Qiang Jin Jiu - Novel - Capítulo 148
⊱───────⊰⊹⊱✫⊰⊹⊱───────⊰
No terceiro quarto da hora de yin* Qiao Tianya levantou a cortina aberta.
(n/t: *hora de yin entre 3hrs am e 5hrs am)
Yao Wenyu estava falando enquanto dormia. A dor em suas pernas o fez suar mesmo durante o sono. A roupa de cama não era tão acolchoada e, como ainda não era a estação chuvosa em Cizhou, as janelas estavam abertas, com as persianas de bambu balançando ao vento. Yao Wenyu estava deitado no abraço do vento, como se estivesse descansando sobre a chuva da primavera.
Vários meses atrás, a tempestade da Academia Imperial atingiu os oficiais da corte imperial de origens humildes bem na cara. Kong Qiu e Cen Yu foram os primeiros a suportar o peso disso. Mesmo Yao Wenyu também não foi poupado. Depois que a tempestade passou, Yao Wenyu recebeu abrigo e proteção de Kong Qiu e quase não apareceu publicamente em Qudu; em vez disso, ele acompanhou Hai Liangyi no Monte Bodhi todos os dias, até o dia em que sua carruagem de cavalos foi emboscada.
Naquele dia, Yao Wenyu conheceu Xue Xiuzhuo.
◈ ◈ ◈
Xue Xiuzhuo e Yao Wenyu eram colegas. Muito antes de Hai Liangyi, ambos estudaram lado a lado na escola do Senhor Changzong. Hai Liangyi tinha sido parcial para Yao Wenyu inicialmente por causa do Velho Mestre Yao. Naquela época, Xue Xiuzhuo já havia enviado três cartões de visita para Hai Liangyi na esperança de ser aceito como aluno deste último, mas todas as suas tentativas foram rejeitadas por Hai Liangyi.
Yao Wenyu frequentemente ouvia Xi Hongxuan falar sobre Xue Xiuzhuo, porque Xue Xiuzhuo viveu em circunstâncias difíceis durante seus primeiros anos na Residência Xue. Após a morte de seu pai, as respectivas panelinhas dentro do Clã Xue lutaram com unhas e dentes entre si por sua herança de campos e mansões, provocando tal confusão que todos em Qudu ficaram sabendo disso, e foi por isso que os clãs nobres os desprezavam. O filho legítimo, Xue Xiuyi, era um homem pretensioso que fingia ser um homem de letras; ele não sabia nada sobre antiguidades, mas era constantemente enganado para gastar enormes quantias de prata com elas durante todo o dia. Em apenas alguns anos, a riqueza do Clã Xue foi desperdiçada de forma limpa. Os ramos colaterais do Clã Xue gradualmente se afastaram do ramo principal, dificilmente se preocupando em continuar a esvaziá-los. Xue Xiuyi passou o dia todo brincando. Ele queria ingressar na Academia Hanlin, então enviou um grande número de presentes para Hua Siqian, que ocupava simultaneamente os cargos de Chanceler Hanlin e Grande Secretário do Grande Secretariado; foi tudo uma tentativa desesperada de bajular que só resultou em ele ser desprezado. Até o Marquês de Helian e o Clã Fei o viam com desdém.
Todos pensaram que era o fim do Clã Xue, mas foi nesse momento que Xue Xiuzhuo fez sua descoberta. Sua iniciação na Academia Hanlin foi legítima, feita por meio de canais adequados, passando nos exames. Hai Liangyi foi quem revisou criticamente as obras da época, e os ensaios de Xue Xiuzhuo sobre política contemporânea foram excelentes. Não foi por acaso que seu nome apareceu na lista dos aprovados. Yao Wenyu havia lido todos os ensaios de Xue Xiuzhuo sobre política contemporânea. O Xue Xiuzhuo, recém-formado na Academia Hanlin*, estava cheio de força e energia. Podia até ver a sombra de Qi Huilian nele. Ele repetidamente enviou memoriais ao Imperador para falar sobre o ressarcimento dos campos nas áreas locais, que era o que Qi Huilian havia deixado inacabado naquela época. Tomemos como exemplo as oito cidades de Qudu: os clãs nobres devoraram as fazendas e campos dos plebeus sem denunciá-lo às autoridades, cancelando assim o imposto fundiário de dez mil hectares de campo. Isso era algo que não podia ser discernido nas auditorias quando o Ministério da Receita estava sob o controle de Wei Huaigu e do resto.
