Qiang Jin Jiu - Novel - Capítulo 205
⊱───────⊰⊹⊱✫⊰⊹⊱───────⊰
Não foi até o segundo mês que Qi Zhuyin recebeu uma resposta ao memorial que ela enviou a Qudu. Ela o leu enquanto estava na residência do Comando Cangjun e disse a Qi Shiyu, que estava deitado na cama: “Eu disse para lutar contra a Tribo Qingshu, mas o Ministério da Guerra rejeitou a ideia. A Imperatriz Viúva me disse para esperar, pois está preocupada com as despesas militares, mas Zhongbo já está em guerra agora. Vou perder a oportunidade de ouro se esperar mais.”
Qi Shiyu estava melhorando muito ultimamente, embora gaguejasse um pouco enquanto estava deitado na cama e teve que segurar um lenço nas mãos quando falou. “P-pressa.”
Qi Zhuyin distorceu seu significado e baixou a carta. “Isso mesmo. Estou com pressa. Como eu não poderia? Quando tudo se resume a isso, a derrota das tropas de Libei não beneficiará Qidong de forma alguma.”
Só então Qi Shiyun completou suas palavras anteriores, “Qual é a p-pressa?!”
Enquanto se recostava em sua cadeira, Qi Zhuyin ouviu a concubina de seu pai no pátio lamentando e fazendo uma comoção. Ela havia cavalgando pela metade da noite em seu cavalo na noite anterior antes de chegar, e aqui estava ela agora, sentada e contando com um chá forte para manter seu ânimo. Além disso, ela ainda tinha que voltar mais tarde. Irritada ao ouvir os gritos, ela disse a Qi Shiyu: “Você pode dizer a ela para calar a boca?”
A concubina no pátio havia dado um filho a Qi Shiyu antes, e agora ela era a imagem de uma beleza manchada de lágrimas enquanto ela se apoiava em sua serva e soluçava alto na direção da sala, “Velho Mestre… Você não pode me deixar ver o Velho Mestre? Comandante-Chefe, que crueldade a sua!”
Qi Wei ficou parado sob os beirais enquanto observava aquela concubina em particular chorar até seus olhos ficarem vermelhos e inchados e ela quase escorregar para o chão. Ele estalou a língua levemente e arrastou os pés para ficar de frente para a parede. Ouvi-la estava lhe dando dor de cabeça.
Qi Shiyu poderia dizer qual concubina era essa. Antes de sofrer um derrame, ele era carinhoso com o sexo frágil. Ele apertou o lenço com força, seu peito arfando violentamente enquanto gritava com toda a força que podia reunir: “E-eu estou dizendo para você calar a boca!” Ele então parou para recuperar o fôlego por um momento e cobriu o canto da boca com o lenço enquanto se dirigia a Qi Zhuyin: “Li-Libei, não tem…”
“Isso foi há tantos anos.” Qi Zhuyin assumiu a conversa para ele. “Você já está nessa idade e ainda quer ficar de mau humor por causa do Velho Príncipe? Os generais comandantes dos campos de batalha de Libei são bastante interessantes. Eles não são mais os mesmos de uma década atrás.”
“Então, então Xiao Jiming, e, Xiao Chiye…” Foi um esforço para Qi Shiyu falar, e até ele teve que franzir a testa ao ouvir a si mesmo. Ele tentou o seu melhor para falar de forma mais coerente. “Eles podem derrotar A-Amu’er? Ao enviar tropas agora para limpar sua bagunça, a Imperatriz Viúva o verá com desconfiança. Assim que a batalha terminar, observe como Qudu leva você para a t-tarefa!”
Várias décadas atrás, Qi Shiyu era o príncipe encantado de muitas senhoras de Da Zhou. Ele vinha de uma família distinta e era bonito. Dos Quatro Grandes Generais durante o reinado de Yongyi, ele foi o primeiro a fazer seu nome em Qidong. Mesmo Feng Yisheng era um oficial militar de alto escalão sob seu comando. A princípio, ele tinha esperanças de receber o título de príncipe, mas quem esperaria que Xiao Fangxu ganhasse destaque no Passo Luoxia de repente? A Cavalaria Blindada Libei deu uma cotovelada na glória militar das Tropas da Guarnição de Qidong, pisoteando Qi Shiyu pelo resto da vida.
