Qiang Jin Jiu - Novel - Capítulo 96
⊱───────⊰⊹⊱✫⊰⊹⊱───────⊰
Observação:
Os títulos deste e do último capítulo formam 大厦倾塌, ou “o palácio desmorona”, que vem da expressão idiomática 大厦将倾, ou “o palácio à beira do colapso”. A expressão original refere-se a uma situação desesperadora, como um palácio à beira do colapso. As palavras neste e no último capítulo sugerem que este palácio já desmoronou, ou seja, a situação é um caso perdido.
⊱───────⊰✯⊱───────⊰
O céu nublado prenunciava a tempestade que se aproximava.
Xiao Chiye tirou Langli Blade pela entrada do palácio e entrou no corredor escuro e longo. Eunucos ajoelhados em ambos os lados ficaram quietos com suas cabeças abaixadas. O silêncio caiu dentro e fora do Salão Mingli. Com passos apressados, Fuman levou Xiao Chiye até a porta e levantou as cortinas. As cortinas da cama dentro do quarto não estavam fechadas. Havia um calor sufocante lá dentro, misturado com uma pitada de sangue.
Fuman sussurrou entre soluços: “Vossa Majestade, olhe. Sua Senhoria está aqui!”
Li Jianheng respondeu de dentro e disse: “Diga ao resto para ir embora. Quero falar com o marquês antes da chegada do Ancião do Secretariado. Não nos perturbe.”
Fuman saiu silenciosamente com os outros servos.
“Ce’an.” Li Jianheng parecia ter mudado seu corpo. Ele disse: “Abra as cortinas da cama”.
Xiao Chiye levantou a mão e puxou as cortinas suspensas. A cama estava toda manchada de sangue. Li Jianheng parecia estar mergulhado em uma poça de cor imunda. Seu peito arfava enquanto ele lutava para respirar.
“Irmão.” O rosto pálido de Li Jianheng estava cheio de lágrimas e suor. Ele enxugou o suor com a mão trêmula, mas em vez disso sujou o rosto inteiro com sangue: “Onde diabos você esteve? A ansiedade está me matando.”
Mu Ru estava deitada ao lado de Li Jianheng. Morta.
Xiao Chiye de repente se sentiu um pouco solitário. Mesmo sabendo que esta reunião era uma armadilha, ele ainda concordou com este convite apenas para viver de acordo com esta palavra de “irmão” de Li Jianheng. A irmandade de sua juventude imprudente já estava esmagada e despedaçada sob a implacável roda do poder; no entanto, neste momento, parecia que estava colado novamente. Ele sentiu como se tivesse voltado ao passado. Ele deslizou as cortinas e disse com uma voz rouca: “Estava ventando muito no caminho até aqui, e havia muitas pessoas na Rua Shenwu, o que tornava inconveniente andar a cavalo”.
Li Jianheng levantou a mão que cobria seu ferimento e olhou para onde foi esfaqueado. Ele disse: “Você tem sido um bom irmão para mim. Você sabia claramente que esta viagem era perigosa, mesmo assim veio. Não é em vão que eu, Li Jianheng, pude ser seu amigo.”
Xiao Chiye puxou uma cadeira para se sentar e olhou para Li Jianheng enquanto seu pomo de Adão balançava várias vezes. Ele disse: “Eu já lhe disse há muito tempo que ela não era uma boa combinação para você”.
“Mas eu gostava tanto dela,” Li Jianheng esfregou o sangue entre os dedos. “Eu pensei que ela gostava de mim também. Porra… então é assim que dói ser esfaqueado com uma faca.”
Xiao Chiye esfregou o rosto e apoiou os cotovelos nos joelhos. Ele disse: “O que você quer me dizer agora que me chamou?”
Li Jianheng virou os olhos e sorriu para Xiao Chiye em meio às lágrimas antes de seu rosto cair novamente. Sufocando em soluços, ele disse com a voz quebrada: “Eu chamei você, então você veio. Que porra está de errado com você, Xiao Ce’an. Você sabe que está cheio de pessoas lá fora… esperando por você com espadas nas mãos?”
Assim como Xiao Chiye fez quando estava resolvendo situações difíceis para ele no passado, ele assentiu calmamente e disse: “Eu sei”.
