Qiang Jin Jiu - Novel - Capítulo 253
⊱───────⊰⊹⊱✫⊰⊹⊱───────⊰
Assim que chegou a hora do chen*, a atmosfera na cidade de Duanzhou sofreu uma mudança abrupta. Os soldados enchiam as ruas e becos, enquanto as tropas da guarnição e o Exército Imperial se revezavam para patrulhar. Os quatro portões permaneceram bem fechados. Em todos os lugares, o som de cliques de botas militares e o som de lâminas eram abundantes. A atmosfera na residência era pesada. Todos os guardas estavam em alerta máximo e prontos para o combate. Eles já não se atreviam a afrouxar nem um pouco.
(n/t: *hora de chen: 7hrs às 9hrs am)
Xiao Chiye se agachou diante de Li Xiong e perguntou: “Você o conhece?”
A pomada estava sendo aplicada no rosto ferido de Li Xiong enquanto ele respondia: “Sim. Ele é um Lagarto. Eles bebem o leite de Gedale. Muito fedorento.”
Xiao Chiye franziu a testa. “Não é um escorpião?”
“Usava, costumava ser um Escorpião.” Li Xiong falou com tanta pressa que tropeçou um pouco nas palavras. “Mas mais tarde, ele se tornou um ‘lagarto[1]’.”
Ding Tao não conseguia entender. “O que você quer dizer com ele costumava ser, mas não mais tarde?”
“Eles são os Lagartos.” Li Xiong deu um tapinha no próprio braço. “Meu irmão mais velho falou com eles antes. Eles não são iguais a Hai, Hai…” Ele não conseguia se lembrar do nome de Hairigu. “Não é o mesmo que Hai. Eles não são gado e ovelhas.”
Aos olhos das Doze Tribos, os Escorpiões eram o gado e as ovelhas de Gedale. Seu status era baixo e humilde.
Xiao Chiye se lembrou de Zhuoli. Zhuoli também era um Lagarto, mas Zhuoli tinha características claras de Biansha, então parecia que um Lagarto ainda era um Escorpião, apenas que eles tinham uma mudança de nome.
“Lagartos.” Xiao Chiye olhou para Li Xiong e adivinhou: “Os Lagartos são os Escorpiões de Amu’er. É por isso que eles têm um status mais elevado do que Achi e Hairigu.”
Li Xiong levantou o polegar para ele e disse feliz: “Certo. Eles têm terras, onde podem andar a cavalo.” Enquanto falava, ele se aborreceu novamente. “Eles são pessoas super más que adoram bater nos outros e não brincam com os Escorpiões. Eles são mais valiosos do que os Escorpiões.”
Xiao Chiye pressionou contra seu anel de polegar e o girou suavemente.
Hasen não havia morrido nem por três dias, e os Lagartos de Amu’er já haviam aparecido no pátio. Eles vieram junto com o esquadrão de Zhuoli? Ou eles estavam originalmente aqui para começar?
“Você se saiu bem.” Xiao Chiye levantou a mão e deu um tapinha na cabeça de Li Xiong. “Mantenha a vigilância de Sua Senhoria aqui. O Segundo Mestre lhe dará doces.”
◈ ◈ ◈
“Você sempre foi meticuloso quando se trata desse tipo de assunto.” O cabelo de Qiao Tianya não estava completamente seco quando ele chegou à prisão. “Como você pôde cometer tal descuido hoje?”
Fei Sheng, que estava examinando o cadáver, balançou a cabeça ao ouvi-lo. “Os assassinos tinham rostos de Da Zhou e falavam a língua local ainda mais suavemente do que você e eu.” Ele virou a cabeça para o lado. “Eles até tinham comprovante de registro domiciliar.”
Qiao Tianya virou o cadáver para examiná-lo.
Shen Zechuan estabeleceu o registro do censo de Zhongbo, para que os registros de cada família e de cada residência pudessem ser rastreados e verificados. Se esses assassinos tivessem registros domésticos, isso significava que eles provavelmente haviam emboscado Zhongbo antes mesmo de Shen Zechuan.
