Qiang Jin Jiu - Novel - Capítulo 242
⊱───────⊰⊹⊱✫⊰⊹⊱───────⊰
O quinto mês foi o auge do verão e estava tão quente que os conselheiros não suportavam o calor. Todos eles se esconderam sob o pavilhão no centro da lagoa, tomando chá, fumando cachimbos e se abanando vigorosamente com seus leques dobráveis. Yu Xiaozai, depois de beber bastante chá resfriado, agora estava se sentindo bastante desconfortável. Quando ele estava pensando em ir até a latrina, ele viu Fei Sheng levando Hairigu até o pátio.
“O Segundo Mestre vai cruzar a fronteira dentro de dois dias.” Yu Xiaozai enxugou o suor do pescoço com o lenço. “Hairigu também está acompanhando?”
“Ele é um Escorpião.” Kong Ling, mantendo-se em boa saúde, não consumia alimentos frios; em vez disso, ele se sentou perto da cascata de água para se refrescar à sombra. “Ele pode negociar com a Tribo Youxiong.”
Isso foi a pedido do Lorde Provincial, então Yu Xiaozai não pôde refutar. Ele assentiu e sentou-se ao lado de Yao Wenyu. “Ouvi dizer que as pessoas da Tribo Youxiong são todas fortes e robustas, e montam cavalos grandes e altos, ao contrário das outras tribos do deserto.”
Gao Zhongxiong também nunca tinha visto a Tribo Youxiong antes. Ele manteve o pincel e, enquanto mergulhava na tinta, virou a cabeça e esperou com Yu Xiaozai pela resposta de Yao Wenyu.
Yao Wenyu fechou o livro em seu colo. “A Tribo Youxiong é uma grande tribo no sudoeste do deserto. Antes de Amu’er subir ao poder, a tribo mais forte no deserto era a Tribo Hanshe, seguida pela Tribo Youxiong. A Tribo Youxiong costumava ficar estacionada no leste do Passo Suotian. Eles têm seus próprios cavalos, então não usam os pôneis da Tribo Gouma. Os cavalos da Tribo Youxiong também são chamados de ‘cavalos de urso[1]’. Eles são ainda maiores que os corcéis de guerra de Libei.”
Gao Zhongxiong inicialmente pensou que eram rumores sobre os quais Yu Xiaozai estava falando; ele nunca esperou que fosse verdade. Alarmado ao ouvir isso, ele disse: “Eu ouvi rumores sobre a Tribo Youxiong enquanto estava na academia imperial. Naquela época, o Clã Feng era o único a proteger o Passo Suotian. ‘Lança de Prata do Passo Nevado’, Feng Yisheng! O General Feng foi quem lutou contra a Tribo Youxiong de volta ao leste.”
Os quatro generais de Yongyi eram renomados: Lança de Prata do Passo Nevado, Feng Yisheng; Asas de Ferro de Hongyan, Xiao Fangxu; Raio de Cangjun, Qi Shiyu; e, Geada Voadora de Bianjun, Lu Pingyan. Eles eram todos os homens sobre os quais os rapazes de Da Zhou mais falavam em seus primeiros anos. Feng Yisheng, como Xiao Fangxu, veio de uma origem humilde. Quando ele tinha quatorze anos, ele apontou para a cadeia contínua de picos nevados do Passo Suotian e fez uma promessa de se tornar o inexpugnável bastião de ferro de Da Zhou. Aos quarenta anos de idade, ele enterrou seu filho mais novo, o último sob os picos nevados. Eventualmente, ele encontrou seu fim na batalha, deixando apenas seu anel de polegar esculpido em osso para seu filho adotivo, Zuo Qianqiu.
“Yuanzhuo é de fato amplamente sábio e experiente. E pensar que você sabe sobre a Tribo Youxiong. Na verdade, os primeiros corcéis de batalha de Qidong foram cruzados com os ‘cavalos de urso’.” Kong Ling disse. “Quando o Rei dos Lobos, Xiao Fangxu, era um soldado júnior no Passo Luoxia, todos os cavalos do Passo Luoxia foram transferidos de Qidong, e eles também eram desta raça de cavalos.”
“Uau,” Yu Xiaozai exclamou. “Que feroz, hein!”
“Quando Amu’er unificou as quatro Tribos de Hanshe, Gouma, Liaoying e Qingshu, ele pensou em fazer a Tribo Youxiong jurar fidelidade a ele.” Sentindo frio, Kong Ling se levantou para voltar à mesa. “Eles lutaram, e Amu’er acabou sem nada para mostrar por isso.”
Desta vez, o interesse dos três homens restantes foi despertado e eles se sentaram ao redor de Kong Ling.
Gao Zhongxiong disse: “Essas eram as quatro tribos, elites que até colocariam a Cavalaria Blindada Libei em desvantagem.”
