Qiang Jin Jiu - Novel - Capítulo 198
⊱───────⊰⊹⊱✫⊰⊹⊱───────⊰
Fei Sheng não se atreveu mais a menosprezar Yin Chang. O poder da “adaga” da noite passada foi chocantemente aterrorizante; Fei Sheng nunca tinha ouvido falar desse tipo de formação antes. Se não fosse pelo súbito aparecimento das armas de fogo, eles já estariam na cidade de Fanzhou esta manhã.
Tendo sido surpreendido de seu estupor de embriaguez pelas armas de fogo, Yin Chang segurou a tigela em suas mãos e esticou o pescoço para perguntar: “O que diabos são essas coisas?”
Fei Sheng estava apostando sua vitória inteiramente no velho desta vez. Vendo a tigela vazia de Yin Chang, ele rapidamente a encheu novamente. “Armas de fogo. Você nunca ouviu falar deles antes?”
Yin Chang balançou a cabeça como um tambor[1]. Ele havia passado metade de sua vida em Cizhou, e o oficial de mais alto escalão que já conheceu foi Zhou Gui. Ele não podia nem mesmo listar todas as Oito Grandes Divisões de Treinamento, muito menos saber do Batalhão Chunquan. Ele era realmente um velho caipira, um homem mal alfabetizado que nunca havia lido um único livro sobre guerra e confiava inteiramente em tatear seu caminho durante as batalhas.
“O que é isso? Explodiu com um ‘estrondo’, como um raio.” Yin Chang esmagou as rações secas. “Seremos atingidos antes mesmo de chegar à frente. Como devemos lutar esta guerra?”
“Ele só pode jogar seus usuários para tolos.” Fei Sheng se aproximou de Yin Chang. Ambos estavam igualmente imundos e cobertos de sangue da cabeça aos pés. Com os dedos, Fei Sheng fez um círculo do tamanho de um cano de arma e o mostrou a Yin Chang. “A razão pela qual a cavalaria não se moveu ontem foi porque eles estavam carregando suas armas de fogo. É preciso esforço para disparar dessa abertura e só funciona se eles estiverem próximos. Eles nos surpreenderam desta vez. Porcaria. Agora que penso nisso, é possível que essas sejam todas as armas de fogo que eles têm, e eles usaram isso apenas com o propósito específico de nos assustar.”
Yin Chang finalmente meio que entendeu. “Oh! Então isso não são fogos de artifício?!”
“Você está absolutamente correto! Pense neles como fogos de artifício; ele não pode atingir você se você correr longe o suficiente.” Temendo que Yin Chang fosse intimidado pelas armas de fogo e não ousasse lançar novos ataques, Fei Sheng fez um grande esforço para explicar a ele. “Pense nisso. Se esse material era realmente bom de usar, por que o Batalhão Chunquan o usou apenas para se apresentar para o imperador? Não funciona tão bem em batalhas.”
Fei Sheng não mentiu. Por que o Batalhão Chunquan colocou as armas de fogo em segundo plano? Justamente porque era difícil de usar. Carregá-los levou tempo. Use-os em lutas de rua, e as armas de fogo provavelmente ainda estariam em processo de aquecimento mesmo quando as lâminas dos inimigos já tivessem cortado suas gargantas. Mas afaste-se do inimigo e a letalidade das armas de fogo despencaria. Além disso, o recuo também dificultaria a mira com precisão.
“Até queima bunda.” Yin Chang ainda estava guardando rancor por aquele tiro na noite passada. Ele pensou por um momento enquanto olhava para a fogueira. “Essas coisas são caras?”
“Muito.” Fei Sheng embebeu as rações secas na tigela e a engoliu inteira. “Mesmo os Guarda-costas Imperiais não têm o projeto. Eles são fabricados pelo Ministério das Obras sob a supervisão do Ministério da Guerra. A quantidade é limitada todas as vezes, e eles ainda vêm com números gravados neles.”
Yin Chang prontamente mostrou seus dentes amarelos e manchados para Fei Sheng em um sorriso. “Então foda-se. Só temo que esses fogos de artifício sejam baratos. Fanzhou é tão pobre agora, então como eles suportariam usar coisas caras como bem quisessem? É ótimo se o seu alcance for limitado. Eu não acredito que eles possam se esconder como tartarugas lá por toda a vida.”
