Qiang Jin Jiu - Novel - Capítulo 58
⊱───────⊰⊹⊱✫⊰⊹⊱───────⊰
Nota:
O título 大雪 significa tanto neve pesada quanto Grande Neve, que é o 21º dos 24 termos solares do calendário lunar. (ou seja, inverno).
⊱───────⊰✯⊱───────⊰
A neve caiu por vários dias. Com o caso de assassinato concluído às pressas, as ondas turbulentas de antes foram rapidamente enterradas sob a tempestade de neve, transformando-se em nada mais do que uma vasta extensão de branco. Foi nesse momento que Li Jianheng soube que Xiao Chiye havia adoecido.
Ele pegou um resfriado, e ainda assim enfrentou a parede em autorreflexão até que ele finalmente desabou no sofá, aparentemente muito doente para se levantar. Li Jianheng enfrentou a neve e partiu em uma carruagem com sua comitiva para a residência do Príncipe de Libei. Ele liderou os vários ministros e, mais uma vez, tornou-se um bom amigo de Xiao Chiye.
Todos os outros tinham saído da sala. A pele de Xiao Chiye estava pálida quando ele deixou Chen Yang ajudá-lo a se sentar cara a cara com Li Jianheng.
Li Jianheng disse: “Sinto-me muito envergonhado por repreendê-lo naquele dia depois de acreditar nessas calúnias”.
Xiao Chiye disse: “O governante e seus ministros são interdependentes um do outro. É assim que deve ser. Vossa Majestade não precisa levar isso a sério.”
Li Jianheng ficou em silêncio, assim como Xiao Chiye. No final, ambos chegaram ao ponto de se dirigirem a si mesmos como governante e ministro em particular.
Li Jianheng forçou uma risada e disse: “Eu costumava pensar que você era feito de ferro e não ficaria doente. Não esperava que você não fosse diferente do homem comum quando adoece.
Xiao Chiye disse: “Este subordinado é apenas um homem comum com um corpo feito de carne e sangue. Eu ainda sangraria se fosse esfaqueado.”
Li Jianheng relembrou a noite nos campos de caça onde Xiao Chiye esporeou seu cavalo contra os Guarda-costas Imperiais sozinho enquanto eles os flanqueavam. Ele mal havia saído vivo e, posteriormente, ele o colocou no trono do dragão.
Os humanos eram realmente estranhos. Quando eles abominavam uma pessoa, eles só se lembravam de tudo o que era de ruim sobre essa pessoa. Mas, uma vez que a culpa viesse chamando, eles só se lembrariam de sua bondade. Era como se tivessem levado a sério aquelas palavras que usaram para xingar a outra parte com os outros, sentindo-se cada vez mais envergonhados.
Havia muitas coisas que Li Jianheng queria perguntar a Xiao Chiye. Mas neste momento, ele não tinha vontade de perguntar mais. Xiao Chiye disse que um corpo de carne e osso sangraria. Então, e a amizade que se desfez?
Então Li Jianheng disse: “… Sentar-se nesta posição não é uma escolha que eu… que Eu¹ faço de bom grado. Ce’an, você nunca se sentou aqui, então não vai entender como é estar em uma posição precária. Todos os outros pensam que se sentar nesta posição os deixará felizes e despreocupados. Antigamente eu também pensava assim. Mas este não é o caso de forma alguma.”
Xiao Chiye não disse nada.
Os olhos de Li Jianheng de repente ficaram vermelhos. Ele também não sabia o que o deixava triste, então ele só podia dizer: “Eu era originalmente um caso perdido. Eu estou dizendo a você; Estou muito ciente disso. Se meus irmãos não tivessem morrido, essa posição não cairia em minhas mãos. Mas o que eu fiz de errado? Sempre quis ser um príncipe ocioso. Vocês me empurram aqui sem nem perguntar… Fiz o meu melhor, Ce’an. Eu realmente fiz o meu melhor. Eu não sou capaz o suficiente para controlar esse poder do mundo; Eu só posso deixar isso me controlar!”
