Qiang Jin Jiu - Novel - Capítulo 259
⊱───────⊰⊹⊱✫⊰⊹⊱───────⊰
Quando Li Jianting chegou, o médico imperial no salão se prostrou no chão em pânico. A matrona Liu Xiang ajoelhou-se ao lado da cama, segurando a mão da Imperatriz Viúva enquanto ela gritava baixinho: “A Herdeira Aparente está aqui.”
A respiração da Imperatriz Viúva era um pouco urgente quando ela virou os olhos e viu Li Jianting. Ela suava profusamente, e seu rosto sem maquiagem estava marcado por algumas rugas, finalmente desmentindo sua velhice. Sua respiração era fina e fraca quando ela disse: “Eu… quero falar com… Sua Alteza.”
A matrona Liu Xiang levantou-se e retirou-se com os atendentes.
As cortinas do salão estavam suspensas dos dois lados. Um aroma perfumado flutuava do nicho da estátua de Buda, enquanto uma fumaça fina e esguia obscurecia a estátua, tornando indistinta sua expressão compassiva.
Li Jianting se abaixou para pegar o rosário de contas de oração que havia caído entre o tapete e pegou um aroma rico de sândalo.
“Você organizou um banquete para matar Han Cheng.” A Imperatriz Viúva virou a cabeça para o lado, os cabelos soltos. “E então eu sabia… você não toleraria… minha existência também.”
“Embora eu tenha a intenção, sou muito impotente.” Li Jianting girou as contas de Buda. “A forma como Fuman está tão ansioso deixa claro que Vossa Majestade perdeu o coração de todos. O fim está próximo.”
O peito da Imperatriz Viúva arfou, mas ela se forçou a sorrir com alguma dificuldade. Seu olhar passou por Li Jianting. “Você é mesmo… A Filha do Imperador Guangcheng… Quão ridículo é o seu Clã Li… Se você fosse um homem…”
“Se eu fosse homem, não teria vivido até hoje.” Segurando as contas de oração, Li Jianting sentou-se na beira da cama. “Você matou todos os homens do Clã Li.”
O cabelo encharcado da Imperatriz Viúva em suas têmporas grudavam em suas bochechas, oferecendo um vislumbre de sua beleza insuperável naqueles tempos passados. Seus lábios tremeram. “Quem poderia imaginar que ele seria tão implacável? Ele preferiria cometer incesto e deixar tal flagelo para mim…” Com alegria transbordando em seus olhos, ela continuou: “Foi ele o único… que forçou o Príncipe Qin… à sua morte…”
Olhando para a Imperatriz Viúva, Li Jianting disse: “Você matou seu marido e seus filhos para chegar onde está hoje. Você poderia ter sido uma Imperadora sem precedentes nunca antes visto na história, mas entregou o poder e a autoridade a outros. Você confiava facilmente nos eunucos, permitindo-lhes minar a política da corte, e você favorecia e ajudava o Irmão Mais Velho, reforçando a influência e a arrogância dos ministros no poder… Você dificilmente pode se absolver da culpa agora que o estado está em perigo iminente.”
O sorriso nos olhos da Imperatriz Viúva diminuiu gradualmente. Ela olhou para Li Jianting. “É solitário no topo… Você não entende… Eu sou como uma lentilha flutuante sem ninguém para depender…”
“Eu sou como uma lentilha flutuante sem ninguém para depender…” Li Jianting repetiu essas palavras. Não havia tristeza em seu rosto, nem um sorriso. Ela desviou o olhar, seu olhar deslizando pelas cortinas antes de se fixar na penteadeira da Imperatriz Viúva. Fixando os olhos naquele espelho de bronze amarelo claro, ela disse: “Já que você não tem a ousadia da visão para se dedicar à causa, por que causar tantos estragos nesta tempestade política?”
“Você também é uma mulher”, disse a Imperatriz Viúva. “Por que você não me entende?”
