Qiang Jin Jiu - Novel - Capítulo 267
⊱───────⊰⊹⊱✫⊰⊹⊱───────⊰
Qudu deveria apreciar os crisântemos no nono mês[1], mas como Yongcheng foi atingido por uma seca e a corte imperial ainda devia parte dos salários mensais dos funcionários da capital, todos dentro e fora do palácio cumpriram o decreto de Li Jianting e não organizaram descaradamente um banquete de apreciação do crisântemo.
Fuman havia inicialmente encontrado algumas pessoas para cultivar várias centenas de vasos de crisântemos preciosos em sua própria residência, mas agora ele não se atreveu a enviá-los mais.
Durante o terceiro quarto da hora de yin*, Fuman acordou. Enquanto o jovem eunuco o servia, ele enxaguou a boca e trocou de roupa. Os eunucos tinham que ficar perto de seu mestre para servir o tempo todo, então, naturalmente, eles não podiam ter nenhum odor neles. Seus colares eram todos falsos, então eles podiam trocá-las imediatamente quando ficavam manchados de suor. Suas meias e sapatos eram de veludo com aberturas apertadas que não faziam som ao caminhar.
(n/t: *hora do yin: 3 hrs às 5 hrs am)
Fuman se limpou e se vestiu bem, depois colocou seu token de autoridade na cintura e saiu pela porta. Ele viu que ainda havia estrelas no céu, então ele foi para a sala de serviço perto do Salão Mingli e perguntou a um eunuco que esperava no quarto na noite passada: “Sua Majestade dormiu bem ontem?”
O eunuco estava no meio de tomar café da manhã com chá. Eunucos como eles não se atreveram a comer à vontade durante a vigília noturna, com medo de precisar ir ao banheiro à noite e que seu hálito fedesse, então eles apenas ousavam comer alguns lanches para encher a barriga antes de entrar. O eunuco estava faminto, mas quando ouviu a pergunta de Fuman, ele rapidamente ficou em posição de sentido com as mãos respeitosamente ao lado do corpo e respondeu: “Para responder a Lao-zuzong, ela dormiu decentemente ontem, virando-se quatro vezes. Ao contrário da expectativa, ela não chamou por este humilde escravo.”
Fuman estimou o tempo e calculou que Li Jianting já deveria ter acordado, então ele ficou sob os beirais e esperou ser convocado. Depois de um tempo, ele viu Fengquan saindo. Mesmo assim, Fuman apenas sorriu e acenou com a cabeça como uma espécie de saudação.
Como se ele não percebesse isso, Fengquan curvou-se a ele de acordo com a etiqueta.
“Sua Majestade teve a intenção ontem à noite de convocar o Lao-zuzong para atendê-la.” Curvando-se, Fengquan disse sem pressa para Fuman: “Lao-zuzong, uma bênção dupla está prestes a descer.”
Fuman não conseguia descobrir o que Fengquan tinha na manga. Suas suspeitas foram despertadas e ele não se atreveu a responder sem pensar, então ele apenas deu uma resposta ambígua: “Espero que seja como você diz”.
Dito isso, ele não esperou que Fengquan continuasse antes de levantar a bainha de seu manto e entrar no Salão Mingli.
As cortinas suspensas no quarto tinham acabado de ser fechadas e as janelas ao redor estavam bem abertas. Fuman podia sentir o frio da geada caindo no início da manhã. Com passos pequenos e rápidos, ele caminhou até o espelho de bronze, onde viu que Li Jianting já havia terminado de se vestir e se arrumar. Em circunstâncias normais, ele certamente cantaria louvores neste momento, mas ele foi cauteloso hoje e apenas disse: “Sua Majestade, o café da manhã está pronto.”
Li Jianting usava sua expressão habitual, o enfeite de flor entre as sobrancelhas atraente enquanto segurava o grampo de cabelo dourado. “Apenas uma refeição leve está bem.”