Não havia inimizade entre eles, embora adorassem lutar um contra o outro e até mesmo tivessem lutado antes em Qudu. Qi Shiyu fez pouco caso das origens humildes de Xiao Fangxu, e Xiao Fangxu uma vez xingou Qi Shiyu por ser apenas um rostinho bonito que era só aparência e nenhuma substância. Feng Yisheng era o mais velho entre eles quando ainda estava por perto, e foi tudo porque ele se esforçou muito – com Lu Pingyan seguindo sua liderança – que Qidong e Libei puderam permanecer irmãos por tantos anos.
Qi Shiyu aceitou o desafio de provar seu valor, mas nunca poderia esperar ficar sem um filho e herdeiro de nascimento legal. A princípio, ele teve a ideia de casar Qi Zhuyin com Xiao Jiming, mas no fundo ele se sentiu um tanto estranho e eventualmente não tocou no assunto.
“Me levar a que tarefa?” Qi Zhuyin removeu sua lâmina. “Se Libei se foi, Zhongbo também se foi, e se Zhongbo se foi, Dancheng também se foi. Quem a Imperatriz Viúva vai repreender? Ela mesma? Apesar de todas as suas deficiências, Xiao Jiming e Xiao Chiye são filhos de Sua Antiga Senhoria. Com aquele pouco de capacidade que Han Cheng tem, ele tem a capacidade de parar a Cavalaria Biansha quando a hora estiver próxima? Todos podem muito bem deixar o estado perecer.”
Qi Shiyu ficou tão sem palavras por ela que ele ofegou para respirar.
Qi Zhuyin serviu uma xícara de chá enquanto ela fazia isso e continuou: “Você deve descansar um pouco.”
“Não!” A natureza obstinada de Qi Shiyu ocupou o centro da cena quando ele jogou o lenço infantilmente em Qi Zhuyin. “Sua mulher tola! Bar-barganhe com a Imperatriz Viúva. Pelo menos tenha um título nobre em seu nome antes de i-ir para a guerra!”
Qi Zhuyin ficou em silêncio por um momento. Ela sabia que o coração de Qi Shiyu estava doendo por ela. Ela serviu como Comandante-Chefe das forças militares dos Cinco Comandos de Qidong por alguns anos, mas ainda não tinha posição nobre. Se ela se machucasse ou ficasse incapacitada no futuro, tudo o que Qudu precisava era de uma ordem de transferência no papel, e eles seriam capazes de removê-la.
“No mínimo, você teria uma reputação em vida e…” A voz de Qi Shiyu começou a tremer, “status na morte!”
Caso contrário, cem anos depois, ela, Qi Zhuyin, seria apenas “a filha do Clã Qi”. Não importa o quão ilustres tenham sido suas conquistas militares, ela nunca poderia deixar seu nome e título legítimos para trás.
Qi Zhuyin segurou a xícara de chá com os dedos e estudou os padrões nela. “Um soldado só sabe morrer no campo de batalha por seu país; que necessidade há de se preocupar com o retorno de seu corpo para casa depois[1]? Se eu realmente morresse em batalha, gravasse meu nome em uma placa memorial[2] em casa – é tudo a mesma coisa.” Ela levantou a cabeça e sorriu para Qi Shiyu. “Nosso Qidong está sob o controle de outros, e temos que discutir todos os assuntos com Qudu. Enquanto a Imperatriz Viúva estiver disposta a nos dar provisões militares, posso acabar com o título. É o que é.”
Se era por causa de sua velhice ou não, ninguém sabia, mas Qi Shiyu de repente começou a chorar. Ele nem deixou Qi Zhuyin limpasse ele enquanto abaixava a cabeça e se engasgava com os soluços. “Se você fosse um menino…”
Qi Zhuyin dobrou o lenço e o colocou ao lado da cama. Quando Qi Shiyu estava um pouco melhor, ela continuou: “Irmãos que morreram antes em batalhas são muitos, mas cada um deles pode deixar seu nome para trás na história? O general Feng também não recebeu um título, não é? Estou lhe contando isso para que você saiba como as coisas estão. Nós realmente vamos para a guerra este ano. Antes da virada do ano, ouvi dizer que Chen Zhen estava com problemas de saúde. É também por causa de sua impotência que o Ministério da Guerra não concordou com o envio de tropas desta vez. Assim que ele se aposentar, não teremos mais ninguém em Qudu. Estou preocupada que seja ainda mais difícil pedir salários e provisões militares. Devemos economizar o máximo possível nas várias despesas nas residências. Pare de ser influenciado por todas essas conversas de travesseiro. Essas suas concubinas têm as mansões que desejam e as lojas que pedem. Mesmo que eu morra, elas e seus filhos não morrerão de fome.”
