Qiang Jin Jiu - Novel - Capítulo 183
⊱───────⊰⊹⊱✫⊰⊹⊱───────⊰
Ji Gang estava se sentindo sozinho em casa com Shen Zechuan longe em sua viagem e Ding Tao e Li Xiong ausentes. Tudo o que ele podia fazer todos os dias era preparar um chá e passear com seu pássaro. Suas habilidades culinárias eram exemplares, então ele cuidou de Yao Wenyu para Shen Zechuan. Ele não era nada se não meticuloso, e em meio mês, a cor começou a retornar à tez de Yao Wenyu.
Quando o tempo estava bom, Qiao Tianya acompanhava Yao Wenyu para se aquecer à luz do sol. Ele havia coletado um grande número de livros antigos, que Yao Wenyu leu no pátio.
Como a mobilidade de Yao Wenyu era limitada, Qiao Tianya o ajudava a se lavar antes de dormir todas as noites. Mas houve uma ocasião em que Qiao Tianya notou as pontas avermelhadas das orelhas de Yao Wenyu enquanto o enxugava e percebeu que este último nunca o havia olhado nos olhos na casa de banho. Foi somente durante esse tempo que Qiao Tianya pôde encontrar aquele Jade Não Polido Yuanzhuo do quarto mês da primavera.
Na verdade, eles não conversavam muito.
Além de expressar seus pensamentos durante as discussões, Yao Wenyu passou seu tempo habitual sentado na ociosidade. Ele mantinha vigília pelo tabuleiro de xadrez, contemplando seus movimentos todos os dias. Não era incomum que ele segurasse um livro por um dia inteiro, com a página em que estava pela manhã ainda era a mesma página quando fechava o livro à noite. O sono não era fácil para ele. Ambas as pernas não estavam totalmente dormentes; em vez disso, elas sempre doíam a cada momento. Foi só quando Qiao Tianya tocou a cítara de sete cordas que ele se sentiu um pouco melhor.
Dormir ao som da cítara pareceu a Yao Wenyu como se estivesse sentado sob uma garoa com os olhos fechados.
Qiao Tianya reduziu muito a sua bebida nesses dias e ele havia raspado a barba por fazer. Ele estava passando ainda mais tempo deitado estendido em sua cadeira com os braços atrás da cabeça, olhando pela janela atordoado. A partir de suas observações ocasionais dele, Yao Wenyu descobriu que a maneira como Qiao Tianya estava contra as montanhas nevadas e a densa névoa além da janela o faziam parecer muito tranquilo. Era como se todas as tempestuosas vicissitudes da fraternidade marcial tivessem sido banidas de sua memória, transformando-o de um andarilho vagabundo em um pinheiro sob a lua.
Yao Wenyu nunca se dirigiu a ele pelo nome de Qiao Tianya; “Qiao Tianya” era alguém que precisava de um refúgio onde pudesse afastar o desejo de viajar de si mesmo. Ele riu e praguejou em seu estado de embriaguez, executando sua esgrima como quisesse e para o contentamento de seu coração, e quando ficou sóbrio, ele era uma sombra solitária da qual emanava uma aura gélida. Eles pareciam ser dois pedaços quebrados de jade que se encontraram para compensar mutuamente o que faltava no outro e, ao fazê-lo, reuniram aqueles dias passados de espírito livre.
◈ ◈ ◈
“Fanzhou tem estado muito mais quieta ultimamente.” Gao Zhongxiong sentou-se perto do fogo e aqueceu as mãos. “O Rei Yi já deveria ter recebido as notícias sobre Dunzhou. Ele deve estar terrivelmente em seu limite agora.”
“O exército tem que passar pelo norte de Fanzhou em sua viagem de volta. É natural que King Yi tenha medo, considerando o quão perto o exército está.” Zhou Gui disse enquanto tomava um gole de chá quente.
“Não consigo entender.” Gao Zhongxiong disse. “Fanzhou está cercada de inimigos por todos os lados. A pressa do Rei Yi em se rebelar e se estabelecer sob sua própria bandeira parece mais que ele está com pressa de cortejar a morte.”
“O Rei Yi afirmou ser o ‘Grande Filho’ de Fanzhou. Ele não apenas renovou o yamen original de Fanzhou, mas também vasculhou descaradamente as belezas de Fanzhou em nome da escolha de suas consortes.” Zhou Gui lamentou. “Em vez de dizer que ele quer se juntar à luta pelo trono imperial, você pode dizer que ele só queria se divertir enquanto pode.”
