Qiang Jin Jiu - Novel - Capítulo 206
⊱───────⊰⊹⊱✫⊰⊹⊱───────⊰
As comunicações de Xiao Chiye com Duanzhou foram completamente cortadas três dias depois que ele deixou Zhongbo. Eles desapareceram na neve após o retorno de Achi em uma vitória retumbante. Os batedores de Tantai Hu não conseguiram mais encontrar nenhum vestígio dele. Este esquadrão de vanguarda parecia ter desaparecido no ar.
A Cavalaria Biansha estabeleceu um perímetro a oeste do Rio Chashi, e este esquadrão de vanguardas entrou na armadilha de cerco, onde foram cercados por Achi no Rio Chashi. Tantai Hu não tinha como vasculhar os campos de batalha, mas mesmo enquanto esperava ansiosamente, ele teve que entregar a notícia com sinceridade a Dajing e Cizhou.
Se algo desagradável tivesse acontecido com Xiao Chiye, então Wu Ziyu teria que notificar imediatamente Guo Weili do Acampamento Shasan. Eles tiveram que seguir para o sul para bloquear o acesso da abertura que era o Monte Luo. Caso contrário, as consequências seriam inimagináveis.
Shen Zechuan não pegou a carruagem, mas montou em Feng Ta Shuang Yi. Quando ele chegou ao Monte Luo, já era tarde da noite. Wu Ziyu saiu para recebê-lo e não viu nenhuma expressão no rosto azul congelado do Lorde Provincial.
“Vossa Senhoria.” Não se atrevendo a se envolver em conversa fiada, Wu Ziyu foi direto ao ponto e seguiu Shen Zechuan até o acampamento. “O cerco está localizado no sudeste de Duanzhou. É principalmente para impedir Tantai Hu, que ainda está no oeste, de prosseguir e nos privar da chance de bisbilhotar. Por esta razão, o Segundo Mestre ainda deve estar no sudeste.”
Shen Zechuan estava na entrada do acampamento, com os seus ombros cobertos de neve. “Quem são os Oficiais Assistentes acompanhando?”
“Gu Jin, Yin Chang e Hairigu,” Wu Ziyu respondeu. “O Segundo Mestre só fez com que Tantai Hu ficasse parado.”
“Mestre,” Fei Sheng falou atrás dele. “Por que não deixar os Guarda-costas Imperiais correrem para o acampamento de Tantai Hu? Podemos servir como batedores. Até amanhã à noite…”
Shen Zechuan já havia se virado. Ele montou em seu cavalo mais uma vez e disse a Wu Ziyu: “Escreva uma carta para Yu Xiaozai e Kong Ling. Diga a eles para fechar todos os caminhos de freio de Zhongbo indo para o oeste agora e fazer com que todos os comerciantes que viajam para o mercado de comércio mútuo façam um desvio de Cizhou.”
Yan Heru tinha acabado de descer da carruagem. Seu traseiro nem ficou confortável quando ouviu as palavras de Shen Zechuan. Ele ainda queria fazer negócios com Fanzhou e Dengzhou, especialmente agora que esses dois lugares sofriam com a escassez de grãos e roupas! Assim, ele correu apressadamente alguns passos atrás do cavalo e ergueu a cabeça para dizer: “Vossa Senhoria, vamos discutir isso. Os grãos de Hezhou para as duas províncias ainda podem ter acesso? Se sim, por que não…”
“Claro.” Os olhos de Shen Zechuan eram finos e gélidos. Ele se abaixou e deu um tapinha na bochecha de Yan Heru com o chicote. “Mas apenas grãos. Se sua companhia de comerciantes se atrever a contrabandear qualquer outra coisa além de grãos para o leste de Zhongbo antes de eu dar minha aprovação, vou pendurar sua cabeça na torre do portão da cidade de Hezhou.”
Os bandidos restantes nas duas províncias de Fanzhou e Dengzhou ainda não foram completamente erradicados. Então, quem sabe se Yan Heru pregaria peças novamente? Shen Zechuan estava muito preocupado agora para assistir Yan Heru, mas ele tinha maneiras de fazer Yan Heru se comportar e ficar parado.