Qi Shiyu disse, irritado: “Todas, todas as mansões que eu dei a você…”
“Foram usados para compensar o déficit.” Qi Zhuyin pensou por um momento antes de confortá-lo. “Resta um pequeno pedaço de terra. Minha mãe costumava plantar flores e ervas lá, e eu não suportava vender. Ainda posso ganhar a vida com isso no futuro.”
A concubina lá fora ficou em silêncio. Era uma tarde nublada, com nuvens espessas cobrindo o céu, e estava ainda mais escuro dentro do quarto com as cortinas abaixadas. Qi Shiyu olhou para sua filha do sofá, seus ombros magros contra a luz fraca da janela e o grampo de cabelo de sua falecida esposa em seu cabelo.
Qi Zhuyin se parecia com sua mãe, e ela parecia encantadora quando sorria, especialmente quando sua aura imponente não dominava suas características faciais – a Comandante-Chefe não estava tão cheia de espírito heróico quanto os rumores a faziam parecer.
Qi Zhuyin esperou até Qi Shiyu adormecer antes de partir. Ela trocou de sapatos sob os beirais, depois pisou na neve com suas botas de pele de veado para perguntar a Qi Wei: “Onde ela está?”
“A senhora a convidou para ir embora.” Qi Wei respondeu enquanto a seguia.
Qi Zhuyin ainda não tinha visto Hua Xiangyi após seu retorno e ela hesitou por um momento. Ao passar pelo pátio de Hua Xiangyi, ela ouviu vozes doces e delicadas, como os agradáveis trinados de papa-figos e pardais vindos de dentro. De onde ela estava do outro lado do portão da lua, ela viu Hua Xiangyi entre aquele ramo de flor de ameixeira.
Hua Xiangyi estava enrolada em um manto de pele de raposa hoje. Indo pela qualidade do material, ela provavelmente o trouxe de Qudu. Era um branco puro e não adulterado. Pêlos fofos nas laterais de suas bochechas acentuavam seus olhos claros como águas de outono, realçando a vivacidade neles e fazendo-os parecer ainda mais distintos. Ela parecia a filha mimada de alguém. As pontas dos dedos no ramo de flor de ameixeira eram claras e delicadas, nunca tendo sido manchadas com uma única partícula de poeira antes nesta vida.
Qi Zhuyin inexplicavelmente inclinou a cabeça e a observou por um longo tempo.
“O contador interno preparou os livros de contas e está esperando por você no escritório. As despesas de nossa residência no ano passado…” Depois de dizer um monte, Qi Wei olhou para cima para ver que Qi Zhuyin não havia se movido, então ele seguiu seu olhar.
Qi Zhuyin levantou Zhujiu e bloqueou a visão de Qi Wei com sua bainha.
Do outro lado, Hua Xiangyi pegou o ramo de flor de ameixa com os dedos. Um enfeite de flor em forma de pétala jazia entre suas sobrancelhas[3]. Ela riu quando sua serva sussurrou em seu ouvido, então se virou de lado onde ela estava escondida da vista.
Sem virar a cabeça, Qi Zhuyin disse a Qi Wei: “Vamos.”
Qi Wei, não tendo visto nada, repetiu: “Vamos?”
Qi Zhuyin levantou o pé e saiu. Qi Wei, sem entender o que estava acontecendo e também sem se atrever a perguntar, seguiu atrás dela. Qi Zhuyin foi direto ao escritório para conciliar os livros de contas com o contador. Ela não teve tempo de sentar e se acalmar, então simplesmente se levantou e folheou algumas páginas.
“Houve uma mudança de governanta?” Qi Zhuyin perguntou de repente.
O contador curvou-se e respondeu em voz baixa: “Para responder a Comandante-Chefe, não.”
“Isso é estranho.” Qi Zhuyin virou mais algumas páginas. “O balanceamento das contas sempre foi uma bagunça nos anos anteriores, com registros que não poderiam ser mais vagos que os anteriores. Então, por que as contas do ano passado estão tão claras?”