◈ ◈ ◈
Os painéis das portas balançavam e batiam sob o uivo intenso do vento norte. As ruas de Fanzhou estavam repletas de cadáveres por toda parte. A bandeira esfarrapada do Rei Yi tremulava ao vento enquanto os mendigos lutavam por ela para se manterem aquecidos. A entrada do abrigo contra o vento do yamen estava lotada com centenas de pessoas, a maioria idosos, fracos, mulheres e crianças. Todos os homens jovens e saudáveis de suas famílias foram sequestrados pelos bandidos ou enganados pelo Rei Yi para se juntarem ao seu exército. Essas pessoas, tão famintas que eram só pele e osso, estavam todas aqui para implorar por comida.
Esse vento de inverno era tão penetrantemente congelante que as pessoas morriam de frio todas as noites.
“O irmão Huo deseja abrir os armazéns e distribuir os grãos ao povo.” Yang Qiu, um bandido de Fanzhou sentado na cadeira taishi[2] com a perna apoiada, disse com um sorriso alegre. “É uma coisa boa. Somos todos a favor. Mas as tropas da guarnição de Cizhou estão bem nos portões de nossa cidade agora, e os soldados na linha de frente não podem passar fome. Enquanto os soldados não passarem fome, você pode distribuir os grãos para quem quiser.”
Ambos os lados do salão estavam lotados de pessoas em pé ou sentadas; eram todos bandidos de Fanzhou e Dengzhou. Yin Chang estava certo em seu palpite. Para se proteger contra as tropas da guarnição de Cizhou, o Rei Yi reuniu as tropas de ambas as províncias na esperança de negociar com Shen Zechuan no momento crítico. Mas quem sabia? Ele convidou um lobo para sua própria casa e, em vez disso, trouxe o desastre sobre si mesmo. No final, ele foi morto por Huo Lingyun e essas pessoas com as quais o último estava em conluio.
Sentado no assento do Rei Yi, Huo Lingyun disse: “A cidade ficou sem comida, então terei que pedir grãos emprestados de meus vários irmãos aqui.”
“Shen Zechuan fechou as rotas para o oeste, e os comerciantes viajantes não se atrevem mais a vir por aqui. Depois do décimo mês, tudo o que tenho comido são grãos velhos.” Yang Qiu ficou ressentido apenas por trazer o assunto à tona. “Eu estava até pensando em pegar grãos emprestados de todos vocês. Velho Fang, o Décimo, você estava trabalhando de mãos dadas com o Rei Yi, e deve ter tido sua cota de lamber as bolas dele, então não se atreva a sentar aqui conosco e fingir ser pobre.”
O velho Fang, o Décimo, que tinha uma queda por homens, sentiu-se tão constrangido ao ouvir isso que seu rosto empalideceu de raiva. Ele apertou as nozes e zombou. “Que bando de touro. Largue esse seu ato de bandido. Meus grãos há muito são usados para compensar os grãos militares, alimentando ingratos como você.”
“Porra, estamos lutando uma batalha quando não temos grãos.” Yang Qiu disse com más intenções. “Poderia muito bem correr enquanto podemos.”
“Correr?” O Velho Fang, o Décimo brigou. “Todo o território a noroeste foi bloqueado por Shen Zechuan. Ou você vai até a Torre de Vigia de Tianfei e se rende a Comandante-Chefe Qi, ou você vai até o Rio Chashi e trabalha em conluio com o povo Biansha. Shen Zechuan não vai atacar Duanzhou no segundo mês? Digamos que estragamos o jogo para ele e deixamos uma abertura em Zhongbo, ele ainda se atreveria a jogar seu peso por aqui?”
Essas pessoas eram bandidos. A princípio, eles ouviram que Shen Zechuan e Xiao Chiye haviam matado Lei Changming em Cizhou, e então souberam que Shen Zechuan havia matado Cai Yu em Chazhou, seguido por Lei Jingzhe em Dunzhou. Todos os grandes líderes de bandidos em Zhongbo encontraram seus malditos fins nas mãos de Shen Zechuan. Mesmo que eles pensassem com os pés, eles sabiam que Shen Zechuan nunca os deixaria escapar.