“Eu não sou nem uma mulher nem um homem.” Li Jianting olhou para a Imperatriz Viúva novamente, seus olhos claros e brilhantes. “Eu sou apenas Li Jianting.”
A Imperatriz Viúva sentiu-se perdida. Depois de um tempo, ela disse: “Quando eu vi você, percebi o quão real é o Imperador do Clã Li… mas você também está no controle de outro.”
“O tabuleiro de xadrez não está nas mãos de ninguém, mas nas terras do império”, disse Li Jianting suavemente. “Aqueles que pensam que estão segurando as peças de xadrez estão apenas atrasados para o jogo.”
A respiração da Imperatriz Viúva ficou mais fraca e sua voz também ficou mais suave: “… Pobre Xue Xiuzhuo, por todas as suas intrigas e conspirações…” Ela arregalou os olhos ligeiramente e murmurou: “as terras do império, hein…”
Os últimos raios do sol poente fora do palácio desapareceram. Vários pássaros voaram pelo céu azul. Uma pétala caiu da peônia que não estava presa no lugar e pousou na penteadeira, onde um empurrão do vento a enviou em seu caminho.
◈ ◈ ◈
A notícia de Qudu foi enviada urgentemente para Qidong. Cascos de cavalos bateram na noite silenciosa, chegando ao Comando Bianjun vários dias depois. Hua Xiangyi ainda não havia se retirado para descansar. Vendo o relatório postal chegando, ela perguntou com um sorriso: “A carta da minha tia também está aqui?”
A expressão de Qi Wei era estranha enquanto ele hesitava na porta.
Como se sentisse algo, Hua Xiangyi se levantou lentamente. “Ela ficou doente?”
Qi Wei evitou o seu olhar e baixou a cabeça. “Para responder a Senhora Mais Velha… Sua Majestade faleceu.”
Hua Xiangyi imediatamente deu um passo para trás e Hongying a segurou apressadamente para apoiá-la. Ela olhou atordoada para Qi Wei. As lágrimas já estavam fluindo um momento depois. Apoiando-se no braço de Hongying em busca de apoio, ela deu vários passos em direção à porta e disse com uma voz rouca: “… Não minta para mim.”
Qi Wei ficou em silêncio.
Hua Xiangyi rapidamente cobriu a boca com o lenço e gradualmente começou a soluçar. “Como… como isso pode ser…”
Antes que Qi Wei pudesse responder, ele ouviu Hongying gritar: “Senhora!”
Hua Xiangyi, já se inclinando e deslizando contra ela, desmaiou.
◈ ◈ ◈
O interior da tenda foi iluminado com incenso calmante para induzir o sono. Quando Hua Xiangyi acordou, Qi Zhuyin estava sentada na cadeira ao lado da cama descascando uma maçã. Sentindo que Hua Xiangyi havia acordado, ela o colocou de lado na mesinha ao lado e limpou as mãos antes de tocar a testa de Hua Xiangyi. “Você nem sabe que ficou doente.”
Os lábios de Hua Xiangyi estavam pálidos. Ela não abriu os olhos enquanto encharcava a lateral do travesseiro.
Qi Zhuyin não era hábil em confortar os outros. Vendo quão tristemente Hua Xiangyi estava chorando, Qi Zhuyin apressadamente enxugou suas lágrimas com o lenço. Foi só quando ela terminou de limpar que ela se lembrou tardiamente de que aquele era o lenço que ela usava para limpar as mãos. Hua Xiangyi virou as costas para ela e dobrou os joelhos, soluçando inconsolavelmente até ficar cansada e adormecer na mesma posição. Quando ela acordou novamente, Qi Zhuyin ainda estava sentada na cadeira.
“As notícias viajam lentamente”, disse Qi Zhuyin. “…A nova Imperadora está prestes a ascender ao trono em breve. Eu vou te levar de volta.”
“Desde que a tia se foi, não há mais nenhum lugar lá que eu queira voltar.” Hua Xiangyi piscou seus olhos vermelhos e inchados. “Quando nos separamos, a tia ainda estava bem de saúde. Faz apenas dois meses. E pensar que ela morreu de doença.”
