Qiang Jin Jiu - Novel - Capítulo 171
⊱───────⊰⊹⊱✫⊰⊹⊱───────⊰
Ding Tao ficou petrificado. Naquele instante em que seus olhares se encontraram, ele pensou que morreria como Jida morreu. Ele ainda conseguia se lembrar da expressão nos olhos de Shen Zechuan quando este matou Jida, e a mesma expressão estava naqueles olhos quando eles se fixaram nele apenas um momento atrás. Ele não queria nada mais do que correr, e quando Shen Zechuan lhe entregou o doce, ele perdeu a coragem de levantar o braço.
Estava silencioso sob os beirais. Shen Zechuan já havia recuado de volta para a sala. A dura luz do sol brilhou sobre Ding Tao. Ele ainda tinha que recuperar seu juízo. Esse tipo de sentimento era indescritível, mas uma coisa era certa: este não era o jovem mestre com o qual ele estava familiarizado.
Ding Tao levantou os dois braços e enxugou seus olhos ao acaso. Ele queria pegar o doce, mas há muito tempo derreteu com o calor do sol. A delicada doçura do osmanthus atraiu uma colônia de formigas. Ding Tao permaneceu ajoelhado no lugar. Ele não sabia por quê, mas as lágrimas começaram a cair de seus olhos.
◈ ◈ ◈
As memórias interrompidas de Shen Zechuan não podiam mais ser unidas em um todo coerente. Estava muito escuro no sonho; ele simplesmente não conseguia se lembrar de mais detalhes. Ele ficou atrás das persianas de bambu e ouviu Ding Tao soluçando sob os beirais.
Shen Zechuan disse a si mesmo:
Ele não deve se debruçar profundamente sobre este sonho.
Ele teve que separar a verdade da falsidade o mais rápido possível e decifrar se o conteúdo desse sonho eram cenas reais que ele tinha visto genuinamente antes ou se elas eram fruto de sua imaginação. Por seis anos, ele foi submetido à compulsão de pesadelos; ele sabia melhor que tais sonhos às vezes eram, por vezes, uma mistura de realidade e ficção. Era exatamente como ele costumava sonhar com o Sumidouro Chashi no passado, embora a visão que o saudou no sumidouro mudasse de acordo com seu estado de espírito.
Depois que Shen Zechuan se machucou durante sua viagem a Chazhou, ele sonhou que estava deitado no sumidouro. Esse foi o prelúdio de sua desconfiança em seu próprio corpo e sua percepção de que havia começado a temer a morte. Pesadelos frequentes poderiam mexer com as memórias e, na verdade, Shen Zechuan não podia mais ter certeza das palavras que Ji Mu havia dito a ele antes de sua morte.
Quão perigoso.
Shen Zechuan pensou autodepreciativamente para si mesmo.
Era apenas um Shen Wei.
◈ ◈ ◈
A rede de conexões de Liu’er foi muito útil. Eles se escondiam por toda a cidade em todas as ruas e becos e, desde que recebessem o suficiente, poderiam se tornar “olhos” de tamanhos variados. Aproveitando esses informantes, Fei Sheng poderia bisbilhotar todos os cantos de Dunzhou sem nem mesmo sair de casa. No entanto, os movimentos de Lei Jingzhe eram intrigantes, para dizer o mínimo.
“Lei Jingzhe tem realizado descaradamente sua busca por três dias consecutivos. Ele verificou todas as mercadorias que entram e saem.” Fei Sheng disse em um tom abafado atrás de Shen Zechuan. “Mestre, será que ele já sabe que estamos na cidade?”
Shen Zechuan estava usando um chapéu zheyang[1] que era comum em Qudu. “Se for esse o caso, ele deveria estar verificando os vagões e carruagens dos mercadores indo e vindo, e não as próprias mercadorias em si.”
Este lote de suprimentos militares era muito importante para Lei Jingzhe; caso contrário, ele não teria corrido imediatamente para Dunzhou para verificar pessoalmente. Com base no palpite de Shen Zechuan, Lei Jingzhe queria trocar este lote de suprimentos por outra coisa de valor equivalente das Doze Tribos Biansha. No entanto, ele não procurou o oeste imediatamente quando chegou a Dunzhou; em vez disso, ele vagou pela cidade de Dunzhou.
Shen Zechuan levantou os braços para se inclinar sobre a borda da grade e examinou o restaurante de cima a baixo através do tecido transparente. Ele levou um tempo para organizar seus pensamentos e disse: “Verificar as mercadorias mostra que Lei Jingzhe acha que esses vagões de suprimentos ainda retornarão a Dunzhou.”