Yang Qiu inicialmente pensou que Huo Lingyun não era qualificado o suficiente para conter a situação. Ele veio aqui para pescar em águas turbulentas; seu plano era transportar o cofre de dinheiro do Rei Yi antes que a cidade fosse invadida, mas quando ele chegou, ele encontrou o velho Fang e todas essas outras pessoas com planos para o cofre de dinheiro também. Todos estavam sentados aqui mutuamente conspirando uns contra os outros, cada um deles ansioso demais para que os outros se apressassem e morressem.
Embora Huo Lingyun estivesse sentado à frente, ele estava disposto a tocar o segundo violino. Sem mostrar nenhuma expressão, ele disse: “Pelo contrário, não há necessidade de ficar excessivamente ansioso. Shen Zechuan enviou um velho desta vez, sem prestígio e capacidade. Além do mais, ele é tímido. Ele não vai chegar a lugar nenhum.”
Era verdade que Yin Chang não tinha reputação para falar, mas Yin Chang havia eliminado quase metade de seus soldados com apenas uma aparição. O próprio Huo Lingyun foi quem saiu para lutar na batalha da noite passada, cujos detalhes ele manteve em segredo. Tudo o que Yang Qiu e o Velho Fang, o Décimo, sabiam era que haviam sofrido graves baixas.
Yang Qiu pensou em Huo Lingyun apenas como um rostinho bonito sem nenhuma substância, praticamente bom para nada. Mesmo assim, ele ainda tinha um sorriso no rosto quando disse: “Isso mesmo. O irmão Huo vem de uma família distinta. Que diabos um velho caipira como ele pensa que é? Só me preocupo com comida, nada mais. Se mantivermos esse ritmo de consumo, não duraremos até a primavera, mesmo que repelimos as tropas da guarnição de Cizhou.”
“Então o que você tem em mente?” O Velho Fang, o Décimo disse sarcasticamente: “Vamos ouvir suas ideias brilhantes.”
Yang Qiu revirou os olhos para ele e olhou para Huo Lingyun. “Yan Heru ainda tem lojas em Dunzhou. Vamos trocar os bens da família do Rei Yi por grãos com ele. Ele não reconhece nada além de dinheiro, então ele definitivamente nos fará esse favor. Enquanto pudermos sobreviver neste inverno, o trono do Rei Yi será tão bom quanto o do irmão Huo. Não será tarde demais para recrutar soldados e comprar cavalos então.”
O Velho Fang, o Décimo ouviu as ostentações absurdas de Yang Qiu, mas não falou para avisar Huo Lingyun. Huo Lingyun era exatamente o tipo dele, mas ele tinha visto o cadáver mutilado do Rei Yi no yamen, que os cães roeram até ficar irreconhecível. Ele não podia deixar de ter a sensação de que não estava além de compartilhar o mesmo destino também.
Tendo permanecido perto do Rei Yi nos últimos seis meses, Huo Lingyun não estava ciente da situação externa. Olhando como se acreditasse nas palavras de Yang Qiu, ele disse, “Mas com as tropas da guarnição sitiando a cidade agora, como vamos conduzir este negócio com a loja de Yan Heru?”
“Meu pessoal está mais familiarizado com as áreas de Dunzhou. Eu posso usar os olhos de Liu’er também. Yang Qiu tinha alguns negócios sujos acontecendo com Cuiqing, e ele o acompanhou para alguns passeios quando Cuiqing foi a Dunzhou para negócios no passado. “Se o irmão Huo estiver disposto a confiar em mim, farei uma viagem para você.”
O velho Fang, o Décimo, instantaneamente se tornou hostil. “Então você tem tudo planejado, hein!”
Eles brigaram e se incriminaram, nenhum deles disposto a ceder. O dinheiro do Rei Yi era um seguro de vida futuro para eles e ninguém estava disposto a compartilhá-lo com os outros. Como tal, eles permaneceram presos em um impasse aqui, tornando a atmosfera bastante tensa e pesada.
Yang Qiu não tinha como refutar as palavras do Velho Fang, o Décimo. Ele ficou cada vez mais inquieto de ansiedade enquanto se sentava aqui, preocupado que Huo Lingyun não pudesse resistir às tropas da guarnição de Cizhou, então ele se preparou, decidindo matar todos eles e pegar o dinheiro esta noite.
