Qiang Jin Jiu - Novel - Capítulo 268
⊱───────⊰⊹⊱✫⊰⊹⊱───────⊰
As pernas de Xue Xiuyi pareciam fracas. Ele se apoiou contra o batente da porta enquanto deslizava para o chão, onde se sentou e observou enquanto sua esposa, concubina e servas empacotavam os objetos de valor com expressões atormentadas. Ele murmurou: “Não posso sair… eu não trouxe Jin-ge’er de volta…”
O som de passos soou além do pátio. O guarda que guardava o complexo esticou o pescoço para dar uma olhada e levou o susto de sua vida quando viu que eram as Tropas do Comando da Capital. A porta do pátio se abriu com estrondo. Quando as Tropas do Comando da Capital invadiram, Xue Xiuyi acenou com os braços e gritou: “O censor imperial me caluniou. Fui acusado injustamente!”
O recém-nomeado general das Tropas do Comando da Capital pegou um token de autoridade e um documento sob as dobras de suas roupas e disse: “O mandado do Ministério da Justiça vem com a aprovação de Sua Majestade.” Ele examinou o pátio. “Leve o resto deles embora.”
As Tropas do Comando da Capital ergueram Xue Xiuyi, seus pés escorregando no chão enquanto o amordaçaram.
Com Fuman preso, um grupo de eunucos foram removidos do cargo. Naquela mesma noite, Li Jianting substituiu todos os principais funcionários do yamen do palácio. Os guardas que batiam às portas nem esperavam que os envolvidos refutassem; eles simplesmente os amordaçaram e os prenderam, movendo-se ainda mais rápido do que quando Li Jianting foi envenenada. O som de passos prevaleciam por todo o palácio, e incontáveis guardas permaneciam nas sombras ao pé das paredes. Eunucos e criadas do palácio que ainda estavam de plantão se moviam e falavam com cautela. Todos eles mantiveram as mãos para si mesmos e abaixaram a cabeça, não se atrevendo a olhar em volta como bem entendessem.
Xue Xiuzhuo não dormiu. Com suas roupas sobre ele, ele ficou perto da janela e ouviu o barulho de passos correndo além do muro alto. As nuvens nubladas acabaram de se dispersar depois que a chuva parou, e o luar frio e claro o banhou por dentro. As sombras do bambu diante da janela caíam sobre seu perfil lateral.
“Uh, uh.” Ya-er esfregou o nariz com força e pediu a Xiu Xiuzhuo que descansasse.
Xue Xiuzhuo olhou para trás e perguntou: “Jin-ge’er está dormindo bem?”
Ya-er acenou com a cabeça e apontou na direção do quarto de Xue Jin enquanto ele proferia “uh-huh” em uma espécie de resposta.
Xue Xiuzhuo então disse: “Você pode ir para a cama.”
Ya-er não estava disposto a ir. Ele acenou para Xue Xiuzhuo com a mão, indicando para ele comer alguma coisa.
Xue Xiuzhuo não respondeu. Ele abaixou os dedos para pegar a peça de xadrez no tabuleiro e a examinou, como se não pudesse descobrir alguma coisa. Ya-er pareceu resignado quando viu Xue Xiuzhuo permanecendo ainda no lugar, mas em vez de sair, ele se sentou na entrada da sala.
Muito tempo se passou antes que Xue Xiuzhuo jogasse a peça de xadrez de volta no recipiente de xadrez.
◈ ◈ ◈
No dia seguinte, após a sessão do tribunal da manhã, Xue Xiuzhuo esperou do lado de fora do Salão Mingli para ser convocado por Li Jianting. Houve inúmeros memoriais acusando-o hoje. No momento em que Xue Xiuyi foi preso, a acusação de corrupção e suborno contra ele foi fundamentada. Os rumores nas ruas acompanharam o curso dos eventos e, posteriormente, o número de estudantes da Academia Imperial enviando cartões de visita para Xue Xiuzhuo também diminuiu.
“O fato de Xue Xiuzhuo tirar o filho de outro homem vai contra a ética feudal[1].” Um censor imperial ajoelhou-se diante da mesa da Imperadora. “Não importa o que aconteça, Xue Xiuyi é seu irmão mais velho de nascimento legal. Vossa Majestade, desde tempos imemoriais, nunca houve um caso em que o irmão mais novo de nascimento comum apreendesse o legítimo primogênito de seu irmão mais velho de nascimento legal. Além do mais, como o Preceptor Imperial, ele deve liderar pelo exemplo. Ao agir dessa maneira, ele não está ensinando o mundo inteiro a mostrar desprezo pelas regras de propriedade e a desconsiderar os membros do clã?”
Li Jianting fechou o memorial. “Xue Xiuyi favorece sua concubina e negligencia sua esposa, e ele anseia por riqueza e é dado a extravagâncias. Pelo contrário, penso que, ao fazê-lo, Xue Xiuzhuo agiu exatamente de acordo com a propriedade. Ele está fazendo isso em consideração à linhagem legítima de seu Clã Xue. Não há nada de impróprio nisso.”
Este censor imperial tinha quase setenta anos. Ele cambaleou instável enquanto se curvava e continuou: “Este velho sujeito pensa o contrário. Se seu irmão mais velho cometeu um erro, ele pode admoestá-lo e exortá-lo abertamente. Isso é o que significa mostrar amor e respeito como irmãos devem…”
Li Jianting, tendo ouvido uma manhã inteira de princípios sobre propriedade, prontamente se levantou.
“… Como diz o ditado, nomeie os virtuosos e a estabilidade prevalecerá; nomeie os não-virtuosos e a turbulência reinará[2]. O que é uma pessoa virtuosa? Ele é aquele que pode distinguir entre o nobre e o humilde e cumpre as regras de propriedade… Sua Majestade, assim como o bom remédio que cura é amargo na língua, o conselho sincero que traz benefícios costuma ser irritante aos ouvidos.”
Incapaz de dar um passo à frente, Li Jianting voltou a se sentar.
O tempo ensolarado que se seguiu à chuva era sufocante e quente, tão escaldante que as flores plantadas diante do salão murcharam um pouco. O censor imperial descansou por um momento, bebeu uma xícara de chá e continuou com suas exortações sem esperar que Li Jianting falasse, e então Li Jianting ficou sentada lá desde o momento em que saiu da sessão do tribunal matinal até a hora de you*.
(n/t: *hora de you: 17hrs às 19hrs pm)
Depois de beber a enésima xícara de chá, o censor imperial disse cordialmente a Li Jianting: “Sua Majestade, quanto mais inteligente e experiente for, mais deve manter os olhos e os ouvidos abertos…” ele estalou os lábios e respirou fundo, “e, daí…”
“Ouvir seu sermão hoje supera o estudo dos clássicos por dez anos.” Li Jianting levantou-se e veio ajudar pessoalmente o censor imperial. O enfeite de flores em sua testa fazia seu rosto parecer ainda mais vibrante e bonito. Com um semblante amigável, ela disse: “Terei que pedir a você que compartilhe esses ditos mais sagazes e famosos com os alunos da Academia Imperial outro dia. É tarde hoje e posso ver os sinais de cansaço em seu rosto. Você deve voltar primeiro para descansar.”
