Qiang Jin Jiu - Novel - Capítulo 221
⊱───────⊰⊹⊱✫⊰⊹⊱───────⊰
Xiao Chiye abriu as persianas de bambu ao entrar na sala e Fei Sheng se retirou. Trazendo consigo um rastro de brisa fresca do lado de fora, Xiao Chiye colocou a carta aberta na mesa de Shen Zechuan. “No segundo julgamento do caso Dancheng, o Clã Pan fez com que um servo errante de sua mansão assumisse a culpa. Eles pretendem retirar Pan Lin primeiro com base no lapso de Pan Yi na gestão.”
Shen Zechuan leu a carta. “O Clã Pan se apropriou indevidamente dos campos dos plebeus, e agora é uma cena de desolação em todos os lugares em Dancheng, com nove em cada dez casas vazias. Tudo o que eles precisam fazer é verificar o registro do censo de Dancheng, e eles saberão que os plebeus deslocados deixados na miséria e desabrigados no ano passado chegaram aos milhares. Apenas entregar um servo errante não é suficiente para juntar as peças que faltam. Pan Lin gerencia os impostos das oito cidades no Ministério da Receita. É impossível para ele não saber o quanto está faltando.”
“Os homens encarregados dos assuntos relativos aos impostos de campo do Clã Pan já foram jogados na prisão.” Xiao Chiye bloqueou um pouco da luz. “Todas essas pessoas insistiram que estavam cegas por sua própria obsessão por dinheiro e que não o fizeram por ordem do Clã Pan.”
Shen Zechuan esfregou suavemente o papel com a ponta dos dedos. “Pan Xiangjie, aquela velha raposa astuta.”
Pan Xiangjie tinha visto em primeira mão o quão formidáveis Hua Siqian e Wei Huaigu eram, então ele havia feito preparativos por muito tempo para tomar precauções contra tal dia. Os homens que ele arranjou para serem encarregados dos impostos de campo de Dancheng eram todos filhos de seus servos[1] que compartilhavam um interesse comum com o Clã Pan. Proteger Pan Lin neste momento era como proteger a vida de toda a família, jovens e velhos. Naturalmente, eles estariam dispostos a manter a boca fechada e assumir a culpa.
Xiao Chiye disse: “Já que Xue Xiuzhuo se atreve a atacar neste momento, ele deve ter um cabo que possa ser usado contra o Clã Pan em sua mão.”
“Ele foi até capaz de trazer Kong Qiu e Cen Yu a bordo, então não está totalmente fora de questão para ele ter as contas reais de Dancheng em mãos.” Shen Zechuan pensou por um momento. “Mas ele não mostrou sua mão.”
Este caso já teve os Três Gabinetes Judiciais conduzindo um julgamento conjunto. Pan Lin também havia sido demitido de seu cargo enquanto aguardava o processo. Xue Xiuzhuo só teve que instruir Liang Cuishan a apresentar as evidências de acordo com o procedimento, e eles teriam saído vitoriosos. Mesmo que apenas um Pan Lin fosse derrubado no final, isso também teve um efeito fundamental na atual divisão de poder em Qudu.
“Eu pensei sobre isso, e a única coisa que pode impedir Xue Xiuzhuo de fazer um movimento é o arado da primavera.” A luz do sol filtrou por trás e se espalhou para o lado do rosto de Lanzhou. Xiao Chiye levantou um braço para bloqueá-lo, recusando-se a deixá-lo espiar. “A lavoura da primavera nas Treze Cidades de Juexi está chegando.”
“Mas Juexi não sofreu um desastre no ano passado, e os armazéns das treze cidades são abundantes.” Como se não soubesse da possessividade de Er-lang em relação a ele, Shen Zechuan disse: “Eles não alocaram provisões militares para os Cinco Comandos de Qidong no inverno e apenas reabasteceram os armazéns de Qudu, então eles ainda deveriam ter reservas para a aragem na primavera. Do que Xue Xiuzhuo tem medo?”