Que estranho.
Shen Zechuan bateu com as pontas dos dedos na grade.
Como Lei Jingzhe poderia ter tanta certeza de que os vagões de suprimentos retornariam a Dunzhou? O número de poderes em Zhongbo que poderiam devorar este lote de provisões eram poucos e distantes entre si. Cizhou era um dos principais suspeitos. Shen Zechuan estava até preparado para desafiar Lei Jingzhe abertamente, mas como se viu, Lei Jingzhe não suspeitava dele.
“Mestre, mesmo que Lei Jingzhe pensasse que outra pessoa roubou os suprimentos, quem os reenviaria de volta para Dunzhou?” Fei Sheng não conseguia entender nada disso. “Ainda há Escorpiões estacionados aqui. Transportar os suprimentos de volta seria cair direto na armadilha.”
“Você está certo.” Shen Zechuan, que estava tendo dificuldade para dormir esses dias, massageou cansadamente o centro de suas sobrancelhas. “Quem no mundo roubaria as mercadorias e enviaria de volta mais tarde…”
Isso não fazia o menor sentido.
“Os informantes que plantamos sucessivamente em Dunzhou acabaram sendo inúteis precisamente porque é muito caótico aqui.” Fei Sheng criou coragem e disse: “Poderia ser um bandido que não está disposto a desertar para o povo Biansha tramando contra Lei Jingzhe?”
Shen Zechuan pensou sobre isso com cuidado e deu um leve aceno de cabeça. “Após a divisão dos bandidos do Monte Luo, nunca houve um líder que pudesse conquistar as massas. Ding Niu e Liu’er foram capturados porque nunca pensaram em unir forças para se opor a Lei Jingzhe. É possível que eles sejam pequenos bandidos com base em seu tamanho atual, mas nunca teriam coragem de colocar as mãos em um lote tão grande de suprimentos.”
O armamento militar não era como as outras coisas. Eles não podiam ser desmontados e escondidos como grãos. Dado que este lote de vagões de suprimentos exigia centenas de bandidos para empurrá-lo, era fácil imaginar o quão pesado ele era. Aqueles pequenos bandidos não poderiam ter engolido isso de jeito nenhum. A capacidade de Shen Zechuan de transferi-los dependia do fato de que ele não matou aquele bando de bandidos, junto com o fato de que também havia a Cavalaria Blindada Libei marcando para manter os bandidos sob controle. Caso contrário, ele não teria facilmente colocado as mãos neste lote de coisas.
Este assunto era tão bizarro que era um pouco ridículo.
Fei Sheng não se atreveu a rir. Ele pensou nisso por um momento. Se apenas o senhor Chengfeng ou Yuanzhuo estivessem aqui, ele não precisaria falar. Mas não havia ninguém ao lado de Shen Zechuan no momento, e Fei Sheng pareceria um idiota se ele apenas ficasse parado ali sem se mover, então ele pensou muito sobre isso por um momento e disse: “Poderia ser…”
Houve uma comoção repentina no andar de baixo cortando as palavras de Fei Sheng. Shen Zechuan levantou o véu do chapéu e semicerrou os olhos para o salão principal. Estando no quinto andar, eles tinham uma visão completa da situação no salão principal.
Este restaurante pertencia ao Clã Yan. Shen Zechuan estava aqui porque Lei Jingzhe estaria aqui esta noite para entreter uma certa pessoa. A identidade da referida pessoa era desconhecida por enquanto. Seus informantes não eram bons o suficiente para obter esse nível de informação, mas Shen Zechuan mais ou menos adivinhou quem era.
“Os escorpiões.” Fei Sheng baixou a voz. “Lei Jingzhe trouxe os escorpiões.”
Shen Zechuan olhou para Lei Jingzhe. Este último acabara de se recuperar de seus ferimentos e seu cabelo havia sido cortado curto. Dificilmente alguém poderia distingui-lo dos Escorpiões Biansha que se aglomeravam ao seu redor. Devido à distância, Shen Zechuan não conseguiu ver claramente a tatuagem na nuca de Lei Jingzhe.
Lei Jingzhe aparentemente tinha assuntos a tratar. Ele atravessou o corredor e subiu apressadamente as escadas.
“Se ele está aqui para o banquete”, Fei Sheng franziu lentamente a testa, “então esse é o número de pessoas que ele trouxe com ele, não é?”
