Qiang Jin Jiu - Novel - Capítulo 254
⊱───────⊰⊹⊱✫⊰⊹⊱───────⊰
Gotas de chuva jogaram as flores caídas na lama, depois despedaçaram suas frágeis pétalas. O vento varreu as persianas de bambu, fazendo com que a cena dentro da sala tremulasse ligeiramente, tornando difícil ter uma visão clara do interior.
“Fui a Hezhou e encontrei a família leiga do Venerável Mestre. Eles confirmaram que depois que o Venerável Mestre retornou a Hezhou, ele foi levado pelo Clã Yan sob o pretexto de consultar uma doença.” Gu Jin mudou de tom. “Mas o céu nunca deixa ninguém em apuros. Jiran!”
Os corações dos guardas na porta saltaram à boca com esta palavra de “Jiran” de Gu Jin, mas então, ele não continuou.
Jiran? Desde o quê[1]?
Li Xiong estava pegando frutas cristalizadas na jarra para comer quando de repente viu um ovo liso saindo do final do corredor. Todo embrulhado em uma grande e espaçosa batina de monge, aquele ovo levantou duas longas mangas e trotou. Ao passar por Li Xiong, ele não se esqueceu de lançar um olhar para as frutas cristalizadas e, com esse único olhar, não prestou atenção para onde estava indo e tropeçou em si mesmo e caiu nas persianas de bambu com um “baque.”
“Opa!” O ovo esparramado levantou a cabeça e disse: “Saudações ao Segundo Mestre!”
Todos fixaram os olhos nele – descobriu-se que ele era um monge de quatorze ou quinze anos, ainda mais jovem que Ding Tao. Arrastando as mangas, o pequeno monge juntou as palmas das mãos e recitou com uma expressão solene e respeitosa: “Amitabha!”
Ele tinha o sotaque de Hezhou e não conseguia pronunciar o “mi” com clareza, então soava como “anitabha.”
“Segundo Mestre,” disse Gu Jin. “Foi precisamente por este rapaz que o Venerável Mestre estava disposto a voltar para Hezhou.”
“Uh-huh, uh-huh.” Jiran acenou com a cabeça como se fosse realmente o caso. “É precisamente para este humilde monge.”
“O Venerável Mestre estava envelhecendo e sabia muito bem que não lhe restava muito tempo antes de deixar este mundo. Mas Jiran era muito jovem, então o Venerável Mestre voltou para Hezhou e o colocou sob os cuidados de seus parentes leigos distantes. Inesperadamente, foi nessa época que ele cruzou o caminho com o Clã Yan lá.”
“O jovem mestre Yan disse que queria trazer este humilde monge para brincar,” piscando seus olhos claros e redondos, Jiran continuou, “Este humilde monge teve que buscar a água. Ele ficou impaciente esperando e convidou o Mestre para sair primeiro.”
Xiao Chiye notou a pouca idade de Jiran, e sua esperança restante que acabara de ser acesa foi completamente extinta.
Gu Jin parecia saber o que Xiao Chiye estava pensando e continuou. “Embora Jiran seja jovem, ele adquiriu o legado do Venerável Mestre e suas habilidades médicas são consumadas. Com ele consultando o Lorde Provincial, Segundo Mestre…”
“Eh, eh,” Jiran balançou a cabeça com força. “Sem chance. Como pode a luz de um vagalume começar a se comparar com o brilho da lua? Este humilde monge e shifu são como o pequeno riacho e o oceano sem limites – não há comparação!”
Ele ainda tinha carinha de bebê. Não só parecia inocente, mas até mesmo suas palavras tinham um ar de ingenuidade.
Li Xiong esqueceu de comer sua fruta cristalizada enquanto inclinava a cabeça para fora da porta com Ding Tao para avaliar este ovo cozido.
Gu Jin levantou Jiran pelo colarinho traseiro e disse. “Vá dar uma olhada primeiro!”
◈ ◈ ◈
Jiran tomou o pulso de Shen Zechuan, franzindo a testa às vezes e resmungando para si mesmo às vezes.
Xiao Chiye abaixou sua voz para perguntar: “Como ele está?”
Jiran baixou o olhar para olhar para o pulso de Shen Zechuan. Depois de muito tempo, ele respondeu a Xiao Chiye: “Sua Senhoria realmente é branco.”
