Qiang Jin Jiu - Novel - Capítulo 215
⊱───────⊰⊹⊱✫⊰⊹⊱───────⊰
Hasen ficou no vasto deserto e observou a garota pular do cavalo a uma curta distância. Sem sequer remover sua cimitarra, ele abriu os braços para pegar aquela bela figura vermelha avançando em sua direção com firmeza.
Duo’erlan ofegou suavemente, sua saia vermelha esvoaçando enquanto ela girava, sua risada, clara e melodiosa. “Que os deuses abençoem minha águia heróica!”
Hasen abraçou sua esposa recém-casada com um leve rubor no rosto. Ele limpou a neve de Duo’erlan e respondeu: “E que os deuses abençoem minha Duo’erlan.”
Hasen tinha acabado de se casar no início do ano, um casamento concedido a ele por Amu’er. Sua amada Duo’erlan era uma garota da Tribo Hulu nas profundezas do deserto. Ela usava uma saia plissada vermelho-jujuba e era tão bonita quanto o orvalho da manhã nas margens do Lago Chiti. Ela era a potranca mais intensa das Doze Tribos. Hasen estava perdidamente apaixonado por ela.
Duo’erlan examinou Hasen. “Bayin quebrou sua promessa comigo. Você emagreceu.”
Hasen riu apesar de si mesmo. “Ele não pode ficar sempre ao meu lado.”
“Então ele não deveria ter me prometido.” Duo’erlan pousou no chão e pegou as mãos de Hasen. “Eu trouxe leite de cabra fresco.”
“É muito longe.” Enquanto Hasen era levado por Duo’erlan, ele olhou para ela. “Deixe Chagan fazer todo esse trabalho da próxima vez.”
Hasen descansou apenas dois dias após seu casamento antes de retornar à zona de batalha. Era difícil para Duo’erlan vê-lo, e ela só podia contar com as oportunidades de entregar suprimentos para encontrá-lo aqui. Ela alegremente mostrou a Hasen a comida que trouxe, e Hasen devorou o pão sírio que ela fez com as próprias mãos.
“Eu quero vir aqui e te ver.” Duo’erlan sentou-se no saco e observou Hasen comer. “Sinto tanto sua falta, assim como o orvalho da manhã sente falta do sol. Você vai voltar quando a neve derreter?”
Hasen tomou um gole de leite gelado e encontrou os olhos de Duo’erlan. A cor de suas pupilas era um tom claro de verde. Cada vez que Hasen olhava para eles, era como olhar para as águas claras e brilhantes do Lago Chiti. Ele pensaria em tudo maravilhoso, o que tornava impossível para ele dizer “não” a Duo’erlan. Ele acariciou amorosamente as bochechas de Duo’erlan e respondeu: “Se a guerra acabar.”
“Você vingou Gegenhasi. O Pai é grato a você. Você não é apenas o Herói da Tribo Hanshe, mas também o Herói da Tribo Hulu.” Duo’erlan segurou seu rosto. “A heróica águia voará pelas Montanhas Hongyan. Eu sempre estarei esperando por você no Lago Chiti.”
A “águia heróica” de que Duo’erlan falou era mais como um termo carinhoso. Em todo o deserto, apenas ela e a mãe de Hasen poderiam chamá-lo assim, pois Hasen seria tímido. Gegenhasi era o irmão mais velho de Duo’erlan. Ele também era o irmão de Hasen que Xiao Fangxu matou.
O vento no deserto estava muito frio. Depois que Hasen terminou seu leite, ele trouxe Duo’erlan de volta ao acampamento. Uma fogueira estava queimando na tenda militar, e foi aqui que Duo’erlan preparou chá com leite para Hasen. Ambos gostavam de chá não refinado.
“Se a Tribo Huiyan ainda estivesse por aqui,” Duo’erlan bebeu um gole de seu chá com leite, “nós teríamos um suprimento inesgotável de chá para beber no inverno.”
Hasen tinha acabado de cortar a carne assada para ela e estava limpando sua adaga. Com uma expressão séria, ele respondeu: “Eles vão voltar.”
Duo’erlan partiria com o esquadrão escoltando os suprimentos amanhã, então Hasen não ficou com os soldados esta noite. Como recém-casados brevemente separados que acabaram de se reunir apenas para se separarem novamente em breve, eles se retiraram para descansar muito cedo. A neve de repente caiu no meio da noite. Hasen estava dormindo profundamente quando de repente ouviu o chamado do lado de fora da tenda. Ele se levantou com cuidado, vestiu seu manto e saiu.