“Este humilde escravo não se atreve a esquecer as instruções de Vossa Majestade e conseguiu especialmente que o Tribunal de Entretenimentos Imperiais escolhesse os pratos simples para fazer.” Fuman curvou-se e fez menção de apoiar Li Jianting. “São apenas mini rolos torcidos cozidos no vapor e tofu de jade sedoso.”
Li Jianting saiu do quarto. Os memoriais em sua mesa foram todos endossados recentemente ontem à noite. Ela olhou novamente para a pilha que havia escolhido especialmente.
“Diga ao Grande Secretário mais tarde”, Li Jianting separou o rolo retorcido, “que o Grande Secretariado pode pular os memoriais prestando reverências; não há necessidade de passá-los para mim. Assim que este You Tan de Liuzhou em Juexi. Ele é tão tediosamente prolixo em seus memoriais, e tudo o que ele continua a jorrar são palavras de lisonja. Que perda de tempo.”
Ao ouvir isso, Fuman, que estava servindo Li Jianting enquanto ela fazia sua refeição, disse com um sorriso: “Este humilde escravo também ouviu falar deste Excelência You. Ouvi dizer que é assim que seus memoriais são. Até mesmo o Sênior Hai do Secretariado não suportava lê-los no passado.”
Li Jianting não respondeu. Ela terminou seu café da manhã e correu para participar da sessão do tribunal matinal.
O tópico do avanço de Libei para o leste foi abordado durante a sessão do tribunal matinal. Os batedores em Dancheng relataram o aumento de tropas no campo de exercícios militares de Beiyuan. No entanto, antes que o Ministério da Guerra terminasse de apresentar seu relatório militar, o Ministério do Pessoal começou a brigar com o Ministério da Receita, querendo que o Ministério da Receita se apressasse e pagasse os salários mensais atrasados. O Ministério da Receita estava perdendo o juízo; eles não tinham dinheiro e não podiam levar a questão a Li Jianting. Tudo o que podiam fazer era suportar as repreensões em silêncio. No meio da repreensão, um censor imperial do Gabinete Chefe de Vigilância impugnou os funcionários locais por abandono do dever em sua negligência em administrar a ordem pública – o novo prefeito da província de Huaizhou não havia assumido o cargo por meio mês e um motim já havia eclodido em Huaizhou.
“Os salários mensais foram reduzidos para fornecer alívio de ajuda a Yongcheng”, disse o funcionário do Ministério da Receita. “Em tempos de crise nacional, devemos trabalhar como um só para um propósito comum. Seus salários mensais não foram emitidos, mas o mesmo pode ser dito para o resto de nós do Ministério da Receita. Todos nós estamos morrendo de fome. Como você pode simplesmente nos repreender?!”
“Vocês têm auditado as contas e verificado Dancheng e Wucheng. As propriedades dos Clãs Pan e Han foram seladas para confisco, e com o Clã Fei de Chuancheng assumindo a liderança, o resto das cidades restantes estão compensando os impostos de campo.” O funcionário do Ministério do Pessoal retrucou: “Seguindo o orçamento no início do ano, há o suficiente para pagar os salários mensais neste momento. Então, onde está o dinheiro? Para onde foi todo o dinheiro? Você tem que nos dar uma explicação!”
“Primeiro temos o falecimento de Sua Majestade, a Imperatriz Viúva, seguido pela ascensão de Sua Majestade, a Imperadora, então pergunte ao Ministério dos Ritos, para onde foi o dinheiro? Todos eles foram usados exatamente onde são necessários! Há também a reforma do Templo Imperial Ancestral e a reconstrução do distrito residencial. O Ministério das Obras…”
“Atenha-se ao tema dos salários mensais”, intrometeu-se bruscamente o funcionário do Ministério das Obras. “Por que divagar?”