No entanto, Xue Xiuzhuo não conheceu alguém como o príncipe herdeiro do palácio oriental que pudesse protegê-lo. Seus memoriais ofenderam não apenas Hua Siqian, mas também os vários oficiais da corte imperial dos clãs nobres daquela época. Ele até ofendeu Pan Rugui. Todas essas pessoas foram mais tarde inextricavelmente ligadas ao caso da derrota das tropas de Zhongbo. Eles há muito formaram uma aliança entre si durante o final do reinado de Yongyi. Mesmo o aparentemente marginalizado Marquês de Helian e o Clã Fei fizeram movimentos para invadir os campos dos plebeus em Dancheng. Xue Xiuzhuo era como um coelho bebê pego em um cerco, provocando uma tempestade na corte imperial. A denúncia veio forte e rápida. Hua Siqian usou Xue Xiuzhuo como desculpa para atacar Hai Liangyi – que havia promovido Xue Xiuzhuo – bem como os oficiais de origens humildes que Hai Liangyi representava.
Aqueles dias foram difíceis. Até mesmo Yao Wenyu, que estava vagando pelo país, podia ouvir trechos de rumores. Oficiais que foram rebaixados naquela época incluíam Kong Qiu, e oficiais menores e de baixo escalão como Liang Cuishan também foram inadvertidamente pegos no fogo cruzado. Hai Liangyi conseguiu se esquivar dos golpes de Hua Siqian e retirou-se de sua posição como o último Vice-Grande Secretário do Grande Secretariado, minimizando assim sua participação nas discussões da corte imperial. Os de origem humilde voltaram a entrar no estágio de hibernação. O futuro de Xue Xiuzhuo era limitado, e ele foi publicamente censurado por Hua Siqian. Ele tinha acabado de ingressar na corte imperial e seu assento na Academia Hanlin ainda não havia sido totalmente garantido antes de ser rebaixado à posição de um mero escritor para a revisão da história do estado.
No entanto, não foi o medo por trás da retirada e concessão de Hai Liangyi naquela época. Pelo contrário, foi o início dos preparativos dos humildes oficiais para revidar. Hai Liangyi há muito tem estava preocupado com a situação do tesouro do estado. Em vez de levantar questões difíceis dentro de Qudu, eles começaram a investigar nos livros contábeis das áreas locais. A pessoa que Hai Liangyi escolheu naquela época foi Xue Xiuzhuo, e foi tudo a pedido de Hai Liangyi que Xue Xiuzhuo passaria a ser o Secretário-Chefe de Supervisão do Gabinete de Fiscalização da Receita. Xue Xiuzhuo também não decepcionou Hai Liangyi. Depois de passar por aquela rodada de denúncias, ele se tornou muito mais prudente e experiente.
Xue Xiuzhuo permaneceu como Secretário-Chefe de Supervisão do Gabinete de Fiscalização da Receita por oito anos inteiros. Ele deveria ter sido promovido há muito tempo, segundo suas avaliações durante esse período. No entanto, Hai Liangyi o segurou e o colocou no fundo para temperar e se aprimorar. Yao Wenyu sentiu que este homem realmente nasceu para ser um oficial, porque ele entendia a intenção de Hai Liangyi muito bem. Não só não houve uma palavra de reclamação dele, como também fez um bom trabalho. Ele conhecia de cor a situação política local em Juexi e nas Oito Grandes Cidades de Qudu. O fato de Juexi ter conseguido restaurar a abundância de seus armazéns tinha muito a ver com Jiang Qingshan, mas, da mesma forma, a contribuição de Xue Xiuzhuo também não podia ser descartada.