“Naturalmente, não há problema seguindo o plano original.” Xiao Chiye sentou à beirada da mesa e olhou para Shen Zechuan. “Mas e se algo der errado no meio?”
Uma dica era tudo que Shen Zechuan precisava para fazer a conexão. Ele pousou o pincel. “Parece que a Imperatriz Viúva quer usar a mobilização de tropas de Qi Zhuyin para mudar e esvaziar os armazéns de Juexi.”
A requisição de provisões militares foi o que permitiu a Qudu esvaziar os armazéns de Juexi neste momento. Se Xue Xiuzhuo agisse arbitrariamente agora e insistisse em continuar a se aprofundar no assunto, então não havia como a lavoura da primavera em Juexi este ano ser realizada. As refeições de dezenas de milhares de pessoas pairavam sobre a cabeça de Xue Xiuzhuo, colocando-o em uma situação em que ele tinha que bater em retirada, mesmo que não quisesse.
“O que a Imperatriz Viúva está fazendo aqui é levar a melhor sobre ele, deixando-o atacar primeiro antes de lançar um contra-ataque.” Xiao Chiye disse. “Se Xue Xiuzhuo concordar com a requisição de provisões militares, os armazéns de Juexi ficarão vagos. Por causa da lavoura da primavera, Juexi deve pedir emprestado os grãos das Oito Cidades que ainda têm reservas. Nesse caso, Xue Xiuzhuo não pode ofender os clãs nobres agora. Ele tem que parar de perseguir a questão dos impostos de campo e fazer as pazes com a Imperatriz Viúva, que representa os nobres clãs. Se Xue Xiuzhuo recusar a requisição de provisões militares, não haverá ninguém para reabastecer as provisões militares dos Cinco Comandos de Qidong, e Qi Zhuyin não será capaz de mobilizar tropas.”
Juexi não apenas teve que arcar com a carga dos armazéns de Qudu, mas também com as provisões militares de Qidong. Se eles não tivessem grãos durante a lavoura da primavera, os vários prefeitos provinciais das várias áreas teriam que relatar a quantidade exata de escassez de grãos nos territórios à Comissão de Administração Provincial. Como Comissário da Administração Provincial de Juexi, Jiang Qingshan teria que pensar em maneiras de compensar essa escassez. Em circunstâncias normais, o Ministério da Receita procederia à coordenação com base na situação da colheita nas várias áreas locais no ano passado, e Jiang Qingshan emitiria memorandos de dívida aos Comissários da Administração Provincial das regiões próximas que tiveram colheitas abundantes no ano passado para emprestar grãos. Quando chegasse a hora, cada um faria suas próprias negociações para trocar aqueles grãos com produtos agrícolas de seus próprios territórios ou com prata. No entanto, neste momento, apenas as Oito Cidades poderiam emprestar grãos para Juexi. Para convencer a Imperatriz Viúva a emprestar-lhes grãos depois que os armazéns de Juexi foram esvaziados para a requisição de provisões militares, Xue Xiuzhuo teve que abandonar sua investigação sobre os impostos de campo das Oito Cidades e até mesmo de Dancheng.
“Mesmo que tenha dinheiro, não vai conseguir comprar grãos. A coisa toda sobre os impostos de campo já alertou os criminosos. Se ele perdesse a oportunidade agora, seria ainda mais difícil investigá-la no futuro. Além disso, este caso chamou a atenção da Academia Imperial. Se Xue Xiuzhuo batesse em retirada, os alunos iriam denunciá-lo por escrito.” Shen Zechuan lentamente se inclinou sobre a mesa. “Essa armadilha que a Imperatriz Viúva preparou é brilhante. Ela simplesmente aproveitou a oportunidade para mover as peças de xadrez e conseguiu colocar Xue Xiuzhuo no meio de um dilema.”