Havia muitos comerciantes neste prédio, mas ninguém se atreveu a ficar no caminho de Lei Jingzhe. Ele realmente trouxe muitos homens com ele; havia pelo menos trinta deles. Alguns deles o seguiram escada acima, enquanto o resto se sentou no salão principal. Os Guarda-costas Imperiais em seus vários disfarces mantiveram a compostura e observaram Lei Jingzhe enquanto bebiam, se divertiam e até mesmo passavam por ele.
Shen Zechuan pegou sua xícara de chá e observou Lei Jingzhe subir o quinto andar para a área em frente a ele. Ele tomou um gole de chá e disse: “Quando você voltar, dê a Liu’er alguma recompensa monetária por sua precisão em identificar o local.”
Fei Sheng reconheceu a ordem.
O banquete do outro lado baixou as persianas de bambu para impedir a entrada de olhares indiscretos. Os poucos homens que Lei Jingzhe trouxe ficaram de guarda do lado de fora. Fei Sheng, que tinha uma ótima visão, procurou cuidadosamente as tatuagens de escorpião nos corpos desses homens com a ajuda de lanternas acesas.
Pouco menos de uma hora depois, as lanternas do prédio estavam todas levantadas. O banquete do outro lado pediu que sua comida fosse servida, e os garçons entravam e saíam da área. Fei Sheng tentou mudar de posição, mas a tela do outro lado havia sido erguida com tanta habilidade que ele não teve chance de bisbilhotar.
O banquete de Lei Jingzhe se estendeu por muito tempo, desde a hora de you* até a hora de hai**, e eles ainda não haviam encerrado o dia. Shen Zechuan já havia terminado um bule inteiro de chá e estava encostado sonolento em sua cadeira. Mais duas horas se passaram e a vibração na atmosfera do prédio aumentou um pouco em vez de evaporar.
(n/t: *hora de you – 17hrs às 19hrs | **hora do hai – 21hrs à 23hrs)
“É o show do Clã Yan agora.” Fei Sheng lembrou Shen Zechuan em um sussurro. “Mestre, este é um sinal para os vários mercadores se divertirem entre si.”
Shen Zechuan suspirou um reconhecimento e abriu os olhos cansado para olhar para baixo por um tempo de seu assento aparentemente monótono. “É um mercado livre. O Clã Yan lucra por ser o mediador entre as várias partes aqui. O que eles coletam é dinheiro privilegiado. Diga a eles para venderem os grãos que trouxemos também.”
“Traficantes de pessoas”. Fei Sheng olhou atentamente para as pessoas abaixo. “Essa é a alcoviteira de Fanzhou.”
A alcoviteira de Fanzhou era uma mulher encorpada e usava maquiagem pesada, ostensivamente enfeitada com roupas extravagantes e chamativas. Quando ela veio aqui no passado, foi com o propósito específico de trazer filhos para Lei Changming; ela nunca havia feito nenhuma transação com os outros comerciantes. Mas seus negócios em Dunzhou foram impedidos quando o Clã Yan se desentendeu com Lei Changming, então ela relutantemente passou a vender mulheres, que ela recebeu das várias províncias de Zhongbo. Naqueles poucos anos em que a fome entre as pessoas era pior, um dou de grãos poderia ser trocado por uma família inteira de jovens e velhos.
“Mestre.” Fei Sheng meio-curvado e começou a apresentar em detalhes. “O nome desta alcoviteira é Cuiqing. Investigamos seu histórico de passagem enquanto monitorávamos os preços das mercadorias em Fanzhou. Ela e Lei Changming têm um passado compartilhado. Ela era inicialmente nativa de Duanzhou e, antes da derrota das tropas de Zhongbo, também trabalhava como alcoviteira. Mais tarde, ela foi para Fanzhou e continuou a exercer seu antigo comércio lá. Lei Changming foi quem pagou o depósito. Foi por isso que ela estava disposta a assumir o risco e entregar as crianças a Lei Changming.”
Segurando o lenço na mão, Cuiqing torceu o corpo para se espremer entre o grupo de mercadores. Ninguém se atreveu a tirar vantagem dela neste lugar. Pelo contrário, no entanto, ela pensaria em maneiras de colocar as mãos em quem quer que ela ocasionalmente gostasse. Como uma veterana nas três províncias de Dunzhou, Duanzhou e Fanzhou, que se envolveu por um longo tempo no comércio, ela teve algum envolvimento com Lei Changming e Cai Yu, embora ainda não tivesse embarcado em um grande navio como o Clã Yan.
Cuiqing era tão obesa que ela espremeu alguns homens para fora do caminho quando se sentou. Ela cruzou as pernas e se recostou na lateral da mesa. O homem de rosto claro que a seguia ajoelhou-se para acender o cachimbo para ela. Ela inclinou a cabeça para sugar alguns goles, então soltou baforadas de fumaça.
