Qiang Jin Jiu - Novel - Capítulo 255
⊱───────⊰⊹⊱✫⊰⊹⊱───────⊰
Os jardins em Qudu eram todos de um exuberante tom de verde esmeralda. Vasos de plantas decoravam os dois lados do espaço aberto do Salão Mingli. Os eunucos carregavam bacias cheias até a borda com pedaços de gelo e as colocavam em todos os cantos do salão para dissipar o calor. Enquanto isso, os oficiais da corte sob os beirais que esperavam serem convocados estavam todos com tanto calor que suavam, mas não podiam romper o decoro e, portanto, só podiam se forçar a suportar e deixar o suor encharcar suas vestes.
As persianas de bambu para o Salão Mingli foram levantadas e Fengquan, com um batedor de rabo de cavalo na mão, saiu e fez uma reverência em saudação aos ministros. Suavemente, ele disse: “O calor sufocante é insuportável e tem sido difícil para as várias excelências que atendem aos deveres oficiais. Sua Alteza instruiu especialmente este humilde escravo a preparar sopa de feijão verde.”
Os eunucos juniores vieram rapidamente carregando as tigelas de sopa; as flores do guardanapo tinham sido preparadas com antecedência. Fengquan curvou-se mais uma vez e recuou para o Salão Mingli.
“Sua Alteza demonstra tanta consideração por nós, os humildes.” Um funcionário que veio de uma região local disse enquanto saboreava a sopa: “E por isso, estamos verdadeiramente gratos.”
Colheres de sopa batiam levemente em tigelas de porcelana. Um funcionário da capital perguntou a Jiang Qingshan, que estava ao lado: “Wanxiao costuma ficar na estação de retransmissão?”
Jiang Qingshan terminou sua sopa e deu um leve aceno de cabeça. Ele parecia bastante em desacordo com sua reputação rápida e resoluta, que era o material dos rumores. Suas maneiras eram frias e indiferentes, como se ele também fosse muito superficial e não tão atento quando se tratava de outros assuntos. Depois de uma hora, um eunuco chamou seu nome e Jiang Qingshan levantou a bainha de seu manto e entrou no salão, onde se ajoelhou e se curvou para prestar seu respeito.
“Este humilde súdito, o Comissário da Administração Provincial de Juexi, Jiang Qingshan, presta seus respeitos a Vossa Alteza.”
“Wanxiao, por favor, levante-se”, disse Li Jianting. “O tempo está quente hoje, e eu fiz você ficar do lado de fora por tempo suficiente. O Grande Secretário e eu estávamos discutindo os assuntos governamentais de Juexi, e vi em seu memorial que a cidade de Yongcheng está sem chuva há mais de um mês. Os armazéns locais estão em falta, então você deseja pegar grãos emprestados de Huaizhou?”
“Os grãos requisitados pela corte imperial no ano passado foram arcados por Juexi. Os armazéns das treze cidades já estão esgotados.” Jiang Qingshan não levantou a cabeça. “Nunca esperei que uma seca viesse.”
Kong Qiu disse a Li Jianting do lado: “A cidade de Yongcheng também é o armazém do sudoeste. Se a seca for severa, temo que seria difícil de sustentar apenas dependendo de Wanxiao para obter grãos emprestados. Ainda é necessário contar com a corte imperial para transferir os grãos de ajuda para baixo.”
O enfeite de flor na testa de Li Jianting era vermelho brilhante. Ela ponderou por um momento, então disse: “Durante o reinado de Xiande, você ofendeu os comerciantes locais para fornecer alívio às vítimas do desastre, fazendo com que eles lotassem o yamen para tornar as coisas difíceis para você. Este ano, você está negociando com Huaizhou com todos os meios possíveis para obter grãos emprestados. Tem sido difícil para você. A cidade de Yongcheng ser atingida por um desastre não é pouca coisa, mas também não há necessidade de se preocupar. O Grande Secretário e eu lhe daremos uma solução o mais rápido possível. Os grãos definitivamente serão transferidos.”
Jiang Qingshan já estava acostumado a ouvir palavras de desculpas sempre que entrava na capital. Mesmo o ex-Imperador Tianchen e o Imperador Xiande não possuíam uma atitude tão decisiva e direta. Assim, ao ouvir Li Jianting dizer isso, ele não pôde deixar de assumir um semblante solene e se curvar para prestar suas reverências. “Este humilde súdito sabe que a corte imperial também deve levar em consideração a guerra em Qidong este ano. As provisões militares têm prioridade. Juexi está disposto a usar seda natural para compensar a dívida e trocá-la por comida com Huaizhou.”
