Qiang Jin Jiu - Novel - Capítulo 237
⊱───────⊰⊹⊱✫⊰⊹⊱───────⊰
A chuva no pátio parou. O luar estava atrasado para chegar, então estava escuro na sala.
Os olhos ligeiramente abaixados de Shen Zechuan estavam escondidos na escuridão. Ele parecia um viajante ancorado e cansado de viajar, cavalgando na longa e interminável maré da noite. Quando ele olhou para Ji Gang novamente, foi com um olhar que ele nunca havia mostrado antes, como se tivesse arrancado a pele chamada Lorde Provincial, deixando para trás apenas um trecho de luar.
“Sem shifu e Ce’an, eu ainda sou eu. Só que não serei eu quem teme a todos no mundo, mas a todos que me temem. O sangue de Shen Wei corre em mim. Não preciso de herdeiros.”
O coração de Ji Gang doeu tanto que ele quase derramou lágrimas. “Você é meu filho”, ele disse.
“Sou filho de Shifu, mas meu nome é Shen Zechuan. O professor transmitiu os clássicos para mim, mas eu não sou um imperador.”
Imperador.
O ser mais supremo deste mundo que estava no topo e ignorou o mundo – se não uma coroa real ou portador oficial de chapelaria – era o imperador. O imperador não deve apenas ser versado na arte política de freios e contrapesos, mas também possuir a mente aberta para acomodar as pessoas comuns. Os imperadores nas eras florescentes que tinham o apoio de seu povo eram todos homens de benevolência inigualáveis. Shen Zechuan tinha em seus olhos uma tempestade que estava se formando. Ele foi a chuva repentina que varreu as montanhas e rios do país, e a lâmina afiada que despedaçou o céu e a terra, mas ele não foi um imperador que inaugurou uma era dourada de prosperidade.
“Libei tem uma cavalaria blindada de 120 mil homens; é fácil para seus cavalos colocarem os pés em Zhongbo, mas Ce’an me deu seu sangue vital. Tenho seus cavalos e os grãos de seu irmão mais velho. Ele está disposto a deixar os campos de Libei e cavalgar em meu Duanzhou. Shifu, ele não tem medo de minhas tropas de guarnição e eu não tenho medo de sua cavalaria blindada. Um dia, eu vou manter cativo o ‘cervo’ que o Clã Li rejeitou[1], e Ce’an me manterá cativo. O sol e a lua coexistiram no Céu e na Terra por dezenas de milhares de anos sem se enfrentarem. Esta é a estabilidade que o mundo espera. Nós somos o equilíbrio.”
O sol ardente e a lua luminosa!
A cessação da guerra anunciou o início de outra batalha. Nenhum soberano poderia tolerar sua coexistência no leste. Foi somente quando Xiao Chiye e Shen Zechuan estavam juntos que Libei e Zhongbo teriam a oportunidade de descansar e reconstruir.
Shen Zechuan deu seu consentimento tácito quando Xiao Jiming construiu um estábulo no Monte Luo. Esta foi sua concessão a Libei, e também a oportunidade que ele deu a Libei. Os caminhos de freio que Zhongbo estava construindo romperiam a fronteira entre as duas terras e, quando se fundissem em um, se tornariam um gigante entrincheirado no nordeste.
Ji Gang sentou-se de pernas cruzadas em silêncio. “Ele é bem treinado no Punho de Boxe do Clã Ji e vai e vem livremente. O que há para temer? Mesmo assim, você e ele não têm herdeiros. Enquanto este assunto for deixado no ar, Libei e Zhongbo não podem durar muito tempo.”
◈ ◈ ◈
Xiao Chiye vestiu sua armadura e esperou na sala pelo retorno de Shen Zechuan. O som das rodas subia sob os beirais. Fei Sheng levantou a tela suspensa para Yao Wenyu e disse: “Sua Senhoria ainda não voltou.”
O cobertor fino sobre os joelhos de Yao Wenyu estava um pouco úmido. Apoiando-se em sua cadeira de rodas, ele disse: “Estou procurando o Segundo Mestre”.
Fei Sheng se sentiu um pouco incomodado. Xiao Chiye anunciou de dentro: “Estou aqui.”
