Qiang Jin Jiu - Novel - Capítulo 175
⊱───────⊰⊹⊱✫⊰⊹⊱───────⊰
O Pico Fuxian estava prestes a desmoronar, e a alma de Xiao Chiye estava prestes a deixar seu corpo no exato momento em que ele olhou para cima. Ele agarrou o beiral com um braço e pisou na cabeça de alguém para subir o telhado de beiral duplo, depois correu pelo que valeu a sua vida. Ele pegou Shen Zechuan em seus braços enquanto saltava, e o impacto o desviou do curso. Ele imediatamente cobriu Shen Zechuan com os braços enquanto suas costas batiam fortemente contra a cumeeira do telhado, fazendo com que as telhas caíssem.
Chen Yang parou seu cavalo e brandiu seu chicote para apontar para o beiral enquanto gritava com urgência: “Laohu, pegue-os!”
Xiao Chiye ofegava pesadamente enquanto seus braços doloridos apoiavam seu corpo. O suor escorria por seu pescoço. Enquanto os objetos caindo batiam, ele afastou aleatoriamente o cabelo da bochecha de Shen Zechuan com seus dedos trêmulos e confirmou que Shen Zechuan ainda estava ofegante. Ele soltou uma maldição vaga e segurou Shen Zechuan tão firmemente com tanta força que Shen Zechuan tossiu intermitentemente em meio à fumaça e poeira.
Tantai Hu já havia perseguido todo o caminho até a frente do prédio. Ele soltou as rédeas de Lang Tao Xue Jin e gritou: “Mestre!”
Xiao Chiye pisou nas telhas e saltou para baixo. Gu Jin queria ajudá-lo, mas Xiao Chiye levantou o braço para bloquear o primeiro, não querendo entregar Shen Zechuan para mais ninguém. Enquanto montava em seu cavalo, Xiao Chiye pegou o manto de Chen Yang e cobriu Shen Zechuan com ele.
Os contornos do perfil lateral de Xiao Chiye eram frios e duros. Ele deu um tapinha nas costas de Tantai Hu com a mão livre, fazendo Tantai Hu esticar o peito, então disse com uma voz fria: “Este lugar era o campo de batalha de seu irmão mais velho.”
Tantai Hu enxugou o sangue em sua bochecha em silêncio.
Com olhos graves e solenes, Xiao Chiye disse: “Tantai Hu, hora de ir para casa.”
◈ ◈ ◈
Mais uma vez, a Mansão do Príncipe de Jianxing foi queimada e arrasada. As chamas acompanharam o som da matança enquanto o fogo ardia até o amanhecer. O sangue vermelho-escuro nas ruas do centro de Dunzhou havia convergido em um riacho. Enquanto isso, todos os plebeus se esconderam em casa, sem ousar dar uma espiada. No terceiro quarto da hora chen*, as Tropas da Guarnição de Cizhou e o Exército Imperial começaram a limpar o campo de batalha. Eles arrastaram os cadáveres para uma área aberta e plana para serem descartados mais tarde.
(n/t: hora de chen – 7hr as 9 hrs am)
Tantai Hu estava fazendo sua refeição. Ele tinha acabado de voltar do campo de batalha e, sem sequer lavar o rosto, se agachou com os guardas na varanda para engolir sua comida. Chen Yang chamou o chef da casa de prazer do clã Yan para preparar refeições para os soldados das tropas da guarnição e do Exército Imperial, que estavam todos famintos depois de terem marchado durante a noite e lutado até o amanhecer.
“As lutas de rua ainda são as mais emocionantes.” Tantai Hu limpou a boca. “As operações de campo também são emocionantes, mas não tão emocionantes.”
“Mestre tem a visão…” Gu Jin mordeu um baozi antes de continuar, “não para fazer o Exército Imperial colocar uma armadura. Caso contrário, teríamos sofrido com aqueles martelos ontem à noite.”
