Qiang Jin Jiu - Novel - Capítulo 260
⊱───────⊰⊹⊱✫⊰⊹⊱───────⊰
“Recompense-o.” As engrenagens na mente de Li Jianting giraram quando ela fechou o memorial. “O Marquês de Helian fez contribuições significativas no cultivo de grãos. Eu[1] devo recompensá-lo generosamente.”
Kong Qiu prostrou-se no chão, acenou com aprovação para si mesmo e falou em tom respeitoso. “Sua Majestade é sábia.”
Não importa a situação, os grãos de ajuda não puderam ser recuperados. Se Li Jianting recompensar o Marquês de Helian generosamente agora, os rumores seriam desacreditados por conta própria. Já que Shen Zechuan pretendia travar uma guerra de benevolência e retidão com ela, ela estava pronta para isso.
“Han Cheng monopolizou o poder e enganou seu mestre, e até abrigou a intenção de usurpar o trono. Seus crimes são repreensíveis e hediondos demais para serem perdoados”, disse Li Jianting, “para garantir minha segurança, a Comandante-Chefe Qi capturou aquele traidor Han em meu lugar; é de fato uma conquista meritória. Além disso, ela voltou com uma vitória retumbante após mobilizar tropas contra a Tribo Qingshu. Seja por motivos pessoais ou oficiais, devo conceder-lhe um título.”
“A Comandante-Chefe Qi teve seu quinhão de sofrer o frio intenso e o empobrecimento por estar estacionada no Comando Bianjun”, disse Kong Qiu. “Desde o reinado de Xiande, ela ganhou méritos louváveis por enviar tropas para resgatar o Imperador. Como Vossa Majestade pretende conferir um título a Comandante-Chefe Qi?”
“Ouvi dizer que a Comandante-Chefe Qi tem a reputação de ser conhecida como ‘Vento Guiando as Planícies Ardentes”, Li Jianting ergueu o pincel e escreveu dois caracteres perfeitos no papel. “Por que não conceder a Comandante-Chefe Qi o título de ‘Príncipe de Donglie’?”
Kong Qiu imediatamente levantou a cabeça e respondeu surpreso: “Isso é…”
“Qi Zhuyin saiu três vezes de Qidong para resgatar o Imperador, queimou os treze acampamentos de Biansha com a ajuda do vento e penetrou profundamente no território inimigo sozinha para salvar seu pai. Desde que ela assumiu o cargo de Comandante-Chefe das Tropas dos Cinco Comandos de Qidong, o comando e as passagens gêmeas são impenetráveis. Do reinado de Xiande a Tianchen, nem um único soldado de Biansha conseguiu invadir o território de nosso Qidong.” Li Jianting ergueu os olhos. “Então, por que não posso conceder o título de príncipe a uma general tão leal, firme e valente?”
“Mas a Comandante-Chefe Qi é uma mulher”, respondeu Kong Qiu. “Já é uma quebra de protocolo ela poder pisar no Terraço Yulong para se apresentar perante o Imperador e receber sua concessão. Se ela recebesse o título de príncipe[2], sem dúvida haveria protestos públicos. Vossa Majestade, por favor, pense três vezes!”
Li Jianting olhou para Kong Qiu e disse: “O Grande Secretário uma vez me ensinou*[3] durante as aulas que ‘o soberano e seus ministros devem permanecer juntos em tempos de turbulência e paz[4]’. Devo aceitar as admoestações por lealdade com graciosidade e tratar os valentes e os virtuosos com magnanimidade. Qi Zhuyin agora não só é capaz de ficar de guarda em todos os cantos em meu nome, mas também para capturar e matar traidores rebeldes para mim. Ela me trata com a maior sinceridade e lealdade, mas ainda vou insistir na distinção entre homens e mulheres. Isso não fará com que os corações de todos os heróis e talentos do mundo se tornem frios com a desilusão?” Ela se levantou e deu um passo à frente para ajudar Kong Qiu a se levantar, dizendo com sinceridade: “Professor, ela é uma mulher, mas está disposta a vestir uma armadura militar para matar os inimigos. Tire sua sinceridade sincera em se dedicar ao serviço de seu país, e tudo o que resta é sua retidão em ser leal a seu soberano. Além do mais, eu também sou uma mulher. O Mestre me ensina* tudo o que eu* tenho que saber sem reservas, e até mesmo me ajuda* a governar o estado. A chamada distinção entre homens e mulheres é realmente tão importante assim?”