O censor imperial respondeu: “Eu não sou digno” enquanto caminhava, mas mesmo antes de sair pela porta, ele ainda teve que acrescentar: “O sábio sábio corta o problema pela raiz[3]. Xue Xiuzhuo…”
Discernindo o suficiente para ler a cena, Fengquan se aproximou com uma reverência para ajudar a apoiar o censor imperial. Com um sorriso, ele disse: “O chão em frente ao salão é escorregadio. Venerável Excelência, por favor, observe seus passos. Este humilde escravo deve apoiá-lo enquanto você caminha.”
O censor imperial deixou Fengquan apoiá-lo e se afastou cada vez mais. O brilho do sol poente lançava um brilho laranja-avermelhado sobre os vasos de plantas diante do Salão Mingli, seu brilho fazendo com que o grampo dourado da têmpora de Li Jianting brilhasse. Ela se virou para o lado e olhou para Xue Xiuzhuo, que estava parado sob o corredor. As costas de Xue Xiuzhuo estavam tão retas como uma vareta, seus ombros suportando a última luz, seu manto oficial envolto pelos raios remanescentes do sol poente. Li Jianting não conseguia ver claramente sua expressão.
“Professor”, Li Jianting levantou a mão para levantar a cortina de contas, “por aqui, por favor.”
Não havia lâmpadas acesas no Salão Mingli, nem havia ninguém esperando em serviço. Ao entrar, Xue Xiuzhuo se ajoelhou diante da mesa da Imperadora, mas Li Jianting não voltou ao trono. Ela ficou ao lado de sua mesa e olhou para a pintura de caligrafia na parede.
“As transgressões de Xue Xiuyi não têm nada a ver com o Mestre”, disse Li Jianting. “Se o professor está aqui para se desculpar, não é necessário.”
“Xue Xiuyi é corrupto e aceitou subornos. O Ministério da Justiça ordenou a prisão dos comerciantes de Juexi envolvidos neste caso. Eles, no entanto, aparecem vazios.” Ao contrário dos outros que se prostraram no chão, Xue Xiuzhuo se ajoelhou com as costas retas, assim como fazia quando ensinava Li Jianting em sua residência. “Vossa Majestade ordenou que as Tropas do Comando da Capital ajudassem neste caso. Naturalmente, isso não tem nada a ver com este humilde assunto.”
“O número de memoriais acusando o Mestre ultimamente é tão numeroso quanto o número de cabelos de um boi. Mais de dez acusações criminais contra o professor estão listadas. Mas o professor me parece ser civilizado e composto”, Li Jianting olhou para a pintura. “Presumivelmente, você deve ter antecipado isso há muito tempo.”
“Tende-se a pensar em mudanças em tempos de adversidade[4]”
A luz no Salão Mingli desapareceu, escondendo os dois sob a escuridão obscura. As lanternas do palácio penduradas sob os cantos dos beirais do lado de fora do salão não estavam acesas, e todo o palácio parecia estar em um sono profundo. O imponente palácio repousava contra o pano de fundo da luz fraca no horizonte. Não havia o canto dos pássaros a serem ouvidos, nem vozes humanas.
“Você uma vez salvou as treze cidades de Juexi com Jiang Qingshan e derrubou Hua Siqian com Hai Liangyi. Você também ficou sem dormir e descansar para investigar os impostos de campo das oito cidades. Não há mais ninguém neste mundo que entenda melhor do que você o quão difícil é eliminar a doença crônica que são os clãs nobres.” Li Jianting levantou um dedo para tocar a pintura de caligrafia com o selo imperial do Imperador Guangcheng. “Você insistiu em perseguir as contas, apesar da oposição da corte imperial, e fez tudo isso apenas para me dar uma oportunidade de conquistar os ministros de longa data.”
Cada assunto tinha uma ordem de importância e urgência. Han Cheng e a Imperatriz Viúva caíram do poder um após o outro, e os clãs nobres não tinham mais ninguém para assumir o manto. Eles já estavam mostrando sinais de fadiga autodestrutiva, que levaria ao seu próprio colapso, e Xue Xiuzhuo entendeu isso melhor do que ninguém.
“Você sucessivamente enviou memoriais solicitando rescindir o antigo posto de nobreza do Clã Fei, selar suas propriedades para confisco e executar todo o seu clã,” Li Jianting deslizou a polpa de seu dedo ao redor, arrastando impressões digitais na pintura, “o que consequentemente, fez com que os clãs nobres ficassem particularmente ressentidos com você, e você fez isso também para me dar a oportunidade de compartilhar um inimigo comum com eles.”
O Clã Fei de Dancheng, o Clã Han de Wucheng e o Clã Hua de Dicheng – essas eram as principais forças dos clãs nobres do Grande Secretariado e Xue Xiuzhuo ajudaram Li Jianting antes e depois de sua ascensão ao trono para expulsar de uma só vez. Agora que eles foram forçados a diminuir a tensão com os clãs nobres devido à ameaça de Zhongbo, alguém teve que assumir a responsabilidade por sua rivalidade passada.
Li Jianting olhou para trás e disse: “O professor pretende se sacrificar para me ajudar a garantir meu trono”.
As lanternas do palácio nos cantos dos beirais foram finalmente acesas, e a luz fraca espreitou pelas cortinas de contas para brilhar nas costas de Xue Xiuzhuo em um mosaico de luz manchada. Suas costas eram magras e seu manto oficial era velho. Ele era como um pinheiro pregado em Qudu, permanecendo inabalável ao vento.
Ele olhou para aquela pintura e disse: “Para salvaguardar o Estado, não se deve invejar os sacrifícios feitos”.
Dizia-se que aqueles que representavam uma ameaça ao Imperador no topo e dominavam a corte imperial na base eram ministros no poder. A maioria tinha um forte controle sobre uma quantidade enorme de poder e não cumpria as regras de propriedade. Eles ultrapassaram sua autoridade e formaram panelinhas. Nesse sentido, Hua Siqian era um ministro no poder. Se Li Jianting fosse tão indecisa e obstinada quanto o Imperador Xiande e o Imperador Tianchen, Xue Xiuzhuo poderia ter optado por se tornar um ministro no poder também. No entanto, Li Jianting não era.
Talvez, em certos momentos de tempo, Da Zhou precisasse de um Imperador gentil e suave, mas não aqui e agora, onde a matilha de lobos estava à espera de oportunidades para atacar. Se Li Jianting não pudesse ser obstinada e decidida, tudo o que ela poderia fazer era ser uma marionete submetida às manipulações dos ministros da corte. Nesse caso, ela seria totalmente indigna de se sentar aqui no trono.