Jiang Qingshan não tinha Yao Wenyu em alta estima, nem mesmo lia os ensaios de Yao Wenyu, porque eles eram mais práticos do que oradores idealistas. Para autoridades como eles, Yao Wenyu não era tão importante quanto Xue Xiuzhuo, mesmo que Yao Wenyu fosse realmente um gênio.
Xiao Chiye disse uma vez que Xue Xiuzhuo era mais parecido com o aluno de Hai Liangyi do que Yao Wenyu. Isso porque Xue Xiuzhuo atendeu aos desejos de Hai Liangyi e dos oficiais de origem humilde. Seu memorial chocante no Campo de Caça Nanlin forçou Hua Siqian a se rebelar, salvando anos de trabalho meticuloso e esforço dos oficiais de origens humildes de ir para o lixo. O Imperador Xiande faleceu de doença, a Imperatriz Viúva foi forçada a recuar, e as facções Hua e Pan subsequentemente se desfizeram. Eles deram as boas-vindas a um novo, jovem e saudável Imperador.
Mas, infelizmente, não era para ser. Li Jianheng não foi feito para ser um Imperador.
Yao Wenyu não tinha sentimentos ruins em relação a Xue Xiuzhuo antes da morte de Hai Liangyi. Aos olhos de Yao Wenyu, ele era uma pessoa em uma posição delicada. Ele parecia ter abandonado os clãs nobres e, contudo, ainda conseguiu obter o apoio total de Xi Hongxuan e dos outros. Era como se ele estivesse parado em uma certa linha, onde as forças de ambos os lados eram todas peões, incluindo ele mesmo.
◈ ◈ ◈
Estava chovendo quando Yao Wenyu encontrou Xue Xiuzhuo no Monte Bodhi. Eles foram para um pavilhão de palha e se acomodaram para jogar uma partida de xadrez. Não houve uma única conversa entre eles durante o jogo, nem mesmo uma troca de olhares. O jogo durou várias horas, terminando em um empate.
Xue Xiuzhuo abriu seu guarda-chuva antes da partida. Ele olhou para trás e perguntou a Yao Wenyu: “Você vai para os exames imperiais na primavera do próximo ano?”
Yao Wenyu afastou as peças de xadrez uma de cada vez e disse: “Já que há você, Xue Yanqing, na corte imperial, que necessidade há para mim, Yao Yuanzhuo?”
Os dois – um de pé e outro sentado – ouviram a chuva e o vento do lado de fora do pavilhão se intensificarem. O vento fez o manto de mangas de Yao Wenyu tremular. Ele segurou a caixa de xadrez com uma das mãos, parecendo um imortal sentado à vontade enquanto jogava as peças de jade na caixa; era como se ele cavalgasse o vento e partisse no instante seguinte. Enquanto Yao Wenyu falava, uma partícula de lama espirrou em suas roupas verdes junto com o vento e a chuva, molhando aquele manto de mangas esvoaçantes, reduzindo-o a um mero mortal.
Xue Xiuzhuo olhou para aquela partícula de lama e disse: “Quando o professor estava gravemente doente, Kong Qiu uma vez lhe fez uma visita. Você deu conselhos a ele no salão principal, mas quem estava tramando era Han Cheng.” Ele desviou o olhar da lama para o rosto de Yao Wenyu, como se estivesse olhando para ele nos olhos novamente. “Foi nesse momento que percebi: isso é tudo que existe para Yao Wenyu.”
A peça de xadrez entre os dedos de Yao Wenyu deslizou para dentro da caixa de xadrez. Ele disse: “Você está certo. Isso é tudo que existe para Yao Wenyu.”
