Qiang Jin Jiu - Novel - Extra I.2
⊱───────⊰⊹⊱✫⊰⊹⊱───────⊰
A coroa e as vestes do Imperador Chunsheng eram todas de novos designs e estilos. Shen Zechuan era claro, e a Diretoria de Roupas Reais queria destacar o poder do imperador, então eles fizeram um esforço especial de colocar muito trabalho nos padrões decorativos. Shen Zechuan usaria um brinco ou pingente em sua orelha direita. Quanto ao estilo que ele usaria em cada momento – isso dependia de seu humor. Mesmo quando a Diretoria de Roupas Reais puxou todos os cabelos e seguiu de perto a bunda do Príncipe de Qianjun[1] Xiao Chiye, eles ainda não conseguiram descobrir um padrão regular.
Shen Zechuan adorava segurar leques, e esse leque era muito requintado e intrincado. Foi especialmente fornecido por Xiao Chiye, o único em todo o mundo. Assim como o brinco, era único, feito pelo próprio homem.
As pessoas entravam e saíam do palácio. Xiao Chiye recostou-se na poltrona reclinável sob os beirais e, com suas longas pernas no chão, ele estava praticamente no caminho.
“Os livros de contas do ano passado foram todos apresentados como estão ao Ministério da Receita.” Chen Yang ficou ao lado e explicou as contas para Xiao Chiye. “Os cinco acampamentos foram recentemente estabelecidos e o local é remoto e próximo a Mosanchuan. Suas despesas com suprimentos e provisões militares são todas muito maiores do que as outras. Esse…”
Xiao Chiye olhou as contas e disse: “Os artesãos militares nem mesmo foram transferidos. Liang Cuishan já fez uma estimativa do custo do reparo do equipamento no outono passado. Esta quantidade de prata é mais que o dobro, não é?”
Dentro do palácio, Shen Zechuan estava usando sua coroa. As contas suspensas tilintavam umas nas outras. Todas as criadas do palácio se moviam suavemente, não se atrevendo a ultrapassar seus limites.
Xiao Chiye olhou por um longo tempo e devolveu o livro de contas para Chen Yang sem desviar o olhar.
Gastos militares excessivos eram a norma durante a guerra, mas a Tribo Mengtuo na entrada do deserto era agora o navio de Da Jing no deserto. As despesas com suprimentos e provisões não eram tão elevadas, dada a conveniência do mercado de comércio mútuo de fronteira. Alguém poderia usar essa conta para enganar os outros, mas é absolutamente inaceitável usá-la para enganar Xiao Chiye. Era preciso saber que Xiao Fangxu era quem verificava as contas quando ele estava lutando nas várias rotas de abastecimento de alimentos em Libei.
“Peça ao general comandante dos cinco campos que entre na cidade sem sua armadura,” Xiao Chiye disse, “e preste contas disso para mim.”
Chen Yang curvou-se solenemente e se despediu.
A velha criada se aproximou da cadeira de vime. Ela o persuadiu e o convenceu parcialmente: “Vossa Segunda Senhoria, está na hora”.
A cadeira de Xiao Chiye balançou levemente enquanto ele levantava um dedo e acenava para a velha criada ficar quieta. Ele examinou Shen Zechuan através da luz fraca. Os ombros e as costas deste último eram retos e, quando ele se virou de lado, as contas balançavam perto da ponta do nariz.
Todas as criadas do palácio abaixaram a cabeça e se retiraram respeitosamente.
Shen Zechuan abaixou os dedos para pegar o leque dobrável na mesa. O brinco de jade em sua orelha direita refletia levemente a luz. Ele havia pego um resfriado recentemente e falava com uma voz nasalada. Ele estava cansado e com sono também, parecendo que iria adormecer a qualquer momento.
“Separe-os na hora do zi*.” Shen Zechuan jogou a tábua do tempo[2] na qual a hora era exibida na mesa. “Então vamos acender os fogos de artifício. Todos irão ao Pavilhão Cangyun e assistirão as exibições de lanternas antes de prestarem suas homenagens. Passe uma mensagem com antecedência. Diga a todos para trazerem roupas quentes. Não acabe como no ano passado.”