“Isso torna difícil de lidar”, disse Qiao Tianya em voz baixa. “Não há como diferenciá-los se estiverem escondidos entre as pessoas.”
“Se fôssemos falar de falhas, há só uma.” Fei Sheng apontou para o braço do cadáver.
“Tatuagem.”
O olhar de Qiao Tianya deslocou para baixo. Com certeza, ele viu uma tatuagem de lagarto na lateral do braço do cadáver.
“Naquela época, para investigar os Escorpiões, o Mestre fez com que os vários yamen registrassem os nomes daqueles que tinham tatuagens.” Fei Sheng cruzou os braços. “Já enviei uma carta para Yu Xiaozai em Dunzhou. Se não há registros dos nomes desses dois homens, eles entraram sorrateiramente quando a cidade foi invadida.”
Qiao Tianya assentiu. Quando retraiu a mão, ele olhou para Fei Sheng. Não havia sorriso em seu rosto quando ele disse: “Você já considerou por que eles teriam marcas tão óbvias, apesar de serem assassinos que se infiltraram sorrateiramente?”
Eles eram todos Guarda-costas Imperiais e eles sabiam muito bem a necessidade de disfarce e camuflagem. Os Escorpiões tinham uma razão para ter tatuagens, mas que necessidade havia para os Lagartos, que tinham um status ainda mais elevado do que os Escorpiões?
A expressão nos olhos de Fei Sheng era grave quando ele estalou levemente a língua.
“Tsk.”
◈ ◈ ◈
Shen Zechuan acordou uma vez na hora do shen*, e Xiao Chiye lhe deu o remédio. Shen Zechuan estava tão febril que estava atordoado. Ele podia ouvir Xiao Chiye falando, mas a voz de Xiao Chiye continuava sumindo.
(n/t: *hora do shen: 15hrs às 17hrs pm)
“Lanzhou…” Xiao Chiye disse algo enquanto afastava o cabelo da bochecha de Shen Zechuan.
Shen Zechuan engasgou levemente como se não pudesse respirar. Levando a colher à boca, engoliu o último gole do remédio. Xiao Chiye limpou o suor de Shen Zechuan com um lenço encharcado. Ele inclinou sua cabeça, e a ponta de seu nariz esfregou contra a palma enfaixada de Xiao Chiye. Seus lábios se abriram e fecharam.
Xiao Chiye abaixou a cabeça para ouvir.
“Lenço.” As palavras de Shen Zechuan estavam em todo o lugar. “Meu.”
“Está comigo.” Xiao Chiye cobriu a palma da mão encharcada de Shen Zechuan com a mão livre. “Uma vez que você se recupere, eu vou te dar.”
Shen Zechuan estava tão doente que mal estava consciente. Em sua dor, ele indistintamente choramingou duas vezes.
Toda a pessoa de Xiao Chiye se inclinou de bruços ao lado do travesseiro e o persuadiu, “Eu realmente darei a você.”
Shen Zechuan não acreditou nele. Ele franziu a testa, como se estivesse lutando, seus olhos parcialmente fechados revelando o quão triste ele estava enquanto os enterrava na palma da mão de Xiao Chiye. Foi assim que ele puxou as cordas do coração de Xiao Chiye. Xiao Chiye abaixou sua cabeça e pressionou contra a têmpora de Shen Zechuan, contra seu suor.
O sabor da amargura saturou a ponta da língua de Shen Zechuan. Tudo o que seus olhos entreabertos viam era um mosaico de cenas bizarras e surreais. Apenas o cheiro de Xiao Chiye o cercava, fazendo-o parecer flutuar entre as ondas de grama.
Com uma voz muito, muito baixa, ele gritou: “Xiao’er.”
Xiao Chiye o beijou e respondeu com um sotaque nasal profundo: “Mm.”
