Qiang Jin Jiu - Novel - Capítulo 18
⊱───────⊰⊹⊱✫⊰⊹⊱───────⊰
Caso queira pular, vai estar marcado em negrito no texto:
‘No entanto, este “prato” era um pequeno burro que ainda estava vivo.’ pule para: ‘De costas para a luz fraca’
Não se force a ler!
⊱───────⊰✯⊱───────⊰
Xiao Chiye teve um período de tranquilidade de meio mês antes de finalmente receber uma resposta de Ji Lei informando-o de que o assunto do campo de treinamento militar estava resolvido. Ele imediatamente saiu da cidade com Chen Yang para dar uma olhada no local.
Era um pedaço de terreno baldio que originalmente foi um cemitério para enterros em massa. A plataforma usada para execução por decapitação¹ foi posteriormente transferida para outro lugar, e então esse lugar ficou vazio.
“Embora o Monte Feng fique entre ele e a cidade”, Chen Yang desmontou do cavalo, avaliou a área e continuou, “ainda fica muito longe”.
“Nós precisamos apenas correr por três horas antes do amanhecer para chegar aqui.” Xiao Chiye apontou seu chicote para uma das pontas. “Temos que dar uma boa refeição a esses velhinhos astutos do Ministério das Obras para recebermos alguns materiais para encher aquele lado. Vamos arrumar um pouco e se contentar com isso. Este lugar é tão remoto que nem mesmo as patrulhas das Oito Grandes Divisões de Treinamento chegarão aqui.”
“Vice-Rei, nós vamos gastar dinheiro com eles.” Chen Yang disse: “Não consigo nem dizer o quão desconfortável isso me deixa”.
“Aguente firme, mesmo que você se sinta desconfortável.” Xiao Chiye disse. “Mesmo que eles se agachem sobre nossas cabeças para fazer xixi em nós, ainda temos que consertar este lugar.”
“Ok.” Chen Yang não se atreveu a dizer mais uma palavra.
Xiao Chiye ficou até a anoitecer antes de cavalgar de volta. No momento em que entrou na cidade, viu o guarda de Li Jianheng esperando por ele na entrada.
“Qual é o problema?” Xiao Chiye freou seu cavalo e perguntou.
O guarda prestou suas reverências e disse: “Sua Alteza organizou um banquete na Taverna Huixiang na rua Donglong. Ele está esperando que Vossa Excelência dê uma passada para uma refeição.
Xiao Chiye pensou por um momento, então esporeou seu cavalo.
A rua principal de Donglong ficava de frente para o Rio Kailing. Lanternas brilhavam no momento em que a noite caia. Tavernas de vinho e casas de prazer ladeavam os dois lados da rua, enquanto todos os tipos de barcos de recreio pintados com cores alegres e pequenos barcos leves estacionavam no rio.
Xiao Chiye desmontou de seu cavalo na Taverna Huixiang. O lojista o seguiu e o conduziu pessoalmente até o andar de cima. Foi só quando levantou a cortina para dar uma olhada que percebeu que aquele não era um banquete simples.
Todos os presentes no banquete eram ou pessoas de prestígio ou jovens mestres cujos pais ou irmãos mais velhos trabalhavam como funcionários do governo. Ao lado do Príncipe Chu estava um pequeno eunuco de rosto bonito que parecia delicado e belo. Este deve ser o neto que Pan Rugui encontrou para si após a morte de Xiaofuzi.
“Ce’an está aqui!” Li Jianheng chamou por ele. “Venha e sente-se. Nós estávamos esperando por você!”
Xiao Chiye escolheu um lugar vago ao acaso para se sentar. Ele disse com um sorriso: “Que grande afluência”.
“Deixe-me apresentar. Este é o neto de Pan-gonggong, Fengquan, Feng-gonggong!” Li Jianheng disse a Fengquan: “Este é meu bom amigo, o Segundo Jovem Mestre do Clã Xiao de Libei e o Vice-Rei do Exército Imperial, Xiao Ce’an.”
