Qiang Jin Jiu - Novel - Capítulo 149
⊱───────⊰⊹⊱✫⊰⊹⊱───────⊰
Estava escuro em Qudu. Lanternas foram levantadas em ambos os lados das ruas. A carruagem de cavalos de Hua Xiangyi voltou para a cidade e foi direto para a residência Pan. Dando instruções aos presentes nas laterais, ela simplesmente disse que queria ter uma conversa de menina para menina tarde da noite com Zhaoyue, e então enviou alguém ao palácio para transmitir a mensagem de que ela voltaria mais tarde.
O caminho da Princesa do Comando Zhaoyue para o casamento foi repleto de dificuldades. O Marquês de Helian inicialmente tinha seu coração voltado para Yao Wenyu, e mais tarde para Xiao Chiye, quando a Imperatriz Viúva tomou o assunto em suas próprias mãos. Mas no final, nenhum deles deu certo. Marquês de Helian achou bastante humilhante. Ele sentiu que a Princesa do Comando Zhaoyue não era mais jovem. Além do mais, ela era a filha legítima do Clã Fei, nascida da esposa principal. Era desaconselhável arrastar o assunto mais adiante, e aconteceu que Han Cheng veio visitá-los naquele momento, então ele tinha a Princesa do Comando Zhaoyue prometida a um rapaz do Clã Han. Mas esse casamento não deu certo, porque o Marquês Júnior, Fei Shi, era um vadio, e ele sabia muito bem que o rapaz do Clã Han também era; na verdade, aquele rapaz era ainda pior do que aquele Han Jin. Fei Shi o desprezou, achando-o indigno de sua irmã mais velha, então ele trouxe alguns homens para criar um grande tumulto, destruindo à força este plano de casamento em pedaços.
O Marquês de Helian não conseguiu controlar seu filho. Deixado sem escolha, ele ponderou sobre várias opções, oscilando entre elas antes de decidir por Pan Yi, o segundo filho de uma concubina do Clã Pan. Ele era o irmão mais novo de Pan Lin. Ambos os clãs se conheciam de dentro para fora e ambos faziam parte dos Oito Grandes Clãs. Fei Shi observou cuidadosamente esse cunhado mais velho em potencial por um tempo, e só então a Princesa do Comando Zhaoyue finalmente se casou.
Pan Yi era um homem erudito e refinado que originalmente ocupou o cargo de Diretor do Departamento de Hidrovias e Irrigação do Ministério de Obras. Mais tarde, Pan Xiangjie passou com segurança pelo caso das valas públicas, e Pan Lin assumiu o cargo de Wei Huaigu no Ministério da Receita. Posteriormente, Pan Yi também foi promovido. Ele foi transferido de volta para a cidade natal do Clã Pan, Dancheng, para servir como comandante de Dancheng. Essa pessoa gostava de ler, e ele tinha um profundo respeito pelos talentos e aprendizado de Yao Wenyu. Foi por isso que ele acompanhou sua esposa quando esta foi fazer uma visita a Yao Wenyu.
Pan Yi estava originalmente esperando em casa quando Pan Lin por acaso saiu da sessão do tribunal. Ambos os irmãos estavam conversando no salão da frente quando ouviram alguém chamando por trás.
Pan Lin estava agora no comando do Ministério da Receita. Como muita coisa aconteceu em Qudu depois da primavera, o documento de nomeação da corte imperial ainda não havia sido emitido, então ele ainda carregava o título de Vice-Ministro. Ele ficou surpreso ao ouvir o relatório do servente e questionou: “A Terceira Senhorita quer me ver?”
Hua Xiangyi ainda não havia se casado e era a menina dos olhos da Imperatriz Viúva. Os guardas que a acompanhavam dentro e fora do palácio não podiam ser subestimados. Era difícil para os homens que eram estranhos ter um vislumbre de sua aparência. Mesmo que Pan Xiangjie quisesse vê-la, ele tinha que ser convocado. Pan Lin não sabia o que estava acontecendo, e ele também não se atreveu a perder tempo, então ele se levantou rapidamente com Pan Yi e se apressou.
No momento em que Pan Yi entrou no pátio, ele viu sua esposa de pé sob os beirais chorando. Havia também um médico dentro do quarto. Pan Lin ficou chocado, pensando que Hua Xiangyi havia se ferido, então ele se apressou a perguntar: “Cunhada mais nova, o que aconteceu?”