◈ ◈ ◈
Um soldado de Fanzhou estacionado na muralha da cidade estava se aliviando em um canto quando de repente ouviu vários assobios vindos de baixo. Ele abotoou as calças. Não ousando colocar a cabeça para fora diretamente, ele olhou para baixo do meio da ameia. Uma fogueira ardia no deserto, e as tropas da guarnição de Cizhou haviam se formado em frente às muralhas da cidade com seus escudos erguidos, mas não haviam tocado a trombeta de guerra.
Yin Chang ficou bem na frente e tomou alguns goles de vinho antes de gritar: “O Rei Yi está aqui? Chame-o até a muralha da cidade. Vamos bater um papo!”
O gosto de ser perfurado pelas lâminas afiadas dos esquadrões de adagas na noite anterior ainda estava vívido nas mentes das tropas de Fanzhou. Yin Chang parecia exatamente um velho maníaco quando os perseguia, e o impacto daquele encontro ainda persistia. O Comandante do Pelotão de Fanzhou, um bandido sob o comando de Yang Qiu, foi especialmente designado aqui por Huo Lingyun. Ele se inclinou sobre a ameia e cuspiu em Yin Chang. “Bate-papo, minha bunda. Nem pense em nos enganar para fora da cidade.”
Para não ficar atrás, Yin Chang amaldiçoou de volta. “Todos vocês em Fanzhou são covardes do caralho. Covardes acovardados como você não servem nem para beijar minha bunda! Bah, pirralhos! Você ainda tem coragem de travar batalhas? Desça aqui e carregue os sapatos de nosso Lorde Provincial.”
Yin Chang, tendo andado pelas ruas em sua juventude, espontaneamente deixou escapar todas as obscenidades que lhe vieram à mente. Com vinho para aumentar sua diversão, ele poderia ficar aqui e xingar por três dias e três noites sem nunca se repetir. Suas palavras eram grosseiras e vulgares, pois ele praguejava com grande prazer e levava as tropas da guarnição a zombar dele, divertindo-se tanto que era como se estivesse comemorando o festival da primavera.
O Comandante do Pelotão, tendo servido sob o comando de Yang Qiu, havia se acostumado a jogar seu peso em Dengzhou. Até o próprio Rei Yi o tratou com cortesia quando ele veio para Fanzhou. Fervendo de ressentimento agora, especialmente depois de ser perseguido por Yin Chang e até esfaqueado no traseiro na noite passada, ele se apoiou contra a ameia e soltou uma torrente de insultos verbais.
No momento em que o comandante do pelotão retrucou, Yin Chang acenou com a mão para instigar as tropas da guarnição de Cizhou atrás dele a gritar de volta com uma ladainha de maldições. O Comandante do Pelotão não conseguiu vencê-los com força e sua voz foi abafada. Furioso, ele esmurrou a parede com força e comandou os que estavam ao seu lado. “Atire nele!”
As tropas de Fanzhou ergueram rapidamente seus arcos, e as tropas da guarnição de Cizhou abaixo deles prontamente fugiram. Eles praguejaram enquanto corriam enquanto as flechas choviam ruidosamente nos escudos com os quais estavam equipados. Uma vez fora do alcance das tropas de Fanzhou, eles ficaram no perímetro e começaram a vaiar em uníssono no topo das muralhas da cidade.
Yin Chang saltou além do campo de tiro e levantou as duas mãos para sinalizar para que tocassem a trombeta de guerra na parte de trás. O rosto corado do velho estava brilhando enquanto ele gritava: “Fanzhou —”
As tropas da guarnição de Cizhou responderam em coro: “— é tudo tão frangote como eles vêm!”
Yin Chang gritou novamente: “E o Rei Yi —”
As tropas da guarnição de Cizhou continuaram, “— é um maldito vira-lata!”
As flechas de Fanzhou não podiam alcançá-los. Soldados de todas as patentes se inclinavam sobre as ameias, tentando dizer um palavrão enquanto xingavam de volta. Uma pena que seu efeito foi mínimo. Yin Chang até compôs uma cantiga para as tropas da guarnição de Cizhou, que eles gritaram em um volume ensurdecedor de onde estavam.
