Qiang Jin Jiu - Novel - Capítulo 157
⊱───────⊰⊹⊱✫⊰⊹⊱───────⊰
Quando Lu Yizhi deixou Cizhou no dia seguinte, Shen Zechuan fez com que Fei Sheng se juntasse à sua comitiva com os Guarda-costas Imperiais e o instruiu a escoltá-la até o território de Qidong. Os negócios oficiais que ainda não haviam sido finalizados ontem ainda precisavam ser discutidos mais a fundo, e assim todos se acomodaram em seus respectivos assentos no estudo com as janelas abertas.
“Este é o novo documento de ontem à noite para a leitura do Vice-Comandante, se você puder.” Zhou Gui apresentou os papéis sobre a mesa: “Inicialmente separamos os cidadãos registrados dos refugiados não-documentados e aumentamos a severidade das punições, mas durante a discussão com Yuanzhuo esta manhã, ele propôs que continuássemos mantendo os dois grupos juntos e não os governássemos separadamente.”
“Publique o aviso, e a questão dos registros de domicílios será facilmente resolvida.” Yao Wenyu tossiu algumas vezes. “Será inadequado se fizermos o movimento extra de separá-los; criará infelicidade entre os plebeus recém-registrados, além de dificultar para o yamen a diferenciarem entre o velho e o novo quando cumprirem seus deveres.”
Depois de ler, Shen Zechuan assentiu. “Será um desastre esperando para acontecer também se alguém tentar pescar em águas turbulentas quando chegar a hora. Uma vez resolvido este assunto, a única questão que nos resta tratar antes do final do ano é a do levantamento dos campos. Os registros atuais de terra dos campos em Cizhou foram todos medidos durante o reinado de Yongyi; eles estão muito desatualizados.”
“Cizhou vem recuperando terrenos baldios por três anos seguidos e, na verdade, a área cultivada de terra teve um aumento significativo. Deveríamos ter feito um novo levantamento da terra no ano passado, mas faltava mão-de-obra na época, e Lei Changming estava nos levando a tal situação; é por isso que foi adiado até agora.” Zhou Gui calculou o tempo. “Essa tarefa deve ser concluída antes do final do ano, ou erros inevitavelmente surgirão quando a neve aumentar.”
Cizhou agora tinha muitos mensageiros e policiais do yamen, mas funcionários competentes do governo e outros funcionários menores[1] eram poucos e distantes entre si. Os assessores eram encarregados principalmente de deliberar sobre assuntos oficiais e não eram responsáveis pela transcrição de documentos oficiais, muito menos por enviá-los para inspecionar terras. O yamen tinha escassez de mão-de-obra, assim como Shen Zechuan.
“Após o cadastro e classificação dos domicílios, faça a triagem no local. Contando que sejam alfabetizados, registre-os primeiro em um arquivo para uso futuro, independentemente de serem moradores de Cizhou ou não-nativos de Dancheng.” Quando Shen Zechuan falou até este ponto, ele olhou ao redor dos conselheiros. “Se alguém cometeu um crime no passado, não seremos capazes de descobrir se ele não nos declarar, por isso temos que ser prudentes durante o processo de triagem e verificação. Alguns podem muito bem ver isso como um negócio também, e é inevitável que haja pessoas que tentem bajular as autoridades para ganho pessoal. No entanto, acredito que os vários cavalheiros aqui presentes são todos homens íntegros que podem distinguir entre o astuto e o virtuoso e fazer a coisa certa quando se trata disso.”
Dada a franqueza com que ele disse isso, quem ainda não entenderia? Os conselheiros sentados que inicialmente fumavam seus cachimbos se levantaram ruidosamente. Alguns deles pareciam envergonhados, não se atrevendo mais a brincar de novo.
◈ ◈ ◈
Os conselheiros eram todos convidados de honra de Zhou Gui com livre acesso ao escritório governamental. A maioria deles foi tratada como “senhor”, com suas necessidades diárias fornecidas por Zhou Gui. Havia apenas duas maneiras de ganhar algum dinheiro extra. A primeira era prestar serviços literários, e a segunda era participar dos banquetes dos escudeiros e anciãos locais, onde poderiam obter recompensas monetárias dos senhores da casa. Mas agora que eles estavam encarregados de registrar os registros e examinar os funcionários menores, não havia dúvida de que alguns entre o atual fluxo de refugiados em Cizhou estariam pensando em mexer os pauzinhos e suborná-los às escondidas.