“Somos homens íntegros que não temem fofocas. As contas que investigamos foram todas revisadas pelo Ministério da Justiça e pelo Tribunal de Revisão Judicial, depois auditadas pelo Grande Secretariado e relatadas a Sua Majestade. Não escondemos nada.” Liang Cuishan curvou-se para Li Jianting. “Sua Majestade, as contas do Ministério da Receita são todas submetidas ao Grande Secretariado todos os meses, com memorandos emitidos pelo Grande Secretário e endosso de Sua Majestade. Todo processo segue estritamente o livro e é realizado em estrita conformidade com as regras…”
“Segue estritamente o livro? Excelência Chongshen, duvido que seja esse o caso.” O censor imperial do Gabinete Chefe de Vigilância levantou as mãos para prestar suas reverências. “Sua Majestade, este humilde sujeito está prestes a acusar Xue Xiuyi, ex-Ministro da Receita, por aceitar subornos!”
Este único grito trouxe um silêncio solene a todo o salão. Os poucos grupos de pessoas que começaram a discutir viraram a cabeça.
Xue Xiuzhuo ficou em silêncio entre a multidão de ministros, seus olhos nem mesmo se contraindo uma vez.
Li Jianting lançou um olhar para Xue Xiuzhuo. Após uma pausa momentânea, ela disse: “Xue Xiuyi não é agora o guardião dos armazéns do palácio?”
“Para responder a Vossa Majestade, isso está correto. Essa pessoa está atrapalhando seu trabalho desde que estava no Ministério da Receita. Ele caluniou a corte imperial repetidamente e nunca recebeu pesadas responsabilidades.” O censor imperial levantou a bainha de seu manto e se ajoelhou antes de continuar: “Isto é, até alguns meses atrás, quando Xue Xiuyi conspirou com os comerciantes e aproveitou a anistia geral concedida por Vossa Majestade para subornar os eunucos do palácio e obter o posto de guardião dos armazéns do palácio.”
A borboleta dourada na têmpora de Li Jianting balançou levemente enquanto ela se endireitava em seu trono.
“Xue Xiuyi descaradamente fez fortuna nesta posição e ganhou três pátios na Rua Donglong. Essa pessoa é sem vergonha. Ele até colaborou com os eunucos do palácio para falsificar contas e revender os tesouros que roubou dos armazéns do palácio por um total de 200 mil taéis!”
Um clamor irrompeu instantaneamente no salão. O alívio de ajuda de Yongcheng foi de apenas 100 mil taéis, e o caso de suborno de Xiao Chiye que envolveu a seda de Quancheng durante o reinado de Xiande foi de apenas 8 mil taéis. Quem poderia esperar que Xue Xiuyi desviasse 200 mil taéis em menos de três meses depois de assumir o cargo?!
“R-rato[2]…” Os funcionários de longa data do Grande Secretariado se sentiram tontos.
A expressão de Li Jianting ficou cada vez mais sombria. Os tesouros que Xue Xiuyi revendeu renderam 200 mil taéis, mas ele fez Fuman relatar 80 mil taéis para ela, o que significava que eles haviam se apropriado indevidamente de todos os 120 mil taéis restantes.
“Este humilde sujeito também quer acusar o vice-ministro do Tribunal de Revisão Judicial, Xue Xiuzhuo!” O censor imperial mudou de alvo e apontou diretamente para Xue Xiuzhuo. “Xue Xiuzhuo abusa de seu poder e explora cargos públicos para ganhos privados! Ele é de alto escalão, mas não reflete sobre si mesmo. Ele está nas boas graças de Vossa Majestade e, no entanto, não entende o coração de Vossa Majestade. Ele deixa um rato entrar nos armazéns e age em conluio com Xue Xiuyi. Ele é verdadeiramente abominável, repreensível e condenável!”
“A audácia!” Li Jianting gritou de repente.
Todos no salão caíram de joelhos. Era tão silencioso que dava para ouvir um alfinete cair.
Li Jianting levantou-se e virou-se para o lado diante do trono, dizendo enquanto apontava para o censor imperial: “Como censor imperial responsável pela importante tarefa de supervisionar e acusar os vários funcionários, você deve verificar os fatos! Você está ciente de que tem domínio sobre a narrativa apresentada à corte imperial, mas usa isso como desculpa para discriminar aqueles que têm opiniões divergentes de você. Se você me perguntar, você é o abominável!”