Li Jianheng forçou um soluço e disse: “Se você não viesse, eu não teria que me desculpar”.
Os olhos de Xiao Chiye ficaram vermelhos. Ele disse: “Você é o imperador. Não há necessidade de o imperador se desculpar.”
Li Jianheng cobriu sua ferida e chorou enquanto balançava a cabeça. Ele soluçou: “Eu… Irmão… eu realmente… queria ser um bom imperador. Eu até memorizei os textos alguns dias atrás. Diga isso ao Sênior da Secretaria em meu nome quando você sair.”
Xiao Chiye disse: “Você é o imperador. Diga a ele você mesmo.”
Ofegando e chorando com uma voz rouca, Li Jianheng disse: “Isso não vai servir. Eu sou o imperador; Eu mesmo não posso ir. É humilhante demais. Ele é um sujeito leal. Diga-me, por que eu sou tão, tão estúpido? Eu realmente queria chamá-lo de meu segundo pai[1]. Estou com medo, com medo de que, depois que eu morrer, vocês dois também acabem sendo esfaqueados pelos outros.”
A voz de Xiao Chiye ficou rouca quando ele respondeu: “Como você vai sair quando você é um gato tão assustado?”
Li Jianheng gesticulou: “O Irmão Imperial está esperando por mim. Estou com medo de que ele vai me repreender novamente. Eu o decepcionei.”
Xiao Chiye bufou uma risada e disse: “Isso é tudo que você tem?”
“Eu…” A respiração de Li Jianheng ficou rápida. Ele franziu os lábios ressecados de novo e de novo, então disse: “Eu também decepcionei você. Eu não estou preso a você o suficiente. Nós dois estamos em situações sobre as quais temos controle. Eu realmente… realmente me arrependo. Ce’an, vá embora. Quando você sair, apenas vá. Monte no seu cavalo e vá para casa. Não tenho nada para te dar, mas também é uma pena não te dar nada.”
Xiao Chiye esfregou seu rosto novamente.
Li Jianheng levantou um dedo e apontou para a parede. Ele murmurou indistintamente: “Aquele… aquele arco, é o que você me ajudou a obter do Irmão Imperial. Mas que se foda, eu- eu não consigo… leve-o com você. O filhote de lobo deve ficar… ficar nas pastagens. Esse seu anel de polegar deve estar enferrujado agora.”
Xiao Chiye disse sem coração: “Eu não quero isso. Esse é o Arco Conquistador do seu clã.”
“Você é o conquistador…” A voz de Li Jianheng já era muito suave. Ele olhou para o arco. “Na minha próxima vida… não… não me torne o imperador novamente… eu quero ser uma andorinha de Da Zhou… aninhada sob o teto de riquezas e glória…”
Ele olhou calmamente para o Arco Conquistador e não se moveu mais.
O vento soprava contra as cortinas do quarto. Sentado, Xiao Chiye ouviu o trovão abafado e a chuva torrencial explodir.
Han Cheng terminou o último gole de chá e segurou a xícara de chá em suas mãos enquanto saía pela porta para olhar para os soldados das Oito Grandes Divisões de Treinamento que estavam de prontidão para o combate. Ele jogou a xícara de chá no chão e gritou a plenos pulmões: “O Exército Imperial de Qudu tem apenas oito mil pessoas. Sem receber notícias, os homens no terreno militar do Monte Feng não podem vir para fornecer reforço. Xiao Chiye já é uma fera presa em uma gaiola. Hoje, devemos derrubá-lo!”
A chuva forte retumbou. O som de passos densamente agrupados cercava o palácio imperial como camadas de paredes. Bainhas de lâminas rasparam contra armaduras quando as Oito Grandes Divisões de Treinamento lançaram um cerco pesado do lado de fora do quarto. Fuman não conseguia mais se levantar enquanto ouvia aqueles sons. Os eunucos se encolheram nos cantos, para que não fossem levados para serem sacrificados a essas espadas.
Xiao Chiye finalmente se levantou. Sob a intersecção de luz e sombra, ele baixou as cortinas da cama para Li Jianheng. Então ele se virou para derrubar o Arco Conquistador que pesava cem jin. As portas estavam abertas há muito tempo. Xiao Chiye afastou camadas sobre camadas de cortinas esvoaçantes e caminhou em direção à chuva forte sem olhar para trás.