Li Jianting trocou do “eu” imperial usado exclusivamente pelo Imperador para o “eu” comum usado por todos, mas Kong Qiu não conseguiu mudar de “Grande Secretário” para “Mestre”. Além de suas palavras sinceras, a nova Imperadora queria conferir um título a Qi Zhuyin também porque Zhongbo e Libei tinham exércitos poderosos e bem treinados. Contar apenas com as Oito Grandes Divisões de Treinamento para defender os portões da cidade de Qudu era como jogar um ovo contra uma rocha. Apenas Qi Zhuyin – uma Qi Zhuyin que mantinha em suas mãos os 300 mil soldados de Qidong – poderia enfrentar os rebeldes.
“A concessão de um título de Vossa Majestade por decreto imperial já é generosa para Qidong, mas esta posição nobre é realmente muito alta.” Não é que Kong Qiu não entendesse a situação; pelo contrário, ele entendia muito bem. Uma vez que Qi Zhuyin fosse nomeada príncipe, não haveria mais nenhum outro poder militar no atual Da Zhou que pudesse atuar como um contrapeso contra Qidong. A ascensão e queda de toda a dinastia viria a depender dessas 300 mil forças de Qi Zhuyin. Se eles obtivessem uma vitória, que outros títulos poderiam conferir a Qi Zhuyin no futuro? Ela já havia alcançado a mesma posição que Xiao Fangxu. Não só não haveria mais nada para conferir a ela, como também não havia mais um Libei que pudesse mutuamente mantê-la sob controle.
Li Jianting também entendeu isso, mas Qi Zhuyin estava em boas relações com o Clã Xiao de Libei, e esta era a única coisa que ela tinha deixado em suas mãos para dar a Qi Zhuyin.
◈ ◈ ◈
“Lá está uma espada afiada na língua, que mata sem derramar uma gota de sangue[5].” Yao Wenyu segurou a tesoura na mão e fez um péssimo trabalho de podar o vaso de plantas em seu colo. “Uma vez que os rumores começam a se espalhar, é difícil erradicá-los completamente. A nova Imperadora é forçada pela atual situação política a recompensar generosamente o Marquês de Helian. Sua intenção de matar o Marquês de Helian já está gravada em pedra.”
“Parece-me que a nova Imperadora não age como Xue Xiuzhuo nem como Kong Qiu ao lidar com os assuntos.” Shen Zechuan se abaixou para pegar o galho quebrado que havia caído no chão. “Ela tem sua própria mente.”
“Ela acabou de ascender ao trono e já viu o mundo”, disse Yao Wenyu. “Como ela ainda estaria disposta a permanecer uma peça de xadrez? Ela já está apostando tudo ao conferir a Comandante-Chefe Qi como a ‘Príncipe de Donglie’. Embora Vossa Senhoria tenha ganhado um pouco de vantagem ao fornecer ajuda humanitária à cidade de Yongcheng, isso também colocou You Tan em uma posição perigosa. Se o Marquês de Helian confessasse sobre ele sob tortura pesada, então nosso homem de dentro da Província de Liuzhou seria perdido.”
“O novo futuro porto de Liuzhou terá mercadorias circulando por todo o território.” Shen Zechuan jogou o galho quebrado na lagoa no pátio. “O tratamento das tarifas tem uma influência significativa em muitos assuntos. You Tan não é um bom candidato para isso. Diga a ele para prestar mais atenção, pois Xue Xiuzhuo está determinado a investigar as contas. Afinal, ele tem uma pilha de dívidas incobráveis em casa. Temo que ele seja impotente demais para se defender sozinho quando chegar a hora.”
You Tan era um ganancioso. Ele era conveniente de usar, mas não conveniente de manter por perto. A conexão mais acessível que Shen Zechuan tinha em Juexi eram os contatos do Clã Xi, mas ele ainda escolheu You Tan para fazer negócios com o Marquês de Helian.
Esta era a ideia de seu senhor e mestre, então Yao Wenyu não pôde discuti-la em profundidade. Mesmo que ele visse através dele, ele não poderia expô-lo. O vaso de plantas em seu colo ficou cada vez mais vazio. Yuanzhuo disse: “Parece que Xue, o Mais Velho, já conseguiu o que queria com a última atualização de Ge Qingqing.”