A posição de um censor imperial não era alta, mas ele era uma força de dissuasão de cima a baixo. Mesmo o Imperador Guangcheng não se atreveu a repreender os censores imperiais da época; era uma via de mão única onde apenas os censores imperiais poderiam repreendê-lo, e não o contrário. Exceto por aquele bastardo Li Jianheng durante o reinado de Tianchen que, para estabilizar a situação durante o caso de suborno, perdeu a paciência com Fu Linye. Fora isso, nunca houve um Imperador em Da Zhou que ousasse ofender os censores imperiais na corte imperial.
Com certeza, o censor imperial disse imediatamente: “Este humilde sujeito tem evidências conclusivas, mas Vossa Majestade insiste em ficar do lado do ministro do crime. Isso não é uma falha em distinguir entre o certo e o errado, o bem e o mal -”
“Xue Xiuzhuo é o Preceptor Imperial!” Li Jianting disse friamente. “Como posso permitir que você traga tais falsas acusações contra meu professor?!”
O coração de Kong Qiu afundou. Enquanto ele se prostrava, ele trocou um olhar com Cen Yu.
“Xue Xiuyi recebeu subornos e perverteu a justiça. Agora estou mandando o Ministério da Justiça investigar. Você deve chegar ao fundo da questão o mais rápido possível. Quanto a Xue Xiuzhuo,” Li Jianting saiu com um movimento de sua manga, “É tudo um monte de merda!”
“Sua Majestade,” o censor imperial disse tristemente, “o Clã Xue, se não for eliminado, irá se tornar uma facção! Ele, Xue Xiuzhuo, é claramente o próximo Hua Siqian…”
Xue Xiuzhuo estava prostrado no chão com a cabeça abaixada, nunca dizendo uma palavra.
◈ ◈ ◈
À medida que a noite se aproximava, começou a chover em Qudu também.
Fengquan esperou do lado de fora do Salão Mingli e ouviu vagamente Kong Qiu no meio de uma repreensão.
“Xue Xiuzhuo pode ser o professor de Vossa Majestade, mas está implicado no caso de suborno de Xue Xiuyi. De acordo com a lei, ele também deve ser suspenso enquanto aguarda investigação”, disse Kong Qiu. “Vossa Majestade repreendeu o censor imperial na corte imperial hoje, o que vai contra os preceitos do falecido Taizong[3]. Isso realmente não deveria ter acontecido.”
Li Jianting permaneceu em silêncio após encerrar a sessão do tribunal. Não importa o quanto Kong Qiu falasse com urgência, ela não respondeu. Kong Qiu se levantou e se curvou. Vendo que Li Jianting não queria responder, ele se endireitou e se curvou novamente.
“Eu já decidi”, disse Li Jianting. “O Grande Secretário não precisa mais me persuadir. Fengquan, ajude o Grande Secretário a sair!”
A garoa em Qudu continuou ininterrupta. Fengquan apoiou Kong Qiu pelo braço e pessoalmente ergueu o guarda-chuva para ele. Kong Qiu saiu do Salão Mingli. O vento forte agitou várias folhas caídas. Ele transformou todas as suas exortações em um único suspiro e gentilmente empurrou Fengquan para o lado. Sem querer o guarda-chuva, ele entrou na chuva sozinho. Fengquan levantou rapidamente a bainha de seu manto e o perseguiu, segurando o guarda-chuva no alto enquanto enviava Kong Qiu para fora.
Ao ouvir o vento, Fuman, que estava do outro lado, correu para o Salão Mingli, onde se ajoelhou antes mesmo de passar pela porta. No instante em que se ajoelhou, enxugou as lágrimas com as mangas. Ele queria gritar injustiça através da tela suspensa, mas nem havia aberto a boca quando uma xícara de chá veio repentinamente em sua direção do interior e se espatifou no chão diante dele.