Shen Zechuan franziu a testa várias vezes e disse com a voz falhando: “Eu quero… comer doces…”
O coração de Xiao Chiye que estava em suspense relaxou um pouco. Ele se levantou para preparar um pouco de água com mel. Shen Zechuan só bebeu duas colheres, precisando apenas da ponta da língua para sentir o sabor da doçura. Mais uma vez, Xiao Chiye enxaguou o lenço e enxugou o suor no pescoço de Shen Zechuan. Pela sensação, sua febre parecia ter diminuído um pouco.
◈ ◈ ◈
Os cavalheiros no salão lateral estavam todos inquietos de ansiedade. O cheiro sufocante de cachimbos impregnava a sala, e ninguém se levantou mesmo quando chegou a hora do hai*. Eles até se esqueceram de suas refeições, tão preocupados quanto estavam com o Lorde Provincial.
(n/t: hora do hai: 21hrs às 23hrs pm)
“Todos esses médicos são inúteis”, Tantai Hu sentou-se na cadeira e disse a Kong Ling. “Olhe, Senhor, e se eu imediatamente saísse da cidade em meu cavalo e procurasse novamente em Dunzhou?”
O rosto de Gao Zhongxiong empalideceu com a simples menção disso. Ele rapidamente acenou com as mãos. “Isso não vai funcionar. Os assassinos de hoje tinham origens claras que poderiam resistir ao escrutínio. Se realmente houver espiões, ninguém será capaz de diferenciá-los!”
A carranca de Kong Ling não diminuiu.
A sala inteira ficou em silêncio mais uma vez. Não muito tempo depois, eles ouviram o som da chuva caindo novamente lá fora. Os guardas enfrentaram a chuva e se revezaram para estar de serviço. Lanternas que foram acesas tarde da noite iluminaram intensamente os vários caminhos dentro da residência, não deixando pontos cegos para ninguém aproveitar.
Todos não conseguiram descansar muito depois da batalha e, quando a hora do chou* chegou e se foi, aqueles com constituições mais fracas não podiam mais aguentar. Eles se recostavam nas cadeiras para cochilar, oscilando entre cochilar e ficar acordados porque não se atreviam a dormir, e assim ficavam ali pendurados.
(n/t: *hora do chou: 1hr às 3 hrs am)
Yao Wenyu tirou a gola de pele quando entrou na sala. O som da cadeira de rodas acordou um grande número de pessoas. Ele colocou a gola de pele no colo e disse em tom suave: “O Segundo Mestre está aqui, então Sua Senhoria certamente ficará bem. Eu sei que todos vocês aqui estão queimando de ansiedade, mas agora a batalha acabou, os documentos dos yamen das várias províncias estão se acumulando. Seria inapropriado esperar até que Sua Senhoria acordasse para lidar com eles. É o suficiente para Chengfeng e Shenwei vigiarem aqui. O resto de vocês pode voltar e descansar primeiro. Amanhã de manhã, todos os assuntos serão tratados normalmente. Aja a seu próprio critério para assuntos triviais, enquanto para assuntos importantes sobre os quais você está incerto, apresente-os ao salão lateral e discutiremos e chegaremos a uma resolução juntos.”
Kong Ling também se levantou e disse: “Sua Senhoria está doente no momento. É realmente desaconselhável para nós sobrecarregá-lo com trabalho urgente. Todos, por favor, voltem primeiro.”
Todos se levantaram e responderam afirmativamente, depois saíram da sala um após o outro.
Gao Zhongxiong serviu chá para Yao Wenyu e disse: “Yuanzhuo é sensível ao frio. Você deve pedir a alguém para acompanhá-lo.”
Yao Wenyu pegou o chá e agradeceu. “Eu tenho a gola de pele e o sobretudo, então está bem. Tem chovido sem parar nesses poucos dias. Vejo que a drenagem das valas públicas da cidade está indo bem. Não houve nenhum incidente.”
“O começo do ano novo.” Tantai Hu se levantou e esfregou o olho com a cicatriz da lâmina. “Todo mundo estava aqui no início do ano, temendo que a neve derretida causasse um bloqueio, então eles se esforçaram para dragá-la uma vez.”