Não havia vestígios de sondagem no rosto belo e terno de Jiran. Seu elogio a Shen Zechuan com aqueles olhos brilhantes e claros dele era tão natural quanto se ele estivesse elogiando uma fonte clara ou uma nuvem branca. A possessividade aterrorizante de Xiao Chiye não encontrou base para explodir.
“O corpo de Sua Senhoria está fraco devido ao efeito adverso da medicação que ele estava consumindo, mas, felizmente, ele foi meticulosamente cuidado nos últimos seis meses e seu qi primordial[2] ainda permanece.” Jiran arregaçou as mangas, segurando seu pincel enquanto pensava muito antes de escrever uma receita na folha de papel branca.
Xiao Chiye não se atreveu a ficar tranquilo ainda, e continuou a sondar. “Ele só precisa continuar com a receita?”
“Claro que não. Lesões externas ainda são lesões, nada menos. Sua cintura até foi esfaqueada. Se Sua Senhoria entrar em coma ou parar de respirar temporariamente esta noite, o Segundo Mestre não precisa se preocupar.” Jiran lamentavelmente continuou. “Este humilde monge deve aconselhar o Segundo Mestre a não permitir que Sua Senhoria use artes marciais novamente no futuro. O corpo de Sua Senhoria simplesmente não é adequado para usar um estilo de boxe tão forte e contundente. Ele dá um soco – assim, e a outra pessoa vai se ferir, mas Sua Excelência também vai sentir a dor. Não vale a pena. Depois que ele passar por essas duas noites e sua febre diminuir, ele terá que convalescer por vários anos.”
Jiran entregou a receita para Xiao Chiye.
“É melhor que Sua Senhoria escreva com a mão esquerda nestes seis meses.”
Jiran aproveitou a oportunidade para olhar para a palma da mão de Xiao Chiye. Ele disse: “Embora o Segundo Mestre esteja em forma e saudável, você deve se lembrar de descansar também. Esta lesão não deve ser embebida em água.”
Xiao Chiye perguntou: “Quanto tempo são ‘vários anos’?”
Jiran esfregou a cabeça. “Eu mesmo não tenho certeza… mas você não pode errar com a convalescência.”
Xiao Chiye apertou mais a receita e olhou para as cortinas abaixadas. A respiração de Shen Zechuan era uniforme enquanto ele estava inconsciente. Seu pulso estendido exposto na sala ligeiramente escura era tão branco quanto Jiran havia dito, tão branco que parecia que ele iria derreter com um único toque.
◈ ◈ ◈
Em seu estado sonolento, Shen Zechuan teve um sonho. Ele sonhou que estava diante do portão de Qudu aos quinze anos, esperando que seu shifu, shiniang e Ji Mu o levassem para casa. Vestido com o casaco curto acolchoado que Hua Pingting fez, ele observou a neve fina escorrer ao longo das muralhas da cidade.
Ji Mu se inclinou sobre o topo da parede e gritou com ele. “Chuan-er, onde você está indo?”
Segurando seu novo casaco, Shen Zechuan disse atordoado: “Vou para casa.”
Ji Mu levantou a cabeça e olhou na direção de Duanzhou junto com ele. “Então espere um pouco mais. O Pai está quase chegando.”
Shen Zechuan não conseguia se lembrar por que ele tinha que ficar aqui. Ele esperou do amanhecer até o anoitecer, e mesmo que estivesse nevando, ele se sentia muito quente.
Ji Mu esfregou os braços e perguntou: “Ge está com um pouco de frio. Quer subir para se aquecer perto do fogo?”
Shen Zechuan balançou a cabeça. “Eu estou com muito calor.”
E então Ji Mu começou uma fogueira em cima da muralha da cidade. Ele estendeu as duas mãos para se aquecer enquanto conversava com Shen Zechuan. “Quando voltarmos desta vez, Ge poderá se casar. A mãe vem reclamando disso há anos.”
Eles esperaram por muito tempo. A cintura de Shen Zechuan estava doendo, assim como suas panturrilhas. Cada parte dele doía. Ele enxugou o suor, olhando para o horizonte à frente o tempo todo.
Vendo que o céu havia escurecido, Ji Mu de repente murmurou: “O pai não vem mais.” Seu fogo se apagou. Ele se levantou para colocar o casaco militar colocado ao lado e se inclinou sobre o topo da parede para lançar um sorriso para Shen Zechuan. “Chuan-er.”