As cortinas do salão principal permaneceram abaixadas o tempo todo em que descansaram aqui. Chen Yang estava um pouco preocupado. Agarrando-se ao registro de nomes, ele questionou Ding Tao: “Por que você deixou o Jovem Mestre subir naquela torre? Você nem foi com ele.”
Ding Tao abaixou a cabeça, sem se atrever a dizer uma palavra. Fei Sheng e vários outros feridos rapidamente enfaixaram seus ferimentos, e suas vestes superiores estavam abertas enquanto todos se ajoelhavam no pátio e esperavam para serem repreendidos. No entanto, os Guarda-costas Imperiais fizeram uma bela defesa ontem à noite. Eles não permitiram que Lei Jingzhe abrisse caminho para subir as escadas. Dois deles haviam morrido. Como Fei Sheng havia gritado, eles fizeram um nome para si mesmos com esta batalha! Ninguém poderia menosprezá-los no futuro. Eles tinham capacidades reais para falar, e eles podiam manter suas cabeças erguidas mesmo quando eles estavam diante dos guardas de Libei, pois eles não eram menos inferiores.
Kong Ling ficou no salão e deixou suas mangas caírem enquanto esperava respeitosamente ao lado. Ele sabia que Xiao Chiye estava dando o remédio a Shen Zechuan quando ouviu o tilintar da tigela de porcelana na câmara interna. Depois de um tempo, a criada saiu com a tigela e fez uma reverência para Kong Ling antes de sair da sala.
Xiao Chiye levantou a cortina e saiu. Ele enxugou as mãos com um lenço e disse a Kong Ling: “Não é nada sério… ele machucou a mão. Da última vez, era a mão esquerda e agora é a direita. De qualquer forma, ele está revezando para feri-los. Mais cedo ou mais tarde, ele vai ser a minha morte.”
Kong Ling permaneceu calmo e imperturbável enquanto abaixava a cabeça e ouvia; ele sabia que as palavras não eram para ele. A câmara interna não era à prova de som, e a maneira como Xiao Chiye a mencionou tão casualmente fez o homem deitado se virar silenciosamente.
Xiao Chiye colocou o lenço de lado, então abriu caminho e gesticulou para que Kong Ling entrasse. Assim que Kong Ling levantou as cortinas e entrou, ele saiu pela porta para ficar sob os beirais e assobiou para os guardas.
“Deixe Gu Jin se livrar dos cadáveres. Resolva isso até hoje à noite, o mais tardar. Obtenha quaisquer agentes de limpeza necessários, como vinagre e água, do Clã Yan.” Xiao Chiye deu uma olhada no clima. “Embora não esteja tão quente no outono, notei ontem à noite que as valas públicas em Dunzhou também estão entupidas. É muito fácil uma epidemia começar se eles não forem desobstruídos. Fique de olho nisto.”
Dunzhou não tinha yamen para administrar seus assuntos e sua rede de valas públicas estavam todas em uma bagunça. Muitas pessoas construíram suas casas sobre as valas, e o entupimento era muito pior do que em Qudu. Foi a razão para o sangue se acumular em poças esta manhã, em vez de fluir livremente como um rio[1]. O outono não era tão quente quanto o verão, mas era muito seco. O incêndio durou tanto tempo na noite passada, em parte porque as casas no bairro residencial estavam todas agrupadas, de beirais a beirais.
Enquanto ele estava na porta e dava suas instruções, Shen Zechuan também estava discutindo assuntos com Kong Ling na câmara interna.
Kong Ling sentou-se na pequena cadeira ao lado da cama e disse: “Assim que recebemos a carta de Vossa Senhoria em Cizhou, imediatamente começamos a verificar as Tropas da Guarnição. Yuanzhuo queria que as Tropas da Guarnição deixassem a cidade imediatamente e se dirigissem para o leste para esperar pelo Exército Imperial na fronteira sul do Acampamento Bianbo. Ele disse que se o Exército Imperial viesse, eles poderiam seguir para o sul como um só. Caso contrário, eles deveriam permanecer lá e esperar.” Ele sorriu quando falou sobre esse ponto. “Inicialmente me opus a isso, porque Vossa Senhoria nos instruiu na carta a não agir arbitrariamente sem ordens. Ainda bem que Yuanzhuo insistiu.”