Metade do corpo do Comandante do Pelotão já estava para fora enquanto ele xingava até que seu rosto ficou lívido de raiva. Ele berrou no ar: “Eu desafio você a repetir isso, seu velho bufão! Vou cortar suas línguas podres!”
“Pode vir.” Yin Chang parecia estar bêbado enquanto pisava na neve e girava em círculos. Enquanto batia palmas, ele disse: “Se você não vier, vou tomá-la como minha filha. Filha, heh!” Ele beliscou os dedos e se virou para olhar para trás, para o Comandante do Pelotão no topo da muralha da cidade, imitando o último ao dizer com uma voz estridente: “Vou cortar suas línguas podres e arrancar seus rostos!”
Yin Chang já estava avançado em anos e tinha tantas rugas no rosto que poderia até fazer um padrão de flor com elas. No entanto, sua imitação de uma mulher estava absolutamente certa, tendo obtido aquele charme feminino mais ou menos enquanto ele batia o pé e enviava pedaços de gelo por baixo dele, saltando por toda parte.
O rosto do Comandante do Pelotão empalideceu.
A composição das tropas de Fanzhou era bastante complicada; os homens não podiam ser considerados soldados. Inimigos jurados e adversários foram até colocados em um esquadrão juntos, então quem sabe? Talvez agora estivessem todos rindo pelas costas do Comandante do Pelotão ao vê-lo humilhado.
O Comandante do Pelotão nunca havia passado por tamanha humilhação. Ele empurrou o soldado ao lado dele e ordenou: “Prepare o cavalo!”
O soldado correu atrás dele e disse: “Huo –”
“Foda-se esse Huo”, o Comandante do Pelotão puxou abruptamente um soldado e latiu para ele. “Eu sou o capataz do Chefe Yang. Huo Lingyun ainda era um garoto pequenino fazendo xixi nas calças quando eu estava lá em Dengzhou matando as tropas da guarnição. Ele está apto para me comandar? Traga as armas!”
A visão de Yin Chang fugindo como um rato assustado das armas de fogo na noite passada ainda estava fresca na mente do Comandante do Pelotão. Eles haviam perdido metade de seus homens na luta com Yin Chang então, quando Yin Chang os separou com sua formação. Mas com a cidade de Fanzhou logo atrás deles esta noite, eles tinham ainda mais confiança do que na noite passada. No máximo, eles recuariam se precisassem. O que havia para ter medo?! De qualquer maneira, eles tinham cavalos. Se Yin Chang ainda ousasse persegui-los depois que eles se retiraram para a cidade com seus arcos prontos, ele estaria cortejando a morte.
Yin Chang puxou as calças. O velho estendeu a mão para o punho de sua lâmina. Ele abandonou a alegria, seus olhos nublados tão quietos quanto esta extensão do céu noturno enquanto ajustava sua respiração, uma estratégia que ele havia pensado por conta própria. Contanto que ele acalmasse sua respiração antes de uma batalha, ele seria capaz de se manter firme em seus pés.
Havia generais incrivelmente talentosos neste mundo; eles eram jovens e não apenas ambiciosos, mas também incrivelmente brilhantes. Mas havia também outro tipo de general que nunca teve a oportunidade de fazer um nome para si mesmo. Eles sempre estavam de costas para o firmamento do céu, com os olhos apenas no pequeno pedaço de terra sob seus pés.
Yin Chang já havia passado do seu auge.
No instante em que os portões da cidade se abriram, Yin Chang mais uma vez sentiu uma onda de espírito de luta percorrendo seu corpo. Esse era o desejo que queimava dentro dele até hoje. Ele não podia ver o ataque da velhice atacando-o; ele ainda era tão jovem quanto antes. O fervor que resplandeceu nele permitiu que ele desembainhasse sua lâmina sem a menor diminuição em sua velocidade.
Vença uma batalha!
Mesmo que ele não fosse um general famoso.
⊱───────⊰✯⊱───────⊰
Notas:
[1] 拨浪鼓 Bolang Gu, também um chocalho chinês ou um tambor de pellets, é um brinquedo infantil típico na China. É sacudido ou girado da esquerda para a direita rapidamente para produzir um som de bateria ou chocalho.
[2] 太师椅 Cadeira Taishi ou Cadeira do Grande Mentor, é um estilo clássico de uma poltrona de madeira na China antiga.