Shen Zechuan levantou a cabeça e deu alguns passos, olhando para ele.
Ji Mu disse: “O apito do Ge está soando. Eu não posso mais esperar. Eu tenho que ir.”
Shen Zechuan assentiu, já acostumado a isso. “Então vá. Vou contar à mamãe.”
Ji Mu revelou uma expressão preocupada, como se estivesse tendo uma dor de cabeça, e disse com um suspiro: “Ge está preocupado. Você…”
“Vou voltar a pé daqui.” Shen Zechuan levantou um dedo e apontou para longe. “É perto.”
Ji Mu olhou para Shen Zechuan, a expressão em seus olhos era gentil. “O que devo fazer com meu irmãozinho?”
Shen Zechuan ouviu o som de cascos e saltou um pouco enquanto gritava: “Ge, shifu está aqui!”
Ji Mu não disse nada e apenas permaneceu assim com a cabeça apoiada nas mãos enquanto sorria.
Shen Zechuan virou a cabeça e viu um falcão-gerifalte com suas asas abertas voando no horizonte, seguido por um cavalo galopando que era todo preto com uma mancha branca na frente do peito.
Ele parou no meio do caminho e observou aquele cavalo correndo até ele.
Sentado nas costas do cavalo estava um jovem usando um capacete. O falcão-gerifalte pousou em seu ombro. Ele tirou o capacete, revelando seu rosto bastante descontente, e se inclinou para examinar Shen Zechuan. “Por que você está parado aí? Suba no cavalo. O Segundo Jovem Mestre o levará embora.”
Shen Zechuan o ignorou, então ele desmontou de seu cavalo, bateu com o capacete na cabeça de Shen Zechuan e levantou Shen Zechuan.
“Ah,” disse Shen Zechuan, sufocado no capacete. “Eu quero ir para casa.”
Xiao Chiye apontou um dedo para Shen Zechuan, irracionalmente imune à razão. “Você vai embora comigo.”
Ele deu alguns passos e perguntou, como se estivesse com raiva: “Você não me reconhece?”
“Eu não”, Shen Zechuan respondeu.
Xiao Chiye tentou jogar Shen Zechuan na neve. Ele jogou Shen Zechuan para cima e, quando Shen Zechuan entrou em pânico, o pegou novamente com as mãos firmes. O falcão-gerifalte pousou em seu ombro e ele começou a rir enquanto olhava para Shen Zechuan.
Shen Zechuan levantou o capacete e olhou para ele, perplexo.
O céu que já estava escurecendo de repente se iluminou. O vento despenteou o cabelo de Xiao Chiye, e a parede ao redor que bloqueava sua linha de visão desapareceu para revelar uma extensão ilimitada de pastagens pavimentadas sob seus pés. Foi assim que ele abraçou Shen Zechuan e avidamente acariciou a bochecha de Shen Zechuan.
“Eu quero te esconder,” Xiao Chiye disse em voz alta no vento, “ou talvez te colocar no bolso do meu peito.”
Shen Zechuan não podia ouvi-lo claramente. Ele inclinou a cabeça para cima e perguntou: “O que você disse?”
Xiao Chiye olhou para ele e o beijou com força na bochecha.
“Eu disse que você é muito bonito”, ele respondeu. “Bonito demais. Ninguém nunca vai ser mais bonito do que você, eu juro!”
Shen Zechuan cobriu a bochecha e respondeu em voz alta: “Você está mentindo!”
Não prestando atenção à sua luta, Xiao Chiye o abraçou forte e sussurrou em seu ouvido: “Meu erro.”
O vento parou e Xiao Chiye cresceu rapidamente. Seus ombros largos bloquearam a luz enquanto ele abraçava Shen Zechuan, parecendo ter acabado de acordar e, ao mesmo tempo, ainda na terra dos sonhos. Seu cabelo despenteado entrelaçado com o de Shen Zechuan, espalhando-se entre as roupas de cama. Uma pequena trança estava no meio.
Shen Zechuan abriu os olhos turvos e se afastou por um tempo. Cansado, ele disse: “Está tudo amarrado.”
“Mn.” Xiao Chiye levantou a pequena trança com seu dedo longo. “Como dizem, aqueles que prendem os cabelos tornam-se marido e mulher[3].”
Shen Zechuan tinha acabado de acordar e ele ainda estava voltando e se orientando.