“Um ano atrás, o professor pensou que a oportunidade tinha chegado à porta. Com a confiança do Imperador Tianchen, aqueles de origem humilde poderiam mostrar do que eram feitos, mas isso foi tudo uma ilusão da parte de sua no final.” Xue Xiuzhuo disse calmamente. “A luta entre as duas facções vem acontecendo há vários anos, mas as questões que foram resolvidas são poucas e distantes entre si. Vinte anos atrás, Qi Huilian propôs inspecionar os campos agrícolas locais para inibir os clãs nobres de se apoderarem deles, bem como para restaurar a arrecadação regular dos impostos locais. Até o momento, isso ainda não foi implementado. O que o Da Zhou do Professor sustentado pelos moderados representava?”
Yao Wenyu disse: “No terceiro ano de Xiande, Juexi foi atingido por um desastre natural. O tesouro do estado estava severamente com falta de dinheiro, e Hua Siqian não estava disposto a fornecer ajuda humanitária às treze cidades de Juexi, o que deixou dezenas de milhares de plebeus desamparados e desabrigados. Jiang Qingshan sozinho abriu os armazéns e arriscou a cabeça para assumir uma dívida enorme. Se não fosse pela assistência total dos moderados liderados pelo professor em Qudu para auditar as contas para coagir Hua Siqian, os grãos em Zhongbo teriam caído nos bolsos dos clãs nobres. Salvar uma pessoa não é considerado uma conquista, e nem salvar dezenas de milhares de pessoas. Na sua opinião, então, o que deve ser guardado para que seja considerado uma conquista?”
“Se foram os moderados que salvaram dezenas de milhares de pessoas em Juexi, então, da mesma forma, foram esses mesmos moderados que criaram a tragédia de Zhongbo. Neste mundo, um médico salva um homem, mas é o oficial da corte imperial que salva as massas.” Xue Xiuzhuo cerrou os punhos e se virou. “Quantos anos se passaram? No entanto, o professor ainda tratou o conflito entre as duas facções como se fosse seu próprio dever. Olhe para Kong Qiu e olhe para os atuais estudantes da Academia Imperial. Os clãs nobres são os únicos que estão traçando uma linha entre os de diferentes status familiares? Foi tão fácil incitar e provocar a tempestade na academia imperial, e ainda Kong Qiu ainda não percebeu que aqueles de origem humilde sob sua liderança têm os mesmos preconceitos contra os oficiais dos clãs nobres. O monopólio gradual dos moderados da Academia Imperial há muito vai contra a intenção original de seu avô de reviver a Academia Imperial.
“Você elaborou um plano para assassinar o Imperador Tianchen e intensificou o conflito entre as facções para colocar o Grande Secretariado em uma situação perigosa. Você instigou Han Cheng a cercar Xiao Chiye para matá-lo e forçou Libei a se rebelar, permitindo que a Imperatriz Viúva consolidasse o poder militar de Qidong. Você exortou a Imperatriz Viúva a exercer o poder do Filho do Céu, em seguida, ajudou a filha do Imperador a subir ao trono. Você planeja cada passo meticulosamente, levando todos em consideração em seu plano.” Yao Wenyu levantou-se lentamente, e as peças de xadrez preto e branco caíram no chão enquanto ele se movia. “Você forçou a morte do Professor.”
O som da chuva se intensificou, fundindo-se com o som das peças de xadrez se estilhaçando, tão chocante que poderia cortar uma pessoa em uma polpa sangrenta de carne.
A chuva pesada atingiu metade do braço de Xue Xiuzhuo, molhando-o. Ele olhou cara a cara com Yao Wenyu sem o menor lampejo de hesitação em seus olhos. Eles eram colegas da mesma escola e do mesmo professor. Eles foram educados pelo mesmo tutor, guiados pelo mesmo mentor. Eles abordaram os mesmos tópicos nos exames imperiais. No entanto, ambos se tornaram pólos opostos.
“Um dia, eu vou morrer.” Xue Xiuzhuo disse com uma voz rouca. “Independentemente de ser abandonado e desertado por todos, ou trazer ruína e infâmia sobre mim, caminharei por este caminho até o fim.”