“Existem os censores imperiais para as admoestações e os ministros da corte para a administração do governo. Apenas a Academia Imperial não está acima da corte imperial, mas pode ajudar a facilitar a discussão de assuntos políticos em todo o mundo. Se a reputação da academia imperial depende de um único funcionário, então ele é o lobo que pode influenciar as decisões políticas do soberano. É por isso que esse humilde súdito tem que ficar isolado de todo o corpo de ministros.” Os olhos de Xue Xiuzhuo estavam extremamente calmos. Sua calma, porém, não era como a das pessoas comuns. Era mais como se ele já soubesse do caminho que tinha pela frente e, por esse motivo, não se mexia mesmo que os outros jogassem pedras nele ou o desprezassem.
Uma reputação de prestígio pode parecer ilusória, mas, na verdade, também foi a chave para formar uma facção política. Hai Liangyi nunca formou panelinhas quando estava vivo. Ele nem se encontrou com os funcionários do tribunal depois de retornar à sua residência todos os dias. Mas ele era realmente sem facção? A reunião daqueles de origem humilde, a orientação política da academia imperial e o fato de Yao Wenyu poder recrutar todos os talentos virtuosos do mundo para Shen Zechuan, todos tinham a marca da prestigiosa reputação de Hai Liangyi em jogo.
As avaliações de Xue Xiuzhuo quando ele atuou como Secretário-Chefe de Supervisão do Ministério da Receita foram excelentes. Ele prestou serviço meritório ao endireitar Juexi e revitalizar suas treze cidades durante o reinado de Xiande, e então fez conquistas meritórias ao auditar os impostos de campo e devolver os campos ao povo comum durante o reinado de Shengyin. Ele usava essa “reputação”, e sabia muito bem o poder de incitar “movimentos sociais”.
Li Jianting de repente se virou e perguntou: “O professor não tem medo da morte?”
Até o momento, ninguém havia feito essa pergunta a Xue Xiuzhuo. Ele olhou para Li Jianting e respondeu: “Oficiais da corte morrem pelo Estado[5]”.
Para salvaguardar o Estado, não se deve invejar os sacrifícios feitos.
Xue Xiuzhuo não invejava esta vida dele e até mesmo a reputação desta vida – ele poderia suportar desistir de todos eles.
Li Jianting ficou em silêncio por um momento. “Eu respeito o Professor, e eu também não invejo isso.”
◈ ◈ ◈
“Objetos que não atingem seu limite não reverterão seu curso; o mal que não atingiu seu auge não encontrará sua morte[6].”
Yao Wenyu escreveu rapidamente, sua caligrafia era um rabisco. O chão da câmara interna estava todo coberto com papel. A mão que segurava o pincel tremia levemente. Finalmente, ele abandonou o pincel e cobriu os lábios para tossir violentamente.
Oportunidade, oportunidade.
Qi Shiyu queria que o Clã Qi continuasse herdando o título de “Príncipe de Donglie” de Qi Zhuyin. Ele era muito mais cauteloso do que Xiao Fangxu e, mesmo nesse ponto, ele ainda podia exercitar a paciência para observar a situação. Shen Zechuan tinha acabado de conquistar os corações das pessoas das seis províncias com a batalha de Duanzhou. Para se desassociar completamente das duas palavras “Shen Wei”, ele teve que ser benevolente e justo até o fim. Assim, mesmo quando as tropas da guarnição de Dunzhou de Tantai Hu chegaram aos campos de treinamento militar de Beiyuan, ele não pôde dar o primeiro passo para mobilizar tropas. E, além disso, enquanto Qi Zhuyin não se movesse, as Tropas de Guarnição de Qidong de 300 mil homens seriam uma lâmina ao sul de Zhongbo.
Oportunidade, oportunidade.
O Lorde Provincial queria uma oportunidade para erradicar completamente a ameaça latente.
O som das tosses de Yao Wenyu era curto e urgente. Não segurando mais o pincel, ele apenas cobriu a boca com um lenço.
Qiao Tianya tinha acabado de chegar esta noite e, no momento em que desmontou do cavalo e entrou no pátio, ouviu a tosse dentro da sala.
“Ninguém preparou o remédio para o Senhor?” Fei Sheng perguntou à criada no pátio.
“Ele só pegou meia tigela”, respondeu a criada com uma voz suave, “então ele se manteve dentro do quarto e disse para não incomodá-lo.”
Qiao Tianya abriu a porta. O tapete de lã estava todo coberto por folhas de papel caídas. Fei Sheng, que vinha atrás, inclinou-se para pegá-los, apenas para vê-los cheios de palavras. Ele não pôde deixar de dizer em espanto: “O Senhor está planejando escrever um livro…”
Qiao Tianya já estava na câmara interna. O lenço de Yao Wenyu estava manchado de vermelho. Ele empurrou a cadeira de rodas para o lado e pegou Yuanzhuo em seus braços.
Para Fei Sheng, ele disse: “Chame Jiran!”
Por alguma razão, quando Yao Wenyu inclinou a cabeça para trás, seu nariz de repente começou a sangrar. Qiao Tianya afastou a mão de Yao Wenyu, que cobria sua boca e nariz – estava úmida e fria.
A essa altura, já era tarde da noite. Jiran havia ido para a cama há muito tempo.
Qiao Tianya não se atreveu a esperar. Com Yao Wenyu em seus braços, ele desceu os degraus e correu em direção ao pátio de Jiran.
Com os olhos semicerrados, Yao Wenyu virou a cabeça para o lado para se enterrar no peito, murmurando: “… Fei Sheng… passe a mensagem…”
Qiao Tianya correu até ficar todo suado. Ele estendeu a mão para segurar o outro lado do rosto de Yao Wenyu, como se quisesse segurar Yuanzhuo em seu peito.
Fei Sheng seguiu em frente e subiu os degraus. Batendo na porta, ele gritou: “Abra! Acorde o pequeno monge agora!”
O jovem servo que vigiava a porta não se atreveu a demorar e correu para gritar por Jiran depois de tirar a trava do caminho. Jiran estava embrulhado em seu manto de monge quando saiu. Com os olhos turvos de sono, ele disse: “Este humilde monge não atende pacientes à noite – oh! O que aconteceu com o Senhor?!”
Quando Shen Zechuan se apressou, estava quase amanhecendo. Vestido com um manto largo, ele viu Yao Wenyu dormir profundamente na câmara interna e fez sinal para que todos se dirigissem ao salão lateral.
“Se desgastar mentalmente pode facilmente encurtar sua vida”, disse Jiran. “O veneno com o qual o Senhor é infligido é chamado de ‘retorno tardio’. Como o nome indica, é exatamente o oposto de ‘perseguição rápida’. Este veneno vem tarde e demora a se dispersar. Já faz mais de um ano, certo?”
“Deve fazer um ano e meio agora”, Fei Sheng ainda se lembrava, “… começando na época em Dancheng.”