Xiao Chiye esfregou as costas para ele e disse: “Hora de levantar.”
Ele esfregou Shen Zechuan até Shen Zechuan se virar ligeiramente para o lado e agora estava deitado no peito de Xiao Chiye. Xiao Chiye tinha calos nas mãos, e suas massagens eram muito confortáveis. Os olhos de Shen Zechuan estavam quase se estreitando. Ainda assim, ele não se esqueceu de dizer com raiva para Xiao Chiye: “Você é tão barulhento.”
Xiao Chiye o acariciou com força com seu queixo mal barbeado e disse: “Você vai ser a minha morte, Shen Lanzhou.”
Shen Zechuan cutucou a bochecha de Xiao Chiye com sua mão direita que havia sido enrolada em um bolinho. Muito naturalmente, ambos trocaram um beijo cansado e apático.
A chuva de vários dias cessou e os dias ensolarados tomaram conta de Duanzhou.
Jiran pode ter sido muito modesto, mas três dias depois, Shen Zechuan foi capaz de consumir congee dentro do cronograma. O pequeno monge ficou perto da janela, recitando piedosamente “anitabha”. Quando Xiao Chiye perguntou o que ele queria como recompensa, ele apontou para o pote de doces de Li Xiong sem hesitar.
Todos deram um suspiro de alívio e entregaram o pote de doces para ele antes que Li Xiong pudesse protestar.
◈ ◈ ◈
A janela da sala foi aberta. Shen Zechuan descansou contra a almofada do encosto e ouviu Fei Sheng terminar seu relatório.
“Se eles eram espiões, de fato não havia necessidade de deixarem tatuagens tão óbvias em seus corpos.” Shen Zechuan segurou o relatório que Yuanzhuo escreveu em sua mão esquerda. Nestes poucos dias, abrangeu todos os assuntos importantes que os conselheiros não estavam em posição de tomar a decisão com suas próprias mãos. “Você quer dizer que a razão pela qual eles ainda tinham a tatuagem de lagarto era para se distinguirem dos Escorpiões comuns?”
“Todos os Lagartos pertencem à Amu’er e se orgulham de ser um ramo da Tribo Hanshe”, disse Qiao Tianya. “Zhuoli teve que entrar no campo de batalha, por isso não é surpreendente que ele tenha a tatuagem, mas a única possibilidade de se infiltrar nos Lagartos para ainda ter suas tatuagens só pode ser que eles estejam preocupados em serem confundidos pelos outros.”
“O que Youjing disse?” Xiao Chiye perguntou.
“Os registros domiciliares que os assassinos usaram são legítimos. Há de fato, essas duas pessoas em Fanzhou, mas é muito provável que tenham sido substituídas”, disse Fei Sheng. “Afinal, sabemos apenas seus nomes, mas não suas aparências.”
“Isso não pode ser evitado,” disse Kong Ling com uma voz firme. “O registo do censo tem que ser preenchido e relatado todos os anos. Mesmo que os vários yamens provinciais retirem seus retratos durante o processo de verificação, eles não podem ser mantidos por muito tempo.”
Mas Qiao Tianya estava certo em sua conjectura. Por que os Lagartos infiltrados precisavam ter tatuagens? Dessa forma, não haveria escapatória para eles uma vez que fossem descobertos. Amu’er os tratou como seus próprios soldados particulares. Até mesmo Zhuoli foi “emprestado” para Hasen, o que mostrou o quão altamente Amu’er considerava esses Lagartos. Se era realmente para se diferenciar dos Escorpiões, então tinha a ver com os Escorpiões que percorriam os territórios de Zhongbo o ano todo.
“Duanzhou não está perto de Gedale e está ainda mais longe de Amu’er. Mesmo os cavalos mais rápidos não conseguem receber as notícias instantaneamente.” Xiao Chiye conhecia o mapa militar do leste como a palma de sua mão. “Mesmo os falcões-saker de Hasen não conseguiram voar de volta. Esses dois Lagartos não foram enviados por Amu’er.”
O envio de tropas de Amu-er foi seu plano de contingência para o pior cenário possível, onde Qi Zhuyin atacou Gedale e Hasen não voltou para fornecer reforços. Sua confirmação da morte de Hasen só poderia acontecer dentro desses dois dias. Isso ocorreu porque o rio Chashi não era fácil de atravessar, então ele não tinha como dar ordens aos Lagartos alguns dias antes. Simplesmente não havia tempo.