Shen Zechuan se encostou parcialmente no travesseiro e leu a carta que Kong Ling trouxe. “Yuanzhuo entendeu a mensagem por trás dessa carta.”
Shen Zechuan, incapaz de escrever uma carta na época, teve que ditar oralmente muitos pontos para inclusão na carta. Naquela época, ainda havia bandidos capturados ao redor da carruagem, e muitos deles eram ex-subordinados de Liu’er. Além do mais, Liu’er era o mensageiro de Lei Jingzhe. Shen Zechuan não podia confiar em todas essas pessoas, então quando ele emitiu seu comando para Cizhou, ele disse “não aja arbitrariamente sem ordens”. Mas então, ele seguiu logo em seguida com a ordem de seguir para Dunzhou. Ele estava brincando com as palavras aqui, e Yao Wenyu entendeu a dica imediatamente.”
“Sua senhoria é circunspecta e perspicaz. Alguns dias atrás, quando estávamos discutindo Dunzhou, ainda pensávamos que só poderíamos vir depois da primavera do ano que vem. Quem esperaria que Vossa Senhoria já tivesse elaborado a estratégia apropriada?” Kong Ling disse.
“Foi uma coincidência desta vez.” Shen Zechuan estava lúcido. “Quando peguei aqueles vagões de suprimentos, só sabia que ainda havia quatrocentos escorpiões em Dunzhou. Dei a Cizhou uma dica para enviar tropas inicialmente porque queria usar esse motivo para permitir que as Tropas da Guarnição investigassem a profundidade das águas em Dunzhou. Teria sido o suficiente para capturar Lei Jingzhe vivo. Mas quem sabe, ele até trouxe mais de dez mil cavaleiros e os entregou direto em minhas mãos.”
Durante sua discussão em Cizhou, eles concordaram em primeiro manter a pequena corte imperial do Rei Yi em Fanzhou sob controle antes de tentar obter Dunzhou. Isso ocorreu porque o Rei Yi poderia obstruir Qi Zhuyin de Qidong em nome de Shen Zechuan. Shen Zechuan agora tinha as duas províncias de Cizhou e Chazhou em suas mãos e contava com a rota comercial para chegar ao poder. Em Zhongbo, ele só poderia ser considerado o dono de um pequeno pedaço de terra. As várias províncias de Dunzhou, Duanzhou, Fanzhou e Dengzhou, a leste, tinham seus próprios mestres. Se Shen Zechuan queria removê-los da equação, ele precisava de uma razão lógica. Caso contrário, Qi Zhuyin teria um motivo para lançar um ataque contra ele no momento em que mobilizasse suas tropas.
Com toda a probabilidade, Lei Jingzhe não esperava vir pelo único motivo de eliminar Hairigu, apenas para acabar sendo a razão perfeita para Shen Zechuan atacar Dunzhou. Mas isso também ilustrou uma coisa ao lado, ou seja, Lei Jingzhe estava em Duanzhou há tanto tempo que já havia esquecido que Zhongbo ainda era uma terra que fazia parte de Da Zhou. Foi descarado e destemido da sua parte liderar dez mil cavaleiros profundamente em Dunzhou. Ele não pensava nada do Rei Yi de Fanzhou e Dengzhou, e menos ainda em Shen Zechuan de Cizhou.
Kong Ling inicialmente ainda tinha outros assuntos a relatar, mas então ouviu o vento começando a aumentar do lado de fora da janela. Em pouco tempo, começou a garoar. Ele rapidamente se levantou e fechou as janelas para Shen Zechuan. “Esta foi realmente uma viagem perigosa para sua senhoria. Algumas palavras deveriam ter sido transmitidas a você pelo próprio Yuanzhuo, mas é inconveniente para ele viajar longas distâncias, então terei a ousadia de fazê-lo em seu nome.”