Quando Rei Yi se estabeleceu pela primeira vez, ele não esperava que Shen Zechuan se movesse tão rapidamente. Huaizhou, Cizhou e Chazhou cortaram todas as possibilidades de ele expandir seu território para o noroeste. Ele não era tão duro quanto Shen Zechuan e não tinha tantos talentos sob seu comando quanto Shen Zechuan. Ele inicialmente se rebelou porque não aguentava mais os bandidos. As pessoas que ele liderou eram todos seus vizinhos. No momento, o comandante militar que ele havia nomeado em Fanzhou era um açougueiro e seus oficiais civis eram todos senhores idosos. Tudo o que eles pediam durante as sessões diárias do tribunal eram questões como quem roubou o burro de quem e quem cometeu adultério com o marido de quem.
“Seguindo o que o Lorde Provincial disse”, Gao Zhongxiong disse. “O Rei Yi não pode cair por enquanto. Temos que mantê-lo vivo até o ano que vem. O Rei Yi sabe que é muito impotente para resistir; é por isso que ele tentou buscar a ajuda de Lei Jingzhe. Mas agora que Lei Jingzhe já está morto, ele está perdido. Ele deveria estar morrendo de medo agora.”
“O Rei Yi não é um escudo de ferro, afinal.” Zhou Gui disse. “Temos que pensar em outra maneira de lidar com Qi Zhuyin. Yuanzhuo, qual é a sua opinião sobre isso?”
Yao Wenyu voltou a si. Com o chá quente ainda na mão, ele disse: “Meu palpite é que o atraso de Qi Zhuyin em enviar tropas para esmagar os rebeldes em Zhongbo não é apenas por causa da deserção de Lu Guangbai.”
Zhou Gui deixou escapar um som de surpresa e perguntou: “Você quer dizer que há outro motivo para isso?”
“Durante o casamento entre Hua e Qi, a Consorte do Príncipe Hereditário fez pessoalmente uma viagem a Qidong para entregar presentes com o objetivo de levar seu pai de volta. A disposição de Qi Zhuyin de arriscar a ira de Qudu para proteger Lu Pingyan não foi apenas por motivos pessoais, mas também para mostrar a Libei sua posição.” O calor voltou aos dedos de Yao Wenyu. “Se Qi Zhuyin obedecer ao comando de Qudu e seguir para o norte para reprimir os rebeldes em Zhongbo, ela terá que enfrentar duas frentes de batalha sozinha passando pelos territórios atuais. Se Qudu ordenar à força que ela ataque Libei assim que ela recuperar Zhongbo, o campo de batalha no norte entrará em crise. No momento em que a Cavalaria Blindada de Libei se desintegrar, ela se tornará a última linha de defesa no leste. Todas as suas tropas disponíveis terão que ser enviadas para a batalha, e sua vantagem geográfica em Qidong desaparecerá. Quando chegar a hora, tudo o que ela pode fazer é cerrar os dentes e seguir em frente.”
A compreensão atingiu Gao Zhongxiong então, e ele disse: “Se chegar a isso, mesmo que Qi Zhuyin seja capaz de derrotar Amu’er no final, ela não teria força e recursos para agir como um contrapeso para Qudu.”
Yao Wenyu assentiu. “As Tropas da Guarnição Qidong é o que Qi Zhuyin está contando. Sem essas tropas, Qudu poderá substituí-la facilmente.”
Por um longo tempo, Zhou Gui não conseguiu sair de seu choque. No final, ele só pôde dizer: “A comandante-chefe é realmente perspicaz. Yuanzhuo, como você chegou a essa conjectura? Antes do oitavo mês, quando o Lorde Provincial ainda estava aqui, todos pensávamos que Qi Zhuyin viria.”
“Foi somente depois do casamento entre Hua e Qi que fiz essa inferência.” Yao Wenyu disse. “Antes do casamento, a comandante-chefe não se dirigiu imediatamente para o norte sob o pretexto de que não havia ninguém para guardar o Comando Bianjun, o que por sua vez permitiu que o marquês voltasse para Libei. O envio de Han Cheng pela Imperatriz Viúva para escoltar a noiva até a residência do noivo foi, em parte, também destinado a pressionar Qi Zhuyin a agir. Mas depois do casamento, a comandante-chefe permaneceu estacionada em Bianjun sem fazer nenhum movimento.
