Qiang Jin Jiu - Novel - Capítulo 26
⊱───────⊰⊹⊱✫⊰⊹⊱───────⊰
A Concubina Imperial Wei estava tensa enquanto caminhava. Vendo as paredes desconhecidas do palácio ao seu redor, ela não pôde deixar de perguntar com medo: “Gonggong, porque ainda não chegamos lá? Onde está a Imperatriz Viúva?”
O eunuco que caminhava à frente a ignorou.
Os cabelos da Concubina Imperial Wei se arrepiaram neste lugar tranquilo e isolado. Ela parou no meio do caminho e, então, fingiu uma dor de estômago, provocando um tumulto por querer voltar.
Ela nunca tinha visto este eunuco liderando o caminho antes. Ele parecia desconhecido e jovem. O eunuco virou a cabeça para trás para olhá-la e disse com uma voz gentil: “Nós estaremos lá em breve. Segurem a Concubina Imperial Wei enquanto ela anda. Não devemos deixar Niang-niang cair.”
Os eunucos de ambos os lados imediatamente agarraram a Concubina Imperial Wei para apoiá-la. A Concubina Imperial Wei começou a lutar. Ela levantou a voz para gritar, mas foi amordaçada. Os eunucos a ergueram agilmente e rapidamente seguiram adiante.
Havia um poço no pátio deserto, com um pouco de água no fundo do poço.
O eunuco esticou a cabeça para olhar e disse: “Bem aqui. Mande Niang-niang entrar.”
A Concubina Imperial Wei lutou com todas as suas forças, e suas unhas bem conservadas arranharam o braço do eunuco líder. Seu coque se desfez quando ela sacudiu a cabeça e soluçou, enquanto se agarrava à borda do poço.
O eunuco acariciou sua mão bonita e disse aos homens com uma voz compassiva que levantassem a pedra.
Então, um “plop” assustou os pássaros no galho sobre a parede rubra.
◈ ◈ ◈
O Imperador Xiande estava dentro da carruagem, enquanto Li Jianheng se ajoelhava ao seu lado segurando uma tigela de remédios nas mãos.
A respiração do Imperador Xiande era tão fraca que ele nem conseguia tossir. Ele acenou para Li Jianheng. O último rapidamente deixou de lado a tigela de remédios e se moveu de joelhos. Ele disse: “Irmão mais velho imperial, você está se sentindo melhor?”
O Imperador Xiande colocou a mão nas costas da mão de Li Jianheng e disse laboriosamente: “Jianheng”.
“Seu irmão mais novo está aqui.” Li Jianheng começou a chorar novamente. Ele disse: “Seu irmão mais novo está bem aqui”.
“O antigo Imperador, em seus últimos anos, foi limitado por outros. Naquela época, o Príncipe Herdeiro do Palácio do Oriental era meu irmão mais velho, enquanto eu…” O Imperador Xiande olhou para ele, “Eu era como você, um Príncipe ocioso. Os caminhos do mundo são imprevisíveis. No final, este império caiu em minhas mãos. Mas desde que subi ao trono, estou sob controle de outros. Cada movimento que faço é como os de um fantoche diante de uma tela. Se a Mãe Imperial quer que eu ria, então eu tenho que rir. Se ela quer que eu morra, então, devo morrer agora.”
Li Jianheng se engasgou com as lágrimas.
O Imperador Xiande disse: “No futuro, você se tornará aquele homem solitário¹”.
De repente, Li Jianheng começou a chorar. Ele segurou a mão do Imperador Xiande e implorou: “Irmão mais velho imperial! Como eu poderia ser ele? Eu sou apenas um verme no império deste Clã Li. Como eu poderia sentar no topo? Irmão Ancião Imperial, estou com medo, estou com tanto medo.”
“Não tenha.” Com uma súbita explosão de energia, o Imperador Xiande segurou a mão de Li Jianheng com força e arregalou os olhos. “Você é diferente de mim… A linhagem da Imperatriz Viúva² perdeu! Só resta a morte para Hua Siqian. Da mesma forma para Pan Rugui. Se você os matar, a Imperatriz Viúva não terá mais ninguém para ajudá-la! A partir de então, o poder cairá de volta para você, e você será… o governante de todas as terras sob o Céu! O que eu não pude fazer… você pode… eu…”
O Imperador Xiande começou a tossir tão violentamente que tremia por inteiro. Não querendo liberar Li Jianheng, ele continuou com sangue na boca.
