo as artes eróticas para transmitir ao imperador conhecimentos sobre “relações humanas[9]”.
O mestre que entrou não se atreveu a olhar diretamente para Shen Zechuan, que estava sentado no assento principal. Ele espalhou as imagens no tapete, mas antes que pudesse começar seu discurso, viu um falcão-gerifalte entrar pela janela e tratar suas imagens como um pano para limpar os pés.
Shen Zechuan se inclinou para desfazer a fita de seda vermelha em Meng – havia um pente de dentes finos[10] pendurado nele.
◈ ◈ ◈
Xiao Chiye não usava uma coroa enquanto se sentava sem inibições no meio da sala. “Estou esperando há duas horas, shifu.”
“A hora auspiciosa ainda não chegou.” Zuo Qianqiu tinha o livro de estratégia militar em mãos. “Espere mais um pouco.”
Xiao Chiye girou seu anel de polegar enquanto virava a cabeça para olhar os pássaros voando lá fora, mas o dele não estava entre eles. Ele olhou por um momento e, de repente, disse: “Shifu, assim que nos separarmos hoje, serei um homem com uma esposa – uma família. Nunca esqueci de como meu velho dizia que eu teria que correr a cavalo com ele quando me casasse. Shifu, por que você não corre comigo?”
Zuo Qianqiu olhou para Xiao Chiye e sentiu terna compaixão por ele. Ele viu Xiao Chiye crescer. Quando Xiao Chiye ainda era um filhote de lobo, ele sempre ficava perto dele e o seguia por aí. O lobinho queria montar um cavalo, domar um falcão e atravessar todas as Montanhas Hongyan. Aquele garotinho que lhe perguntou “o que é o desejo?” ao vento já havia se tornado um homem com uma esposa e família.
“Claro.” Zuo Qianqiu sorriu. “Assim que você terminar de beber, vamos correr.”
Xiao Chiye também sorriu. Ele se levantou e se inclinou por cima da tela para dizer a Lu Guangbai e Xiao Jiming, que estavam prendendo a respiração em total atenção na sala externa: “Vou me casar hoje, então vocês dois gege, por favor, me façam um favor e guarde o vinho para mim mais tarde, tá?”
“Não é um problema para mim,” Lu Guangbai apoiou o braço. “Tudo depende de como você convence seu irmão mais velho.”
Xiao Chiye foi rápido em se adaptar. “Dage.”
Xiao Jiming apenas bebeu seu chá e não disse nada.
Então Xiao Chiye arrastou sua voz. “Da-ge – se você não concordar, eu vou gritar por dasao*.”
(n/t: dasao: é o termo de tratamento para a esposa do irmão mais velho.)
“Tá bom.” Xiao Jiming suspirou e disse com a xícara de chá na mão. “Eu entendi.”
Alguém do lado de fora anunciou que era hora. Zuo Qianqiu ajustou suas roupas e coroa e se levantou com uma expressão solene. Xiao Jiming levantou a coroa para Xiao Chiye e a estendeu para Zuo Qianqiu, que então a colocou para Xiao Chiye.
“A-Ye.” Zuo Qianqiu olhou nos olhos de Xiao Chiye. Depois de um momento, ele disse: “Vá”.
◈ ◈ ◈
Começou a garoar quando Shen Zechuan saiu pela porta. Os guardas de honra cerimoniais do lado de fora não seguravam guarda-chuvas. Apenas Fei Sheng estava esperando ao pé da varanda. Ele tentou abrir um guarda-chuva para Shen Zechuan, mas Shen Zechuan fez sinal para que ele o guardasse.
“Mestre”, Fei Sheng se curvou e sussurrou: “É uma longa jornada. Se não usarmos um guarda-chuva, Seu Segundo Lorde ficará ansioso quando nos vir.”
“O Céu me envia um parabéns como presente de casamento.” Shen Zechuan levantou os olhos para olhar para o céu. “Eu tenho que aceitar.”
Então Fei Sheng colocou o guarda-chuva de lado e segurou sua lâmina. “Eu seguirei como o Mestre decidir ir.”
