Qiang Jin Jiu - Novel - Capítulo 97
⊱───────⊰⊹⊱✫⊰⊹⊱───────⊰
A chuva que vinha caindo por vários dias seguidos diminuiu, deixando as vias públicas totalmente enlameadas.
Qudu caiu em estado de luto. Com a morte repentina do jovem Imperador Tianchen, rumores de que o marquês de Dingdu, Xiao Chiye, havia conspirado com o Vice Comandante da Guarda-costas Imperial e Juiz do Norte, Shen Zechuan, para assassinar o imperador com a intenção de se rebelar se espalharam como incêndios florestais como sussurros a portas fechadas em Qudu.
Como o Imperador Tianchen não tinha herdeiro imperial, os ministros apresentaram um memorial para solicitar à Imperatriz Viúva que presidisse a situação geral no lugar do imperador. A Imperatriz Viúva repetidamente se desculpou alegando que o harém não deveria interferir nos assuntos do Estado. Foi só depois que o Comandante-Chefe da Guarda-costas Imperial, Han Cheng, se prostrou três vezes em protesto que a Imperatriz Viúva foi convencida a intervir.
As Oito Grandes Divisões de Treinamento estavam de volta ao comando das patrulhas e defesas de Qudu, e as ruas nestes dias estavam cheias de esquadrões de patrulha 24 horas por dia. As pessoas comuns não se atreviam a se aventurar ao ar livre, e todas as tavernas e bordéis mantinham suas portas fechadas. Era como se a cena movimentada de Qudu fosse coisa do passado. Até a cor das paredes vermelhão e dos azulejos de Qudu pareciam desbotadas pela garoa enevoada.
Hai Liangyi desmaiou várias vezes quando chorou diante do caixão. Ele agora estava deitado na cama, incapaz de beber nem mesmo uma gota de remédio. Seu cabelo parecia ter ficado inteiramente branco da noite para o dia, e aqueles olhos espirituosos que antes brilhavam com brilho tornaram-se turvos e sombrios. Eles até pareciam particularmente turvos e nublados, depois de todas aquelas lágrimas que ele derramou.
“Professor.” Kong Qiu sentou-se com a cabeça abaixada e disse: “Você tem que tomar o remédio. Agora que o mundo está em turbulência, todos estão esperando por você para assumir o leme e orientar o estado para a estabilidade mais uma vez… Você deve cuidar da sua saúde!”
As marcas de lágrimas nos cantos dos olhos de Hai Liangyi não foram totalmente limpas. Seu olhar se desviou, e foi só depois de um longo tempo que ele disse: “Pegar o leme e conduzir o estado para a estabilidade mais uma vez? Boran, não há mais nada que eu possa fazer para salvar a situação.”
O tubo de bambu no pátio batia suavemente contra a rocha no riacho, expondo as linhas rachadas. A chuva caiu silenciosamente. No entanto, não havia como essas cicatrizes serem cobertas. Hai Liangyi era muito avançado em idade. Sua energia vital havia se esgotado pelos altos e baixos do funcionalismo, e agora havia sinais de que talvez nunca se recuperasse de sua doença.
A tristeza tomou conta de Kong Qiu. Sentou-se onde estava, chorando com o rosto coberto. “Como… como que chegou a isso?!”
“Han Cheng é um hipócrita que fala palavras doces, mas tem o coração malicioso de uma víbora. Ele é mesquinho e tacanho. Agora que ele ganhou o poder, toda a corte imperial de funcionários civis e militares estará em suspense. Ele forçou Xiao Chiye a sair, e então Libei está agora sem uma algema. De agora em diante…” Hai Liangyi de repente começou a tossir. Ele se apoiou e vomitou sangue. Por um momento, ele não conseguiu conter suas emoções e gritou com voz rouca enquanto se segurava na beirada da cama: “De agora em diante, nosso território será dilacerado e tempos turbulentos surgirão novamente. O império centenário do Clã Li cairá em ruínas aqui! Eu pequei. Sou um pecador! Eu, Hai Renshi, passei minha vida inteira avançando descaradamente em minha própria agenda e navegando nos círculos oficiais. No entanto, foi tudo para trabalhar em vão para o benefício dessas pessoas! Eu… Ah, eu…”
Com uma cabeça cheia de cabelos brancos como a cinza, Hai Liangyi se curvou e lamentou com uma voz tão rouca e tão cheia de desespero que era uma visão trágica de se ver.
“Professor, professor!” Kong Qiu se aproximou apressadamente para ajudá-lo, então olhou para trás e gritou: “Homens!”