“Elimine a linhagem da Imperatriz Viúva e supervisione os funcionários do tribunal. O Clã Hua perdeu. E… e outra coisa… você deve ter em mente. Não permita que ninguém durma muito profundamente no leito do poder imperial³! Aqueles… que te salvam hoje… podem te matar… amanhã! O poder militar é como um tigre feroz… Xiao…”
O Imperador Xiande vomitou sangue fresco, deixando Li Jianheng em pânico.
“… Nunca…” O Imperador Xiande ofegou e agarrou Li Jianheng com tanta força que o último doeu. “Nunca… liberte… A-Ye…”
Nunca liberte A-Ye de volta para Libei!
Não importava se ele era um jovem mestre rico ou um talento extraordinário. Enquanto ele estivesse aqui, o Clã Xiao era apenas um cachorro*. Embora os parentes da Imperatriz Viúva tenham sido derrotados, isso não significava que a fronteira não reuniria seu próprio exército pessoal e consolidariam seu poder para desafiar a administração central. Sem o Clã Hua, quem mais poderia controlar o Clã Xiao?! Já que Xiao Chiye teve a disposição de aguentar em silêncio por cinco anos inteiros para transformar o Exército Imperial de um bando de degenerados em soldados notáveis, então imagine se eles lhe dessem mais cinco anos antes de deixá-lo retornar a Libei… Ele não se tornaria uma ameaça então?!
(n/t: *um servo)
Li Jianheng disse sem expressão: “Irmão Ancião Imperial… Como podemos fazer isso… Irmão Ancião Imperial…”
“Remova o poder dele⁴ e reduza suas tropas.” O Imperador Xiande disse fracamente: “… Quando necessário… mate… mate…”
Mate ele.
Li Jianheng o viu fechar os olhos e imediatamente lamentou. Mesmo antes de sua morte, o Imperador Xiande nunca soltou sua mão. O ressentimento e a tristeza em sua expressão nunca se dissiparam.
Ele ascendeu ao trono por nove anos e nunca havia tomado uma decisão sequer uma vez diante da Imperatriz Viúva. Era a Imperatriz Viúva quem tinha a palavra final sobre suas refeições, roupas, despesas e até mesmo a escolha da mulher para passar a noite em seu quarto⁵. O movimento mais louco que ele já fez nesta vida foi se comunicar secretamente com Qidong e atrair Xi Gu’an para seu lado para pavimentar, nos terrenos de caça, o que parecia ser um caminho tranquilo para o trono para Li Jianheng.
A longa procissão no caminho de volta parou, e gritos tremendos de dor e tristeza ecoaram. Massa densa de ministros ajoelharam. Hai Liangyi assumiu a liderança derramando lágrimas e se engasgando com soluços. Ele gritou: “Vossa Majestade”, e esta foi a última homenagem do Imperador Xiande.
O sino fúnebre em Qudu tocou por muito tempo, e todo o país chorou lágrimas amargas.
◈ ◈ ◈
A Imperatriz Viúva Hua estava sentada no sofá e alimentava o papagaio do Imperador Xiande.
Ouvindo o som do sino, o papagaio gritou: “Jianyun! Jianyun! Jianyun está de volta!”
As pérolas orientais⁶ ao lado das orelhas da Imperatriz Viúva Hua balançaram levemente quando ela assentiu e disse: “Jianyun está de volta.”
O papagaio então gritou: “Mãe Imperial! Mãe Imperial!”
A Imperatriz Viúva Hua permaneceu imóvel enquanto batia com a colher de pau. Os cabelos brancos na sombra oblíqua não podiam mais ser cobertos, e as rugas finas nos cantos dos olhos pareciam rachaduras em porcelana valiosa.
O papagaio gritou mais algumas vezes antes de subitamente cair de cabeça na gaiola e ficar permanentemente imóvel.
A Imperatriz Viúva Hua deixou de lado a colher de pau e ficou sentada em silêncio até que o som do sino parou. Só então ela disse: “Onde está a Concubina Imperial Wei? Por que ela está demorando tanto para vir?”
◈ ◈ ◈
Por causa do Imperador Xiande, Xiao Chiye estava tão ocupado depois de retornar à capital que mal conseguia respirar. Por vários dias, ele se ajoelhou junto com os outros oficiais. No momento em que ele realmente conseguiu se deitar, ele já estava exausto.