A Imperatriz Viúva queria convencer Qi Zhuyin a enviar suas tropas, mas ela não tinha fichas de barganha suficientes em suas mãos. Seu último trunfo foi Hua Xiangyi, e ela já havia mostrado sua mão, mas com o desenrolar das coisas, Qi Shiyu teve um derrame e esta carta dela foi praticamente perdida. Todos sob o comando da Imperatriz Viúva estariam secretamente rangendo os dentes de ressentimento pelo fato de que Qi Zhuyin não era um homem.
Eles ainda estavam conversando ao redor do fogo quando Qiao Tianya de repente levantou a cortina e anunciou: “O Lorde Provincial está de volta.”
Zhou Gui e Gao Zhongxiong prontamente se levantaram. Gao Zhongxiong queria empurrar a cadeira de rodas para Yao Wenyu, mas foi um passo mais lento. Qiao Tianya chegou antes dele e assumiu a cadeira de rodas com facilidade natural para empurrar Yao Wenyu para fora através da cortina que havia sido levantada para eles.
◈ ◈ ◈
Fei Sheng tomou extremo cuidado na estrada, mas o nono mês estava chegando, e Shen Zechuan não conseguiu evitar a emboscada do frio, mesmo quando ele estava encolhido contra Xiao Chiye. Ele adoeceu novamente, desta vez com uma febre tão alta que parecia consumir qualquer resquício de compostura que ele possuía em Dunzhou.
O recrutamento para as tropas da guarnição de Dunzhou era de extrema importância, e todos os conselheiros estavam esperando no escritório há um dia. Mesmo deitado na cama, Shen Zechuan ainda refletia sobre o assunto.
“Entregue as contas de Dunzhou para Yuanzhuo,” Com as bochechas levemente coradas e a palma da mão sobre os olhos, Shen Zechuan disse sob a luz fraca. “Faça com que Chengfeng ajude. Faça uma estimativa das despesas militares para Dunzhou esta noite e envie-a para Tantai Hu em dois dias, o mais tardar.”
Bloqueando-o, Xiao Chiye passou os dedos pelo cabelo levemente úmido de Shen Zechuan para afastá-lo. Ele disse em um tom abafado: “Eu tenho tudo em mente.”
Shen Zechuan não desejava que Xiao Chiye partisse, mas o assunto em questão era urgente, e a Cavalaria Biansha continuaria sendo uma ameaça para eles com a situação em Duanzhou ainda incerta. Era imperativo que não houvesse atrasos no estabelecimento das defesas de Dunzhou. Ele olhou para Xiao Chiye com os olhos semicerrados e disse. “Conte a Qiao Tianya sobre o protetor de braço; ele saberá o que fazer.”
Xiao Chiye murmurou um reconhecimento em resposta e observou Shen Zechuan fechar os olhos. Ele esperou um momento para que a respiração do último se tornasse estável antes de se levantar para trocar de roupa e sair. Quando ele desceu as escadas, ele disse a Fei Sheng: “Acorde o Lorde Provincial quando o remédio estiver pronto. Certifique-se de que ele termine.”
Mesmo depois de voltar à sua residência, o remédio de Shen Zechuan ainda era preparado sob os olhos atentos de Fei Sheng. Fei Sheng deu alguns passos com Xiao Chiye e acenou com a cabeça em reconhecimento.
“Se o Lorde Provincial estiver acordado quando shifu vier, convide-o a entrar. Se não, peça-lhe que volte primeiro.” Chen Yang veio colocar o manto sobre Xiao Chiye. Enquanto Xiao Chiye o colocava, ele disse: “Se shifu perguntar sobre o que aconteceu em Dunzhou, omita a parte sobre o Pico Fuxian. Eu contarei a shifu sobre isso depois.”
Xiao Chiye ficou parado e olhou para o céu.
“Eu estarei de volta antes da hora do hai*.” Ele ainda estava falando mesmo quando estava saindo. “Lembre-se de preparar doces quando o remédio estiver pronto. Também é bom trocá-lo por água com mel…”
(n/t: hora do hai -21hrs às 23hrs pm)
Ele já havia saído antes mesmo de as palavras saírem completamente de sua boca.
Xiao Chiye chegou ao escritório e todos se levantaram para prestar suas reverências, mas ele já havia se sentado, pulando todas as formalidades. Enquanto Yao Wenyu examinava os livros contábeis do Clã Yan e de Dunzhou, Kong Ling o atualizou com um relato detalhado da situação.