Lu Guangbai montou seu cavalo na chuva. Ele inicialmente queria perguntar se eles deveriam trocar para uma liteira, mas antes que pudessem chegar, ele viu a cavalaria oposta a eles galopando. Eles não se pareciam com os guardas de honra cerimoniais – mas com os Guarda-costas Imperiais. Ele parou abruptamente seu cavalo. Antes que ele pudesse gritar uma palavra, os lamentos opostos a ele o cortaram.
“Sua Majestade!” O oficial da Diretoria de Astronomia levantou a bainha de seu manto e continuou sua perseguição enquanto gritava por todo o caminho: “Ainda falta algum tempo antes da hora auspiciosa, hora auspiciosa…”
As mangas e vestes de Shen Zechuan eram como uma mítica águia voando baixo na chuva. Ele passou por Lu Guangbai e de repente riu alto. Gotas de chuva espirraram quando Feng Ta Shuang Yi saiu através dos ventos fortes como uma rápida sequência de relâmpagos.
“XIAO CHIYE -!”
Shen Zechuan gritou com todas as suas forças.
“SAIA E SE CASE!”
Xiao Chiye ainda estava dentro do complexo do portão principal. Ao ouvir os gritos, a bacia de cobre com a qual ele lavava as mãos quase virou. Ele colocou a cabeça para fora e perguntou duvidosamente a Zhao Hui: “Já é minha vez?”
Zhao Hui respondeu com certeza: “Ainda não”.
“Sua Majestade!” Segurando o livro na mão, o funcionário da Diretoria de Astronomia correu até quase perder o fôlego. “Oh Céus, a hora auspiciosa ainda, ainda não…”
O cavalo de Shen Zechuan desordenou o esquadrão dos guardas de honra cerimoniais oposto a ele. Chen Yang e Tantai Hu se encontraram no meio da multidão. Todos estavam completamente confusos.
“Ainda não terminamos!” Tantai Hu disse em perplexidade. “Por que vocês vieram?”
“Onde está Seu Segundo Lorde?!” Chen Yang estava tão ansioso que bateu o pé. “Chame Seu Segundo Lorde!”
“Vosso Segundo Lorde!” Fei Sheng rolou do cavalo e assumiu a liderança ao gritar através da parede. “Vosso Segundo Lorde!”
Xiao Chiye pressionou a cabeça do homem que o bloqueava e viu Lanzhou em seu cavalo. Ele prontamente levantou a bainha de seu manto para ir ao seu encontro, mas um oficial do Ministério dos Ritos ao lado caiu de joelhos com um “baque” e abraçou sua coxa. “Vosso Segundo Lorde! Ainda não é a hora!”
“Vosso Segundo Lorde!” Outro “baque” para agarrar o braço de Xiao Chiye para detê-lo. “A cerimônia ainda não terminou!”
Xiao Chiye agarrou a outra parte pela parte de trás do colarinho do último. Enquanto ele mesmo arrancava o último, ele disse a Ding Tao: “Tire-o daqui!”
“Ao seu comando!” Ding Tao gritou sem se mover. “Daxiong, vá!”
Li Xiong abriu os braços e também gritou enquanto avançava para a multidão e envolveu completamente os braços em volta do outro homem e o empurrou para baixo.
“Uau!” Os oficiais que estavam sendo empurrados entre a multidão cambalearam e tropeçaram instavelmente em seus pés.
“Que porra é essa.” Tantai Hu rolou no chão. “Isso é um casamento ou um roubo de noiva?!”
O oficial da Diretoria de Astronomia já havia corrido ao lado do cavalo de Shen Zechuan. Ele mal conseguia falar claramente. “Sua, sua Maj…”
A gota de chuva na orelha de Shen Zechuan brilhou. Ele desmontou pelo outro lado e contornou o funcionário da Diretoria de Astronomia. Quem deles na entrada se atreveu a detê-lo? Eles ainda nem tinham bebido o vinho, e todos já estavam fingindo estar bêbados.
