Qiang Jin Jiu - Novel - Capítulo 278
⊱───────⊰⊹⊱✫⊰⊹⊱───────⊰
Cen Yu sabia que não era um bom presságio no momento em que viu a flecha voando e, quando viu o Exército Imperial puxando suas lâminas, ficou em tal estado de ansiedade que também tossiu sangue. Cortando uma visão lamentável enquanto cobria a boca, ele perguntou: “Quem disparou a flecha?!”
Quando ele veio, ele instruiu Luo Mu a dar ordens estritas a seus soldados para não fazerem nenhum movimento. Agora que esta flecha havia sido disparada, Qudu estava condenado, quer Yao Wenyu morresse ou não!
Tantai Hu avançou rapidamente com sua lâmina e gritou com uma voz estrondosa: “Você voltou atrás em sua palavra. Para o inferno com suas conversas ao pé da cidade!”
O Exército Imperial avançou ordenadamente na chuva. A água lamacenta no chão espirrou por toda parte. Eles empunharam suas lâminas em uníssono e, ao mesmo tempo, a primeira fila girou e golpeou, invadindo a heterogênea tropa de soldados. Lampejos de lâminas e brilhos de espadas envolveram instantaneamente a tempestade. Mesas e cadeiras na plataforma viraram ruidosamente com um estrondo. Os estudantes ajudaram Cen Yu a se levantar e recuaram em pânico.
“Pare…” Cen Yu, que ainda tinha falsas esperanças, disse com uma voz urgente enquanto limpava o sangue: “Vossa Senhoria, por favor, me ouça!”
O Exército Imperial já havia avançado pela linha de fronteira. Ninguém ouviu Cen Yu. Ele encharcou na chuva, seu manto oficial pendurado frouxamente em seu corpo. Suportando o ataque de chuva e neve em seu rosto, ele finalmente cedeu e soluçou na direção de Qudu: “Eu falhei com Sua Majestade!”
O sino de bronze em Qudu de repente tocou com um estrondo estrondoso. Li Jianting sabia que não era o som de um trovão. Apoiando-se contra os pilares, ela caminhou lentamente na chuva. O enfeite de flores em sua testa se dispersou ao tocar a água. Ela olhou para Xue Xiuzhuo no pé da escada, como se tivesse acabado de conhecê-lo.
“Você tem dez mil taéis de prata,” Li Jianting levantou o braço para apontar na direção de Juexi, “e o apoio das pessoas comuns. Vá para Juexi e encontre um novo Imperador, e você ainda poderá lutar contra Shen Zechuan novamente.”
Xue Xiuzhuo olhou para Li Jianting também. Depois de um longo tempo, ele levantou as mãos para tirar o chapéu oficial wusha e disse: “Sou um ministro da corte do Clã Li”.
Li Jianting sorriu e sua risada ficou cada vez mais alta. Ela riu até ficar com o rosto molhado pela água da chuva, revelando um pouco de sua ingenuidade. Ela se aproximou e perguntou: “Mestre, eu consegui aprender?”
Durante toda a sua vida, ela esteve presa em uma fenda[1]. Foi só depois de arrancar as unhas de seus dez dedos que ela finalmente conseguiu alguma coisa. Ela saiu de uma poça de lama, mas suportou o peso de um universo em colapso. Ela era curiosa, assídua e até uma espécie de gênio, mas mesmo assim era muito impotente para salvar a situação.
“Poderia ter sido melhor. Tudo porque minhas qualificações são medíocres.” Xue Xiuzhuo olhou para o chapéu wusha em suas mãos. “Eu sou a lâmina que saiu do curso.”
Há muito ele sabia que não era inteligente. Ele não conseguia se lembrar dos ensaios sobre política contemporânea. Tudo o que ele podia fazer era memorizá-los de cor e ficar acordado a noite toda queimando o óleo da meia-noite. Até o tempo que ele levou para beber um gole de água foi um desperdício. Na idade em que era mais impulsivo, o Imperador Guangcheng desferiu um golpe em sua moral e impulso, e chegou à conclusão de que o aparentemente próspero Da Zhou era, na verdade, uma extensão estéril.
