Qiang Jin Jiu - Novel - Capítulo 184
⊱───────⊰⊹⊱✫⊰⊹⊱───────⊰
Chazhou foi atingida por um período ininterrupto de chuva no décimo mês, e o som da chuva tamborilando ritmicamente contra as folhas de bananeira do lado de fora das janelas era audível mesmo com as cortinas fechadas. Luo Mu não estava em seu traje oficial, mas em seu manto comum[1] quando se sentou no assento à direita do convidado de honra. Ele examinou os arredores e descobriu que o interior desta casa de chá já estava lotado de gente. Os convidados vinham de todos os cantos da terra, e um número considerável deles usava sandálias e capas de chuva feitas de palha.
O incenso na janela queimou pouco depois do meio-dia. Luo Mu ouviu movimentos e se endireitou para olhar para a porta, onde viu aquele guarda-chuva de papel oleoso balançando levemente para o lado para revelar aquela figura em traje acadêmico[2] azul escuro por baixo. As mangas largas e sinuosas deste último repousavam sobre os joelhos, com um gato descansando entre elas. Os delicados ossos do pulso apareciam sob as mangas, acentuando aqueles dedos e fazendo-os parecer ainda mais longos, esguios e fortes.
Yao Wenyu se inclinou em sua cadeira de rodas e disse com sinceridade: “Minhas desculpas por ter deixado os vários sêniores esperando.”
As pequenas rodas rolaram sobre as tábuas de madeira quando Qiao Tianya empurrava Yao Wenyu para dentro. Murmúrios de sussurros prontamente surgiram na sala. Aqueles que não haviam tirado seus chapéus trançados antes, tiravam-nos agora um após o outro. Inúmeros olhares caíram sobre Yao Wenyu, observando-o atentamente.
Yao Wenyu parou diante da janela redonda.
“Todos nós nos reunimos aqui hoje para assistir ao discurso para o qual nosso jovem amigo Yuanzhuo aqui nos convidou.” O Sênior Mei de Qinzhou, que estava fumando seu cachimbo, bateu nele e olhou para Yao Wenyu. “Faz um ano desde a última vez que nos encontramos, e a postura de meu jovem amigo superou em muito a de antes.”
O chá já havia sido servido, e aquele incenso específico foi aceso novamente.
Um assim chamado discurso era simplesmente uma conversa oral. O anfitrião e convidados sentavam-se de frente um para o outro, e eles absolutamente não tocavam em assuntos políticos ou civis, apenas em assuntos profundos e esotéricos. Era por isso que Luo Mu não estava usando seu traje oficial hoje. Eles tiveram que ir e vir um com o outro enquanto se envolviam em discussões verbais enquanto estavam sentados no local, e isso exigia que os participantes fossem não apenas eruditos e perspicazes, mas também poeticamente eloquentes.
Yao Wenyu, tendo percorrido o mundo em busca de conhecimento, era adepto da arte do mesmo, razão pela qual seu único convite conseguiu reunir centenas de respostas, permitindo-lhe organizar um diálogo em Chazhou. Ele era um conversador articulado no passado e suas ideias eram originais e distintas. Como ele não entrou no serviço público apesar de ter nascido em um clã nobre, ele era muito mais popular do que Hai Liangyi entre os reclusos avessos à política.
O Sênior Mei já estava esperando por uma hora, então ele foi direto ao ponto após a troca de cumprimentos habituais. “Vejo que meu jovem amigo mudou.”
Yao Wenyu respondeu: “Este corpo não é meu; esta mudança não reflete a minha.”
O Sênior Mei parou de fumar seu cachimbo. “Posso ver com meus próprios olhos. Se você não mudou, por que não está se levantando?”
Yao Wenyu largou o batedor de rabo de cavalo que estava segurando. “Eu estava de pé há um ano quando conversei com você em Qinzhou?”
“Claro que você estava”, disse o Sênior Mei.