“Eram lugares diferentes. A Tribo Youxiang ainda estava vagando perto do Passo Suotian naquela época. Eles ocuparam os terrenos mais altos e provou ser tedioso para a Tribo Hanshe invadi-los e atacá-los. Ataque antes da Tribo Youxiong, e eles levariam uma surra.” Kong Ling riu e representou vividamente. “Sempre havia Youxiong aparecendo e desaparecendo entre os picos nevados infinitamente sinuosos. Empunhando cimitarras na mão e vestindo armaduras de couro em seus braços, eles lançaram um ataque de cima para baixo e deram um chute no peito da Tribo Hanshe. A Tribo Hanshe então caiu no chão e desmaiou —”
Yu Xiaozai prontamente gritou: “Oh, meu Deus. Que terrível!”
Yao Wenyu quase engasgou e cuspiu o chá que não havia engolido. Cobrindo o nariz e a boca com o lenço na palma da mão, ele tossiu algumas vezes antes de recuperar a compostura.
Kong Ling disse com um sorriso: “De fato. Eles lutaram até que Amu’er estava no fim de sua corda e não teve escolha a não ser transferir a Tribo Qingshu para perto do Comando Bianjun.
Limpando-se, Yao Wenyu disse: “A Tribo Youxiong também tem seu herói. Quando o General Feng ainda estava vivo, o homem que o enfrentou na batalha chamava-se Suhebashou. Ele era o ‘herói’ da Tribo Youxiong.”
Gao Zhongxiong avançou. “Esse Su… eu o conheço! Yuanzhuo, não sei se você ainda se lembra, mas quando acabei de entrar na capital, era a lenda do General Feng que nunca me cansei de ouvir na casa de chá perto da academia imperial. Ele e este Suhebashou eram como… o Rei dos Lobos e Amu’er!”
“Ele era um herói”, disse Kong Ling. “Se não fosse por Amu’er, a posição atual da Tribo Hanshe teria sido ocupada pela Tribo Youxiong, liderada por Suhebashou. Ele era inimigo e amigo de Feng Yisheng. Havia uma história das casas de chá em Dengzhou. Não sei se é fabricado, mas dizem que quando Feng Yisheng atirou através da bandeira Hongying[2] que simbolizava a dignidade de Biansha, Suhebashou aplaudiu em resposta. Os dois homens se entreolharam através de milhares e milhares de soldados e cavalos e caíram na gargalhada. A partir de então, eles sempre se cumprimentavam mutuamente antes de uma batalha.”
Gao Zhongxiong segurou seu pincel entre os dedos e fez uma pose para imitar aquele contador de histórias. “O general Feng, sem sua armadura, estava de pé em meio à neve com as mãos nas costas e seu manto branco balançando ao vento, cortando a própria imagem de um homem equilibrado e suave. Suhebashou, coberto com uma pele de couro, cerrou os punhos para o General através da cortina de neve e, em voz alta e clara, disse —”
“Os vagões de grãos para a Cavalaria Blindada estão prontos?”
Gao Zhongxiong fez uma pausa no meio da pose. Antes que ele pudesse fechar a boca aberta, ele viu Kong Ling e todos os outros se levantarem para se curvar em uníssono para Shen Zechuan atrás dele.
“Eles estão prontos”, disse Kong Ling. “Fei Sheng já os verificou esta manhã. Qiao Tianya os enviará para fora da cidade mais tarde.”
Shen Zechuan bateu na parte de trás do ombro de Gao Zhongxiong com seu leque dobrável e disse: “Eu sou Suhebashou, o Tigre Valente[3] da Tribo Youxiong. Eu trouxe kumis[4] da minha cidade natal. O vinho está delicioso e gostaria de esperar que o general o termine antes de lutarmos.”
Gao Zhongxiong largou o pincel em confusão e se virou para se curvar ao Lorde Provincial.
“Não precisa ficar nervoso”, disse Shen Zechuan. “Como eles dizem, ‘dos sonhos os rapazes de Da Zhou carregam a passagem nevada, quem não conhece a lança Suotian?’ Shifu costumava adorar ouvir este conto também.”
Hairigu ficou na entrada do pavilhão e disse: “Suhebashou, o Tigre Valente da Tribo Youxiong. Eu também sei dele.”
Fascinado com a história, Yu Xiaozai questionou: “O que aconteceu com os dois depois?”
Kong Ling não respondeu. Hairigu pegou uma fruta na mesa e deu uma mordida antes de dizer: “Suhebashou matou o filho mais novo de Feng Yisheng e também matou Feng Yisheng. Ele foi então expulso do Passo Suotian por Amu’er e passou algum tempo em Gedale antes de recuar atrás da Tribo Qingshu.”