Yao Wenyu gentilmente recusou a oferta de ajuda de Fei Sheng e virou sua cadeira de rodas para entrar. Xiao Chiye retraiu as pernas, sentou-se reto na mesa e colocou o livro militar de lado ao lado de sua mão. “O que posso fazer por você, Yuanzhuo?”
“Raramente tenho a chance de ver o Segundo Mestre. Há algumas coisas que não são convenientes mencionar em cartas, então só posso discuti-las cara a cara.” Yao Wenyu pegou o lenço e enxugou o suor nas mãos. “O Segundo Mestre está livre?”
Xiao Chiye se recostou. “Qual é o problema que você tem que ignorar Lanzhou para discutir comigo?”
Yao Wenyu limpou as mãos e dobrou o lenço antes de colocá-lo de volta no lugar nas mangas. Ele não tinha pressa. Sob o som incessante da chuva, ele disse: “Isso diz respeito a Libei. Naturalmente, é mais apropriado para mim discutir isso com o Segundo Mestre. Agora que a Imperatriz Viúva sofreu um revés em Qudu, o próximo passo de Xue Yanqing será remover o poder militar de Han Cheng. Quando chegar a hora de a Herdeira Aparente ascender ao trono, ele fará com que ela confira um título a Qidong para proteger a Comandante-Chefe Qi e impedi-la de interferir em seus planos. O Segundo Mestre ainda pretende manter o compromisso de ir ao Comando Bianjun?”
Claro que Xiao Chiye tinha que ir. A viagem ao Comando Bianjun determinaria se o ataque surpresa de Hasen a Duanzhou teria sucesso ou não. Além disso, ele confiava em Qi Zhuyin.
Yao Wenyu obteve sua resposta do silêncio de Xiao Chiye. Mudando de assunto, ele disse: “O neto-herdeiro…” Dado que Xiao Jiming havia herdado o nobre título de Xiao Fangxu, Xiao Xun deveria ser chamado de Príncipe Hereditário agora, então ele se corrigiu e continuou: “O Príncipe Hereditário tem um professor para lhe transmitir conhecimento elementar em Dajing?”
Xiao Chiye bateu seu dedo indicador neutramente na mesa. “Você deseja ensinar Xun-er.”
Xiao Chiye era um homem bastante perspicaz. Ele teve uma ideia da intenção de Yao Wenyu com a mudança de assunto deste último. A Herdeira Aparente de Xue Xiuzhuo estava prestes a ascender ao trono, e eles iriam conferir um título nobre a Qi Zhuyin também. Quando a guerra com Biansha terminar, eles podem se separar de Qi Zhuyin. Shen Zechuan estava de olho em apreender Qudu, e Yao Wenyu já estava considerando a questão dos herdeiros.
“Nossos lobos de Libei,” Xiao Chiye levantou sua cabeça ligeiramente e disse em voz baixa, “não serão imperadores.”
Xiao Chiye e Shen Zechuan não tiveram filhos, então sua intenção de fazer Xiao Xun vir a Zhongbo para receber os ensinamentos de Yao Wenyu e o resto ficou claro para Xiao Chiye – Xiao Xun seria o sucessor de Shen Zechuan. Este assunto era bom demais para Libei, tanto que Xiao Chiye não estava inclinado a concordar.
“O Segundo Mestre tem os interesses de Sua Senhoria em mente e, portanto, não está disposto a deixar o Clã Xiao tomar o lugar de Sua Senhoria. Mas mesmo que fosse outra criança e não o Príncipe Hereditário, essa criança também não usaria o sobrenome Shen”, disse Yao Wenyu a Xiao Chiye. “Sua Senhoria nunca deixaria o nome de Shen Wei entrar no templo ancestral.”
Shen Zechuan queria que Shen Wei continuasse como uma alma errante no deserto de Dunzhou, então dar a ele um lugar no templo ancestral para receber oferendas e incenso estava totalmente fora de questão. O que ele queria sufocar era a linhagem do Clã Shen.
Xiao Chiye disse: “Xun-er é o Príncipe Hereditário de Libei. Meu irmão mais velho nunca vai concordar com isso.”
