Qiang Jin Jiu - Novel - Capítulo 229
⊱───────⊰⊹⊱✫⊰⊹⊱───────⊰
Gu Jin recebeu a carta de Duanzhou quando estava no Monte Luo. Naquele momento, ele estava prestes a montar em seu cavalo para continuar seu caminho. Com uma expressão complicada depois de ler a carta, ele se virou para olhar para Huo Lingyun, que estava a caminho para transferir os cavalos: “Esta é a carta que Sua Senhoria escreveu pouco antes de você partir?”
Puxando seu próprio cavalo, Huo Lingyun acenou com a cabeça e desatarraxou o cantil de água para tomar um gole. “Foi escrito ontem à noite.”
Gu Jin guardou a carta em seu peito e pegou outra para entregar a Huo Lingyun. “Isto é do Segundo Mestre para Sua Senhoria… O que exatamente disse o Guarda-costas Imperial que foi examinar a carruagem?”
“Que o yamen de Hezhou estava em uma perseguição tão feroz que forçou o condutor da carruagem a um canto desesperado e, enquanto ele conduzia ao longo do caminho de freio que estava em mau estado, ele mergulhou no riacho.” Huo Lingyun pendurou o cantil de água de volta e cuidadosamente guardou a carta de Xiao Chiye em seu peito. “Alguns homens desceram ao riacho e verificaram por quatro horas. Sem sobreviventes.”
A expressão de Gu Jin gradualmente escureceu. Ele veio com ordens de vigiar o Venerável Mestre Yideng em nome de Xiao Chiye, mas ele não esperava que o Venerável Mestre fosse embora assim. Gu Jin ficou enraizado no lugar, sentindo-se perplexo enquanto murmurava para si mesmo: “O que o Venerável Mestre está fazendo em Hezhou?”
“Não é lá que ficava a casa dele como leigo?” Tendo cavalgado por uma noite inteira, Huo Lingyun agora estava cheirando a suor por toda parte. “Seguindo o que Yan Heru disse, o Venerável Mestre morreu de doença. Se ele não esperasse viver muito, teria voltado para casa para ver sua família.”
“O Venerável Mestre cortou os laços com o mundo secular quando saiu de casa para se tornar um monge, e os que ainda restam em sua família são todos parentes colaterais, não seus parentes.” Nesse ponto, Gu Jin pensou em Dajing. Ele continuou: “Além disso, o Venerável Mestre concordou em retornar a Dajing este ano. Se ele não esperasse viver muito, teria cumprido sua promessa primeiro.”
Huo Lingyun nunca teve nenhuma interação com o Venerável Mestre Yideng antes. Vendo o sol nascer, ele disse: “Já descansei o suficiente. É hora de pegar a estrada.”
Gu Jin conduziu seu cavalo um pouco para o lado para ceder. Depois de virar seu cavalo, Huo Lingyun disse a Gu Jin: “Quando você chegar à zona de batalha, lembre-se de dizer ao Segundo Mestre que Tantai Hu também quer experimentar suas novas lâminas.”
Gu Jin não respondeu, mas disse: “Diga a Laohu para escrever uma carta para o próprio Segundo Mestre. Eu não vou voltar.” Ele limpou a lama das solas das botas, montou no cavalo e apontou na outra direção com o chicote. “Vou fazer uma viagem para Hezhou.”
◈ ◈ ◈
Médicos se amontoavam sob os beirais, silenciosos como cigarras no inverno, sem ousar fazer barulho. Vendo que este não era o lugar para discussão, Fei Sheng rapidamente providenciou para que os médicos fossem até a porta ao lado.
Kong Ling não entrou para perturbar o descanso de Yuanzhuo, mas seguiu atrás de Fei Sheng e perguntou: “O que os médicos disseram?”