Jiran largou o pincel, juntou as palmas das mãos e se curvou para Shen Zechuan, dizendo com sinceridade: “Quando este humilde monge viu o Senhor pela primeira vez, seus pulsos já estavam mostrando tons de azul. Vossa Senhoria, este humilde monge não pode curar este veneno e essa perseguição rápida.”
A cor sumiu de todos os rostos no salão lateral.
◈ ◈ ◈
Em seu transe, Yao Wenyu ouviu o som da chuva. Ele sonhou com o Monte Bodhi. Era como se ele fechasse os olhos, tudo o que saudava sua visão seria a chuva interminável. A névoa nublada entre as montanhas cobriu o bambu verde de vista. A lama manchou suas mangas enquanto ele ficava de pé contra o vento. Ele se sentia úmido por inteiro, mas não sabia dizer se era seu suor ou a chuva.
“Uma primavera e um outono[7] se passaram desde nossa última despedida.” O sussurro do bambu cantava atrás dele. Hai Liangyi estava a uma longa distância. “E agora Yuanzhuo está de volta.”
Yao Wenyu olhou para trás. A brisa refrescante fez suas mangas largas ondularem. Ele cumprimentou: “Mestre”.
Hai Liangyi ficou com as mãos atrás das costas. Sua barba curta já estava branca. Ele não estava usando seu manto oficial, assim como no ano em que conduziu Yao Wenyu pela mão até a academia; havia até uma bolsa zhaowen[8] pendurada em sua cintura. “Eu ouvi o vento soprar, e foi assim que eu soube que você estava de volta.”
O sussurro do vento na floresta de bambu era muito alto. A figura de Hai Liangyi estava escondida lá dentro, deixando apenas Yao Wenyu sozinho. O nevoeiro da montanha era densa. Yao Wenyu olhou para longe no palácio imperial em Qudu. Certa vez, ele subiu a um ponto alto para olhar para longe, mas só viu a pitoresca paisagem montanhosa no crepúsculo. Foi só agora que ele percebeu o quão vasto e expansivo era o mundo.
“Espere por mim, professor”, disse Yao Wenyu. “Depois que a chuva parar…”
O som da cítara soou de repente. A cena diante dos olhos de Yao Wenyu desapareceu e ele caiu de volta em sua cama. A janela parcialmente coberta impedia a entrada da luz do sol. Ele não teve a sensação de acordar ao abrir os olhos; pelo contrário, sentia-se como se tivesse caído em um sonho. Várias vezes, ele fechou os olhos. Eventualmente, ele disse: “Songyue, já é a hora de si*.”
(n/t: *hora de si: 9hrs às 11hrs am)
Qiao Tianya pressionou as cordas da cítara e disse: “Você ficou confuso por causa do horário e do sono bagunçado. Você não costuma me chamar de Qiao Tianya?”
“A lua sobre os pinheiros[9] empresta ao frio da noite; o vento e a primavera[10], em um coro melodioso, cantam.” Yao Wenyu disse. “Este nome é muito solitário[11].”
“Uma vez tive um amigo chamado Shao Fengquan.” Qiao Tianya dedilhava as cordas da cítara, que provocaram uma série de sons aleatórios, mas não formaram uma melodia. “Uma pena que ele morreu.”
Yao Wenyu ouviu aquela confusão de sons de cítara e perguntou: “Você toca cítara. Ele tocava também?”
“Eu não me lembro mais”, disse Qiao Tianya. “O único que pode tocar a cítara para você, no entanto, só pode ser eu, Qiao Tianya.”
Yao Wenyu olhou para ele. “Você ainda não me ensinou a música que iria me ensinar naquela época, durante o nosso primeiro encontro na primavera.”
Qiao Tianya parou e olhou para Yao Wenyu enquanto respondia: “Ainda não é tarde demais agora.”
◈ ◈ ◈
Xue Xiuyi não deu uma explicação clara. As residências desses comerciantes estavam todas vazias. Qudu exigiu comprovante de registro de residência para acesso dentro e fora da cidade. As Tropas do Comando da Capital mantiveram guarda por três dias, mas nunca encontraram essas pessoas. Esses comerciantes que haviam desperdiçado seu dinheiro na Rua Donglong pareciam ter desaparecido no ar.
Kong Qiu recebeu o pedido de Xue Xiuzhuo no complexo do escritório. Ele pousou a xícara de chá e a considerou por um momento. “Deixe ele ir.”
Quando o oficial que retornou sua resposta saiu, Cen Yu disse de frente a ele: “Temo que seja inapropriado deixar Xue Xiuzhuo ter uma mão neste caso no momento.”
“Este assunto diz respeito ao pátio interno, e a quantidade de prata envolvida é grande. Depois que o Ministério da Justiça formular as acusações, com certeza vão querer um julgamento conjunto pelos Três Escritórios Judiciais.” Kong Qiu pegou a xícara de chá novamente. “Xue Xiuzhuo é o vice-ministro do Tribunal de Revisão Judicial. Como ele não foi suspenso de suas funções, ele tem autoridade para supervisionar e investigar”.
“Xue Xiuyi é seu irmão mais velho, afinal. Ele deve evitar levantar suspeitas sobre si mesmo.” Cen Yu segurou seus joelhos. “Além disso, a quantidade de memoriais contra ele estão aumentando ultimamente.”
“Não que eu esteja insinuando alguma coisa, mas Xunyi, o Gabinete Chefe de Vigilância também deve ser tratado.” Kong Qiu tomou vários goles de chá. “Não é errado acusar Xue Xiuyi por corrupção e suborno naquele dia na corte imperial, mas arrastar Xue Xiuzhuo inevitavelmente faz parecer que também há rancor pessoal em jogo. Olhe para essas palavras jorradas; cada um deles é infundado.”
“Xue Xiuzhuo é um homem de méritos extraordinários e vem de um clã nobre”, disse Cen Yu. “Aqueles que o odeiam estão ansiosos demais para pisoteá-lo. Se Sua Majestade estivesse disposta a repreendê-lo uma ou duas palavras ao lidar com Xue Xiuyi, não teria ido tão longe a ponto de causar tal indignação em massa.”