“De fato, uma grande posição nos armazéns do palácio de Qudu, gerenciando a entrada e saída de suprimentos na capital. Enquanto ele estiver pensando em subornar, ele será capaz de encher os bolsos. Xue, o mais velho, tem sido o jovem mestre rico de um clã nobre por toda a sua vida, então como ele poderia se tornar repentinamente um oficial insignificante e desempregado? Xue Xiuzhuo tem sido particularmente cuidadoso quando se trata de promover ou conferir títulos a seus companheiros do Clã Xue. Ele não está disposto a mostrar favoritismo e ajudar o Clã Xue, e isso há muito tempo causa desaprovação e críticas daqueles do mesmo clã.” Falando até este ponto, Shen Zechuan observou Jiran perseguir Xiao Xun enquanto eles brincavam no final do corredor. “Depois de dar uma olhada em você naquele dia, Jiran nunca mais voltou a procurá-lo?”
“Xue Xiuzhuo é minucioso em tudo o que faz. Já que ele quer me matar, ele não terá misericórdia. Mesmo que o Venerável Mestre esteja vivo, não há cura para essas duas pernas e para esse veneno. Jiran é jovem; Vossa Senhoria não precisa tornar as coisas difíceis para ele,” disse Yao Wenyu calmamente. “Não há necessidade de forçar o assunto. Vamos deixar isso à vontade do Céu.”
Xiao Xun caiu no chão e rapidamente se levantou antes de correr com talos de grama sobre ele.
Yao Wenyu soltou a tesoura. Ele não estava particularmente obcecado por isso. Ele continuou: “O Príncipe Hereditário é saudável. Ele não é arrogante nem delicado. Eu posso dizer que ele é naturalmente talentoso e inteligente, e ele se destaca no aprendizado. Com o ensino e a orientação de vários cavalheiros no futuro, ele certamente corresponderá às expectativas.”
Shen Zechuan não disse nada.
Yao Wenyu então sorriu. Ele deu o vaso de plantas para Shen Zechuan. “Vossa Senhoria ainda está hesitando.”
Shen Zechuan levantou a mão esquerda segurando um leque e apontou para o oeste. “O império é uma gaiola.”
Qudu era o lugar mais livre de todos no mundo. Foi também a pior prisão do mundo.
“Mesmo irmãos nascidos dos mesmos pais diferem entre si, assim como os nove filhos de um dragão são diferentes em seus próprios caminhos”, disse Yao Wenyu. “Os lobos de Libei só podem correr nas pastagens? O Príncipe Hereditário é brilhante e inteligente, então por que Vossa Senhoria não pergunta a ele?”
◈ ◈ ◈
Xiao Xun estava cansado de brincar, mas ele ainda manteve seu ânimo, querendo que Shen Zechuan o guiasse de volta pela mão. Ele passou pela lagoa e apontou para a água enquanto dizia a Shen Zechuan: “Segundo Tio, este é um espelho brilhante.”
Ele chamou Xiao Chiye de Segundo Tio, e então Xiao Chiye o ensinou a se dirigir a Shen Zechuan como Segundo Tio também[6].
“Sim,” disse Shen Zechuan, “ao olhar no espelho, você pode endireitar suas roupas[7].”
De frente para a superfície da água, Xiao Xun limpou seu manto.
Tinha que saber que quando Xiao Chiye tinha a mesma idade, ele ainda estava correndo atrás dos potros e ansiando por dormir o dia todo entre a grama. Xiao Xun se parecia com Xiao Jiming em aparência, mas pelo que Xiao Chiye havia divulgado a ele, mesmo que Xiao Jiming não fosse tão propenso a apanhar quanto Xiao Chiye, ele também não era tão quieto quando era tão velho.
“Você veio procurar o senhor hoje para ensiná-lo a ler?” Shen Zechuan perguntou.
Xiao Xun assentiu. “A leitura pode tornar uma pessoa sábia.”
“Há tantos cavalheiros eruditos na residência.” O leque dobrável de Shen Zechuan levantou ligeiramente para apontar para o quarto de Yao Wenyu. “Por que você deve escolher este?”