Gao Zhongxiong foi um dos azarados.
Depois que Han Jin foi feito prisioneiro, Gao Zhongxiong não se atreveu a retornar a Qudu por medo de que Han Cheng prosseguisse com o assunto, então ele confiou em sua conexão com seu tio materno em Dancheng e permaneceu em Dancheng como assessor de Pan Yi. A princípio, Pan Yi tinha a intenção de confiar a ele uma grande responsabilidade, mas muitos dos planos e estratégias que ele apresentou eram teorias impraticáveis que só pareciam boas no papel, então Pan Yi gradualmente lhe deu um ombro frio. Intimidado e humilhado pelos empregados da residência Pan, ele não teve escolha a não ser voltar para a casa de seu tio. Mas quando chove, derrama, e seu tio caiu para a morte uma noite enquanto estava em um estupor bêbado. Gao Zhongxiong era um estudioso que era fisicamente fraco para realizar trabalhos práticos, e sua tia, desdenhando-o por ser inútil, encontrou uma desculpa para mandá-lo de volta para Yuzhou.
Gao Zhongxiong se sentiu envergonhado de voltar para casa para enfrentar seus mais velhos e companheiros da cidade, então ele pensou em vender caligrafia e pinturas para alugar alguns acres de terra de baixo rendimento e fazer uma imitação de um imortal despreocupado levando uma vida simples e virtuosa longe do luta pelo poder e riqueza. Mas quem sabia? Ele nem havia sequer trabalhado no campo algumas vezes depois de economizar dinheiro suficiente para comprá-lo quando o campo foi tomado à força pelo déspota local do Clã Fei. Gao Zhongxiong foi ao yamen para apresentar uma queixa e, naquela mesma noite, foi parado por alguns homens no beco e espancado. Até a casa dele foi assaltada. Sem um centavo em seu nome, ele foi levado para as ruas e reduzido à mendicância. Ele queria voltar para Yuzhou, mas não tinha despesas de viagem. Deixado sem alternativa, ele fugiu de Dancheng com os outros refugiados e veio para Cizhou, na esperança de tentar a sorte.
“Velho Xu”, Gao Zhongxiong ficou reservadamente do lado de fora da porta e gritou apressadamente quando viu o homem saindo. “Alguma notícia sobre o assunto do yamen?”
E pensar que ele costumava ser um personagem notável em Qudu, mas agora, ele tinha que se humilhar ao falar com os outros. Ele queria cair nas boas graças do outro homem, mas não estava disposto a exagerar devido ao seu orgulho. No entanto, ficar parado no lugar o fazia parecer bastante deslocado.
O corredor yamen com o sobrenome Xu brandiu seu remo yamen[2] e enxotou Gao Zhongxiong para o lado. Foi só quando ele se virou para trás e não podia mais ver o interior do yamen que ele repreendeu Gao Zhongxiong em um tom abafado: “O que você está fazendo aqui?”
Gao Zhongxiong se sentiu tão humilhado com a advertência que não conseguiu levantar a cabeça. Ele arregaçou as mangas e forçou um sorriso quando conseguiu levantar a cabeça novamente. “Eu passei pela loja de vinhos mais cedo e trouxe um pouco para você matar sua sede. “Aqui, coma um pouco.” Ele apresentou o vinho com as duas mãos, continuando apenas quando viu a expressão do outro homem suavizar um pouco. “Estou em Cizhou há alguns dias. Sobre aquele assunto que falei com você da última vez —”
“Isso importa? Isso importa? O corredor Yamen, Xu, bebeu o vinho e o negou depois de limpar a boca. “O que importa?”
“Sobre conseguir um emprego no yamen.” Gao Zhongxiong não levantou a mão para enxugar a saliva do rosto. “Por favor, faça-me um favor e passe uma mensagem aos vários assessores. Apenas diga que eu era um estudante de Qudu que recebeu o Gabinete Chefe de Vigilância*, Cen…”
(n/t: *Gabinete Chefe de Vigilância – também é conhecido como Censorado)
“Ah, isso importa. Isso pode ser facilmente arranjado!” O corredor de Yamen, Xu, se aproximou. “Prepare três taéis de prata, e eu comprarei alguns maços de tabaco para os vários cavalheiros. Você será capaz de superar esse obstáculo então!”