Incapaz de sentir o gosto do chá em sua boca, Kong Qiu pousou a xícara de chá e disse após um momento de silêncio: “Para começar, uma objeção direta não é o caminho a seguir para este assunto. Xue Xiuzhuo auditou os impostos e devolveu os campos aos plebeus nas cidades de Dancheng, Wucheng e Chuancheng. Yongcheng sofreu uma seca este ano e Jiang Qingshan encontrou dificuldades em tentar obter grãos emprestados, mendigando em todos os cantos de Qudu. Mesmo assim, ambos não tocaram nos grãos destinados ao povo das três cidades. Todas as pessoas se lembram dele e estão até dispostas a erguer uma placa de longevidade[12] para homenageá-lo em casa. Sua Majestade acabou de refutar seu memorial para continuar perseguindo os impostos de campo e, para aliviar a situação, ela recompensou Jiang Qingshan. Se ela censurasse Xue Xiuzhuo agora por causa desse canalha Xue Xiuyi, o povo das três cidades se oporia. Além disso, é do conhecimento geral que Xue Xiuzhuo e Xue Xiuyi não se dão bem e há muito tempo dividem as propriedades da família para viverem separados. Vocês, censores imperiais, querem que Sua Majestade demita Xue Xiuzhuo do cargo enquanto aguarda uma investigação por causa deste assunto, mas se Sua Majestade fizesse o que você pediu, ela não seria insensível e ingrata por deixá-lo de lado depois que ele cumpriu seu propósito? Xue Xiuyi conspirou com Fuman para cometer peculato e suborno, e Sua Majestade imediatamente ordenou que o Ministério da Justiça investigasse. Ela também não demonstrou nenhuma intenção de proteger Xue Xiuyi por causa de Xue Xiuzhuo. Investigue o que deve ser investigado e mate aqueles que devem ser mortos. Você não pode empurrar os outros para um canto muito apertado.”
Cen Yu podia dizer pelas palavras de Kong Qiu que ele pretendia proteger Xue Xiuzhuo, então ele disse: “O censor imperial protestou apenas porque temia que Sua Majestade mostrasse favoritismo e ficasse do lado de Xue Xiuzhuo. Se Sua Majestade ouvir Xue Xiuzhuo em todos os assuntos, isso irá atrapalhar a ordem da hierarquia entre o soberano e seus súditos. Além disso, Sua Majestade mostrou favor a Fuman alguns dias atrás, mas Fuman não esqueceu seu lugar e ainda cometeu erros?”
Kong Qiu apontou para Cen Yu. “Isso mesmo. É porque Sua Majestade favoreceu e confiou em Fuman que Fuman cometeria um erro após o outro, mas desta vez você não está vendo isso claramente. Deixe-me perguntar, quem é Fuman? Ele estava em boas relações com Xiao Chiye no início, mas ele poderia mudar de lealdade para Han Cheng e atrair Xiao Chiye para o palácio, e ele também poderia se virar e matar Han Cheng por causa de suas próprias perspectivas futuras e vida – o caso de envenenamento foi deixado inconclusivo; Sua Majestade pode não ter perseguido isso, mas ela não é tola. Fuman é altamente respeitável entre os yamen da corte interna, e seus afilhados e netos estão por toda parte. Mais importante ainda, ele é um eunuco com poder e influência que serviu em dois reinados, esperando ao lado do Filho do Céu. Ele detém os direitos de endosso[13] que lhe permitirão rejeitar os memorandos do Grande Secretariado. Agora, Sua Majestade está no auge de sua vida, mas e depois? Qualquer descuido ao manter um caráter tão vil ao lado resultará em danos físicos ou pior, na ruína da fundação do Estado! Mesmo que Sua Majestade não o mate, eu o matarei!”
Enquanto Kong Qiu falava, ele se levantou e deu alguns passos.
“Shen Zechuan enviou tropas em massa para os campos de treinamento militar de Beiyuan. Quanto tempo os 40 mil novos soldados em Qudu podem aguentar? Temos que pedir a Comandante-Chefe Qi que mobilize tropas para vir em auxílio de Sua Majestade. Quando a Comandante-Chefe Qi enviou tropas para lutar contra a Tribo Qingshu pela última vez, Xue Xiuzhuo foi quem pagou os salários e provisões militares, e agora que queremos passar pela Torre de Vigia de Tianfei para lutar contra Zhongbo, ainda temos que pedir a Xue Xiuzhuo os salários e provisões militares!”
◈ ◈ ◈
O diretor do Ministério da Justiça conhecia Xue Xiuzhuo e abriu as portas para ele. “Vossa Excelência está aqui para ver o Guardião Xue? Contanto que você tenha um memorando, vou abrir as portas agora.”
Xue Xiuzhuo olhou ao longo do braço do diretor por apenas um momento fugaz antes de desviar o olhar e dizer: “Estou aqui para ver Yingxi.”
O diretor não fez muitas perguntas. Depois de examinar o memorando, ele conduziu Xue Xiuzhuo para dentro e destrancou a porta da cela para ele. “Como Yingxi-gonggong ainda tem um caso em andamento, ele não está preso com os outros. Excelência, por aqui.”
Xue Xiuzhuo abaixou a cabeça e entrou na cela apertada e estreita.
O traje de prisioneiro de Yingxi estava imundo e ele havia sido torturado. No momento, ele estava deitado dentro da cela com os braços e as pernas dobrados. Ao ouvir os movimentos, ele estremeceu e se sentou, cobrindo a cabeça enquanto se acovardava e gritava: “Eu sou culpado, culpado! Não me bata!”
Xue Xiuzhuo olhou em volta.
Yingxi viu Xue Xiuzhuo pelo espaço entre seus braços e imediatamente saiu da cama para se ajoelhar a seus pés e implorou: “Vossa Excelência, Vossa Excelência está aqui para investigar o caso? Eu sou culpado! Culpado!” Sacudindo as correntes, ele apontou para o próprio rosto. “Mas desta vez fui acusado injustamente!”
Ele agarrou o manto oficial de Xue Xiuzhuo até que estivesse todo amassado.
Xue Xiuzhuo baixou os olhos para olhar para Yingxi. “Um julgamento final ainda não foi alcançado por seus crimes. Vou fazer algumas perguntas. Se você puder me responder com sinceridade, farei um apelo de mitigação aos funcionários do Ministério da Justiça.”
Yingxi assentiu apressadamente, seu olhar seguindo Xue Xiuzhuo enquanto ele respondia: “Vou lhe contar tudo o que sei! Tudo o que fiz foi a pedido de Lao-zuzong!”
“Quem foi quem te enviou a Qidong para supervisionar o exército?”
“O, o ex-Imperador…” Yingxi respondeu. “O ex-Imperador me enviou a Qidong para supervisionar o exército, e o Lao-zuzong foi quem me recomendou para isso. O Lao-zuzong disse que conosco pai e filho por dentro e por fora, não precisaremos mais nos preocupar com nossas refeições, nem nos colocar à disposição de outras pessoas.”
Xue Xiuzhuo continuou a perguntar: “Foi você quem trocou os grãos militares no Comando Bianjun?”
Como Yingxi esperaria que Xue Xiuzhuo perguntasse sobre isso? Ele soltou seu aperto e começou a se encolher, seu olhar evasivo enquanto ele se esquivava: “Eu sou apenas um eunuco supervisor do exército… como me atreveria a trocar os grãos militares…” Ele olhou para a expressão descontente de Xue Xiuzhuo e inesperadamente deixou escapar para implicar outras pessoas: “Eu … eu não forcei Lu Guangbai a desertar!”
Xue Xiuzhuo se curvou para agarrar o braço de Yingxi. Ele sondou novamente: “Foi você quem trocou os grãos militares no Comando Bianjun?”