Este era um homem estranho.
Hairigu lembrou-se de Suhebashou, o lendário Tigre Valente e herói. Ele abandonou-se ao prazer e à diversão em Gedale. Toda vez que ele estava bêbado, ele sempre queria bater no tambor e dançar em homenagem aos mortos. Este homem alto e robusto tinha cabelos brancos. Ele não era velho, e no entanto, parecia que já havia morrido.
“Eu tinha um amigo.” Suhebashou bebeu seu vinho à luz do fogo. “Ele bebeu meus kumis e matou meus filhos. Eu me vinguei dele e ele me deixou.”
Ele virou o saco de vinho de cabeça para baixo — vazio.
“Nós somos as bravas águias[5] em ambos os lados dos picos nevados. Se temos que morrer, tem que ser nas mãos um do outro.”
“Uma pena que ele morreu.” Hairigu terminou sua fruta. “Ele pegou um resfriado em Gedale e estava doente demais até para se levantar. A Tribo Hanshe o cercou. Ele terminou todos os kumis na tenda sozinho. Eventualmente, ele levou sua cimitarra com ele e morreu em batalha no deserto de Gobi. Gegenhasi* da Tribo Hulu cortou sua cabeça e a ofereceu a Amu’er.”
(n/t: * Gegenhasi: para quem não consegue se lembrar dele, ele é o irmão mais velho de Duo’erlan da Tribo Hulu.)
Yu Xiaozai soltou um “oh” e não disse mais nada.
O grupo no pavilhão no coração da lagoa ficou em silêncio.
Usando a cabeça de Suhebashou, Gegenhasi ajudou a transformar a Tribo Hulu em amigo de Amu’er. Ao mesmo tempo, ele também se tornou amigo de Hasen. Vários anos depois, os cascos do cavalo de Xiao Fangxu pisaram no pescoço de Gegenhasi, quebrando-o. E vários anos depois… Kong Ling não expressou.
“Com Hairigu indo para o Comando Bianjun, Vossa Senhoria ainda quer que Huo Lingyun o acompanhe?” Yao Wenyu pulou o assunto e perguntou.
“Huo Lingyun não está indo para o Comando Bianjun.” Shen Zechuan virou a cabeça para olhar para fora da água em cascata, onde Huo Lingyun estava com as costas retas. Ele continuou: “Suas armas de fogo estão indo para o norte.”
◈ ◈ ◈
No dia seguinte, Xiao Chiye liderou a Cavalaria Blindada através da fronteira. Shen Zechuan ficou no caminho de transporte antes do portão da cidade e observou a areia amarela rolar. Meng circulou e gritou duas vezes acima da cabeça de Shen Zechuan; então elevou-se mais uma vez e avançou para o sul.
Ouvindo o som estrondoso da Cavalaria Blindada Libei, Fei Sheng deu um passo à frente e se moveu para bloquear a areia para Shen Zechuan. Shen Zechuan ergueu um pouco seu leque dobrável e impediu Fei Sheng de ficar diante dele.
Lang Tao Xue Jin, em sua armadura pesada, bufou baforadas quentes de ar e dirigiu direto do outro lado do caminho de transporte onde liderava a Cavalaria Blindada. Um sorriso se espalhou gradualmente no rosto de Shen Zechuan, e ele ergueu seu braço direito enquanto Xiao Chiye se aproximava. Sua manga larga deslizou para baixo para revelar o protetor de braço dentro.
Com os olhos à frente e sem frear seu cavalo, Xiao Chiye abaixou um braço ao passar por Shen Zechuan. Um “baque” alto e claro soou quando os dois protetores de braço se chocaram e passaram raspando em apenas um piscar de olhos.
O vento levantou as mangas e o manto de Shen Zechuan. Ele disse: “Para uma vitória retumbante.”
Xiao Chiye riu enquanto continuava a estimular seu cavalo em direção ao sol escaldante. Em voz alta, ele respondeu: “Uma vitória retumbante!”
Ondas de calor varreram enquanto a areia soprada pelo vento batia no caminho.
Ambos os homens passaram um pelo outro, nenhum olhando para trás.
⊱───────⊰✯⊱───────⊰
Notas:
[1] Youxiong é uma tribo que tem o urso como seu totem. Os nomes das Tribos Biansha são baseados em animais. Para obter uma lista, você pode consultar o mapa no glossário!
[2] Literalmente falcão arco-íris/águia/falcão
[3] Literalmente Tigre feroz, também conhecido como bravo guerreiro
[4] 马奶酒 kumis, também escrito como kumiss ou koumiss, é uma bebida alcoólica tradicionalmente feita com leite fermentado de égua ou camelo.
[5] Literalmente Águia corajosa, também conhecida como lutadora heróica.