“Você não para por nada para matar os outros e a si mesmo.” Yao Wenyu soltou a peça de xadrez. “Você não será capaz de salvar todas as chamadas massas do mundo.”
“A restauração de Da Zhou está próxima, neste exato momento.” Xue Xiuzhuo pressionou um passo mais perto. “Os clãs nobres da velha escola foram expurgados; todos os líderes daqueles de origem humilde sofreram um revés; e a calamidade que é a camarilha dos eunucos não existe mais. Com o Grande Secretariado, a Imperatriz Viúva e a Herdeira Aparente do trono controlados, os talentos em ascensão na corte imperial surgirão em grande número. Da Zhou está prestes a ter sangue fresco correndo em suas veias. Yao Wenyu, eu morro sem medo, e não vou invejar isso, mesmo se eu for entrar para a história na infâmia e acabar condenado pela posteridade. Há muito tempo me fundi com o fogo aceso pelo Mestre. Eu faço isso por mim mesmo.”
Dito isso, Xue Xiuzhuo abriu seu guarda-chuva mais uma vez e se virou para entrar na chuva.
“Você ganha por um tempo.”
Yao Wenyu permaneceu onde estava e levantou a voz.
“Você ganha um jogo. Mas isso não é uma vitória. As variáveis são infinitas com o mundo em caos; você não pode levar todos em conta. Xue Xiuzhuo —!”
A chuva caía em torrentes, despejando tudo no mundo. O bambu verde no túmulo de Hai Liangyi quebrou em resposta, e a água lamacenta desceu a encosta, como um rosto se cobrindo enquanto chorava amargamente.
“Hoje é empate hoje. O vencedor ainda não foi determinado.” Xue Xiuzhuo parou de repente. Ele não olhou para trás. “Mas já que há Xue Yanqing no mundo, que necessidade há de manter um Yao Yuanzhuo por perto? Você e eu não compartilhamos o mesmo caminho. Depois desta noite, não há necessidade de nos vermos novamente.”
“Este jogo ainda não acabou.” Yao Wenyu disse. “Não existe empate na minha mão.”
Xue Xiuzhuo parecia ter sorrido. Ele olhou para trás pela última vez e olhou fixamente para Yao Wenyu por um longo tempo. Uma cortina de chuva os separava. Eles pareciam ter sido separados por um abismo profundo desde o nascimento, como as sombras do Céu e da Terra – eles nunca se tornariam companheiros de viagem. As palavras “Xue Yanqing” sempre foram obscurecidas por Yao Yuanzhuo. Da legitimidade de sua linhagem à escolha de Hai Liangyi, Xue Xiuzhuo nunca havia vencido. No entanto, neste exato momento, ele era a imagem da piedade condescendente.
Você perdeu.
A carruagem corria pela estrada da montanha, cercada por latidos de cães por toda parte. Os perseguidores esporearam seus cavalos na perseguição da carruagem. O cocheiro de Yao Wenyu estava morto. Incapaz de controlar a direção da carruagem do cavalo, Yao Wenyu só podia deixar a carruagem fugir apressada e ao acaso pelas montanhas. Flechas perdidas vieram zunindo por trás e cravaram na carruagem. Vários deles pregados no chão ao lado do cavalo. Assustado, o cavalo soltou-se completamente das rédeas.
Alguém já havia pulado na parte de trás da carruagem. Ele perfurou agressivamente a parede da carruagem com uma espada larga e abriu a cortina para esfaquear por dentro.Não havia mais ninguém no Monte Bodhi; A sentença de morte de Yao Wenyu já estava gravada em pedra. Xue Xiuzhuo nunca pensou em deixá-lo sair de lá vivo desde o momento em que subiu a montanha.