Fei Sheng lançou um olhar para as persianas de bambu e levantou um braço para guiar Kong Ling para o lado. Ele sussurrou: “Todos eles estão com medo. Suas prescrições não podem ser comparadas às que os nossos Guarda-costas Imperiais prescreveram. Nenhum deles se atreve a exagerar na potência e na dosagem do medicamento.”
Embora Kong Ling entendesse uma ampla gama de assuntos, ele de fato não era muito versado na arte da medicina. Ele permaneceu imóvel por um momento com uma expressão levemente atordoada. “Então…”
Fei Sheng também não sabia dizer com certeza. Antes, todos tinham suas esperanças depositadas no Venerável Mestre Yideng, e este único movimento de Yan Heru pegou todos eles desprevenidos. Ele evitou os galhos recém-brotados e apenas disse: “Sua Senhoria escreveu uma carta para Ge Qingqing ontem à noite para levá-los a procurar médicos nas treze cidades de Juexi. Eles poderão chegar a Duanzhou após o sexto mês.”
Mas como eles sobreviveriam durante esses três meses?
Fei Sheng não se atreveu a falar de forma irresponsável. Ele também estava ansioso, vendo os médicos indo e vindo ontem à noite. Yao Wenyu normalmente se esforçava para aguentar firme. Mais cedo, em Cizhou, ele havia drenado sua energia para aplacar os estudiosos que vieram para se juntar a Shen Zechuan. Ao mesmo tempo, ele também manteve discussões com Kong Ling e o resto por noites a fio para acertar os arranjos para o yamen das seis províncias. Então ele viajou de Cizhou para Duanzhou. Na verdade, sua doença nunca melhorou desde sua chegada a Duanzhou.
Kong Ling ficou de pé por um momento antes de dizer gravemente: “Espere um momento. Vou atualizar Sua Senhoria. Sua senhoria não dormiu por uma noite, e ele ainda está esperando no salão por notícias.”
“Então você tem que persuadir meu mestre também.” Fei Sheng ficou abalado ao ver Yao Wenyu tossindo sangue. Ele perseguiu Kong Ling por alguns passos. “Ouvi ontem que o Venerável Mestre se foi. O Mestre parece estar bastante desanimado, além de suas preocupações com o Conselheiro Yuanzhuo. Lembre-se para que ele não adoeça. Há Qiao Tianya e eu para vigiar aqui; nada de grave vai acontecer.”
Kong Ling respondeu apressadamente afirmativamente e levantou a bainha de seu manto para sair do pátio. Quando ele chegou ao pátio de Shen Zechuan, ele viu o Lorde Provincial parado sob os beirais ouvindo Ding Tao.
Ao ver Kong Ling, Shen Zechuan gesticulou para Ding Tao com um aceno de cabeça para parar por um momento. Desde aquele incidente em Dunzhou, Ding Tao se comportou muito bem. Ele prontamente calou a boca e recuou para o lado para abrir caminho para Kong Ling.
Kong Ling deliberou sobre suas palavras. “Ele acabou de adormecer e agora estão preparando o remédio em seu pátio. Qiao Tianya está vigiando ao lado, então não há necessidade de Vossa Senhoria ficar muito preocupado.”
Estava tranquilo e sossegado no pátio. Shen Zechuan desceu os degraus e perguntou: “Nenhum dos médicos deu uma resposta definitiva?”
Kong Ling notou a expressão descontente de Shen Zechuan e seguiu ao seu lado. “Esses médicos são todos do interior. Eles nunca viram uma figura como Yuanzhuo, então naturalmente, eles não se atrevem a nos enganar com prescrições comuns. Eles também são muito cautelosos em seu discurso, mas todos estão dispostos a fazer o melhor. Ninguém se atreve a ser desleixado.”
Sendo o homem astuto que ele era, Shen Zechuan soube ao ouvir as palavras de Kong Ling que ninguém entre este grupo de médicos poderia tratar e curar Yuanzhuo. Tudo o que ousaram fazer foi cuidar dele com descanso e alimentação, e fazer o possível para evitar riscos.