A cortina da porta foi levantada, mas foi Yao Wenyu quem entrou. Ao ver o que estava acontecendo, ele imediatamente se ajoelhou no apoio para os pés e ignorou a sujeira enquanto enxugava as lágrimas e o sangue para Hai Liangyi. Ao mesmo tempo, ele instruiu o atendente a tirar água e enxaguou o lenço. Finalmente, ele ajudou Hai Liangyi a se deitar. Depois de acalmá-lo por um momento, ele disse a Kong Qiu com uma voz suave: “Vossa Excelência, posso pedir que espere lá fora, por favor”.
Kong Qiu não se atreveu a perturbá-los mais e se retirou apressadamente para esperar do lado de fora.
Depois de muito tempo, o som dos gritos de Hai Liangyi recuou. Yao Wenyu segurou a tigela na mão e alimentou pessoalmente o remédio de seu professor. Foi só depois que Hai Liangyi caiu em um sono sonolento que ele levantou a cortina e saiu.
Kong Qiu queria dizer alguma coisa, mas Yao Wenyu fez sinal para que ele seguisse primeiro o atendente até o salão principal, enquanto ele próprio atravessava a varanda até os fundos para uma troca de roupas limpas.
“Desculpe por mantê-lo esperando, Sua Excelência.” Yao Wenyu chamou o atendente para servir chá e sentou-se abaixo de Kong Qiu.
Kong Qiu segurou a xícara de chá e ficou em silêncio por um momento antes de dizer: “O professor não tem filho. Sinto-me tranquilo com você aqui para cuidar dele. Eu não deveria ter tocado nesses assuntos antes… e acabei deixando-o triste.”
“Embora o professor tenha voltado para casa doente, ele ainda está preocupado com os assuntos do Estado. Mesmo que Vossa Excelência não o traga à tona, ele ainda acharia difícil descartá-lo de sua mente. Teria sido melhor chorar do que engarrafar tudo em seu coração.” Yao Wenyu ergueu a xícara de chá e mexeu algumas vezes antes de dizer: “A situação atual é instável e volátil. O professor não poderá descansar por muito tempo de qualquer maneira”.
Kong Qiu sabia que Hai Liangyi o tratava como seu próprio filho. Então ele não se conteve e disse com um suspiro: “O falecimento de Sua Majestade é tão repentino. Já estamos numa posição desvantajosa. Além disso, o Clã Han tem o controle do poder militar em Qudu, e atualmente estamos em uma situação irreversível em que Sua Majestade está no poder e no controle do governo. Após este incidente… o que será de Libei no futuro?”
Yao Wenyu era justo por natureza e não parecia diferente da porcelana enquanto segurava aquela xícara de chá. Ele disse: “Do jeito que as coisas estão agora, é vital discutir contramedidas para lidar com a situação. A posição original de Han Cheng era a de Comandante-chefe da Guarda-costas Imperial. Se ele quiser ultrapassar sua autoridade e entrar no Grande Secretariado para assumir o comando, sua única opção seria pedir à Imperatriz Viúva para emitir um édito imperial, então ele não está exatamente sem poder. Wei Huaigu consumiu veneno e cometeu suicídio por causa do caso de provisões militares. A vaga temporária no Grande Secretariado deverá assim ser preenchida por Vossa Excelência. Com isso, todos os assuntos importantes da corte imperial ainda terão que ser deliberados e endossados pelas várias excelências sob o comando do Professor.”
Ao ouvir isso, Kong Qiu pousou a xícara de chá e perguntou humildemente: “Mas a Imperatriz Viúva está encarregada dos assuntos do Estado, e quaisquer mudanças no Grande Secretariado estão sujeitas a seus caprichos e fantasias. Se ela emitiu uma mudança de pessoas usando Han Cheng como pretexto, então o que devemos fazer?”
Yao Wenyu sorriu e disse: “A Imperatriz Viúva encarregada dos assuntos do Estado é uma medida desesperada para começar. Seu sobrenome não é Li, então a autoridade de agir em nome do Filho do Céu não pode convencer o público. Os outros não importam; o que é crucial é o Clã Qi. Embora Qi Zhuyin possa ser indolente por natureza e não se importe com assuntos do governo, ela tem a reputação de lealdade do Clã Qi descansando em seu ombro. Ela nunca permitirá que a Imperatriz Viúva e Han Cheng cometam todos os tipos de ultrajes em Qudu. Já que a Imperatriz Viúva quer conquistá-la para o seu lado, ela não irá muito longe neste momento. Em vez de se preocupar com a tentativa de substituição da Imperatriz Viúva, Vossa Excelência também pode se preocupar com os planos subsequentes de Han Cheng.