“Meu sobrinho mais velho ainda não desceu?” Cuiqing lançou alguns olhares para cima. “Eles estão demorando muito. Ele já deveria ter terminado agora, mesmo que estivesse bagunçando debaixo dos lençóis, muito menos fazendo uma refeição.”
O comerciante sentado ao lado dela disse: “Que coisas boas a madame trouxe desta vez? Retire-os enquanto pode e mostre-os para nós. Gostaríamos também se houver um adequado!”
“Bah.” Cuiqing examinou os braceletes de ouro e jade em sua mão direita. “Você é mesmo digno das coisas boas? Os que trouxemos desta vez não são produtos lascivos que valem apenas algumas dezenas de moedas de pratas. Essas são todas jovens virgens no auge da juventude! Em Qudu, você pode esquecer de levá-las embora sem pelo menos algumas centenas de taéis.”
“Como uma virgem vale essa quantia? As prostitutas são todas sedutoras, então é natural que sejam mais caras quanto mais experientes forem!”
“Vocês só são dignos de brincar naqueles bordéis nojentos.” Cuiqing acariciou as bochechas do homem de rosto claro com seu dedo bem cuidado que havia sido pintado com esmalte e gargalhou. “Nos velhos tempos, quando Duanzhou ainda era o ganhador de dinheiro de Da Zhou, todas as garotas do meu estabelecimento eram belezas incomparáveis. Qual das vadias baratas de outros bordéis foi capaz de bater em minhas garotas em todos os anos em que o estabelecimento as classificou?”
Cuiqing geralmente não trazia à tona o passado, dado o quão pateticamente ela havia fugido durante a derrota das tropas de Zhongbo, mas a atmosfera estava ótima esta noite, com lisonjas livremente espalhadas a torto e a direito. Ela fumava seu cachimbo, parecendo muito satisfeita consigo mesma enquanto os outros se aglomeravam ao seu redor.
“Sem querer me gabar de meus altos padrões, mas se tivesse sido no passado, as mercadorias que trouxe hoje só seriam suficientemente dignos para servir chá em meu estabelecimento.” O rouge nos lábios de Cuiqing era vermelho brilhante e sua maquiagem pesada escondia muitas de suas rugas. Pelos contornos de seu rosto, era visivelmente aparente que esta também tinha sido uma grande beleza há várias décadas.
“Vamos, dê-nos nomes!”
Com um sorriso desdenhoso, Cuiqing disse: “As três primeiras na classificação eram todas garotas do meu estabelecimento, e cada uma delas se casou bem. Hoje, prostitutas e artistas são inseparáveis um do outro[2], mas naquela época eram tão diferentes quanto as águas dos Rios Jing e Wei[3]. Todos vocês têm que gastar ouro apenas para ter um vislumbre daquelas que vendem suas artes, e elas podem simplesmente se recusar a vê-lo quando estavam no mercado. Elas eram ainda mais preciosas do que as jovens senhoritas de famílias ricas e proeminentes. A mãe do meu sobrinho mais velho também era uma filha minha, a famosa Xiao Yinlei[4] da margem do Rio Chashi que se casou com alguém do Clã Zhu em Duanzhou.”
Enquanto Cuiqing falava, ela beliscou o rosto do homem e soprou fumaça em seu rosto.
“Estas eram todas batatas pequenas. A que eu mais adorava era a número um do estabelecimento. Já ouviu falar de ‘Pura como jade branco, como se fosse feito de porcelana’? Naquela época, apenas colocar o nome dela sozinho faria com que toda a cidade de Duanzhou aparecesse com força total. Até mesmo o próprio Imperador, que estava distante em Qudu queria um vislumbre de sua aparência arrebatadora!”
Os comerciantes ao redor bateram palmas e disseram em deleite: “Essa é Bai Cha!”
Sob os fios espirais de fumaça, uma Cuiqing extasiada levantou a mão, parecendo que ainda estava se divertindo com seu passado enquanto bufava e murmurava: “Bai Cha hein… vocês realmente acham que ‘pura como jade branco’ é uma invenção? Ela era o que realmente significava ser como jade e porcelana. Se todos vocês a vissem, tenho certeza de que todos vocês, sem dúvida, se ajoelhariam para ser seu apoio para os pés se ela franzisse as sobrancelhas. Ninguém suportaria deixá-la ficar suja com a poeira do chão…”
O salão cheirava a fumaça tão densa que várias cortesãs que estavam sentadas com eles tossiam. Mas garotas como elas, que ganham a vida se prostituindo, não se atreveram a cobrir o nariz e a boca com medo de que os clientes ao lado delas pensassem que estavam sendo desdenhadas, então cada uma delas segurou até que suas poderosas bochechas ficassem vermelhas quando ficaram espremidas no meio, todas encharcadas de suor. Cuiqing conseguiu alguém para preparar as cartas com a intenção de jogar alguns jogos que estavam na moda em Qudu. O homem bonito que ela trouxe permaneceu ajoelhado ao lado para massagear suas pernas.