A respiração de Yingxi era curta e urgente. Incapaz de evitá-lo, ele só pôde enxugar as lágrimas e o ranho e respondeu com profundo remorso: “Este assunto realmente não depende de mim, Vossa Excelência, Vossa Excelência! Eu só sabia que tinha que trocar os vagões de grãos, mas quem diria que era tudo arroz mofado dentro! Se eu soubesse disso de antemão, eu não teria ousado trocá-lo, mesmo que você me doasse dez coragem!” Quando ele falou até esse ponto, ele se lembrou do constante medo e a ansiedade que sentia este ano e não pôde deixar de derramar lágrimas ao choramingar: “O Lao-zuzong realmente me colocou em maus lençóis! A Comandante-Chefe Qi me levou sob custódia. Eu, eu sou apenas o bode expiatório levando a culpa por Fuman. Ele tem uma consciência culpada, então naturalmente, ele queria me salvar.”
Xue Xiuzhuo estava investigando o caso de grãos militares do Comando Bianjun todo esse tempo. Não houve problemas com todos os funcionários do Ministério da Guerra envolvidos. Foi só até Yingxi entrar novamente no palácio que ele se lembrou do eunuco supervisor do exército.
Escorpião!
Xue Xiuzhuo olhou para Yingxi enquanto ele perguntava: “O que você está planejando fazer ao entrar no palácio?”
Yingxi balançou a cabeça vigorosamente, seu rosto era uma visão miserável enquanto ele engasgava com os soluços e respondia: “Não sou eu, não sou eu! Foi realmente a pedido de Fuman que entrei no palácio desta vez. Excelência, ele me escreveu uma carta no sexto mês, querendo que eu cuidasse das flores e plantas de seu quintal em seu nome. Ele estava esperando para usá-los no nono mês para ganhar o favor de seu mestre! Eu realmente vim aqui desta vez para entregar as flores!”
“Vocês estão se escondendo em Qudu.” Xue Xiuzhuo levantou a voz. “Quem mais você ainda quer matar?”
O braço de Yingxi estava doendo com o aperto de Xue Xiuzhuo. Ele gritou: “Eu não sei! Não sei! Fui acusado injustamente!”
“Que tal Shen Zechuan?” A expressão nos olhos de Xue Xiuzhuo ficou cada vez mais sombria. “Shen Zechuan também é um escorpião?”
Yingxi balançou a cabeça enquanto lutava. “Não tenho nada a ver com os rebeldes! Juro pelo Céu que não tenho nenhuma ligação com os rebeldes!”
“A nomeação de Fuman por Xiao Chiye também foi instigada por Shen Zechuan?”
No instante em que Yingxi empurrou e empurrou Xue Xiuzhuo, Xue Xiuzhuo sentiu um calafrio percorrer sua espinha. Coisas que ele não conseguia entender agora pareciam se encaixar.
“E aquele relatório de retransmissão que contou sobre Wei Huaigu.” A expressão nos olhos de Xue Xiuzhuo era aterrorizante. “Foram vocês, eunucos, que trocaram as etiquetas e fizeram com que o Ministério da Justiça fosse trocado pelo Ministério da Receita. O objetivo era fazer Wei Huaigu se entregar. Você estava cortando a cauda para manter os Escorpiões a salvo. Fumam era… Foram os eunucos!”
Não é de admirar que não houvesse vestígios a serem encontrados na corte imperial.
◈ ◈ ◈
Fuman estava com a cabeça abaixada enquanto tentava recuperar o fôlego quando um balde de água salgada de repente espirrou em seu rosto. Ele estava todo ferido e a dor o fez gritar, mas como seus membros estavam todos amarrados, ele só conseguia xingar a plenos pulmões: “- Seu filho da puta!”
Fengquan jogou o balde de lado e zombou: “Você também não é um vira-lata decente.”
“É tudo por sua causa”, a voz de Fuman era estridente, “que eu estou em apuros tão terríveis hoje!”
“Você fez isso a si mesmo.” Fengquan deu um tapa no rosto de Fuman condescendentemente. “Apenas um bastardo de apenas alguns anos de idade, e você se atreve a se chamar de Lao-zuzong. Me parece que você está cansado de viver.”
Fuman não conseguiu manter o rosto longe do tapa de Fengquan. Um tapa como esse, com força moderada, não doía como um tapa, mas era muito mais humilhante. Sangue saturou a boca de Fuman. Cuspindo um bocado de sangue, ele disse: “Apenas espere. Sua Majestade -”
“Espere que Sua Majestade invada suas propriedades e execute sua família.” Fengquan se inclinou e sussurrou: “Você acha que ninguém sabe que você envenenou Sua Majestade? Você armou para mim e me jogou na prisão, tão ansioso você estava para que eu morresse. Você acha que Sua Majestade não pode ver através de você?” Ele começou a rir estranhamente, como se odiasse Fuman até a morte. “Depois que sua família for eliminada, podemos passar para todas as nove gerações de seu clã.”
Fuman cuspiu alguns dentes que se soltaram e disse: “Foda-se sua merda, sua coisa desprezível! Não fui eu…” Respirando fundo, ele inclinou a cabeça para trás e gritou: “Não fui eu!”
“Quem mais pode ser se não você?” Fengquan deu vários passos para trás. “Foi você quem recebeu a ‘perseguição rápida’ de Han Cheng. Han Cheng deu a você, querendo que você adicionasse à refeição de Sua Majestade. Uma vez que ela fosse morta, as Tropas do Comando da Capital seriam imediatamente capazes de matar os funcionários do Grande Secretariado com base em correr para ajudar a Imperadora. Então você envenenou a comida de Sua Majestade e quase a matou.”
“Eu conheço meus próprios limites…” Fuman estava tão ressentido que sua voz tremia. Ao olhar para a expressão de Fengquan, seus olhos gradualmente se arregalaram. “É você… foi você quem adicionou o veneno…”
Fuman estava dividido entre Li Jianting e os clãs nobres. Ele não se atreveu a desobedecer Han Cheng, mas também não se atreveu a envenenar Li Jianting de verdade; assim, ele trocou a “perseguição rápida” por um veneno comum, e só acrescentou um pouco, então não era tão mortal assim.
Fengquan, cujo rosto estava escondido na escuridão, revelou seus dentes brancos perolados. “Você é o Lao-zuzong, o grande ancestral. Eu sou o pequeno zuzong[14].”
Fuman desejou com veemência despedaçar Fengquan com suas mãos. Batendo as correntes com força, ele retrucou: “Yingxi é sua cadela!”
“Tsk.” Fengquan não deu importância a Fuman. “Aquele que o criou sozinho é o ‘Lao-zuzong‘. Ele está tão sobrecarregado de gratidão por você que nem me reconhece de jeito nenhum.”
“Fui injustiçado…” Fuman não conseguiu conter seus gritos enquanto lamentava tristemente: “Sua Majestade, eu sou inocente!”