A carruagem de cavalos capotou e caiu em uma vala, danificando suas paredes no processo, e Yao Wenyu sentiu como se seus órgãos internos tivessem caído com ela. O cavalo caiu com tanta força que estava com dor. Yao Wenyu soltou as rédeas e voltou com dificuldade. Os rosnados dos cachorros atrás eram muito cruéis, e o cavalo continuou a fugir mancando com uma perna. Yao Wenyu não tinha sela e, entre os solavancos, ele quase foi derrubado do cavalo pelos galhos. No entanto, este cavalo galopou apenas por um mero momento, quando uma flecha o acertou em outra perna.
A perseguição dos assassinos já havia chegado ao sopé do Monte Bodhi. A pessoa que estava na liderança estava preocupada que eles perderiam o momento perfeito e atrasariam os assuntos caso a tentativa de fuga de Yao Wenyu continuasse. Assim, ele usou uma corda para conter os tornozelos de Yao Wenyu e o arrastou ao longo do caminho da montanha em direção à carruagem deles. A chuva havia diminuído um pouco enquanto isso acontecia, e o céu ainda não escureceu. Eles tiveram que fazer um trabalho limpo sem deixar vestígios, então primeiro usaram as bainhas de suas lâminas para quebrar as duas pernas de Yao Wenyu, depois o arrastaram para colocá-lo em sua carruagem de cavalos.
Foi neste momento que de repente veio o som de cascos de cavalos galopando da estrada da montanha. Percebendo que isso não era um bom presságio, o líder das tropas perseguidoras puxou as cortinas da carruagem para baixo e gritou com urgência: “Guarde suas lâminas!”
A festa que havia chegado era uma demonstração ostensiva de extravagância; as escoltas de ambos os lados da carruagem eram todos homens das Oito Grandes Divisões de Treinamento que preencheram o já estreito caminho de freio. O líder das tropas perseguidoras sinalizou para o cocheiro puxar a carruagem para o lado, e todos eles permaneceram subservientes em uma fila para abrir caminho para a outra parte.
A boca de Yao Wenyu estava amordaçada. Seu corpo inteiro teve espasmos enquanto latejava com uma dor excruciante, mas sua mente ainda estava clara. Enquanto pingava de suor, ele bateu com a testa na tábua de madeira da carruagem.
Quando o líder das tropas perseguidoras ouviu sons vindos da carruagem, ele sinalizou para seus subordinados com os olhos. Um deles prontamente chicoteou o cavalo várias vezes e berrou para encobrir os sons feitos por Yao Wenyu.
Mas a empresa não saiu. As cortinas da carruagem espremidas no meio se levantaram para revelar a Princesa do Comando Zhaoyue vestida à moda de uma mulher casada[1]. Ela franziu as sobrancelhas levemente e disse: “Não faça barulho; há uma criança pequena na carruagem.”
Yao Wenyu reconheceu a voz da Princesa do Comando Zhaoyue. Um som vago escapou de sua garganta, e ele bateu a testa com força até que ficasse vermelho como sangue.
A Princesa do Comando Zhaoyue de repente falou: “Tem alguém na carruagem? Diga ao seu mestre para me ver.”
Ao reconhecê-la, o líder prestou sua reverência a ela e deu uma desculpa: “É a amante do meu mestre. Ela está fazendo um grande barulho e ameaçando suicídio, por isso não é aconselhável deixá-la sair para não ofender a Princesa do Comando. Princesa do Comando, por favor, vá em frente.”
A Princesa do Comando Zhaoyue arqueou as sobrancelhas semelhantes a salgueiros. “É aqui que o ancião do Secretariado foi sepultado. Que bobagem você está falando?! Homens, levantem as cortinas da carruagem!”
O líder imediatamente sacou seu token de autoridade, que trazia o selo de cobre das tropas da guarnição. Ele disse: “Estamos em negócios oficiais com mandados oficiais em mãos, agindo sob as ordens do Ministério da Justiça. Princesa do Comando, como você, uma pessoa sem autoridade oficial, pode se intrometer nos assuntos da corte como bem quiser? Mesmo que o Marquês de Helian estivesse aqui pessoalmente hoje, ele não teria permissão para levantar a cortina à força!”