(n/t: hora do zi: entre as 23hrs às 1hr am)
Os velhos ministros não aguentaram o frio congelante e todos desmaiaram antes mesmo de prestar suas homenagens.
“Prepare chá quente de gengibre no salão lateral.” Shen Zechuan pensou por um momento. “São os pensamentos que contam.”
“Vossa Majestade é atencioso.” Aquele eunuco segurava a tábua do tempo em mãos. “Sua graça imperial é ilimitada.”
“Xun’er era jovem nos anos anteriores, e ele sempre seguia atrás do irmão mais velho. Isso não funcionará mais este ano”, disse Shen Zechuan. “Ele deve ficar na frente.”
O eunuco entendeu sua intenção e apressadamente reconheceu sua ordem.
Xiao Chiye foi para o lado de Shen Zechuan e disse: “Ele ainda é aluno de Chengfeng. Você não deve ultrapassar esse nível de etiqueta.”
“Só ultrapassando o que se chama etiqueta.” Shen Zechuan inclinou seu leque dobrável levemente contra a dobra dos braços de Xiao Chiye. “Chengfeng é um estudioso, um professor. Ele demonstrou respeito suficiente em outros dias. O momento é propício agora.”
A velha criada os incitou novamente do outro lado. Xiao Chiye vestiu seu manto externo. Seu cinto não era fácil de prender, então Shen Zechuan deu-lhe uma mão, e Xiao Chiye, seguindo essa posição, pressionou contra as contas suspensas para beijar Shen Zechuan.
Ninguém notou.
◈ ◈ ◈
Tendo gerado um par de recém-nascidos, Tantai Hu ficou tão emocionado que falou sobre isso a todos que encontrou.
“Quando você vai se casar?” Ele perguntou a Fei Sheng.
Fei Sheng ficou com inveja, mas se recusou a admitir e respondeu: “Quem sabe? Tenho que me casar com uns bons dezessete ou dezoito deles.
Tantai Hu virou a cabeça para perguntar a Yu Xiaozai: “Quando você vai se casar?”
“Qual é a pressa?” Yu Xiaozai estalou os lábios para saborear o vinho.
Tantai Hu não tinha onde falar sobre seu conhecimento enciclopédico sobre dicas para pais, e ele o segurou até não aguentar mais, então ele se levantou e vagou por aí. Quando ele viu Gao Zhongxiong, ele perguntou apressadamente: “Quando você -“
Qi Zhuyin simplesmente entrou. Tantai Hu curvou-se para ela. Ela tirou o sobretudo e disse: “Uma bênção dupla é uma coisa boa. Vou compensar com outro presente para você mais tarde.”
Tantai Hu coçou as bochechas e perguntou: “Comandante-Chefe, há uma bênção dupla[3]?”
Atrás deles, Hua Xiangyi riu e disse a Qi Zhuyin: “Deixe claro para ele.”
Até mesmo as luzes brilhantes neste salão diminuíram um pouco quando ambas ficaram juntas. Antes do casamento da Terceira Senhorita Hua, muitas pessoas só tinham ouvido falar de seu nome, e a visão de sua aparência real agora deixou o recém-nomeado vice-ministro completamente hipnotizado.
“A Senhora Mais Velha é viúva e tão jovem”, sussurrou um ministro da corte. “E parece que Qidong não está disposta a deixá-la se casar novamente.”
“Ela ainda é tão jovem…” O vice-ministro murmurou. “Como pode Qidong…”
Um colega oficial ao seu lado deu uma cotovelada nele, mas já era tarde demais. Qi Zhuyin, que estava do outro lado, deu uma olhada e fixou os olhos no vice-ministro.
A mão do vice-ministro tremeu, derramando vinho por toda parte.
Hua Xiangyi estava prestes a se sentar e Qi Zhuyin casualmente pegou seu lenço. Ao se sentar, ela limpou o rouge nos cantos de seus próprios lábios. O vice-ministro viu aquele lenço entrando na manga de Qi Zhuyin. Até mesmo a figura arrebatadora de Hua Xiangyi foi completamente bloqueada pela vista da Comandante-Chefe.
