Qiang Jin Jiu - Novel - Capítulo 156
⊱───────⊰⊹⊱✫⊰⊹⊱───────⊰
A Consorte do Príncipe Hereditário, Lu Yizhi, e Xiao Jiming eram namorados de infância que passaram a viver em harmonia conjugal após o casamento. Ela era uma figura de renome em Libei por suas virtudes. Quando a Consorte do Príncipe de Libei faleceu de doença, Xiao Chiye ainda era um pirralho ignorante. Como diz o ditado: “uma virtuosa cunhada mais velha é comparável a uma mãe”, e isso era exatamente o que Lu Yizhi era aos olhos de Xiao Chiye. Ela não era apenas a irmã mais nova de Lu Guangbai, mas também a amiga íntima de Qi Zhuyin.
A carruagem parou fora da cidade de Cizhou, acompanhada pela Cavalaria Blindada Libei em ambos os lados da via pública. Lu Yizhi sentou-se e ouviu o som de passos vindo além da cortina. Alguém chamou “Vice Comandante”.
Vice-Comandante.
Lu Yizhi gentilmente juntou as mãos e pensou com alegria.
É ele!
Zhou Gui ficou do lado de fora da carruagem e prestou suas reverências de longe. “Saudações a Vossa Senhoria. Tem sido uma jornada longa e cansativa para Vossa Senhoria, então, por favor, vá para a cidade rapidamente.”
Lu Yizhi nunca tinha visto Zhou Gui e, naturalmente, ela também nunca tinha ouvido a voz de Zhou Gui. Já que era “Vice-Comandante” que ela ouviu antes, ela pensou que Zhou Gui fosse Shen Zechuan. A carruagem dirigiu-se para o portão da cidade e, enquanto as rodas rolavam sobre o cascalho, ela silenciosamente levantou um canto da cortina da janela e viu as costas de Zhou Gui.
Zhou Gui estava de costas para ela, então Lu Yizhi não podia ver seu rosto e pensou que este Shen Zechuan era bem diferente da maneira como Xiao Chiye o descreveu na carta. Ela silenciosamente baixou a cortina, mas levantou novamente depois de um momento para dar outra olhada.
Desta vez, o rosto de Zhou Gui foi revelado. Ele era muito mais velho que Xiao Jiming, de estatura mediana, e tinha um rosto magro com uma bela barba combinando. Lu Yizhi ficou tão assustada que ficou muda. Felizmente, ela ainda tinha seu juízo sobre ela e ainda conseguia se lembrar que Shen Zechuan era uns bons dois anos mais novo que Xiao Chiye.
Neste exato momento, ela viu Zhou Gui se curvar levemente para dar lugar a uma figura branca. Esta figura branca era alta e esbelta. Embora ele estivesse de lado, ela podia vagamente ter um vislumbre de sua aparência. Lu Yizhi o avaliou cuidadosamente, pensando que A-Ye realmente não estava se gabando; ele era realmente um observador. Presumivelmente, ele puxou mais à mãe.
Como Shen Zechuan saberia que Lu Yizhi o estava avaliando? Ele falou com Zhou Gui em um tom abafado. “Gostaria de pedir aos vários conselheiros que elaborassem o novo documento hoje. Outros assuntos podem ser temporariamente adiados para discussão outro dia.”
Mesmo que Zhou Gui fosse obtuso, ele também sabia quem Lu Yizhi estava aqui para ver. Ele seguiu Shen Zechuan de perto e disse: “Vou designar imediatamente alguns homens do yamen“.
Shen Zechuan ficou momentaneamente surpreso. “Para quê?”
As palmas das mãos de Zhou Gui estavam suando quando ele respondeu: “Para protegê-lo!”
Shen Zechuan ficou sem palavras. Ele olhou para a comitiva de cerca de quinhentos homens da Cavalaria Blindada Libei. Se eles estivessem realmente aqui para capturá-lo, Zhou Gui não teria sido capaz de detê-los, mesmo que quisesse. Xiao Chiye não havia enviado nenhuma carta após o oitavo mês, então ele só poderia agir com base em suas conjecturas. Ele prontamente tranquilizou Zhou Gui em um tom casual: “Talvez a Consorte do Príncipe Hereditário esteja apenas de passagem. Cizhou leva diretamente a Chazhou, e é muito mais conveniente ir para Qidong a partir de lá. Não há necessidade de Vossa Excelência se preocupar demais. Não somos inimigos de Libei.”