Li Jianheng cobriu o rosto em agonia e começou a engasgar com soluços.
“Ce’an, é tão alto sentar aqui em cima que eu não consigo olhar nada claramente!”
Os olhos de Xiao Chiye também ficaram vermelhos. Ele disse: “Nós somos irmãos. Por que eu iria culpá-lo?”
Li Jianheng enxugou com força suas lágrimas e disse: “Mas quando tudo foi dito e feito, eu estraguei nossa irmandade”.
Xiao Chiye disse: “Por que se culpar por algo que você não tem escolha? Eu sou aquele que tem sido muito ostensivo na maneira como faço as coisas. Eu mereço ser colocado no meu lugar por outra pessoa.”
Li Jianheng disse: “Esse é o seu temperamento. Você não pode ser culpado por isso. Eles estão apenas me instigando assim por causa deles mesmos. Eu o decepcionei, Ce’an.”
Ambos pareciam ter enterrado o machado e retornado ao tempo em que eram confidentes um do outro. Mas a habitual despreocupação das palhaçadas e brincadeiras acabou dando lugar a uma atmosfera embaraçosa que era mais deferência e menos proximidade.
Li Jianheng não ficou muito tempo e saiu depois que terminou de dizer sua parte. Mas antes de sair, ele cobriu Xiao Chiye com muitas recompensas e pediu que ele descansasse bem.
Assim que as pessoas saíram, Xiao Chiye jogou fora o travesseiro que sustentava suas costas. Levantando-se, ele vestiu suas roupas e colocou seus sapatos antes de ir para o escritório de Xiao Jiming.
Xiao Jiming estava no escritório ouvindo Zhao Hui falando sobre assuntos militares. Quando ele viu Xiao Chiye entrando, ele acenou com a mão para ele e fez sinal para ele se sentar diante dele.
Zhao Hui não parou e continuou dizendo: “O Ministério da Receita já investigou o gasto de fundos militares antes do ano novo. O Grande Secretariado ainda está em discussão sobre a soma após o ano novo. A neve está pesada este ano, e o povo de Juexi está feliz porque a neve oportuna é um presságio auspicioso para um ano próspero, e eles podem esperar uma colheita abundante este ano. Mas em Zhongbo, as pessoas já estão começando a congelar até a morte.”
“Nos últimos anos, o yamen provincial de Zhongbo está com falta de mão de obra. Com essa neve pesada, poucas pessoas poderão ir e reparar as residências desmoronadas.” Xiao Jiming bebeu seu chá quente e pensou por um momento. “Diga ao Ministério da Receita que reserve 40 mil pratas dos fundos militares de Libei no início do ano para serem usadas como fundos de reparo para Cizhou de Zhongbo.”
Cizhou ficava bem ao lado do Caminho de Transporte das Provisões do Nordeste. Esse favor que Xiao Jiming estava fazendo podia ser considerado uma prestação de assistência oportuna, assim como enviar carvão em tempo de neve².
Compreendendo sua intenção, Zhao Hui ergueu o pincel para registrá-la no livro.
“O yamen provincial de Zhongbo carece de mão de obra, e não há muitos funcionários na capital que estejam dispostos a ir. Mas, de fato, não é uma solução de longo prazo deixar tudo em espera.” Xiao Chiye serviu chá para Xiao Jiming.
“Hua Siqian não estava disposto a se encarregar disso no passado. É uma batata quente. Pegar significa ter que desembolsar seu próprio dinheiro.” Xiao Jiming moveu seus dedos ao longo da xícara de chá e disse: “Mas agora, o Secretário Hai está no comando. O exame de primavera deste ano³ deve procurar um candidato adequado para Zhongbo.”