Yan Heru não se atreveu a se mover. Ele humildemente engoliu a saliva, nem mesmo se atrevendo a piscar os olhos. Foi só depois que Shen Zechuan virou seu cavalo que Yan Heru percebeu que suas pernas estavam tremendo.
◈ ◈ ◈
O falcão-saker voou pela neve dançante e vagou pelas margens do Rio Chashi. O céu na hora de you* estava escuro e triste, e a neve parecia mais com grãos de arroz esmagados quanto mais perto chegavam do chão. Era desconfortável tê-los grudados nas têmporas. O deserto de Gobi se estendia infinitamente no horizonte. Bayin, de onde estava sentado a cavalo com um livro debaixo do braço, olhou para longe à sua frente.
(n/t: hora de you: 17hrs às 19hrs)
“Haverá uma tempestade de neve esta noite.” Bayin murmurou no dialeto Biansha.
O mundo era atualmente uma imagem de paisagem congelada. Bayin não suportava o frio, mesmo quando estava todo enrolado em peles. No entanto, Achi estava agachado no Rio Chashi lavando o rosto com água do buraco aberto no gelo. Ele esfregou os dedos, manchando a água de vermelho sangrento.
“Vou mandá-lo para o outro lado do rio esta noite.” O braço direito de Achi tinha um escorpião tatuado nele. Seu rosto, que era tão escuro quanto o de Bayin, parecia um pouco bem-humorado.
Bayin era o cérebro ao lado de Hasen. Ele inicialmente trabalhou sob Huhelu, mas agora foi transferido para o lado de Achi para observar a batalha de Duanzhou. Ele era os olhos que Hasen colocou aqui.
Sete dias atrás, Xiao Chiye chegou a Duanzhou. O cerco à cidade não teve sucesso. A Cavalaria Biansha já havia aprendido a usar as armas de dentro da própria cidade de Duanzhou. Com a vantagem que tiveram de sua ocupação da cidade, eles deixaram Xiao Chiye no frio fora dos portões da cidade para derrubá-lo. Três dias atrás, Xiao Chiye lançou um ataque surpresa e Achi deixou a cidade para persegui-lo. Ele os perseguiu perto do Rio Chashi, onde aniquilou o esquadrão de flanco esquerdo da Cavalaria Blindada Libei.
Bayin virou a cabeça para trás e disse a Achi: “Talvez eu deva ficar mais alguns dias.”
“Hasen precisa de você.” Achi levantou-se e ergueu a cabeça de Libei em seus braços enquanto dizia aos Escorpiões na margem do rio: “A Cavalaria Blindada Libei já está no limite de suas forças. Esta matilha de lobos é indefesa contra nós. A noite passada é a prova. Eles não podem resistir a um único golpe, assim como não podiam antes do ano novo.”
Achi jogou fora a cabeça em sua mão.
“A Cavalaria Blindada não é mais nossa medalha de honra – eles não são dignos.”
Os Escorpiões, que se misturavam à cavalaria, seguiram o exemplo de Achi e vaiaram enquanto jogavam fora as cabeças ao lado de seus cavalos. Eles estavam coletando os capacetes da Cavalaria Blindada Libei, usando-os como penicos noturnos no deserto.
Achi se virou para Bayin. “Somos elites dos Escorpiões. Não é uma boa ideia para o Herói nos colocar em Zhongbo. Se eu matar Xiao Chiye, você tem que dizer a Hasen para me transferir de volta para os campos de batalha do norte. É onde eu deveria estar.”
Esta unidade era a elite que Amu’er deixou em Duanzhou. Achi era o líder dos Escorpiões Negros, tendo tomado o lugar de Hairigu. Após a morte de Jida, ele se tornou o senhor indiscutível de Duanzhou. Ele queria obter terras e, portanto, teve que pensar em maneiras de prestar um serviço militar meritório. Por esse motivo, ele já estava descontente com o acordo de Amu’er de deixá-lo em Duanzhou.
“Vocês são todos os inimigos naturais da matilha de lobos.” Bayin acalmou Achi. “O Herói naturalmente tem suas próprias considerações para seus arranjos.”
“Seu arranjo é para me fazer limpar a posição para Hasen.” A expressão nos olhos de Achi era sombria. “Hasen roubou o crédito dos Escorpiões.”