Essas contas eram mais do que claras. Mesmo os adiantamentos deste ano foram separados em um livro separado, com as despesas dos vários ramos da família claramente listadas. Os gastos com cosméticos das concubinas de seu pai também foram reduzidos pela metade a pedido de Qi Zhuyin, enquanto as mansões que Qi Shiyu não conseguia explicar também foram listados. Isso foi simplesmente feito da maneira mais bonita do que as contas do Ministério da Fazenda.
“As contas em nossa residência eram originalmente diversas e complicadas, e com as várias concubinas incapazes de fornecer um relato detalhado de seus gastos, os vários cavalheiros não sabiam por onde começar.” O contador pegou a xícara e a estendeu com as duas mãos para Qi Zhuyin. “A Comandante-Chefe queria que a residência fosse mais frugal, mas não conseguíamos fazer uma contagem clara dos solares rurais em nosso nome, e os tributos mensais eram uma bagunça quando somados às despesas logísticas.”
Qi Zhuyin levantou os olhos para olhar para o contador.
“Desta vez, foi a Senhora quem fez as contas.” Com medo de incorrer no descontentamento de Qi Zhuyin, o contador acrescentou apressadamente: “A senhora cuida dos assuntos domésticos, então ela tem que examinar todas as contas das várias concubinas. Ela especificamente enviou alguém para nos dizer que essas contas estavam muito confusas e tivemos que refazê-las por causa de seus próximos salários militares e despesas com provisões. Corremos para refazê-los algumas vezes, mas não resistimos à comoção que as várias concubinas criaram. Muitas delas tinham mansões escondidas e se recusaram a dizer a verdade…”
Isso era verdade.
As concubinas de seu pai estavam com medo de que Qi Shiyu chutasse o balde e, portanto, mantiveram um controle rígido sobre as mansões e lojas em suas mãos. Elas ainda continuavam pescando mais da residência, e nenhuma delas falou a verdade na hora de acertar as contas. Qi Zhuyin não morava em casa no pátio dos fundos, e seus subordinados de confiança, como Qi Wei, eram todos homens que não pertenciam à família imediata, por isso era inapropriado para eles intervir. Era por isso que essas contas sempre permaneceram uma bagunça. Ela ficava com dor de cabeça toda vez que pensava nisso.
Então, parece que esta Hua, a Terceira, é bastante capaz.
Qi Zhuyin pegou o livro de contas e disse: “E as concubinas a ouviram assim?”
“No começo, elas fizeram cara feia e a incomodaram.” Disse o contador. “Todas são mães dos Jovens Mestres, e contaram com o afeto do Velho Mestre para se recusar a entregar as contas. Elas até queriam ir até o pátio do Velho Mestre para criar uma confusão. A Comandante-Chefe não colocou a senhorita Hongying à disposição da senhora? Então ela fez a Srta. Hongying enviar as concubinas que choraram até desmaiar de volta ao seu pátio e chamou um médico para dar uma olhada nelas. O médico não sabia o que estava errado, então ela mandou os enterrar no pátio.”
Qi Zhuyin não reagiu imediatamente. Depois de ficar estupefata por um momento, ela repetiu, “enterrar no pátio?”
“Enterrar no pátio!” Disse o contador. “Isso foi ótimo. As concubinas choraram um rio e disseram que iam reclamar com a Comandante-Chefe.”
“Hein,” Qi Zhuyin disse, “Reclamar comigo?”
“Então ela deu a elas cavalos e abriu os portões para deixá-las irem.”
Essas concubinas normalmente tinham que ser atendidas mesmo quando estavam se vestindo, então quem saberia andar a cavalo? Qi Shiyu não gostava de mulheres desse tipo! Para começar, era um dia tão frio e, no entanto, Hua Xiangyi enterraria qualquer um que ousasse chorar no pátio de Qi Shiyu como se estivesse plantando rabanetes. Em pouco tempo, as concubinas desmaiaram de frio congelante.
As matronas ao lado de Hua Xiangyi eram todas velhas mãos que a Imperatriz Viúva havia selecionado cuidadosamente. Se as concubinas ousassem fazer uma cena, elas ousariam mudar de tática para ensinar a essas concubinas uma dura lição. As concubinas se ajoelharam na passarela e esperaram, mas não conseguiram nem vislumbrar o rosto de Hua Xiangyi. Quando as concubinas voltavam em prantos para seus pátios, seus filhos assumiram o controle.