A compreensão passou pela expressão de Yao Wenyu. “Como os Lagartos são soldados particulares de Amu’er, eles não atenderiam facilmente aos comandos de implantação de outra pessoa. Se Amu’er não foi quem lhes deu a ordem para assassinar, então a única possibilidade que resta é que alguém lhes deu as ordens sob o nome de Amu’er.
Fei Sheng franziu as sobrancelhas. “Se for assim, isso significa que ainda há um Escorpião ou um Lagarto ao nosso lado, e ele conhece os movimentos em Duanzhou.”
Sempre aquele que ficava imediatamente nervoso, Gao Zhongxiong disse: “Então isso não é terrível? Esta pessoa está muito familiarizada com os assuntos relativos a Zhongbo!”
“Se esses Lagartos fossem residentes de longa data no território, mesmo que tivessem prova de registro domiciliar, eles também teriam sido registrados no livro devido à sua tatuagem”, disse Qiao Tianya, “o que significa que eles acabaram de entrar.”
“As verificações do yamen são tão rigorosas”, disse Kong Ling. “É muito difícil para eles entrarem na cidade sem serem notados. Eles têm que ser capazes de escapar das inspeções dos guardas.”
“Então há realmente um lugar onde eles podem fazer isso.” Chen Yang se curvou ligeiramente para o Lorde Provincial. “Os Escorpiões de Cizhou não estão sujeitos a interrogatório dentro do território. Eles podem se mover livremente seguindo Hairigu.”
Os Escorpiões de Hairigu originalmente só podiam permanecer nos Terrenos de Caça de Beiyuan sob a estrita vigilância das tropas da guarnição. Foi somente até eles prestarem serviços meritórios no Sumidouro Chashi que acompanhava a Cavalaria Blindada Libei que Zhongbo desfez suas algemas. Se os Lagartos estivessem com ele, então a questão da tatuagem faria sentido.
Fei Sheng prontamente disse: “A negociação de Hairigu com a Tribo Youxiong também não deu certo. Mestre, por que não eu…”
“Qual é a pressa? Com a Tribo Youxiong recuando em derrota, o território da Tribo Qingshu foi completamente desocupado.” Shen Zechuan anotou o relatório e disse a Xiao Chiye: “Vamos dar este pedaço de terra para Hairigu.”
Xiao Chiye levantou as sobrancelhas ligeiramente.
“Hairigu assinou um juramento de aliança com a Tribo Youxiong em meu nome, mas a Tribo Youxiong renegou o acordo.” Uma corrente de crueldade percorreu os olhos cansados de Shen Zechuan. “Há um preço a ser pago pela traição. Deixe Hairigu cobrar esta dívida em meu nome.”
A razão pela qual Hairigu queria instigar os Lagartos escondidos em seu próprio ninho de escorpiões era acender as chamas da guerra o mais rápido possível. Ele queria terras e, assim como Dalantai, todos pareciam vacilar, mas na verdade, todos trabalhavam para seus próprios benefícios.
Xiao Chiye matou Achi no Sumidouro Chashi, então os Escorpiões Biansha estavam agora sem um líder, e Hairigu não tinha mais rival para competir com ele. Se ele retornasse ao deserto neste momento, ele seria o único líder dos Escorpiões restantes. Ele até se atreveu a fazer os negócios de Yan Heru, para que também pudesse se virar e trabalhar com Amu’er novamente devido à mudança na situação.
Se Shen Zechuan matasse Hairigu, ele estaria apenas matando um Escorpião exposto. Amu’er não tinha falta desse tipo de Escorpião, então Shen Zechuan não apenas pouparia Hairigu, mas também daria a Hairigu a terra que ele tanto ansiava. Ele queria que Hairigu ficasse aqui e ocupasse firmemente o campo de batalha de Zhongbo, controlando o fluxo de Escorpiões, tornando-se assim o espinho no lado de Amu’er.
Mas, ao mesmo tempo, Shen Zechuan também queria ensinar a Hairigu uma dura lição.
Se Hairigu queria aquele pedaço de terra da Tribo Qingshu, ele tinha que primeiro ir e lidar com a Tribo Youxiong. Enquanto ele fizesse isso, as Doze Tribos não o aceitariam mais facilmente e Amu’er não confiaria mais nele. Ele também teria que arcar com o ódio da Tribo Youxiong, pois ele era o carrasco empunhando a lâmina que executou a punição.