Gao Zhongxiong ficou atordoado por um momento, sua expressão em uma mistura de alegria e tristeza. “Eu já dei tudo para você. Não tenho mais dinheiro.”
O corredor Yamen, Xu, instantaneamente se tornou hostil. O velho disse: “Como você pode fazer qualquer coisa sem dinheiro? Você acha que os cavalheiros vivem de vegetais? Eles só reconhecerão dinheiro vivo! Se eu não tivesse pena de você e estivesse disposto a ajudá-lo, como essas pratas poderiam ter sido suficientes? De jeito nenhum teria sido o suficiente!
Gao Zhongxiong apressadamente puxou o braço do corredor yamen Xu. “Eu já dei a você um total de sete taéis de prata ao todo. Você deve ter alguma notícia…”
“Você quer entrar por meio de conexões, mas não suporta abrir mão do seu dinheiro.” O corredor Yamen, Xu, jogou a cabaça de vinho nos braços de Gao Zhongxiong e esticou seu pescoço para cuspir nele, suas palavras desdenhosas: “Você sabe, mesmo quando você mija ou caga, ainda precisa desamarrar o cinto!”
Todo o dinheiro de Gao Zhongxiong foi roubado pelo corredor yamen, Xu, e como ele passou o dia todo com o grupo de refugiados, ele estava tão imundo quanto um mendigo. Ao olhar para a caneca do corredor yamen Xu agora, ele se lembrou da humilhação que experimentou em Dancheng. Num acesso de raiva, ele investiu contra o corredor yamen Xu sem se importar, deu-lhe um tapa forte e gritou: “Já que você não fez o que eu pedi, devolva meu dinheiro!”
O corredor Yamen, Xu, não poderia imaginar que Gao Zhongxiong ousaria acertá-lo. Ele apontou para a ponta do nariz de Gao Zhongxiong. “Você, você! Um mesquinho desprezível como você se atreve a me bater?!”
Enquanto eles trocavam golpes, o corredor yamen Xu balançou seu remo yamen na cintura de Gao Zhongxiong, chutou-o no chão e o golpeou violentamente. Gao Zhongxiong, um mero estudioso que estava morrendo de fome há dias, sentiu uma pontada de dor intensa na cintura quando um dos golpes atingiu um osso indeterminado de seu corpo. Ele rolou no chão, cobrindo a cabeça enquanto tentava se esquivar dos golpes, chorando tanto que estava sem fôlego. Mesmo assim, ele ainda gritou: “Você é humano? Você roubou meu dinheiro. Você ainda é humano?!”
Com mais pessoas se aglomerando, o corredor yamen Xu não se atreveu a provocar uma grande comoção, para que o yamen não viesse investigar. Ele jogou de lado seu remo yamen e montou em cima de Gao Zhongxiong, então agarrou seu rosto pela mandíbula e enfiou uma toalha usada para enxugar o suor em sua boca para amordaçá-lo. Gao Zhongxiong estava uivando enquanto lutava, então o corredor yamen Xu o esbofeteou impiedosamente várias vezes até que as orelhas de Gao Zhongxiong estivessem zumbindo e sua visão embaçada; até os cantos de sua boca estavam sangrando.
“Estou em negócios oficiais aqui!” O corredor Yamen Xu gritou para a multidão ao seu redor: “Esse filho da puta é um ladrão de Dancheng. Eu o peguei da última vez. E pensar que ele ainda ousa vir e buscar vingança hoje!”
Um som escapou da garganta de Gao Zhongxiong quando o corredor yamen Xu o arrastou pelo colarinho em direção à entrada do yamen. A lateral de sua bochecha raspou contra o chão, ensanguentado pelo cascalho. Ele estendeu a mão para aqueles diante dele em um pedido de ajuda.
