Qiang Jin Jiu - Novel - Capítulo 178
⊱───────⊰⊹⊱✫⊰⊹⊱───────⊰
Preocupados com seus respectivos negócios, os comerciantes estavam todos ansiosos para se encontrar com Shen Zechuan.
O salão estava saturado com uma cacofonia de ruídos, com uma mistura de todos os tipos de sotaques envolvidos em conversas onde todos falavam sem realmente se comunicar e compreender o outro, muito parecido com uma galinha tentando falar com um pato. Muitas pessoas não conseguiam nem falar o jargão burocrático fluentemente sem o Clã Yan agindo como mediador. Yan Heru estabeleceu este “pequeno mercado mútuo” em Dunzhou, e eles tinham negócios anteriores em comércios como chá, sal, cobre e aço com os bandidos, bem como com as várias Tribos de Biansha. Agora que Yan Heru estava sob custódia, eles temiam que Shen Zechuan prosseguisse com o assunto. Portanto, eles fizeram planos para chamar Shen Zechuan juntos, na esperança de causar uma comoção suficiente para que a lei não fosse aplicada devido ao grande número de infratores[1].
Chen Yang solicitou as criadas para preparar o chá. Não só o salão estava lotado de pessoas sentadas, como a área ao pé da varanda também estava lotada de comerciantes de pé que vieram depois de saber da notícia. Essas pessoas, vindas de todas as partes do mundo, se aglomeravam ruidosamente, fazendo um alvoroço tão grande que o pátio parecia um movimentado centro da cidade.
Foi aqui que Shen Zechuan se sentou, respondendo: “isso faz sentido”, independentemente do que ele ouviu. O barulho no corredor persistiu até quase a noite e, mesmo assim, eles não fizeram nenhum progresso. Shen Zechuan aparentemente respondeu a todas as perguntas, mas ele realmente não respondeu a nenhuma delas. Ele os deixou pendurados até que todos estivessem morrendo de fome e sufocados por frustrações reprimidas.
Xiao Chiye foi até a casa ao lado para terminar sua discussão sobre assuntos militares com Tantai Hu. Ele saiu para ver o céu escuro e as lâmpadas acesas no salão. Os comerciantes do lado de fora estavam sentados e reclinados em várias poses nos tapetes no chão, enquanto Shen Zechuan ainda estava dentro jogando o jogo do tempo com os comerciantes.
Fei Sheng levantou as cortinas e saiu. Ele se aproximou de Xiao Chiye e disse com uma voz suave: “O Mestre pergunta se você terminou de discutir assuntos militares. Se for assim, nós podemos servir a refeição.”
Xiao Chiye perguntou: “Essas pessoas já foram dispensadas?”
Fei Sheng respondeu: “O Mestre diz para não dispensá-los. Deixe-os ficar aqui. Ele até os convidou para passar a noite aqui.”
Então Xiao Chiye assentiu e disse: “Então, vamos jantar no pátio ao lado.”
◈ ◈ ◈
Todos os comerciantes decidiram obter uma resposta definitiva de Shen Zechuan. No mínimo, eles tinham que ver Yan Heru. Seus bens foram todos armazenados em um pátio lateral pertencente ao Clã Yan. O que seria desses bens agora que a Cavalaria Biansha e os bandidos haviam recuado? Yan Heru havia dado a eles sua garantia, então a questão de saber se eles deveriam ficar ou sair teve que ser rediscutida.
Mas Shen Zechuan era muito bom em passar a responsabilidade e não deu a eles nada preciso. Temendo os soldados cuja presença estava em toda parte em Dunzhou, os comerciantes não se atreveram a se desentender com Shen Zechuan. Tudo o que eles podiam fazer era suprimir sua raiva e continuar sentados aqui com a única intenção de arrastar e desgastar Shen Zechuan.
Shen Zechuan achou que já era hora de terminar de ler todos os assuntos importantes de Dunzhou. Ao ver Fei Sheng retornar, ele se levantou e disse aos comerciantes com um sorriso: “Cavalheiros, vocês ficaram sentados aqui o dia todo. Podemos discutir os assuntos novamente mais tarde. Mandei meus homens prepararem um banquete. Vamos falar sobre isso em detalhes durante a festa mais tarde.”
Sem dar nenhuma explicação, ele se curvou sob as cortinas que Fei Sheng havia levantado e saiu.