“Os de Dengzhou estão entupidos, mas não é um grande problema. Sua Excelência Yu os observou sendo dragados durante sua visita de inspeção”, disse Gao Zhongxiong. “Tem havido muitas atualizações vindas de Cizhou nestes dois dias. Além da carta em que Sua Excelência Zhou perguntou por Sua Excelência, há também aquelas que discutem as Oito Cidades.”
As propriedades do Clã Pan foram confiscadas e a cidade de Dancheng perdeu a lavoura da primavera. Este já era o sexto mês. Uma vez que a colheita de outono que estava chegando, as refeições dos plebeus de Dancheng seriam motivo de preocupação.
“Estamos lutando uma batalha aqui, assim como Qudu”, disse Kong Ling. “Ouvi a notícia de que o Grande Secretariado já instruiu o Ministério dos Ritos a iniciar os preparativos para a cerimônia de entronização.”
Han Cheng estava morto e, embora a Imperatriz Viúva contava com sua conexão com Hua Xiangyi para preservar sua vida, ela foi completamente aprisionada no pátio interno onde o harém residia. A autoridade para implantar as Oito Grandes Divisões de Treinamento das Tropas do Comando da Capital voltou para as mãos da Herdeira Aparente. Li Jianting tinha as Tropas da Guarnição de Qidong para atuar como garantia também, então como poderiam os clãs nobres que não podiam nem se defender por si mesmos a impediriam?
“Estamos cercados por inimigos externos. Se todos trabalharem como um para ajudar Sua Senhoria, Biansha não representará um problema difícil. Mas Qudu de agora está dilacerado pela desunião. O confisco de Xue Yanqing e o selamento das propriedades do Clã Pan já causaram inquietação nas oito cidades.” Yao Wenyu disse com uma voz suave: “A entronização da Herdeira Aparente provará ser ainda mais ameaçadora.”
“Falando nisso,” Kong Ling olhou para Chen Yang, “ainda não sabemos o que aconteceu no Comando Bianjun. Um acordo foi alcançado com a Tribo Youxiong?”
Endireitando os assuntos militares, Chen Yang disse: “Se fosse esse o caso, o Segundo Mestre não teria se atrasado. Dalantai da Tribo Youxiong concordou com nosso pedido e prometeu não impedir a Comandante-Chefe Qi de se mover para o norte. Ele aceitou o presente de agradecimento de Hasen e, de fato, manteve suas palavras para não impedir a Comandante-Chefe Qi de mobilizar tropas para Gedale, mas violou o juramento de lealdade e montou um ataque surpresa ao Comando Bianjun exatamente quando o Segundo Mestre estava se preparando para enviar tropas para Duanzhou.”
Assim como Qi Zhuyin previu, Dalantai não tomou partido de ninguém. Ele não queria se submeter a Amu’er de forma alguma, nem queria se colocar à disposição de Shen Zechuan. Ele viu sua oportunidade nos pedidos de Hasen e Shen Zechuan. Ele queria passar pelo Comando Bianjun para ocupar o Passo Suotian ao sul, que não tinha outro general forte e capaz estacionado ali após a perda de Feng Yisheng.
A Tribo Youxiong vivia nas pastagens do sul. Quando Dalantai vagou pelo deserto, percebeu que não havia espaço para os ursos[2] ali. Eles suportaram os rigores de uma árdua jornada, caminhando por terrenos difíceis e rios, para retornar a um lugar próximo à sua terra natal, tudo em busca de um novo lugar para viver. Para isso, eles estavam dispostos a arriscar suas vidas e empunhar suas espadas para lutar com tudo o que tinham.
Foi nas areias amarelas do deserto que a cavalaria blindada de Xiao Chiye se cruzou com os “cavalos ursos[3].”
O Comando Bianjun lutou por dois dias, e Dalantai morreu lá em batalha. A Tribo Youxiong parecia ser para sempre incapaz de cruzar aquele limiar, e eles só poderiam, mais uma vez, recuar para o deserto.