Yao Wenyu assim respondeu. “Então, ainda estou de pé agora.”
Luo Mu uma vez participou de tal discurso quando estava estudando em Dengzhou, mas isso foi apenas uma discussão informal entre colegas da academia. Kong Ling também era talentoso em sofismas, mas por algum motivo, ele não apareceu hoje. A conversa continuou, assim como a garoa lá fora. Todos os presentes estavam ouvindo com a respiração suspensa e atenção extasiada.
Com as costas encostadas na porta, Qiao Tianya observou as gotas de chuva espirrarem nas laterais dos beirais e lançou um véu nebuloso sobre as montanhas ao longe. A voz de Yao Wenyu era cristalina, e suas respostas calmas e coletadas pareciam cair como peças de xadrez que ele deixava cair no pátio, uma de cada vez, batendo nessa chuva.
◈ ◈ ◈
Li Jianting sentou-se em seu assento e perguntou a Xue Xiuzhuo: “Já que um discurso pode reunir sábios e virtuosos, por que a academia imperial não está organizando um?”
Xue Xiuzhuo fechou o livro e respondeu a ela com uma pergunta: “Que tipo de pessoas podem participar dele?”
“Todos os homens instruídos do mundo”, respondeu Li Jianting.
“Isso não está certo.” Xue Xiuzhuo olhou Li Jianting nos olhos. “São aqueles que não têm com o que se preocupar no mundo.”
Xue Xiuzhuo participou de tais discursos antes, embora não muitas vezes. Para oficiais da corte como ele, Jiang Qingshan e os outros, essas chamadas conversas intelectuais e filosóficas eram mera retórica, uma vez que os participantes não discutiam assuntos de estado nem assuntos civis e agrícolas. Essas discussões estavam na moda nas treze cidades de Juexi, seguidas pelas oito cidades de Qudu. Pan Lin e os outros jovens mestres dos clãs nobres tinham Yao Wenyu em alta estima porque Yao Wenyu raramente tocava em assuntos políticos, o que não era nada convencional. Mas tal falta de convencionalidade teve que ser construída com base na premissa de que ele não precisava se preocupar com as necessidades básicas, como comida e roupas. Essas conversas foram extintas em Zhongbo após o reinado de Xiande. Foi por causa da falta de estudiosos eruditos em Zhongbo? Não, a verdadeira razão era que não havia mais uma pessoa que não estivesse morrendo de fome em Zhongbo.
Li Jianting ponderou sobre isso por um momento. “Nesse caso, de que adianta Yao Wenyu convidar todas essas pessoas sem se importar com o mundo?”
Após um momento de silêncio, Xue Xiuzhuo voltou seu olhar para as folhas de bananeira balançando na frente à janela. A chuva caía com urgência, como se fosse o mesmo dia em que ele havia jogado xadrez com Yao Wenyu.
◈ ◈ ◈
O céu já havia escurecido do lado de fora da casa de chá, mas o diálogo ainda não havia terminado. O Sênior Mei, sendo de idade avançada, estava cansado de tanto ficar sentado. Ele estava debatendo com Yao Wenyu sobre a natureza do “mudado e do inalterado”, e já havia bebido várias xícaras de chá para umedecer a garganta.
O Sênior Mei limpou a garganta. “A mudança de que estou falando são as mudanças físicas diante de nossos olhos, e não é só isso. Você mudou, assim como os tempos e o mundo. Você não é mais o mesmo ‘você’ de antes, ainda mais o ‘você’ de um ano atrás.”
Todos os olhos caíram sobre Yao Wenyu, esperando por sua resposta. Mas Yao Wenyu abaixou lentamente as mangas e fez uma reverência ao Sênior Mei de sua cadeira de rodas. “Você está absolutamente certo.”
Suas palavras provocaram um alvoroço no momento em que saíram de sua boca. Esse debate claramente não havia terminado. Eles vieram até aqui de longe apenas para ouvi-los brigar até que um claro vencedor emergisse. Quem esperaria que Yao Wenyu simplesmente admitisse a derrota por conta própria?