Fengquan era mais agradável aos olhos do que Xiaofuzi tinha sido. Ele se curvou respeitosamente para Xiao Chiye e disse: “Eu ouvi bastante sobre o Vice-Rei.”
Xi Hongxuan estava sentado diante deles com uma perna cruzada sobre a outra. Ele ocupou dois assentos e estava tão quente que seu rosto rechonchudo transpirava profusamente. Ele disse: “Vamos dispensar as formalidades. Sua Alteza, que outro convidado ainda não chegou? Se todos estiverem aqui, vamos começar o banquete!”
Li Jianheng ergueu as sobrancelhas para Xiao Chiye e disse: “Também chamei um convidado ilustre que todos desejam conhecer”.
Xiao Chiye ficou perplexo com seu gesto inesperado. Naquele momento, ele ouviu o garçom atrás dele levantar a cortina e anunciar: “O ilustre convidado chegou!”
Todos no banquete ficaram em silêncio.
Xiao Chiye olhou para trás bem a tempo de ver Shen Zechuan, vestido com seu manto de Guarda-costas Imperial, entrando. Shen Zechuan estava visivelmente estupefato ao vê-lo. No entanto, sua expressão era tão óbvia que Xiao Chiye não acreditou nem um pouco.
Todos os presentes sabiam que havia discórdia entre eles. Por um momento, a atmosfera ficou estranha. Aqueles esperando assistir o drama trocaram olhares significativos entre si.
Li Jianheng disse calorosamente: “Este é Shen Lanzhou. Todo mundo sabe quem ele é, certo? Lanzhou, sente-se. Lojista, comece o banquete!”
Xiao Chiye sentiu que Li Jianheng devia estar possuído para convidar Shen Zechuan apenas por causa daquele rosto dele.
De todos os lugares para se sentar, Shen Zechuan escolheu logo o assento ao lado de Xiao Chiye. Ambos os homens olharam um para o outro enquanto ele se sentava.
“Então, este é Shen Lanzhou, cujo nome tem causado ondas em Qudu ultimamente.” Xi Hongxuan olhou de soslaio para Shen Zechuan. “Ver é realmente acreditar.”
“Ouvi dizer que a mãe…” disse Li Jianheng, “… de Lanzhou era uma beleza inigualável em Duanzhou naquela época. Shen Wei teve que apostar metade de sua residência principesca antes de conquistar seu coração! Então, como poderia Lanzhou não nascer belo?”
Uma onda de risos se ergueu na sala. Todos aberta e disfarçadamente espiaram o rosto de Shen Zechuan. Até Fengquan fez ruídos de apreciação e lamentou: “Se este Mestre tivesse nascido mulher…”
“Então, para que serviria a Lady do Clã Hua?!”
O grupo de jovens mestres ricos tacitamente caiu na gargalhada. Pelo canto do olho, Xiao Chiye viu Shen Zechuan com a cabeça parcialmente abaixada. Ele não conseguia ler as emoções deste último.
A nuca deste homem estava envolta pela luz fraca da lâmpada ao lado dele. Ele se estendia sob seu colarinho como um jade branco, com a aparência de que alguém iria experimentar um êxtase ao pegá-lo. Ele esperava indefeso que alguém fizesse a tentativa. Os contornos de seu perfil lateral eram suaves e bonitos, e o arco da ponte de seu nariz era lindo. Os cantos de seus olhos eram os mais devastadores; tudo o que poderia fazer o coração palpitar estava dentro deles. Um leve indício de sorriso se seguiu quando esses cantos se curvaram para cima.
Xiao Chiye deu outra olhada.
Shen Zechuan estava realmente sorrindo.
“Você me confundiu com outra pessoa?” Shen Zechuan voltou os olhos para Xiao Chiye.
“Apenas olhando para você sob uma nova perspectiva.” Xiao Chiye retraiu seu olhar.
Shen Zechuan ergueu os olhos e sorriu subserviente para os vários cavalheiros presentes no banquete. Ele disse: “Eu tenho apenas uma aparência mediana. Todo mundo tem sido gentil demais comigo.”
Ao ouvir suas palavras, aqueles que ainda se portavam com decoro se soltaram. Quanto mais falavam, mais vulgares eram suas palavras.