Bayin não tinha números e a força para apoiá-lo, então ele não poderia começar uma disputa com Achi aqui. Ele engoliu sua frustração e observou Achi montar seu cavalo e pisar na superfície congelada do Rio Chashi com os Escorpiões.
O Rio Chashi congelaria no inverno e a camada de gelo era forte e sólida o suficiente para suportar o peso da Cavalaria Biansha. Eles gostavam de passar pelo território durante o inverno no passado, pois isso lhes permitia atravessar o Rio Chashi sem ter que fazer um longo desvio. A “cintura fina” do Rio Chashi ficava perto de Gedale. Se fossem rápidos, poderiam chegar em uma noite.
A neve começou a se intensificar. Preocupado com a possibilidade de seu livro molhar, Bayin o manteve em sua bolsa de couro. Ele usava um chapéu de couro e uma gola de pele que cobria bem o nariz e a boca, mas mesmo assim fazia tanto frio que suas orelhas expostas ficaram vermelhas.
“É melhor que a primavera chegue logo.” O cavalo de Achi trotou ao lado de Bayin. “Muitas pessoas em Gedale morreram de fome neste inverno. Eles deram todos os grãos que cultivaram para os campos de batalha do norte.”
“Esta batalha é obrigatória para a transformação de Biansha em um leão[1]. Temos muitos poucos campos.” Bayin disse com uma voz abafada. “Não há terra extra no deserto para cultivar alimentos. É somente atacando nosso caminho para o oeste que podemos sobreviver. Zhongbo é um bom lugar… você realmente não precisa odiá-lo tanto assim.”
“Se minha unidade abaixar seus martelos de ferro, eles serão novamente reduzidos a escravos de várias tribos.” O martelo de ferro ao lado do cavalo de Achi estava todo manchado de sangue. Ele balançou sua cabeça. “Não vamos cultivar a terra.”
Como líder dos Escorpiões, Achi uma vez negociou com Amu’er. Os Escorpiões queriam terras e nomes. Seria melhor se eles pudessem se fundir nas Doze Tribos e não servir como escravos. Mas Amu’er o rejeitou. Ele exigiu que os Escorpiões esmagassem completamente a Cavalaria Blindada de Libei nesta batalha, e foi somente quando Libei caiu que ele considerou a sugestão de Achi.
Bayin era apenas parte da comitiva de Hasen e não podia questionar o Herói, Amu’er, mas ele entendeu a intenção de Amu’er. Amu’er não estava disposto a dar nomes aos Escorpiões porque queria mantê-los cativos em suas mãos. Só então esses bastardos sem-teto realmente se esforçariam ao máximo.
As tropas caminharam sobre o gelo por quatro horas, e a tempestade de neve obscureceu as direções durante a noite. Achi veio próximo aos marcadores de rota que a Cavalaria Biansha deixou para trás e não parou imediatamente. Ele queria escoltar Bayin para a margem oposta o mais rápido possível, então voltar para aniquilar a Cavalaria Blindada Libei restante e limpar o campo de batalha de Duanzhou.
Xiao Chiye não era ninguém, mas era um filhote de lobo por completo. Foi para o pesar de Biansha que Hasen não trouxe de volta a cabeça de Xiao Fangxu. Achi tinha os olhos fixos em Xiao Chiye. Ele queria usar a cabeça de Xiao Chiye para negociar com Amu’er novamente. Eles atacaram Libei implacavelmente e sem reservas, pois já estavam fartos do impasse nos campos de batalha do norte.
Bayin levantou seu colarinho de pele e bebeu alguns goles de água. O vento e a neve sopravam com tanta força que ele não conseguia abrir os olhos. Enquanto tentava se cobrir, ele gritou com Achi. “Vamos parar por enquanto e descansar aqui. A neve está muito pesada!”
O falcão-saker não conseguiu continuar voando e já havia pousado no ombro de seu mestre. O vento soprou a neve no gelo em encostas, que emitiam rangidos a cada passo dado. Achi desmontou para explorar o caminho à frente. Ele varreu o gelo que se formou nos marcadores de rota, apenas para descobrir pegadas diante dele.
Dada a intensidade da neve, só poderia haver duas razões pelas quais ainda poderia haver rastros deixados para trás. A primeira era que eram muito pesadas e tinham compactado o gelo por baixo; a segunda era que a outra parte havia saído não muito tempo atrás e muito provavelmente estava bem ao lado deles, do outro lado da cortina de neve.