“A maioria dos novos funcionários são inexperientes e não têm prestígio. Eles podem ser funcionários de baixo escalão, mas não poderão garantir suas posições se forem funcionários de alto escalão das províncias de fronteira”. Xiao Chiye disse. “Aquele que vai a Zhongbo para dirigir o show ainda precisa ser selecionado na administração central.”
“Faltam talentos que assumam responsabilidades e estejam à altura da tarefa hoje em dia.” Xiao Jiming disse: “Zhongbo costumava ser um estado vassalo no passado. Graças ao Clã Shen, havia muitos conluios profundos e complicados acontecendo por baixo dos panos e muitos assuntos que não podiam ser explicados ou contabilizados. Quando Shen Wei ainda estava por perto, já era um palco definido. Cinco anos atrás, foi abruptamente lançado na anarquia e agora é uma terra de caos. Naquela época, as pessoas comuns fugiram de lá por causa dos massacres nas cidades pelos Biansha. A corte imperial demorou a apresentar uma política de pacificação. Aqueles que ainda estão em Zhongbo são, majoritariamente, as famílias militares restantes do exército da guarnição e os bandidos itinerantes. Como se costuma dizer, colinas estéreis e rios indomados⁴ produzirá cidadãos indesejáveis, e a situação atual em Zhongbo não é nada além disso. Se um típico oficial for para lá, ele não será capaz de se manter forte. Pelo contrário, será mostrado a ele quem é o chefe.”
“Se a corte imperial estiver disposta a enviar um general militar com um exército, eles ainda poderão se encarregar do assunto sob o pretexto de reprimir os bandidos.” Zhao Hui fechou o livro ordenadamente. “Mas olhando para a situação, suponho que eles não se atreverão a fazer isso.”
Claro, eles não se atreveriam. Atualmente, Qudu já tinha a Cavalaria Blindada de Libei a nordeste e as Tropas de Guarnição de Qidong a sudeste. Ambas eram terras fronteiriças com enormes forças militares. Mantê-los sob controle já era uma tensão. Correr o risco de enviar uma novamente, tornaria ainda mais difícil lidar com elas, uma vez que a atribuição fosse concedida. Mas também não adiantaria deixar as coisas como estavam em Zhongbo. Esta questão teria de ser resolvida através de um compromisso.
“Isso é uma dor de cabeça para o Grande Secretariado lidar.” Xiao Jiming deixou de lado os assuntos militares e olhou para Xiao Chiye. “Como foi?”
Os cotovelos de Xiao Chiye estavam apoiados nos braços da cadeira. Ele queria apoiar as pernas também, mas não conseguia encontrar um lugar para isso. Então ele disse: “Você deu um susto e tanto em Sua Majestade. Ele está tão assustado que ainda quer continuar sendo meu amigo, mesmo que não o agrade.”
“Vocês dois estão jantando e bebendo como amigos⁵ para começar.” Xiao Jiming sorriu. “Deixe-o temer. É melhor do que ele não ter medo.”
“Fu Linye fez um grande esforço.” Xiao Chiye disse. “Eu vou ter que encontrar uma chance de agradecê-lo em algum momento.”
“Você também pode agradecer ao amigo que o ajudou em segredo.” disse Xiao Jiming. “Alguém de dentro se esforçou bastante para que este caso fosse concluído tão bem. Dada a experiência de Fu Linye, ele não deveria ter sido tão descuidado a ponto de cair na armadilha tão facilmente.”
“Uh-huh…” Xiao Chiye apenas sorriu e mudou de assunto. “Onde está Gu Jin? Chame-o. Tenho ordens para ele.”
“Seria melhor chamar todos eles. Eu também tenho ordens.” Xiao Jiming virou a cabeça para Zhao Hui e acenou para ele.
Zhao Hui saiu para chamá-los, e Meng voou imediatamente depois. Aterrissou no cabideiro e a neve que sacudiu molhou as roupas penduradas para secar. Ding Tao tirou os sapatos antes de entrar e correr para ficar tão reto quanto uma vareta diante de Xiao Jiming. Atrás dele, Chen Yang e Gu Jin entraram.