“Se foi a glória do reinado de Yongyi. Da Zhou já está em declínio. Com a invasão de nossos inimigos estrangeiros no nordeste e o conluio de oficiais e comerciantes no sudoeste, quantos lugares restam para nós neste mundo para conversarmos livremente sobre os mistérios do universo?”
Uma comoção irrompeu na sala com essas palavras. Um enfurecido Sênior Mei jogou seu cachimbo de lado e cobriu o nariz e a boca com a manga. “Falta! Falta! FALTA! Que fedor insuportável! Que vulgaridade intolerável! Por que Yao Wenyu se tornou Hai Renshi?!”
As mesas de chá tremiam ruidosamente enquanto várias pessoas se levantavam. Luo Mu levantou-se apressadamente também e tentou dissuadir os outros, mas então ouviu Yao Wenyu, que estava diante da janela, rir. Quanto mais ele ria, mais alto era seu riso. “Veja como são severas as apropriações indevidas dos campos dos plebeus nas oito cidades. A visão dos mortos famintos pontilhando as ruas em todos os lugares não é mais apenas conversa fiada – eu mudei e o mundo também. Você está bem no meio disso. Por quanto tempo você pode permanecer inalterado?”
O Sênior Mei originalmente queria partir, mas ao ouvir Yao Wenyu, ele não pôde deixar de retrucar: “Sem o que os mantém vivos, todas as criaturas vivas perecerão[3]. Mudar ou não mudar é a ordem natural do mundo. Você se desviou do Caminho[4] e caiu nas armadilhas deste mundo secular. Você está tentando imitar Qi Huilian e Hai Liangyi sendo um cavalheiro virtuoso[5]?!”
Yao Wenyu disse: “Aquele que forçou essa mudança em mim hoje não é outro senão você e esta mesma sociedade”.
O Sênior Mei mal conseguia recuperar o fôlego enquanto se segurava na mesa e dizia: “Deixar a natureza seguir seu curso é a ordem natural das coisas[6]! O que Qi Huilian mudou? E o que Hai Liangyi mudou? Você está seguindo os passos deles. Yuanzhuo, oh, Yuanzhuo! Esta é apenas uma tentativa inútil!”
Yao Wenyu controlou sua expressão e disse: “Já que você fala da ordem natural das coisas, então este império mudará como deveria, e este mundo cairá na anarquia como deve. Você pode muito bem continuar a aguardar e não fazer nada, se assim o desejar. Já abandonei meu Caminho; Vou entrar neste mundo turbulento.”
O Sênior Mei bateu os pés de ansiedade e gritou como uma criança: “Não, volte! Volte!”
Xue Xiuzhuo subscreveu a filosofia de que “alguém deve viver ou morrer com seus princípios[7]”. Este era o credo em que o Grande Mentor Qi acreditava, assim como o Sênior Hai do Secretariado. Yao Wenyu foi o único entre eles que não o fez. Mas a mudança de Yao Wenyu hoje foi uma clara ruptura com sua antiga crença de deixar a natureza seguir seu curso. Esta foi uma declaração a todos de que ele havia abandonado seu eu original para se tornar um homem do mundo secular.
Camadas de gotas de chuva caíram bem diante dos olhos de Qiao Tianya nas poças de água, onde explodiram em pequenos jatos de água e provocaram ondulações. Um peixinho com escamas finas saltou de uma ondulação, e Kong Ling, que estava perto do lago, o pegou e jogou de volta.
Fei Sheng estava segurando o guarda-chuva enquanto Kong Ling e Shen Zechuan, ambos usando chapéus de bambu, pescavam à beira da lagoa.
Kong Ling lançou o anzol novamente e disse: “Depois de hoje, homens com grandes aspirações devem estar se reunindo em Cizhou.”