Han Cheng levou os homens a sacar suas lâminas. Não havia nada para ele gritar, porque eles já haviam vencido. Eles queriam mudar o mundo neste forte aguaceiro e fazer Xiao Chiye se ajoelhar mais uma vez.
Xiao Chiye olhou para aquelas massas escuras e densas de cabeças. Ele deu um passo para fora e desceu as longas escadas. Ele não tinha lâmina. Quando a água da chuva tirou sua indiferença, ele já estava se chocando com aquele grupo de pessoas. Ele estendeu o Arco do Conquistador horizontalmente para interceptar as lâminas, então empurrou contra a parede de pessoas em uma retirada com uma aura implacável e indomável que suprimiu o rugido da chuva torrencial.
Shen Zechuan esporeou seu cavalo do outro lado da rua, com os Guarda-costas Imperiais e o Exército Imperial atrás dele como uma serpente vermelha enquanto eles atravessavam os portões do palácio sob os clarões e brilhos de suas lâminas e galopavam para dentro.
Todo o palácio já estava cercado por armaduras. O pandemônio se soltou quando o som de luta e matança de perto encheu o ar. O influxo de cavalos acelerou a luta. Ignorando o mar de pessoas, Lang Tao Xue Jin foi direto para Xiao Chiye. Xiao Chiye usou a abertura momentânea para virar em cima do cavalo e pegou Langli Blade, que Shen Zechuan havia jogado.
Xiao Chiye de repente sacou sua lâmina e disse: “Qudu não é a cidade natal dos meus sonhos. Vou para casa hoje. Quem ousar ficar no meu caminho, eu vou matá-lo!”
Com isso, ele apertou o cavalo com força com as pernas e tirou sangue com um brandir de sua lâmina.
Com a chuva torrencial caindo sobre eles, Xiao Chiye matou à força um caminho sangrento. O campo de batalha recuou do interior do palácio para as ruas. Vendo que a situação não parecia boa, Han Cheng gritou apressadamente: “Guarde o portão da cidade até a morte. Não devemos deixar essa prole vil que matou o soberano e planejou uma rebelião sair hoje à noite!”
Como foi a partida entre as Oito Grandes Divisões de Treinamento do Exército Imperial? Mesmo que eles tivessem muitos homens, eles ainda estavam com medo de morrer quando o mestre desses lobos e tigres os forçou a recuar. O portão da cidade estava fechado há muito tempo. Shen Zechuan segurou sua lâmina e subiu a muralha da cidade primeiro. Ele chutou as obstruções em seu caminho e disse a seus homens que abrissem o portão da cidade. Aquele portão bem fechado se ergueu com um estrondo. Além daquela cortina de chuva estava a casa pela qual Xiao Chiye ansiava por seis anos.
Han Cheng virou-se e gritou: “Apresse-se e traga-o!”
O cavalo de Xiao Chiye já havia galopado para fora da cidade. Ele levantou a mão para fazer um sinal para Ding Tao pegar os homens e correr para os campos militares no Monte Feng; eles tiveram que levar esses 20 mil homens do Exército Imperial com eles. Ele virou seu cavalo entre a multidão de pessoas e abriu os braços para Shen Zechuan, que estava no topo da muralha da cidade, e disse a ele com uma voz profunda e sombria: “Lanzhou, venha comigo!”
Mas os Guarda-costas Imperiais permaneceram altos e imóveis. Na chuva forte, Shen Zechuan segurou a ameia da parede e olhou para Xiao Chiye como se quisesse dar uma olhada completa e clara nele.
As Oito Grandes Divisões de Treinamento haviam se aglomerado novamente e estavam prestes a seguir seu caminho para fora do portão da cidade. Aquele portão da cidade altamente suspenso soltou um gemido abafado, como se não pudesse resistir à força gravitacional. Correntes de ferro recuaram rapidamente, e o portão da cidade desabou com um estrondo estrondoso.
“Ce’an.” Shen Zechuan levantou a voz e disse gentilmente para ele através da chuva pesada. “Vá para casa.”