O corredor Yamen Xu chutou Gao Zhongxiong mais algumas vezes no peito e no abdômen. Como corredores de yamen, eles eram os mais hábeis em deter e convocar pessoas para interrogatório — ensinar uma lição a um estudioso frágil como Gao Zhongxiong era simplesmente um pedaço de bolo. Contanto que ele arrastasse Gao Zhongxiong hoje e o mantivesse amordaçado enquanto processava o último com uma acusação de roubo, ele poderia jogá-lo na prisão. Até então, tudo o que ele precisava fazer era avisar os guardas com os quais estava familiarizado, e Gao Zhongxiong faria isso por ele. Se ele sobreviveria ou não após o oitavo mês, tudo dependeria do humor do corredor yamen Xu!
Ao mesmo tempo em que a comoção continuava, Zhou Gui estava voltando com Shen Zechuan dos campos nos arredores da cidade. A carruagem havia sido obstruída no meio do caminho, e ele pensou que era mais um caso de refugiados causando problemas.
Shen Zechuan não disse uma palavra. Zhou Gui rapidamente desceu de sua própria carruagem e ergueu a bainha de seu manto enquanto abria caminho pela multidão e perguntava: “O que está acontecendo? Quem está fazendo confusão na entrada do yamen?!”
O corredor Yamen Xu respondeu imediatamente: “Para responder a Vossa Excelência, peguei um ladrão! Ele não só se recusa a se submeter, mas até bate nos outros!”
Nos últimos dias, Zhou Gui estava perturbado com a falta de ordem pública na cidade. Ele franziu a testa ao ouvir isso. “Mesmo assim, não é assim que se lida com a situação. O que você quer dizer com bater nos outros nas ruas? Isso não está certo!” Ele deu uma olhada em Gao Zhongxiong. Ele inicialmente pretendia castigá-lo e educá-lo sobre as propriedades e a moral. Eles não podiam se dar ao luxo de demorar, então ele disse: “Apresse-se e traga-o para dentro. Dê-lhe um julgamento adequado assim que estiver limpo”.
Ao ouvir isso, Gao Zhongxiong começou a lutar com todas as suas forças e tentou cuspir a toalha em sua boca.
Yao Wenyu estava atualmente discutindo as revisões dos funcionários e outros funcionários menores ao longo desses poucos dias com Shen Zechuan. A carruagem permaneceu parada por muito tempo sem sinais de movimento. Qiao Tianya voltou e levantou um canto da cortina para relatar a Shen Zechuan. “Mestre, eles ainda estão fazendo um tumulto. Vamos fazer um desvio.”
Shen Zechuan empurrou as cortinas para cima com seu leque dobrável e perguntou: “Qual é o problema?”
Eles estão dizendo que é um ladrão; o corredor yamen o prendeu nas ruas.” Qiao Tianya mudou seu corpo ligeiramente para ceder. “Não vi nenhum calo em suas mãos; ele parece ser um estudioso”.
Yao Wenyu, que raramente gostava de estar em lugares barulhentos agora, olhou junto com eles. A área à frente estava repleta de uma multidão de pessoas; ele não podia ver absolutamente nada.
“Vamos fazer um desvio.” Shen Zechuan soltou as cortinas e as deixou cair. “Vá direto para a residência Zhou. Ainda há pessoas esperando no estudo. Temos que discutir a questão do mercado mútuo antes da hora de you*.”
(n/t: *hora de you – 17hrs às 19hrs)
Qiao Tianya ordenou ao cocheiro que virasse os cavalos. Enquanto se viravam, de repente ouviram um lamento de partir o coração à frente. “Vocês estão me forçando à morte! Que tipo de yamen é esse?! Oh céus, você tem que me reduzir, Gao Zhongxiong, a tal situação?!”
Yao Wenyu abruptamente levantou as cortinas e disse a Qiao Tianya: “Espere, essa pessoa é Gao Zhongxiong, cujos ensaios Cen Yu já deu indicações antes.” Ele então olhou para Shen Zechuan. “Ele é o aluno que levou três mil alunos da Academia Imperial a denunciar Pan Rugui naquela noite chuvosa. Vice-Comandante, esta pessoa é útil para nós!”
⊱───────⊰✯⊱───────⊰
Notas:
[1] 胥吏 Ao longo da história, uma das designações genéricas mais gerais para uma classe de funcionários menores que realizavam as tarefas mais servis em todas as unidades governamentais e não tinham status de funcionário público classificado, embora às vezes pudessem ser promovidos a status oficial por serviço meritório.
[2] 水火棍 uma vara ou remo vermelho e preto usado por subordinados yamen no passado.