“Envie outra carta urgente para Yu Xiaozai.” Shen Zechuan parou em seu caminho. “Diga a ele para ficar de olho nos médicos nas várias províncias quando estiver em suas rondas de inspeção. Envie todos os que encontrar para Duanzhou. Pegue os honorários dos médicos do meu cofre particular. Dê o que for necessário.”
Kong Ling também parou. Ele viu o guarda do outro lado da linha se aproximar para entregar a carta e não fez mais nenhum som para interromper Shen Zechuan de ler sua carta.
Shen Zechuan virou a carta e viu o selo pessoal de Ge Qingqing nela. Ele o abriu para ler, depois o entregou à Kong Ling e disse: “A guerra em Qudu acabou.”
Kong Ling leu ao lado por um momento. “Atualmente, a Comandante-Chefe Qi não carece de provisões militares. O que falta a ela é um posto nobre e um título. A Imperatriz Viúva percebe isso claramente, mas ainda quer persistir teimosamente em coagi-la. Ela acaba dando uma ajuda a Xue Yanqing.”
“Aquela que monta um tigre acha difícil desmontar – ela não tem outra maneira de recuar”, disse Shen Zechuan. “No fundo, ela quer usar Qi Zhuyin, mas ela realmente não tem mais fichas de barganha para tirar. Se eles realmente brigassem, ninguém poderia derrotar os 20 mil soldados das tropas do Comando da Capital de Han Cheng.”
O que Shen Zechuan havia falado no início de “fazer amizade com um estado distante enquanto atacava um próximo[1]” há muito havia sofrido uma reviravolta. O cansaço de Qudu era evidente. A leste, onde enfrentaram Zhongbo e Libei, eles só tinham a Oitava Grande Divisão de Treinamento para enviar reforços em caso de emergência, e com o problema dos campos dos plebeus na cidade de Dancheng explodido em tais proporções, eles não tinham defesas militares para falar. A própria Qi Zhuyin foi a gota d’água que Qudu teve que agarrar.
Kong Ling respirou levemente quando chegou ao final da carta. “Pan Xiangjie e Pan Lin estão mortos.”
“O atual adversário da Imperatriz Viúva é Xue Xiuzhuo.” Shen Zechuan olhou para o firmamento nublado do céu, que parecia que estava prestes a chover. “Então, como ela poderia escapar ilesa?”
◈ ◈ ◈
A chuva caía em Qudu; este foi o início da estação chuvosa.
O Grande Secretariado queria responsabilizar Han Cheng. Han Cheng manteve sua narrativa de que os oficiais das Oito Grandes Divisões de Treinamento mortos nas prisões eram todos espiões de Zhongbo. Ambos os lados se lançaram em uma guerra de palavras na corte imperial, e foi nessa época que a notícia da morte de Pan Xiangjie foi relatada.
Foi então que Liang Cuishan lembrou que ninguém prestou atenção a Pan Xiangjie quando ele gritou por socorro naquele dia enquanto estava trancado na parte mais interna da prisão. Todos estavam em guerra uns com os outros naquela época, e Pan Xiangjie havia sufocado até a morte pela fumaça em sua cela. Foi somente quando os guardas estavam limpando as celas que sua morte foi descoberta.
“Pan Lin foi quem derramou os grãos nos armazéns.” Xue Xiuzhuo falou no Salão Mingli. “Também foi ele quem entregou as contas correntes detalhadas do Ministério da Receita. O crime deste homem não é tão hediondo a ponto de merecer a morte.”
Cen Yu achou lamentável o que aconteceu com Pan Lin; assim, ele assentiu. “Isso não quer dizer que ele deva ser exonerado. A justiça não pode ser adulterada, mas pode ser temperada com misericórdia. Ele ainda deve ser punido, pois a lei não pode ser violada, mas o arbítrio pode ser exercido de acordo com as circunstâncias”.