A neve investiu contra Hasen assim que a aba da barraca foi levantada. Com o cabelo solto sobre os ombros, ele deu um tapinha em seu manto enquanto perguntava ao soldado diante dele: “O que há de errado?”
“Bayin está de volta!”
Hasen virou a cabeça e viu a cavalaria restante.
Bayin, que estava galopando na estrada há dias, rolou do cavalo e caiu no chão coberto de neve com as pernas fracas. Recusando o apoio, ele primeiro pegou o cantil de água ao lado e inclinou a cabeça para trás para engolir a água. Foi só depois que a frente de seu manto ficou encharcada que ele pareceu ter recuperado o fôlego.
“O que aconteceu?” Hasen pegou a cimitarra de Bayin e olhou para Bayin novamente com uma expressão levemente pesada enquanto dizia com certeza: “Achi foi derrotado.”
Bayin esfregou as bochechas congeladas e exalou profundamente. Ele tinha uma figura extremamente lamentável, com as duas pernas cobertas de lama. Ele jogou o cantil de volta nos braços de alguém ao seu lado, parecendo particularmente abatido enquanto estava diante de Hasen. “Xiao Chiye nos atraiu no rio congelado para o Sumidouro Chashi. Foi lá que ele matou Achi.”
Enquanto falava, estendeu a mão para puxar com força o lado esquerdo da sela do cavalo. A cabeça de Achi caiu em resposta e bateu no pé de Hasen com o rosto para baixo.
“Xiao Chiye me deixou ir.” A voz de Bayin tremeu quando ele disse com os lábios azuis de frio. “Ele me fez trazer isso de volta.”
Hasen gradualmente franziu os lábios em uma linha sombria – um sinal de alerta de sua fúria iminente. Ele olhou para a cabeça de Achi e o fogo brilhou em seus olhos novamente. Houve um silêncio mortal ao redor, com apenas o vendaval continuando com sua fúria. O frio que Hasen inalou rapidamente percorreu seus membros. Ele desviou o olhar e olhou para longe, onde os flocos de neve dançavam.
“Duanzhou foi tomado pela matilha de lobos; eles estão fazendo as pazes e conspirando com uma raposa de Zhongbo. Hairigu também está lá. Ele se tornou escravo de Xiao Chiye.” O pomo de Adão de Bayin balançou enquanto ele se lembrava do terror de ser perseguido pela Cavalaria Blindada Libei naquele dia. Ele continuou com uma voz rouca: “Xiao Chiye colocou as mãos em uma nova lâmina, e os escorpiões se tornaram ervas daninhas no deserto de Gobi em face de sua Cavalaria Blindada Libei. Hasen, os martelos não podem detê-lo. Isso não é mais a cavalaria blindada de Xiao Fangxu.”
“Isso há muito deixou de ser a cavalaria blindada de Xiao Fangxu.” Hasen abruptamente virou o olhar para trás e deu um passo mais perto de Bayin. “A matilha de lobos precisa de um novo lobo alfa – um novo Rei dos Lobos. Xiao Jiming o colocará de volta no norte, e eu estarei aqui esperando por ele e sua nova lâmina.”
Um som de repente soou atrás dele. Duo’erlan estava parada na entrada da tenda, observando-os preocupada. Hasen conteve sua fúria e se virou para olhar para Duo’erlan, mas não sorriu.
Ele deveria ter matado Xiao Chiye.
Hasen pensou mais uma vez.
Durante aquela caçada na chuva de outono, ele deveria ter matado Xiao Chiye.
◈ ◈ ◈
O pátio estava silencioso no meio da noite.
Xiao Chiye tinha acabado de se lavar e estava vasculhando a pequena caixa à luz de velas, pegando pérolas e jade. O leque dobrável de Shen Zechuan estava apoiado na borda da mesa; seu dono ainda estava de molho na banheira.
“Os cavalos chegarão ao Monte Luo em alguns dias,” Xiao Chiye pegou a ágata que ele havia colocado ontem e disse a Shen Zechuan, que estava atrás da tela. “Você vai comigo dar uma olhada?”