Xiao Chiye agarrou a mão de Shen Zechuan e puxou com força para trazê-lo para seus braços. Ele cobriu Shen Zechuan e levantou os dedos para assobiar. “Meng, vamos embora!”
O funcionário do Ministério dos Ritos deu um tapa em sua coxa. A multidão de pessoas abriu caminho para fora da porta novamente e os perseguiu. “Vosso Segundo Lorde! Você ainda não fez as reverências cerimoniais!”
“Vossa Maj, Majestade…” O oficial da Diretoria de Astronomia segurou-se na porta para se apoiar e ofegou como um touro enquanto gritava fracamente: “A cerimônia termina…”
Meng girou e rompeu a chuva. Ele abruptamente abriu suas asas e cortou o vendaval enquanto voava em direção às Montanhas Hongyan envoltas em névoa ao longe.
Gotas de chuva tamborilavam nos rostos risonhos de ambos os homens enquanto Lang Tao Xue Jin lançava tudo o que era do mundo mundano para trás.
Avante!
Suas mangas e vestes sobrepostas ondulavam ao vento, dançando juntos com as folhas de grama flutuando no ar enquanto desapareciam na chuva.
⊱───────⊰✯⊱───────⊰
Flor: Meu Deus eu amo eles demais! Eles conseguem fazer o caos no próprio casamento!
Sinceramente eu estava curiosa pra saber como era uma cerimônia mais detalhada e graças a T97, nos proporcionou isso!
FINALMENTE ELES ESTÃO JUNTOS PRA SEMPRE!
Só tem mais um extra e é o fim!
Até sábado que vem!
Edit da flor: meu desejo de ver o Meng com a fitinha vermelha foi realizado e nem foi por uma fanart e sim uma imagem oficial! 🥺💫✨️ merch eu te amo! 💖🤍🩵
A imagem no final das notas!
⊱───────⊰✯⊱───────⊰
Notas:
[1] Antigamente, era costume um homem (o marido) oferecer um ganso selvagem – um símbolo de harmonia e fidelidade conjugal – como presente de noivado/casamento. O ganso selvagem (大雁) aqui também é outro nome para ganso cisne, ou Hongyan (鴻雁) como nas Montanhas Hongyan.
[2] 纳采 o primeiro dos seis ritos do casamento, a oferta de presentes aos pais da noiva e o pedido de casamento com ela.
[3] 拜天地 Rituais de reverências pelos noivos em uma cerimônia de casamento tradicional. Há três reverências a serem feitas antes de serem considerados formalmente casados. “一拜天地,二拜高堂,夫妻对(交)拜” “Primeira reverência ao céu e à terra; segunda reverência aos pais; terceira reverência um ao outro.”
[4] 六礼 os Seis Ritos do casamento, o pedido de casamento (纳采), a correspondência de aniversário (问名), adivinhar um dia auspicioso do casamento (纳吉), enviar o enxoval (纳征), escolher a data da cerimônia (请期), e o grande dia (亲迎).
[5] 问名 Segundo rito do casamento, no qual o nome, bem como a data e a hora do nascimento (para o horóscopo) são formalmente solicitados à família da futura noiva
[6] 金册金宝 livro ou registro folheado a ouro e selo imperial, confirmando o status do portador do título como “a imperatriz”
[7] 二叔叔 Er-shushu, refere-se aqui a Shen Zechuan
[8] Usando alteza em vez de senhorio, já que ele está sendo criado como o príncipe herdeiro.
[9] 人伦 relações humanas de acordo com a ética feudal; um dos conceitos básicos da antiga ética confucionista chinesa. Existem cinco relacionamentos humanos: pai e filho, governante e súdito, marido e mulher, entre irmãos e entre amigos. Mas sabemos o que “relações humanas” realmente significam aqui ( ͡° ͜ʖ ͡°). Essas “artes” são normalmente utilizadas como instrumentos de educação sexual para os noivos/noivas para a noite de núpcias.
[10] Os pentes simbolizam um casal envelhecendo juntos. Dar um pente a um ente querido é uma promessa romântica de ficarem juntos até a velhice.
Edit da Flor 2: a data de casamento oficial revelada no AD é em 9/11!