Mas mesmo que ele estivesse morto, ele ainda tinha que tomar banho. Enquanto Xiao Chiye limpava seu corpo, ele viu que os arranhões em seus ombros já haviam criado casca. Ele vestiu um novo manto e saiu para perguntar a Chen Yang: “Onde está aquele homem?”
Desta vez, Chen Yang sabia a quem ele se referia. Ele respondeu: “Os Guarda-costas Imperiais estão sendo reorganizados, então ele precisa se alistar novamente nestes dias. Ele nem foi muito para casa.”
“Estou perguntando…” Xiao Chiye disse: “Onde está Ji Lei? De quem você está falando?”
Chen Yang coçou a cabeça um pouco envergonhado e disse: “Oh, Ji Lei. Ele está detido. Ele deve ser executado por decapitação depois que o novo Imperador ascender ao trono. Vice-rei, não foi você quem prendeu aquele homem?”
Xiao Chiye vestiu sua roupa externa e disse com toda a seriedade: “Eu esqueci.”
◈ ◈ ◈
Shen Zechuan, Ge Qingqing e Xiaowu estavam comendo noodles na barraca de noodles. Quando eles estavam na metade da refeição, Xiaowu de repente olhou fixamente para a frente.
Shen Zechuan virou a cabeça para trás e viu Xiao Chiye jogando um pouco de prata para o proprietário. Ele então levantou seu manto para se sentar ao lado dele e disse: “Duas tigelas de noodles”.
Xiaowu engoliu todo seu noodles. Segurando a tigela, ele arrastou sua bunda para outra mesa como uma codorna tímida. Sob o olhar de Xiao Chiye, Ge Qingqing pegou sua tigela e se afastou também.
Shen Zechuan pegou seu noodles e disse: “Estou cheio”.
“Termine.” Xiao Chiye puxou um par de pauzinhos e os estalou para Shen Zechuan, “Com medo de me ver? Olha só como você está ansioso para fugir.”
“É claro.” Shen Zechuan lentamente deu a última mordida. “Qualquer um que fica… preso embaixo de alguém uma vez deve ter medo.”
“Você escapou bem rápido naquele outro dia em que estávamos protegendo o Imperador.” Os noodles de Xiao Chiye veio, e ele derramou vinagre nele. “Era uma boa oportunidade para você conseguir uma promoção. Por que você correu?”
“Eu não fiz nada do tipo.” Shen Zechuan soprou a sopa e bebeu. “Então, por que participar da diversão?”
Xiao Chiye começou a comer seus noodles. Quando ele estava quase terminando, ele de repente falou: “Parando para pensar, você agachou atrás de mim naquela noite por um longo tempo, não foi? Quem escolher? Por que não jogar conforme a música? Se Xi Gu’an derrubar Qudu, você vai me daria uma facada. Se Xi Gu’an não derrubasse, você me daria uma mão. Ficar de olho na oportunidade perfeita era apenas para esperar que eu fosse derrotado aquela hora antes de você fazer sua jogada.
“Então você tem sorte.” Shen Zechuan inclinou a cabeça e sorriu: “Você ainda está vivo.”
Xiao Chiye disse: “Será que foi você aquele quem atirou aquela flecha em mim, não? Se eu não estivesse em uma situação perigosa, então como sua ajuda poderia parecer ainda mais significativo?”
“Eu nem pedi nada em troca do grande favor que fiz.” Shen Zechuan disse. “Por que você ainda está pensando que estou tramando contra você?”
“Não é pedir nada em troca que é o problema.” Xiao Chiye não parecia ter comido o suficiente. Ele colocou seus pauzinhos de lado e disse: “Naquele dia, você não se atreveu a aparecer diante do Príncipe Chu porque você estava com medo de Ji Lei, ou porque você estava com medo de que Hua Siqian deixasse escapar alguma coisa?”
Shen Zechuan empilhou suas moedas de cobre ordenadamente, então se inclinou para perto de Xiao Chiye para sussurrar: “Errado. Eu estava com medo de você.”
Xiao Chiye repetiu: “Com medo de mim?”
“Aquela dureza, cara.”