O Lorde Provincial queria usar seus recursos ao máximo.
Shen Zechuan se cansou de ficar sentado e, quando os outros estavam prestes a se retirar, ele disse: “Não há pressa para Yuanzhuo se retirar para descansar ao voltar. Jiran irá daqui a pouco para dar uma olhada em você.”
◈ ◈ ◈
Jiran ainda era uma criança no coração, pulando em poças de água enquanto seguia Gu Jin. Vendo sua cabeça careca e lisa refletida na água, ele não pôde deixar de rir.
Qiao Tianya os encontrou na entrada. Juntando as palmas das mãos também, ele disse a Jiran: “Pequeno Mestre[4], por favor, entre.”
Jiran retribuiu a saudação. Nesse momento, os pássaros cantavam entre as árvores e o clima estava agradavelmente quente. Vestido com vestes de monge, ele ficou em pé nas poças de água de tamanhos variados que refletiam o céu azul e as nuvens brancas, uma visão que o fascinava tanto que era difícil distinguir entre o céu e a terra.
“Benfeitor[5]”, Jiran imitou o exemplo de seu shifu[6] e acenou lentamente para Qiao Tianya. “Você tem uma afinidade com Buda.”
Qiao Tianya achou interessante e disse: “Quando eu era jovem, havia um monge que disse a mesma coisa para mim também. Mas então, até hoje, ainda não renunciei ao mundo e me tornei um monge.”
Jiran olhou para Qiao Tianya. Quando ele estava quieto, ele tinha uma espécie de aura sobrenatural. No entanto, isso não era o chamado desapego muito distante do mundo mundano, mas uma transcendência natural. Assim era o pequeno monge, puro e imaculado, observando o mundo secular com seu próprio par de olhos.
“Despreocupadas são as águas límpidas, que se franziu em uma carranca por causa do vento; Eternas são as colinas de esmeralda, que ostentam uma coroa branca por causa da neve[7]. A ‘causa’ do Benfeitor já existe, então o ‘catalisador’ ainda estaria longe[8]?” A brisa refrescante soprou o manto de monge de Jiran e a bainha de suas roupas caiu na água. Ele bateu palmas suavemente, olhando com toda a seriedade em sua ingenuidade, como se já tivesse certeza do caminho futuro de Qiao Tianya.
Qiao Tianya ouviu os sinos de vento sob os beirais balançando na brisa. Ele virou a cabeça e viu Yao Wenyu sentado ali. As mangas de Yao Wenyu balançaram instantaneamente com o vento. Inesperadamente, ele emitiu a mesma vibração que Jiran passeando entre as nuvens brancas nas poças de água.
Jiran caminhou até a frente dos degraus, mas não se curvou a Yao Wenyu. Sob o tilintar dos sinos de vento, ele examinou Yao Wenyu. Eventualmente, ele balançou a cabeça. “Eu não posso curar suas pernas. Mesmo que meu shifu estivesse vivo, ele também não seria capaz de curar suas pernas.”
Yao Wenyu cobriu Hunu em seu colo com os dedos. “Todos os fenômenos condicionados são como um sonho, uma ilusão, uma bolha, uma sombra, como o orvalho e o relâmpago. E assim, é assim que os perceberemos[9].”
A confluência de causas e condições deste mundo estava em constante mudança. Yao Wenyu não estava mais obcecado por este par de pernas. Muito tempo quando ele respondeu: “Eu ainda estou de pé[10]”, ele já havia se livrado de tudo aquilo. Não fazia diferença se ele estava de pé ou sentado. Ele ainda era ele mesmo. Ele era ele.
Jiran suspirou. “Outros querem que eu fale sobre os ditos de Buda, mas você fala deles para mim. Existindo na visão existencial de sua própria mortalidade[11], você viu o fim, então por que parar e permanecer aqui? Venha comigo para as montanhas.”
Yao Wenyu disse: “Eu ainda tenho as formas de todas as coisas[12] no meu coração.”
Olhando para Yao Wenyu, Jiran levantou um dedo para apontar para Qiao Tianya. “Você também tem a forma dele em seu coração.”
O vento soprou contra as mangas de Yao Wenyu, e o fio vermelho em seu pulso deslizou suavemente. Ele disse: “É por isso que ainda sou um mortal comum.”