Shen Zechuan parecia saber o que Kong Ling ia dizer. Ele colocou a carta no cobertor e olhou para Kong Ling.
Kong Ling deu dois passos e disse: “Como diz o ditado, ‘um homem sábio não se coloca em perigo[2]’; pois Vossa Senhoria se colocar repetidamente em situações perigosas simplesmente não é apropriado. O desenvolvimento da fundação de Cizhou ainda está em sua fase inicial, e o sistema para o registro dos cidadãos de Chazhou ainda precisa ser aperfeiçoado. O mercado de comércio mútuo de Libei também não começou. Sua senhoria é o chefe da família. Ao fazer isso, você está colocando na balança a lealdade de todos aqueles que estão atrás de você”.
O significado de Kong Ling não poderia ser mais claro. Agora que Shen Zechuan era o “Lorde Provincial”, ele tinha em suas mãos a força vital das duas províncias de Cizhou e Chazhou, junto com o tigre que era Libei agachado atrás dele. Como diz o ditado, ‘embarcar em uma grande empreitada é apenas a ponta do iceberg’. Haveria muitos casos no futuro em que ele seria o único a deter o único poder de decisão. Nada desagradável deve acontecer com ele.
O semblante de Shen Zechuan era agradável quando ele se curvou ligeiramente para Kong Ling. “O senhor está certo em me dar um sermão. Vou refletir sinceramente sobre isso e não correrei riscos desnecessários novamente.”
Depois que Kong Ling se despediu, Shen Zechuan dobrou a carta e a guardou na mesinha na cabeceira da cama. Sua mão direita havia sido enfaixada novamente. Seus dois dedos estavam tortos pela pressão que ele infligiu sobre eles, e quando o médico ajeitou os dedos mais cedo, ele suava profusamente. Mesmo agora, ele ainda estava com dor.
A chuva caía lá fora, como se estivesse limpando as ruas em nome de Dunzhou. Havia muitos assuntos que Shen Zechuan ainda não tinha resolvido, mas ele estava encostado no travesseiro. Ele não queria ver ninguém, exceto Xiao Chiye, mas Xiao Chiye não apareceu mesmo depois de esperar por pouco mais de uma hora. Eventualmente, ele acabou adormecendo.
A próxima vez que Shen Zechuan acordou, ele foi acordado pelo calor. Ele já havia sido deslocado ainda mais para a cama. O céu estava escuro e sombrio, acompanhado pelos uivos urgentes do vento e da chuva. Ele inclinou a cabeça para ver Xiao Chiye sentado na beirada da cama, lendo uma carta à luz fraca de uma vela.
No instante em que Shen Zechuan viu Xiao Chiye, ele começou a ficar todo dolorido. Ele estava com preguiça de se mover, tendo acabado de acordar, então ele se agarrou atordoado ao travesseiro por um tempo. Seu pé sob o cobertor deslizou para fazer um leve contato com a panturrilha de Xiao Chiye.
Xiao Chiye o ignorou.
Shen Zechuan se apoiou para olhar a carta e explicou com uma voz rouca: “É de Yuanzhuo… Tenho que responder a ele mais tarde para que Gao Zhongxiong escreva um aviso imediatamente. Temos que deixar claro para Qidong que Cizhou enviou suas tropas desta vez para lutar contra a Cavalaria Biansha.”
Xiao Chiye olhou para ele com o canto dos olhos, então dobrou a carta e a jogou de lado. Ele não disse nada.
Shen Zechuan aproveitou a chance para deitar no braço de Xiao Chiye e enterrou sua cabeça. “Ce’an.”