As vozes humanas ao seu redor pareciam ter ficado distantes. Tudo o que restou foi o sussurro quente de “duro” nos ouvidos de Xiao Chiye. Por causa dessa palavra, ele percebeu que Shen Zechuan estava usando um colarinho fechado hoje que cercava seu pescoço, negando-lhe a chance de espiar de forma devassa aquela região novamente.
Sua expressão sofreu algumas mudanças, então ele olhou para Shen Zechuan e espremeu três palavras entre os dentes cerrados: “Não se preocupe.”
“O Segundo Jovem Mestre atingiu a maioridade também.” Shen Zechuan sentou-se ereto. “Hora de arranjar uma esposa.”
“Seu Segundo Jovem Mestre tem mais truques para pregar do que você.” Vendo que ele estava prestes a sair, Xiao Chiye agarrou seu pulso para impedi-lo de se levantar. Ele disse: “Você está sempre querendo ir embora antes que eu termine de falar. Isso é contra as regras.”
“E você está sempre colocando suas mãos em mim a cada passo.” Shen Zechuan disse: “E agora fala sobre regras”.
Xiao Chiye soltou sua mão e disse: “Vou retribuir pelo sentimento amigável.”
“Me chame de Mestre e eu considerarei pago.” Shen Zechuan disse.
“Mas você tem que me devolver a coisa.” Xiao Chiye disse. “Certamente você não quer que eu continue correndo atrás de você pelo anel de polegar, certo?”
Shen Zechuan jogou o anel de polegar de osso para ele sem hesitação.
Xiao Chiye pegou e disse desconfiado: “Que tipo de conspiração é essa? Em pensar que você me devolveria no momento em que eu dissesse.”
“A maneira como as pessoas honestas lidam com os assuntos”, disse Shen Zechuan, “é simples assim”.
Nesse ponto, não havia mais nada a dizer.
Xiao Chiye observou Shen Zechuan se levantar enquanto girava o anel do polegar com as pontas dos dedos. De alguma forma, ele achou muito fácil.
“Indo para casa?” Ele perguntou atrás dele.
“É a minha vez de estar de serviço amanhã.”
“Os Guarda-costas Imperiais foram reorganizados. Então, de que dever você está falando?” Xiao Chiye disse: “O inverno é uma época difícil. Cuide-se.”
“Pequenos peixes como eu nadam com a corrente e seguem o fluxo.” Shen Zechuan se virou. “Quem deveria se cuidar não sou eu.”
Xiao Chiye tocou seus dedos e disse: “E enquanto você estiver por lá, mande meus cumprimentos para Ji Gang shifu.”
A perna de Shen Zechuan que já havia dado um passo à frente parou no meio da ação enquanto ele rapidamente olhava para ele.
Xiao Chiye colocou seu anel de polegar corretamente e brincou: “Lanzhou, quer sair e ir brincar comigo?”
⊱───────⊰✯⊱───────⊰
Notas:
- 孤家寡人 – 孤 e 寡人 sendo usados por reis e príncipes feudais para se referirem a si mesmos. Então, homem solitário aqui se refere a um imperador que está sozinho.
2. 外戚 parentes do Imperador do lado de sua mãe ou esposa
- 帝王权榻,绝不允许他人酣睡 literalmente não permita que ninguém durma profundamente no leito do poder imperial. isto é, nunca permita que ninguém se deleite com o doce sabor do poder imperial, ou dê a eles muito poder e autoridade. Estou mantendo a cotação original da cama para as imagens ︎ _(:3 」∠)
- 削藩 uma política histórica do Imperador ou do governo central para retirar poderes (especialmente poderes militares) de estados vassalos ou príncipes, duques e senhores, retirando suas terras conferidas a fim de reconsolidar seu próprio poder e autoridade e/ou para enfraquecer o poder e a autoridade da outra parte, por exemplo, para evitar uma revolta.
- 侍寝 basicamente para convocar suas concubinas, empregadas do palácio, etc, para fins sexuais e para fazer bebês.
6. 东珠 literalmente pérola oriental, um tesouro raro também conhecido como pérola do norte (北珠) ou tana em mongol. Durante a dinastia Qing, as pérolas produzidas no nordeste da China eram chamadas de pérola oriental para distingui-las da pérola do sul produzida no sul. Os governantes da dinastia Qing consideravam as pérolas orientais como tesouros e as usavam para incrustar sua coroa e roupas com ela para representar autoridade e honra.