Após um momento de silêncio, Yao Wenyu mudou seu tom para uma conversa entre amigos. “Você tem outra opção?”
A chuva da noite caía e não fazia frio na sala. Yao Wenyu, no entanto, não parecia muito bem.
“Existem incontáveis heróis no mundo. Sabe por que vim de longe até Zhongbo e joguei minha sorte com Lanzhou?”
Os olhos de Xiao Chiye eram escuros e profundos.
Yao Wenyu não tinha medo de Xiao Chiye. Enquanto ele pudesse terminar este jogo de xadrez, ele não temia ninguém. Ele continuou: “Eu o vi fugir com você para o norte, apenas para parar em Zhongbo. Achei que ele queria limpar o nome de Shen Wei, mas ele não se importava nem um pouco com isso. Ele não tratou Zhongbo como sua pátria, nem tratou Qudu como seu refúgio. Avançar e recuar tudo depende de apenas um pensamento dele. Eu sei que ele não é o homem para ser um imperador, mas eu ainda queria ajudá-lo, porque ele é um suserano nato. Seu pai sabia que Zhongbo estava em rápida ascensão ao poder e proeminência. Ele concedeu a entrada de Shen Zechuan em Libei, porque Xiao Xun é a única opção de Shen Zechuan.”
Xiao Fangxu foi o Rei dos Lobos que estabeleceu os Grandes Territórios de Libei — Dajing. Ele podia sentir o cheiro do desejo do Imperador Guangcheng de pé no Passo Luoxia, e no momento mais apropriado, ele se tornou um príncipe conferido[2] de Da Zhou para manter uma enorme força militar em suas mãos. Ele era muito mais visionário do que seus filhos. Shen Zechuan tinha apenas um futuro. Sem Xiao Chiye e Xiao Xun, ele nunca teria permitido que Shen Zechuan voltasse vivo para Zhongbo.
“Já que Lanzhou se atreve a ir em direção a essa posição,” Xiao Chiye enunciou cada palavra, “é dele.”
“É dele”, disse Yao Wenyu, “mas apenas se ele tiver Xiao Xun.”
Xiao Chiye não respondeu sob o som da chuva.
◈ ◈ ◈
A Herdeira Aparente achou a noite fria. Ela não estava dormindo bem depois de sua doença e muitas vezes acordava assustada. No momento, ela estava olhando para o telhado com os olhos abertos, pendurada lá até a hora de mao antes de rolar e se levantar sem precisar que as criadas do palácio a chamassem.
As criadas do palácio eram todas recém-chegadas. Eles se ajoelharam enquanto endireitavam a bainha das vestes de Li Jianting e, quando Li Jianting se sentou diante do espelho, seguraram a caixa de jóias na mão para arrumar o cabelo. Durante esse período, Li Jianting havia perdido muito peso e parecia cada vez mais afiada e severa, sem um traço da delicadeza e gentileza de uma mulher.
Li Jianting não dormiu bem e também estava se recuperando de uma doença grave, então ela estava inevitavelmente cansada. Em seu transe, ela sentiu um frio na orelha. Antes que a criada do palácio que estava se inclinando para colocar brincos para a Herdeira Aparente pudesse reagir, a Herdeira Aparente se levantou ruidosamente com uma tez horrivelmente pálida. Contendo-se, Li Jianting repreendeu em voz baixa: “Leve para longe!”
As criadas do palácio se ajoelharam em confusão, sem saber o que haviam feito para incorrer no descontentamento da Herdeira Aparente.
Li Jianting franziu os lábios em uma linha apertada e, em meio ao silêncio mortal, viu sua figura borrada no espelho. Ela olhou para este seu eu por um longo tempo. “Eu não uso brincos quando estou recebendo aulas dos vários cavalheiros no salão de entrada.”
As criadas do palácio curvaram-se algumas vezes e responderam com vozes tímidas.
Não precisando de sua ajuda, Li Jianting vestiu o sobretudo sozinha. Esses materiais preciosos e valiosos a cobriam por fora, como sua própria armadura. Ela se sentiu melhor, mas ainda não falou. Quando ela saiu pela porta, ela viu uma figura familiar sob os beirais.