Desde que se casou com o Clã Pan, a Princesa do Comando Zhaoyue estava morando em Dancheng. Após a morte de Hai Liangyi, ela seguiu o marido até a capital. Ela havia combinado originalmente para visitar o Clã Yao hoje, mas quem sabia que o casal chegaria apenas para saber que Yao Wenyu ainda não havia retornado de sua viagem às montanhas. Ela estava familiarizada com a pessoa de Yao Wenyu – ele definitivamente não perderia um compromisso sem motivo, então ela levou sua carruagem para dar uma olhada. Ela já tinha a firme convicção de que esse grupo de pessoas diante dela não era bom.
O líder do grupo percebeu que não havia nada que a Princesa do Comando Zhaoyue pudesse fazer. Ninguém do Clã Fei de hoje era um ministro influente servindo na corte imperial, então o Marquês de Helian não iria ofender as pessoas precipitadamente. Com esse pensamento em mente, ele zombou: “Se a Princesa Comandante não estiver se movendo, então nós partiremos primeiro.”
No entanto, antes que ele pudesse se mover, ele viu os guardas das Oito Grandes Divisões de Treinamento segurarem os punhos de suas lâminas em uníssono.
Um dedo fino e requintado de dentro da carruagem levantou suavemente a cortina para revelar parcialmente um templo com uma flor sobre ele. O traje palaciano de mangas estreitas de uma dama da corte descia até o chão da carruagem, expondo as pontas dos sapatos de cetim de qualidade requintada, enquanto pérolas orientais[2] pendiam na ponta do colarinho. Sua voz era suave e gentil. “Se a Princesa do Comando não tem o direito, que tal eu?”
O líder do grupo ainda estava congelado no lugar quando ouviu um guarda berrar: “A Terceira Senhorita Hua está a bordo. Ajoelhem-se agora!!”
Em Qudu, além da menina dos olhos da Imperatriz Viúva, quem mais ousaria assumir o endereço da Terceira Senhorita Hua?
Suor frio escorria profusamente do homem quando ele imediatamente se ajoelhou e fez uma reverência. “Eu mereço mil mortes por obstruir a Terceira Senhorita!”
⊱───────⊰✯⊱───────⊰
Palavras da Autora T97 (Tang Jiuqing):
Este capítulo foi inicialmente planejado para ser escrito a partir do ponto de vista de Qudu. Eu não vou olhar os comentários por enquanto; Eu decidi seguir meu ritmo original. Não há necessidade de se preocupar; o enredo está todo sob meu controle, todos os buracos do enredo que deveriam ser preenchidos não serão esquecidos, e aqueles personagens que até agora apareceram como uma silhueta também subirão ao palco por sua vez. Existem algumas áreas em que não posso sair da história para fornecer uma explicação; isso seria o fracasso da narrativa e meu fracasso como autora. Tudo o que deveria estar presente na história estará lá. Eu não vou repetir isso de novo.
Obrigado por ler.
⊱───────⊰✯⊱───────⊰
Notas da tradutora: Eu não coloquei notas no texto da Academia Hanlin, pois tá lá no glossário e pra vocês não irem até lá segue:
Hanlin: se refere a acadêmicos empregados como secretários imperiais, formando a Academia Imperial Hanlin.
Academia Hanlin: uma instituição acadêmica de elite criada para realizar tarefas do secretariado, arquivar documentos literários para a corte e para estabelecer a interpretação oficial dos clássicos confucionistas, que eram a base dos exames do serviço civil necessários para a entrada nos níveis superiores da burocracia oficial.
⊱───────⊰✯⊱───────⊰
Notas:
[1] Uma mulher casada normalmente se vestia de maneira diferente de uma donzela solteira. Por exemplo, as mulheres casadas na China antiga usavam o cabelo preso em vez de deixá-lo solto.
[2] 东珠 literalmente pérola oriental; os governantes da Dinastia Qing consideravam as pérolas orientais como tesouros e as usavam para embutir sua coroa e roupas com ela para representar autoridade e honra.