A Imperatriz Viúva também se baseou na influência de Shen Zechuan aqui. As provisões militares que Shen Zechuan complementou Qidong eram todos os grãos “roubados” que Yan Heru consolidou dos armazéns de Hezhou e Juexi. Com a requisição de Qudu, Juexi não foi diferente de ter passado por duas rodadas de reabastecimento militar de grãos em apenas meio ano. É claro que seus armazéns não seriam capazes de suportar o fardo.
Xiao Chiye cobriu o topo da cabeça de Shen Zechuan e disse: “E assim, Xue Yanqing, sempre tão meticuloso e minucioso em suas estratégias, se viu preso em um impasse.”
“Ainda há uma saída.” Shen Zechuan ergueu os olhos e disse inocentemente para Xiao Chiye, “Se eu estivesse no lugar dele, simplesmente tiraria a Imperatriz Viúva do jogo.”
◈ ◈ ◈
Com a neve em Qudu derretendo rapidamente nos últimos dias, a água começou a escorrer pelos beirais ao longo das ruas. Felizmente, as valas públicas haviam sido recentemente reparadas no ano passado, de modo que uma repetição do incidente de entupimento não ocorreu. A localização da residência Xue não era remota, mas era muito próxima da residência ao lado dela, e o pé das paredes de ambas as casas acabou tão encharcado que desmoronou.
Xue Xiuzhuo tinha permanecido no Tribunal de Revisão Judicial ultimamente. Quando voltou para casa para trocar de roupa, viu que a parede do pátio já havia sido reconstruída e perguntou ao mordomo encarregado da residência: “Quando foi consertado?”
Xue Xiuzhuo não se preocupou com as formalidades desnecessárias na administração de sua casa. O mordomo, já envelhecido, ainda era respeitoso e atencioso enquanto seguia ao lado de Xue Xiuzhuo. Ele respondeu com sinceridade. “A senhora mais velha veio há alguns dias para visitar Jin’ge-er[2]. Vendo que a parede do pátio havia desabado, ela levou o assunto ao mestre mais velho em seu retorno, e ele chamou alguém para vir e repará-lo.”
Ao ouvir essas palavras, os olhos de Xue Xiuzhuo escureceram ligeiramente. Ele ponderou por um momento, achando as ações de seu irmão mais velho Xue Xiuyi incomuns. Xue Xiuyi não se dava bem com Xue Xiuzhuo. Ele desperdiçou a fortuna restante da família depois de dividir a propriedade da família para viverem separados. Beneficiando-se de seu relacionamento com Xue Xiuzhuo, ele ocupou um cargo sinecuro no Ministério da Receita, onde mal conseguia sobreviver, então onde no mundo ele conseguiu esse dinheiro disponível para ajudar Xue Xiuzhuo a reparar o muro do pátio?
“Faça com que o contador o reembolse de acordo”, disse Xue Xiuzhuo, “e garanta que a senhora mais velha não visite Jin’ge-er novamente sem motivo.”
Jin’ge-er era o filho legítimo de Xue, o Mais Velho. Ele fez oito anos este ano. Xue Xiuzhuo o manteve ao seu lado para criá-lo, e mesmo quando Xue, o Mais Velho, dividiu a propriedade da família e partiu para viver separados, Xue Xiuzhuo não devolveu Jin’ge-er para Xue, o Mais Velho e sua esposa. Xue, o Mais Velho, veio pedi-lo de volta várias vezes, mas como ele sempre não conseguia ver Xue Xiuzhuo, ele só podia desistir.
O mordomo reconheceu sua ordem com um “entendido”.
A bagagem de Xue Xiuzhuo era leve. Ele nunca usava seda e cetim, e sua roupa mais ornamentada era seu manto oficial, por isso era muito conveniente para ele embalá-los. Ele costumava ficar no complexo do escritório, com apenas um rapaz mudo seguindo ao seu lado para preparar a tinta para ele. Ele não tinha criadas e geralmente comia pratos simples. Esses eram todos os hábitos que ele havia mantido ao trabalhar em níveis locais como Secretário-Chefe de Supervisão do Ministério da Receita.