Xiao Chiye sentiu como se seu coração tivesse mergulhado em água gelada. Ele apertou as rédeas com força, já esporeando seu cavalo para trás. O portão da cidade bateu no chão com um “baque”, cortando completamente o caminho dos soldados perseguidores das Oito Grandes Divisões de Treinamento, mantendo-os dentro da cidade, e fechando completamente Xiao Chiye do outro lado do portão.
Xiao Chiye gritou até ficar rouco, como se fosse uma fera enfurecida: “Shen Lanzhou!”
Shen Zechuan não olhou para Xiao Chiye novamente. Em vez disso, ele se virou para olhar para Han Cheng e aquela tropa densa de soldados.
Han Cheng virou a cabeça e cuspiu saliva. Ele disse com uma voz feroz: “Shen Zechuan, você arruinou as coisas para mim!”
“Você acha que é digno de se chamar de Guarda-Costas Imperial?” Shen Zechuan olhou para ele e disse com uma voz gelada: “Desde Ji Wufan, a guarda imperial sempre foram heróis de espíritos indomáveis e consciências limpas. Vocês armam uma armadilha e conspiram para assassinar o Filho do Céu. Han Cheng, é totalmente justificável que eu mate você!”
Han Cheng jogou a cabeça para trás e riu alto. Ele disse: “O que você é? O último remanescente maligno do Clã Shen! Eu te tratei bem, tendo te guiado e apoiado muitas vezes, e é assim que você me retribui? Aqui! Traga o homem e mostre-o ao Vice Comandante Shen!”
Um Qi Huilian desgrenhado foi arrastado para fora. Ele caiu na água da chuva e amaldiçoou: “Traidor traiçoeiro!”
Puxando a corrente, Han Cheng esporeou o cavalo e arrastou Qi Huilian pelas ruas. Ele apontou para Qi Huilian e disse a Shen Zechuan: “Você não está procurando por ele há muito tempo? Ele está aqui! Shen Zechuan, venha buscá-lo!”
“Traidor, traidor!” Qi Huilian estava fervendo de fúria enquanto o arrastar manchava seu rosto com água barrenta.
Han Cheng olhou para o rosto pálido de Shen Zechuan, depois para a expressão sombria em seus olhos. Ele disse: “Seu irmão mais velho é o Príncipe Hereditário de Jianxing, lembro que a Cavalaria Biansha o arrastou vivo para a morte. Mas não há amor perdido entre vocês dois, então você não foi ferido por isso. Você está sofrendo agora que é a vez do seu professor hoje?”
“Han Cheng!” Shen Zechuan cuspiu o nome de Han Cheng com os dentes cerrados: “Você se deu ao trabalho de esconder o Mestre em suas mãos. O que você quer?”
“Ele foi inicialmente de grande utilidade!” Han Cheng de repente se tornou hostil: “Mas você deixou Xiao Chiye ir e arruinou a armadilha que montei. Como tal, você não é mais útil, e nem ele! Se você ainda quer que ele viva, então me reverencie e admita seus erros! Ajoelhe-se e me chame de ‘pai’ em voz alta três vezes, e eu o pouparei, e você também!”
Shen Zechuan deu um grande passo à frente e disse: “Acordo!”
“Merda!” Qi Huilian levantou a cabeça da água barrenta. Ele limpou a sujeira e ficou de pé. Olhando para Shen Zechuan, ele disse: “A razão pela qual eu te ensinei os clássicos não foi para você se permitir ser humilhado por ninguém! Eu, Qi Huilian, nem mesmo me curvarei ao céu e à terra. Então, como você pode se ajoelhar para uma escória desprezível?!”
As algemas de metal tilintaram e estalaram.
Qi Huilian tropeçou e gritou a plenos pulmões em meio à chuva: “Centenas de anos se passaram como um sonho[2], e ainda vou e volto como desejo! Eu vivi uma vida de riqueza e glória, de fama e fortuna, e eu…” Ele riu loucamente enquanto puxava as correntes em volta do pescoço. “Eu ri de todas as figuras heróicas em toda a terra, e não há outro talento que me supere no mundo! Quem pode ser comparado a mim, Qi Huilian? Eu sou o triplo yuan de renome mundial estudioso superior de Yuzhou! Quando conversei na presença de Sua Majestade e aconselhei Sua Majestade sobre assuntos de estado – oh, Han Cheng, onde você estava? Você era apenas um verme na vala!”