Fuman saiu para abrir o guarda-chuva para Li Jianting. Adulando-a, ele disse: “Está chovendo tão forte hoje. Este humilde escravo preparou um sedã para Vossa Alteza. Vossa Alteza pode tirar um cochilo. Este humilde escravo te chamará quando chegarmos diante do salão. Vou me certificar de não atrasar as coisas.”
Li Jianting não se mexeu. Ela sorriu e perguntou: “Bom dia, gonggong*. Você deve estar ocupado investigando o caso, não é?”
(n/t: gonggong: é um termo de tratamento a um eunuco da corte.)
Fuman também não se atreveu a apressá-la. “Como esse humilde escravo saberia investigar um caso? É tudo a conselho do Grande Secretário. Ele enviou especificamente algumas excelências do Ministério da Justiça para supervisionar.”
O que ele quis dizer foi que ele não era a única pessoa julgando o caso, já que tudo passava por Kong Qiu, então não tinha muito a ver com ele.
Sem piscar os olhos, Li Jianting disse: “Então Fengquan não pode ser liberado?”
Fuman mudou de tática e começou a fazer cara de preocupado. “Ele é irmão de Lady Mu e tem conexões com o Serviço de Jardinagem. O Ministério da Justiça é imprudente em burlar a lei para libertá-lo. Este humilde escravo fez várias viagens sucessivas ao complexo do gabinete e também mencionou ao Grande Secretário que ele era um bom homem.”
Fuman considerou que o retorno de Fengquan para servir no palácio deve ter sido porque ele atendeu a Herdeira Aparente por um longo tempo e construiu um vínculo entre mestre e servo. Portanto, ele não caluniou Fengquan diante de Li Jianting; ele sabia que Li Jianting ainda gostava de Fengquan. De qualquer forma, ele tinha muito tempo no futuro. Enquanto ele mantivesse essa posição, Li Jianting mais cedo ou mais tarde se cansaria de Fengquan.
Li Jianting disse: “Eu estive doente e também não recebi nenhuma mensagem. O que exatamente está acontecendo?”
Fuman levantou o guarda-chuva para Li Jianting enquanto ele estava na chuva. “Apenas investigue… ai, Alteza, por favor, observe seus pés. Os degraus aqui são escorregadios. Deixe este humilde escravo te segurar! O problema com este caso está na comida. Este humilde escravo e o Ministério da Justiça verificaram as refeições de Vossa Alteza naquele dia, e o Serviço da Horta revelou-se o mais problemático de todos. As pessoas de lá são um saco misturado, com pessoas que abrigam segundas intenções entre eles.”
Ele minimizou seu papel neste caso e deixou que o Ministério do Departamento que vinha supervisionando assumisse total responsabilidade. Então, se Fengquan morresse, seria problema de Kong Qiu. O Grande Secretário era seu professor que decidia se ela poderia ou não ascender ao trono. Mesmo que Li Jianting estivesse descontente, ela não poderia ficar com raiva de Kong Qiu.
Li Jianting originalmente não planejava entrar na liteira, mas mudou de ideia no último minuto e se curvou para entrar. Animado, Fuman pediu a Sua Alteza que diminuísse a velocidade, então ele dobrou a tela suspensa da liteira para Li Jianting e instou os eunucos da liteira a se apressarem em direção ao Salão Mingli. Quando Li Jianting chegou ao Salão Mingli, Cen Yu já estava esperando há muito tempo. De pé sob os beirais, ele viu Li Jianting descendo da liteira e não pôde deixar de franzir as sobrancelhas.
A Herdeira Aparente nunca tinha prestado atenção a essas coisas antes. Era assim que ela poderia cair nas boas graças dos ministros. Como foi que no momento em que a Imperatriz Viúva caiu em desgraça, ela não podia nem mesmo andar alguns passos?
Cen Yu prestou suas reverências a Li Jianting, que ficou sob os beirais e retribuiu as saudações. Cen Yu não entrou no salão imediatamente, mas disse com deferência solene: “A chuva na primavera é tão preciosa quanto o óleo. As terras férteis das oito cidades são todas afetadas por esta chuva. Vossa Alteza ainda não ascendeu ao trono e não tem título sobre o seu nome, então como você pode andar em uma liteira no palácio?”