Qi Zhuyin ficou em silêncio por um tempo. “… Eu prometi a você não deixá-la morrer.”
“A Comandante-Chefe Qi está longe no Comando Bianjun e o alcance de seu poder é limitado”, disse Hua Xiangyi. “O palácio proibido não é a corte imperial. As lâminas são invisíveis lá. Nem mesmo o alcance do Grande Secretário se estende até lá.”
Qi Zhuyin pensou que Hua Xiangyi ia dizer algo, mas ela parou bem aqui e se apoiou.
“A Comandante-Chefe Qi está ocupada com assuntos militares”, disse Hua Xiangyi. “Então me deixe em paz.”
Os pulsos de Hua Xiangyi mergulharam no luar frio e gelado. A maneira como ela olhava com os olhos baixos era muito abatida. Não seria bom para Qi Zhuyin demorar mais, então ela tateou a manga em busca de uma pequena bolsa perfumada e colocou-a em seu colo.
“Hongying está esperando na porta.” Qi Zhuyin levantou-se. “Estarei no salão lateral.”
A essa hora, a noite já estava chegando ao fim. Hongying ouviu a convocação de Hua Xiangyi durante a hora de mao*, então ela enviou alguém para a cozinha para tomar café da manhã enquanto ela mesma entrava.
(n/t: hora de mao: 5hrs às 7 hrs am)
“Traga meu baú,” disse Hua Xiangyi.
Hongying foi até o armário e pegou o pequeno baú de Hua Xiangyi. Hua Xiangyi o destrancou e instruiu Hongying a trazer a bacia de cobre. Em seguida, ela queimou os livros de contas no baú.
“Senhora, o que você está fazendo?” Hongying ansiosamente se moveu para detê-la. “Essas são todas as contas que a senhora fez esforços meticulosos para calcular.”
“A Herdeira Aparente prometeu a Comandante-Chefe Qi não matar minha tia.” Hua Xiangyi soltou seus dedos finos e observou enquanto o fogo devorava gradualmente os livros de contas. “Se não foi ela quem fez isso, então ela é incompetente. Se foi ela quem fez isso, então ela não é confiável.”
A brisa abriu as páginas e, ao som do fogo crepitando, espalhou as cinzas por todo o chão.
◈ ◈ ◈
A noite em Duanzhou estava fresca e o pátio estava cheio de flores e árvores. Os mosquitos também eram abundantes. Fei Sheng acendeu incenso na pérgula recém-construída. Shen Zechuan mexeu os cubos de gelo em sua tigela com a colher, fazendo um leve barulho. Enquanto observava Xiao Chiye guiando Xiao Xun para puxar o arco, ele ouviu Fei Sheng relatando as atualizações de Qudu.
“Se Xue, o Mais Velho, quer o importante cargo de encarregado dos armazéns, ele tem que lidar com os eunucos. Os eunucos do palácio gostam das mercadorias importadas do porto de Yongyi. Faça com que Qingqing prepare para ele.”
“Qingqing disse que já está tudo preparado. Quando a nova Imperadora ascende ao trono, ela é obrigada a conceder uma anistia geral a todos no mundo. Quando chegar a hora, Xue, o Mais Velho, terá a chance de fazer seu nome”, disse Fei Sheng. “Além disso, com a morte da Imperatriz Viúva, os clãs nobres estão em uma situação precária. No entanto, o Marquês de Helian vendeu seus campos para cultivar grãos, então o Grande Secretariado pode muito bem ser clemente com ele.”
“O fato de que o Marquês de Helian poderia pensar em cultivar grãos mostra que ele já está sendo forçado a um canto. Ele não tem outra escolha a não ser sacrificar o que lhe é mais querido e começar de novo.” Shen Zechuan tomou um gole da sopa. “Eu já fiz a minha parte e cumpri minhas obrigações morais ao dar-lhe grãos.”