Shen Zechuan estava exausto nesses poucos dias. Mesmo que ele não tenha adoecido novamente, ele também nunca mais tocou em Yang Shan Xue. Imerso na água, ele disse: “Ir ao Monte Luo é uma obrigação. Também é mais conveniente para você voltar para Libei de lá.”
Os dias estavam passando rápido demais; Shen Zechuan teve apenas algumas rodadas de discussões e já era o final do segundo mês. Inclinando a cabeça para trás, ele fechou os olhos em contemplação. A curva de seu pescoço era linda, seu brilho suave e luminoso banhado pela luz fraca filtrada pela tela.
“O candidato a secretário de Duanzhou foi escolhido?” Xiao Chiye virou a esfera de ágata entre seus dedos enquanto perguntava casualmente.
“Sim,” Shen Zechuan disse, “um talento.”
Xiao Chiye olhou e disse: “Kong Chengfeng?”
Shen Zechuan levantou o braço molhado e pingando para apoiar a cabeça contra ele. Ele lançou um olhar de soslaio para a sombra de Xiao Chiye e respondeu, “não, adivinhe de novo.”
“Yuanzhuo têm mobilidade limitada e não é adequado.” Xiao Chiye genuinamente não conseguia pensar em mais ninguém. “Quem mais poderia haver?”
Shen Zechuan se levantou e se secou com a toalha ao lado. Xiao Chiye não olhou nessa direção; Shen Zechuan levou o lenço azul lavado à ponta do nariz e cheirou-o levemente. Ele respondeu: “Shen Lanzhou, é claro.”
A parede mais espessa de toda Zhongbo seria construída em Duanzhou, e Shen Zechuan não se sentiu muito seguro em entregar o trabalho a mais ninguém, dada a conexão entre o Monte Luo e Libei. Ele teve que ficar aqui e construir este muro com suas próprias mãos. Além do mais, indo para o sul de Duanzhou, ele também poderia contornar diretamente a Torre de Vigia de Tianfei para chegar ao Comando Bianjun. Shen Zechuan achou este local excelente; ao estabelecer um depósito de reserva aqui comparável a Cizhou, ele seria capaz de fornecer reforços para os campos de batalha do norte e do sul no futuro.
“Você ainda se lembra da ‘agulha de aço[1]’?” Shen Zechuan colocou o lenço de volta, com as pontas dos dedos demorando, relutantes em se separar dele. Ele continuou: “Qiao Tianya é o candidato mais adequado para liderar isso, mas atualmente ele tem que cuidar de Yuanzhuo e não pode deixar Cizhou. Mas se eu fosse usar Fei Sheng, este lugar está tão longe do alcance da administração central que não me sinto à vontade em deixá-lo aqui sem ninguém para mantê-lo sob controle.”
A ‘agulha de aço’ se referia à cavalaria leve, que seria implantada nas margens do rio Chashi como os olhos e ouvidos de Shen Zechuan. Eles também ficariam em um Duanzhou que poderia se tornar o centro de ambos os lugares. Quem quer que seja o Comandante-Chefe deste lugar seria um oficial-chave simultaneamente encarregado de assuntos militares e governamentais. Ele também teria dinheiro indo e vindo em suas mãos quando os negócios do Clã Yan se expandissem após a primavera, e Yan Heru não era um homem honesto.
Shen Zechuan realmente não tinha muito o que culpar Fei Sheng, mas ele tinha que avaliar em seu coração quanto tempo a lealdade de Fei Sheng duraria. Ele não podia apostar tudo nas palavras “compartilhar bem e mal, em bons e maus momentos”. Não importa se foi apenas por um ano ou dois. Mas uma vez que Fei Sheng estava estacionado aqui por um longo tempo, ele teria experimentado os benefícios que vieram com a convergência do norte e do sul. Com esta “agulha de aço” na mão e com Yan Heru à margem fazendo o possível para bajulá-lo, quanto do vínculo mestre-servo de hoje por meio de suas tribulações compartilhadas de vida e morte permaneceria? Até então, Shen Zechuan não seria mais o único partido ao qual Fei Sheng poderia recorrer. Enquanto Fei Sheng tivesse um pingo de inclinação, ele era perigoso.
Neste mundo, a autoridade não era algo que pudesse ser concedido por conta própria. Qi Huilian havia avisado há muito tempo Shen Zechuan, a pedra angular da “arte” de governança e do governo eram freios e contrapesos[2]. Liderar um grupo de homens notáveis era como ignorar uma partida de jogo. Nunca se deve ser tendencioso por razões pessoais e egoístas.