Kong Qiu perdeu um pouco a paciência quando isso foi mencionado. “A transferência oficial de grãos públicos pode ser implementada logo após Sua Alteza endossá-la. Por que o Prefeito da Província de Huaizhou, Tao Ming, deve desafiar o decreto? Huaizhou teve uma colheita abundante no ano passado. De acordo com o memorial que Tao Ming apresentou no início do ano, ele pode se dar ao luxo de dar grãos de socorro.”
“O decreto imperial foi emitido há vários dias”, disse Li Jianting. “Fengquan, vá até lá e pergunte se o Prefeito da Província de Huaizhou, Tao Ming, chegou. Nesse caso, chame-o ao salão para nos dar uma explicação.”
Antes mesmo de Fengquan sair do corredor, Fuman ansiosamente veio até a porta e disse: “Sua Alteza, chegou uma carta da estação de retransmissão postal, dizendo que o Prefeito da Província de Huaizhou, Tao Ming, fugiu com toda a sua família!”
Li Jianting ficou surpresa. “Para onde ele fugiu? A corte imperial o está convocando para uma discussão. Por que ele fugiu?”
Fuman bateu na perna levemente. “Ele desertou para Shen Zechuan de Zhongbo!”
Murmúrios de discussões prontamente encheram o salão.
Chen Zhen franziu a testa. “Pedir grãos emprestados é um assunto comum. Por que ele correu? Tem que haver uma razão!”
“Sua Alteza não sabe, mas,” Fuman disse com urgência, “o oficial que foi convocá-lo abriu o armazém em Huaizhou e descobriu que não havia muitos grãos restantes. Não basta servir como grãos de alívio. Tao Ming agiu em conluio com Shen Zechuan e vendeu todos os grãos para Cizhou há muito tempo. No momento em que soube que Juexi queria emprestar grãos, ficou tão assustado que fugiu na mesma noite!”
Um tumulto estourou no salão. Cen Yu se levantou. “Isso… por que o censor investigador local não disse uma palavra?!”
Huaizhou não tinha grãos, e Hezhou também estava vazio. Também não podiam contar com as Oito Grandes Cidades. Então, e a cidade de Yongcheng? No final, Juexi ainda teve que apertar o cinto para economizar dinheiro até esfolar os dentes!
A atmosfera no salão despencou abruptamente. O ar tão frio permeou o salão das bacias de gelo nos quatro cantos que Kong Qiu sentiu uma dor aguda no meio das costas. Cobrindo o nariz e a boca, ele tossiu por um momento, depois se levantou quando a tosse diminuiu e se curvou para Li Jianting. “A ajuda em desastres é de alta prioridade e não pode ser adiada. Os salários mensais dos funcionários da capital podem ser reduzidos em conformidade. Este humilde sujeito deve fazer a bola rolar. Não devemos deixar os plebeus morrerem de fome!”
Os oficiais na área externa se entreolharam, depois se ajoelharam e repetiram: “Nós, súditos humildes, estamos dispostos a fazê-lo. Pedimos a Vossa Alteza que concorde com isso.”
As cigarras entre as árvores foram arrancadas pelos eunucos. Li Jianting também se levantou e, naquele breve silêncio, lamentou: “Como posso impedir todos vocês quando estão indo tão longe? Como é para o bem do povo de Yongcheng, o palácio também deve cortar adequadamente seus gastos. Wanxiao, você é quem pede os grãos, então você deve fazer os arranjos para o alívio da ajuda.”
Jiang Qingshan se curvou e agradeceu.
◈ ◈ ◈
À noite, lanternas de flores e cortinas de gaze transparente decoravam o pátio, onde havia pratos e pauzinhos espalhados. Apenas Ya’er[1] estava esperando para servir ao lado.
Xue Xiuzhuo, vestido com suas roupas normais, serviu chá para Jiang Qingshan. “Peço desculpas por ser o pobre anfitrião por ter vindo à minha residência.”
Jiang Qingshan pegou o chá e disse com um suspiro: “Houve tantos compromissos sociais desde minha entrada na capital. Todas essas iguarias não podem ser comparadas à sua comida caseira.”
“A vida dos pobres”. Xue Xiuzhuo pousou o bule de chá e, em um raro momento, brincou: “Qual Governador Provincial é como você? Você nem sequer usa uma carruagem decente quando se aventura.”
“Eu sou verdadeiramente pobre, enquanto você é pseudo-pobre”, disse Jiang Qingshan, “mas somos dois iguais que cheiram a pobreza da cabeça aos pés!”
Os dois homens brindaram com suas xícaras de chá e caíram na gargalhada.
“Eu posso ver que a Herdeira Aparente é inteligente. Ela trata os subordinados com decência e é direta ao lidar com os assuntos. Ela segue o estilo do Imperador Guangcheng.” Jiang Qingshan pegou os pauzinhos e comeu o tofu com chalota. “É só que ela é um pouco primorosa e adequada, e sua maneira de falar é muito madura.”