Xue Xiuzhuo teve que retornar ao complexo do escritório assim que terminou de fazer as malas. O mordomo levantou o guarda-chuva para ele e gentilmente o aconselhou: “O Terceiro Mestre sempre fica no complexo sem ninguém para servi-lo. Este tempo é dado a mudanças tão repentinas que você ainda precisa vestir roupas grossas.”
Quando Xue Xiuzhuo chegou à entrada, o rapaz mudo saiu para assumir o guarda-chuva e falou com ele, fazendo sons de “uh, uh”. Xue Xiuzhuo acenou com a cabeça para indicar seu reconhecimento e voltou-se para o mordomo. “Vou deixar todos os assuntos domésticos em suas mãos. Meu salário mensal será enviado de volta a tempo. Veja se há algo que possamos adquirir para a residência, e você pode ir em frente e comprá-lo.”
Desde que Xue Xiuzhuo foi promovido, ele nunca mais pegou o sedã; em vez disso, ele andava de um lado para o outro a pé. Agora que terminou de dar suas instruções, ele se virou para entrar na garoa, com o rapaz mudo segurando o guarda-chuva. Quando chegou ao complexo do escritório, viu Liang Cuishan, que já estava esperando há algum tempo.
“Sua Excelência Yanqing.” Liang Cuishan desceu os degraus para encontrar e prestar suas reverências a Xue Xiuzhuo.
Xue Xiuzhuo dispensou o rapaz mudo e disse a Liang Cuishan: “Vamos conversar lá dentro.”
Liang Cuishan diminuiu alguns passos e seguiu Xue Xiuzhuo para dentro de casa. Estava aceso lá dentro, mas o braseiro de carvão estava vazio. Liang Cuishan achou a cadeira fria quando se sentou. Enquanto esperava mais cedo, ele deu uma olhada nesta casa. Era simples e despretensioso, e a única coisa de valor aqui eram os escritos do falecido Velho Mestre Yao pendurados na parede. Fora isso, a mesa, as cadeiras e os bancos eram móveis comuns.
Quem esperaria que Xue Xiuzhuo fosse capaz de arcar com os salários militares de Qidong?
“Chongshen, não há necessidade de se conter.” Xue Xiuzhuo abriu uma janela e sentou-se. Ele falou em tom suave: “Você está aqui hoje a respeito do caso dos impostos de campo de Dancheng, certo?”
A estatura de Xue Xiuzhuo era alta e seu comportamento, equilibrado; estar perto dele fazia com que alguém se sentisse como se estivesse em pé no meio da brisa da primavera. Ele agora era um oficial importante em Qudu, mas Liang Cuishan se sentia muito confortável em sua presença. Ele não só tinha a altivez de um descendente de família nobre, como também não tinha as reservas de um oficial de origem humilde. Além do mais, ele tinha a tendência de impressionar os outros com uma impressão favorável quando falava francamente e em tons medidos.
“Isso mesmo.” Liang Cuishan pegou um livro de contas embrulhado com segurança em seus braços. “Este humilde subordinado está aqui precisamente por causa do caso de impostos do campo de Dancheng.”
Xue Xiuzhuo esperou por suas próximas palavras.
Liang Cuishan continuou: “A Imperatriz Viúva emitiu um decreto da última vez para que a Terceira Senhorita Hua viesse para uma visita. A Comandante-Chefe Qi terá que acompanhá-la no lugar de seu pai. Na minha humilde opinião, ela pretendia apressar Sua Excelência.”
Sem dúvida, a Imperatriz Viúva pediu que Qi Zhuyin entrasse na capital neste momento para pressionar Xue Xiuzhuo. A requisição de provisões militares ainda estava parada no limbo, e o tempo não esperava por ninguém.