“O senhor Chengfeng disse que o senhor Yuanzhuo é o mais instruído e experiente.” Xiao Xun parou por um momento, então levantou a cabeça para dizer a Shen Zechuan: “Eu quero o melhor professor.”
Após um momento de silêncio, Shen Zechuan perguntou: “E se não houver Yuanzhuo?”
“O senhor Yuanzhuo disse, que aquele que fica na ponta dos pés não é estável, enquanto aquele que dá passos largos não consegue acompanhar o ritmo[8].” Xiao Xun apontou para si mesmo. “Mesmo que Xun’er queira que o melhor professor do mundo me ensine, Xun’er deve ser capaz de entender também. Não posso alcançar o que está além do meu alcance.”
A maneira como ele falava era sofisticada. Com apenas sete anos de idade, ele já havia superado em muito seus pares. Influenciados por Yao Wenyu, os cavalheiros residentes ocasionalmente se envolviam em discursos filosóficos[9] quando não tinham assuntos governamentais para atender. Xiao Xun não gostava desses discursos, mas ele sempre se sentava ao lado para ouvir se era Xiao Chiye lidando com assuntos militares ou Shen Zechuan discutindo assuntos políticos.
“Você está trabalhando tão arduamente porque quer se tornar o melhor professor?”
Com uma expressão estranha, Xiao Xun balançou a cabeça para Shen Zechuan e disse: “Xun’er não é um professor, mas Xun’er quer professores”. Dizendo isso, ele apontou para Fei Sheng. “Xun’er não é um general, mas Xun’er também quer generais.”
Dos eruditos o sábio acena, em minha armadilha o talentoso caminha[10]! Quer os ministros civis, quer os generais militares, ele queria tudo de “melhor”. Essa era a grande ambição de recrutar todos os virtuosos e talentosos do mundo.
Shen Zechuan apertou a mão de Xiao Xun e não falou mais nada.
◈ ◈ ◈
A nova Imperadora concedeu uma anistia geral a todos no mundo, e o pessoal dos Seis Ministérios foi transferido. No dia da promoção de Xue, o Mais Velho, a guardião dos armazéns do palácio, ele deu um banquete na Rua Donglong e convidou seus parentes distantes e vizinhos para se vingar.
Tendo se embriagado, ele deixou Ge Qingqing apoiá-lo enquanto cambaleava em seu caminho para casa. “A mesa virou. Eu sou um homem de sorte. Além do mais, sou o filho legítimo de descendência direta.” Ele levantou um dedo e disse a Ge Qingqing: “Meu nome de cortesia é ‘Pingjing’. Ping-Jing! O nome de cortesia de Xue Xiuzhuo é ‘Yanqing’. Estender a integridade de quem[11]?” Ele deu um tapinha no próprio peito e disse com um sorriso: “O meu. É meu. Eu sou o irmão mais velho dele. Eu deveria estar de pé *arroto* mais alto do que ele, para começar!”
Ge Qingqing balançou com ele e concordou repetidamente: “Sim, sim, é como meu senhor diz.”
“Senhor,” disse Xue Pingjing em voz alta. “Isso mesmo. Eu sou o senhor! Por que eu tenho que seguir minhas sugestões dele? Ele é um mero filho de uma concubina que se apoderou, tomou minha posição de chefe de família e dividiu a propriedade da família para expulsar todos nós. Ele é realmente a pessoa mais fria e impiedosa.” Ele acenou com a mão, parecendo que não poderia se dignar a falar sobre Xue Xiuzhuo. “Olhe para ele. Ele se tornou um ministro importante na corte imperial, mas não está disposto a nos ajudar financeiramente… É isso, isso é algo que um ser humano faria?”
Ge Qingqing não respondeu.
“Vocês todos têm medo dele.” As baforadas de Xue Pingjing cheiravam a vinho. “O que há de tão assustador nele? Ele é de nascimento humilde, filho de uma concubina! Quando fomos à escola pela última vez, eu sabia que ele não ficaria satisfeito com sua sorte na vida.” Ao tocar em seu ponto dolorido, ele inesperadamente começou a engasgar com soluços: “Eu sou o irmão mais velho dele. Quem é ele para ser mais talentoso do que eu? Ele não faria isso quando aqueles em casa lhe disseram para escrever ensaios para mim… Se ele tivesse feito isso, eu também seria um ministro importante agora.”