Desacostumado com o cheiro de sangue, Fengquan cobriu o nariz enquanto aconselhava: “Já que você confessou tudo, apresentarei sua declaração como está a Sua Majestade.” Ele se virou e chamou o diretor. “O Lao-zuzong tem idade avançada. Não aplique mais nenhuma tortura pesada. As várias excelências ainda não o declararam culpado, por isso devemos seguir os procedimentos. Ele continua ameaçando suicídio, e temo que ele vá morder a língua para se matar antes mesmo de ser decapitado.”
Aquele ex-subordinado do Depósito Oriental também tinha idade avançada. Curvando-se ao desejo de Fengquan, ele riu: “Somos especialistas nisso, então não se preocupe, Feng-gonggong. Eu garanto que ele viverá até sua execução. Quanto a morder a língua para se matar, tudo o que temos a fazer é cortar a língua para evitar isso, não é?”
Fengquan olhou para trás e respondeu: “Então terei que incomodá-lo.”
Fuman observou o eunuco se aproximar e gritou aterrorizado: “Sem a permissão do Ministério da Justiça, como vocês se atrevem, como se atrevem todos vocês…”
A porta se fechou com um estrondo alto.
◈ ◈ ◈
Era noite.
Xue Xiuzhuo estava esperando no complexo do escritório pela resposta oficial de Kong Qiu por escrito. Ele queria ver Fuman esta noite, então precisava do memorando do Grande Secretário. Já havia passado do horário de trabalho, mas o Grande Secretariado ainda não havia parado para descansar devido ao aumento de tropas nos campos de treinamento militar de Beiyuan.
“Fuman tentou morder a própria língua para cometer suicídio ontem, e um oficial impiedoso[15] tomou as rédeas do assunto e cortou sua língua.” Kong Qiu tirou um tempo de sua papelada agitada e disse a Xue Xiuzhuo: “Mesmo se você for agora, você não poderá tirar nada dele. Felizmente, eles gravaram sua declaração de confissão antes de aplicarem a tortura. Se você quiser dar uma olhada, vou pedir que o Ministério da Justiça passe para você.”
Xue Xiuzhuo congelou por um momento quando pegou o memorial, então franziu a testa e perguntou: “Como ele pode resolver o problema com as próprias mãos quando é um assunto dessa magnitude? Quem foi o funcionário que aplicou a tortura?”
“Um jovem no auge da juventude.” Kong Qiu também franziu a testa. “Esse foi realmente um movimento implacável. O Ministério da Justiça já o demitiu do cargo.”
Que coincidência?
Xue Xiuzhuo virou a cabeça para o lado. “Vou dar uma olhada -”
“Coloque todo o resto de lado primeiro!” Cen Yu correu pela porta todo encharcado de suor; até mesmo as laterais de suas têmporas estavam encharcadas. Ele enfiou um papel que estava apertando diante de Kong Qiu e disse em tom urgente: “Boran, olhe. Isso não é um desastre?!”
◈ ◈ ◈
“A Imperadora reinante vem das pessoas comuns. Quem pode realmente provar sem dúvida que sua linhagem é autêntica? Nós só temos as palavras de Xue Xiuzhuo para isso!” Os rumores nas ruas se espalharam rapidamente. No decorrer de uma noite, quase todos estavam segurando aquele papel de origem desconhecida. “Xue Xiuzhuo também não é confiável. Basta olhar para seu irmão mais velho, Xue Xiuyi. O que ele é? O rato nacional que quase fez o Grande Secretário desmaiar de raiva.”
“Todos eles não disseram que a atual Imperadora se parece com o Imperador Yongyi[16]?” Um velho com uma bengala esticou o pescoço. “As várias excelências do Grande Secretariado também concordaram.”
Esta casa de chá estava em uma bagunça. Ge Qingqing acariciou sua barba recém-crescida enquanto dizia: “Sim, e a garotinha daquele açougueiro na frente também se parece com o antigo Imperador! Já se passaram mais de dez anos desde que o Imperador Yongyi estava vivo. Todos eles não têm dois olhos e uma boca quando realmente se trata disso? Me parece que todos aqui também se parecem com ele.”
Os estudantes se reuniram e leram aquele pedaço de papel. Cada um deles tinha suas próprias ideias sobre o assunto e, após várias disputas, eles realmente chegaram a brigar.
“O Clã Xue domina a corte imperial, e vocês são conspiradores que são seus cúmplices no mal! Vocês são todos pecadores de Da Zhou, condenados através dos tempos!” O cuspe de um estudante se espalhou por toda parte. “O rato nacional já deu as caras, e Sua Majestade ainda não levou o Clã Xue à justiça. Se isso não é medo deles, então o quê?!”
“Xue, Xue…” A outra parte, que estava sendo puxada pelo colarinho no meio da multidão tão amontoada que ele cambaleou, amassou o papel rasgado em suas mãos e o levantou bem alto. “Sua Honorável Excelência Xue auditou os impostos de campo e devolveu os campos para as pessoas comuns. Quem de nós aqui pode fazer isso? Vocês são apenas pessoas desprezíveis caluniando-o! Vocês são os verdadeiros pecadores de Da Zhou! Sua Majestade não puniu Sua Excelência Xue porque…”
“Foda-se suas bolas seu filho da puta!”
“Por que vocês são tão insuportavelmente vulgares?!”
Mesas e cadeiras foram jogadas em desordem enquanto os estudantes trocavam golpes uns com os outros. Pincéis e pedras de tintas foram derrubados por todo o chão. Um passo em falso era o suficiente para acabar com tinta da cabeça aos pés. Portas e janelas batiam ruidosamente quando os estudantes esbarravam nelas. Um diretor entrou correndo para acalmar a situação, mas ele nem havia gritado uma palavra quando os repetidos golpes e empurrões dos alunos o empurraram porta afora.
“Chame as Tropas do Comando da Capital”, o diretor levantou a bainha de seu manto e bateu o pé enquanto pedia. Ele estava em tal estado de ansiedade que seu pescoço estava vermelho e ele suava profusamente. “Depressa, chamem as Tropas do Comando da Capital! As pessoas vão ser mortas!”
“Sua Honorável Excelência Xue é o farol de luz cuja glória brilha ao longo dos anais da história; ele é um súdito leal!” Pedaços de papel flutuavam pelo ar. Um aluno subiu na cadeira e na mesa para ficar em um ponto alto, onde apontou ao seu redor. “Vocês perseguem súditos leais com base em um absurdo infundado. O Estado e a sociedade serão arruinados nas mãos de vocês vis…” Ele ainda não tinha terminado sua frase quando uma pedra de tinta lançada contra ele atingiu sua cabeça.
“É verdade que Xue Xiuyi conspirou com os eunucos para roubar e vender tesouros dos armazéns do palácio.” Os estudantes entusiasmados não podiam mais dizer quem estava ao seu redor em cujo acampamento. “Xue Xiuzhuo também é um rato!”