Os comerciantes sentados lá dentro esperaram muito tempo, mas Shen Zechuan não voltou, e as criadas também não entraram para servir os pratos. Eles levantaram as cortinas e saíram para dar uma olhada e encontraram apenas rostos familiares deixados no pátio. Nem mesmo um guarda estava à vista.
O homem que havia fumado alguns cachimbos ficou ansioso e deu um tapa em sua coxa. “Ele não poderia ter fugido, poderia?”
Instantaneamente alarmados, os mercadores se aglomeraram como um bando de pardais e correram para a entrada do pátio, onde descobriram que as portas estavam completamente fechadas.
Alguém disse horrorizado: “Não me diga que eles estão planejando nos silenciar? Isso não vai funcionar! Vossa Senhoria, Vossa Senhoria! Somos todos empresários decentes com documentos endossados pelas autoridades locais!”
Ao ouvir o bater na porta, Fei Sheng, que estava do lado de fora, ergueu a lâmina sobre o ombro e disse: “Que bobagem vocês estão falando? Sua Senhoria está convidando todos os senhores para descansar no pátio. Vocês não estavam dispostos a partir? Então durma aqui!”
Os comerciantes gritavam: “Queremos ver Sua Senhoria!”
Fei Sheng zombou e disse: “Você já não o viu hoje? Meu mestre ficou dentro de casa com todos vocês, cavalheiros, por metade do dia. Enquanto falava, ele enviou alguém para mover uma cadeira para ele. Ele se sentou de frente para a porta. “Nós verificamos todos os seus produtos, o cobre e o aço entre eles são estritamente proibidos pelo governo. Não vai ser tão fácil recuperá-los.”
“É um estado de extrema inquietação em todos os lugares agora!” O homem que fumava mais cedo ficou na ponta dos pés para se inclinar sobre a fresta da porta e resmungou: “É muito fácil colocar as mãos em alguns lotes de mercadorias, mas só fizemos o comércio desta vez. Somos todos pessoas honestas!”
Fei Sheng não bateu no mato com eles. Ele levantou a mão para pegar o livro e disse enquanto folheava as páginas: “Sabe o que estou segurando em minhas mãos agora? É o livro de registros da loja de penhores do Clã Yan, com registros detalhados das mercadorias que cada um de vocês importa para Dunzhou todos os meses. Está tudo em preto e branco, então não pode ser falso, pode?”
Os comerciantes lá dentro sussurravam uns com os outros, enxugando o suor e balançando as mangas enquanto se aglomeravam novamente. Eles fizeram tanto barulho que Fei Sheng não conseguia entender exatamente o que eles estavam dizendo. Por fim, aquele homem esticou o pescoço e gritou pela porta: “O chá há muito tempo deixou de ser proibido. Ei, eu sou um comerciante de chá! Abra a porta. Não implique os inocentes!”
“Zhongbo está em tal estado de declínio nestes dois anos. Para quem você está vendendo chá em Dunzhou? O próprio Clã Yan é o maior comerciante de chá do sul.” Enquanto Fei Sheng falava, ele ergueu sua lâmina Xiuchun e bateu com força no painel da porta com a bainha. “Pare de fazer um tumulto! Apresse-se e cuspa a verdade!”
“Que verdade você quer que cuspamos?” O homem teimosamente se recusou a admitir isso. “As mercadorias estão todas registradas claramente no livro. Basta comparar as mercadorias com os registros no livro e tudo ficará claro.”
Fei Sheng balançou o livro em sua mão e disse: “Nenhum de vocês será capaz de escapar se enviarmos isso para Qudu e entregá-lo ao yamen. Deixe-me dizer-lhe isto; meu mestre é um homem benevolente. Ele está lhe dando a oportunidade de fazer as pazes. Tudo o que você precisa fazer é listar honestamente no papel quem você consultou em Dunzhou e para quem você converteu a prata, e eu imediatamente abrirei as portas e deixarei todos vocês saírem. Todas as contas anteriores também serão canceladas.”