“Os reforços que Hasen deixou para trás em Gedale foram entregues a Comandante-Chefe Qi.” Chen Yang levantou o relatório militar em sua mão. “E passando o relatório urgente da noite passada, a Comandante-Chefe Qi descobriu em sua viagem de volta que Amu’er está no meio do desdobramento de suas tropas.”
Com essas palavras, todo o salão imediatamente ficou tenso.
Gao Zhongxiong gaguejou: “Então, então, vamos lutar, lutar de novo…”
Chen Yang gesticulou para que ele relaxasse. “É apenas uma transferência de tropas. Afinal, o general comandante na zona de batalha se foi. Amu’er precisa enviar alguém que possa assumir o controle de Hasen… Sinto que essa pessoa pode muito bem ser ele mesmo.”
Porque Xiao Chiye não devolveu a cabeça de Hasen[4].
“Os arranjos específicos para assuntos militares terão que depender das instruções do Segundo Mestre.” Tantai Hu tranquilizou os vários cavalheiros. “Não importa o que aconteça, eles não vão mais lutar para chegar à base da cidade. No momento, temos a vantagem. Mesmo que Amu’er vá para a batalha sozinho, ele pode não ser necessariamente mais formidável do que Hasen. Além disso, se ele quiser cruzar o rio Chashi, ele tem que pedir permissão ao Segundo Mestre.”
Só então a atmosfera no salão lateral se acalmou um pouco. Enquanto discutiam, de repente ouviram uma grande comoção no corredor. Chen Yang levantou a tela suspensa e enfiou a cabeça para fora para dar uma olhada.
Ding Tao chorou tanto que uma bolha de ranho saiu de seu nariz. Puxando Chen Yang, ele gritou: “Ge! Chame os médicos rapidamente! Sua Senhoria está queimando de novo!”
Os médicos tremiam de medo enquanto se reuniam no corredor e discutiam as prescrições em sussurros. A chuva caiu sobre o jasmim laranja no pátio, cobrindo o chão todo com pétalas.
Qiao Tianya e Fei Sheng enfrentaram a chuva enquanto voltavam, pisando nas pétalas das flores antes de enxugar rapidamente a água de seus corpos sob os beirais.
“Os médicos que viram Yuanzhuo antes estão todos aqui,” Qiao Tianya jogou o lenço de volta, “assim como os médicos que Ge Qingqing transferiu de Juexi, e nenhum deles pode tratar a doença?”
“Essa febre continua recaindo.” Chen Yang não se atreveu a falar de frente para a janela. Ele se virou para o lado e disse em um sussurro: “Eles disseram que a constituição dele é um caso perdido. Ele é como a porcelana. Poucos se atrevem a receitar remédios.”
“Foi o que eles disseram sobre Yuanzhuo da última vez.” Qiao Tianya não levantou a voz para os médicos. Depois de um momento de pausa, ele continuou: “É verdade que Sua Senhoria arruinou seu corpo em seus primeiros anos consumindo aquela medicação, mas hoje em dia ele tem se recuperado em casa, então esse não deveria ser o caso.”
“O Mestre também quer ser curado no fundo de seu coração e tem tomado seus remédios dentro do horário.” Fei Sheng agarrou o lenço que usava para enxugar a água. Ele estava doente de preocupação. “… suponho que ele tenha se ferido gravemente naquele dia.”
Eles iam dispersar o cheiro de remédio na sala, e ninguém queria provocar o Segundo Mestre neste momento, então eles ficaram sob os beirais e esperaram ser convocados. Mas alguns momentos depois do servo entrar carregando o remédio, eles ouviram Shen Zechuan vomitar.
Xiao Chiye, que estava parcialmente abraçando Shen Zechuan, tocou as costas de Shen Zechuan, que já estavam encharcadas de suor. O remédio estava todo derramado no chão. Shen Zechuan não conseguia vomitar nada e, depois de vomitar a bile, ele teve ânsia de vômito. Seu estômago estava revirando no momento, e suas crises de vômito eram tão fortes que ele vomitava até acordar.
A névoa começou a se materializar no meio da noite. Luzes de lanternas brancas como a morte balançavam na chuva. O som de passos no pátio nunca parou. A chuva encharcou o pátio úmido, e a roupa de cama já havia sido trocada uma vez.
