Qiang Jin Jiu - Novel - Capítulo 159
⊱───────⊰⊹⊱✫⊰⊹⊱───────⊰
Havia algo errado com o remédio de Yao Wenyu; os médicos da residência Pan não conseguiram descobrir o que estava errado, mas isso sem dúvida tinha algo a ver com Pan Yuan, considerando que foi ele quem cuidou de Yao Wenyu. A Princesa do Comando Zhaoyue mais tarde verificou o comerciante Longyou que havia pago a dívida de Pan Yuan, mas a outra parte havia há muito tempo desaparecido sem deixar vestígios. Não muito tempo depois que Yao Wenyu partiu, Pan Yuan caiu do cavalo e morreu, e portanto, a trilha que levava à identidade da pessoa que o instigou a envenenar Yao Wenyu chegou a um beco sem saída. No entanto, Pan Lin colocou a culpa em Xue Xiuzhuo, e o relacionamento de ambas as partes em Qudu continuou a se deteriorar.
Gao Zhongxiong sentiu a atmosfera na sala ficando tensa. Quando ele lembrou que também era amigo de Pan Yuan, ele se sentiu como se estivesse sentado em alfinetes e agulhas, preocupado que Yao Wenyu o culpasse por isso por associação. O silêncio era demais para ele suportar, e ele não pôde deixar de quebrá-lo. “Embora eu conheça Pan Yuan, não compartilhamos os mesmos ideais. Toda a típica troca de formalidades sobre o vinho que tivemos é apenas uma questão de necessidade.” Ele não era adepto da bajulação e tropeçou em suas palavras: “Pelo contrário, estou admirado com o talento de Yuanzhuo… uma vez tivemos um encontro durante um encontro de poesia durante o reinado de Xiande, e o talento e o porte de Yuanzhuo estavam tão fora deste mundo que era realmente uma visão etérea de se ver…”
Yao Wenyu esperou que Gao Zhongxiong terminasse antes de dizer calmamente: “O passado é apenas um sonho: agora é tudo água sob a ponte. É o destino que possamos nos encontrar novamente em Cizhou vivos. Agora que encontrei um bom mestre, posso perguntar que planos você tem para o futuro?”
Gao Zhongxiong deu uma olhada em Shen Zechuan. “Que planos eu poderia ter agora que fui reduzido a tal estado?” Ele revelou um sorriso amargo enquanto falava. “Eu fiz piada de mim mesmo com meu comportamento hoje. Eu perseverei em meus estudos por tantos anos, mas no final, tudo deu em nada.”
Shen Zechuan apertou seu leque sob as mangas. A sala parecia fria para ele; era hora de arranjar alguém para preparar o aquecedor de mãos. Ele puxou sua mente errante de volta em um instante, seu brinco de jade virando ligeiramente para o lado enquanto falava educadamente com Gao Zhongxiong: “O clima político está atualmente instável e os vários heróis estão lutando por si mesmos para fazer uma jogada pelo topo. Já que o senhor Shenwei veio para Cizhou, por que você não reside temporariamente em minha residência e toma seu tempo para decidir?”
Gao Zhongxiong não pôde deixar de se sentir muito tocado quando ouviu Shen Zechuan chamando-o de “Senhor Shenwei”. Ele passou por muitas dificuldades em sua jornada de vida, e os mestres que ele encontrou e serviu sucessivamente não foram bons mestres. E então ele se levantou e se curvou profundamente para Shen Zechuan, suas palavras ainda mais desajeitadas e inarticuladas. Shen Zechuan o confortou um pouco, e foi uma hora depois que Gao Zhongxiong se retirou.
Yao Wenyu olhou para as persianas de bambu caindo de volta no lugar. Ele esperou até que Gao Zhongxiong saísse da passarela antes de perguntar: “O Vice-Comandante considera este homem inútil?”
Mesmo que Shen Zechuan realmente pensasse assim, ele não poderia dizer isso abertamente. Assim, ele respondeu: “Ele deve ter seu ponto forte para que você o recomende a esse ponto”.