Xi Hongxuan disse: “Não havia um novo jogo que entrou em moda recentemente na Rua Donglong? Chama-se ‘brincar com copos’. Encha um copo de ouro com vinho de primeira qualidade e coloque-o no sapato perfumado de uma beleza e passe-o para beber para se divertir. Sua Alteza, você já jogou antes?”
Li Jianheng riu e disse: “Eu tenho o vinho, mas não consigo encontrar uma beleza”.
Xi Hongxuan fez um gesto petulante: “Não há uma sentado bem aqui?”
O tempo todo, Shen Zechuan parecia não estar familiarizado com ele. Ele forçou um sorriso e disse: “Eu não sou digno do rótulo de ‘beleza’. Se todo mundo realmente quer se divertir, então vou convidar todos para o bordel hoje à noite para se divertirem o quanto quiserem.”
Apesar de tudo, Shen Zechuan ainda tinha o Clã Hua para apoiá-lo. Ao ver isso, os outros não se atreveram a pressionar mais. Apenas Xi Hongxuan agia como se seus oito caracteres² estivessem em conflito com Shen Zechuan. Quanto mais confusão ele criava, pior a situação se tornava. Ultimamente, havia notícias de que Xi Gu’an havia perdido o favoritismo da Imperatriz Viúva, então todos eles simplesmente pensavam que Xi Hongxuan estava descarregando sua raiva em Shen Zechuan por seu irmão mais velho.
Shen Zechuan estava prestes a falar quando de repente ouviu Xiao Chiye dizer ao lado dele: “Como você pode pedir que Sua Alteza o Príncipe Chu jogue algo que outros já jogaram antes? Beber de sapatos e brincar com copos são jogos tão antigos, de séculos atrás. Nem as prostitutas do sul estão mais interessadas nisso. Que tal experimentarmos um jeito diferente de jogar? Segundo Jovem Mestre Xi, tire seus sapatos, e podemos usá-los como barcos para brincar por aí.”
Os que estavam no banquete caíram na gargalhada. Xi Hongxuan era obeso e seus pés eram muito maiores do que o de um homem comum. Ninguém geralmente se atrevia a trazer isso à tona, então eles não esperavam que Xiao Chiye zombasse disso.
“Isso também funciona.” Xi Hongxuan seguiu com ele e gentilmente levantou as pernas. Ele ordenou: “Homens! Tire meus sapatos!”
Li Jianheng começou a se divertir e xingou algumas palavras.
Shen Zechuan também não esperava que Xiao Chiye o ajudasse a resolver um problema. Ele e Xi Hongxuan estavam fazendo um show. Ele olhou para Xiao Chiye novamente.
Xiao Chiye o ignorou e pegou seus pauzinhos para pegar um pouco de comida para comer.
O pequeno eunuco, Fengquan, sentou-se por um momento. Quando viu que os pratos estavam mais ou menos servidos, disse: “Se diversão é uma questão importante para os senhores aqui. Então deixe-me adicionar outro prato para todos esta noite.”
Enquanto falava, ele bateu palmas. Os garçons do andar de baixo, que já estavam preparados há muito tempo, entraram apressadamente para servir o prato.
No entanto, este “prato” era um pequeno burro que ainda estava vivo.
Fengquan disse: “De todas as iguarias do mundo, a carne de burro é a melhor. Senhores, vocês já experimentaram ‘assado de burro’?”
O barulho na sala diminuiu. Todos olharam para o burro no centro.
Li Jianheng perguntou: “O que é ‘assado de burro’?”
Os garçons jogaram um pouco de terra no chão e habilmente fizeram um pequeno círculo de terra com ela. Eles colocaram o burro no chão e enterraram seus quatro cascos de modo que a barriga do burro tocasse o chão. Então, eles cobriram o burro com uma grossa colcha.
“Cavalheiros.” Fengquan disse amigavelmente. “Vejam.”