Fei Sheng disse apreensivo: “Prepare um braseiro de carvão e mantenha o fogo aceso para secá-lo um pouco”.
Chen Yang viu que as bandagens que estavam sendo retiradas estavam todas encharcadas de sangue. Ele não sabia se era de Xiao Chiye ou de Shen Zechuan.
Li Xiong sentou-se de pernas cruzadas perto da porta e dormiu um por um tempo, acordando quando chegou a hora do yin*. Fei Sheng mandou a cozinha dar arroz a Li Xiong. Li Xiong enterrou a cabeça na grande tigela e a devorou. Depois de comer o suficiente, ele continuou sentado e olhando para as pessoas que entravam e saíam.
(n/t: hora do yin: 3hrs às 5hrs am)
“Convença o Segundo Mestre a dormir por um momento na hora de mao*.” Qiao Tianya agachou-se ao lado do pilar e acendeu o fogo para acender seu cachimbo. “Mesmo alguém forjado em ferro como ele não pode aguentar e apenas se virar e dormir lá dentro. Aqueles de nós que guardam a porta…”
(n/t: *hora de mao: 5hrs às 7hrs am)
Ele ainda não tinha terminado suas palavras quando uma mão se estendeu pela lateral e gentilmente empurrou para o lado seu cachimbo.
Qiao Tianya se virou e olhou para Yao Wenyu.
“É bastante sufocante.” Yao Wenyu virou sua cadeira de rodas para a sala principal.
Fios de fumaça de salgueiros espiralavam, transformando-se em um minúsculo pedaço de ternura invisível na noite chuvosa e úmida. Com as mãos nos joelhos, Qiao Tianya se levantou e apagou o cachimbo.
Estava tudo em silêncio no pátio durante a hora de mao. A noite caiu e o dia amanheceu novamente. Os guardas que vinham fazendo sucessivamente a vigília noturna estavam todos exaustos, tão passivos quanto eles estavam à sua espera. Fei Sheng estava encostado no pilar com os olhos fechados para respirar quando suas orelhas se contraíram de repente. Ele abriu os olhos, e foi muito tempo depois quando houve um movimento na porta.
“Ele voltou.” Fei Sheng rapidamente desceu os degraus. “Gu Jin está de volta!”
Uma das lanternas sob os beirais se apagou. Xiao Chiye ouviu a atividade, e depois de um momento, as cortinas se levantaram ligeiramente.
“Segundo Mestre.” Gu Jin, que havia enfrentado os elementos e as dificuldades durante toda a árdua jornada, ajoelhou-se em um joelho na sala externa. “Voltei tarde! Eu estava no meio da minha jornada quando ouvi que a Cavalaria Biansha sitiou a cidade de Duanzhou. Mesmo quando corri pelo caminho a cavalo, não consegui chegar a tempo.”
Xiao Chiye de repente se levantou e saiu da câmara interna. As poucas pessoas sob os beirais ouviam com a respiração suspensa e a atenção extasiada.
Sem enxugar a água da chuva de seu rosto, Gu Jin encontrou o olhar de Xiao Chiye e, não se atrevendo a hesitar, relatou: “Segundo Mestre, o Venerável Mestre… está realmente morto.”
⊱───────⊰✯⊱───────⊰
Flor: meu coração afunda a cada vez que o Lanzhou se fere ou fica doente!
Sobre o registro de censo, vocês podem consultar no glossário em temas recorrentes!
⊱───────⊰✯⊱───────⊰
Notas:
[1] 四脚蛇 também é traduzido literalmente como “cobra de quatro patas”, também conhecido como lagarto.
[2] Youxiong é uma tribo que tem o urso como seu totem. Os nomes das tribos Biansha são baseados em animais. Para obter uma lista, você pode consultar o mapa no glossário.
[3] Consulte o cap 142.
[4] Para aqueles que esqueceram, consulte o capítulo 250, devolver a cabeça às tribos Biansha é considerado uma espécie de humilhação.