“Oh, são os jovens mestres”, Hua Xiangyi sentou-se atrás da tela e disse em um tom gentil. “Ouvi dizer que você ainda não pagou a dívida de várias centenas de taéis de prata que deve a alguém há vários dias, e eles já vieram nos perseguir na residência. Como isso faria? Como dona da casa, sinto muito por vocês, irmãos, então pedi às matronas que pagassem primeiro. Não tenha medo. Os memorandos de dívida com as impressões digitais e as assinaturas estão comigo para guardar caso os credores afirmem não ter recebido o pagamento e depois procurem o Velho Mestre… Jovens Mestres, já vão embora?”
“E foi assim que aconteceu.” O contador acabou de imitar Hua Xiangyi para o benefício de Qi Zhuyin. “A senhora tem as dívidas dos jovens mestres em suas mãos. Ela só precisa se reportar a nós, e as lojas dos Jovens Mestres serão todas transferidas em seu nome como garantia. Quem ainda ousaria fazer uma comoção agora?”
Qi Zhuyin fechou o livro de contas e ficou em pé por um momento antes de abri-lo novamente. “Esse é o temperamento que ela tem lá.”
Essa conta realmente foi arrumada lindamente. Qi Zhuyin não pôde deixar de se perguntar se ela ainda precisaria temer aquelas velhas raposas astutas do Ministério da Receita se as contas militares lá fora pudessem ser tão bem feitas. Mas Hua Xiangyi era, afinal, a menina dos olhos da Imperatriz Viúva. Então, depois de pensar sobre isso, ela desistiu da ideia.
◈ ◈ ◈
A neve diminuiu gradualmente no segundo mês e o número de dias ensolarados em Cizhou aumentou. Assim que Shen Zechuan teve tempo livre, ele levou Yao Wenyu para um passeio nos arredores da cidade.
Hoje estava sem nuvens, com o céu claro e brilhante em um tom de azul celeste. A neve na floresta já havia começado a derreter e a água do riacho descongelando tilintava enquanto corriam. Já havia sinais de vida selvagem à vista. Ding Tao teve que deixar Feng Ta Shuang Yi pastar, então ele trouxe Li Xiong para brincar na orla da floresta.
“Você não parece muito bem ultimamente.” Shen Zechuan limpou as mãos com neve e lançou um olhar para Yao Wenyu. “Você não está dormindo bem à noite?”
O perfil lateral pálido de Yao Wenyu foi refletido nas folhas geladas. Ele sorriu para Shen Zechuan. “Está frio e minhas pernas doem, só isso…” Ele fez uma pausa. “Faz meio mês desde que o Segundo Mestre chegou a Dunzhou. Vossa Senhoria já recebeu alguma notícia?”
“Tantai Hu descobriu que ainda havia bandidos vagando no Monte Luo, então Ce’an ficou alguns dias por lá. Foi relatado na noite anterior que os bandidos do Monte Luo já foram eliminados e a Cavalaria Blindada Libei ocupou o Monte Luo. Shen Zechuan havia mudado para um manto de mangas estreitas cor de jade com uma longa vestimenta externa de veludo que o fazia parecer ainda mais jovem. Ele estava usando o protetor de braço de pele de cachorro no braço direito e, ao erguer o braço, assobiou. Meng desceu em espiral da floresta e pousou em seu braço direito.
Meng era muito pesado, então Shen Zechuan só podia deixá-lo empoleirar-se por um tempo. Ele alimentou este mensageiro que estava viajando para lá e para cá em ambas as extremidades com um pouco de carne branca antes de deixá-lo ir brincar.
“Não há necessidade de se preocupar com o Monte Luo.” Yao Wenyu observou Meng voar para longe. “A dificuldade está em Duanzhou.”
Toda a linha de batalha de Duanzhou estava voltada diretamente para o rio Chashi e havia sido completamente infiltrada pela Cavalaria Biansha nesses poucos anos. Ninguém sabia exatamente quantos escorpiões espreitavam por lá. Xiao Chiye trouxe apenas 5 mil soldados do Exército Imperial. O resto eram todos da Cavalaria Blindada Libei. Ele não estava disposto a desistir completamente da Cavalaria Blindada Libei, então sem dúvida ele teria que encontrar uma maneira de lidar com os Escorpiões na batalha de Duanzhou.