“O lobo está aqui,” Achi estimou a profundidade da pegada com os dedos, então ergueu a cabeça para gritar, “a cavalaria blindada esteve aqui!”
Bayin atravessou a neve espessa, respirou fundo e bufou enquanto se ajoelhava e se deitava na frente das pegadas. “Mas eles estavam indo para o oeste. Esse é o caminho de volta para Zhongbo.”
Essas pegadas estavam todas voltadas para a direção de onde vieram.
“Três dias atrás, você destruiu o flanco esquerdo da Cavalaria Blindada Libei.” Bayin olhou para Achi. “Mas suas vanguardas ainda não estão mortas. É muito provável que Xiao Chiye os tenha levado a escapar para o Rio Chashi congelado. Eles estão procurando o caminho de volta.”
“Também pode ser um encobrimento.” Achi cutucou a neve. “Eles poderiam ter andado para trás para que pudessem se esconder na minha frente e armar uma emboscada.”
Bayin balançou a cabeça levemente, franzindo a testa enquanto observava a neve. “Não os beneficia ir para o leste. É aí que está o nosso território.”
Achi varreu rapidamente a neve ao longo das pegadas e viu que essas pegadas estavam todas indo para o oeste. Ele sabia como Xiao Chiye havia tirado Huhelu de cena. Em seu coração, essa pessoa era adepta de blefes e emboscadas; quanto mais óbvias as pegadas eram, mais ele tinha certeza de que Xiao Chiye estava bem na frente deles.
“Faremos um desvio.” Achi se levantou. “Mesmo que Xiao Chiye fique no gelo, ele não pode ficar sem água para beber. Eles definitivamente deixarão rastros para trás. Iremos atrás deles seguindo seus rastros.”
Bayin pensou que não era o momento oportuno esta noite para cruzar espadas com a Cavalaria Blindada Libei. Ele perseguiu Achi. “Se não podemos parar aqui para descansar, ainda devemos continuar indo para o leste. Achi, Da Zhou tem um ditado, ‘não persiga um inimigo derrotado muito longe[2].’ Não se deixe desviar por eles. Vamos voltar para Gedale antes de fazer nossos planos.”
Achi empurrou Bayin para o lado, expondo o escorpião em seu braço direito. Seus olhos estavam cheios de intenções assassinas quando ele disse: “Os lobos estão bem aqui nesta neve pesada. Se os deixarmos ir, não será um bom presságio para nós. Você não tem absolutamente nenhuma ideia de como lutar uma guerra. Deixando Xiao Chiye permanecer no Rio Chashi, nossa unidade pode acabar sendo emboscada por ele amanhã de manhã!”
Enquanto Bayin observava Achi montar em seu cavalo, ele chegou ao fim de sua tolerância e não pôde deixar de gritar: “Uma vez eu aconselhei Huhelu, mas ele não me ouviu. No final, ele nem sequer deixou um cadáver para trás!”
“Foi assim que você aconselhou Hasen?” Achi virou seu cavalo e cuspiu com desprezo: “Então foi por isso que ele perdeu a cabeça do Rei dos Lobos; foi tudo para preservar sua própria vida.”
Dito isso, Achi estalou o chicote e se dirigiu para o sudeste.
“Achi!” Bayin correu alguns passos atrás dele, então cuspiu forte e xingou baixinho. “Bastardo, você não será capaz de dizer as direções quando se desviar dos marcadores de rota!”
Achi galopou pela neve sem se virar. Se ele não conseguia se orientar, então Xiao Chiye também não. Mas ele estava mais familiarizado com o Rio Chashi do que Xiao Chiye.
O lobo estava por perto.
E Achi ia pegá-lo.
⊱───────⊰✯⊱───────⊰
Notas:
[1] 雄狮 literalmente leão, também uma metáfora para uma tribo/nação/figura forte ou poderosa, etc.
[2] 穷寇莫追 Não se deve pressionar um inimigo derrotado com tanta força (para que ele não se vire e faça um contra-ataque de última hora em desespero), ou seja, não force as pessoas a um canto, pois elas podem revidar desesperadamente como ratos encurralados.