“Isso mesmo.” Yao Wenyu disse. “O nome de cortesia de Gao Zhongxiong é Shenwei, e ele sempre foi conhecido como o ‘pincel eloquente’ quando estava na Academia Imperial. Naquela época, quando Xi Hongxuan estava colocando a tempestade em movimento em Qudu, incitando a Academia Imperial, ele escolheu Gao Zhongxiong precisamente por causa da caligrafia deste último. Gao Zhongxiong era um estudante que entrou na capital no quarto ano de Xiande, que coincidiu com a derrota das tropas de Zhongbo. Foi uma cena de devastação em todas as Seis Províncias, e a ‘Lamentação de Chashi’ que ele escreveu sob a influência do vinho fez com que os alunos caíssem sobre si mesmos para transcrever cópias privadas para distribuição. Quando chegou às mãos de Cen Yu, até fez Cen Yu derramar lágrimas à luz de velas, profundamente comovido como estava.
Shen Zechuan bebeu o chá e disse: “Então é assim.”
A perturbação da Academia Imperial que Xi Hongxuan facilitou foi, de fato, instigada por Shen Zechuan. Gao Zhongxiong levou os estudantes a exigir respostas para a libertação de Shen Zechuan do templo e acabou sendo reprimido à força por Pan Rugui e Ji Lei. Isso levou a uma reviravolta na direção dos então estudantes, transformando toda a farsa em uma disputa entre eles e a facção Pan. Ji Lei e os outros foram pegos de surpresa antes que pudessem agir e, posteriormente, perderam a iniciativa de acertar um golpe decisivo em Shen Zechuan para derrubá-lo.
O próprio Shen Zechuan sabia melhor o que havia desempenhado um papel fundamental naquele fiasco, incluindo o alvoroço da Academia Imperial que Xue Xiuzhuo mais tarde provocou novamente. Ambos haviam obtido um controle firme sobre a inclinação dos sentimentos públicos antes de levá-los a se mover na direção que queriam. Para fazer isso, a retórica convincente e os artigos que tinham o poder de comover os homens eram os mais indispensáveis. O significado de Yao Wenyu era claro — a escrita de Gao Zhongxiong tinha muito poder. Ele poderia provocar uma tempestade, e era exatamente essa proeza literária que Shen Zechuan estava precisando agora.
“A viagem a Chazhou tornou o Vice Comandante um nome bem conhecido, mas por causa da mancha que é Shen Wei, ainda está longe de ser suficiente se você quiser liderar e comandar os vários heróis de maneira aberta e honesta.” Yao Wenyu pausou por um momento. “Mesmo que a história completa da derrota do começo ao fim seja tornada pública no futuro, ainda seria difícil para Shen Wei ser absolvido de culpa.”
Uma má reputação não dá peso às palavras de alguém. Este era um problema que Shen Zechuan não podia contornar.
O Rei Yi de Fanzhou estava atualmente elaborando documentos para atacar e difamar Cizhou, e ele fez referência à derrota várias vezes. A retirada de Shen Wei da batalha sem muita luta era um fato, e não havia como refutar isso, mesmo que Zhou Gui quisesse. Em primeiro lugar, Shen Zechuan era de fato o oitavo filho de nascimento comum de Shen Wei; ele era filho de sangue de Shen Wei, e o chamado tratamento “desfavorecido” que ele recebeu não teve força para conter a raiva do público. Essa era uma relação de sangue, ao contrário de Fei Sheng com uma conexão remota de nascimento comum, onde uma língua loquaz era tudo o que era necessário para convencer as pessoas. Em segundo lugar, a derrota das tropas foi uma tragédia causada por Hua Siqian e as demais tentativas de preencher o vazio no tesouro do estado, mas todas as evidências foram destruídas. Shen Wei cometeu suicídio por autoimolação, Hua Siqian morreu na prisão e Wei Huaigu sucumbiu ao veneno. Nem um único vestígio foi deixado de seu conluio com a Cavalaria Biansha para vender os mapas de defesa militar de Da Zhou.
Esta era a nuvem escura que pairava constantemente sobre a cabeça de Shen Zechuan. Foi também sua maior armadilha. Ele havia subido ao poder em Cizhou, mas por que se deparou com tamanha escassez de talentos? Porque os talentos do mundo se recusaram a vir até ele. Eles preferem seguir heróis como o Rei Yi, que havia se rebelado entre as pessoas comuns, do que jogar suas sortes com Shen Zechuan.
“O Vice Comandante executou um conselheiro de Cizhou hoje, e foi apenas ao realizar o julgamento publicamente que o nome do Vice Comandante não caiu em mais descrédito. Mas com a ascensão de Cizhou e a lealdade de Chazhou, o Vice Comandante deve primeiro abandonar o título de ‘Vice Comandante’ se o Vice Comandante desejar avançar um passo adiante.” Observando a expressão neutra de Shen Zechuan enquanto ele mexia em seu leque dobrável, Yao Wenyu soube então que Shen Zechuan já havia considerado isso, então ele continuou: “Cizhou há muito se libertou do controle de Qudu. Usar o título anterior torna muito fácil confundir o status de mestre e subordinado. Não é mais adequado manter o endereço, ‘Vice Comandante’.”