Era como se Qi Huilian estivesse embriagado enquanto se encharcava de chuva.
“Vocês vermes são indignos até mesmo de carregar meus sapatos! Os clãs nobres são como os furúnculos podres desta terra. Diga a Hai Liangyi que Da Zhou já está além da cura. Ele e eu somos impotentes demais para reverter a situação!” Qi Huilian arrogantemente se virou em meio ao som de sua risada e cuspiu em Han Cheng. Ele disse: “Mas eu não vou admitir a derrota. Eu só servirei como Preceptor Imperial nesta vida! Lanzhou! A gaiola agora está quebrada e o mundo se erguerá em um caos turbulento. Eu te ensinei tudo o que eu poderia te ensinar. Este mundo decadente…”
De costas para Shen Zechuan, Qi Huilian de repente se engasgou com soluços. A chuva encharcava seu corpo por completo, mas não podia apagar seus ideais e paixão que estavam em chamas há anos. No passado, ele estava sempre chamando pelo príncipe herdeiro, no entanto, neste momento, ele não suportava olhar para Shen Zechuan.
“Por que não derrubar este império decadente e criar um mundo que você pode chamar de seu. Lanzhou, vá. Não olhe para trás. O professor deve arcar com o fardo dessas 40 mil almas que morreram injustamente em seu nome. Não tenha medo.” Seu sangue respingou na chuva, e ele caiu de costas. Olhando para o céu, ele murmurou: “Não tenha medo”.
Um súbito estrondo de trovão explodiu. Shen Zechuan gritou involuntariamente e caiu de joelhos. Ele olhou fixamente em um torpor, dando rédea solta à chuva pesada para acertar golpes nele. Nesse silêncio sem fim, sua máscara foi totalmente despedaçada. Ele finalmente soltou o primeiro uivo de desespero em seis anos. Já não havia mais sanidade naqueles olhos avermelhados dele. Ele apertou Yang Shen Xue e de repente puxou sua lâmina.
“Han Cheng -!”
Ele odiava este império até a morte. Ele também detestava esses rostos até a morte.
Shen Zechuan se apoiou no chão. Yang Shen Xue cortou as gotas de chuva e derramou sangue do meio desse cerco pesado. Ele matou um, depois matou outro. Ele atravessou aqueles corpos, mas parecia uma fera que havia sido abandonada. Sua lâmina cortou gargantas, tão rápido que parecia um jato de mercúrio. Sangue espirrou sobre metade do rosto de Shen Zechuan.
Ele estava fora de si. O sangue escorria como lágrimas em sua bochecha.
Recuando várias vezes, Han Cheng gritou: “Mate-o!”
As gotas de chuva no vento de repente se romperam. Em um piscar de olhos, uma longa flecha chegou bem na frente de Han Cheng. Xiao Chiye saltou de cima da muralha da cidade ao longo da corrente de ferro, chutou um homem e virou a mão para sacar sua lâmina e apunhalá-la na outra parte. Com o cadáver caindo sobre ele, ele se moveu rapidamente e apagou os flashes das lâminas. Quando ele extraiu a lâmina, o sangue já havia encharcado sua palma.
Xiao Chiye arrastou Shen Zechuan de volta com um braço e assobiou. Meng abriu as asas e atacou. No caos, bicou o olho direito de Han Cheng, ferindo-o. Han Cheng rapidamente cobriu o rosto em pânico. Ele ouviu as ondas de cascos de cavalo além da cidade; Ding Tao já havia trazido os homens em um ataque rápido.
“Derrube o portão!” Ding Tao gritou até ficar rouco.
O Exército Imperial avançou, mas antes que eles pudessem tomar qualquer ação, eles ouviram o portão da cidade soltar um ruído surdo e estrondoso novamente enquanto era lentamente içado.
Arrastando a corrente de ferro, Fei Sheng ofegou pesadamente algumas vezes e levou os guarda-costas imperiais a recuar com todas as suas forças. Ele xingou: “Porra! O filho da puta é tão pesado, cacete! Vossa Senhoria – Monte em seu cavalo e corra!”