“Príncipe Hereditário!” A pessoa que Ding Tao mais estimava era Xiao Jiming. Revelando seus dentes brancos como a neve, ele disse: “Príncipe Hereditário, por favor, vá em frente e dê seu comando! Eu, Ding Tao, não hesitarei em enfrentar fogo e água por você!”
“Ei.” Xiao Chiye ergueu a xícara de chá e disse: “Por que você nunca disse isso para este Segundo Jovem Mestre?”
Ding Tao disse: “Você está sempre me expulsando”.
“Que mal você fez para que o Segundo Jovem Mestre o expulsasse?” Xiao Jiming perguntou em um tom suave.
Ding Tao respondeu imediatamente: “Eu não. É só que o Segundo Jovem Mestre está sempre me fazendo ficar de olho naquil—”
Xiao Chiye quase cuspiu seu chá. Ele fechou a tampa com um “clanque” e sinalizou para Chen Yang com os olhos. Chen Yang prontamente deu um tapa na cabeça de Ding Tao. Ding Tao, ainda sem saber o que estava acontecendo, cobriu a cabeça e não se atreveu a dizer mais uma palavra.
A língua de Xiao Chiye estava doendo por ter sido queimada. Ele disse: “Arraste-o para fora e enterre-o! O que há com toda essa reclamação? Deixe Gu Jin explicar!”
Ding Tao disse em ressentimento: “Eu não estou –”
Chen Yang cobriu-lhe a boca e o arrastou para fora. Depois de abrir a porta, ele realmente o enterrou na neve.
Gu Jin pensou consigo mesmo, o que eu digo? O que diabos posso dizer?
De pé diante de Xiao Jiming, ele viu que Xiao Jiming estava prestes a largar a xícara de chá, então ele imediatamente se ajoelhou e respeitosamente pegou a xícara de chá antes de colocá-la na mesa. Ele disse desajeitadamente: “Príncipe Hereditário, está quente!”
Xiao Jiming não estava com pressa de perguntar ao ver isso. Ele olhou para cada um deles até que Xiao Chiye se sentiu desconfortável, como se estivesse sentado em alfinetes e agulhas.
Xiao Jiming perguntou: “Qual é o problema? O Segundo Jovem Mestre está escondendo alguém na residência?”
Xiao Chiye disse: “Como isso é possível? Da-ge, ainda nem propus casamento. Não há razão para eu manchar a reputação de uma donzela.”
Xiao Jiming olhou para ele por um longo tempo. Xiao Chiye não sabia se Xiao Jiming tinha acreditado nele, mas Xiao Jiming descartou o assunto e disse para ele continuar.
Xiao Chiye encontrou uma posição confortável e disse: “Estou pensando em pedir a Gu Jin para verificar a Vila Xiangyun.”
Zhao Hui ponderou e disse: “Vila Xiangyun fica na Rua Donglong. É uma mistura de bandidos e pessoas honestas para começar. Não será fácil investigar em segredo. O Segundo Jovem Mestre acha que há algo suspeito em Xiangyun?”
“Definitivamente, há algo suspeito sobre ela.” Xiao Chiye disse. “Wei Huaixing tem o testemunho dela em mãos. Porque ela me ofenderia sem uma boa causa?”
Zhao Hui disse a Xiao Jiming: “Príncipe hereditário, ouvi alguém dizer que era um ódio nascido do amor”.
Xiao Jiming disse a Xiao Chiye em seu próprio ritmo: “Já que ela se tornou uma paixão antiga, então você deve ter uma nova amante agora. Faz alguns dias que entrei na capital; por que não ouvi você mencionar isso?”
Xiao Chiye disse: “Eu só estou cansado e entediado de brincar por aí. Não tem mais nada por trás disso.”