Nunca ocorreu a Xue Xiuzhuo que ele seguiria esse caminho. Mas ele testemunhou o súbito clarão de luz que Qi Huilian provocou, e aquela luz momentânea acendeu sua esperança. Ele seguiu Qi Huilian, acreditando obstinadamente que Da Zhou ainda poderia ser salvo, mas a realidade sempre foi tão decepcionante. Ele reverenciava e respeitava Hai Liangyi, mas gradualmente seguiu caminhos separados com ele.
Todos queriam salvar Da zhou.
E nenhum deles conseguiu.
“Você me trouxe a esta posição, mas ninguém aqui está disposto a ser razoável. A Imperatriz Viúva instigou Han Cheng, que por sua vez deu dicas para Fuman. Todos queriam me matar.” Li Jianting levantou o braço e esfregou o enfeite de flores entre a testa até que ficasse todo vermelho. “A Imperadora não pode revidar? Se eu não os matar, eu morrerei.” Ela se virou. “Exercemos cautela e ficamos presos nesta gaiola, mas mesmo que tenhamos ambições, não temos poder, muito menos tempo.”
Li Jianting era muito justa, uma fachada cultivada por ter sido erguida na residência de Xue. Sob essa camada de roupa, ela foi espancada e toda machucada. Quando ela estava aqui, ela era Li Jianting. Ninguém perguntaria sobre o paradeiro de Ling Ting, como se Ling Ting merecesse morrer.
“Neste mundo, as pessoas não precisam da lei para matar pessoas. Os corpos robustos dos homens esmagaram meus ossos e eu caí no chão.” Li Jianting olhou para trás e disse a Xue Xiuzhuo. “Os transeuntes me acham imunda. Ninguém iria responsabilizá-los, como se eu estivesse lá voluntariamente. Morra uma vez, e mereço ser tratada como sapatos descartados, nunca mais me deixem ficar diante dos outros.”
O toque do sino de bronze ficou cada vez mais longo. A água da chuva inundou as bainhas de suas vestes. O céu estava tão escuro e nublado que o palácio não podia ser visto claramente.
Li Jianting disse zombando: “Foi minha culpa? Mestre, eu segui os ensinamentos dos livros e nem mesmo matei aquelas escórias. No dia em que você me tirou da Vila Xiangyun, pensei em me vingar, mas você me ensinou benevolência, justiça, moralidade e virtude. Eu tive que aguentar ficar neste palácio podre. Em todos esses anos, não houve um único momento que deixei passar. Eu corri atrás de todos, tentando alcançá-los, mas no final, ainda acabamos sem nada em nosso nome.”
Seu peito arfava. Havia tantas coisas que ela não aguentava deitada. Quando sua tolerância atingiu seus limites, ela finalmente explodiu.
Li Jianting apontou para seus olhos e disse: “Eu não confio nesses olhos para viver. Eu não sou como ninguém. Eu sou Li Jianting.” De repente, ela tirou o grampo dourado do cabelo e o jogou na chuva. Desdenhosamente, ela cuspiu: “Para o inferno com virtudes e deferência. Eu sou uma Imperadora. Eu sou a última Imperadora dos Li!”
Trovões explodiram no céu, iluminando todos os rostos brancos como a neve na chuva. Li Jianting tirou o sobretudo encharcado e até arrancou os pesados grampos de cabelo.
Sua voz era gelada quando ela proclamou: “Eu vivo e morro com Da Zhou.”
◈ ◈ ◈
Qudu tinha oito portões da cidade, todos os quais estavam fechados agora. Os gatilhos da besta no topo da muralha da cidade estalavam quando giravam. O arsenal das Oito Grandes Divisões de Treinamento originais havia sido esvaziado, e arcos e flechas se alinhavam densamente nas ameias. As Tropas da Guarnição de Zhongbo, por sua vez, concentraram seus ataques no portão leste principal.
“Com a Senhora Mais Velha segurando o forte em Qidong, Jiang Wanxiao não poderá retornar.” Os suspiros de Yao Wenyu eram um pouco urgentes quando ele se apoiou na beira da cama e disse a Shen Zechuan: “O caminho à frente foi pavimentado. Estarei aqui esperando que Vossa Senhoria volte em triunfo.”