Quem teria imaginado que uma observação tão espontânea de Shen Zechuan realmente acertaria em cheio?
Foi justamente para ir para Qidong que Lu Yizhi rumou para o sul desta vez.
Devido à deserção de Lu Guangbai, Lu Pingyan foi implicado e o tribunal imperial ordenou que ele fosse levado sob custódia para um julgamento. No entanto, Qi Zhuyin simplesmente deteve Yingxi, o eunuco de inspeção do Exército do Comando Bianjun, e exigiu uma explicação do Ministério da Guerra com base na interferência repetida de Yingxi nos assuntos militares de Bianjun e envolvimento na questão das provisões do exército de Bianjun. Ao mesmo tempo, ela levou Lu Pingyan para seu próprio acampamento para cuidar dele. Qi Zhuyin havia enviado uma carta para Libei no sexto mês, pedindo a Xiao Jiming para buscar Lu Pingyan o mais rápido possível.
Este foi um caso importante, e o ponto crucial estava em saber se Lu Guangbai jogaria ou não sua sorte com as Doze Tribos Biansha. Da Zhou atualmente não podia receber nenhuma notícia sobre as Tropas da Guarnição do Comando Bianjun e, apenas olhando para o ato de Lu Guangbai de penetrar profundamente no deserto, havia uma grande possibilidade de ele desertar para as Doze Tribos Biansha. O pedido dos ministros do tribunal para levar Lu Pingyan em julgamento visava mantê-lo como refém em Qudu, para que eles tivessem a vantagem de negociar com Lu Guangbai no futuro. O documento transmitido pelo Ministério da Guerra encontrou obstrução em Qidong, com Qi Zhuyin fechando os olhos para ele. Nesta conjuntura, os Guarda-costas Imperiais deveriam ter sido os únicos com a responsabilidade de realizar a prisão por ordem do édito imperial.
Mas a captura não aconteceu.
Quando as tropas de Zhongbo foram derrotadas há seis anos, foi por ordem do decreto imperial que os Guarda-costas Imperiais liderados por Ji Lei detiveram Shen Zechuan para interrogatório. Exigia não apenas um mandado de prisão, mas também o mandado de prisão oficial decretado pelo Ministério da Justiça a mando do Imperador, bem como as ordens do Imperador em tinta. Após a morte de Li Jianheng, a Imperatriz Viúva assumiu o mandato do céu em seu lugar. Originalmente, havia um plano para a Imperatriz Viúva e o Grande Secretariado emitirem em conjunto a papelada no lugar da aprovação escrita pessoalmente pelo próprio Imperador. No entanto, Qi Zhuyin não aceitou isso; ela apenas reconhecia as ordens imperiais emitidas pessoalmente pelo próprio Imperador, e enquanto os Guarda-costas Imperiais que desceram para Qidong não viessem trazendo o édito imperial elaborado pela mão do Imperador, ela não libertaria Lu Pingyan.
Han Cheng, ao liderar pessoalmente os guardas de honra cerimoniais para o casamento entre os Clãs Hua e Qi, também deveria negociar com Qi Zhuyin. A remuneração oferecida pela Imperatriz Viúva foi bastante generosa, mas nenhum acordo foi alcançado. Como Qudu agora dependia das forças militares de Qi Zhuyin, eles não ousaram forçar Qi Zhuyin a entregar o homem. Xiao Jiming já havia enviado pessoas para perguntar sobre a situação com o pretexto de enviar presentes de felicitações, aos quais Qi Zhuyin havia lhe dado verbalmente uma resposta inequívoca. A viagem atual de Lu Yizhi foi, portanto, com o propósito de buscar Lu Pingyan para Libei.
E para ajudar seu sogro em casa a descobrir o tipo de pessoa que Shen Zechuan era enquanto ela estava de passagem.
Shen Zechuan naturalmente não podia permitir que Lu Yizhi ficasse em uma estação de retransmissão, o que era bastante inadequado para seu status, então ele fez questão de enviar pessoas para arrumar o pátio e convidar Lu Yizhi para passar a noite em nome de Xiao Chiye. Lu Yizhi observou que os beirais virados para cima da residência eram todos em um estilo que Xiao Chiye gostava, e os interiores e exteriores eram organizados e bem cuidados. Ela não pôde deixar de se lembrar da carta que Xiao Chiye escreveu para ela antes de sua partida, da qual três páginas foram dedicadas a encher Shen Zechuan de elogios.