A cadeia de causa e efeito, de relacionamentos predestinados, era para lá de intrigante. Quando exatamente suas rodas foram colocadas em movimento? Talvez tenha sido naquela noite em que o fio vermelho foi amarrado, ou talvez tenha sido aquela expressão de “Eu te odeio até a morte[13]”, ou talvez até antes, durante o terceiro mês, quando a primavera estava brotando no ar.
Qiao Tianya, Qiao Songyue – ele foi a andorinha que deixou sua marca.
Yao Wenyu entendeu que tudo o que existia no mundo eram apenas meras ilusões. Tudo o que ele fez hoje foi como o estalar do dedo que desapareceria rapidamente no longo e interminável rio.
Yao Wenyu, Yao Yuanzhuo – ele era a folha que se transformou em lama.
“Eu não tenho nada para lhe dar.” Jiran inclinou ligeiramente a cabeça.
Yao Wenyu olhou para o pátio de Shen Zechuan e sorriu. “Você já me deu o que eu quero.”
◈ ◈ ◈
A areia amarela do Comando Bianjun roçou o estandarte militar, fazendo-o tremular. Qi Zhuyin removeu seu capacete. Sua boca estava toda misturada com cascalho e areia. Qi Wei entregou-lhe um lenço. Ela não podia tirar a armadura e se enxugar como os generais do sexo masculino faziam, então ela só podia suportar o calor escaldante e enxugar o rosto com moderação.
“Duanzhou enviou vários relatórios militares”, disse Qi Wei. “O relatório da zona de batalha também está aqui.”
“O da zona de batalha é de Lu Guangbai. O que mais pode ser senão a retirada dos soldados da Cavalaria Biansha?” Qi Zhuyin colocou Zhujiu e se moveu para trás da parede para se refrescar. “Duanzhou é de Xiao Chiye. Vá em frente e leia em voz alta.”
Só então Qi Wei abriu a carta particular e a leu para Qi Zhuyin.
As mãos de Qi Zhuyin, que inicialmente estavam dobrando o lenço, pararam. Ela olhou para Qi Wei e repetiu: “Dar o território da Tribo Qingshu aos Escorpiões?”
Qi Wei examinou cuidadosamente novamente e garantiu que não havia erro antes de assentir.
Aquele pouco de indiferença de Qi Zhuyin havia gradualmente diminuído. A armadura em seus ombros já era considerada leve, mas use-a por um longo tempo ainda seria pesada o suficiente para deixar os ombros doloridos.
“Pegue um pincel,” ela disse, “e responda a Xiao Chiye agora. Eu não concordo.”
A Tribo Qingshu foi derrubada e capturada pelas Tropas da Guarnição Qidong. Qi Zhuyin não tinha uso para este lugar, então ela poderia dá-lo a Libei ou Zhongbo, mas ela não desejava entregá-lo aos Escorpiões. O que implicava a ocupação do território da Tribo Qingshu por Hairigu? Isso implicava que haveria os Escorpiões vigiando sua porta a partir de então, alguém que poderia se virar e mordê-los de volta a qualquer momento.
Foi exatamente como Xiao Chiye esperava quando recebeu a resposta de Qi Zhuyin. Ele apoiou a cabeça nos braços e disse a Shen Zechuan ao seu lado: “Os terrenos de Qidong são os que lhe dão uma vantagem. A expansão para o leste enfraqueceria a importância do Comando Bianjun. As duas ‘portas venezianas’ que são a Torre de Vigia Tianfei e o Passo Suotian também perderiam seus propósitos. É difícil obter o aval da Comandante-Chefe Qi em relação a este assunto.”
Shen Zechuan já estava prestes a adormecer. “Libei está disposto a estabelecer uma relação de subordinação com a Tribo Huiyan, e a Cavalaria Blindada subsequentemente recebe as regalias que o chá lhes trouxe. Para Qidong, a vantagem de aumentar o território fora do Comando Bianjun superará em muito as desvantagens. Também reduzirá o fardo das despesas militares colocadas na Comandante-Chefe Qi no futuro.”
Mais da metade do chá que os comerciantes viajantes vendiam no porto no mercado de comércio mútuo vinha da Tribo Huiyan. Shen Zechuan devolveu toda essa quantia de dinheiro à Cavalaria Blindada Libei. Era preciso saber que a velocidade com que a Cavalaria Blindada esgotava seu equipamento poderia ser considerada a primeira do mundo.