Lang Tao Xue Jin galopou rapidamente da abertura. Sons de morte e gritos envolveram Qudu.
◈ ◈ ◈
Sons estrondosos de assassinatos e gritos reverberaram da mesma forma através do Comando Bianjun, que também estava envolvida em uma batalha de vida ou morte. Lu Guangbai mal conseguia levantar sua lança agora. Ao se retirar, ele gritou: “Onde estão os reforços?!”
O vice-general, que havia recebido várias facadas e golpes, respondeu: “Eles… não vieram”.
A chuva uivava. Lu Guangbai olhou para trás na direção do acampamento.
◈ ◈ ◈
Xiao Chiye já havia montado em seu cavalo. Ele pressionou Shen Zechuan em seu peito diante dele e atravessou a chuva forte em direção ao portão da cidade.
◈ ◈ ◈
O relâmpago brilhou e o trovão explodiu. Uma fenda parecia ter se aberto no céu. A chuva caía impiedosamente.
Lu Guangbai arrancou sua capa esfarrapada e cravou a lança no chão a seus pés. Ele disse sobre a tempestade de areia e chuva: “Não podemos mais lutar”.
O vice-general deitou-se ao lado da encosta de areia e olhou para ele.
“O destino quer me prender aqui por toda a vida, mas este não é o caminho que eu escolho.” Lu Guangbai tirou a armadura com Dazhou com a marca de Dazhou nela. Ele limpou o vento e a geada[3] fora de seu rosto, e seus olhos falavam de cansaço mundano quando ele disse um pouco zombando de si mesmo: “A poeira amarela[4] submergiu meus irmãos nas profundezas. Não desejo mais me curvar em submissão a um destino ilusório. O édito imperial não pode salvar minhas tropas, e a corte imperial não pode encher os estômagos de minhas montarias.”
◈ ◈ ◈
Xiao Chiye já havia galopado para fora de Qudu, com inúmeros soldados atrás dele. Eles avançaram, como se rasgassem o céu escuro e chuvoso.
◈ ◈ ◈
“Não estou mais disposto a dar minha vida por esse propósito.”
Lu Guangbai fechou os dois olhos. Sangue aguado escorria por seus dedos e pingava nas areias amarelas. O pomo de Adão dele balançou. Quando ele finalmente abriu os olhos, havia escuridão neles.
◈ ◈ ◈
O sangue na bochecha de Shen Zechuan foi lavado. Soluços aflitos escaparam de sua garganta. Ele já havia abandonado toda a sua obediência submissa passada nesta fuga lamentável. Como uma espada afiada, eles perfuraram a chuva pesada.
◈ ◈ ◈
Lu Guangbai lavou ambas as mãos na chuva e ergueu sua longa lança mais uma vez.
Eram todos prisioneiros perseguidos pelo destino. Eles já estavam dispostos a serem algemados. Mas a tempestade derrubou o grande palácio, e seus destroços desmoronaram e os atacaram como um dilúvio de água da enchente[5].
Avante, avante!
“Eu quero superar essa montanha.”
“Vou lutar por mim mesmo!”
— Fim do Volume Um: Eu Era Um Ministro Exilado —
⊱───────⊰✯⊱───────⊰
Notas:
[1] 亚父 yafu, um termo de respeito para um homem que perde apenas para o pai, ou seja, como um pai.
[2] 百年(岁)光阴如梦蝶 de 《双调·夜行船·秋思》 por Ma Zhiyuan (马致远), um poeta chinês e célebre dramaturgo da dinastia Yuan.
[3] 风霜 literalmente, vento e geada, também se refere às dificuldades e adversidades da vida.
[4] 黄沙 Poeira amarela, areia amarela, vento amarelo ou tempestades de poeira é um fenômeno meteorológico que afeta grande parte do Leste Asiático durante todo o ano.
[5] Como mencionado na nota no topo. Os títulos deste e do último capítulo compõem 大厦倾塌, ou “o palácio desmorona”, que vem da expressão idiomática 大厦将倾, ou “o palácio à beira do colapso”. A expressão original refere-se a uma situação desesperadora, como uma mansão à beira do colapso. As palavras neste e no último capítulo sugerem que este palácio já desmoronou, ou seja, a situação é um caso perdido.