A Princesa do Comando Zhaoyue chorou tanto que seus olhos estavam vermelhos. Ela segurou seu lenço, mas antes que pudesse dizer uma palavra, ela estava tremendo com soluços mais uma vez. Ela cobriu o rosto e se virou, e Pan Yi correu para protegê-la, perguntando enquanto ele a puxava: “Minha querida, o que está acontecendo?!”
Hua Xiangyi disse de dentro da sala: “O Vice-Ministro e o Comandante são meus irmãos mais velhos[1], por isso não há necessidade de observar as formalidades tão escrupulosamente. Por favor, entre para conversar.”
Pan Lin sentiu-se aliviado ao ouvir a voz gentil de Hua Xiangyi, que não parecia que ela estava ferida. Ele trocou olhares com Pan Yi e hesitou por um momento, então foi em frente para levantar a cortina e entrar. Havia uma tela montada na sala e Hua Xiangyi estava sentada no assento de honra. Ambos os homens se ajoelharam e saudaram em uníssono: “Estes humildes súditos prestam seus respeitos à Terceira Senhorita.”
Hua Xiangyi disse: “Irmãos, por favor, levantem-se”.
Pela cortina de contas ao seu lado, Pan Lin viu um médico lá dentro, então perguntou: “Quem está ferido?”
Depois de um momento de silêncio, Hua Xiangyi respondeu: “Verdade seja dita, o homem deitado lá dentro não é outro senão o amado pupilo do Grande Secretário, Yao Wenyu.”
Pan Yi prontamente exclamou encantado: “É Yuanzhuo!” Mas sua expressão mudou abruptamente no momento em que as palavras saíram de sua boca. Ansioso, ele perguntou: “Oh, não! Ele se machucou no Monte Bodhi? Ouvi dizer que a estrada no Monte Bodhi está em mau estado há muitos anos e é propenso a acidentes em dias chuvosos.”
A Princesa do Comando ficou ao lado e enxugou as lágrimas. “Como o irmão primo mais velho está ferido por causa da estrada? Ele foi sequestrado e roubado!” A tristeza a dominou neste momento. “Aquelas pernas… O que ele vai fazer no futuro?”
Muitos pensamentos passaram pela mente de Pan Lin em um instante. Ele estava atualmente no momento crítico de uma promoção. Uma vez que o documento de nomeação para promovê-lo a Ministro da Receita fosse emitido, ele só teria que esperar alguns anos para que os laudos da fiscalização o alcançassem e anulassem as impugnações que havia recebido no caso das valas públicas, e seu futuro seria brilhante pavimentado com possibilidades ilimitadas. A identidade de Yao Wenyu era especial e havia uma tendência política surgindo na corte imperial no momento. Pan Lin inicialmente não desejava fazer parte disso, para não ser considerado membro ou apoiador de uma das facções. No entanto, ele respeitava Hai Liangyi.
Pan Lin parou por um momento antes de dizer: “O Monte Bodhi fica nos arredores da cidade e há esquadrões de patrulha dentro e fora de Qudu. O encontro de Yuanzhuo com um acidente não é de forma alguma uma questão trivial. Terceira Senhorita, por favor, me conte os detalhes primeiro.”
Ele não evitou o assunto nem desistiu do assunto, então Hua Xiangyi sabia que ela estava certa em encontrá-lo. Pan Lin tinha um temperamento ruim, e o único amigo com quem ele tinha para se divertir era Fei Shi. Aquele com quem ele não se dignava a lidar era Xue Xiuyi. Naquela época, após o caso de valas públicas, Xiao Chiye ofereceu um banquete depois de receber um título nobre, e Pan Lin foi a seu convite. Humilhado de todas as maneiras possíveis por Xue Xiuyi durante o banquete, Pan Lin fez uma promessa de que, mesmo que ele “morresse de fome no futuro, ele nunca se sentaria na mesma mesa que o Clã Xue.” A partir de então, ele não interagiu ou socializou mais com o Clã Xue. Xue Xiuzhuo estava agora no auge do poder em Qudu por causa de seu apoio a Herdeira Aparente do trono, e mesmo assim, Pan Lin nunca o visitou. Xiao Chiye ajudou o Clã Pan a sair de sua situação naquela época, salvando Pan Xiangjie de ser condenado à morte por Wei Huaigu durante o caso das valas públicas, e o projeto das valas públicas de Qudu que Pan Lin o havia retribuído mais tarde se tornou a chave que ajudou Qiao Tianya e o resto a escapar de Qudu.