Lu Yizhi desceu da carruagem e Ding Tao alegremente veio cumprimentá-la. Lu Yizhi ficou feliz em vê-lo e o puxou enquanto ela lhe dava uma olhada. “Tao-zi também cresceu muito agora. Por que você não voltou para casa com o Segundo Jovem Mestre?”
Ding Tao respondeu: “O Mestre me ordenou que ficasse parado e ao lado do Jovem Mestre.”
Lu Yizhi chamou a serva para trazer doces para Ding Tao. Ela se sentou na cadeira, juntou as mãos sob as mangas e perguntou gentilmente: “O Segundo Jovem Mestre costuma ficar aqui?”
Ding Tao hesitou, tendo sido advertido por Qiao Tianya antes, mas ele também não se atreveu a mentir para a Consorte do Príncipe Hereditário.
E então Lu Yizhi falou com uma voz ainda mais suave: “Quando você estava em casa da última vez, você costumava vir para aliviar meu tédio. O neto-herdeiro sempre soube de seu Tao-zi gege; ele está constantemente desejando que você volte para casa e brinque com ele.” Enquanto falava, ela se virou ligeiramente para o lado, parecendo um pouco triste. “Já se passaram seis anos desde a última vez que vimos nosso pequeno Tao-zi, e ele se afastou tanto de mim.”
Ding Tao respondeu apressadamente: “Não, de forma alguma! Vossa Senhoria me trata bem. Mesmo antes de eu partir para Qudu, você instruiu Jin-ge a cuidar de mim. Eu me lembro de tudo.”
Lu Yizhi então se virou e disse: “Você é jovem. Como irmãos mais velhos, é responsabilidade deles cuidar bem de você. Quando ouvi sobre como A-Ye era constantemente intimidado em Qudu, eu não conseguia comer e continuei jogando e virando a noite toda. Eu me preocupei por muito tempo…”
Ao ouvir isso, Ding Tao respondeu imediatamente: “O Mestre não se feriu quando deixou Qudu. As Oito Grandes Divisões de Treinamento não conseguiram nos alcançar, e aquele Han Jin que veio atrás de nós ainda está preso na prisão. Vossa Senhoria não precisa se preocupar, o Mestre é um homem formidável agora.”
Já que A-Ye é tão impressionante,” Lu Yizhi falou preocupada, “Por que sua jornada demorou tanto tempo?”
“O Jovem Mestre foi ferido”, Ding Tao contou. “O Mestre foi preso na capital por Han Cheng, e o Jovem Mestre ajudou muito. Mas aquele Han Cheng era realmente abominável — ele até usou o professor do Jovem Mestre para ameaçá-lo. O jovem mestre não conseguiu salvar seu professor, e depois de deixar Qudu, ele ficou gravemente doente. Todos os médicos ao longo do caminho não ajudaram em nada, então não nos atrevemos a nos apressar.”
Lu Yizhi não sabia quem era o professor de Shen Zechuan, mas ficou alarmada ao ouvir isso, e suas expressões traíram um pouco de sua preocupação genuína quando ela perguntou: “O que aconteceu depois? Ele se recuperou?”
Ding Tao não tinha certeza de como explicar isso. “Ele parece ter se recuperado, mas o Mestre e o Vovô dizem que não. A última vez que o Jovem Mestre esteve em Chazhou a negócios, ele adoeceu no caminho e o Mestre ficou com uma raiva terrível quando voltou.”
Lu Yizhi sabia disso. Como esperado, Xiao Chiye realmente vinha com frequência. “Eu nunca vi A-Ye com raiva.”
“Mas o Mestre estava com pressa e só ficou uma noite antes de ter que sair.” Ding Tao pensou por um momento antes de acrescentar em voz baixa: “Ele entrou dando cambalhotas nas paredes.”
A compreensão surgiu em Lu Yizhi e ela disse: “Então, você está feliz em ficar aqui? Se você quiser voltar comigo, eu levo você junto.”
Ding Tao hesitou; ele queria voltar para Libei, mas também não podia simplesmente deixar Cizhou de lado. Ele havia feito planos com Li Xiong para pescar nos arredores da cidade no inverno e também havia prometido a Ji Gang que aprenderia uma série de movimentos antes do ano novo. Mais importante ainda, Shen Zechuan nunca deduziu sua mesada e nunca o repreendeu, mesmo quando mantinha os sapos no pátio de Shen Zechuan.