“Ela teve momentos difíceis em sua juventude, então, naturalmente, ela é diferente das outras garotas.” Xue Xiuzhuo observou Jiang Qingshan comer sua refeição. “Eu vi sua carta no início do ano. Liu-niang está grávida?”
Jiang Qingshan diminuiu a velocidade de engolir e lançou um olhar para Xue Xiuzhuo. Seu sorriso desapareceu. “O de sempre.”
Portanto Xue Xiuzhuo não investigou mais.
Jiang Qingshan tinha uma esposa, mas nenhum filho. Sua esposa era do Clã Liu da Província de Baimazhou e não era considerada uma família rica. Ela se dava bem com Jiang Qingshan, mas até o momento, os dois ainda não tiveram um filho. Liu-niang estava com problemas de saúde. Seu primogênito foi concebido durante o quarto ano de Xiande, quando Jiang Qingshan estava correndo por todo o lado para pedir grãos emprestados. Os comerciantes que vieram à sua porta para exigir o reembolso deram a Liu-niang um susto tão grande que ela abortou. Depois disso, foi difícil para ela conceber novamente.
“Por que você está tão abatido?” Jiang Qingshan largou seus pauzinhos. “Se estou destinado a não ter filhos, que assim seja. Eu não vou forçar.” Enquanto falava, ele olhou para o cacho de flores ao lado, parando por um momento. “É só que minha mãe tem nos pressionado muito, e é inevitável que ela trate Liu-niang um tanto… infelizmente.”
A mãe de Jiang Qingshan, em sua ânsia de ganhar um neto[2], foi bastante dura com a nora.
“Minha mãe tem idade avançada e é obstinada por natureza. Tem sido irritante para Liu-niang cuidar dela. Estive ocupado com assuntos governamentais todos esses anos e negligenciei os assuntos domésticos. No final, eu não consegui cumprir o voto que fiz a ela naquela época.” Jiang Qingshan sempre se sentiu emocionado ao mencionar seus assuntos familiares. “No início do ano, minha mãe recebeu uma sobrinha distante em nossa residência, dizendo que era por enquanto, mas até agora, ela ainda está lá. Várias vezes voltei para ver Liu-niang parada sob os beirais, e ainda assim minha mãe ainda quer me casar com aquela mulher…”
“Se você não quer, seria melhor recusar imediatamente”, Xue Xiuzhuo serviu mais chá para ele, “para que a Velha Senhora não pense que é viável e acabe partindo o coração de Liu-niang.”
Jiang Qingshan ficou na mão de Xue Xiuzhuo. “Vamos tomar vinho em vez disso.”
“Ainda tenho que comparecer aos deveres oficiais amanhã de manhã.” Enquanto Xue Xiuzhuo falava, ele olhou para Ya’er e fez sinal para que ele pegasse o vinho.
“Você mora sozinho nesta residência. Está tão vazio.” Jiang Qingshan levantou um braço e acenou. “É hora de você se estabelecer com alguém também.”
“Han Cheng acabou de ser eliminado e a investigação dos impostos de campo ainda não foi concluída.” Xue Xiuzhuo assumiu o vinho e serviu apenas para Jiang Qingshan. “Se eu me casasse com uma esposa, eu a deixaria sozinha nesta residência vazia, onde ela estaria desperdiçando sua juventude. Por que pecar assim?”
“Não há fim para os negócios oficiais”, disse Jiang Qingshan. “Não me diga que você vai continuar assim até envelhecer e morrer?”
Xue Xiuzhuo assentiu com toda a seriedade e começou a discutir assuntos oficiais. “A seca na cidade de Yongcheng não é tão grave em comparação com a do reinado de Xiande, mas já o colocou em uma situação terrível. A redução de salários de Qudu por si só é inútil se essa chuva ainda não cair depois do sétimo mês, ou se uma seca atingir o resto das doze cidades. Ainda haverá baixas fatais em Juexi.”
Jiang Qingshan tomou um gole do vinho. “O Grande Secretariado está disposto em espírito, mas sem poder. Se houver realmente um excedente de grãos, o Grande Secretário não fará um movimento tão imprudente. Eu queria perguntar a você também. As oito cidades estão realmente vazias?”
“Sim. Os grãos confiscados do Clã Pan de Dancheng,” Xue Xiuzhuo levantou a mão e apontou para o lado, “não são suficientes nem para alimentar as pessoas neste palácio.”
“Costumávamos não ter dinheiro no passado.” Jiang Qingshan balançou a cabeça. “E agora, nos faltam grãos. Se tivéssemos sido capazes de emitir a ordem de transferência de pessoal mais cedo para reorganizar as Seis Províncias de Zhongbo e recuperar a vasta extensão de terras férteis, Shen Zechuan não teria se tornado o lorde local, e Da Zhou não estaria na situação em que se encontra hoje.”