“Você anseia por fama e posição, e conspirou com um funcionário da corte imperial para se apropriar indevidamente de tesouros do palácio.” Li Jianting repreendeu através da cortina. “Homens, arrastem esse idiota enganador para fora!”
Fuman ouviu os detalhes da disputa durante a sessão do tribunal matinal de seu informante na sala de plantão. Ele endureceu o coração e se ajoelhou sobre aquelas peças de porcelana quebradas. Com as mãos no chão, ele se prostrou apressadamente: “Sua Majestade! Vossa Majestade, por favor, ouça este humilde escravo. Que Xue Xiuyi foi transferido por recomendação das excelências do Ministério de Pessoal. O que isso tem a ver com pessoas humildes como este, este humilde escravo? Oh, Sua Majestade,” ele gritou miseravelmente, “o que eu fiz para merecer tamanha injustiça?!”
Li Jianting brandiu as mangas e não disse nada, parecendo que ainda estava furiosa.
Fuman então se curvou com baques altos enquanto gritava: “A vida humilde deste humilde escravo não é nada para lamentar. Vossa Majestade pode simplesmente ir em frente e me punir. No entanto, os senhores da corte imperial são todos homens bem versados nos clássicos. Como eles podem pisotear este humilde escravo assim?!”
Fuman já tinha alguém para limpar as coisas que Xue Xiuyi havia prestado homenagem a ele. Ele geralmente era cauteloso, então ele não enviava todas as coisas boas para o palácio; em vez disso, ele os tinha escondido em sua residência em Qudu, com seus afilhados cuidando deles. Agora que isso havia acontecido, o Ministério da Justiça definitivamente iria investigar o caso e investigá-lo; assim, ele imediatamente mandou alguém passar a gorjeta quando ele ainda estava lá na sala de plantão.
Ao ouvir os gritos miseráveis de Fuman, Li Jianting parecia que seu senso de compaixão havia realmente sido evocado.
Fuman aproveitou a oportunidade e estava prestes a recriminar o Chefe do Gabinete de Vigilância por buscar crédito para si sob o pretexto de protestar quando viu Fengquan voltando correndo.
Fengquan ficou sob os beirais e manteve o guarda-chuva afastado. Como se não visse Fuman defendendo seu caso, ele relatou a Li Jianting, que estava dentro da câmara: “Sua Majestade, durante o caminho, este humilde escravo viu vários eunucos juniores correndo com flores nos braços. Foi só depois de questioná-los que descobri que eles estavam entregando aquelas flores no Salão Mingli.”
Fuman achou esses poucos eunucos familiares. Cada um deles carregava crisântemos caros nas mãos. Ele então olhou novamente para Fengquan, que estava de pé com a cabeça erguida, e de repente sentiu um mau pressentimento.
Li Jianting levantou a tela suspensa e saiu. Com as sobrancelhas franzidas, ela perguntou: “Já dei as instruções para não perder tempo e energia plantando esses crisântemos. Quem foi que os enviou como tributo? A sala de plantão também nunca os relatou.”
Os eunucos se ajoelharam e se prostraram: “Para responder a Vossa Majestade, Fu-gonggong foi quem deu as instruções.”
Fuman estava queimando de ansiedade quando refutou: “Como você se atreve a falar bobagens com a Filha do Céu aqui! É a minha vez de estar de plantão hoje, então quando eu já te instrui a fazer tal coisa?”
O palácio ainda devia aos ministros da corte externa seus salários mensais. Li Jianting manteve a ordem que emitiu quando Yongcheng foi atingido por uma seca. O palácio ainda seguia uma política de frugalidade e havia sinais de acabar com a costumeira necessidade de extravagância. Além do mais, Fuman estava atualmente envolvido no furto dos armazéns do palácio, e isso foi bem quando ele temia se envolver em problemas. Ao defender lamentavelmente seu caso aqui, ele pretendia abandonar Xue Xiuyi e torná-lo o bode expiatório. Ele queria fazer um grande problema de como ele mesmo não comia iguarias e, em vez disso, consumia soja todos os dias, mas não esperava a mudança repentina dos acontecimentos e se viu em uma situação ainda mais difícil.