Ele sentiu uma sensação decepcionante de perda, mas não conseguia entender. Tudo o que ele lembrava era aquele olhar de Qi Zhuyin.
O gosto de Shen Zechuan era insípido hoje. Ele não conseguia sentir o sabor da refeição. Ele estava pensando no livro de roteiros de histórias que ainda não havia terminado esta manhã. Xiao Chiye só tinha lido metade dessa história em particular.
Antes do Banquete dos Oficiais, as várias áreas tiveram de apresentar as suas homenagens, todas elas eram jogos de montanha e vegetais silvestres comestíveis; eles não ousaram enviar itens valiosos e caros por medo de serem cassados.
Jiang Qingshan, que permaneceu em Juexi, foi um ex-ministro da dinastia anterior. Yao Wenyu e Hua Xiangyi fizeram grandes esforços para protegê-lo e retê-lo no primeiro ano de Chunsheng e, embora sua posição permanecesse intocada, ele foi repreendido por vários literatos.
Este ano, quando Jiang Qingshan veio participar do banquete, as vozes de reprovação e censura diminuíram um pouco. Isso ocorreu porque o porto de Liuzhou foi concluído este ano e as hidrovias das treze cidades também estavam funcionando sem problemas. Juexi não sofreu inundações durante a primavera nem voltou a enfrentar secas durante os dias escaldantes de verão. Seus méritos superaram os de todos os outros; não havia ninguém entre os governadores provinciais que fosse mais capaz do que ele.
“Como você quer recompensá-lo?” Xiao Chiye tinha bebido bastante vinho, mas ele não estava bêbado, apenas um pouco relaxado, e quando ele virou a cabeça para falar com Shen Zechuan, sua respiração carregava uma pitada de vinho.
Shen Zechuan lançou um olhar para Jiang Qingshan e disse a Xiao Chiye: “Ele pode não estar necessariamente disposto a aceitá-lo.”
“Agora que ele completou seu trabalho em Juexi,” Xiao Chiye colocou os pauzinhos de lado ordenadamente, “ele quer se aposentar.”
Naquela época, a tentativa de Kong Qiu de pular a muralha falhou quando Liang Cuishan o impediu. No entanto, ele não estava disposto a se ajoelhar para Shen Zechuan e, eventualmente, deixou sua posição e saiu. Orgulhoso de ser um velho conhecido de Da Zhou, ele voltou para sua cidade natal para cultivar a terra. Yu Xiaozai queria manter Cen Yu, mas Cen Yu sentiu que havia decepcionado Yao Wenyu, então ele dispensou sua equipe residencial, vendeu sua propriedade e foi morar em frente à Kong Qiu, onde criava peixes.
“Embora ele agora seja um súdito de Da Jing, seu coração ainda pertence a Da Zhou.” Shen Zechuan parecia descontente. “Já que ele quer sair, deixe-o sair.”
Kong Ling, que estava sentado abaixo dele, podia mais ou menos discernir sua intenção. Quando Yu Xiaozai se aproximou para brindá-lo, ele sussurrou: “Vá para o lado de Wanxiao. Ele vai brindar a Sua Majestade. Preste atenção.”
Yu Xiaozai não se atreveu a continuar bebendo a metade do vinho. Ele era perspicaz e sensível, especialmente nesse aspecto. Ele só tinha que ouvir o tom de Kong Ling e já havia adivinhado mais ou menos o que estava acontecendo.
Depois de três rodadas de vinho, Shen Zechuan teve que distribuir as recompensas de acordo com o costume. Quando foi a vez de Jiang Qingshan, ele se ajoelhou e primeiro prestou suas reverências ao imperador antes de dizer: “Este humilde súdito é humilde de origem e tem poucos méritos para falar. Não me atrevo a receber esta bondade imperial. Eu só tenho um desejo ainda não realizado. Agora que os vários negócios em Juexi estão florescendo e as hidrovias estão funcionando sem problemas, este humilde súdito solicita -“
Yu Xiaozai, que estava ao lado, aproveitou o momento e caiu de joelhos com um “baque”. Como se estivesse bêbado, ele disse: “Sua Majestade é sábia! O pedido de Wanxiao também é o pedido deste humilde súdito.” Construindo sua coragem, ele continuou: “O porto de Liuzhou foi recentemente estabelecido e em tal escala. Os méritos e conquistas de Vossa Majestade são verdadeiramente incomparáveis em toda a história! Este humilde súdito pede que as hidrovias sejam conectadas ao rio Kailing, para que o tempo necessário para o transporte de grãos também seja reduzido no futuro.”