Os grãos que o marquês de Helian comprou vendendo os bens de sua família eram de You Tan, o prefeito da província de Liuzhou em Juexi. Naquela época, quando Yan Heru disse que queria construir um novo porto, Shen Zechuan concordou com isso, e You Tan de Liuzhou era o homem de dentro em Juexi. Esse Prefeito da Província era exatamente como seu nome sugeria — ele era especialmente ganancioso. Contanto que recebesse o suficiente, ele ousaria participar até mesmo de transações que poderiam lhe custar a cabeça. Caso contrário, ele não teria feito nenhum acordo com Yan Heru bem debaixo do nariz de Jiang Qingshan.
“Xue Xiuzhuo é muito radical. Se a batalha em Zhongbo ainda estivesse em andamento, Kong Qiu e Cen Yu ainda poderiam ter concordado com isso, mas agora estou com minhas mãos desocupadas.” Os olhos de Shen Zechuan refletiam vagalumes ao lado. “Eles naturalmente não desejam mais se envolver em uma luta de vida ou morte com os clãs nobres. Unir forças para atacar os inimigos é a principal prioridade. Enquanto a Herdeira Aparente não for uma tola, ela perdoará o Marquês de Helian.”
“Então por que ainda estamos dando grãos ao Marquês de Helian?”
Este lote de grãos que Shen Zechuan mandou You Tan dar ao Marquês de Helian não foi apenas oferecido a um preço justo, mas também grãos de boa qualidade.
“Os grãos de ajuda precisam ser dados, é claro.” Shen Zechuan olhou para Fei Sheng. “Apenas faça com que You Tan diga a verdade.”
A compreensão prontamente surgiu em Fei Sheng. Ele riu: “O Mestre é sábio!”
Do outro lado, Xiao Chiye soltou seus dedos, e a flecha afiada atingiu o alvo. Chen Yang e os outros guardas aplaudiram em uníssono.
Fei Sheng suspirou com sentimento: “Esta força de braço do Segundo Mestre.”
Shen Zechuan observou Xiao Chiye por um longo tempo antes de dizer a Fei Sheng: “Os preparativos para o funeral do Sênior Yin estão todos resolvidos. Quanto aos seus bens restantes… você é o filho, então você decide.”
“Onde ele teria uma única coisa decente… Apenas jogue fora todo o tapete e cobertores esfarrapados. Queime para ele[1]. Estou com medo de que ele me repreenda também.” Fei Sheng levantou a mão para pressionar a lâmina ao lado de sua cintura. “Vou só ficar com isso. Esta lâmina não tem nome, assim como ele.”
“O Sênior Yin é um herói”, disse Shen Zechuan. “Esta lâmina deveria ter um nome.”
“Ele e eu seguimos o Mestre.” Fei Sheng agarrou a lâmina. “Então, eu gostaria de pedir ao Mestre que lhe desse um nome.”
Quando Shen Zechuan virou a tigela de porcelana, ele viu o luar brilhando na lateral da tigela, tornando-a brilhante como a neve. Ele disse: “Um estandarte de dez mil para matar o Rei do Inferno[2]. Vamos chamá-lo de Zhan Yan Luo[3].”
Fei Sheng levantou a bainha de seu manto e se ajoelhou, dizendo em voz alta e clara: “Esta lâmina não falhará em seu nome!”
◈ ◈ ◈
Com o falecimento da Imperatriz Viúva, a entronização da Herdeira Aparente não poderia mais ser adiada. O Grande Secretariado elaborou o plano, com a data fixada no início do oitavo mês, logo após o funeral. O título de reinado[4] selecionado foi “Shengyin”.
Quando Xiao Chiye ouviu isso, ele disse: “A Herdeira Aparentemente tem motivação e espírito[5].”
No início do oitavo mês, Kong Qiu levou os vários oficiais a se prostrarem diante do Salão Mingli e prestarem suas reverências à nova Imperadora. Li Jianting tornou-se assim a verdadeira Imperadora de Da Zhou.