“Traidor castrado, cale a boca!” A expressão de Li Jianting ficou cada vez mais sombria quando ela disse ao eunuco com uma voz gelada: “Diga-me a verdade.”
O eunuco respondeu aterrorizado: “Ontem à noite, Fu-gonggong enviou alguém para passar instruções a este humilde escravo. Ele disse que os crisântemos de sua mansão foram enviados para o palácio junto com os comprados pela Corte de Entretenimentos Imperiais. Essas flores, sendo valiosas, devem ser todas bem cuidadas. Uma vez que Vossa Majestade saia da sessão do tribunal hoje, devemos enviá-los ao Salão Mingli para aliviar o tédio de Vossa Majestade -”
Os membros de Fuman estavam gelados. Em um piscar de olhos, ele disparou: “Como você se atreve a me incriminar sem provas! Já que você diz que fui eu quem mandou alguém, onde está o bilhete? Onde está o token de autoridade?”
O eunuco levantou o braço para enxugar a chuva. O berro de interrupção de Fuman deu-lhe tanto medo que ele quase caiu paralisado no chão. “… A pessoa que veio parecia familiar; ele é o afilhado de Lao-zuzong. Como este humilde escravo ousaria exigir o token?”
Fuman apertou o pedaço de porcelana, que se cravou em sua palma e a transformou em uma massa mutilada de carne e sangue. No momento em que Fuman ouviu que o eunuco não tinha um token de autoridade, ele respondeu imediatamente: “Então é realmente um monte de besteira! Servi à nobreza no palácio por quase vinte anos e, embora possa ser estúpido, conheço as regras. Ninguém cumpre seus deveres e recados sem um token. Vossa Majestade, Vossa Majestade!” Ele ergueu seu próprio token de autoridade e se arrastou para a frente de joelhos, olhando para Li Jianting enquanto seus gritos ficavam cada vez mais altos. “Mesmo que este humilde escravo morra hoje, tem que ser uma morte justificada!”
“Sua Majestade, este humilde escravo também acha este assunto estranho.” Fengquan levantou a bainha de seu manto para se ajoelhar diante de Li Jianting. “Fu-gonggong dirige os assuntos dentro do palácio e é o braço direito de confiança de Vossa Majestade. Não seria absolutamente adequado deixá-lo ser incriminado com acusações falsas. Temos que primeiro averiguar a verdade.” Ele olhou para Fuman, “Por que não convocamos aquele ‘afilhado’ que transmitiu a ordem do gonggong perante Vossa Majestade para que Vossa Majestade possa ver o que realmente está acontecendo?”
Fuman decifrou o escárnio naquele rosto delicado e bonito. Sem esperar que Fuman respondesse, Li Jianting ordenou aos guardas: “Vão. Encontre e traga o filho do lao-zuzong.”
Ela enfatizou as palavras “lao-zuzong” tão fortemente que gelou Fuman até os ossos.
Dentro de alguns momentos, os guardas trouxeram o homem para a frente do salão. A água da chuva lavou os degraus. Este afilhado abaixou a cabeça e prostrou-se no chão na chuva, tremendo por inteiro.
Incapaz de ter uma visão clara, Li Jianting disse: “Levante a cabeça.”
Ele soltou um gemido e se agarrou ao chão, balançando a cabeça freneticamente como se tivesse levado um susto. Os guardas ao lado o pressionaram pelos ombros e levantaram sua cabeça.
Li Jianting não o reconheceu, mas o eunuco júnior na chuva disse: “É ele, Sua Majestade. É Yingxi-gonggong!”
“Yingxi, o eunuco supervisor do exército durante o reinado de Tianchen.” Fengquan lembrou silenciosamente Li Jianting. “O Príncipe de Donglie o manteve sob custódia e o trouxe para a capital. Ele está preso há muito tempo na prisão do Ministério da Justiça.”