Mais tarde, Xiao Chiye foi preso em um cerco por Han Cheng, que pretendia matá-lo. Ele foi acusado de conspirar para assassinar o Imperador Tianchen e, apesar disso, Pan Lin não se apressou em traçar uma linha clara entre eles. O pai dele, Pan Xiangjie, era famoso por ficar em cima do muro e ir conforme a maré balançasse, mas ele, Pan Lin, conseguia resistir ao ser chamado de “justo”.
Hua Xiangyi deu a ele um relato de seu encontro com Yao Wenyu em um tom abafado. Eventualmente, ela disse: “O Vice-Ministro estaria disposto a ouvir algumas palavras minhas?”
Pan Lin respondeu: “Este humilde sujeito é todo ouvidos.”
Hua Xiangyi olhou ligeiramente com o canto do olho para aquela cortina de contas. Um momento depois, ela disse: “A tempestade que se forma em Qudu é atualmente imparável. O problema que Yuanzhuo enfrentou hoje não é de forma alguma uma coincidência. O Vice-Ministro sabe melhor do que eu sobre os assuntos da corte imperial. A repreensão do Grande Secretário pela morte será uma questão de arrependimento para Da Zhou através dos tempos. Yuanzhuo não é apenas o amado pupilo do Grande Secretário, mas também o amado filho do Clã Yao. Sua reputação está agora em frangalhos por causa do incidente da Academia Imperial, mas seus talentos e aprendizado ainda permanecem, e sua integridade moral ainda existe. Sua resolução e ambição serão ainda mais fortes depois de passar por essa tribulação, e não há razão para que ele não possa voltar no futuro e liderar os literatos do mundo a recriar a glória da Academia Imperial.”
Pan Lin não disse nada.
Após um longo silêncio, Hua Xiangyi continuou: “Yuanzhuo deve deixar Qudu o mais rápido possível depois desta noite. Estou prestes a me casar longe com Qidong, e seria inconveniente para mim ir e vir livremente. Embora eu tenha uma posição no palácio imperial, não posso mandá-lo abertamente para fora da capital com grande alarde.”
Nesse ponto, Hua Xiangyi se levantou e lentamente se ajoelhou para se curvar a Pan Lin através da tela.
O rosto de Pan Lin ficou pálido. Ele deu um passo à frente e disse: “Isso não vai dar! Terceira Senhorita, por favor, levante-se rapidamente!”
Hua Xiangyi se curvou e disse: “Yuanzhuo é abençoado por ter sido sucessivamente ensinado por sábios professores nesta vida. Eu li todos os seus ensaios. A Herdeira Aparente do trono acaba de ser estabelecida, e a Academia Hanlin agora é uma concha vazia. O equilíbrio tripartido de poder com a Tia na liderança não pode durar muito tempo, e Kong Qiu mal consegue se defender sozinho. Posso ser uma garota, mas sei que homens de talento extraordinário são difíceis de encontrar.” Ela parou por um momento e continuou solenemente: “Chengzhi, por favor.”
Ela se dirigiu a Pan Lin por seu nome de cortesia, dizendo isso do fundo de seu coração.
Pan Lin não pôde deixar de parecer envergonhado ao ver até que ponto Hua Xiangyi estava disposta a ir para salvar Yao Wenyu. Ele disse apressadamente: “Terceira Senhorita, por favor, levante-se! Eu valorizo os talentos de Yuanzhuo. Isso é o que devemos fazer, para começar. Amanhã de manhã, Yuanzhuo seguirá minha cunhada mais nova para fora de Qudu e descansará em Dancheng primeiro. Depois que ele se recuperar de seus ferimentos, ele pode decidir o que fazer por conta própria.” Hai Liangyi veio à sua mente neste momento. Ele continuou: “Embora o Grande Secretário e alguns de nós não nos vemos na política, ainda o tenho em estima. Quão galante é para um ministro civil protestar contra sua morte! Eu deveria dar uma mãozinha, mesmo que seja para o Grande Secretário.”
Hua Xiangyi continuou: “A outra parte já deve saber sobre a fuga de Yuanzhuo da morte hoje. Para garantir, gostaria de pedir ao Vice-Ministro que pensasse numa maneira de jogar areia nos olhos deles.”
Pan Lin respondeu: “Já tenho uma ideia em mente.”