Por que Huo Lingyun teve que ser colocado na Guarda Imperial? Foi justamente para preencher o cargo deixado por Qiao Tianya. Ele representava uma ameaça para Fei Sheng e poderia fazer com que o último batesse os sentidos em si mesmo e traçasse uma linha na areia. Da mesma forma, por que Yao Wenyu ofereceu essa sugestão? Era para empurrar Qiao Tianya de volta ao jogo e lembrar Shen Zechuan, que estava sem subordinados, que Qiao Tianya era indispensável. Se Fei Sheng quisesse avançar um passo adiante, Shen Zechuan teria que deliberar seus movimentos com cuidado. Em outras palavras, enquanto Fei Sheng fosse promovido a um nível elevado, Qiao Tianya também seria promovido discretamente da mesma maneira. Ele era a corrente que controlava Fei Sheng; Shen Zechuan nunca permitiria que Fei Sheng superasse Qiao Tianya e mantivesse a autoridade “única” em suas mãos.
Fei Sheng disse a Qiao Tianya que, aos olhos de Shen Zechuan, este último era o candidato mais adequado a ser implantado para comandar a cavalaria leve em Duanzhou. Isso porque todos se entendiam mutuamente; Qiao Tianya era um homem sentimental que dava importância aos relacionamentos. Essa era a força de Qiao Tianya, mas também sua fraqueza.
Shen Zechuan vestiu seu manto e saiu de trás da tela.
Xiao Chiye estava sentado na borda da mesa com suas longas pernas esticadas. Ao ouvir passos, ele cerrou o punho e escondeu aquela joia de ágata, então olhou para Shen Zechuan e disse: “Então, por acaso, tenho algo para lhe dizer.”
O cinto de Shen Zechuan estava amarrado frouxamente. Quando pisou no tapete, as solas de seus pés sentiram um pouco de cócegas. Com sua clavícula exposta, ele tomou um gole de seu chá e acenou para Xiao Chiye para que ele continuasse.
Xiao Chiye então disse: “Os pôneis Biansha que capturamos desta vez também serão colocados no Monte Luo. Você quer uma cavalaria leve, então experimente esses pôneis. Eles são mais rápidos que os corcéis de batalha de Libei e têm grande resistência e energia no deserto de Gobi.”
Shen Zechuan segurou a xícara com as duas mãos e pensou por um momento.
“Libei não pode usar esses pôneis de qualquer maneira. Nossos cavalos de batalha são todos nascidos e criados especificamente nas Montanhas Hongyan para a cavalaria blindada; levou várias gerações para produzir os cavalos excepcionais de hoje, capazes de suportar o peso de armaduras pesadas.” Xiao Chiye abriu as pernas para que Shen Zechuan pudesse ficar diante dele. Ele apoiou um braço para cima e observou Shen Zechuan contemplá-lo.
“Deixe Fei Sheng dar uma olhada nos pôneis Biansha aqui primeiro”, disse Shen Zechuan. “Use os estábulos que Achi deixou aqui.”
“Essa é a minha pista de corrida.” Xiao Chiye beliscou o queixo de Shen Zechuan e o puxou para perto. “Quando você vai me dar Shen Lanzhou?”
Sob a força do aperto que o beliscava, Shen Zechuan lembrou-se dos dedos de ferro de Xiao Chiye daquele dia, bem como da sensação dura e sólida de toque daqueles dedos de ferro acariciando sua nuca. Sua respiração enroscou ligeiramente; ele queria desviar o olhar, mas Xiao Chiye o estava segurando no lugar. Estava quente dentro da sala e pequenas gotas de suor começaram a se materializar nas têmporas do Lorde Provincial que acabara de tomar banho.
Olhando para Shen Zechuan, Xiao Chiye se aproximou e disse: “Você ficou todo animado quando eu o toquei naquele dia, não é, Vossa Senhoria?”
⊱───────⊰✯⊱───────⊰
Notas:
[1] Consulte o capítulo 163 para recapitulação.
[2] A arte do Governador/Governança do Soberano: A técnica de freios e contrapesos foi uma das ferramentas políticas mais comuns usadas pelos imperadores na China antiga para governar seus oficiais.