“Adivinha que posição nobre a nova Imperadora vai conceder a Comandante-Chefe Qi.” Shen Zechuan ficou preso o dia todo em casa provocando Xiao Xun. Com Xiao Chiye aqui desta vez, ele provocou Xiao Chiye em vez disso. “Há um prêmio para o palpite correto.”
“Qual é o prêmio?” Xiao Chiye olhou para seus assuntos militares e deixou Lanzhou pressionar suas costas. “O prêmio tem que ser suficiente.”
Onde quer que Shen Zechuan visse, ele usava seu leque dobrável para se aproximar daquele local. Ele achou bastante confortável estar pressionando Xiao Chiye assim. “Qualquer coisa está bem.”
“Marquês.” Xiao Chiye pegou a mão de Shen Zechuan e a virou em sua palma para olhar a cicatriz. “Com a influência dominante que o Príncipe de Libei tem sobre as terras após sua ascensão como um precedente, Qudu não conferirá outro como o Príncipe de Qidong.”
Lu Pingyan do Comando Bianjun já era um Marquês de Bianbo[6]. Qi Zhuyin era a Comandante-Chefe das Tropas dos Cinco Comandos. Se ela fosse igual a Lu Pingyan, seria uma grande injustiça. Mas desde o reinado de Yongyi, Da Zhou teve apenas dois príncipes conferidos de sobrenomes diferentes[7]. Um era o Príncipe de Libei, Xiao Fangxu, e o outro era o Príncipe de Jianxing, Shen Wei. A conquista militar meritória de Qi Zhuyin não era comparável à de Qi Shiyu, e ela também não estava nas boas graças dos censores imperiais. Sua concessão seria cercada de dificuldades. Pesando os dois contra o outro, seria muito mais apropriado conferir-lhe o título e a posição de marquês.
“Então eu vou adivinhar um príncipe.” Shen Zechuan disse em seu ouvido. “Se eu ganhar, você tem que me dar uma recompensa.”
◈ ◈ ◈
Fuman vestiu seu novo manto. Enquanto ele se dirigia para o Salão Mingli, todos os eunucos e criadas do palácio ao longo do caminho tiveram que prestar seus respeitos a ele. Ele estava orgulhoso de seu sucesso, mas não esqueceu seu lugar aqui, recuando cada vez que encontrava um ministro da corte, parecendo ainda mais humilde e respeitoso.
Fuman chegou ao Salão Mingli, e o eunuco júnior esperando na porta sussurrou: “Sua Majestade acabou de acordar e está procurando por Zuzong.”
Fuman deu um tapinha nas mangas e entrou. Ele pegou o chá da criada do palácio e o apresentou a Li Jianting. “Sua Majestade.”
Li Jianting costumava dormir mal. Franzindo o meio das sobrancelhas, ela aceitou o chá de Fuman e tomou um gole. “O que o Grande Secretário disse?”
“Este é o memorando do Grande Secretário. Por favor, dê uma olhada.” Fuman tirou a nota do Grande Secretariado da manga e a apresentou à mesa imperial. “Se Vossa Majestade concordar com isso, pode ser emitido hoje à noite.”
Li Jianting leu o memorando que Kong Qiu elaborou e ponderou sobre ele por um tempo. “O Lu Pingyan anterior também era um marquês. Se conferirmos Qi Zhuyin como marquês novamente, temo que isso incorra no desagrado de Qidong.”
Li Jianting frequentemente falava com Fuman sobre assuntos governamentais. Fuman também não evitou o tabu. Embelezando ligeiramente o que ouviu no complexo do gabinete do Grande Secretariado, ele disse: “Lu Guangbai desertou. Se Lu Pingyan fosse detido em Qudu, ele teria sido destituído de sua posição nobre, de modo que seu título e posição de Marquês de Bianbo não existem mais. Vossa Majestade é a nova Imperadora, e a Comandante-Chefe Qi é uma nova súdita sua. Conferi-la como marquês já é uma grande gentileza.”