Shen Zechuan disse enquanto segurava a vara de pescar: “Se homens com aspirações elevadas fossem tão fáceis de obter, como eu teria continuado sentindo falta do Senhor todas as vezes?”
Kong Ling riu. Ele evitou responder e apenas lamentou: “Este movimento de Yuanzhuo é tanto uma ‘mudança de caminho’ quanto um ‘empreendimento de caminho’. Ele fez isso para dizer ao mundo que o legado do secretário Sênior Hai ainda vive em Cizhou. Ele não é mais o mesmo homem de antes.”
“O pincel e a tinta de Shen Wei já estão no lugar.” disse Shen Zechuan. “Se Yuanzhuo pode resgatar sua reputação nos corações dos estudiosos do mundo depende dessa expressão lírica dele.”
Yao Wenyu foi atacado pelos estudantes durante a crise inicial da academia imperial por causa de suas origens de nascimento, mas agora ele havia seguido um caminho diferente daquele do Sênior Mei e dos outros. Com a ajuda da caligrafia altamente eficaz e emotiva de Gao Zhongxiong, aquelas duas pernas dele poderiam se tornar uma declaração definitiva de vontade e ambição. Além disso, as perguntas que viriam a seguir incluiriam, sem dúvida, a razão pela qual ele veio a Cizhou. Se ele era culpado de um crime, então por que a corte imperial não enviou ninguém para prendê-lo? Pensando na linha dessa questão, alguém seria capaz de ver um Zhongbo que já havia sido fraturado.
“Devido ao falecimento do Imperador Tianchen, os exames imperiais realizados na primavera foram eliminados. Logo em seguida, o Secretário Ancião Hai protestou contra sua morte, e os estudantes da academia imperial atacaram os oficiais de origem humilde de todos os lados. Muitas pessoas entregaram suas renúncias durante este período, e Qudu ainda tem que manter a estabilidade dos três partidos neste inverno.” Shen Zechuan balançou sua vara de pesca. “Xue Xiuzhuo já tem meio pé no Grande Secretariado em virtude da Herdeira Aparente do trono. Por esta razão, a Imperatriz Viúva deve suprimir a facção dos praticantes liderada por ele; ela não pode deixá-lo se tornar um ministro com poderes de regente genuínos em suas mãos. Nesse caso, quando ele será capaz de cumprir sua promessa com a academia imperial? Ele e Yuanzhuo são velhos conhecidos e colegas do mesmo professor; então deve haver mais do que aparenta agora que Yuanzhuo mudou para o meu acampamento. Além disso, as transgressões do Clã Li já são um fato há muito conhecido por todos, e os imitadores estão surgindo um após o outro, visto que o Rei Yi de Fanzhou ainda não foi derrubado. Mesmo que Xue Xiuzhuo queira retaliar e revidar agora, suas mãos estão atadas. Não importa como você olhe para ele, tudo o que ele pode fazer neste inverno é apanhar.”
“A bagunça criada pelos clãs nobres é muito grande.” Kong Ling balançou a cabeça enquanto segurava sua vara de pesca. “A Imperatriz Viúva se recusa a liberar seu controle sobre o poder, e todos no Grande Secretariado perderam o ânimo. Enquanto isso, Xue Xiuzhuo ainda está no estágio inicial de sua autoridade. Enquanto os três partidos permanecerem em um impasse, a apropriação indevida dos campos dos plebeus pelas oito cidades permanecerá sem solução. Quanto mais isso se arrastar, mais vantajoso será para o Lorde Provincial”.
Assim como eles haviam discutido aqui, os ensaios de Gao Zhongxiong entraram em circulação alguns dias depois. O vento de cauda que Hai Liangyi deixou para trás não havia fracassado. Desde que a mensagem fosse sincera, poderia evocar um suspiro coletivo e emocional. O conteúdo do discurso de Yao Wenyu em Chazhou há muito deixou de ser importante; o que era crucial era que mesmo os estudantes ignorantes que não podiam distinguir um grão do outro tinham que encarar o fato agora.