Kong Qiu disse: “Han Cheng fez tudo para agradar a Imperatriz Viúva. Ele conseguiu”.
“Na minha humilde opinião, é exatamente o oposto.” Yao Wenyu ergueu os olhos para olhar a chuva enevoada na entrada: “Neste momento, realmente parece que Han Cheng ganhou o favor da Imperatriz Viúva. Mas olhando para o quadro maior a longo prazo, é a Imperatriz Viúva que está buscando conexão com Han Cheng. A Imperatriz Viúva é capaz de subir ao poder porque o Imperador não tinha herdeiro. A corte imperial não pode ficar sem mestre, e foi por falta de opções que todos se comprometeram e fizeram concessões. Mas Da Zhou definitivamente terá um novo Filho do Céu. O poder militar que Han Cheng tem em suas mãos é real. Sua ousadia de colocar uma armadilha de cerco para Xiao Chiye forçá-lo a sair e fazer seu movimento no Salão Mingli é um indicador claro de que ele tem apoio e, portanto, não tem nada a temer.”
“Você quer dizer…” Kong Qiu ficou chocado. “Han Cheng ainda tem o herdeiro imperial em suas mãos?”
Yao Wenyu bebeu o chá e disse: “O Imperador Guangcheng muitas vezes se aventurava fora do palácio para passar a noite. É difícil dizer se há um herdeiro imperial. É só que a situação já está neste estágio. Mesmo que Han Cheng não tenha o herdeiro imperial em suas mãos, ele pensará em todos os meios possíveis para expulsar alguém.”
O coração de Kong Qiu ficou frio. Ele disse: “Han Cheng tem soldados e cavalos, e a Guarda-costas Imperial para se beneficiar. Os funcionários da capital estão todos amarrados por suas próprias famílias e podem não estar necessariamente dispostos a entrar em conflito com ele caso uma luta pelo poder realmente aconteça. Se ele eleger à força alguém para se sentar no trono do dragão e governar a corte imperial, nós…”
Yao Wenyu, no entanto, mudou de assunto e perguntou: ” O Exército Imperial já passou por Dancheng?”
◈ ◈ ◈
O Exército Imperial já havia passado por Dancheng, mas ainda não havia chegado ao território de Zhongbo. Xiao Chiye se apressou todo o caminho. Os soldados e cavalos precisavam descansar, então pararam no meio do caminho.
Shen Zechuan estava gravemente doente, com sua antiga doença e desgosto agindo juntos. Ele parecia estar consciente, mas ainda não estava. Era como se ele estivesse deitado em uma poça de sonhos, engolido mais uma vez pela água da chuva e sangue imundo.
Desde a última epidemia, Xiao Chiye suspeitava que Shen Zechuan nunca havia tentado se recuperar e cuidar de si mesmo de volta à saúde. Em vez disso, os remédios que ele consumiu em seus primeiros anos agora se transformaram em uma forma de veneno latente à espreita em seu corpo. Xiao Chiye não se atreveu a ser negligente, então ele fez uma parada e imediatamente foi procurar um médico.
A cabeça de Shen Zechuan estava confusa e o rugido em seus ouvidos persistia. Ele ouviu a voz de Xiao Chiye, mas também parecia ouvir os gritos do Professor. Ele se deitou no travesseiro. Nas poucas vezes em que acordou, pensou que ainda estava em Duanzhou. Ele sentiu o aroma dos pratos, como se o que estava do lado de fora da porta fosse sua shiniang, Hua Pingting.
Mas ele não se atreveu a se mover ou olhar.
Ele parecia possuir tudo, mas ainda não tinha nada em seu nome. Ele pensou que havia se matado e que essa carne mortal não derramaria mais lágrimas. Mas ele era muito jovem, muito cheio de arrogância e ignorância juvenil – isso era apenas porque ele ainda não havia experimentado uma dor imensurável. Ele chegou até aqui, sentindo como se estivesse sendo executado por desmembramento.
Xiao Chiye abraçou Shen Zechuan.
A nuca de Shen Zechuan, que uma vez irradiava sedução, ficou mortalmente pálida. O próprio homem parecia uma nuvem atravessando a noite. Xiao Chiye ficou perto dele, abraçando-o com tanta força que ele se machucou.