Xue Xiuzhuo disse: “O Grande Secretariado já elaborou o mandado para permitir que a Comandante-Chefe Qi mobilizasse tropas contra a Tribo Qingshu, mas a Imperatriz Viúva continuou adiando a aprovação. Não é totalmente ruim para a Comandante-Chefe Qi entrar na capital neste momento.”
Liang Cuishan respondeu: “Mas a requisição de provisões militares ainda está no ar. Se isso se arrastar, temo que atrase a lavoura de primavera de Juexi.”
O dilema aqui era o motivo pelo qual Xue Xiuzhuo não descansava há dias. Ele e Jiang Qingshan fizeram um grande esforço para endireitar os livros de contabilidade das treze cidades de Juexi, a fim de evitar que Juexi caísse no problema de deslocamento que assolava as oito cidades. A Imperatriz Viúva segurava o calcanhar de Aquiles em suas mãos; este não era um movimento que ele pudesse se dar ao luxo de fazer precipitadamente.
Mesmo que Liang Cuishan não viesse ver Xue Xiuzhuo hoje, Xue Xiuzhuo ainda teria que ir ao seu encontro. Ele disse: “Chongshen, você está encarregado de todos os assuntos relativos aos impostos sobre o sal em Hezhou e Juexi. Por que você não me conta os detalhes de Hezhou?”
Isso implicava uma intenção de emprestar grãos de Hezhou.
Liang Cuishan parecia hesitante. “Este humilde subordinado será direto. Será difícil para Vossa Excelência pedir emprestado grãos de Hezhou. Embora seja verdade que Hezhou teve uma colheita abundante este ano, os grãos públicos estão sendo fornecidos a Qudu, e os grãos restantes também terão de ser mantidos em reserva para a lavoura da primavera. Só podemos pedir emprestado ao Clã Yan. Esse Yan Heru é um osso duro de roer, e ele também é arrogante por causa de sua riqueza. Ele pode não estar necessariamente disposto a emprestar os grãos, mesmo que lhe demos dinheiro. Meu medo é que ele aproveite a oportunidade para exigir outra coisa e acabe sendo a mosca na pomada que arruína todo o jogo em Hezhou.”
Xue Xiuzhuo o contemplou.
Sua luta agora era por grãos e não por dinheiro, e o ponto crucial era que ele não podia comprar grãos, mesmo que tivesse dinheiro. Se fosse os salários militares de Qidong com os quais ele estava se preocupando no momento, ele ainda poderia aumentar as tarifas em Hezhou e Juexi e espoliar os comerciantes por essa quantia em dinheiro. Mas só tinham que ser grãos que lhes faltavam.
Os planos de Hai Liangyi eram transferir Jiang Qingshan para restaurar Zhongbo. Ao fazer isso, eles seriam capazes de reunir alguns grãos este ano e juntar mais de Huaizhou quando chegasse a hora. Resolver sua situação sobre as provisões militares não foi difícil. No entanto, Zhongbo agora era território de Shen Zechuan, e a rota comercial entre Cizhou, Huaizhou e Chazhou cortou uma porção relativamente grande do suprimento de grãos de Qudu.
“Quando a Comandante-Chefe Qi entrar na capital”, disse Xue Xiuzhuo, “vou discutir isso com ela.”
⊱───────⊰✯⊱───────⊰
Palavras da Autora T97 (Tang Jiuquing):
Eu vejo que alguns de vocês não conseguem distinguir entre Xue Xiuzhuo e Xue Xiuyi, então usarei Xue, o Mais Velho (pinyin: Xueda) a partir de agora.
Obrigada por ler.
⊱───────⊰✯⊱───────⊰
Notas:
[1] 家生子 Filhos de empregados domésticos ou escravos. Essas crianças também nasceram na casa e também serviram como servos e escravos na mesma casa.
[2] 哥儿 ge-er: é uma forma de tratamento para uma criança do sexo masculino, significando menino, rapaz, etc. Também se refere a um filho de uma família que produziu funcionários públicos por várias gerações.