A mesa virou com um baque e o estudante perdeu o equilíbrio e caiu no chão. Antes que ele pudesse se levantar, ele foi pisoteado pela multidão de estudantes.
“Não machuque os outros.” Alguns professores dos lados puxaram os estudantes. “Você não deve machucar os outros!”
“O que está acontecendo aqui…” O professor deu um tapa em sua coxa, as lágrimas escorrendo pelo rosto envelhecido. “Pare com isso agora!”
◈ ◈ ◈
O tilintar da cítara permanecia no ar num loop interminável. Yao Wenyu tocou muito devagar. O fio vermelho em seu pulso balançou na abertura de suas mangas. Ele dedilhou as cordas até seus dedos ficarem vermelhos.
Qiao Tianya pressionou as cordas da cítara e disse: “Você perdeu uma parte.”
Sem esperar que Yao Wenyu perguntasse, ele dedilhou algumas cordas ao lado da mão de Yao Wenyu. Yao Wenyu, no entanto, ainda não conseguia se lembrar, então Qiao Tianya pegou a mão de Yao Wenyu e o levou a manobrar as cordas.
Yao Wenyu levantou os olhos para olhar para ele. “Você já ensinou outras pessoas assim antes?” Ele perguntou.
A palma da mão de Qiao Tianya estava escaldante, embora quando ele sorriu, ainda fosse tão despreocupado e sem restrições. Ele lançou um olhar para Yao Wenyu e respondeu: “Sim. Muitos deles.”
“E ninguém nunca te disse,” disse Yao Wenyu, “que você está segurando muito forte?”
“Talvez alguém tenha feito”, disse Qiao Tianya, “mas eu não me lembro.”
“Você esquece rápido.” As costas da mão de Yao Wenyu gradualmente ficaram quentes. “É um bom hábito de se ter.”
Qiao Tianya olhou para Yao Wenyu. Nessa breve troca de olhares, ele de repente estendeu a mão sobre a mesinha e beijou Yao Wenyu nos lábios. As folhas no pátio farfalhavam quando caíram e pousaram nas costas de Qiao Tianya. Ele levantou a mão para segurar o queixo de Yao Wenyu no lugar.
O gosto do remédio era amargo, assim como Yao Wenyu.
Essa amargura brotou de seus lábios e línguas e se dissolveu em seu peito, tornando-se uma dor lancinante. Qiao Tianya achou doloroso e pensou o mesmo para Yao Wenyu. Enquanto eles se beijavam, ele acariciou as bochechas de Yao Wenyu, como se nunca tivesse tocado Yao Wenyu de tal maneira antes e quisesse compensar isso agora.
“Você tem algo a me dizer?” Qiao Tianya parou e tocou a ponta do nariz com a de Yao Wenyu.
“Você está mentindo.” O rosto pálido de Yao Wenyu abriu um sorriso. “Sou seu primeiro aluno.”
Qiao Tianya sorriu também.
“Qiao Tianya.” Yao Wenyu levantou os dedos para tocar os olhos de Qiao Tianya. “Não busque grandes méritos na vida, mas uma vida segura e tranquila, abençoada com honra, prosperidade e felicidade. Desejo-lhe uma vida de muito sucesso[17] e longevidade.”
A expressão de Qiao Tianya permaneceu inalterada, mas as bordas de seus olhos ficaram vermelhas. “Por que você não me deseja sorte em encontrar um bom par e ser abençoado com uma família cheia de filhos e netos?”
Yao Wenyu não queria dizer.
“Você também está mentindo”, disse Qiao Tianya. “Você já sabia tocar essa música.”
“Yuanzhuo manteve seu encontro de primavera com você nesta vida.” Yao Wenyu retraiu sua mão. “Não tenho mais arrependimentos.”
O vento passou por eles, fazendo com que suas mangas e mantos esvoaçassem.
Eles estavam claramente tão próximos e, no entanto, estavam tão distantes.
⊱───────⊰✯⊱───────⊰
Flor: Esse capitulo teve de tudo um pouco… parecia uma novela mexicana…
Estou muito sensível por Yao Wenyu e Songyue <3
⊱───────⊰✯⊱───────⊰
Notas:
[1] 天理 “Lei/Princípios do Céu”, ou seja, a ética feudal proposta pelos confucionistas na Dinastia Song
[2] 任贤必治,任不贤必乱 (linha original 任贤必治,任不肖必乱) de “Eventos históricos recontados como um espelho para o governo” 《资治通鉴》 compilado por Sima Guang.
[3] 明者,销祸于未萌 de “Eventos históricos recontados como um espelho para o governo” 《资治通鉴》 compilado por Sima Guang.
[4] 穷则思变 literalmente, a pessoa começará a pensar em mudanças quando estiver em extrema pobreza (ou quando atingir o fundo do poço ou estiver no fim de seus recursos).
[5] Baseado em “君王死社稷” o soberano morre pelo estado de “Os Livros dos Ritos” 《礼记》
[6] 物不极则不反,恶不极则不亡 de “Eventos históricos recontados como um espelho para o governo” 《资治通鉴》 compilado por Sima Guang.
[7] 一春秋 também se refere a um ano
[8] 招文袋 uma pequena bolsa pendurada na cintura para guardar documentos ou dinheiro.
[9] Os dois primeiros caracteres para “lua sobre pinheiros” (松月, literalmente lua de pinheiro) são os mesmos caracteres para o nome de Qiao Tianya, Songyue.
[10] Os dois primeiros caracteres para “vento e primavera” (风泉, literalmente primavera do vento) são os mesmos caracteres do nome do eunuco, Fengquan.
[11] 松月生夜凉,风泉满清听 “Pernoite na Montanha do Mestre Lodge Quando Ding, O Mais Velho (Ding Feng) Falhou ao Chegar”《宿业师山房待丁大不至》por Meng Haoran (孟浩然), um poeta da dinastia Tang.
[12] 长生牌 Tábua da longevidade, uma tábua usada para rezar pelas bênçãos dos benfeitores. (Ao contrário das tábuas ancestrais para rezar aos ancestrais mortos.)
[13] 批红 compilação de um endosso em um memorial; os principais eunucos tinham o direito de anotar observações em vermelho ( pihong 批紅) nos memoriais recebidos, mesmo antes que o imperador os visse.
[14] 老祖宗, lao-zuzong ou ancestral/ancestral velho/sênior também é usado para se referir ao eunuco superior. 小祖宗 xiao-zuzong ou pequeno/ancestral júnior/ancestral também é usado como “pequeno pirralho/diabinho”.
[15] 酷吏 especificamente funcionários que usaram leis severas ou tortura para brutalizar o povo.
[16] Era o Imperador Guangcheng na versão JJWXC, mas editado para o Imperador Yongyi (após o nome de seu reinado) na cópia física chinesa simplificada.
[17] Especificamente para se aposentar depois de alcançar o sucesso.