Shen Zechuan tirou seu próprio Yang Shan Xue e o colocou ao lado da mão de Yao Wenyu. “Estou confiando esta lâmina a você. Devolva-me quando eu voltar.”
Yao Wenyu sorriu melancolicamente. “Por que você torna as coisas difíceis para mim?”
“Xun’er ainda está em Cizhou.” A expressão nos olhos de Shen Zechuan diminuiu ligeiramente. “Você ainda é o professor dele.”
Yao Wenyu só podia responder: “Yuanzhuo fará o seu melhor”.
Fei Sheng tirou o sobretudo para Shen Zechuan. Shen Zechuan deu dois passos para trás e olhou para Yao Wenyu por um momento, então se virou para sair da tenda sem dizer mais nada. Fei Sheng pôs as mãos no lenço de Yao Wenyu quando ele arrumou a tenda de passagem e percebeu que o lenço do último estava encharcado de sangue.
Em meio à densa e úmida nevasca do lado de fora da tenda, o vento fez sua chegada abrupta.
Shen Zechuan desceu os degraus. Os olhares do Exército Imperial de ambos os lados nunca se desviaram. Enquanto caminhava, ele segurou sua guarda de braço e, quando passou por Tantai Hu, ouviu o último com a cabeça erguida gritar: “Hoje à noite, abriremos caminho para Qudu, e daqui em diante, o destino do império será decidido dependendo de como a balança pende. Sua Senhoria assume a liderança em trazer os soldados para o ataque, e nós retribuiremos com sinceridade e lealdade!”
As tropas da guarnição bateram no peito simultaneamente com o Exército Imperial, suas vozes tão ensurdecedoras que abafavam o trovão: “Retribuiremos na mesma moeda com sinceridade e lealdade!”
Luo Mu, tendo ouvido o rugido, correu em direção à muralha da cidade na chuva torrencial e puxou o comandante assistente que havia fugido de volta para a cidade:
“Quem disparou a flecha?!” Ele exigiu.
O comandante assistente havia retornado ferido da onda frenética do Exército Imperial anteriormente. Segurando o braço ferido, ele respondeu: “A chuva está muito forte, governador-geral. Não tinha como ver quem era!”
Luo Mu deu à sua tropa heterogênea de soldados a instrução de que eles poderiam agir, mas isso tinha que ser depois que as tropas da guarnição fizessem o primeiro movimento. Até o próprio Luo Mu nunca esperou que Yao Wenyu fizesse questão das origens da Imperadora nesta batalha. Esta única flecha quebrou a defesa de Qudu, imperceptivelmente deixando claro para todos que até mesmo o Céu havia se afastado deles!
“Fechem os portões e lutem até a morte.” Luo Mu soltou sua mão, então empurrou seu vice-general com força e rosnou ao seu redor na chuva forte: “Se não pudermos defender Qudu, você e eu morreremos!”
As ruas estavam vazias, pois todos os plebeus tinham suas portas e janelas fechadas enquanto se escondiam no porão do pátio, tremendo incontrolavelmente. Valas públicas despejavam esgoto e os barcos de recreio pintados com cores alegres no rio Kailing balançavam com os movimentos. Esta foi a primeira vez em centenas de anos que Qudu sentiu uma forte sensação de tempestade iminente.
“As tropas do Clã Shen estão aos pés da cidade.” Páginas de papel tremulavam por toda a Academia Imperial enquanto os estudantes cobriam suas cabeças e lamentavam: “Não há mais esperança para Da Zhou!”
Luo Mu viu várias fileiras de pessoas de longe enquanto incitava o bater dos tambores de batalha. Ele largou o estandarte caído e deu um passo à frente para se ajoelhar e prostrar-se. Em voz alta, ele disse: “Este humilde súdito falhou em corresponder à bondade de Sua Majestade. Esta noite, retribuirei ao meu país com a minha morte. Eu juro nunca chafurdar na mesma lama que os rebeldes!”