No momento em que Yao Wenyu falou até este ponto, os dois homens chegaram a um entendimento tácito.
Shen Zechuan poderia ser tratado como “Vice Comandante” ou mesmo “Juiz” — esses eram seus títulos na Guarda-costas Imperial, embora tenham sido anulados quando ele deixou Qudu. Ele estava agora em Cizhou, e o prefeito da província de Cizhou era Zhou Gui. Se ele não tivesse uma nova forma de tratamento, isso implicaria que ele ainda era o convidado e Zhou Gui era o anfitrião e o mestre. Os conselheiros infratores ainda podiam permanecer sentados com segurança na área dividida, apesar do que havia acontecido no yamen, porque eles ainda tratavam Zhou Gui como o mestre de Cizhou. Eles não se viam como subordinados a Shen Zechuan. Ainda havia uma linha entre ambas as partes.
Apenas Kong Ling já havia reconhecido o problema há muito tempo. Ele chamou a atenção de Zhou Gui antes de partir para Chazhou pela última vez, e ele lembrou Zhou Gui novamente quando partiu para Huaizhou desta vez. Mas Zhou Gui realmente não estava bem familiarizado com os meandros do assunto, e foi por isso que ele demorou a reagir.
Shen Zechuan não poderia se proclamar rei, pelo menos não agora. O Rei Yi de Fanzhou se estabeleceu tão cedo que ele era literalmente a presa de pé bem na frente de Qidong. Qi Zhuyin já teve tempo para recuperar o fôlego e voltar ao jogo. Uma vez que ela preenchesse a lacuna no Comando Bianjun, ela teria recursos de sobra para enviar tropas para Zhongbo, e o primeiro contra quem ela iria lutar seriam esses reis aleatórios que surgiram entre as pessoas comuns.
“Há benefícios em ser ninguém sem nome.” Shen Zechuan se inclinou ligeiramente para trás. “Pelo menos se Qi Zhuyin despachar tropas sem qualquer causa justificável, ela não seria capaz de contornar as outras cinco províncias que viriam depois de Cizhou.”
Cizhou não tinha bandidos ou reis autoproclamados. Xiao Chiye, que comandava o Exército Imperial, era aquele que as Oito Grandes Divisões de Treinamento estavam perseguindo. Shen Zechuan era no máximo um “fugitivo” e Cizhou estava no máximo “abrigando um fugitivo”. Zhou Gui não pendurou abertamente e descaradamente a bandeira rebelde e ainda era o “prefeito” no território. O fato de ele ter feito ouvidos moucos às ordens de Qudu pode ser atribuído à longa distância entre Cizhou e Qudu, e apenas com base nisso, Qi Zhuyin não poderia atacar Cizhou — a menos que ela usasse a supressão de bandidos como pretexto para encaminhar suas tropas para o lado ocidental de Cizhou, depois entrar em Cizhou com a desculpa de que ela estava apenas de passagem. No entanto, o envio de tropas como essa significava que os gastos militares necessários aumentariam exponencialmente, e Qudu poderia não ser necessariamente capaz de poupar o dinheiro. A melhor opção ainda era que as Oito Grandes Divisões de Treinamento mobilizassem suas tropas. Eles tinham apoio para provisões de Dancheng e estavam localizados perto o suficiente, e eles também poderiam usar o motivo de rastrear Shen Zechuan para levá-lo para interrogatório para iniciar uma guerra com Cizhou. Mas Han Jin estava muito impaciente. Não só suas tropas foram divididas por Xiao Chiye, ele também foi espancado por Xiao Chiye. Consequentemente, isso levou as Oito Grandes Divisões de Treinamento a recuar.
Mas tal situação não poderia durar por muito tempo.