Nenhum dos conselheiros se atreveu a fumar seus cachimbos hoje enquanto estavam sentados, todos empertigados e adequados. A aura opressiva do marquês os dominava, impedindo-os de levantar a cabeça, e seus relatórios eram todos concisos e abrangentes. Eles nem sequer se atreveram a exagerar na bajulação.
A situação em Dunzhou era complicada; a questão chave estava em sua distância de Cizhou, junto com o fato de que Fanzhou estava entre eles. Como resultado, muitos assuntos tiveram que ser discutidos em detalhes. Zhou Gui inicialmente presumiu que Xiao Chiye não estaria tão familiarizado com a topografia de Zhongbo quanto Shen Zechuan e pediu a alguém que apresentasse um mapa. Inesperadamente, Xiao Chiye tinha o mapa de Zhongbo claramente impresso em sua mente de todas as vezes que ele tinha feito as rondas transportando suprimentos militares em Libei, e ele não cometeu um único erro durante a conversa que alguém pudesse encontrar falhas.
Eles acenderam lâmpadas no escritório para discutir negócios oficiais, enquanto Shen Zechuan alternava entre a consciência e o sono dentro do quarto.
Shen Zechuan acordou quando ouviu Fei Sheng trazendo o remédio. Ele bebeu o remédio sem estourar um doce dessa vez e voltou a dormir. Fei Sheng fechou a porta e fez com que as pessoas que serviam no pátio trocarem de sapatos. As criadas, tendo também tirado seus pingentes e grampos de cabelo, não fizeram nenhum barulho enquanto caminhavam.
Talvez fosse por causa do silêncio; Shen Zechuan surpreendentemente dormiu por um longo tempo. Quando ele acordou novamente, ele ouviu um movimento do lado de fora da porta e pensou que Xiao Chiye havia retornado. Mas Xiao Chiye nunca apareceu e Shen Zechuan adormeceu novamente. No meio da noite, ele foi acordado pelo calor escaldante, apenas para encontrar Xiao Chiye dormindo profundamente sobre ele. Incapaz de se mover, Shen Zechuan permaneceu preso sob ele até que ele estivesse todo encharcado de suor. Era apenas perto do amanhecer quando ele se sentiu um pouco mais rejuvenescido.
Shen Zechuan colocou fracamente sua mão nas costas de Xiao Chiye, apenas para entrar em contato com um pedaço de gaze. Todos os vestígios de sono prontamente o abandonaram. Bem acordado agora, ele queria se levantar para dar uma olhada, mas Xiao Chiye o pressionou de volta no lugar.
“Hm?” Xiao Chiye enterrou seu rosto e disse com uma voz pesada: “Pegando água?”
Shen Zechuan sentiu ao longo do curativo por um tempo, seu alarme se intensificando quanto mais ele tocava.
Xiao Chiye pegou a mão de Shen Zechuan para impedi-lo de tatear cegamente, “Observe onde você está pressionando. Isso dói.”
Ambos os homens se olharam por um momento, e Xiao Chiye de repente apertou seus braços ao redor de Shen Zechuan, impedindo que o último se movesse.
Shen Zechuan olhou para Xiao Chiye e falou lentamente, “Eu não disse para não pedir uma surra?”
Sua doença o deixou todo magro e pálido, e sua voz estava rouca. Ele parecia que seus olhos iriam ficar vermelhos no instante seguinte enquanto ele olhava para Xiao Chiye dessa forma.
Após o incidente em Chazhou da última vez, Xiao Chiye disse a Ji Gang para chicoteá-lo uma vez para cada vez que Shen Zechuan se machucasse. Shen Zechuan o persuadiu a voltar a Dunzhou, e ele foi severamente “punido” por isso. Ele pensou que Xiao Chiye deixaria passar. Mas quem poderia imaginar que Xiao Chiye agiria tão rapidamente ao retornar? No curto espaço de tempo que Shen Zechuan cochilou, Xiao Chiye já havia recebido sua surra.
Xiao Chiye bateu sua testa contra a de Shen Zechuan e ficou perto dele. Sentindo que sua febre havia diminuído, ele pronunciou preguiçosamente um “hm”. Ele permaneceu assim com o ombro e o braço nus, as costas enfaixadas com várias camadas de gaze. Xiao Chiye machucou seu braço direito quando enfrentou Hasen no Estandarte Tudalong, e as feridas deixaram cicatrizes para trás, e agora, novas cicatrizes se cruzavam com as antigas, fazendo-as formigar com dormência e dor.