“Você tem um ponto.” Li Jianting colocou a nota na mesa. “Então vamos —”
Li Jianting ainda não havia terminado suas palavras, e Fuman estava no meio da preparação da tinta quando ouviram alguém do lado de fora do salão anunciar a chegada de Kong Qiu. Com essa interrupção, Li Jianting deixou o assunto de lado e fez Kong Qiu entrar primeiro.
O rosto de Kong Qiu estava pálido quando ele levantou a bainha de seu manto e se ajoelhou. Depois de se curvar e prestar seu respeito, ele disse com uma voz pesada: “Sua Majestade, há um problema com os grãos de ajuda enviados à cidade de Yongcheng. O memorial de Juexi acabou de chegar, então este humilde sujeito não se atreve a demorar!”
Fuman imediatamente saiu para receber o memorial e o entregou à mesa de Li Jianting.
No momento em que Li Jianting abriu para dar uma olhada, seu coração afundou imediatamente.
“Os rumores agora são abundantes na cidade de Yongcheng. Todos estão dizendo que os grãos de ajuda são fornecidos por Shen Zechuan de Zhongbo, que está ajudando em segredo. As discussões estão agitadas, com todos falando com convicção.” Kong Qiu disse. “Se deixarmos isso passar despercebido, eu temo…”
“Se pararmos a distribuição dos grãos de ajuda neste momento, isso apenas confirmará que esses grãos têm algo a ver com Shen Zechuan.”
Qudu não tinha grãos, e havia apenas este lote de grãos que poderia fornecer ajuda à cidade de Yongcheng, atingida pela seca. Li Jianting não podia deixar as pessoas comuns da cidade de Yongcheng morrerem de fome. Mas, como disse Kong Qiu, se eles deixassem assim, todos logo aceitariam isso como a verdade do evangelho; afinal, três homens poderiam fazer um tigre[8]. E Shen Zechuan então se beneficiaria totalmente às custas da corte imperial, tornando-se o benfeitor da cidade de Yongcheng.
Este movimento foi dissimulado e implacável.
E Li Jianting finalmente experimentou em primeira mão.
⊱───────⊰✯⊱───────⊰
Flor: Talvez vocês perguntem porque estou usando “imperadora” para Li Jianting, pois lá vai: é porque na China antiga uma mulher não podia governar e, neste caso, ela sendo a única herdeira ao trono é inevitável que ela seja uma imperadora…
Até sábado que vem!
⊱───────⊰✯⊱───────⊰
Notas:
[1] Como oferendas. A queima de oferendas é considerada uma expressão de piedade filial para fornecer ao falecido os meios para desfrutar dos confortos que outrora tiveram quando estavam vivos.
[2] 旌旗十万斩阎罗① Citação original: “此去泉台招旧部 旌旗十万斩阎罗。” “Eu irei para o submundo para convocar meus antigos camaradas [falecidos] e, com uma bandeira de 10.000 [soldados], matar o Rei do Inferno (uma referência ao Kuo//min//tang aqui)” de “Os Três Capítulos de Meiling” 《梅岭三章》de Chen Yi (陈毅).
[3] 斩阎罗 Zhan Yan Luo, também conhecido como, Mata(dor de) o Rei do Inferno.
[4] 年号 título de reinado uma designação para os anos em que um imperador estava no trono.
[5] 盛胤 o nome Shengyin seria traduzido como: “prosperidade para a posteridade”.
[6] Diz Marquês de Bianbo neste capítulo. Anteriormente, nos capítulos anteriores, era o Marquês de Biansha, e então ele foi “promovido” a Conde de Biansha. (Isso será verificado novamente com a revisão).
[7] 异姓王 Especificamente príncipes, ou senhores, com sobrenomes diferentes da família imperial. Estes foram conferidos príncipes que receberam o título pelo Imperador.
[8] 三人成虎, literalmente três homens fazem um tigre, ou seja, três pessoas espalhando relatos sobre um tigre fariam alguém acreditar que realmente existe um por perto. Basicamente, um boato repetido se torna um “fato”.