“Por que piscou os olhos quando você está falando?” disse Xiao Jiming. “Piscar significa que você está mentindo. De qual clã é essa donzela? Este assunto tem estado na mente do Pai e da sua cunhada. Se há realmente algo desta vez, então porque é tão complicado assim me dizer? Nós cuidaremos disso para você imediatamente.”
“Não há uma.” Xiao Chiye não conseguia mais ficar parado. Ele queria correr, mas não se atreveu. Então ele só podia dizer: “Não há uma. Sério. Pelo o que estaria me casando? Isso não iria atrapalhar o futuro dela?”
“Depois que você se casar, você vai amadurecer um pouco.” Xiao Jiming queria afagar sua cabeça, mas não podia fazê-lo diante de seus subordinados e diminuir sua dignidade e autoridade. Assim, ele baixou a voz: “Por quanto tempo sua cunhada e eu podemos fazer companhia a você? Neste Qudu, deve haver alguém que possa segurar uma lanterna ou acender uma lâmpada e conversar com você. Não importa quem chame sua atenção, Papai e eu faremos o nosso melhor. Contanto que você goste dela, podemos resolver isso para você, mesmo que ela seja uma dama de um clã nobre.”
Xiao Chiye originalmente pensou em brincar com isso. Mas ao ouvir isso, ele de repente se sentiu tocado e disse: “A Comandante-chefe Qi… Você consegue resolver isso mesmo que seja alguém como a Comandante-chefe Qi?”
A expressão nos olhos de Xiao Jiming sofreu uma ligeira mudança. Ele não esperava que Xiao Chiye gostasse de alguém como a Comandante-Chefe. Depois de um momento de pausa, ele disse com sentimentos complicados: “… Eu vou concordar com isso se ela não tiver cortado você até a morte até lá.”
À noite, quando Xiao Chiye subiu na cama, de repente ele pisou em um objeto. Ele se inclinou para pegá-lo no tapete de lã. Era uma pérola que era usada como botão.
Os olhos de Xiao Chiye seguiram a pérola até a base da cama.
“Chen Yang.” Xiao Chiye de repente abriu a janela e gritou.
Chen Yang se aproximou do pé da escada. Xiao Chiye pensou por um momento enquanto olhava para ele antes de dizer: “Faça uma visita à joalheria na Rua Shenwu amanhã de manhã.”
Antes que Chen Yang pudesse responder, Xiao Chiye levantou a mão e jogou uma caixa para ele.
“Diga a eles para transformar em brincos. Disponibilize um de todos os designs.” Xiao Chiye pensou muito antes de continuar. “Seja simples. Nada muito extravagante.”
Chen Yang olhou para a caixa e perguntou: “… Tudo?”
“Tudo.” Xiao Chiye fechou as janelas. Depois de um momento de silêncio, ele os abriu novamente.
Chen Yang não se atreveu a se mover. Ele segurou a caixa com as duas mãos e gritou perplexo: “Mestre?”
Xiao Chiye disse: “Coloque na conta!”
⊱───────⊰✯⊱───────⊰
Flor: O Chiye nos representa em dívidas, sempre pendurando pra pagar depois hahaha
⊱───────⊰✯⊱───────⊰
Notas:
1. O primeiro “eu” que Li Jianheng usa para se referir a si mesmo aqui é “朕”. É um termo imperial para “eu” usado exclusivamente pelo Imperador. Usar este termo realmente diferenciaria Li Jianheng e Xiao Chiye como governante e seu súdito. O segundo “eu” que ele usa é o mais comum “我”, o que seria indicativo de que ele se vê no mesmo nível que Xiao Chiye (como amigos).
2. 雪中送炭 para fornecer ajuda na hora de necessidade do outro.
3. 春闱 exame imperial, que geralmente acontecia na primavera.
4. 穷山恶水 ambiente natural inóspito
5. 酒肉情谊(朋友) também um termo para um amigo de bom tempo.