Um garçom se agachou quando pegava a concha e despejava a sopa fervente que saiu fresca da panela e a derramou por cima. Os assistentes que estavam ao lado dele seguraram a colcha e a esfregaram sobre a cabeça do burro zurrando para escaldar seu pelo enquanto ainda estava vivo. Mas eles ainda não tinham terminado. O garçom que serviu a sopa fervente deixou a concha de lado e arrancou a carne do corpo desse burro chamuscado.
A carne foi colocada no prato, e o homem ao lado do fogão a assou na hora. Depois que ele terminou, ele passou o prato um a um de para todos os presentes.
O zurro do burro tornou-se ainda mais trágico. Até as pessoas lá embaixo ficaram alarmadas.
A cor sumiu do rosto de Li Jianheng. Ele olhou para esta carne de burro e cobriu o nariz e a boca para dizer: “Feng-gonggong, este prato não é um pouco…”
“Sua Alteza, por que você não tenta primeiro? Esta carne de burro é a mais deliciosa quando é arrancada logo após a sopa fervente ser derramada sobre ela. Comida deve ser consumida fresca.” Fengquan apontou. “Há um significado para este ‘assado de burro’. Vamos tomar uma certa pessoa como exemplo. Se tal pessoa caísse nas mãos de outros, então ele deve se colocar à mercê dos outros. Se o mestre lhe disser para se ajoelhar, ele deve se ajoelhar. Se o mestre quer que ele chore, ele deve chorar. E se o mestre está de olho em sua carne, ele deve deixar que outros tirar um pedaço assim.”
A situação de Shen Zechuan era como a deste burro. Ele olhou para a colcha manchada de sangue. O sangue escorreu para solo até que seu odor permeasse o ar. Era como se ele estivesse olhando para Ji Mu e para si mesmo cinco anos atrás.
“Excelente sabor!” Xi Hongxuan comeu algumas fatias. Ele parecia não entender o significado por trás e estava apenas preocupado em proclamar o quão emocionante era.
Todo esse tempo, os pauzinhos de Shen Zechuan não se moveram, enquanto os pauzinhos de Xiao Chiye nunca tocaram a carne.
Li Jianheng sentiu algo estranho nessas palavras quando as ouviu. Ele disse apreensivo: “É realmente muito depravado. Leve-o embora!”
“Espere.” Fengquan finalmente olhou para Shen Zechuan. “Jovem Mestre Shen, meu padrinho foi quem especificamente me pediu para servir este prato. Por que você não está comendo?”
Pan Rugui era seu avô, então, por extensão, Ji Lei poderia realmente ser considerado seu padrinho! Exatamente que conexão ou apoio esse rapaz tinha para conseguir o favor e a confiança de Pan Rugui tão rapidamente? Ele não apenas assumiu os deveres de Xiaofuzi, como também caiu nas boas graças de Ji Lei.
Ji Lei não poderia matar Shen Zechuan. E agora que Shen Zechuan estava sob seu comando, ele também não podia tocá-lo. Aparecer com uma maneira tão baixa de humilhar Shen Zechuan esta noite era deixar claro que o rancor entre eles não eatava acabado.
Shen Zechuan pegou os pauzinhos.
“Eu…”
Antes que Shen Zechuan pudesse terminar suas palavras, a cadeira ao lado dele foi repentinamente afastada quando Xiao Chiye se levantou. Ele pegou o prato contendo a carne de burro e jogou na direção de Fengquan. Ele caiu no chão com um “estrondo”.
Li Jianheng rapidamente se levantou e disse: “Ce, Ce’an…”
Xiao Chiye olhou para Fengquan.
Quem quer que Fengquan quisesse humilhar em nome de Ji Lei não era algo que ele pudesse interferir. Mas ele, Xiao Chiye, também era uma fera enjaulada nesta hora e dia. Ele não era diferente deste burro.
Isso foi um tapa na cara dele também. E doeu.
Fengquan olhou para ele com perplexidade e perguntou: “Não é do agrado do Vice-Rei?”
Xiao Chiye pressionou o polegar no punho da Lâmina Langli³ ao lado de sua cintura. Gritos se ergueram em toda a sala conforme ele puxava sua espada. Sua mão se ergueu e a lâmina baixou para decapitar o burro, matando-o. Seu zurro miserável cessou. O sangue escorria da terra para o chão, deixando-o vividamente vermelho. Todos os outros prenderam a respiração, sem saber o que Xiao Chiye faria.