“Já está ficando tarde agora; Não posso ficar mais.” Hua Xiangyi levantou-se e deixou a serva apoiá-la enquanto ela ia para o lado das cortinas de contas. Ela olhou para Yao Wenyu ali dentro, seu rosto branco como um lençol. No final, ela não disse nada e se despediu.
Duas horas após a partida de Hua Xiangyi, um cadáver envolto em uma esteira de palha foi enviado pelas portas dos fundos da Residência Pan. Aqueles no pátio externo perguntando sobre isso não sabiam os detalhes. Tudo o que ouviram foi que era um mendigo que a Princesa do Comando Zhaoyue trouxe de fora e que morreu de doença no meio da noite. As tropas perseguidoras que estavam agachadas à espreita por muitas horas seguiram todo o caminho até o cemitério para examinar o cadáver. O líder descobriu que o corpo se encaixava perfeitamente no físico de Yao Wenyu; até as feridas de suas pernas quebradas eram idênticas. A única coisa era que o rosto do cadáver estava desfigurado; no entanto, as marcas de mordida em seus lábios eram semelhantes.
Não se atrevendo a perder tempo, o homem retirou-se com seus homens de volta à residência para fazer seu relatório.
◈ ◈ ◈
No dia seguinte, a Princesa do Comando Zhaoyue e Pan Yi partiram para Dancheng. Ela acabara de dar à luz uma criança, e havia tantas babás e servas acompanhando-a que só a carruagem contava com dezenas. Pan Lin foi comparecer ao tribunal matinal. Enquanto esperava ao pé da escada, ele viu Kong Qiu e Cen Yu parados na frente. Preocupado que houvesse pessoas na corte imperial observando, ele não avançou.
Atualmente, a herdeira aparente do trono levantava-se na hora yin* e frequentava as aulas na hora mao**. Os participantes do colóquio clássico organizado pelo Grande Secretariado eram todos estudiosos e acadêmicos cuidadosamente escolhidos da Academia Hanlin, e as aulas da manhã não podiam terminar antes do meio-dia. Enquanto isso, a Imperatriz Viúva ainda era quem mantinha a corte atrás da tela[2]. Li Jianting apenas mudou de frequentar as aulas na residência Xue para frequentar as aulas no palácio. Enquanto a Grande Secretaria não passasse na votação, ela teria que continuar a ser uma estudante. O Ministério dos Ritos há muito tempo vinha fazendo os preparativos para a entronização, mas a grande cerimônia agora parecia a anos-luz de distância com Kong Qiu e o resto suprimindo-a.
(n/t: *hora yin – entre 3hrs a 5hrs am | **hora mao – entre 5hrs a 7hrs am)
Xue Xiuzhuo ainda estava ensinando Li Jianting. Li Jianting não tinha autoridade para participar dos assuntos governamentais e políticos, embora tivesse o direito de comparecer ao tribunal e ouvir. Ela dormia muito pouco todos os dias. Depois das aulas da manhã, ela tirava um cochilo curto, então seria o conselho do Grande Secretariado liderado por Kong Qiu e Xue Xiuzhuo à tarde. Todos os assuntos dos Seis Ministérios, independentemente da importância, tinham de ser relatados pelo Grande Secretariado. Li Jianting raramente falava enquanto eles se levantavam e deliberavam sobre esses assuntos, mas sua atitude era respeitosa e prudente. Fossem as aulas matinais ou os conselhos, ela sempre chegava antes dos ministros e se colocava respeitosamente sob os beirais do Salão Mingli para esperá-los.
Kong Qiu e Cen Yu inicialmente não gostaram de Li Jianting, mas até eles tiveram que admitir que a atitude de Li Jianting era sincera o suficiente. Seu desejo de aprender era muito mais evidente do que o de Li Jianheng.
Pan Lin se preparou para embarcar na carruagem depois que ele deixou o tribunal. Quando estava prestes a baixar as cortinas, viu Xue Xiuzhuo saindo pelos portões do palácio com outra pessoa. Os olhos dos dois homens se encontraram por um instante. Pan Lin assentiu calmamente e conseguiu, com algum esforço, curvar-se parcialmente a ele. Só então baixou a cortina da carruagem.
◈ ◈ ◈
Qiao Tianya fechou a janela, fazendo um leve barulho.
Yao Wenyu acordou. Era como se ele tivesse acabado de sair da carruagem trêmula; o calor sufocante estava por toda parte. Ele virou os olhos e viu Qiao Tianya.