O coração de Shen Zechuan estava em dúvida sobre Duanzhou.
“Agora que a conexão entre as estações retransmissão está funcionando perfeitamente novamente, poderemos enviar reforços imediatamente, mesmo que haja uma mudança na situação.” Vendo a expressão grave de Shen Zechuan, Yao Wenyu disse suavemente: “Além disso, o Segundo Mestre é um homem abençoado pelo Céu.”
“Lu Guangbai disse que Amu’er está plantando grãos na margem oposta do rio Chashi.” Shen Zechuan afastou o galho seco ao lado de sua orelha. “Minha preocupação é que ele tem sido muito cauteloso com Zhongbo, e sua colocação dos campos de cultivo perto de Gedale destina-se a situá-los em uma posição melhor para travar uma guerra prolongada com Duanzhou.”
Libei não podia permitir nenhum atraso agora. Se eles não pudessem derrubar Duanzhou, o Acampamento Shasan estaria em uma situação bastante perigosa. Além disso, Zhongbo não conseguiu fechar completamente seus portões. Amu’er tinha mirado tão longe que Shen Zechuan até sentiu que nada do sul ao norte poderia escapar de seus olhos.
Pense nas batalhas do ano passado. Amu’er primeiro usou Huhelu para segurar Guo Weili e dar a Hasen tempo para ir para o norte. A infiltração dos Escorpiões em Zhongbo para contrabandear suprimentos naquela época era para se preparar para o momento em que invadiram e tomaram os campos de batalha de Libei. Agora que ele havia usado Hasen para derrotar Xiao Fangxu e reduzir a pressão nos campos de batalha do norte, ele teria mais confiança para enfrentar Qi Zhuyin. Ele confiou nos Escorpiões para manter Libei sob controle, então dependeu da cavalaria para enfrentar Qi Zhuyin em um impasse. Zhongbo era a barriga fraca e vulnerável. Contanto que ele pudesse liberar outra perna, ele seria capaz de pisar na linha de batalha que tinha acabado de ser estabilizada.
A batalha em Duanzhou seria difícil.
Yao Wenyu estava prestes a dizer uma palavra quando Fei Sheng esporeou seu cavalo. Ele desmontou para prestar suas reverências a Shen Zechuan. “Mestre, Yan Heru está aqui.”
Shen Zechuan sabia que Qudu havia acabado de investigar o transporte de grãos de Hezhou pela água para a capital, então, presumivelmente, Yan Heru estava aqui para reclamar sobre isso. Além disso, eles ainda não chegaram a um acordo sobre o novo porto de Liuzhou em Juexi. Assim, ele se virou e disse: “Vamos voltar.”
◈ ◈ ◈
Yan Heru realmente estava aqui para lamentar e reclamar. Ele chegou tarde demais, e Zhou Gui e o resto sentaram-se com ele e discutiram brevemente alguns assuntos de Liuzhou com ele. Ele só começou a trabalhar quando Shen Zechuan voltou e lhe contou tudo sobre o problema dos embarques de grãos por água em Hezhou.
“O funcionário do Ministério da Receita que inicialmente estava encarregado do transporte de embarques de grãos em Hezhou se chama Liang Cuishan. Ele também liderou a cobrança de impostos sobre o sal em Juexi. No ano passado, ele colocou as treze cidades em ordem com Jiang Qingshan. A razão pela qual nosso negócio tem sido difícil é tudo graças a essas duas pessoas.” Yan Heru não gostou do quão dura era a cadeira e se mexeu em seu assento antes de dizer, todo brilhante e alegre: “Oh cara, Vossa Senhoria, estou lhe dizendo, realmente fiquei preocupado lá! Essa pessoa não é fácil de lidar e também não aceita subornos. Mas adivinha o que aconteceu? Antes que eu pudesse pensar em um plano, ele foi transferido. Eles disseram que era para investigar os campos de cultivo de Dancheng com o Tribunal de Revisão Judicial. A corte imperial realmente me fez um grande favor ~”
Shen Zechuan achou esse nome familiar. Ele repetiu: “Liang Cuishan?”
“Liang Cuishan, nome de cortesia Chongshen.” Yan Heru se esparramou de bruços sobre a mesa e piscou para Shen Zechuan. “Você o conhece? Você deveria ter dito isso antes! Então não preciso mais me preocupar com ele.”