“Frio?” Xiao Chiye perguntou em um sussurro.
Shen Zechuan foi um pouco lento para reagir enquanto acenava com a cabeça. Ele inclinou a cabeça, pressionando sua bochecha contra a bochecha de Xiao Chiye. Aquele calor o aqueceu, fazendo-o parecer um pouco mais humano. Ele estendeu a mão na escuridão para acariciar o braço de Xiao Chiye, fraca e lentamente.
Xiao Chiye virou sua mão para segurar a mão de Shen Zechuan, entrelaçando seus dedos firmemente com os de Shen Zechuan. Ele deu todo o seu calor para Shen Zechuan. Seu peito, sendo o mais escaldante, pressionou contra as costas de Shen Zechuan, como se ele pudesse dissolver Shen Zechuan com o calor. Ele parecia estar abrigando Shen Zechuan em seus braços, não permitindo que mais ninguém se aproximasse. Ele lambeu desajeitadamente a ferida de Shen Zechuan. Esta era a sua forma de cura. Ele não queria que essa pessoa sofresse novamente.
“Qiao Tianya foi procurar shifu.” Os olhos de Shen Zechuan estavam escuros e sombrios. “Quando ele vai voltar?”
“Em breve.” Xiao Chiye apertou a mão de Shen Zechuan e repetiu: “Em breve”.
Shen Zechuan disse: “Não posso limpar o sangue”.
Xiao Chiye disse: “Nós dois embarcamos no caminho do asura[1] – o caminho sangrento da carnificina. Não precisamos mais estar limpos, desde que estejamos juntos.”
Shen Zechuan franziu levemente os lábios finos e disse: “Eu…”
Ele fez uma pausa, atordoado, como se tivesse esquecido o que queria dizer. Ouvindo o som da chuva, ele fechou a boca novamente. Xiao Chiye abriu sua boca bem apertada e perguntou: “O que você quer me dizer?”
Shen Zechuan virou a cabeça apressadamente, recusando-se a deixar Xiao Chiye olhá-lo diretamente no rosto. Mas Xiao Chiye o agarrou pelas mandíbulas para impedi-lo de se esquivar e perguntou mais uma vez em voz baixa: “O que você quer me dizer?”
O rosto de Shen Zechuan estava pálido sob aquele olhar. Ele abriu a boca várias vezes, mas não conseguiu falar. Xiao Chiye olhou para ele, até muito tempo depois, quando finalmente ouviu Shen Zechuan dizer com um soluço: “Dói”.
Xiao Chiye segurou as bochechas de Shen Zechuan e levantou seu rosto. Shen Zechuan parecia ter voltado ao tempo em que era criança. Lágrimas escorriam por suas bochechas enquanto ele repetia “dói” repetidamente com os lábios trêmulos.
Xiao Chiye acariciou o cabelo de Shen Zechuan e enxugou suas lágrimas com os polegares. Ele disse: “Onde dói? Me fale sobre isso.”
Shen Zechuan começou a soluçar. Até seus ombros tremiam. Ele estava tão aflito enquanto chorava, como se estivesse desabafando todos esses anos de angústia nesta única noite. Mas ele era mudo; ele não sabia onde estava doendo. Ele claramente não podia mais suportar esse tipo de dor. Ele desconsoladamente deixou Xiao Chiye enxugar suas bochechas. Lágrimas transbordaram em seus olhos. Não restava nada de todas aquelas maquinações que falavam de uma maturidade muito além de sua idade, apenas dor nua.
Xiao Chiye rolou e abraçou Shen Zechuan. Ele tomou todo Shen Zechuan em seus braços, proporcionando um refúgio onde Shen Zechuan pudesse remover sua máscara. Eles se abraçaram com força. Xiao Chiye ouviu enquanto Shen Zechuan chorava até ficar rouco, como um pequeno animal que havia sido abandonado, e ao mesmo tempo, como uma criança maltratada que estava quebrada e sangrando. Gradualmente, o peito de Xiao Chiye foi encharcado. Ele acariciou o cabelo de Shen Zechuan, respondendo de novo e de novo:
“Não vai doer mais. Eu prometo. Lanzhou nunca mais vai doer.”
⊱───────⊰✯⊱───────⊰
Notas:
[1] 修罗道 Literalmente o caminho ou caminho de asura, um dos seis reinos de existência no budismo. Asura são seres poderosos, mas muitas vezes amorais (ou semideuses) no budismo, uma vez que são movidos principalmente pela inveja e ganância pelo poder.