As chicotadas doeram em Shen Zechuan. Só de tocar aquela gaze por si só o machucou tanto que seus dedos se curvaram. Xiao Chiye permaneceu perto dele, deixando-o sem fôlego. Ele odiava Xiao Chiye até a morte. Mas enquanto ele estava deitado aqui, ele só queria repetir uma e outra vez.
Ele se arrependeu agora.
◈ ◈ ◈
Ding Tao estava sentado desanimado sob os beirais, brincando de cama de gato[1] com Li Xiong. Vendo que Ji Gang estava parado sob os beirais por uma hora, ele puxou a ponta das roupas de Ji Gang e perguntou: “Vovô, por que você não se senta?”
A mente de Ji Gang ainda estava vagando. Ele perguntou a Ding Tao: “Eu bati muito forte?”
Ding Tao o confortou. “O Mestre foi quem fez o pedido e forçou você a isso. Você também não poderia fazer nada sobre isso.”
Ji Gang se sentiu pouco à vontade quando se sentou. Depois de um tempo, ele se levantou e disse: “É melhor eu ir buscar um pouco de pomada”.
Fei Sheng estava originalmente esperando na varanda. Ao ver a aproximação de Ji Gang, ele correu para cumprimentá-lo.
Ji Gang olhou para a sala principal, parecendo querer dizer algo apenas para engolir suas palavras. Ele entregou a pomada a Fei Sheng e, depois de pensar por um momento, perguntou: “O Marquês também estava hospedado junto com Lanzhou quando eles estavam em negócios oficiais em Dunzhou?”
Lembrando-se das instruções de Xiao Chiye, Fei Sheng manteve a compostura e disse: “Sim. O Marquês e o Mestre são exemplos vivos daquilo que as histórias descrevem como confidentes. Eles são como peixes e água — inseparáveis um do outro.”
Vendo o quão franco e imperturbável Fei Sheng era, Ji Gang sentiu que era ele quem havia lido demais sobre isso. Como diziam, amigos íntimos eram difíceis de encontrar. Além do mais, Lanzhou e Xiao’er passaram pela vida e pela morte juntos. Para eles estarem muito mais próximos do que a norma deveria estar… ele não podia continuar pensando mais. De alguma forma, ele ainda sentia que algo não estava certo. Mas Ji Gang estava relutante em desviar seus pensamentos para outra direção, não querendo fazer conjecturas sobre Shen Zechuan sobre essas pistas. Eles foram propor casamento a Ji Mu quando Ji Mu ainda estava por perto e, naquela época, Shen Zechuan disse que também queria se casar com uma esposa no futuro. Consequentemente, Hua Pingting saiu em busca de um grande número de donzelas. Eram todas famílias pobres e humildes do bairro que ficavam por perto. Shen Zechuan só precisava gostar de um deles, e eles teriam ido chamar a família para uma visita.
“Shifu?” Fei Sheng chamou timidamente.
Ji Gang colocou as mãos atrás das costas e disse: “Continue a vigiar. Eu voltarei mais tarde.”
Ji Gang queria ter uma conversa com Xiao Chiye novamente, mas Xiao Chiye estava muito ocupado. O último parecia estar em uma corrida interminável enquanto ia e voltava entre a residência e a Residência Zhou. A poeira em Dunzhou tinha acabado de baixar quando chegou a carta de Libei. Uma vez que Shen Zechuan se recuperasse de sua doença, Xiao Chiye teria que partir para o Acampamento Bianbo.
“Os casacos de inverno chegarão à Libei no nono mês. Você pode simplesmente enviar alguém para ajudar no Acampamento Bianbo.” Shen Zechuan segurou a guarda de braço para Xiao Chiye e perguntou: “Está nevando muito em Libei?”
“Intermitentemente, eu acho.” Xiao Chiye respondeu. “Muitas vezes há granizo no momento. A manutenção dos caminhos de freio é de extrema importância. Temos que garantir que os caminhos corram sem problemas desobstruídos no momento em que a neve pesada desce no décimo primeiro mês.”