Kong Qiu avançou para a frente e segurou o braço de Li Jianting. Ele se engasgou com as emoções ao seu redor. “Sua Majestade está aqui, assim como eu. Se conseguirmos vencer esta noite, todos vocês aqui serão os súditos mais confiáveis de Da Zhou! Se não pudermos, então eu, Kong Qiu, serei o primeiro a pular para morrer por meu país quando a cidade for invadida!”
Luo Mu ficou tão assustado com a voz sombria e miserável de Kong Qiu que começou a suar frio. Ele levantou a cabeça e viu cada um dos ministros do Grande Secretariado parecendo solenes. Claramente, eles não estavam dando uma demonstração de apaziguamento; eles realmente tinham a determinação de dar suas vidas pela causa! Luo Mu não esperava que eles estivessem dispostos a ir tão longe por Da Zhou e, naquele instante, sentiu vergonha de si mesmo, mas, ao mesmo tempo, também arriscou.
“Shen Zechuan tem apenas 25 mil soldados. Esta batalha é factível! Vossa Majestade e as várias excelências —”
As palavras ainda não haviam saído completamente da boca de Luo Mu quando as catapultas de pedra entraram em ação. A enorme pedra atingiu o portão da cidade com um estrondo estrondoso, e o monumento centenário com inscrição em pedra “Qudu” prontamente explodiu em pedacinhos.
Xue Xiuzhuo brandiu um braço para impedir Li Jianting de se mover. “Shen Zechuan começou seu ataque à cidade. Proteja a Imperadora!”
◈ ◈ ◈
Segurando uma adaga na boca, Qiao Tianya se moveu com os cotovelos e rastejou na vala pública escura e úmida.
Naquela época, após o caso da vala pública, Pan Lin deu a planta de construção das valas públicas de Qudu para Xiao Chiye, que por sua vez deixou esta planta em sua Residência Flor de Ameixa. Quando Shen Zechuan se rebelou e fugiu de Zhongbo, Qiao Tianya e Fei Sheng confiaram neste projeto para escapar do cerco pesado em Qudu. Há muito eles haviam memorizado os fossos públicos que cruzavam Qudu.
O queixo de Qiao Tianya estava enterrado no esgoto fedorento. Ele levantou a cabeça ligeiramente e bateu com o ombro contra as tábuas de madeira inclinadas acima dele no final da vala.
As correntes e o cadeado nas tábuas de madeira se moveram com um estrondo. Ge Qingqing, que havia raspado o bigode, trocou olhares com Qiao Tianya e prontamente abriu um sorriso quando estendeu a mão para puxar o último.
“Faz mais de um ano desde que nos vemos pela última vez”, disse Ge Qingqing. “Como está Sua Senhoria?”
Qiao Tianya tirou sua adaga e respondeu sucintamente: “Ótimo.”
“Estamos de olho nos movimentos dentro de Qudu nos últimos dias.” Ge Qingqing cortou as gentilezas e pescou um projeto com áreas circuladas em várias cores. “Os ‘Escorpiões’ estão aqui.”
Qiao Tianya olhou para aqueles densos aglomerados de círculos cobrindo a planta e sentiu seu sangue congelar.
“Essas pessoas não podem fincar raízes e só podem vagar por Qudu em espera por suas ordens. A maioria deles são pessoas de vários ofícios das três doutrinas e nove escolas de pensamento[2].” Ge Qingqing cobriu as áreas riscadas. “Sua Senhoria estava certo em seu palpite. Eles têm um ‘líder’ dirigindo a operação.”
Qiao Tianya olhou para a posição onde o “líder” estava.
“Os Escorpiões querem adiar Sua Senhoria para Amu’er.” Ge Qingqing circulou a planta com o dedo. “Antes que eles façam sua jogada, temos que agir primeiro. Nem um único deve ser poupado.”
O dedo de Ge Qingqing parou no local onde ficava o palácio.
Qiao Tianya não afastou sua adaga. Ele disse com voz rouca: “Velha profissão, velhos regulamentos. Como o Mestre deu a ordem para matar, ninguém retornará vivo quando a Lâmina Xiuchun cair. Vamos nos separar e agir separadamente.” Ele pregou a adaga no palácio. “Eu vou para cá.”