Além do chá do quarteto de chá, sal, cobre e aço, os três últimos eram todos materiais controlados pela corte imperial. O Clã Xi pôde instalar uma mina de cobre em Juexi porque tinha permissão especial, conforme decretado pelo decreto imperial. Eles deveriam auditar mensalmente as contas junto do Ministério da Receita e do Ministério das Obras, bem como designar supervisores para efeitos específicos de fiscalização. Mas esta tarefa era lucrativa com muito potencial para colher ganhos ilícitos, e os supervisores – todos escolhidos pelo Ministério da Receita – estavam frequentemente em conluio com o Clã Xi. Eles conspiraram para falsificar contas para apresentação à corte imperial, que por sua vez ajudou o Clã Xi a esconder o cobre e o aço. Todo o fluxo e movimentação de cobre e aço fora do Clã Xi pode ser visto como conluio entre as autoridades locais e comerciantes. Esses cobres e aços eram exatamente como as provisões militares que foram roubadas de Da Zhou em troca de enormes lucros.
A operação de Yan Heru nas lojas de penhores e casas de prazer em Dunzhou não visava apenas fornecer aos vários comerciantes de todo o mundo um lugar para negociar, mas também para descartar bens roubados em nome das autoridades locais. Foi aqui que ele converteu os bens em prata. Liu’er não havia feito um relato completo quando liderou o esquadrão de Shen Zechuan em Dunzhou; ou seja, a necessidade de um sinal secreto específico para entrar em Dunzhou não era apenas para “jogar de acordo com as regras”.
Uma vez que Fei Sheng terminou de falar, um alvoroço começou do outro lado da porta. Todos os tipos de sotaques podiam ser ouvidos em meio ao barulho enquanto os comerciantes se aglomeravam e se empurravam ruidosamente na porta. Fei Sheng fechou o livro, ergueu o chá recém-preparado na mão e soprou enquanto o saboreava.
◈ ◈ ◈
Antes da hora do jantar, Chen Yang havia dado instruções à cozinha para preparar peixe e, como resultado, Shen Zechuan comeu meia tigela extra de arroz. A metade restante do peixe acabou na barriga de Xiao Chiye. Contanto que o Segundo Jovem Mestre não tivesse que escolher ele mesmo as espinhas de peixe, ele estava mais do que feliz em consumir peixe à vontade.
Após a refeição, ambos os homens ficaram sob os beirais e ouviram enquanto os comerciantes no pátio ao lado amaldiçoavam e praguejavam. Xiao Chiye enxaguou a boca e disse enquanto a limpava. “Ainda não há um escorpião? Vamos chamá-lo agora. Eu tenho uma pergunta para ele.”
Chen Yang saiu para convocá-lo.
Xiao Chiye se virou para Shen Zechuan e perguntou: “Por que você não pediu a Ding Tao para ficar ao seu lado recentemente?”
Shen Zechuan respondeu enquanto olhava para Xiao Chiye: “Lei Jingzhe está em Dunzhou. Se não houver ninguém vigiando Li Xiong, ele pode sair correndo para procurar Lei Jingzhe. Ding Tao é seu companheiro de brincadeiras, então é justo que as duas crianças façam companhia uma à outra.”
Xiao Chiye ergueu a xícara de chá em sua mão para tomar um gole. Ele parecia ter acreditado em Shen Zechuan.
Quando Shen Zechuan inclinou sua cabeça, ele expôs parte de seu pescoço, que estava decorado com traços fracos de Xiao Chiye. Contra essas marcas, o brinco de jade parecia ainda mais branco em contraste. Shen Zechuan não continuou a conversa sobre Ding Tao; em vez disso, ele disse: “O protetor de braço foi danificado anteriormente. Vou mandar fazer outro quando voltarmos a Cizhou desta vez.”
Pensar no guarda-braço lembrou Xiao Chiye de Hasen. Ele olhou para a noite e disse: “Ainda pode ser usado depois de alguns reparos”.
Xiao Chiye nunca mencionou Hasen para Shen Zechuan. Essa derrota o silenciou rapidamente, escondendo todos aqueles sentimentos e ambições elevados dele. Transportar suprimentos era realmente exaustivo, mas todos estavam exaustos em Libei. Até mesmo Lu Yizhi estava remendando casacos velhos o dia todo para fornecer roupas quentes de inverno para os campos de batalha. Xiao Fangxu manteve a lâmina que era Xiao Chiye de volta em sua bainha, impedindo-o de colocar todo o seu brilho e talentos em plena exibição, mas Xiao Chiye estava feliz em suportar esta dificuldade; ele estava disposto a aguardar seu tempo e esperar pela oportunidade certa.