Kong Qiu ponderou por um momento e examinou a declaração de confissão apresentada pelo Ministério da Justiça. “Embora Pan Lin tenha confessado, foi somente depois que a corte imperial começou a investigar o assunto. Ele já era cúmplice do crime desde o dia em que os problemas começaram a surgir nas contas há muito tempo. Ele pode ser poupado da pena de morte, mas não da punição.”
No final, o Grande Secretariado decidiu demitir Pan Lin de seu cargo, rebaixar seu status e exilá-lo em Huaizhou. Mas como o caso Dancheng ainda estava temporariamente sem solução, Pan Lin teve que permanecer na estação de retransmissão e esperar para ser convocado.
Ao contrário dos descendentes da geração de Pan Xiangjie, Pan Lin estudou para ser oficial e se considerava um estudioso. Ele era um pouco arrogante, então não se dava bem com Xue, o Mais Velho, e os outros. Mas agora, ele foi reduzido de jovem mestre de um clã nobre a plebeu culpado de um crime, e também havia perdido seu pai para a morte. Essa mudança abrupta em sua situação familiar agravou sua situação na estação de retransmissão, onde recebeu tratamento de ombro frio e entregava apenas sobras frias para suas refeições.
Xue, o Mais Velho, uma vez teve uma disputa verbal com Pan Lin durante o banquete celebrando a concessão de Xiao Chiye, mas no espírito de visita, ele fez questão de trazer iguarias para ver Pan Lin, na esperança de enterrar a machadinha com o último antes de se separarem.
O faz-tudo na estação de retransmissão conduziu Xue, o Mais Velho, para dentro. Vendo a sala estreita e apertada, ele perguntou ao faz-tudo: “É aqui que Pan Chengzhi está hospedado? Ele é o legítimo jovem mestre do Clã Pan e o vice-ministro do Ministério da Receita… Como vocês podem deixá-lo viver aqui?”
O faz-tudo abriu a porta com a chave e disse habilmente: “As propriedades do Clã Pan não foram apreendidas e confiscadas? Ele é um criminoso, e este é o acordo feito pela corte imperial, então como nós, batatas pequenas, ousamos desafiar?” Ele abriu a porta e instruiu: “Meu senhor, por favor, não fique muito tempo. Seremos responsabilizados se o Ministério da Justiça souber disso!”
O corpo magro e enrugado de Xue, o Mais Velho, curvou-se enquanto ele esticava o pescoço para olhar do lado da porta. Ele viu Pan Lin sentado perto da janela. Este quarto estava extremamente escuro e estava vazando chuva por toda parte; até o chão estava encharcado.
O manto de Pan Lin estava úmido, assim como suas botas. Ele ainda usava as mesmas roupas que usava na prisão e tinha barba por fazer. Ele parecia muito abatido.
Xue, o Mais velho, entrou pela porta carregando a caixa de comida[2] na mão e gritou com uma voz suave: “Chengzhi … estou aqui te ver.”
Pan Lin virou os olhos e olhou para ele por um longo tempo antes de dizer: “Sente-se”.
Xue, o Mais Velho, colocou a caixa de comida na mesa e sentou-se perto da cadeira. Ele examinou os arredores. “No mínimo, você é… Eu irei falar com eles mais tarde. Mesmo uma mudança para outro quarto também é boa.”
Os olhos de Pan Lin ficaram vermelhos. Ele cortou uma visão desamparada enquanto se sentava todo encharcado sob a chuva que estava vazando.
Xue, o Mais Velho, se inquietou e se moveu um pouco. Antes que as coisas ficassem muito estranhas, ele tomou a iniciativa e disse: “Não estou aqui hoje para… para zombar de você. Você está indo para Huaizhou, e é tão longe. Assim que nos separarmos … não nos veremos novamente no futuro. Eu queria te ver…”
Pan Lin permaneceu impassível.