Shen Zechuan não respondeu quando Yu Xiaozai terminou de dizer sua peça.
O silêncio de Shen Zechuan foi como tinta se dispersando na água, fazendo com que todo o salão de banquetes se acalmasse gradualmente. Todos sabiam que Jiang Qingshan tinha outro pedido. A atmosfera estava tensa, temendo que Shen Zechuan fosse embora repentinamente.
Jiang Qingshan se curvou e começou a dizer: “Então -“
Yu Xiaozai deu uma cotovelada forte nele com o braço escondido sob seu corpo e forçou um sorriso. “Mas é preciso seguir os procedimentos. Deveríamos redigir um memorial para o Grande Secretariado. Este humilde súdito encontrou Wanxiao quando entrei na capital. Sua esposa, Liu, soube que Vossa Majestade estava com problemas de saúde ultimamente, então ela fez um esforço especial de se abster de carne e cantar os sutras no Templo de Baisha para Vossa Majestade. Ela até instruiu esse humilde súdito a trazer o presente de felicitações de Liuzhou.”
No momento em que Jiang Qingshan ouviu “Liu”, ele entendeu a intenção de Yu Xiaozai.
Shen Zechuan era um bom mestre. Ele se atreveu a usar Jiang Qingshan, então nunca interferiu na administração civil de Juexi. Ele havia demonstrado confiança suficiente e também estava dando a Jiang Qingshan o respeito devido. Jiang Qingshan queria se aposentar agora que havia realizado seu trabalho. Claro que ele podia, mas tinha que ser Shen Zechuan quem dava a palavra, e isso porque Shen Zechuan era seu soberano. Caso contrário, ele simplesmente estaria tratando Shen Zechuan como um trampolim para realizar seu desejo – com sua missão cumprida, ele ainda era um súdito de Da Zhou, alguém que não estava disposto a servir Shen Zechuan.
Todos os senhores do mundo tinham meios coléricos. O Yang Shan Xue de Shen Zechuan pode ter sido selado em um estojo, mas não lhe faltavam lâminas. Jiang Qingshan não era um ministro comum da corte. Até certo ponto, ele decidiu se aqueles da facção de praticantes práticos de Da Zhou partiriam ou ficariam.
Shen Zechuan ousou usá-lo. Ele também se atreveu a matá-lo.
A atmosfera parou. Era tão silencioso que dava para ouvir um alfinete cair.
Xiao Chiye olhou como se estivesse interessado e perguntou brincando: “Que presente de felicitações?”
Yu Xiaozai sentiu instantaneamente que um peso foi tirado de cima dele.
E então ele ficou perplexo novamente.
Ele tinha inventado isso casualmente!
⊱───────⊰✯⊱───────⊰
Flor: Eu disse que não tinha acabado!
Esses é o primeiro extra e ele tem 4 partes ><
Até sábado que vem!
⊱───────⊰✯⊱───────⊰
Notas:
[1] 乾钧 Qianjun, as terras do Ártico; refere-se ao norte em geral. Como ele é um príncipe com seus próprios direitos agora, sua forma de tratamento foi atualizada de Segundo Mestre para Segundo Lorde. (Em chinês, os caracteres permanecem os mesmos “er-ye” (二爷), embora o “ye” possa ser usado para “mestre” (para um oficial ou homem rico) ou “senhor” (para um oficial ou nobre)
[2] 时牌 tábuas de marfim nas quais a hora do dia era exibida
[3] 双喜 felicidade dupla/bênção/eventos felizes como parto ou casamento. Qi Zhuyin estava realmente se referindo aos gêmeos de Tantai Hu.