“Vou mandar fazer dois para você,” Shen Zechuan disse seriamente, “e gravar meu nome neles também.”
Xiao Chiye levantou o braço e beliscou o queixo de Shen Zechuan. Depois de um momento de pausa, ele disse: “Não vamos gravar nenhum nome no protetor de braço”.
Lâminas e espadas não discriminavam entre amigo ou inimigo no campo de batalha; ferimentos e mortes na guerra eram inevitáveis. Xiao Chiye não estava disposto a deixar Shen Zechuan arriscar sua vida com ele, nem mesmo com seu nome. Ele queria um bom presságio – ele queria que Shen Zechuan vivesse até uma idade avançada.
◈ ◈ ◈
Hairigu foi preso junto com Yan Heru. Os dois já estavam morrendo de fome há dois dias. Ele ainda estava ferido e seus lábios estavam ressecados quando foi arrastado para a varanda sob os beirais. Ele se preparou, mal se segurando lá.
Xiao Chiye se agachou e envolveu Hairigu sob sua sombra. Gu Jin imediatamente pressionou a cabeça de Hairigu para baixo e afastou seu cabelo para revelar a tatuagem de escorpião na lateral de seu pescoço.
“Escorpião de Gedale.” Xiao Chiye perguntou gravemente, “O que você está fazendo em Zhongbo?”
Os braços de Hairigu estavam fortemente amarrados. Ele arranhou o chão, recusando-se a responder. Gu Jin o agarrou pela garganta e puxou sua cabeça na direção de Xiao Chiye, então disse friamente. “Responda à pergunta.”
Hairigu respirou pesadamente enquanto lançava um rápido olhar para Shen Zechuan, que estava parado na porta. Mas esse olhar enfureceu Xiao Chiye, e a cabeça de Hairigu quase instantaneamente bateu no chão. Sons dele lutando soaram enquanto ele era pressionado contra as tábuas de madeira geladas do chão.
“Eu não sou o inimigo!” Hairigu não conseguiu se libertar. Ele sentiu como se estivesse sendo esmagado por um braço de ferro. Ele fez o possível para olhar para cima, mas tudo o que podia ver eram as botas de Xiao Chiye. “Ajude-me, Shen —”
Xiao Chiye estava sem expressão.
Gradualmente, Hairigu ficou sem fôlego. Sua bochecha raspou contra o chão e, enquanto estava à beira da morte, gritou: “Ainda há muito mais a dizer!” Ele ofegou forte por ar. “Vocês não querem saber sobre Bai Cha?!”
Xiao Chiye respondeu. “Antes de aprender a ‘responder’, não queremos saber nada.”
Hairigu sentiu a força da pressão exercida em sua nuca. Ele se esforçou para empurrar a cabeça para trás contra aquela força. O suor escorria por suas têmporas enquanto ele engasgava: “Eu, Zhongbo, tosse, tosse! Fugi para salvar minha vida!”
Os dois dedos da mão direita de Shen Zechuan começaram a latejar com leves pulsos de dor. Ele deu um passo mais perto e parou ao lado de Hairigu. “Três dias atrás, você me disse que me chamou de filho de Gedale porque Bai Cha dividiu vocês.”
Hairigu engoliu sua saliva com dificuldade e ofegou pesadamente. “Isso está correto. É porque Bai Cha nos separou… é por isso que você existe!”
Shen Zechuan franziu a testa ligeiramente.
Xiao Chiye soltou abruptamente, e Hairigu respirou fundo. Gu Jin o levantou; ele estava todo coberto de sujeira enquanto parava por um momento para respirar antes de desabafar: “No dialeto Biansha, Gedale significa ‘luz’. Este foi o nome que Bai Cha lhe deu. A história de sua mãe é longa, então, se não se importa, me dê um copo de água primeiro. Eu juro para você que cada palavra que eu digo é a verdade.”
⊱───────⊰✯⊱───────⊰
Flor: de vez em quanto o Lanzhou não age como um irmão mais velho do Ding Tao e sim como uma mãe <3
⊱───────⊰✯⊱───────⊰
Notas:
[1] 法不责众 ou seja, quando a lei não pode ser aplicada porque todos são infratores.