Lu Yizhi parecia pensativa ao observar isso. Ela deu um tapinha na cabeça de Ding Tao e não o colocou mais em um lugar. Se Ding Tao estava tão hesitante, isso significava que Shen Zechuan o tratava muito bem, e isso era a prova de que Shen Zechuan não era uma pessoa difícil de se conviver; no mínimo, ele teve uma paciência excepcional com esse jovem meio adulto.
Lu Yizhi refletiu consigo mesma.
Aqui estava um homem bonito, doméstico, paciente e leal que valorizava os laços. Ele não só poderia cuidar dos assuntos domésticos, mas também poderia atender aos deveres oficiais. Ele poderia manter A-Ye sob controle, mas não era excessivamente dominador. Sua saúde não era das melhores, provavelmente uma doença antiga de seus primeiros anos em Qudu. E apesar dos muitos contratempos que sofreu em sua vida, ele permaneceu amável e descontraído.
Uma criança tão maravilhosa!
Lu Yizhi bateu palmas e disse entusiasmada: “Rápido, prepare o pincel e a tinta. Eu vou escrever uma carta. Envie-o de volta para Dajing durante a noite e peça ao Príncipe Hereditário que o entregue a Sua Senhoria no campo de batalha assim que terminar de ler.”
◈ ◈ ◈
Como um homem que não estava na família imediata de Lu Yizhi devido ao seu status, Shen Zechuan não pôde prestar seus respeitos a ela cara a cara, então ele ergueu uma tela no pátio para separá-los. Eles já sabiam que Lu Yizhi estava de passagem e assim prepararam um pequeno banquete para receber esta convidada de longe, tendo a esposa de Zhou Gui como companhia durante a refeição.
Madame Zhou era esperta. Ela repetidamente elogiou Shen Zechuan aos céus durante suas conversas privadas com Lu Yizhi e escolheu alguns incidentes para contar a Lu Yizhi. A impressão inicial de Lu Yizhi sobre o Clã Shen foi toda baseada em Shen Wei. Foi Xiao Chiye quem lhe enviou uma carta durante a noite para falar sobre os pontos positivos de Shen Zechuan por três páginas inteiras. Eventualmente, ele implicitamente disse que havia sido espancado por seu velho no campo de batalha e até rebaixado. Ele também escondeu o incidente em que esteve em perigo no Estandarte Tudalong e apenas disse que estava ferido, o que fez o coração de Lu Yizhi doer tanto que ela não quis censurá-lo mais sobre este assunto.
Lu Yizhi ficaria apenas uma noite. Ela ainda tinha que ir para o sul para Chazhou amanhã. Quando a festa terminou, ela convocou especificamente Shen Zechuan para o salão. Quanto mais ela olhava, mais bonito ela achava que ele era, e mais satisfeita ela ficava. Lembrando-se da menção de Xiao Chiye sobre o passado de Shen Zechuan, bem como o que ela ouviu de Ding Tao, ela não pôde deixar de sentir carinho por Shen Zechuan.
Shen Zechuan pensou que a maneira como a Consorte do Príncipe Hereditário olhava para ele era como alguém olharia para um coelho; ela era tão gentil quanto poderia ser, como se ser apenas um pouco mais feroz o deixasse em estado de choque.
“Vice Comandante Shen,” Lu Yizhi disse em uma voz suave e gentil. “Eu impus a você e lhe causei problemas, então espero que você possa aceitar este presente como um gesto de agradecimento e apreço.”
Sem sequer esperar que Shen Zechuan respondesse, ela gesticulou para que a serva o apresentasse a ele. Ao contrário de sua expectativa, não era nada raro, apenas cetim em uma caixa. Como não era nada valioso, Shen Zechuan não recusou depois de algumas cortesias educadas. Mas, ao aceitá-la, achou a caixa pesada.
Quando Shen Zechuan voltou ao pátio, ele o abriu para dar uma olhada. Havia pulseiras de ouro e jade acolchoadas na parte inferior, todas relíquias de família intricadamente incrustadas e requintadamente trabalhadas com qualidade.
Fei Sheng deu uma espiada por trás dele e se maravilhou se este não fosse um conjunto de herança de família destinados a serem passados para uma nora! Mas ele não se atreveu a vocalizar seus pensamentos e silenciosamente desviou o olhar, deixando Shen Zechuan sozinho no lugar todo intrigado.
⊱───────⊰✯⊱───────⊰