Fuman olhou para Yingxi, atordoado. Quando os guardas se aproximaram dele, ele caiu em si e gritou: “Este humilde escravo foi injustiçado… Vossa Majestade… esta pessoa definitivamente não é…”
Esfolando-se contra o chão, Yingxi começou a chorar. Ele se agarrou ao chão, sufocando e chorando: “Lao-zuzong, Lao-zuzong, salve-me, salve este seu filho!”
Li Jianting puxou a bainha da saia que Fuman tocou e olhou para ele. “Como você é capaz. Você pode até libertar um eunuco que o Ministério da Justiça condenou. Como esperado do ‘Lao-zuzong’, milhares de pessoas procuram apoio.”
Um calafrio se espalhou por todo o corpo de Fuman. Ele sabia que a morte era certa desta vez. “Vossa Majestade,” ele murmurou, “por favor, mostre misericórdia por conta dos velhos laços…”
“Você e eu somos apenas mestre e servo no palácio”, disse Li Jianting, “então onde estão os velhos laços para falar? Eu lhe mostrei um grande favor, mas você não sabe sentir gratidão. Você cometeu um erro tão grave que estou justificada em matá-lo.”
Enquanto os guardas arrastavam Fuman, a gola redonda de Fuman o sufocou pelo pescoço. Em pânico, ele chutou com as pernas e lutou. “Sua Majestade! Sua Majestade -”
Fengquan sinalizou para os guardas com os olhos, que prontamente amordaçaram Fuman e o arrastaram para fora o mais rápido que puderam.
◈ ◈ ◈
“Não funcionou?” Shen Zechuan olhou para trás e olhou para Fei Sheng.
Fei Sheng assentiu. “Alegadamente, a Imperadora repreendeu o censor imperial com raiva na corte imperial, causando tal agitação que se tornou o assunto da cidade. Mestre, ela não recompensou Jiang Qingshan antes por uma questão de se colocar contra Xue Xiuzhuo? Esta é uma excelente oportunidade, então como professor e aluno voltaram a se dar tão bem?”
Shen Zechuan olhou de soslaio para o espelho brilhante. O brinco de jade em sua orelha direita era escuro e obscuro. Ele contemplou por um momento. “Eu subestimei a Imperadora.”
Yao Wenyu observou sob os beirais enquanto as gotas de chuva pingavam. De repente, ele brandiu o braço e varreu todas as peças do tabuleiro de xadrez. As peças pretas e brancas instantaneamente espirraram na chuva, onde ondulações logo as cobriram. Sentindo o gosto metálico de sangue em sua garganta, ele tossiu algumas vezes. “A árvore que fica acima da floresta será derrubada pelo vento; o solo que se projeta para fora da margem do rio será levado pelas corredeiras[4]. Pelo que a Imperadora disse na corte imperial, ela pretendia usar e depor Xue Xiuzhuo.”
⊱───────⊰✯⊱───────⊰
Notas:
[1] Os crisântemos, que simbolizam a longevidade, florescem por volta do nono mês lunar, também chamado de “mês do crisântemo”. Também é costume realizar sessões de apreciação de crisântemos durante o Festival Nono Duplo (Chongyforeang). O crisântemo também é um dos Quatro Cavalheiros (juntamente com a ameixa, a orquídea e o bambu) na arte chinesa, que os compara ao confucionista junzi, ou “cavalheiros”.
[2] 硕鼠 um grande rato; uma metáfora para um funcionário ganancioso que cobra e arrecada dinheiro.
[3] 太宗 taizong, nome póstumo dado ao segundo Imperador de uma dinastia
[4] 木秀于林,风必催之;堆出于岸,流必湍之 de “Fortuna e Destino” 《运命论》 de Li Kang (李康), ou seja, uma pessoa que se destaca demais incorrerá em ciúmes e estará facilmente sujeita a ataques e calúnias.