E isso foi, em apenas seis meses, Qudu havia perdido completamente a capacidade de manter a estabilidade em seu império. O homem com quem Yao Wenyu se aliou chamava-se Shen Zechuan, um sujeito criminoso que se rebelou e fugiu de Qudu há meio ano com Xiao Chiye. No entanto, eles não apenas escaparam da execução, mas estavam em ascensão agora.
A Imperatriz Viúva não podia comandar as Tropas da Guarnição de Qidong para se moverem, então Han Cheng saiu da obscuridade mais uma vez para pedir às Oito Grandes Divisões de Treinamento que enviassem tropas para exterminar Shen Zechuan, que estava longe em Cizhou. Mas o Ministério da Guerra recusou, alegando que Qudu não tinha generais. A conferência foi muito desagradável e, com o final do ano se aproximando, a relação entre os três lados ficou cada vez mais tensa.
Uma vez que a neve começou a cair, o número de refugiados que buscaram asilo em Cizhou e Chazhou aumentou. Ao mesmo tempo em que Tantai Hu recrutava soldados para as tropas da guarnição em Dunzhou, os Guarda-costas Imperiais também recrutavam novos membros. Shen Zechuan planejou colocar Hairigu junto com os Guarda-costas Imperiais. No momento em que Shen Zechuan percebeu isso, o décimo segundo mês havia chegado e, assim que ele estava preparando seus presentes de ano novo, uma nevasca sem precedentes chegou a Libei.
⊱───────⊰✯⊱───────⊰
Notas:
[1] 道袍 Daopao; não deve ser confundido com um manto de sacerdote taoísta. Este era um manto comum tipicamente usado por homens na Dinastia Ming.
[2] 襕衫 Lanshan, um hanfu tradicional chinês feito especialmente para estudiosos.
[3] 万物不(无)以生将恐灭 de Daodejing (道德经) por Laozi (Lao-tzu, 老子), também conhecido como o fundador do taoísmo filosófico.
[4] 道 “o Caminho”, ou o caminho, é um termo conceitual usado pela escola de pensamento, embora tenha conotações diferentes para confucionismo, taoísmo e budismo. O taoísmo abraça a natureza. O Caminho, ou Tao, de acordo com Laozi e os taoístas, é a ordem natural do universo, e o taoísmo enfatiza fazer o que é natural e “seguir o fluxo” de acordo com o Caminho, com o objetivo de se tornar um, ou em harmonia , com a natureza.
[5] O conceito de “cavalheiro” ou “homem de honra” ( junzi , 君子) no confucionismo (uma postura filosófica diferente do taoísmo), é um homem virtuoso, de caráter nobre e exemplar por suas condutas, moral, princípios, etc.
[6] 无为而治,道法自然 Especificamente, “não governe interferindo em tudo o que vai contra a natureza, pois o Caminho se modela no que é natural”. Isto é, o homem deve observar a lei da natureza e seguir o fluxo. De Daodejing (道德经) por Laozi (老子).
[7] Linha completa 天下有道,以道殉身;天下无道,以身殉道。(未闻以道殉乎人者也。) Especificamente, “quando o Caminho prevalece no império, ele vai para onde a pessoa vai; quando o Caminho é eclipsado, a pessoa vai para onde o Caminho foi. (Não ouvi falar que o Caminho de alguém depende de sua manifestação em outros homens).” Isto é, deve-se viver ou morrer com seus princípios, agindo por si mesmo, não em relação a outros homens. O Caminho aqui se refere aos princípios de alguém. Ao contrário de Laozi, Mencius (ou Mengzi, 孟子) subscreveu a escola de pensamentos de Confúcio, que considera o Caminho, ou dao , como a maneira como os seres humanos devem se comportar com princípios e propriedade na sociedade e no governo. (Para simplificar :V)