Pensando neste ponto, a sonolência de Shen Zechuan diminuiu. Ele não podia se virar como queria, então tudo que ele podia fazer era se inclinar para trás como Xiao Chiye estava fazendo enquanto continuava: “A guerra pode durar uma vida inteira, então e a próxima vida?”
“Próxima vida.” Xiao Chiye cobriu seu rosto com a carta e suspirou. “Eu ainda gostaria de nascer em Libei.”
Enquanto os dois estavam deitados, Ding Tao e Li Xiong quebravam nozes no corredor com Jiran, os meninos rindo alegremente enquanto faziam isso. Insetos chilreavam sob o sol escaldante, um som após o outro.
“Amu’er passou toda a sua vida tentando em vão unificar as Doze Tribos,” depois de um tempo, disse Xiao Chiye. “Meu pai pensou que poderia se tornar o grande governante.”
“Você não entende a razão pela qual Amu’er não se tornou o grande governante do deserto.” Shen Zechuan virou a cabeça para o lado. “Eu posso te dizer às escondidas.”
Xiao Chiye pegou a carta e se virou. Estava tão quente que ele estava se sentindo preguiçoso.
Tudo o que ele disse foi: “Hm?”
“Porque Libei tem Xiao Ce’an.” Shen Zechuan levantou os olhos e olhou para ele. “Você quer atravessar o rio e avançar para o leste para procurar Amu’er.”
Xiao Chiye de repente cobriu os olhos de Shen Zechuan. O tempo estava tão, tão quente. Ele se aproximou e sussurrou de volta: “Minha esposa me entende muito bem.”
Os cantos dos lábios de Shen Zechuan se curvaram levemente com um pouco de presunção.
Xiao Chiye adorava olhar para Shen Zechuan dessa maneira. Abaixando os olhos, ele não pôde deixar de beijá-lo.
⊱───────⊰✯⊱───────⊰
Flor: Jiran é uma fofura ><
Até sábado que vem!
⊱───────⊰✯⊱───────⊰
Notas:
[1] 既然 jiran significa literalmente “desde”.
[2] 元气 ou yuan qi, ou qi primordial, ou energia vital, é o qi fundamental com o qual nascemos.
[3] Uma prática antiga em que duas mechas de cabelo do marido e da esposa eram amarradas juntas durante o casamento como símbolo de união duradoura.
[4] 小师父 Pequeno shifu, ou Pequeno (Venerável) Mestre, o shifu aqui é um termo de respeito para um monge ou freira e não está se referindo a Jiran como o mestre de arte marcial de Qiao Tianya.
[5] 施主 shizhu, ou benfeitor, patrono; termo usado por monges ou monjas como um termo geral de tratamento para leigos; também usado por monges budistas ou sacerdotes taoístas para alguém que contribuiu para um mosteiro ou templo.
[6] Este shifu aqui é legítimo seu shifu lol. Para distinguir entre o shifu, usaremos shifu para o mestre e pequeno (venerável) mestre como o endereço do monge para Jiran.
[7] “绿水无忧,因风而皱;青山不老,为雪白头① por Shen Yi-fu (沈义甫)
[8] 因缘 no budismo, acredita-se que todas as coisas, fenômenos e atividades sociais surgem da combinação de causas (因) e condições (緣) (ou seja, causa primária e causas secundárias que se combinam para produzir um resultado ou efeito (果)因缘 também se refere a relacionamento predestinado ou afinidade.
[9] “一切有为法,如梦幻泡影,如露亦如电,应作如是观。” do Sutra do Diamante《金刚经》Basicamente, todos os fenômenos são passageiros e efêmeros, então devemos tratá-los como tal.
[10] Consulte o cap 184.
[11] 向死而生 “ser-para-a-morte”, um conceito do filósofo alemão Martin Heidegger. Segundo Heidegger, o ser humano é um “ser para a morte” (Ser e Tempo), aquele que não pode viver plenamente uma vida autêntica a menos que se confronte com a própria mortalidade.
[12] 相 no budismo, em sua forma mais básica, refere-se à forma ou aparência, etc. de todas as coisas. Meio que significa como ele ainda tem um apego a todas as coisas/fenômenos/etc no mundo secular e não pode renunciar ao mundo ainda.
[13] Consulte o cap 203.