Qiao Tianya disse: “Agora é o terceiro quarto da hora de yin; você pode dormir um pouco mais.”
Yao Wenyu disse sem expressão: “Tendo acordado de um sonho, não estou muito interessado em voltar a ele.”
Qiao Tianya serviu chá e tomou um gole, depois ergueu a xícara para Yao Wenyu. “Quer uma bebida?”
Após um momento de silêncio, Yao Wenyu disse: “O chá não tem gosto. Mude para vinho.”
“Você ainda não se recuperou de seus ferimentos. É desaconselhável que você beba vinho.” Enquanto Qiao Tianya falava, ele pegou o vinho ao lado de sua cintura, sacudiu algumas vezes e o abriu para beber ele mesmo. “Eu vou beber para você. Você pode assistir.”
Depois que Qiao Tianya terminou de beber, Yao Wenyu disse: “Excelente vinho.”
A franja na testa de Qiao Tianya caiu e cobriu seus olhos. Sua barba por fazer, que havia crescido recentemente, ainda não havia sido raspada. Ao ouvir Yao Wenyu, ele acariciou algumas vezes e disse: “O vinho que custa algumas cordas de moedas de cobre não pode ser considerado excelente. Se você melhorar, estou disposto a gastar dezenas de taéis de prata para deixá-lo provar um vinho real excelente.”
O canto dos lábios de Yao Wenyu mudou ligeiramente.
Qiao Tianya se encostou à mesa e olhou para ele. “O artesão militar de Libei chegará em alguns dias. Então poderei sair com você para apreciar a paisagem de outono de Cizhou.”
O sorriso de Yao Wenyu desapareceu. Ele olhou pela janela; havia o som tilintante dos sinos de vento sob os beirais novamente. Ele ficou quieto por um longo tempo antes de dizer: “Posso incomodá-lo a pedir ao Vice-Comandante que prepare um presente generoso em meu nome para o grande casamento entre Hua e Qi amanhã. A Terceira Senhorita Hua salvou minha vida. Por favor, agradeça a ela em meu nome também. Não diga mais nada a ela. Apenas diga que estou bem.
Qiao Tianya respondeu afirmativamente.
O olhar de Yao Wenyu relaxou. Ele disse: “Vamos tocar a cítara de sete cordas[3]”.
Quando Shen Zechuan se levantou, ouviu o som fraco da cítara de sete cordas no pátio.
Fei Sheng brincou: “Este Qiao Tianya é realmente profundo com talentos ocultos”.
Shen Zechuan inclinou a cabeça e disse: “O Clã Qiao entrou em declínio e todas as sensibilidades delicadas que ele possuía como um jovem mestre desapareceram junto com ele. O momento mais difícil foi durante o exílio, quando ele teve que brigar por comida com cães vadios e ao mesmo tempo cuidar da cunhada mais velha. Tudo o que ele tem hoje é aquela cítara de sete cordas dele. Ele o limpa e acaricia todos os dias, e o aprecia muito, tanto que nunca o toca para os outros – este é o seu orgulho.”
Fei Sheng já tinha visto aquela cítara de sete cordas antes. Nem mesmo Ding Tao se atreveu a tocá-lo. Ele não entendeu esse pouco de orgulho, mas não falou para difamá-lo. Ele trabalhou junto com Qiao Tianya por muitos anos. Embora ele estivesse querendo tomar o lugar de Qiao Tianya durante todo esse tempo de Qudu a Cizhou, ele ainda estava disposto a reconhecer as capacidades de Qiao Tianya.
⊱───────⊰✯⊱───────⊰
Palavras da Autora T97 (Tang Jiuqing):
Então, o que há com esse veneno?
Você descobrirá em alguns capítulos.
Obrigado por ler.
⊱───────⊰✯⊱───────⊰
Notas:
[1] Especificamente 兄长 xiongzhang, uma forma respeitosa de endereço para um irmão mais velho ou um amigo do sexo masculino.
[2] 垂帘听政 literalmente para segurar a corte atrás de uma tela ou cortina. Uma prática na China antiga, onde a imperatriz ou imperatriz viúva tinha permissão para presidir a corte imperial sem realmente ser vista por seus súditos, uma vez que as mulheres eram proibidas na política. Isso geralmente seria feito pela mãe de um imperador criança, que serviria como regente e governaria no lugar do imperador.
[3] Especificamente 古琴 Guqin é um instrumento musical chinês de sete cordas dedilhado da família das citaras.