Não poucos momentos depois, uma das cortesãs simplesmente não aguentou mais e franziu as sobrancelhas enquanto cobria a boca com um lenço e soltava uma leve tosse. O cheiro parecia estranho para ela, então ela sentiu mais alguns cheiros, então se levantou com um grito de surpresa e exclamou: “Fogo!”
Os mercadores e cortesãs no salão entraram instantaneamente em pânico. Todos assistiram enquanto nuvens de fumaça subiam. Aqueles poucos atendentes que os serviam haviam morrido há muito tempo. Gritos de alarme ecoaram de todas as direções enquanto todos varriam as moedas de prata em confusão e enfiavam o dinheiro em seus seios sem sequer saber se o dinheiro era mesmo deles por direito. As cartas haviam caído e se espalharam pelo chão. Cuiqing, sendo muito obesa, cambaleou em seus pés ao ser empurrada. Até mesmo o penteado em sua têmpora havia caído.
“Abra a porta!” Aqueles que chegaram primeiro à porta bateram nela, gritando: “Por que a porta está trancada?!”
Mesas e cadeiras tombadas. Algumas pessoas até tentaram escalar as janelas, mas as janelas também estavam seladas.
Lei Jingzhe abruptamente colocou a cabeça para fora e olhou para baixo.
Quando Cuiqing o viu, ela rapidamente acenou com um lenço para ele e gritou: “Meu querido sobrinho! Apresse-se e pense em uma maneira de abrir a porta. O salão dos fundos está pegando fogo!”
A mão de Fei Sheng já estava no punho de sua lâmina. Bastava que Shen Zechuan desse o comando, e os Guarda-costas Imperiais imediatamente invadiriam o prédio. Mas Shen Zechuan continuou a beber seu chá sem dizer uma palavra.
Fei Sheng não pôde deixar de gritar: “Mestre —”
Enquanto Fei Sheng falava, uma mão de repente agarrou a grade na frente de Lei Jingzhe e, de lá, um homem se levantou e saltou. O semblante de Lei Jingzhe mudou instantaneamente. Ele recuou para desviar da cimitarra da outra parte e acabou derrubando a tela com um forte estrondo, expondo a mesa e as cadeiras no meio. Para sua surpresa, havia apenas o próprio Lei Jingzhe.
Fei Sheng desabafou em choque: “Ele não convidou ninguém; esta era uma isca destinada a atrair uma cobra para fora de sua toca[5]!”
Shen Zechuan sentiu seu leque dobrável, mas tardiamente se lembrou de que ele o havia quebrado. Ele terminou o chá e observou os homens que Lei Jingzhe havia deixado lá embaixo subirem as escadas apressadamente. Curiosamente, além da área em que Lei Jingzhe estava, o resto do lugar estava muito tranquilo.
Fei Sheng, com seus olhos afiados, de repente colocou a cabeça para fora e olhou fixamente para a luta através deles. Ele os observou atentamente sem perder um único movimento e exclamou perplexo: “Mestre, este homem também é um ‘escorpião’!”
O homem que veio para assassinar Lei Jingzhe havia, no meio da ação, inadvertidamente exposto a lateral de seu pescoço, onde uma tatuagem de um impressionante escorpião idêntico ao de Jida foi pintado!
⊱───────⊰✯⊱───────⊰
Notas:
[1] 遮阳帽 chapéu zheyang: um chapéu de ‘guarda-sol’ tipicamente usado pelos literatos ou oficiais acadêmicos.
[2] 买艺 performers-cortesãs que vendem “artes” como música, dança e habilidades literárias em pinturas e poemas, etc., em oposição àqueles que simplesmente venderam seus corpos. Às vezes faziam as duas coisas, mas também havia quem não vendiam seus corpos e apenas entretinham os clientes com seus ofícios.
[3] 泾渭分明 tão diferentes quanto as águas do Rio Jing (claras) e do Rio Wei (lamas), ou seja, distintamente polos separados um do outro.
[4] Literalmente, Pequeno Botão de Prata
[5] ou seja, para atrair alguém para o aberto ou para agir abertamente