Quanto mais Xue Pingjing chorava, mais triste ele ficava. Por fim, ele se apoiou na parede e, com um “blargh”, vomitou.
“Ele disse que mostrei favoritismo à minha concubina… e negligenciei os estudos do meu filho… então ele não permitiria que nós, pai e filho, nos encontrássemos novamente…” Sem prestar atenção à bagunça miserável, Xue Pingjing cobriu o rosto e gritou: “Ele é realmente um sem coração! Mesmo que meu filho se torne um bastardo incorrigivel ignorante e incompetente no futuro, ele ainda é meu filho! Ele arrebatou o filho de outro homem. Ele não serve para ser humano!”
Ge Qingqing disse confortavelmente: “Agora que meu senhor também foi promovido, você poderá trocar palavras com o gonggong no palácio. Naturalmente, haverá oportunidades para você pedir seu filho mais velho de volta.”
Xue Pingjing enxugou as lágrimas e agarrou o braço de Ge Qingqing com força enquanto cuspia com ódio: “Eu o vi subir ao auge de seu poder, e também quero vê-lo cair!”
⊱───────⊰✯⊱───────⊰
Palavras da Autora T97 (Tang Jiuqing):
Fiz a posição de guardião dos armazéns do palácio. (内仓典守) Havia, de fato, uma posição semelhante no Sistema Ming, mas não consigo me lembrar de imediato como é chamado.
⊱───────⊰✯⊱───────⊰
Notas:
[1] A partir daqui, Li Jianting usou “朕” (zhen) para se referir a si mesma (salvo indicação do contrário). É um termo imperial para “eu” usado exclusivamente pelo Imperador. Ela diferencia o monarca de todo o seu povo e súditos.
[2] 异姓王 Especificamente príncipes, ou senhores, com sobrenomes diferentes da família imperial. Estes foram conferidos príncipes que receberam o título pelo Imperador.
[3] * Li Jianting usou o “eu” comum (我) aqui (marcado com *), depois reverteu para o “eu” imperial (朕) usado exclusivamente pelo imperador.
[4] 君臣本同治乱,共安危 de “Fundamentos do Governo no Reinado Zhenguan” 《贞观政要》é um compêndio sobre a política durante o reinado Zhenguan (627-649) na Dinastia Tang.
[5] 舌上有龙泉,杀人不见血 ou seja, palavras (de uma pessoa de língua afiada) podem causar sérios danos; de “Fundamentos do Governo no Reinado de Zhenguan” 《贞观政要》é um compêndio sobre a arte de governar durante o reinado de Zhenguan (627-649) na Dinastia Tang. Longquan refere-se a uma cidade no sul da província de Zhejiang, onde são feitas as famosas espadas Longquan.
[6] 二叔叔 er’shu (para Xiao Chiye) vs. 二叔叔 er’shushu (para Shen Zechuan). 叔叔 como “tio” refere-se ao irmão mais novo do pai e também é uma forma de tratamento infantil para qualquer jovem de uma geração mais velha.
[7] A linha completa, “以铜为镜,可以正衣;以史为镜,可以知兴替;以人为镜,可以明得失” de Tang Taizong (唐太宗); Aquele que usa bronze como espelho pode arrumar suas roupas; Aquele que usa a história como um espelho pode saber da ascensão e queda de uma dinastia; aquele que usa as pessoas como seu espelho pode compreender sucessos e fracassos.
[8] 企者不立,跨者不行 de 《道德经》Tao Te Ching (Daodejing) de Laozi
[9] 清谈 Qingtan é um movimento filosófico chinês e uma prática social entre as elites políticas e intelectuais, onde os literatos se envolvem em discussões intelectuais e filosóficas altamente sofisticadas sobre assuntos elevados e não mundanos.
[10] Uma variante de 天下英雄入吾彀中矣“todos os heróis do mundo caíram em minha armadilha” falada por Tang Taizong em referência aos exames imperiais, que não apenas constroem um governo meritocrático, mas também substituem os conflitos marciais por exames civis. O povo, ao optar voluntariamente por fazer os exames, cai assim na “armadilha” de Taizong, passando a vida a dedicar-se ao estudo dos clássicos (que incutem precisamente os valores que mantêm o imperador no poder) em vez de se rebelarem, etc.
[11] Seu nome significa 延 (estender/prolongar/engajar) 清 (claro/puro/vertical/imparcial)