Porque as Oito Grandes Divisões de Treinamento estavam destinadas a encenar um retorno. Assim que os três partidos em Qudu entrassem em um período de estabilidade, o Ministério da Guerra reelegeria um novo comandante-chefe. Foi para se proteger dessa situação que Xiao Chiye e Shen Zechuan compraram o Campo de Caça Beiyuan de Zhou Gui para usar como acampamento do Exército Imperial. Dessa forma, um Exército Imperial de 20 mil homens seria o escudo a oeste de Cizhou, usado com o propósito específico de resistir às Oito Grandes Divisões de Treinamento. Mas, ao mesmo tempo, o Exército Imperial só precisava retornar ao território de Cizhou, e Qi Zhuyin seria capaz de seguir para o norte e lançar um ataque direto a Cizhou com o objetivo de eliminar as forças rebeldes.
Portanto, Shen Zechuan não tinha pressa em se livrar do Rei Yi de Fanzhou. Ele queria que Rei Yi fosse a montanha que ficava entre ele e Qidong. No entanto, ele também não podia permitir que Rei Yi se expandisse sem controle.
“Uma vez eu fiz uma proposta para o Vice Comandante derrubar Fanzhou rapidamente, mas não é mais um bom momento agora.” O chá na palma da mão de Yao Wenyu havia esfriado. Ele continuou: “Se o Vice Comandante quiser manter o Rei Yi, primeiro você deve cortar a mão com a qual ele está estendendo a mão para o norte”.
“Alguns meses atrás,” os olhos de Shen Zechuan estavam claros. “Lei Jingzhe foi enviado de volta ao Monte Luo por Ce’an, onde se tornou alvo de censura pública e não podia mais comandar os bandidos, resultando em caos no Monte Luo à medida que as várias facções internas se voltaram umas contra as outras. Agora que Rei Yi quer formar uma aliança com o Monte Luo, Lei Jingzhe, que deseja sinceramente voltar, não perderá esta oportunidade.”
Algo se mexeu nos olhos de Yao Wenyu. Ele disse: “O Vice Comandante pretende…”
Shen Zechuan de repente abriu seu leque dobrável e cobriu parcialmente o rosto. Com um sorriso nos olhos, ele disse lentamente: “Vou lhe dar uma mão.”
O vento havia aumentado do lado de fora da janela; parecia que ia chover de novo.
◈ ◈ ◈
Han Jin arranhou as paredes até que seus dez dedos fossem raspados. Ele estava na prisão de Cizhou há quase três meses e ficou tão magro que mal era possível reconhecê-lo. Além do mais, ele ainda teve que aguentar abusos verbais e insultos dos outros. No começo, ele não aguentou e até chorou um rio, mas com o passar do tempo, ele gradualmente ficou entorpecido.
“Hora da refeição.” Carregando um caldeirão na mão, o diretor bateu nas portas das celas uma de cada vez com uma colher de pau e gritou: “É hora da refeição!”
Eles eram hábeis nisso e podiam servir rapidamente o caldo e o arroz, enchendo a tigela até a borda sem perder uma gota. Ao ouvir sua voz, Han Jin correu até a porta da cela e estendeu a mão para a tigela. Inesperadamente, o guarda passando por trás chutou a tigela, espalhando a mistura de arroz e caldo por todo o chão.
Han Jin estava com tanta fome que estava com dores de estômago. Ele se ajoelhou e pegou o arroz no chão com os dedos e o enfiou desesperadamente na boca. Havia grãos de areia e cascalho entre o arroz, o que fez seus dentes doerem quando ele os mastigou. Ele pressionou a cabeça contra a porta da cela e enfiou a mão suja na boca para cavar as pedras.
Enquanto fazia isso, de repente viu um par de pernas parando do outro lado da porta da cela.
Han Jin cuidadosamente levantou os olhos e olhou evasivamente.
Gao Zhongxiong, que inicialmente pretendia vir e dar uma olhada em seu antigo mestre, nunca esperou que Han Jin fosse reduzido a tal estado.
Han Jin era o irmão mais novo de Han Cheng, e pode-se dizer que ele era um jovem mestre de espírito livre em Qudu. Ele sucedeu Xi Gu’an como o Vice-Rei das Oito Grandes Divisões de Treinamento, e também esteve lá pessoalmente durante o caso das valas públicas e foi para as águas. Naquela época, ele tinha grande respeito por Xiao Chiye.
Gao Zhongxiong sentiu um nó na garganta. Várias vezes ele quis abrir a boca e falar, mas as palavras lhe faltaram.
Han Jin olhou inexpressivamente para Gao Zhongxiong, então abruptamente saltou para agarrar as barras e perguntou com uma voz chorosa: “Meu irmão mais velho está aqui? Diga-me, meu irmão mais velho veio?”
⊱───────⊰✯⊱───────⊰