Como se estivesse iluminada, Li Jianting arregaçou as mangas em um pedido de desculpas e disse: “Esta aluna percebeu o erro de seus caminhos”.
Fuman estava seguindo atrás quando ouviu isso. Como ele poderia deixar a Herdeira Aparente carregar a culpa? Foi ele quem providenciou a liteira, então disse apressadamente: “Sua Alteza acabou de se recuperar de uma doença grave e sua estimada saúde é preciosa. Além do mais, esta chuva está tão pesada…”
O semblante de Cen Yu mudou abruptamente. Ele berrou: “Sua Alteza e eu estamos no meio de uma conversa como aluna e professor. Como um eunuco se atreve a interromper!”
Lamentando seu erro, Fuman imediatamente se ajoelhou e fez uma reverência. “Este humilde escravo, este humilde escravo…”
E pensar que, em sua ansiedade, ele havia violado o tabu entre os eunucos e os ministros da corte!
Cen Yu e Kong Qiu eram pessoas que haviam passado pelo enfraquecimento e corrupção da política do Estado pela facção Pan, então era com paixão que eles odiavam os eunucos do palácio se intrometendo nos assuntos governamentais. Fuman geralmente se movia no complexo do gabinete, e seu mérito residia no fato de que ele estava disposto a se fazer de bobo e nunca se intrometia. Ele havia acabado de chegar para servir a Herdeira Aparente hoje e, Cen Yu já podia ver como ele ousava arranjar uma liteira e se intrometer na conversa. Se ele permitisse que ele permanecesse por mais alguns dias, isso não levaria a um colapso absoluto da ordem?!
“Já que você se atreve a quebrar o hábito da Herdeira Aparente hoje, então você se atreverá a mexer com a administração do Tribunal da Herdeira Aparente no futuro!” Cen Yu ficou vermelho de raiva. “Que audácia, seu bandido castrado!”
Fuman se curvou até que sua testa ficou adornada com novos hematomas sobrepondo os hematomas antigos.
Li Jianting disse: “Foi minha culpa, professor…”
Cen Yu prontamente disse: “Sua Alteza é a Herdeira Aparente. A soberana deve manter distância dos bajuladores astutos! Homens, tirem-no de sua máscara e arrastem-no para longe!”
Fuman era um eunuco da Diretoria de Cerimonial. De acordo com as regras durante o reinado de Yongyi, Cen Yu nunca deve berrar e dar ordens a ele assim. Ao ouvir os passos dos guardas, as duas mãos de Fuman tremeram enquanto ele se arrastava em direção a Li Jianting de joelhos e implorava: “Este humilde escravo merece a morte! Este humilde escravo…”
Os guardas despiram Fuman sem dizer uma palavra e o arrastaram para o espaço aberto em frente ao Salão Mingli. A chuva caiu sobre eles. Fuman se ajoelhou no meio, seus lábios ficaram azuis por causa do frio congelante.
Cen Yu ordenou: “Bata na boca dele!”
Um guarda levantou a bainha de seu manto e ficou diante de Fuman para lhe dar um tapa com tanta força que a orelha esquerda de Fuman zumbiu. Ele não se atreveu a se esquivar ou gritar. Sem dar ordem para parar, Cen Yu se virou para levantar a tela suspensa e fez sinal para Li Jianting entrar, deixando Fuman desmaiado no espaço aberto.
O som de tapas nunca parou.
⊱───────⊰✯⊱───────⊰
Notas:
[1] Da citação “Qin perdeu seu cervo e todos sob o céu o perseguiram” 「秦失其鹿,天下共逐之」 de Registros do Grande Historiador • Biografia do Marquês Huaiyin 《史记·淮阴侯列传》. O cervo é uma metáfora para o trono. É uma ilustração da ascensão de numerosos senhores da guerra rivais que disputam a supremacia para capturar o prêmio, o império perdido pela Dinastia Qin.
[2] 异姓王 Especificamente príncipes, ou senhores, com sobrenomes diferentes da família imperial Estes foram conferidos príncipes que receberam o título pelo Imperador. (ver temas recorrentes no glossário)