“Voltarei a Cizhou com você em alguns dias.” Xiao Chiye baixou os olhos para olhar Shen Zechuan. “Vamos ver. Você quebrou os dedos e pulou de um prédio. Ji Gang shifu vai ter que me chicotear até que o chicote quebre.”
Shen Zechuan disse em voz baixa: “Não.”
Xiao Chiye ficou em silêncio por um momento.
Shen Zechuan aninhou seu rosto contra o braço de Xiao Chiye e gritou suavemente: “A-Ye.”
Xiao Chiye sentiu que Shen Zechuan realmente merecia uma surra. Ele estava determinado a não cair nessa dessa vez, então levantou a outra mão para agarrar a parte de trás da gola de Shen Zechuan e o levantou para o lado. “Quem é A-Ye? Essa pessoa não existe.”
Shen Zechua disse: “Er —”
Xiao Chiye simplesmente cobriu Shen Zechuan com o cobertor, então apagou a chama da vela. Sem sequer abraçá-lo, ele virou as costas e deitou-se, ainda completamente vestido. Ele ainda se lembrava daquele sentimento quando começou a correr. Ele realmente tinha ido com tudo, como se sua vida dependesse disso. Ele não se importaria em olhar mesmo que houvesse uma montanha de espadas e um mar de chamas diante dele. Ele estava prestes a morrer de todas aquelas punhaladas que Shen Zechuan estava desferindo em seu coração.
Shen Zechuan tirou o cobertor e esbarrou nas costas de Xiao Chiye até o ombro. Ele grudou na têmpora de Xiao Chiye e disse: “Eu não consigo dormir se você não estiver me abraçando.”
Xiao Chiye se deitou e agarrou Shen Zechuan pela cintura para arrastá-lo para seu corpo. Shen Zechuan olhou para ele, e ele olhou para Shen Zechuan. No entanto, ele não soltou seu aperto e, em vez disso, segurou Shen Zechuan nesta posição para que Shen Zechuan não pudesse se mover.
“Vá em frente e durma.” Xiao Chiye disse.
“Esta posição é bastante apertada.” Shen Zechuan apontou para o peito com os olhos. “Ainda está batendo.”
“Isso não é bom?” Xiao Chiye disse com a sombra de um sorriso. “O meu está batendo todo esse tempo.”
Shen Zechuan levantou a palma da mão sobre o peito de Xiao Chiye e esfregou.
Xiao Chiye o ergueu bem alto e disse, “Não toque. Estou com raiva.”
Shen Zechuan era como um gatinho oprimido que havia caído na água[3] enquanto Xiao Chiye o segurava em suas mãos enquanto ele brandia suas patas para arranhar o peito de Xiao Chiye. Tão leve, mas tão delicado. Tão diabólico, mas tão mimado. Os arranhões fizeram até mesmo os dentes de Xiao Chiye coçarem. Olhe para aqueles olhos expressivos e preguiçosos; ele estava claramente encorajado, agindo descaradamente como se nada do que aconteceu fosse de sua própria autoria.
Xiao Chiye estava com raiva, mas aqueles arranhões acabaram com o seu mau humor. A maneira como Shen Zechuan parecia e agia agora não poderia ser encontrada em nenhum outro lugar, pois era o resultado de ser muito indulgente e mimado nos braços de Xiao Chiye. Xiao Chiye sabia disso muito bem, mas ele não pretendia deixar Shen Zechuan escapar impune.
“Isso é uma esfregada que você está me dando?” Xiao Chiye disse impiedosamente. “Faz dois dias desde a última vez que tomei banho.”
⊱───────⊰✯⊱───────⊰
Notas:
[1] 血流成洼 baseado em 血流成河, literalmente sangue fluindo como um rio, ou seja, um banho de sangue.
[2] Um ditado Mencio. 君子不立危墙之下, literalmente um cavalheiro não ficaria debaixo de uma parede instável.
[3] 落水 literalmente caiu na água, embora também seja usado figurativamente para alguém que se perdeu ou perdeu a sorte (como em 落水狗).