De costas para a luz fraca, Xiao Chiye limpou a ponta de sua lâmina com a toalha de mesa. Só então ele casualmente se virou e sorriu para todos os presentes. “Senhores, por favor, continuem.”
Li Jianheng olhou para sua espada e disse suavemente: “Ce’an, Ce’an, mantenha, mantenha longe.”
Xiao Chiye colocou a espada de volta em sua bainha e lançou um olhar para Fengquan. Ele ergueu o pé para levantar uma cadeira e sentar-se no meio. Ele disse: “Asse tudo junto. Estarei aqui esta noite para assistir Fen-gonggong comer.”
No final, Fengquan chamou sua liteira e saiu com pressa.
Li Jianheng bebeu um pouco de vinho e choramingou enquanto dizia para Xiao Chiye: “Ce’an, eu realmente não pensei nisso. Quem saberia que aquele bandido castrado era tão desprezível? Somos amigos. Você não deve deixar que esse assunto prejudique nossa amizade!”
Xiao Chiye curvou os cantos de sua boca e disse, “Há uma distinção entre aqueles próximos a você e aqueles distantes de você. Eu entendo. Você vai na frente primeiro.”
Li Jianheng puxou suas mangas, querendo dizer mais. Xiao Chiye simplesmente fez com que Chen Yang enfiasse Li Jianheng na literal.
“Mande o Príncipe Chu de volta.” Xiao Chiye disse. “Eu vou voltar andando.”
De forma alguma Chen Yang iria resmungar depois que ele viu a infelicidade na expressão de Xiao Chiye, então ele montou em seu cavalo e partiu com a liteira do Príncipe Chu.
Xiao Chiye ficou sozinho sob uma lanterna. Depois de um momento, ele chutou o vaso de planta de outra pessoa.
O vaso de plantas, que valia um monte de dinheiro, caiu no chão e atingiu o pé da escada. Uma mão o segurou suavemente.
Shen Zechuan apareceu na escada e disse imperturbado: “Você é rico assim? Você vai ter que compensar isso, sabia?”
Xiao Chiye respondeu friamente: “Eu tenho muito dinheiro.”
Com isso, ele apalpou ao redor de sua cintura. Mas estava vazio.
Shen Zechuan esperou um pouco, então virou-se para o lojista e disse: “Coloque na conta deste Mestre. Ele tem muito dinheiro”.
⊱───────⊰✯⊱───────⊰
Observação:
O prato (ou uma variação dele) mencionado neste capítulo é um dos 10 principais pratos proibidos na China conhecido como Huo Jiao Lu (活叫驴) que significa “Burro Vivo que zurra” (literalmente). O animal tinha as pernas amarradas e o corpo preso, enquanto o chef cortava o corpo e o servia imediatamente aos comensais que o comiam entre os gritos ensurdecedores do animal. Uma variação deste prato é chamada de Jiao Lu Rou ou “Carne de Burro da Água”, onde a pele do burro seria arrancada e água fervente derramada sobre sua carne crua até que ela fosse cozida viva.
⊱───────⊰✯⊱───────⊰
Flor: Muito obrigada A-Ye por acabar com o sofrimento do bichinho! T-T pra que fazer isso?!
E esses olhares aí hein?!
⊱───────⊰✯⊱───────⊰
Notas:
- Normalmente, uma plataforma de madeira elevada ou palco onde foram realizadas execuções por decapitação.
- 八字 Oito caracteres, os dados de nascimento de alguém para fins astrológicos ou de adivinhação, combinados de ano, mês, dia, hora, tronco celestial e ramo terrestre. Pessoas cujos oito caracteres colidissem entre si seriam consideradas em desacordo umas com as outras.
- 狼戾刀 Lâmina Langli, o nome da lâmina de Xiao Chiye seu nome significa crueldade do lobo, que foi um presente de Qi Zhuyin (veja o capítulo 11).