◈ ◈ ◈
A defesa do portão leste principal nem havia atingido a marca de uma hora quando as tropas da guarnição que haviam circulado para o portão lateral sul, perto do campo de treinamento militar do Monte Feng abriram uma brecha no portão. Como as forças principais das Tropas do Comando da Capital que guardavam o portão leste principal sabiam que Shen Zechuan havia aprendido esse ataque rápido de Hasen? Não foi apenas rápido, mas também implacável.
As Tropas do Comando da Capital no portão do lado sul pressionaram contra ele, mas antes que pudessem gritar o sinal, uma lâmina foi cravada no vão.
“Passe a palavra”, gritou um jovem general da Tropa de Comando da Capital, “o portão do lado sul foi rompido!”
Outro aríete instantaneamente fez com que o portão da cidade deslizasse para o lado, o que posteriormente derrubou as Tropas do Comando da Capital dentro da cidade no chão. O Exército Imperial, que estava esperando do lado de fora, se posicionou contra a brecha e abriu as pernas como macacos para entrar. Os arqueiros dentro da cidade se prepararam, mas as reações do Exército Imperial foram ainda mais rápidas. Eles encolheram a cabeça para trás e se esconderam atrás do portão da cidade.
As Tropas do Comando da Capital ainda não haviam dado um suspiro de alívio quando ouviram o painel do portão da cidade emitir um “rangido” estridente. E pensar que o Exército Imperial realmente escalou os ombros um do outro até o topo daquele portão da cidade devidamente montado, bem construído e resistente e o derrubou!
“Funciona!” Um soldado do Exército Imperial bateu no painel do portão e gritou para seus irmãos abaixo dele. “Adivinha? Este portão é o mesmo portão que o Segundo Mestre nos levou a consertar para o Ministério das Obras! É bem útil. Levante-o e ele pode bloquear as flechas e esmagar esse bando de cachorros idiotas até a morte!”
O moral das Tropas do Comando da Capital, que tinham visto um forte impulso com a presença da Imperadora, existiu apenas por um momento, quando Shen Zechuan o segurou pela cabeça e o destruiu. No momento em que o portão do lado sul foi rompido, o Exército Imperial estava de volta a seus elementos como patos na água.
Sob a aglomeração e os empurrões, Kong Qiu protegeu Li Jianting. Seu cabelo nas têmporas estava despenteado e ela estava toda suja de lama. Seus ouvidos também zumbiam com o bombardeio constante das catapultas. Em meio aos lamentos e gritos urgentes de inúmeras pessoas, seu olhar passou pela lama e poeira e caiu sobre o Lorde Provincial de Zhongbo, que era alvo de rumores.
Dois anos atrás, Shen Zechuan fugiu pelo portão leste principal, deixando para trás um Qi Huilian gritando com as mãos levantadas no portão da cidade bem fechado. Agora, ele cavalgava pelas estradas públicas, trazendo consigo não apenas seus conselheiros, mas também seu poderoso exército.
“Traidor!” Li Jianting sibilou com os dentes cerrados.
Shen Zechuan olhou para ela apaticamente, usando uma maneira suficientemente direta para dizer a ela — que a jovem Imperadora não era párea para um herói genuíno apenas com meros desígnios.
A partir daqui, ele abriria os portões principais de Qudu.
⊱───────⊰✯⊱───────⊰
Flor: aaaah estamos nos aproximando do fim T-T e a emoção tá lá em cima!
Até sábado que vem!
⊱───────⊰✯⊱───────⊰
Notas:
[1] Consulte o capítulo 225 para uma recapitulação de Li Jianting e a fenda.
[2] 三教九流 as Três Doutrinas (Confucionismo, Budismo e Taoísmo) e as Nove Escolas de Pensamento [ou seja, Confucionismo (儒教), Taoísmo (道教) e Budismo (佛教); os confucionistas (儒家), os taoístas (道家), os yin-yang (阴阳家), os legalistas (法家), os lógicos (名家), os moístas (墨家), os estrategistas políticos (纵横家), os ecléticos (杂家) e os Agricultores (农家)]; também usado para descrever pessoas em vários ofícios; pessoas de todos os tipos.