“Diga a Sua Senhoria que já garantimos as provisões militares para o início da primavera do próximo ano.” A mão de Shen Zechuan deslizou da guarda de braço para a palma de Xiao Chiye. Ele olhou para o último e disse: “A construção do caminho de freio de Dunzhou para o Acampamento Bianbo também começará no próximo ano.”
Eles queriam conectar Zhongbo e Libei juntos para que o Acampamento Bianbo tivesse acesso direto a Cizhou e Dunzhou. A informação vinda de Dunzhou tinha que ser rápida e atualizada.
Xiao Chiye pode não ser capaz de retornar nesses dois meses. Ele tinha que ficar de olho no território de Libei o tempo todo. Além disso, ele também teve que ser preciso em seus cálculos das reservas de suprimentos no campo de batalha, para que uma nevasca inesperada não derrubasse os caminhos e bloqueasse o acesso, e a falta de suprimentos acabasse fazendo com que os que estavam no campo de batalha fossem apanhados em uma árdua batalha.
“Se Ding Tao ficar muito travesso, mande-o de volta para Dajing. A cunhada mais velha pode lidar com ele.”
Enquanto Xiao Chiye falava, ele abaixou sua cabeça e conduziu Shen Zechuan com ambas as mãos para pisar em seus próprios pés. Então ele o segurou pela nuca e ficou com ele para trocar um beijo.
O tecido de suas roupas se esfregavam um contra o outro. Shen Zechuan se apoiou nos braços de Xiao Chiye e derreteu em seu cheiro.
Xiao Chiye gostou do jeito que Shen Zechuan inclinou sua cabeça para cima assim. Este era ele procurando por ele, e tudo o que permeava o ar quando eles se tocavam era o desejo nascido do amor. Ele suportou todo o peso de Shen Zechuan; ele era capaz de pegar Shen Zechuan com facilidade. Foi apenas um beijo para começar, mas ele não o soltou enquanto eles se entrelaçavam intimamente em meio ao entrelaçamento de suas respirações.
“Eu já pedi à cunhada mais velha para fazer os preparativos.” Xiao Chiye disse. “Chen Yang será enviado antes do ano novo para levar você e Shifu para Dajing.”
A respiração de Shen Zechuan ficou irregular com o beijo. “Vou preparar um presente…”
Bobo Lanzhou.
Xiao Chiye segurou Shen Zechuan e o beijou com ainda mais intensidade.
Xiao Chiye veio com pressa e saiu com pressa também. Neste dia nublado e envolto em neblina em Cizhou, ele enfrentou a chuva e se dirigiu para o norte, mesmo com os ferimentos que recebeu das chicotadas. Tudo estava calmo e pacífico nas três províncias de Zhongbo. Xiao Chiye plantou Tantai Hu em Dunzhou, deixando o último como um baluarte para Shen Zechuan.
Cizhou entrou em um breve período de descanso e Shen Zechuan parecia ter refreado seu brilho e entrado em estado de dormência. Mas muito rapidamente, Xue Xiuzhuo, que estava distante em Qudu, aprendeu o quão formidável era essa rodada de hibernação.
Durante o Festival Hanyi[2] no décimo mês, Chazhou ofereceu um banquete com financiamento do Clã Yan e convidou todos os talentos em todo o mundo, independentemente de a pessoa ser um homem distinto do campo ou um estadista recluso em uma cidade movimentada. Desde que fossem academicamente realizados, todos receberiam o convite para participar do discurso intelectual[3] entre os literatos.
Se fosse um ninguém, ele naturalmente não teria provocado uma tempestade. Mas desta vez, levou menos de três dias para que as carroças de bois e barcos partissem com força total, pois todos os talentos virtuosos e sábios afluíram ao seu destino.
Pois quem enviou o convite era um homem chamado Yao Wenyu.
⊱───────⊰✯⊱───────⊰
Notas:
[1] Cama de gato, jogo que envolve fazer figuras de barbante com as mãos.
[2] 寒衣节 O Festival de Hanyi, ou literalmente festival de roupas de inverno, também chamado de festival de adoração aos ancestrais, cai no primeiro dia do décimo mês lunar, onde roupas de inverno feitas de papel ou tecido são queimadas em memória dos ancestrais falecidos. Também marca a chegada do rigoroso inverno frio.
[3] 清谈 Qingtan é um movimento filosófico chinês e uma prática social entre as elites políticas e intelectuais, onde os literatos se envolvem em discussões intelectuais e filosóficas altamente sofisticadas sobre assuntos elevados e não mundanos.