Xue Xiuzhuo disse em um ritmo lento: “Os armazéns mais abundantes do mundo estão agora em Zhongbo. Se a seca em Juexi piorar após o sétimo mês, terei que considerar a compra de grãos de Shen Zechuan.”
“Temo que isso seja difícil”, disse Jiang Qingshan. “Quem teria imaginado que Shen, o Oitavo, seria capaz de colocar as Seis Províncias sob seu controle? A batalha em Duanzhou conquistou o coração do povo. Este homem guarda rancor. Ele não venderá grãos para você tão facilmente.”
Xue Xiuzhuo colocou a jarra de vinho de lado. “Se ele quer andar entre o mundo em nome da benevolência e da justiça, ele não pode simplesmente sentar e assistir a seca devastar Juexi.”
Eles discutiram alguns assuntos mais oficiais. Quando estava quase na hora, Xue Xiuzhuo fez com que Ya’er ajudasse Jiang Qingshan a descansar. Quando Jiang Qingshan estava saindo, ele apontou para o salão da frente e disse: “Conheci seu irmão mais velho quando cheguei à estação de retransmissão. Ele foi lá para oferecer oferendas a Chengzhi. Vejo que ele foi promovido, presumivelmente se beneficiando de sua associação com você. Yanqing, ele costumava dificultar as coisas para você de todas as maneiras possíveis, porque ele compartilha o mesmo nome de família que você. No final, ele ainda tem que sobreviver contando com sua conexão com você, mas ele nem está disposto a dizer uma palavra boa sobre você.”
Jiang Qingshan estava um pouco bêbado e, portanto, um pouco instável em seus pés.
“Vendo como ele é presunçoso, temo que ele vá incriminá-lo no futuro… Você deve tomar cuidado com ele.”
Xue Xiuzhuo respondeu em reconhecimento.
◈ ◈ ◈
Ge Qingqing pisou em um banquinho e sacudiu os dados como se estivesse realizando truques de mágica e disse: “Meu senhor, você perdeu!”
Xue, o Mais Velho, bebeu até que seu rosto estivesse todo corado. Ele tocou o bolso e disse: “Meu Deus, esqueci de trazer minha bolsa de dinheiro antes de sair de casa! Qingqing, coloque na conta!”
Ge Qingqing jogou os dados e olhou para Xue, o Mais Velho, dizendo com uma risada: “Meu senhor, por que fazer cerimônia comigo? Deveria ser por minha conta, para começar. O chá perfumado enviado para suas residências há alguns dias ainda é aceitável? As mercadorias de Qinzhou também chegaram recentemente. Se houver algo em que você esteja de olho, não hesite em me avisar.”
“Não, não, isso não serve.” Embora isso fosse o que Xue, o Mais Velho, disse, ele ainda se sentou ao lado e acendeu o cachimbo. “Minha residência tem de tudo e não faltam brinquedinhos como este. É que o Ministério do Pessoal quer trocar as atribuições na corte imperial ultimamente e, de acordo com o que o gonggong disse, há um cargo lucrativo.”
Ge Qingqing moveu os pés e sentou-se ao lado de Xue, o Mais Velho. “Então nosso senhor vai receber uma promoção. Parabéns.”
“Mas todos os gonggong deste palácio servem ao Imperador. Eles viram muito e, por isso, torcem o nariz para objetos comuns.” Xue, o Mais Velho, parecia um pouco hesitante. “Você tem alguma mercadoria importada?”
“Sim, eu tenho. Muitos deles. Vou pedir a Xiaowu para trazer o livro mais tarde para você dar uma olhada e escolher.” Ge Qingqing se inclinou mais perto. “Qualquer coisa que você escolher, eu darei a você. Não há necessidade de fazer cerimônia!”
“Você é realmente meu amigo!” Xue, o Mais Velho, imediatamente caiu na gargalhada. Ele apontou para Ge Qingqing. “Se este cargo oficial realmente cair em minhas mãos, vou me certificar de devolver o dobro do presente no futuro.”
Quando Ge Qingqing jogou os dados, ele bateu contra a mesa baixa ao lado, aparentemente por acidente. O Guarda-costas Imperial ao lado disfarçado de servo deu um leve aceno de cabeça e preparou o material para Xue, o Mais Velho, lembrando-se até de colocar uma camada de ouro por baixo.
Ficou ainda mais tarde lá fora, mas Xue, o Mais Velho, há muito tempo estava se divertindo tanto que ele nem percebeu.
⊱───────⊰✯⊱───────⊰
Notas:
[1] Este é o rapaz mudo mencionado no capítulo 221, usarei Ya’er (“rapaz mudo”) como seu nome.
[2] Ter um filho para continuar a linhagem familiar é considerado um ato de piedade filial nos tempos antigos.