Por alguma razão, Xue, o Mais Velho, foi tomado por um sentimento de tristeza. Ele era de nascimento legítimo, assim como Pan Lin. Mas como poderiam filhos legítimos de nascimento legítimo como eles acabar em tal estado? Com lágrimas nos olhos, ele hesitou por um longo tempo antes de continuar: “Chengzhi… Sobre o que aconteceu durante o banquete do Marquês no ano passado para celebrar sua concessão… Desculpa. Eu ouvi dizer que você deixou Yuanzhuo partir e eu… estou muito impressionado. Você tem talentos, mas sua família trouxe tudo isso para você. O Grande Secretário Sênior está disposto a isentá-lo da pena de morte porque ele valoriza talentos. Assim que chegar em Huaizhou, você ainda terá a chance de mostrar sua coragem novamente…”
Mas até o próprio Xue Xiuyi não acreditou nessas suas palavras. Eram todos homens que dependiam de seus clãs para sobreviver. Com essa grande confusão que os impostos de campo haviam criado, Pan Lin seria insultado por todos e usado como capacho assim que chegasse a Huaizhou.
Após um momento de silêncio, Pan Lin falou: “Pingjing”.
O nome de cortesia de Xue Xiuyi era Pingjing. Como o Yanqing de Xue Xiuzhuo, todos foram dados pelo Velho Mestre Xue. Ele respondeu apressadamente com um “ay”.
“Naquela época, quando assumi o cargo de vice-ministro do Ministério da Receita e tinha os livros de contas em mãos, hesitei por um longo tempo, mas no final não os entreguei ao Secretário Sênior Hai. Fiz o papel de chacal para o tigre e ajudei os vilões, trazendo sofrimentos incalculáveis para o povo comum das oito cidades. Minha morte não deve ser lamentada e não há nada para eu explicar para me justificar. A tempestade em Qudu está em curso há muitos anos, e agora que existe Xue Yanqing,” Pan Lin olhou para Xue Xiuyi, como se estivesse olhando para si mesmo, que ainda tinha uma chance há muitos anos, “a glória das Oito Cidades chegou ao fim.”
Xue, o Mais Velho, ouviu um estrondo ensurdecedor de um raio que iluminou Qudu por um instante. Ele pensou que Pan Lin lhe daria alguns conselhos sinceros, mas Pan Lin finalmente disse: “Acho que você deveria ir.”
Xue Pingjing empurrou a caixa de comida para Pan Lin. “Eu trouxe comida para você…” Ele também ficou em silêncio e ficou sentado aqui até que a chuva gradualmente ficou mais forte e o faz-tudo do lado de fora veio algumas vezes para apressá-lo.
Quando Xue Pingjing se levantou, seu manto também estava molhado. Ele se curvou em despedida para Pan Lin. Pan Lin se levantou, endireitou suas roupas e devolveu a reverência.
Xue Pingjing não se atreveu a olhar mais longe e se virou para sair. Naquele corredor, ele não sabia dizer qual caminho era a saída.
Pan Lin ouviu o som de passos se afastando e voltou a se sentar à mesa. Por tudo isso, ele nunca tocou na caixa de comida que Xue Pingjing trouxe. Ele pegou seu pincel e escreveu cuidadosamente as palavras “Declaração de Culpa.”
Esta carta não era para a corte imperial, mas para Pan Xiangjie. Foi a despedida entre pai e filho. Pan Lin escreveu uma carta muito longa, como se não soubesse como enfrentar o pai. Ele chorou quando pousou o pincel, limpou-se e deitou-se no tapete esfarrapado com as roupas em ordem.
Ele nunca mais abriu os olhos.
⊱───────⊰✯⊱───────⊰
Notas:
[1] 远交近攻 “Faça amizade com um estado distante; ataque alguém próximo” dos Trinta e Seis Estratagemas (三十六计). Isso foi visto pela primeira vez no capítulo 50.
[2] caixa de comida.