Naturalmente, Shen Zechuan o conhecia. Afinal, Shen Zechuan foi quem fez Xiao Chiye recomendar Liang Cuishan para o cargo. Ele prontamente perguntou: “Eles o transferiram para Dancheng para investigar os campos?”
“Isso mesmo. Pan Lin está lutando contra Xue Xiuzhuo. Xue Xiuzhuo é realmente um homem de verdade para mexer no ninho de vespas.” Yan Heru disse enigmaticamente. “Vossa Senhoria, adivinhe quantos campos as oito cidades tomaram ao longo dos anos? Se Xue Xiuzhuo realmente chegasse ao fundo das contas, até mesmo a Imperatriz Viúva seria responsabilizada por isso, muito menos o Clã Pan. No momento, todos os clãs nobres o querem morto.”
A apropriação dos campos dos plebeus pelos clãs nobres levou a um aumento no número de refugiados deslocados. Aqueles que se reuniram em Zhongbo no ano passado eram todos plebeus que foram forçados a partir. Qi Huilian contou com a implementação dos registros do censo[4] para conter o problema, mas provou ser ineficaz nas oito cidades e, agora, Xue Xiuzhuo estava usando o assunto de Yao Wenyu como uma oportunidade para desferir o primeiro golpe no Clã Pan de Dancheng.
Até mesmo Yao Wenyu teve que admitir que Xue Xiuzhuo tinha coragem.
“Liang Cuishan foi promovido por Pan Lin.” Shen Zechuan entendeu isso em um piscar de olhos. “Os clãs nobres querem confiar no uso de Liang Cuishan de sua autoridade do Ministério da Receita para impedir Xue Xiuzhuo de investigar as terras e arrastar as coisas até o início da primavera.”
“Que bela demonstração de batalha entre os que estão no poder. Deixe-os matar o suficiente no banho de sangue.” Yan Heru bateu palmas levemente e disse a Shen Zechuan com um sorriso. “Melhor se eles lutarem até que Zhongbo esteja estável, e Vossa Senhoria poderá liberar uma mão para ensinar-lhes uma lição!”
“Então temo que você ficaria desapontado.” Com seu leque dobrável, Shen Zechuan empurrou os dedos de Yan Heru que haviam feito o caminho antes dele. “Este Liang Cuishan…”
De repente, uma comoção irrompeu sob os beirais. Shen Zechuan parou de falar e todos os cavalheiros na sala olharam. Zhou Gui levantou-se ligeiramente e perguntou: “Sobre o que é todo esse alvoroço? Uma discussão está em andamento no salão!”
Fei Sheng levantou a tela suspensa com a mão. Seu olhar passou pelos outros para pousar em Shen Zechuan, seu rosto pálido quando ele gritou: “Mestre…”
O vento escapou da abóbada escura do céu, soprando sobre o canto da tela suspensa com tanta força que os vários cavalheiros levantaram as mangas para proteger seus rostos. Shen Zechuan se levantou. A expressão nos olhos de Fei Sheng deu a ele uma sensação de mau presságio. Ele até deu alguns passos à frente enquanto olhava para Fei Sheng sob a luz bruxuleante das velas.
“Mensagem recebida de extrema urgência”, disse Fei Sheng com voz solene, “O Segundo Mestre -”
⊱───────⊰✯⊱───────⊰
Notas:
[1] 只解沙场为国死,何须马革裹尸还 uma linha do poema 《出塞》de Xu Xilin (徐锡麟). O retorno do corpo aqui se refere especificamente a envolver o cadáver em couro de cavalo para ser enviado de volta aos campos ou cidade natal para o enterro (uma prática típica para os caídos em batalha)
[2] um espírito ou memorial ou tábua ancestral, com o nome, aniversário, etc., dos mortos inscritos e colocados em santuários em casa ou em templos, etc.
[3] 花钿 conhecido como huadian, são enfeites de flores afixados ou pintados na testa para fins cosméticos. As flores são padrões comuns, embora possa haver outros.
[4] 黃冊 Huangce ou registros amarelos/livro amarelo serviram durante a Dinastia Ming para fornecer dados básicos para tributação e recrutamento com base na classificação da família de acordo com sua ocupação. Foi dividido principalmente em três categorias: civis, militares e artesãos.